Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria Assunção Flores Fernandes
Nomes de citação
- Maria Assunção Flores
- Flores, M. A.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- F413-41DA-632A
- ORCID iD
- 0000-0002-4698-7483
Endereços de correio eletrónico
- aflores@ie.uminho.pt (Profissional)
Moradas
- Universidade do Minho. Universidade do Minho, Instituto de Educação, Campus de Gualtar, 4710-057, Braga, Braga, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2011
Concluído
|
Agregação [Associate Professor with Qualification] (Título de Agregado)
Universidade do Minho, Portugal
"Da avaliação de professores: concepções de professor e de profissionalismo (Lição)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada por unanimidade |
2002
Concluído
|
Doutoramento em Educação [PhD in Education] (Doutoramento)
University of Nottingham, Reino Unido
"Learning, Development and Change in the Early Years of Teaching. A Two-Year Empirical Study." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
very good (With grant PRAXIS XXI/BD/19947/99 |
1997
Concluído
|
Mestrado em Educação [Master Degree in Education] (Mestrado)
Especialização em área de especialização em Desenvolvimento Curricular
Universidade do Minho, Portugal
|
Very Good |
1991
Concluído
|
Licenciatura em Ensino de Português e Francês [Licenciatura Degree in the Teaching of Portuguese and French] (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2012 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Professora Associada com Agregação, Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal |
Universidade do Minho, Portugal | ||
2016 - 2017 | Professor Visitante (Docente Universitário) | Visiting Scholar na Universidade de Glasgow, Reino Unido |
2011 - 2012 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Professora Auxiliar com Agregação, Universidade do Minho, Portugal |
2007 - 2011 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2008 - 2009 | Professor Visitante (Docente Universitário) | Visiting Scholar na Universidade de Cambrigde, Reino Unido |
1997 - 2002 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
1994 - 1997 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021 - Atual | Director de Unidade Orgânica | Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2020 - Atual | Presidente | Special Interest Group 'Research on Teacher Induction' da American Educational Research Association (AERA), Estados Unidos |
2020 - Atual | Presidente | Presidente do Special Interest Group 'Lives of Teachers' da American Educational Research Association (AERA), Estados Unidos |
2020 - Atual | Membro da Direção [Member of the Board] | TEPE - Teacher Education Policy in Europe, Reino Unido |
2019 - Atual | Council Member | InFo-TEd - International Forum for Teacher Educator Development, Reino Unido |
2019 - Atual | Member of the International Editorial Board | Journal Teaching and Teacher Education , Reino Unido |
2019 - Atual | Member of the International Editorial Board | Journal of Education for Teaching, Reino Unido |
2018 - Atual | Membro do Conselho Geral do IAVE, I.P. [Member of the General Council of the Portuguese Institute of Educational Assessment] | Membro do Conselho Geral do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE, I.P.), Portugal |
2018 - Atual | Diretora de Revista [Editor] | Diretora da revista European Journal of Teacher Education, Taylor and Francis, Reino Unido |
2018 - Atual | Membro do Editorial Board [Member of the Editorial Board] | Membro do Editorial Board da Revista Educational Assessment, Evaluation and Accountability, Reino Unido |
2018 - Atual | Associate Member | Collaborative Action Research Network (CARN), Reino Unido |
2018 - Atual | Editora Associada de Revista [Associate Editor] | Associate Editor Frontiers in Education - Assessment, Testing and Measurement (OA), Suiça |
2018 - Atual | Member of the International Advisory Board | Journal Teaching Education, Reino Unido |
2018 - Atual | Co-editora da Coleção [Co-editor of the Collection] | Co-editora da Coleção Palgrave Studies on Leadership and Learning in Teacher Education, Reino Unido |
2016 - Atual | Membro do Conselho Editorial [Member of the Editorial Board] | Membro do Conselho Editorial da Revista Portuguesa de Pedagogia, Portugal |
2016 - Atual | Membro do Editorial Board [Member of the Editorial Board] | Membro do Editorial Board da Revista Tendencias Pedagógicas (OA), Espanha |
2016 - Atual | Co-Chair | Co-Chair da RDC "Professional Development of Teachers", da Association for Teacher Education in Europe, Bélgica |
2015 - Atual | Presidente e Fundadora [President and Founder] | Rede Internacional de Investigação-ação colaborativa Estreiadiálogos, Portugal |
2015 - Atual | Diretora Executiva de Revista [Executive Editor] | Diretora Executiva da Revista Teachers and Teaching Theory and Practice, Taylor and Francis, Reino Unido |
2015 - Atual | Membro Emérito da Direção [Emeritus Member of the Board] | Membro Emérito da Direção do International Council on Education for Teaching, Estados Unidos |
2013 - 2019 | Presidente | International Study Association on Teachers and Teaching, Reino Unido |
International Study Association on Teachers and Teaching, Reino Unido | ||
2011 - 2015 | Presidente | ICET - International Council on Education for Teaching, Estados Unidos |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018 - Atual | Investigating the impact of school leadership on students outcomes
PTDC/CED-EDG/28570/2017
Investigador responsável
Universidade do Minho, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2020 - 2024 | Unpacking and Redefining Changing Relationships in Teachers' Work' (RELA), Academy of Finland / University of Oulu (Coordenadora:
Minna Uitto)
Participação em Projeto Científico no Estrangeiro
|
Em curso
|
2021 - 2023 | PRAC 3 - Digital Practicum 3.0: Exploring Augmented Reality, Remote Classrooms, and Virtual Learning to Enrich and Expand
Preservice Teacher Education Preparation
2020-1-ES01-KA226-HE-096120
Investigador
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2020 - 2021 | Novos contextos, novas exigências e experiência docente em tempos de pandemia (Coordenadora: Beatrice Avalos) [New contexts,
new demands and teaching experience in times of pandemic: an international study]
Coordenadora em Portugal de Projeto Internacional
|
Em curso
|
2018 - 2021 | "Narrated failures": Understanding Pre-Service, Academy of Finland / University of Oulu (Coordenadora: Sonja Lutovac)
Participação em Projeto Científico no Estrangeiro
|
Em curso
|
2020 - 2020 | Ensino e avaliação a distância em tempos de COVID-19 nos ensinos básico e secundário em Portugal [Distance learning and assessment
in COVID-19 times in basic and secondary education in Portugal]
Investigador responsável
|
Concluído
|
2020 - 2020 | Aprendizagem online em tempos de COVID-19: Um estudo com alunos do Ensino Superior [ Online learning in times of COVID-19:
A study with higher education students]
Investigador responsável
|
Concluído
|
2015 - 2019 | Assessment in higher education: the potential of alternative methods
PTDC/MHCCED/2703/2014
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011 - 2014 | (TEL-Co) - Teachers Exercising Leadership: Challenges and Opportunities
PTDC/CPE-CED/112164/2009
Investigador responsável
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022 - Atual | Pre-service Teachers Navigate Teachers' Changing Work and Its Relationality (NAVI)
Eudaimonia Institute/ University of Oulu
Outra
|
Em curso
|
2021 - Atual | O ensino em tempos de pandemia (um ano depois?): um estudo com professores dos ensinos básico e secundário [Teaching in Pandemic
times (one year after?): a study with primary and secondary school teachers]
NA
Investigador responsável
|
Em curso
|
2020 - Atual | School-based teacher educators’ professional development needs
InFo-Ted
Outra
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022 | O Projeto PRAC3: tutoria e coaprendizagem no contexto de estágio em ambiente online. | XXIº Colóquio da Secção Portuguesa da Afirse – A educação e os desafios da sociedade contemporânea.
