???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Alda Maria Simões Pereira

Nomes de citação

  • Pereira, Alda

Identificadores de autor

Ciência ID
F513-9682-5BD4
ORCID iD
0000-0002-9192-0835
Formação
Grau Classificação
2001
Concluído
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
"A Iconografia no Discurso Didáctico da Física" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom com distinção e louvor, por unanimidade
1991
Concluído
Mestrado (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"Comunicação e ensino das Ciências: contributo para o estudo da pergunta no discurso da aula de Ciências do Ensino Básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1966
Concluído
Licenciatura em Ciências Físico-Químicas (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
12 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/08/18 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
2002/01/02 - 2009/08/18 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
1990/09/01 - 2002/01/02 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1975/10/01 - 1990/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Ministério da Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009 - 2013/04/30 Diretora do Instituto Coordenador de Investigaçao Universidade Aberta, Portugal
2010/05/03 - 2011/12/20 Vice-Reitor Universidade Aberta, Portugal
2007/05/30 - 2010/04/30 Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2004/09/28 - 2006/09/26 Director de Unidade Orgânica Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - Atual Editora RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
2018 - Atual Membro da Comissão de Ética Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2015 - Atual Avaliação Digital de Competências
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Em curso
2002 - Atual Projetos Educacionais e Metodologias de Ensino a Distância
N.A.
Investigador responsável
Universidade Aberta, Portugal
Concluído
2010 - 2013/09/30 Projeto Avaliação e eLearning no Ensino Superior - @ssess.he
PTDC/CPE-CED/104373/2008
Investigador responsável
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Concluído
2010 - 2012 Networked Curricula (NetCU)
510771-LLP-1-2010-1-NL-ERASMUS-EVC
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Concluído
2008 - 2010/09/30 A European Portal for International Courses and Services
142267-LLP-1-2008-1-NL-ERASMUS-EVC
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Concluído
2007 - 2009/12/31 E-Co (Esquemas de Excelência na Coordenação de Cursos de 1º Ciclo)
N.A.
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Concluído
2009 - 2009/11/30 Network for Integrating Virtual Mobility and European Qualification Framework in HE and CE Institutions
143748-LLP-1-2008-1-PT-KA3-KA3NW
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Concluído
2007 - 2009/09/30 Projecto 2C - Análise e identificação e boas práticas em e-learning nos cursos de 2º Ciclo
N.A.
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Concluído
2007 - 2009/09/30 E-learning e Sucesso
N.A.
Investigador responsável
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Concluído
2007 - 2008/06/30 UAb&Moodle
N.A.
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Concluído
2005 - 2008 TEIA - Tecer, Investir e Aprender em Comunidade
N.A.
Investigador responsável
Universidade Aberta, Portugal
Concluído
2002 - 2005/10/31 GRUNDTVIG 1 PROJECT - I AM L3 : Introducing Appropriate Methodologies for Long Life Learning
100258-CP-1-2002-BE-GRUNDTVIG-G1
Investigador
Concluído
2002 - 2005 Modelos e Paradigmas de Ensino-Aprendizagem
N.A.
Investigador
Universidade Aberta, Portugal
Concluído
2002 - 2004 Tutoring Adults Online @duline
101102-CP-1-2002-1-FI-GRUNDTVIG-G1
Investigador
Universidade Aberta, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Oliveira, Ricardo; Pereira, Alda. "A importância das tecnologias digitais na transparência da avaliação". 2018.
  2. Rocha, Maria Antonieta; Pereira, Alda; Pereira, Alda. "Analisar comunidades virtuais de prática". Trabalho apresentado em 5º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa e 1st International Symposium on Qualitative Research, 2016.
    Publicado
  3. Gomes, Cláudia; Pereira, Alda; Nobre, Ana. "A gamificac¸a~o no desenho personalizado no ensino superior a dista^ncia: um caso na aprendizagem de uma li´ngua estrangeira". 2016.
  4. Vitória Dias Morais, Emanuela; Pacheco, Marciene; Marília Alves Guedes, Albertina. "Gamificação no desenho personalizado no Ensino Superior a Distância: um caso na aprendizagem de línguas estrangeiras". Trabalho apresentado em 3º Encontro sobre Jogos e Moblile Learning, Coimbra, 2016.
    10.31692/2358-9728.iiicointerpdvl.2016.00179
  5. Rocha, Maria Antonieta; Pereira, Alda; Pereira, Alda. "A importância das comunidades virtuais de prática em ambiente educativo: sucesso e colaboração de uma comunidade de professores". 2014.
  6. Monteiro, Vera Cristina; Pereira, Alda. "Análise da interação e participação em fóruns de discussão numa rede social". 2013.
