???global.info.a_carregar???
José Arnaud. Doutorando em Ciência e Tecnologia Web pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Mestre em Serviços de Informação pela Universidade do Minho e Licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP). Completou o Curso de Formação Avançada do Doutoramento em Ciência e Tecnologia Web pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a Pós-Graduação em Cibersegurança e Informática Forense pelo Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA). Atualmente é Professor Adjunto no Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGAYA), Professor Convidado no Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Investigador no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e Instrutor na Academia Cisco Teaching Digital. Integra desde o ano letivo 2020/2021 o programa Microsoft Innovative Educator Expert (MIE Expert), um programa exclusivo da Microsoft que reconhece os professores educadores globais que usam a tecnologia para promover uma melhor aprendizagem e melhores resultados aos estudantes. É, ainda, Consultor de Sistemas de Informação em diversas entidades privadas e revisor de trabalhos académicos submetidos a conferências ou jornais internacionais. Antes disso, durante aproximadamente 15 anos, foi Engenheiro de Sistemas e Tecnologias de Informação em diversas entidades privadas. Os termos mais frequentes de investigação no contexto científico e tecnológico são: Information Systems; Digital Transformation; Higher Education; Computer Security; Information Security.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
José Carlos Miranda Nova Arnaud

Nomes de citação

  • Arnaud, J.