Universidade de Lisboa (Portugal)
|
2022 | Liderança escolar: perspetivas dos diretores sobre o trabalho docente. | XXIº Colóquio da Secção Portuguesa da Afirse – A educação e os desafios da sociedade contemporânea
Universidade de Lisboa (Portugal)
|
2022 | Atores e práticas de liderança: perspetivas de diretores | XXIº Colóquio da Secção Portuguesa da Afirse – A educação e os desafios da sociedade contemporânea.
Universidade de Lisboa (Portugal)
|
2022 | Inovar práticas de avaliação: diversificação de métodos e participação dos estudantes | II Jornadas Pedagógicas da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra
Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (Portugal)
|
2022 | Intervenção no Painel 'O Ensino como Profissão: perspetivas académicas, associativas e sindicais' | XXI Diálogos sobre Educação
Universidade do Minho (Portugal)
|
2022 | Intervenção no Painel 'A quem serve a avaliação?' | II Jornadas da Primavera, Centro de Formação Sá de Miranda
Centro de Formação Sá de Miranda (Portugal)
|
2022 | Mudar a Formação de Professores: riscos e oportunidades, palestra proferida no Seminário | “Faltam professores! E agora?..."
Conselho Nacional de Educação (CNE) (Portugal)
|
2022 | Trabalho docente e desempenho académico dos alunos: perspetivas dos diretores. | IV Colóquio Internacional de Ciências Socias da Educação
Universidade do Minho (Portugal)
|
2022 | Práticas de liderança e resultados escolares dos alunos: perspetivas dos diretores. | IV Colóquio Internacional de Ciências Socias da Educação
Universidade do Minho (Portugal)
|
2022 | Avaliação do desempenho docente em Portugal 12 anos depois: aspetos críticos e possíveis direções | Webinar das Jornadas da secção Portuguesa da ADMEE-Europa
Secção Portuguesa da ADMEE-Europa (Portugal)
|
2022 | Investigando os Efeitos das Lideranças Escolares nos Resultados Académicos dos Alunos. | Encontro Ciência 2022
FCT (Portugal)
|
2022 | Ensino a distância durante a pandemia: a perspetiva de educadores e professores portugueses. | XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da educação – SPCE
Sociedade Portuguesa de Ciências da educação – SPCE (Portugal)
|
2022 | As Provas de Aferição no quadro das políticas e práticas de avaliação externa dos alunos: um estudo com diretores. | XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da educação – SPCE
Sociedade Portuguesa de Ciências da educação – SPCE. (Portugal)
|
2022 | O exercício da liderança na escola pública: um estudo com diretores. | XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da educação – SPCE
Sociedade Portuguesa de Ciências da educação – SPCE (Portugal)
|
2022 | Pensar o currículo da formação inicial de professores | Conferência Nacional Formação Inicial de Professores/as e de Educadores/as de Infância: Realidades e Perspetivas em Debate
Universidade Lusófona (Portugal)
|
2022 | Desenvolvimento Curricular: Princípios e Racionalidades | EIEM 2022 - Encontro de Investigação em Educação Matemática
Faculdade de Ciências e Tecnologia (Portugal)
|
2022 | Digital practicum: exploring augmented reality, remote classrooms, and virtual learning for online mentoring | 16th International Technology, Education and Development Conference |
2022 | Experience, Professional Values, and the (Re)Discovery of the Profession | Annual Meeting of the American Educational Research Association (AERA) |
2022 | Policy and Research on Teacher Induction: Insights from the Portuguese Context | Annual Meeting of the American Educational Research Association (AERA) |
2022 | Policy and Research on Teacher Induction: Insights from the Portuguese Context | Annual Meeting of the American Educational Research Association (AERA) |
2022 | Challenges to Instructional Leadership: The Experience of Portuguese Principal | Annual Meeting of the American Educational Research Association (AERA) |
2022 | Supporting School-Based Teacher Educators: Multi-national perspectives on a survey carried out by the International Forum for Teacher Educator Development (InFo-TED) | Teacher Education Policy in Europe (TEPE), Universidade de Graz |
2022 | Approaches to professional learning and mentoring during practicum: Views of student teachers and mentors [Poster] | Teacher Education Policy in Europe (TEPE), Universidade de Graz |
2022 | Enhancing the value of teacher education research: Implications for policy and practice | Congresso Anual do TEPE (Teacher Education Policy in Europe) |
2022 | Teacher Induction in Portugal: Why does it need to be a political priority? | Annual Congress da Nordic Assocation on Educational Research (NERA), |
2022 | Performativity and agency in the enactment of curriculum policies: Implications for the education of teachers | World Assembly do International Council on Education for Teaching (ICET) |
2022 | Leading and Learning in Teacher Education: Contributing to ICET’s Mission of Disseminating Current Teacher Education Research at the Global level | World Assembly do International Council on Education for Teaching (ICET) |
2022 | Teacher Professional Development: Why Does It Matter?/Does it Really Matter? | 1st International Conference on Education and Training - ICET |
2022 | Teaching in a changed scenario and the role of educational research: Lessons Learned and Ways Forward | European Educational Research Association (ECER 2022)
Yerevan State University (Yerevan, Arménia)
|
2022 | Being a teacher (educator) in pandemic times: lessons Learned and Ways Forward | Annual Conference of the Association for Teacher Education in Europe (ATEE)
University of Latvia (Riga, Letónia)
|
2022 | The Present and the Future of Child Studies | 1st International Conference on Child Studies - ICCS
University of Minho
|
2022 | Formação de professores e ensino no contexto pós-pandemia: Reflexões e Desafios | XXI Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino |
2022 | Workshop - Action Research: whose voices are heard? | Annual Congress - Collaborative Action Research Network (CARN) |
2020/11/26 | Flores, M. A. (2020) Who wants to be a teacher? Reflections on teacher education and recruitment in times of COVID-19 pandemic | 1st Dresden Conference on Lateral Entry and Second Career Teachers ¿The Teacher Shortage and the Impact on Teacher Education¿
Universidade de Dresden (Dresden, Alemanha)
|
2020/11/23 | Flores, M. A. (2020) How do Portuguese Students Experience Remote Teaching, Learning and Assessment in Times of COVID-19? A Study in Higher Education | International Virtual Meeting of Teaching, Learning & Assessment in Higher Education
Facultad de Psicología - Universidad del Desarrollo (Chile)
|
2020/11/05 | Flores, M. A. (2020) Desenvolvimento profissional em contexto de supervisão: um processo em dois sentidos?, Intervenção no Painel 'Perspetivas sobre a Supervisão em Portugal e no Brasil: do conceito à ação' [Professional development in a supervision context: a two-way process?, Intervention in the Panel 'Perspectives on Supervision in Portugal and Brazil: from concept to action'] | II Congresso Nacional e I Internacional de Supervisão: Políticas e Práticas
Universidade de Aveiro (Evento Online, Portugal)
|
2020/10/24 | Flores, M. A. (2020) Desafios e exigências que se coloca, hoje, à profissão docente [Today's challenges and demands of the Teaching Profession] | Seminário “Reinventar a Profissão Docente”
Rede Dartemundo e SIPE (Evento Online)
|
2020/10/09 | Flores, M. A. (2020) Desenvolvimento profissional e profissionalismo docente: que caminhos para a inovação curricular e pedagógica? [Flores, M. A. (2020) Professional development and teacher professionalism: which pathways for curricular and pedagogical innovation?] | 2º Ciclo de Conferências INOVAR EM EDUCAÇÃO, Cidadania, Inclusão e Sucesso Educativo
Centro de Formação de Associação de Escolas de Viseu (Portugal)
|
2020/09/24 | Flores, M. A. (2020) Essential Learning from Specialized Artistic Courses. Subordinada ao tema "Perspetivando o Ensino de Música para navegar no futuro: Educação Artística 4.0" [Under the theme " Envisioning Music Education to navigate the future: Arts Education 4.0".] | VII Jornadas de Pedagogia no Ensino Artístico Especializado de Música
Escola das Artes e da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (Evento Online, Portugal)
|
2020/06/30 | Flores, M. A. (2020) Adapting Teacher Education to Online Environments: Reinventing Established Practices? | Adapting Teacher Education to Online Environments: Reinventing Established Practices?