  7. Morgado, Lina; Caeiro, Sandra; Martinho, Ana Paula; Pereira, Alda. "Networked curricula in open and distance education in Europe : the importance of legal and quality assurance aspects". 2013.
  8. Rocha, Maria Antonieta; Pereira, Alda. "Redes sociais e comunidades de prática". 2013.
  9. Ogonek, Nadine; Becker, Jörg. "How can we use ICT to assess competences in Higher Education: the case of authenticity?". Trabalho apresentado em 5th International Conference on Education and New Learning Technologies, 2013.
    10.24251/hicss.2018.283
  10. Monteiro, Vera Cristina; Pereira, Alda. "Redes sociais e escola : antagonismo ou convergência?". 2012.
  11. Martinho, Ana Paula; Caeiro, Sandra; Morgado, Lina; Pereira, Alda; Truyen, Fred; Ubachs, George; Leuven, K. U.. "NETCU: analising e-Leratning neworked curricula in Europe: the importance of legal and quality assurance aspects". 2012.
  12. Monteiro, Vera Cristina; Pereira, Alda; Fernandes, Horácio. "“FQ em rede” and “e-lab” openning the school laboratories". 2011.
  13. Rocha, Maria Antonieta; Pereira, Alda. "Comunidades de prática e TIC: que realidades?". 2010.
  14. Rocio, Vitor; Coelho, José; Pereira, Alda. "A course template for undergraduate courses". 2009.
  15. Rocio, Vitor; Coelho, José; Pereira, Alda. "Implementation of a learning card in Moodle". 2008.
  16. Monteiro, Vera Cristina; Pereira, Alda. "O Blog como elemento agregador numa comunidade de aprendizagem". 2007.
Artigo em revista
  1. Pereira, Alda. "Online Peer Assessment in a First Cycle University Degree – Which Challenges?". Enhancing the Human Experience of Learning with Technology: New challenges for research into digital, open, distance & networked education European Distance and E-Learning Network (EDEN) Proceedings 2020 Research Workshop (2020):
    https://doi.org/10.38069/edenconf-2020-rw-0016
  2. Pereira, Alda; Costa, António Pedro; Linhares, Ronaldo. "Editorial". (2019): http://hdl.handle.net/10400.2/9064.
  3. Gomes, Cláudia; Pereira, Alda; Nobre, Ana. "Desenho instrucional gamificado no ensino superior online: a perceção e experiência dos estudantes". (2019): http://hdl.handle.net/10400.2/8102.
  4. Monteiro, Vera Cristina; Pereira, Alda. "Análise sociométrica das interações em fóruns de discussão numa comunidade virtual de aprendizagem para jovens do ensino secundário". (2018): http://hdl.handle.net/10400.2/8266.
  5. Rocha, Antonieta; Pereira, Alda; Rocha, Maria Antonieta; Pereira, Alda. "Matriz metodológica para análise de comunidades virtuais de prática". Revista Lusófona de Educação (2017): http://hdl.handle.net/10437/8207.
  6. Amante, Lúcia; Oliveira, Isolina; Pereira, Alda. "Cultura da avaliação e contextos digitais de aprendizagem: o modelo PrACT". (2017): http://hdl.handle.net/10400.2/7266.
  7. Pereira, Alda. "Regulation of Learning as Distributed Teaching Presence in the Community of Inquiry". International Journal for Educational Media and Technology 10 2 (2016): http://jaems.jp/contents/icomej/icomej.html.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Rocha, Maria Antonieta; Pereira, Alda. "Grupos, redes e coletivos: um contributo para entender a teoria de Anderson e Dron". (2014): http://hdl.handle.net/10400.2/8999.
  9. Pereira, Alda; Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Morgado, Lina. "Educação online no Ensino Superior: um programa de doutoramento em Educação a Distância e eLearning da Universidade Aberta (Portugal)". Revista Teias (2012): http://hdl.handle.net/10400.2/2316.
  10. Oliveira, I.; Tinoca, L.; Pereira, A.. "Online group work patterns: How to promote a successful collaboration". Computers & Education 57 1 (2011): 1348-1357. http://dx.doi.org/10.1016/j.compedu.2011.01.017.
    Publicado • 10.1016/j.compedu.2011.01.017
  11. Relvas, Maria de Jesus; Pereira, Alda; Oliveira, Isolina; Tinoca, Luís; Amante, Lúcia; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Moreira, Darlinda; Pereira, Alda. "Evaluating continuous assessment quality in competence-based education online : the case of the e-Folio". European Journal of Open, Distance and E-learning (2009): http://hdl.handle.net/10400.2/5007.
  12. Monteiro, Vera Cristina; Pereira, Alda. "A pesquisa na internet como foco de uma estratégia para a aprendizagem da química". (2008): http://hdl.handle.net/10400.2/5160.
  13. Pereira, Alda. "Novos Contextos de Aprendizagem e Educação Online". Revista Portuguesa de Pedagogia (2008):
    https://doi.org/10.14195/1647-8614_42-3_6
  14. Miranda, Rosa; Morgado, Lina; Pereira, Alda. "Metodologias de formação de formadores a distância: duas experiências europeias". (2006): http://hdl.handle.net/10400.2/1742.
  15. Mehlecke, Querte T. Conzi; Tarouco, Liane; Axt, Margarete; Pereira, Alda. "Os professores e a integração das TIC nas escolas : um panorama brasileiro". (2004): http://hdl.handle.net/10400.2/165.
  16. Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Mota, José; Morgado, Lina; Aires, Luísa. "Instrumentos de apoio ao ensino online : guia do professor/tutor e guia do estudante online". (2004): http://hdl.handle.net/10400.2/3614.