MOFET Institute, Tel Aviv (Evento Online, Israel)
|
2020/06/18 | Flores, M. A. (2020) How to get published at the European Journal of Teacher Education? | Webinar Internacional
Association for Teacher Education in Europe (ATEE) (Evento Online)
|
2019/12/12 | Flores, M. A. (2019) The Teaching Profession at the Crossroads: Contexts, Challenges and Possible Directions | Universidade de Varsóvia
(Polónia)
|
2019/12/06 | Flores, M. A. (2019) Avaliação no Ensino Superior: Visões de estudantes e de professores [Assessment in Higher Education: Students' and Teachers' Perspectives] | Educação para todo/as - Desafios e Oportunidades da Avaliação
Universidade de Évora (Portugal)
|
2019/11/11 | Flores, M. A. (2019) Notas soltas sobre Pedagogia no Ensino Superior [Single notes on Pedagogy in Higher Education] | XXVII Semana da Psicologia e das Ciências da Educação
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto (Portugal)
|
2019/09/23 | Flores, M. A. (2019) Research on teacher educators | Universidade de Viena
(Viena, Áustria)
|
2019/09/11 | Flores, M. A. (2019) Educação: O que conta como qualidade? [Education: What matters as quality?] | X EPEDUC - Encontro de Pesquisa em Educação
(Uberaba, Brasil)
|
2019/09/11 | Flores, M. A. (2019) Redes e parcerias na Educação: uma perspetiva internacional [Networks and Partnerships in Education: an international perspective] | X EPEDUC - Encontro de Pesquisa em Educação
(Uberaba, Brasil)
|
2019/09/02 | Flores, M. A. (2019) Teacher resilience in adverse contexts: Issues of professionalism and professional identity | European Conference on Educational Research, Emerging Researchers
ECER-ERC (Hamburgo, Alemanha)
|
2019/04/12 | Flores, M. A. (2019) Trabalho Docente, Profissionalismo e Desenvolvimento Profissional [Teaching Work, Professionalism and Professional Development] | Encontro Pedagógico
Centro de Formação da Associação de Escolas de Famalicão (Vila Nova de Famalicão, Portugal)
|
2019/04/02 | Flores, M. A. (2019) Ser professor, hoje. No âmbito da Mesa Redonda: 'Ser Professor e Educador no século XXI: oportunidades e desafios da profissão' [Being a teacher today. In the scope of the Round Table: 'Being a Teacher and Educator in the 21st century: opportunities and challenges of being a teacher'] | Semana da Educação
Universidade Portucalense (Porto, Portugal)
|
2019/03/21 | Flores, M. A. (2019) Do currículo oficial ao currículo real: O quê? Como? Para quê? [From the official curriculum to the real curriculum: What? How? What for?] | Do currículo oficial ao currículo real: O quê? Como? Para quê?
Centro de Formação de Associação de Escolas do Litoral à Serra (Loulé, Portugal)
|
2019/03/08 | Flores, M. A. (2019) Ser Professor na era digital [Being a teacher in the digital era] | Fórum Educa – Encontros de Educação de Santo Tirso
Agrupamento de Escolas D. Dinis (Santo Tirso, Portugal)
|
2019/02/23 | Flores, M. A. (2019) Intervenção na Mesa Redonda 'Avaliar para aprender: O que avaliar? Como avaliar? Avaliar para quê?' [Intervention at the Round Table discussion Assessing for learning: What to assess? How to assess? Assessing for what?'] | Encontro Regional de Professores de Matemática, MinhoMat2019
Escola Secundária Alcaides de Faria (Barcelos, Portugal)
|
2019/02/18 | Flores, M. A. (2019) Teacher Education and Professionalism in the Digital Era: What's New? | Congresso EDiTE - Transformative Teacher Learning for Better Student Learning within an Emerging European Context
Hotel Radisson Blu (Lisboa, Portugal)
|
2018/11/05 | Flores, M. A. (2018) Teacher Education in a Changing World: Issues of Relevance and Quality | International task force on Teachers for Education 2030
annual meeting and 11th policy dialogue (Montego Bay, Jamaica)
|
2018/09/03 | Flores, M. A. (2018) Unpacking Teacher Quality: Issues of Professionalism and Leadership | Congresso Anual ECER2018, Emerging Researchers’ Group
Free University Bolzano (Bolzano, Itália)
|
2018/08/20 | Flores, M. A. (2018) An investigation into teachers views of professional standards | Congresso Anual da Association for Teacher Education in Europe
University of Gävle (Gävle, Suécia)
|
2018/07/02 | Flores, M. A. (2018) Aprendizagem profissional. No âmbito da Mesa Redonda ¿Aprendizagem com Sentido(s)¿ | Conferência Internacional Making Learning Meaningful
Casa do Professor (Braga, Portugal)
|
2018/02/24 | Flores, M. A. (2018) Avaliação das aprendizagens e sucesso escolar - perspetivas internacionais | Fórum EDUCA 2018 - Encontros de Educação de Santo Tirso
Agrupamento de Escolas de S. Martinho do Campo (Santo Tirso, Portugal)
|
2018/02/16 | Flores, M. A. (2018) Educating Quality Teachers: Research and Ethical Dimensions in Teacher Education | Congresso Anual da Association of Teacher Educators (ATE)
Hotel Flamingo (Las Vegas, Estados Unidos)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020 - Atual | Práticas curriculares e formação pedagógica: um estudo no contexto do ensino superior no Brasil e em Portugal [Curricular
practices and pedagogical training: a study in the context of higher education in Brazil and Portugal]
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2020 - Atual | As lideranças escolares e a concretização da autonomia e flexibilidade curricular: a perspetiva dos atores em contexto [School
leadership and the implementation of curriculum autonomy and flexibility: the perspective of actors in context]
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2020 - Atual | Perspectivas de Evaluación de los Profesores y Estudiantes en la Educación Secundaria: Un estudio Mixto en Ecuador [Teachers'
and Students' perspectives about assessment in Secondary Education: A mixed-method study in Ecuador]
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2020 - Atual | A avaliação das aprendizagens no contexto da autonomia e flexibilidade curricular: a perspetiva dos diretores, das lideranças
intermédias e dos professores [The assessment of learning in the context of autonomy and curricular flexibility: the perspective
of principals, intermediate leaderships and teachers]
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2020 - Atual | Fuentes de formación, origen de las prácticas yusos dados a la evaluación de los aprendizajes por los profesores universitarios.