  17. Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Mota, José; Morgado, Lina; Aires, Luísa. "Guia do professor/tutor online". (2004): http://hdl.handle.net/10400.2/167.
  18. Pereira, Alda; Miranda, Branca; Oliveira, Isolina; Bastos, Glória; Mota, José. "Ensino a distância e desenvolvimento profissional dos professores". (2003): http://hdl.handle.net/10400.2/148.
  19. Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Mota, José; Aires, Luísa; Morgado, Lina. "Contributos para uma pedagogia do ensino online pós-graduado : proposta de um modelo". (2003): http://hdl.handle.net/10400.2/147.
  20. Pereira, Alda. "Manuais escolares e literacia". (2001): http://hdl.handle.net/10400.2/4361.
Capítulo de livro
  1. Pereira, Alda. "Observação e Design-Based-Research em contextos online". Portugal, 2021.
    https://doi.org/10.36367/ntqr.5.2021.57-70
  2. Pereira, Alda. "DESIGN-BASED RESEARCH E INVESTIGAÇÃO-AÇÃO: DOIS OLHARES QUE SE ENTRECRUZAM". 2020.
    https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.336-350
  3. Pereira, Alda; Tinoca, Luis; Oliveira, Isolina. "Peer assessment in an Online Context: What Do Students Say?". In Innovative Practices for Higher Education Assessment and Measurement, 248-270. IGI Global, 2016.
    Publicado • 10.4018/978-1-5225-0531-0.ch013
  4. Pereira, Alda. "A Voz do Estudante na Avaliação Digital de Competências". Espanha, 2016.
    Publicado
  5. Pereira, Alda. "Fundamentos da Avaliação Digital". In Avaliação e Tecnologias no Ensino Superior. Universidade Aberta, 2015.
  6. Tinoca, Luís; Pereira, Alda; Oliveira, Isolina. "A Conceptual Framework for E-Assessment in Higher Education: authenticity, consistency, transparency and practicability". In Advances in Higher Education and Professional Development, 652-673. IGI Global, 2014.
    10.4018/978-1-4666-4458-8.ch033
  7. Pereira, Alda; Tinoca, Luís; Oliveira, Isolina. "Authentic Assessment Contribution to Competence Based Education". In Cases on Assessment and Evaluation in Education, 148-178. IGI Global, 2013.
    Publicado • 10.4018/978-1-4666-2621-8.ch007
  8. Pereira, Alda; Morgado, Lina; Caeiro, Sandra; Martinho, Ana Paula. "Quality assurance in higher education in Europe". EADTU, 2012.
  9. Caeiro, Sandra; Martinho, Ana Paula; Morgado, Lina; Pereira, Alda. "Legal frameworks". EADTU, 2012.
  10. Pereira, Alda. "Uma visão alternativa para a avaliação digital". In TIC na Educação: Perspectivas de Inovação. Portugal: Centro de Competência da Universidade do Minho, 2012.
    Publicado
  11. Pereira, Alda. "Authentic Assessment Contribution to Competence Based Education: Questions and Challenges". Estados Unidos, 2010.
    10.4018/978-1-61520-749-7.ch015
  12. Morgado, Lina; Pereira, Alda; Mendes, António Quintas. "The "Contract" as a pedagogical tool in e-Learning". Springer, 2008.
    doi.org/10.1007/978-1-84628-929-3_7
  13. Pereira, Alda. "Students’ Perceptions of a Competency Assessment Program in an Online Course". Países Baixos, 2008.
  14. Pereira, Alda. "Aspectos pedagógicos no ensino a distância". Het Gemeenschapsonderwijs, 2006.
  15. Pereira, Alda. "Pedagogical Issues in ODL". In Gettting started with ODL. Bélgica: Garant, 2005.
    Publicado
Livro
  1. Gomes, Cláudia; Pereira, Alda; Nobre, Ana. Gamificação no ensino superior online: dois exemplos. Universidade Aberta. 2018.
  2. Pereira, Alda; Oliveira, Isolina; Tinoca, Luís; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Amante, Lúcia; Pereira, Alda. Desafios da avaliação digital no ensino superior. Portugal: Universidade Aberta. LE@D. 2015.
  3. Cardoso, Teresa; Pereira, Alda; Nunes, Luís; Pereira, Alda. Avaliação e tecnologias no ensino superior. Portugal: Universidade Aberta. LE@D. 2015.
  4. Pereira, Alda. Modelos para ensinar: Escolhas do Professor. Portugal: Chiado Editora. 2015.
    Publicado
  5. Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Morgado, Lina; Amante, Lúcia; Bidarra, José. Universidade Aberta's pedagogical model for distance education: a university for the future. Universidade Aberta. 2008.
  6. Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Morgado, Lina; Amante, Lúcia; Bidarra, José. Modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta: para uma universidade do futuro. Universidade Aberta. 2007.
  7. Pereira, Alda. Problemas e Projectos Educacionais. Lisboa, Portugal: Uiversidade Aberta. 2003.
    Publicado
  8. Pereira, Alda. Educação para a Ciência. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta. 2002.
Recurso online
  1. Pereira, Alda. Avaliação Digital no Ensino Básico e Secundário. 2020.
Relatório
  1. Coelho, José; Pereira, Alda; Baptista, Susana; Sarmento, Conceição; Carvalho, Vanda; Nicolau, Rui. 2014. Estudo da calendarização de exames. http://hdl.handle.net/10400.2/3460.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019 Modelo PrACT: Fundamentos e Práticas de Avaliação Alternativa Digital - workshop Congresso Internacional sobre Avaliação no Ensino Superior
Universidade do Minho