Estudio comparativo en universidades de Portugal y Colombia [Training sources, origin of practices and uses of assessment
of learning by university teachers. A comparative study in Portuguese and Colombian universities]
Orientador
|
Pós-doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade em Desenvolvimento Curricular
Universidad Los Libertadores, Colômbia
|
2017 - Atual | (Bolseiro FCT - SFRH/BD/133743/2017) - Práticas Curriculares, Interação Pedagógica e Sucesso Escolar: um Estudo no 3º Ciclo
do Ensino Básico
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2016 - Atual | (Bolseira FCT - SFRH/BD/122094/2016) - The use of alternative methods of assessment in Higher Education: A study of university
students and teachers
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2013 - Atual | (Bolseira FCT - SFRH/BD/94152/2013) - Avaliação para a aprendizagem: um estudo misto para promover a qualidade e a inovação
no Ensino Superior a partir das conceções e práticas de professores e alunos
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019 - 2022 | Planificação Docente no Ensino Superior: Um estudo misto numa universidade brasileira na disciplina de Programação [Teacher
planning in Higher Education: A mixed study in a Brazilian university in the subject of Programming]
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2018 - 2022 | The use of alternative methods of assessment in Higher Education: A study of university students and teachers (SFRH/BD/12209472016)
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Desenvolvimento Curricular – Instituto de Educação, Universidade do
Minho (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 - 2022 | The use of alternative methods of assessment in Higher Education: A study of university students and teachers (SFRH/BD/12209472016)
Orientador
|
PhD (Doutoramento) |
2019 - 2020 | A investigação da prática pedagógica na promoção do desenvolvimento profissional dos professores das licenciaturas dos IFs:
das ações que temos às ações que queremos [The investigation of pedagogical practice in the promotion of the professional
development of undergraduate teachers from IFs: from the actions we have to the actions we want]
Coorientador
|
Pós-doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade em Desenvolvimento Curricular
Instituto Federal Goiano, Brasil
|
2014 - 2020 | (Bolseira FCT - SFRH/BD/103291/2014) - Conceptions and Practices of Assessment in Higher Education: A Study of University
Teachers
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - 2019 | Avaliação da qualidade do ensino: um estudo misto em universidades brasileiras e portuguesas
Orientador
|
Pós-doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade em Desenvolvimento Curricular
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2013 - 2019 | Investigating the curriculum of initial teacher education in East-Timor: a multi-perspective mixed-method study
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2017 - 2018 | Avaliação no ensino superior: um estudo sobre concepções e práticas na perspectiva de alunos e professores
Orientador
|
Pós-doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade em Desenvolvimento Curricular
Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
|
2013 - 2018 | From Student to Teacher: The Influence of the Contexts of Learning in Becoming a Teacher in China
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 - 2018 | Implicações da Avaliação do Desempenho Docente na Aprendizagem dos Professores e no seu Desenvolvimento Profissional: Perspetivas
de Professores de Inglês
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Supervisão Pedagógica (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2014 - 2017 | Motivações, Experiências e Oportunidades de Desenvolvimento Profissional de Professores. Um estudo nas escolas secundárias
do município de Matola, Moçambique
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona, Portugal
|
2012 - 2016 | (Bolseira da FCT - SFRH/BD/76175/2011) - Assessment in Higher Education and Quality of Learning: Perceptions, Practices and
Implications
Orientador
|
Doutoramento Europeu em Ciências da Educação, especialidade em Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2012 - 2015 | Formação e Avaliação de Desempenho: Contributos para o Desenvolvimento Profissional
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2007 - 2015 | Formação e Liderança dos Coordenadores TIC/PTE na Escola: Possibilidades e Estratégias
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2007 - 2015 | (Bolseira da FCT - SFRH/BD/62116/2009) - O Currículo da Formação em Engenharia no âmbito do Processo de Bolonha: Desenvolvimento
de Competências e Perfil Profissional na perspetiva dos docentes, dos estudantes e dos profissionais
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2010 - 2014 | Necessidades de formação contínua dos professores do Ensino Primário. Um estudo no município de Benguela- Angola
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2008 - 2012 | Problemas e desafios na formação inicial de professores em Angola: Um estudo nos ISCED da Região Académica II
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2007 - 2012 | Contextos e oportunidades de formação e de desenvolvimento profissional. Um estudo com professores de Informática
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2006 - 2011 | (Bolseira da FCT- SFRH/BD/28330/2006) - A Aprendizagem baseada em Projetos Interdisciplinares no quadro do processo de Bolonha.
Avaliação do Impacto de uma Experiência na Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial da UM
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2007 - 2010 | Perceções e experiências da escola, trajetórias escolares e expectativas futuras. Um estudo com alunos do ensino secundário
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2006 - 2010 | Colaboração e Desenvolvimento Profissional de Professores: Perspetivas e Estratégias
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - Atual | Chair - Organising Committee do I International Conference on Child Studies, 13-15 September 2022, University of Minho, Portugal
(2022)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2022/09 - 2022/09 | Co-Chair - TEPE Webinar 2022 about 'Teacher Quality' (2022)
Conferência (Coorganizador)
|
|
2022/03 - 2022/03 | Coordenadora da Comissão Organizadora das III Jornadas de Currículo, Avaliação e Profissão Docente, Universidade do Minho,
10 e 11 de março de 2022 (evento online) (2022 - 2022)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2022 - 2022 | Coordenadora da Comissão Organizadora do Seminário: 'Investigando os efeitos das lideranças escolares nos resultados dos alunos',
no âmbito do Projeto financiado pela FCT (PTDC/CED-EDG/28570/2017), 26 de setembro de 2022 (2022)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2021/02/04 - 2021/02/05 | II Jornadas de Currículo, Avaliação e Profissão Docente [II Reflection Days Curriculum, Assessment and Teaching Profession ] (2021/02/04 - 2021/02/05) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2020/10/10 - 2020/10/24 | Reinventar a Profissão Docente [Reinventing the teaching profession] (2020/10/10 - 2020/10/24)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Rede Dartemundo e o SIPE (Sindicato Independente de Professores e Educadores), Portugal |
2020/09/30 - 2020/09/30 | Webinar - Novos contextos, novas exigências experiência docente em tempos de pandemia: Um estudo internacional [Online learning in times of COVID-19: A study with higher education students] (2020/09/30 - 2020/09/30) | Universidade do Minho e Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal |
2020/09/23 - 2020/09/23 | Webinar - Aprendizagem online em tempos de COVID-19: Um estudo com alunos do Ensino Superior [Online learning in times of COVID-19: A study with higher education students] (2020/09/23 - 2020/09/23) | Universidade do Minho e Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal |
2020/05/21 - 2020/05/21 | IV Colóquio Mediação em Diálogo, Mediação em tempo de crise: pelo diálogo, diversidade e desenvolvimento [IV Colloquium Mediation in dialogue, Mediation in times of crisis: for dialogue, diversity and development] (2020/05/21 - 2020/05/21) | Colóquio Internacional Online, Portugal |
2020/02/11 - 2020/02/12 | I Jornadas de Currículo, Avaliação e Profissão Docente [I Reflection Days Curriculum, Assessment and Teaching Profession] (2020/02/11 - 2020/02/12) | Universidade do Minho, Portugal |
2018/10/03 - 2018/10/03 | Membro da Comissão Organizadora do 1º Colóquio Mediação em Diálogo, sob o tema ‘Quem fala, quem escuta e quem ganha?’, 3 de
outubro de 2018, Instituto de Educação, Universidade do Minho (2018/10/03 - 2018/10/03)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2018/07/20 - 2018/07/20 | Currículo em Ação: Um olhar nacional e internacional. Celebração dos 50 anos da publicação da obra "Life in Classrooms" de
P. Jackson (2018/07/20 - 2018/07/20)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2018/05/22 - 2018/05/24 | Connecting Theory, Practice and Research in Teacher Education (2018/05/22 - 2018/05/24)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
International Study Association on Teachers and Teaching, Reino Unido |
2018/05/17 - 2018/05/19 | Recruiting and Educating the Best Teachers: Policy, Professionalism and Pedagogy (2018/05/17 - 2018/05/19)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
TEPE - Teacher Education Policy in Europe, Reino Unido |
2018/05/11 - 2018/05/11 | Questões Críticas na Investigação-Ação (2018/05/11 - 2018/05/11)
Seminário (Coorganizador)
|
Rede Estreiadiálogos, Collaborative Action Research Network (CARN) e Instituto Paulo Freire de Portugal, Portugal |
2018/04/06 - 2018/04/07 | O futuro da educação e dos educadores-professores (2018/04/06 - 2018/04/07)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Rede para o Desenvolvimento de Novos Paradigmas da Educação, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/12/02 - 2020/12/02 | Professores em teletrabalho: perceções e sugestões de adaptação em tempos de pandemia [Teachers at telework: perceptions and suggestions for adaptation in pandemic times] | Webinar Online
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
2020/10/24 - 2020/10/25 | Moderadora da Sessão 'Investigação-ação, colaboração e participação: Reflexões sobre a Rede Portuguesa Estreiadiálogos' [Moderator
of the session 'Action-research, collaboration and participation: Reflections on the Portuguese network Estreiadiálogos']
Congresso
|
Evento Online
Collaborative Action Research Network (CARN), Reino Unido
|
2020/10/10 - 2020/10/10 | Moderadora do Debate 'Reinventar a profissão docente', com a intervenção do Professor António Nóvoa [Moderator of the Debate
"Reinventing the teaching profession", with the intervention of Professor António Nóvoa]
Seminário
|
Reinventar a Profissão Docente (Evento Online)
Rede Dartemundo e o SIPE (Sindicato Independente de Professores e Educadores), Portugal
|
2020/05/27 - 2020/06/09 | Participação no Painel 'Research theories and methods in teacher education' [Participation in the session] | VI International Forum on Teacher Education
Kazan Federal University, Rússia
|
2020/05/27 - 2020/06/09 | Participação no Painel 'Current research in Teacher Education' [Participation in the session] | VI International Forum on Teacher Education
Kazan Federal University, Rússia
|
2020/05/21 - 2020/05/21 | Moderadora da Mesa Redonda 'Mediação em tempo de crise - potencialidades e desafios' [Moderator of the Round Table 'Mediation
in times of crisis - potentialities and challenges' ]
Mesa-redonda
|
Evento Online
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/10/17 - 2019/10/19 | Moderadora do Simpósio "The potential of Action Research in fostering practitioner learning" [Symposium Chair]
Simpósio
|
Congresso Annual da Collaborative Action Research Network (CARN)
Hotel Président, Split, Croácia
|
2019/09/02 - 2019/09/06 | Moderadora da Sessão "Policy Enactment and Crisis Management" [Session Chair]
Conferência
|
European Conference on Educational Research, Emerging Researchers
ECER-ERC, Alemanha
|
2019/07/01 - 2019/07/05 | Moderadora e Dinamizadora do Simpósio 'The Impact of Reform Policies on Teachers and Their Practices'. No âmbito da liderança
do ISATT durante 6 anos (2013-2019) [Symposium Chair and Organiser]
Simpósio
|
19º Congresso Bienal da International Study Association (ISATT)
Universitatea Lucian Blaga din Sibiu, Roménia
|
2019/06/03 - 2019/06/05 | Intervenção na Mesa Redonda 'Avaliação docente e desenvolvimento profissional' [Intervention at the Round Table 'Teacher evaluation
and professional development']
Mesa-redonda
|
IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2019/05/29 - 2019/05/31 | Intervenção na Mesa Redonda 'Teacher Education in times of change' [Intervention at the Round Table]
Mesa-redonda
|
V International Forum on Teacher Education
Kazan Federal University, Rússia
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022 | Parental engagement with children’s learning in Finland and Portugal
Arguente
|
Cristiana Levinthal (Doutoramento) |
2020/10/09 | A curricularização da extensão universitária a partir do plano nacional de educação do Brasil: dificuldades e possibilidades
- Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Desenvolvimento Curricular [The curricularization of university expansion
from the Brazilian National Education Plan: difficulties and possibilities - PhD in Education Sciences, Specialty in Curriculum
Development]
Vogal
|
Alfredo Balduíno Santos (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/09/22 | Conceptions and Practices of Assessment in Higher Education: A Study of University Teachers Doutoramento em Ciências da Educação,
Especialidade em Desenvolvimento Curricular (Bolseira FCT - SFRH/BD/103291/2014) [PhD in Education Sciences, Specialization
in Curriculum Development (FCT Grant Holder - SFRH/BD/103291/2014)]
Orientador
|
Eva Maria Lopes Fernandes (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/09/03 | A influência do inglês (L2) na aprendizagem do francês (L3) em alunos portugueses Doutoramento em Didática das Línguas - Multilinguismo
e Educação para a Cidadania Global [The influence of English (L2) on the learning of French (L3) by Portuguese PhD students
in Didactics of Languages - Multilingualism and Education for Global Citizenship]
Arguente
|
Telmo Jorge de Castro Verdelho (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2020/08/19 | Supporting Teachers¿ Professional Development through Guided Reflection Procedure. Degree of Doctor of Philosophy in Education
Arguente
|
Raili Allas (Doutoramento)
Universidade de Tartu, Estónia
|
2020/06/26 | O currículo do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio: experiências de sociabilidade das juventudes numa instituição de
educação profissional da Paraíba no Brasil [The high school comprehensive vocational course curriculum: youth sociability
experiences in Paraíba vocational education institution in Brazil]
Vogal
|
Sylvana Cláudia de Figueiredo Melo (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2020/05/12 | Formação de professores de 1º CEB para atuar em contextos inclusivos [Training 1st cycle teachers to work in inclusive settings].
Arguente
|
Alexandra Frias da Silva de Sá Cabral (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Ciências da Educação, Portugal
|
2020/05/11 | Perspetivas sobre a avaliação do desempenho docente no Estado do Pará. Contributos para um quadro de referência. Um estudo
com professores do Ensino Médio [Prospects on the evaluation of teacher performance in the state of Pará. Contributions to
a reference framework. A study with high school teachers]
Arguente
|
Izabel Matos de Aguiar Silva (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2020/04/29 | Análisis del desarrollo profesional del docente universitario de Ciencias de la Salud a través de las Ecologías de Aprendizaje
[Analysis of the professional development of university teacher of health sciences through learning ecologies]
Arguente
|
Iris Estévez Blanco (Doutoramento)
Universidade da Coruña, Espanha
|
2020/03/03 | Currículo, Educação Escolar Indígena e Sociodiversidade: dos referentes às perceções dos intervenientes [Curriculum, Indigenous
School Education and Sociodiversity: from referents to stakeholders' perceptions]
Vogal
|
Maria Lucimar Jacinto de Sousa (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/12/17 | Um Estudo sobre Necessidades de Formação dos Docentes nos Institutos Federais [A Study on Teacher Training Needs in Federal