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2012 - 2018/07/02 O contributo das tecnologias digitais na transparência da avaliação digital no contexto de educação superior a distância
Orientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2012 - 2018/05/23 Gamificação no Ensino Superior Online
Orientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2011 - 2016/05/16 MAIS(F): Moodle-Android; interface simplificado para utilização de fóruns
Orientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2011 - 2015 Ensinar em Comunidade Virtual de Aprendizagem: a emergência da presença de ensino distribuída no desenvolvimento de uma comunidade de investigação
Orientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2010 - 2014/01/16 Comunidades virtuais de prática: contextos educacional, profissional e sociedade civil
Orientador
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2010 - 2014/01/09 Recriar espaços e ambientes de aprendizagem : uma nova perspectiva sobre as comunidades virtuais de aprendizagem para jovens
Orientador
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2011 - 2013 Comunidades de aprendizagem: a importância dos processos colaborativos de liderança
Orientador
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2008 - 2011 A função educativa dos biocativeiros como factor modelador da consciência bioética
Coorientador
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2018/07/10 A integração de plataformas de e-learning em contexto educativo: Modelo Bietápico de Formação Contínua de Professores
Arguente principal
Maria Idalina Lourido Figueiredo dos Santos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013/07/24 Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico: um Programa para Educação para Desenvolvimento Sustentável
Arguente principal
Teresa Maria da Conceição Costa (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2012/04 Aprendizagem colaborativa - Algumas experiências de interacção em plataformas digitais com alunos de Ciências Físico-Química
Arguente principal
Marta Luísa Moreira de Miranda (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2010/11/04 O Pensamento crítico como Área-chave para a Literacia Científica
Arguente principal
Alice Margarida Lucas Baltazar Rodrigues (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2020/10/21 - 2020/10/23 2020 EDEN Research Workshop Lisbon
2020 - 2020 5º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning 2020
2019 - 2019 XI Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2019 Braga
2018 - 2018 4º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning 2018 Coimbra
2017 - 2017 X Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2017 Braga
2017 - 2017 6º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa Salamanca
2016 - 2016 3.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning 2016 Coimbra
2015 - 2015 IX Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2015 Braga
2005 - 2005 Simposio Internacional de Informática Educativa (SIIE) Setúbal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2017 - 2017 European Journal of Open Distance and E-Learning (1027-5207) European Distance and E-Learning Network
2016 - 2016 European Journal of Open Distance and E-Learning (1027-5207) European Distance and E-Learning Network
2015 - 2015 European Journal of Open Distance and E-Learning European Distance and E-Learning Network
2014 - 2014 European Journal of Open Distance and E-Learning European Distance and E-Learning Network

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2018 - Atual Comissão de Ética do LE@D
Coordenador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020/10/21 - 2020/10/23 Jury for the 2020 EDEN Best Research in Progress Award
Distinções

Outra distinção

2009 Eden's 2009 Best Research Paper Award