Institutes]
Presidente do júri
|
Jobson Martins da Silva Maranhão (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019/12/04 | Formação inicial de professores no espaço europeu: Currículos, práticas e identidades [Initial teacher education in Europe:
Curricula, practices and identities]
Arguente
|
Filomena do Rosário Alves Rodrigues (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal
|
2019/10/25 | Investigating the curriculum of initial teacher education in East-Timor: a multi-perspective mixed-method study
Orientador
|
Sancho da Costa Patrício (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019/10/04 | Desenvolvimento profissional do formador de professor: o potencial formativo da experiência no PIBID [Professional development
of the teacher trainer: the formative potential of the experience in PIBID]
Arguente
|
Maria de Cássia Passos Brandão Gonçalves (Doutoramento)
Universidade do Estado da Bahia, Brasil
|
2019/07/24 | Liderança e supervisão pedagógica no âmbito da avaliação do desempenho docente: da perceção dos diretores à autoeficácia dos
professores [Leadership and pedagogical supervision in the context of teacher performance evaluation: from principals' perceptions
to teachers' self-efficacy]
Arguente
|
Érica Correia Lopes (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019/07/18 | Exames nacionais de Biologia em Portugal e no Brasil: o que requerem dos alunos e percepções de professores sobre suas implicações
no ensino e na aprendizagem [National Biology Exams in Portugal and Brazil: what they demand from students and teachers' perceptions
about their implications for teaching and learning]
Arguente
|
Daisy da Silva (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
|
2019/05/14 | La (auto)evaluación y el desarrollo de la competencia docente: análisis de la aplicación de la Parrilla del profesor de idiomas(European
Profiling Grid) en un programa de formación inicial de profesores de Español como Lengua Extranjera en Portugal [Self-assessment
and the development of teaching competence: analysis of the application of the European Profiling Grid in an initial teacher
training programme for teachers of Spanish as a foreign language in Portugal]
Arguente
|
Marta Pazos Anido (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2019/05/07 | Formação de professores no programa filosofia com crianças e jovens e desenvolvimento profissional [Teacher training in the
philosophy with children and youth programme and professional development]
Arguente
|
Elsa Maria Biscaia da Silveira Machado (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Ciências da Educação, Portugal
|
2019/02/20 | Conhecimentos curriculares e visões de docência na formação de professores para as escolas de tempo integral: em foco os cursos
de Especialização em educação integral [Curricular knowledge and perceptions of teaching in teacher training for full-time
schools: in focus the specialization programs in integral education]
Arguente
|
Luísa Figueiredo do Amaral e Silva (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Brasil
|
2019/02/12 | Evaluation of teachers' professional performance at Universidade Nacional de Timor Lorosae [UNTL]
Vogal
|
Abílio António Freitas Belo (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/01/14 | Supervisão doutoral na Universidade Nova de Lisboa: Caracterização, monitorização e avaliação [Doctoral supervision at the
Universidade Nova de Lisboa: Characterisation, monitoring and assessment]
Arguente
|
Isabel Cristina Ribau Fernandes Coutinho (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2018/11/29 | Implicações da Avaliação do Desempenho Docente na Aprendizagem dos Professores e no seu Desenvolvimento Profissional:Perspetivas
de Professores de Inglês
Orientador
|
Maria Manuela Bico Rosa Gamero (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2018/11/26 | Supervisão Pedagógica e Desenvolvimento Profissional na Avaliação de Desempenho Docente: Perceções de Avaliadores e Avaliados
Arguente
|
Paula Gracinda Arnaud Monteiro Dias (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018/11/02 | Liderança na escola de hoje. Competências essenciais à liderança do diretor de escola
Arguente
|
Cristina Maria Paulo Pessoa (Doutoramento)
Universidade Lusófona, Portugal
|
2018/10/11 | La construcción de la identidad profesional de los mentores en un programa de inducción a la docencia.
Arguente
|
Carmen Gallego Domínguez (Doutoramento)
Universidad de Sevilla, Espanha
|
2018/07/24 | Simetrias: da presença na arte, na cultura e no património para a formação docente
Arguente
|
Cleber Gouvêa Fernandes (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018/07/17 | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID): um contributo para o (des) encantamento do licenciando em
Geografia do IFRN
Vogal
|
Levi Rodrigues de Miranda (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018/02/26 | From Student to Teacher: The Influence of the Contexts of Learning in Becoming a Teacher in China
Orientador
|
Qi Song (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2022 - Atual | Congresso Escola, Identidades e Democracia. O Congresso é uma iniciativa da comunidade de prática de investigação IDEAFor (Identidade, Democracia, Escola, Administração e Formação) | CIIE (Centro de Investigação e Intervenção Educativas) |
2022/07/20 - 2022/07/22 | Porto International Conference on Research in Education - Porto ICRE 22 | |
2022/04 - 2022/04 | Congresso Anual do TEPE (Teacher Education Policy in Europe) | |
2022 - 2022 | VI ENJIE - Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria |
2022 - 2022 | INCTE'22 | IPB, Bragança |
2022 - 2022 | VIII Seminário Nacional | III Seminário Internacional de Formação, Mediação e Supervisão: (Co)Criar a educação e a mediação alicerçadas no compromisso global com a solidariedade, igualdade e sustentabilidade | Universidade do Minho |
2022 - 2022 | ATEE (Association for Teacher Education in Europa) Annual Conference 2022, | Riga, Letónia |
2022 - 2022 | ISATT Regional Conference Bordeaux 2022 | |
2022 - 2022 | 8th International Conference on Higher Education Advances (HEAd'22 | |
2020/11/05 - 2020/11/06 | Membro da Comissão Científica do II Congresso Nacional e I Internacional de Supervisão: Políticas e Práticas [Member of the Scientific Committee of the II National and I International Congress on Supervision: Policies and Practices] | Universidade de Aveiro |
2020 - 2020 | Encontro Anual da American Educational Research Association , São Francisco, EUA [Annual Meeting of the American Educational Research Association, San Francisco, USA] | São Francisco, EUA |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022 - Atual | Child Studies | |
2020 - Atual | Oxford Review of Education | |
2019 - Atual | The Australian Educational Researcher | |
2019 - Atual | Infancia Y Aprendizaje, Journal of the Study of Education and Development [Childhood & Learning] | |
2019 - Atual | International Journal of Leadership in Education | |
2018 - Atual | Scandinavian Journal of Educational Research | |
2018 - Atual | Teaching and Teacher Education | |
2018 - Atual | Teaching Education | |
2018 - Atual | Journal of Education for Teaching | |
2018 - Atual | European Journal of Teacher Education | |
2018 - Atual | Higher Education | |
2018 - Atual | Educational Assessment Evaluation and Accountability | |
2018 - Atual | Studies in Educational Evaluation | |
2018 - Atual | Teachers and Teaching Theory and Practice | |
2018 - Atual | Africa Education Review | |
2018 - Atual | Reflective Practice | |
2018 - Atual | Cambridge Journal of Education | |
2018 - Atual | Revista Brasileira de Educação | |
2018 - Atual | International Journal of Educational Research | |
2018 - Atual | Assessment and Evaluation in Higher Education | |
2018 - Atual | Assessment in Education: Principles, Policy & Practice | |
2018 - Atual | Revista Portuguesa de Pedagogia | |
2018 - Atual | Tendencias Pedagógicas | |
2022 - 2023 | Revista Portuguesa de Pedagogia |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020 - Atual | Avaliadora/revisora de livros para as editoras Routledge e Springer [Book reviewer for Routledge and Springer publishers] | Routledge, Reino Unido |
2019 - Atual | Consultora TEIP do Agrupamento de Escolas D. Sancho I, Vila Nova de Famalicão [TEIP Consultant ] | Agrupamento de Escolas D. Sancho I, Portugal |
2019 - Atual | Consultora TEIP, Agrupamento de Escolas D. Sancho I, V. N. de Famalicão | |
2018 - 2018 | Avaliação de Projetos de Investigação (Bolsas de Pós-doutoramento) | Research Foundation Flanders, Bélgica |
2018 - 2018 | Avaliação de Projetos de Investigação a convite do Research Council of Norway | Research Council of Norway , Noruega |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2020 - 2020 | La docencia y el desarrollo profesional: reflexiones y preguntas [Teaching and professional development: reflections and questions] | Sessão dinamizada no Máster de Calidad y Mejora de la Educación | Universidad Autónoma de Madrid, Espanha |
2020 - 2020 | Formadora na Ação de Formação 'Avaliação das aprendizagens: pressupostos, propósitos e práticas' [Instructor in the training action 'Assessment of learning: assumptions, purposes and practices'.] | Ação de Formação | Agrupamento de Gondifelos, Portugal |
2020 - 2020 | "Aprendizagem online em tempos de COVID-19" a convite do Laboratório de Ensino e Aprendizagem ["Online learning in times of COVID-19" an invitation of the Teaching and Learning Lab] | Workshop | Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal |
2019 - 2020 | Unidade Curricular: Liderança e Dinâmicas de Grupo | Mestrado em Educação, especialização em Mediação Educacional (Mestrado) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2019 - 2020 | UC Abordagens Curriculares Integradas no Ensino Básico O docente desempenhou de forma adequada as suas funções (Pontuação: 4,9) Escala: 1 a 5. | Mestrado em Ensino de Inglês do 1º Ciclo (Mestrado) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2019 - 2020 | Unidade Curricular: Currículo e Avaliação | Mestrado em Ensino de Música (Mestrado) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2019 - 2020 | Unidade Curricular: Currículo e Avaliação [Curricular Unit: Curriculum and Assessment] | Mestrado em Ensino de História, Matemática, Português, Informática e Biologia e Geologia (Mestrado) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2019 - 2019 | Avaliação no Ensino Superior, a convite do Laboratório de Ensino e Aprendizagem [Assessment in Higher Education, invited by the Laboratory of Teaching and Learning] | Ação de Formação de Curta Duração (Outros) | Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal |
2019 - 2019 | Avaliar no Ensino Superior [Assessing in Higher Education] | Workshop | Universidade do Porto, Portugal |
2019 - 2019 | Meet the Editor. 7th International Conference: The story of Innovation in Teacher Education, Telaviv, Israel | Workshop | MOFET Institute, Israel |
2019 - 2019 | The potential of action research in the context of Mediation in school settings | Workshop | Collaborative Action Research Network (CARN), Reino Unido |
2018 - 2019 | UC: Liderança e Dinâmica de Grupos | Mestrado em Educação, área de especialização em Mediação Educacional (Mestrado) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2018 - 2019 | UC: Formação e Desenvolvimento Profissional O docente desempenhou de forma adequada as suas funções (Pontuação: 5) Escala: 1 a 5. | Mestrado em Desenvolvimento Curricular e Avaliação (Mestrado) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2018 - 2019 | UC: Abordagens Curriculares Integradas no Ensino Básico O docente desempenhou de forma adequada as suas funções (Pontuação: 4,9) Escala: 1 a 5. | Mestrado em Ensino de Inglês do 1º Ciclo (Mestrado) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2018 - 2019 | UC: Temas avançados em Estudos Curriculares | Ciências da Educação, especialidade em Desenvolvimento Curricular (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2018 - 2019 | UC: Currículo e Avaliação | Mestrado em Ensino de Música: (Mestrado) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2018 - 2019 | UC: Currículo e Avaliação | Mestrado em Ensino de História, Matemática, Português e Biologia e Geologia (Mestrado) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2018 - 2018 | Dilemmas in action research: Issues of voice and participation | Workshop | Collaborative Action Research Network (CARN), Reino Unido |
2018 - 2018 | Lecionação de curso breve no Programa de Doutoramento NAFOL (Norwegian Research School in Teacher Education) | Teacher Education Department | Norges teknisk-naturvitenskapelige universitet, Noruega |
2018 - 2018 | Publishing at TTTP, no IV International Forum of Teacher Education/2018 Regional Conference of ISATT | Workshop | Universidade Federal do Kazan, Rússia |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2020 - Atual | TEPE- Teacher Education Policy in Europe | Member of the board [membro da direção] |
2019 - Atual | InFo-Ted (International Forum for Teacher Educator Development) | Council Member |
2020/04 - 2022/04 | President of the[Presidente do] Special Interest Group “Research on Teacher Induction” - American Educational Research Association (AERA) | President [Presidente] |
2020 - 2022 | Special Interest Group “Lives of Teachers” da American Educational Research Association (AERA) | President [Presidente] |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - Atual | Membro do Conselho Nacional de Educação | |
2020 - Atual | Membro do Grupo de Trabalho sobre Formação Contínua de Professores, no âmbito da Dartemundo (Rede Para o Desenvolvimento de
Novos Paradigmas da Educação) [Member of the working group on teachers' inservice Training, within Dartemundo (Network for
the Development of New Paradigms in Education)]
Membro
|
Dartemundo (Rede Para o Desenvolvimento de Novos Paradigmas da Educação), Portugal |
2018 - Atual | Membro do Conselho Geral do IAVE | |
2020/08/26 - 2020/08/26 | Membro da Comissão Científica do PAEE/ALE'2020, International Conference on Active Learning in Engineering Education [Member
of the Scientific Committee of PAEE/ALE'2020]
Membro
|
Evento Online, Portugal |
2020/05/15 - 2020/05/15 | Membro da Comissão Científica do VI Seminário Nacional Formação, Mediação e Supervisão: contextos responsáveis pela promoção
sustentável de comunidades pacíficas e inclusivas [Member of the Scientific Committee of the VI National Seminar on Training,
Mediation and Supervision: accountable contexts for the sustainable promotion of peaceful and inclusive communities]
Membro
|
Evento Online, Portugal |
2020/05/07 - 2020/05/08 | Membro da Comissão Científica do Encontro Internacional para a Docência (INCTE 2020) [Member of the Scientific Committee of
the International Meeting for Teaching (INCTE 2020)]
Membro
|
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
2020/04/23 - 2020/04/24 | Membro da Comissão Científica do IV International Conference Learning and Teaching in Higher Education - "Students and Teachers"
[Member of the Scientific Committee]
Membro
|
Universidade de Évora, Portugal |
2019/10/23 - 2019/10/24 | Presidente da Comissão Organizadora do II Congresso Bienal da Rede Estreiadiálogos [Chair of the Organizing Committee of the
II Biennial Congress of the Estreiadiálogos Network]
Presidente / Vice-presidente
|
Rede Internacional de Investigação-ação colaborativa – Estreiadiálogos, Portugal |
2019/10/15 - 2019/10/15 | Membro da Comissão Organizadora do III Colóquio de Mediação [Member of the Organizing Committee of the III Colloquium on Mediation]
Membro
|
Universidade do Minho, Portugal |
2019/09/16 - 2019/09/18 | Member of the International Scientific Committee of ISNITE 2019 - 6th International Symposium on New Issues in Teacher Education
(ISNITE)
Membro
|
University of Malta, Malta |
2019/08/12 - 2019/08/16 | Membro da Comissão Científica do EARLI 2019, European Association for Research on Learning and Instruction [Member of the
Scientific Committee]
Membro
|
FH Aachen, Alemanha |
2019/07/17 - 2019/07/19 | Membro da Comissão Científica do Porto ICRE'19 - Porto International Conference on Research in Education 2019 [Member of the
Scientific Committee]
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2019/07/10 - 2019/07/12 | Membro da Comissão Científica do XV Symposium Internacional sobre el Prácticum y las Prácticas Externas [Member of the Scientific
Committee of the XV International Symposium on Practicum and External Practices]
Membro
|
Asociación para el Desarrollo del Prácticum y de las Prácticas Externas, Espanha |
2019/06/26 - 2019/06/28 | Membro da Comissão Científica do 5th International Conference on Higher Education Advances (HEAd'19) [Member of the Scientific
Committee]
Membro
|
Universitat Politècnica de València, Espanha |
2019/06/19 - 2019/06/21 | Membro da Comissão Científica do XIX Congreso Internacional de Investigación Educativa [Member of the Scientific Committee
of the XIX International Congress on Educational Research]
Membro
|
Universidad Autónoma de Madrid, Espanha |
2019/06/13 - 2019/06/15 | Membro da Comissão Científica do VI Congresso Internacional de Docencia Universitaria (CINDU 2019) [Member of the Scientific
Committee of the VI International Congress on University Teaching (CINDU 2019)]
Membro
|
Universidade de Vigo, Espanha |
2019/06/10 - 2019/06/11 | Membro da Comissão Científica do 11th International Symposium on Project Approaches in Engineering Education and the 16th
Active Learning in Engineering Education Workshop (ALE'2019) [Member of the Scientific Committee]
Membro
|
Project Approaches in Engineering Education, Tunísia |
2019/06/03 - 2019/06/05 | Membro da Comissão Científica do TDFP2019 (IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores) [Member
of the Scientific Committee of TDFP2019 (IV Portuguese-Brazilian Meeting on Teaching Work and Teacher Training)]
Membro
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2019/05/22 - 2019/05/22 | Membro da Comissão Científica do II Colóquio Mediação em Diálogo: Horizontes Partilhados [Member of the Scientific Committee
of the II Colloquium Mediation in Dialogue: Shared Horizons]
Membro
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2019/02/04 - 2019/02/05 | Presidente da Comissão Organizadora do Congresso Internacional de Avaliação no Ensino Superior [Chair of the Organizing Committee
of the International Congress on Assessment in Higher Education]
Presidente / Vice-presidente
|
Universidade do Minho, Portugal |
2018/09/03 - 2018/09/07 | Parecerista do Congresso Anual da European Educational Research Association
Membro
|
Free University Bolzano, Itália |
2018/08/20 - 2018/08/22 | Parecerista do Congresso Anual da Association for Teacher Education in Europe
Membro
|
Högskolan i Gävle, Suécia |
2018/07/19 - 2018/07/21 | Membro da Comissão da SBPC Educação
Membro
|
Universidade Federal de Alagoas, Brasil |
2018/07/02 - 2018/07/03 | Membro da Comissão científica da Conferência Internacional Making Learning Meaningful
Membro
|
Casa do Professor, Braga, Portugal |
2018/05/22 - 2018/05/24 | Presidente da Comissão Científica do Congresso Regional da ISATT, Kazan Federal University, Rússia
Presidente / Vice-presidente
|
International Study Association on Teachers and Teaching, Reino Unido |
2018/05/17 - 2018/05/19 | Membro da Comissão Científica do Congresso Internacional do TEPE (Teacher Education Policy in Europe), no âmbito do tema ¿Recruiting
and Educating the Best Teachers: Policy, Professionalism and Pedagogy¿
Membro
|
TEPE - Teacher Education Policy in Europe, Reino Unido |
2018/04/13 - 2018/04/17 | Parecerista do Congresso Anual da American Educational Research Association, Nova Iorque, EUA
Membro
|
American Educational Research Association, Estados Unidos |
2018/02/28 - 2018/03/02 | Membro da Comissão Científica do PAEE/ALE'2018 (9th International Symposium on Project Approaches in Engineering Education(PAEE'2018)
and 15th Active Learning in Engineering Education Workshop (ALE'2018)
Membro
|
Universidade de Brasília, Brasil |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - 2022 | Research Council of Norway | |
2020 - 2020 | Avaliadora no âmbito de Comité para promoção de candidato na Ben Gurion University, Beer Sheva, Israel [Evaluator within the Committee for the promotion of a candidate at Ben Gurion University, Beer Sheva, Israel] | Ben-Gurion University of the Negev, Israel |
2020 - 2020 | Membro de painel para seleção de candidatos ao Mestrado em Ensino de Matemática [Member of the panel for the selection of candidates for the Master's Degree in Mathematics Teaching] | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2020 - 2020 | Membro de painel para seleção de candidatos ao Mestrado em Mediação Educacional [Member of the panel for the selection of candidates for the Master's Degree in Educational Mediation] | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2020 - 2020 | Membro do Grupo de trabalho no âmbito da formação inicial de professores para redação dos "Contributos para uma posição do IE sobre a formação inicial de professores" [Member of the Working Group on initial teacher training for the drafting of the "Contributions to a position of the Institute of Education about the initial teacher education".] | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2019 - 2019 | Presidente do Júri do concurso para um lugar de Tenure Lecturer, no âmbito do Serra Húnter programme (DLRF5505 -- URV-LE-618) [President of the Selection Board for the for a post of Tenure Lecturer in the Serra Hunter programme (DLRF5505 -- URV-LE-618)] | Universitat Rovira i Virgili, Espanha |
2019 - 2019 | Membro do júri do Concurso para Recrutamento de um posto de trabalho de professor/a auxiliar na área disciplinar de Letras, sub área de Estudos Franceses e Italianos | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2019 - 2019 | Presidente do júri do concurso para duas Bolsas de Investigação (Mestre) no âmbito do projeto de investigação ¿Investigando os Efeitos das Lideranças Escolares nos Resultados dos Alunos¿ (PTDC/CED-EDG/28570/2017) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2019 - 2019 | Presidente do júri do concurso para contratação de Investigador Doutorado no âmbito do projeto de investigação ¿Investigando os Efeitos das Lideranças Escolares nos Resultados dos Alunos¿ (PTDC/CED-EDG/28570/2017) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2019 - 2019 | Membro do júri do concurso para atribuição de bolsa de investigação de doutor para apoio ao projeto ERASMUS+ EXTEND - Excellence in Engineering Education through Teacher Training and New Pedagogic Approaches in Russia and Tajikistan (586060-EPP-1-2017-1-RO-EPPKA2-CBHE-JP) (Referência: ERASMUS+/EXTEND/UMINHO/BD1/2019) | Projeto ERASMUS+ EXTEND, Portugal |
2018 - 2018 | Bolsa de Investigação (BI) para Doutor na Área Científica das Ciências da Educação, no domínio do Desenvolvimento Curricular, para apoio ao projeto ¿Curriculum Development of Master¿s Degree Program in Industrial Engineering for Thailand Sustainable Smart Industry (MSIE4.0)¿ (586137-EPP-1-2017-1-TH-EPPKA2-CBHE-JP), cofinanciado pelo programa ERASMUS+ da União Europeia | Universidade do Minho Centro ALGORITMI, Portugal |
2018 - 2018 | Membro do júri da 1ª Mostra de Posters no âmbito do Doutoramento em Ciências da Educação | Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022 - 2022 | Cambridge Journal of Education | |
2022 - 2022 | European Journal of Teacher Education | |
2022 - 2022 | Frontiers in Psychology | |
2022 - 2022 | Teaching and Teacher Education | |
2022 - 2022 | Journal of Education for Teaching | |
2022 - 2022 | Assessment in Education: Principles, Policy & Practice | |
2022 - 2022 | Revista Brasileira de Educação | |
2022 - 2022 | Front. Educ. - Digital Learning Innovations | |
2022 - 2022 | Studies in Educational Evaluation | |
2022 - 2022 | Teachers and Teaching Theory and Practice | |
2022 - 2022 | Pedagogies An International Journal | |
2020 - 2020 | Revista Portuguesa de Educação |
Distinções
Prémio
2019 | Prémio Investigação ICET 2019 [ICET Research Award 2019] |
Outra distinção
2022 | Cientista entre os mais influentes do mundo (Universidade de Stanford (EUA) e do grupo editorial Elsevier) (World’s Top 2% Scientists 2022) |
2021 | Mulheres na Ciência_Centro Ciência Viva [Women in Science - Ciência Viva Centre] |
2019 | Distinção pelos 6 anos de liderança da International Study Association on Teachers and Teaching - ISATT [Distinction for 6
years of leadership of the International Study Association on Teachers and Teaching - ISATT]
International Study Association on Teachers and Teaching, Reino Unido
|
2016 | Best Paper 2016 |
2015 | Best Poster 2015 |
2008 | Recognition of leadership and development in Teacher Education |