Identificadores de autor

Ciência ID
F412-69E3-23E9
ORCID iD
0000-0003-0337-3788

Endereços de correio eletrónico

  • jarnaud@ipca.pt (Profissional)
  • jarnaud@ispgaya.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação - Ciências da Informação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2025/12
Em curso
Ciência e Tecnologia Web (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2025/07
Concluído
Formação Pedagógica Contínua de Conteúdos Digitais para Autoaprendizagem (econteúdos) (Outros)
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
2025/07
Concluído
Recentes atualizações do Journal Citation Reports (Outros)
Clarivate Analytics Espana SA, Espanha
2025/07
Concluído
Ler o perfil de uma revista no Journal Citation Reports (Outros)
Clarivate Analytics Espana SA, Espanha
2025/06
Concluído
Criação de Recursos Interativos com o Genially (Outros)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2025/06
Concluído
Aprendizagem-Serviço: ensinar e aprender entrelaçando universidade e comunidade (Outros)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2025/06
Concluído
RUN.EU Future Skills – O Conceito 50+10 na dinamização de aprendizagens ativas (Outros)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2025/06
Concluído
Um percurso sem retorno: A permanência em mudança dos estudantes do ensino superior (Outros)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2025/06
Concluído
Os indicadores de citação do Journal Citation Reports (Outros)
Clarivate Analytics Espana SA, Espanha
2025/06
Concluído
Descobrir Journal Citation Reports (Outros)
Clarivate Analytics Espana SA, Espanha
2025/05
Concluído
Harnessing Hybrid Teaching (Outros)
Universidade de Aveiro, Portugal
2025/05
Concluído
Revistas da Coleção Principal na Web of Science (Outros)
Clarivate Analytics Espana SA, Espanha
2025/05
Concluído
Analisar as publicações de uma instituição com a Web of Science (Outros)
Clarivate Analytics Espana SA, Espanha
2025/05
Concluído
Métodos de investigação e ensino com base na GenAI (Outros)
Instituto Superior Politécnico Gaya, Portugal
2025/05
Concluído
Questionário: Planeamento e Elaboração (Outros)
Instituto Superior Politécnico Gaya, Portugal
2025/04
Concluído
Identificar áreas de excelência com Essential Science Indicatores (Outros)
Clarivate Analytics Espana SA, Espanha
2025/04
Concluído
Highly Cited Papers & Highly Cited Researchers (Outros)
Clarivate Analytics Espana SA, Espanha
2025/04
Concluído
A importância da formação profissional no Mercado de IT (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
2025/03
Concluído
Cidadania Digital ’25 – Dependência Tecnológica, Saúde Mental e Educação (Outros)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2025/02
Concluído
Práticas Inclusivas no Ensino Superior: Acessibilidade nos Momentos de Avaliação (Outros)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2025/01
Concluído
Conhecer a Surdez: Boas Práticas (Outros)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2025/01
Concluído
Conhecer a Perturbação de Ansiedade e a Perturbação de Pânico (Outros)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2024/12
Concluído
Capacitação Profissional: A IA na Indústria 5.0 (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
2024/11
Concluído
Escola Digital ’24 - Educar em Contextos de Neurodiversidade (Outros)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2024/10
Concluído
Estratégias de IA para as organizações (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
2024/06
Concluído
Conhecer a Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA) (Outros)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2024/06
Concluído
Os desafios de integrar a IA na Educação Superior (Outros)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2024/06
Concluído
Horizontes Híbridos para explorar a Realidade Virtual e Ambientes Imersivos na Educação e na Formação Profissional (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
2024/05
Concluído
Conhecer as Perturbações de Aprendizagem (Outros)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2024/03
Concluído
Mastering Hybrid Teaching (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
2024/02
Concluído
Ética e Ciência (Outros)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2024/01
Concluído
Tópicos Emergentes em Multimédia em Educação (Outros)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023/12
Concluído
O contributo da educação e formação profissional para a inclusão das pessoas com deficiências e/ou incapacidades (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
2023/10
Concluído
Competências Digitais - O Papel das Mulheres na Cibersegurança (Outros)
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
2023/10
Concluído
Ambientes Flexíveis de Aprendizagem: como potenciar a aprendizagem ativa dos estudantes através da articulação do espaço, pedago (Outros)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023/10
Concluído
O método Kanban como forma de promover soft skills nos alunos: casos práticos (Outros)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2023/09
Concluído
Inteligência Artificial: Despertando motivação e criatividade! (Outros)
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
2023/07
Concluído
Inteligência Artificial e Formação Profissional (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
2023/07
Concluído
PBL: Aprendizagem Baseada em Projetos (Outros)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2023/07
Concluído
Projeto 50+10 (Outros)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2023/05
Concluído
Transformação Digital e Formação Profissional (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
2023/04
Concluído
A Inteligência Artificial na Educação: ameaças e oportunidades para o Ensino-Aprendizagem (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2022/09
Concluído
Elaboração de desenhos, esquemas, mapas, numa lógica de comunicação visual para construção de RESUMOS GRÁFICOS (Graphical Abstract) (Outros)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2022/07/25
Concluído
Ciência e Tecnologia Web (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
17
2022/04
Concluído
Children, youths and digital media Digital - Citizenship Academy: young children becoming social actors in their own lives (Outros)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2022/03
Concluído
Microsoft Office Specialist (MOS) – Excel Associate (Outros)
Microsoft Corporation, Estados Unidos
2022/02/08
Concluído
Cibersegurança e Informática Forense (Pós-Graduação)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Tecnologia, Portugal
16
2022/02
Concluído
Ensinar à distância de forma assíncrona usando o modelo MAPE: Nada será como dantes (Outros)
Universidade dos Açores, Portugal
2022/02
Concluído
Mudar a abordagem de ensino: transformar a tipologia de tarefas a propor aos alunos (Outros)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2022/01
Concluído
Como promover o pensamento crítico e criativo usando o método cooperativo Jigsaw e os mapas de conceitos? (Outros)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2021/12
Concluído
Microsoft Office Specialist (MOS) – Word Associate (Outros)
Microsoft Corporation, Estados Unidos
2021/06
Concluído
Seminário Escola Digital ’21 – A Escola perante os desafios da transição digital (Outros)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2021/04
Concluído
Vamos conversar com – Erasmus+ e a partilha de práticas colaborativas (Outros)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2021/04
Concluído
Vamos conversar com – Mesa digitalizadora como facilitadora do trabalho do professor (Outros)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2021/03
Concluído
Children, youths and digital media – European research on children and the internet: a focus on digital parenting (Outros)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2021/03
Concluído
Vamos conversar com – Línguas: desafios de aprendizagem com tecnologias digitais (Outros)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2021/03
Concluído
Vamos conversar com – Contextos e experiências de aprendizagem ativa (Outros)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2021/03
Concluído
Vamos conversar com – Mudar a escola: realidade ou utopia? (Outros)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2021/02
Concluído
Seminário Cidadania Digital’21: A pegada que deixamos (Outros)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2021/02
Concluído
Elaboração de desenhos, esquemas e resumos gráficos, usando o PowerPoint e edição básica de imagem usando Gimp2 (Outros)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2021/02
Concluído
A pegada digital do aluno enquanto elemento de avaliação diagnóstica e formativa (Outros)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2021/02
Concluído
Desafios e pontos de viragem na orientação de teses de doutoramento (Outros)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2021/02
Concluído
O uso de game-based learning na incorporação da sustentabilidade no ensino (Outros)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/02
Concluído
Vamos conversar com – Aprendizagem Ativa… Presencialmente e a Distância (Outros)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2020/11
Concluído
Estudantes ativamente envolvidos nas aulas com os seus telemóveis: estratégias de utilização de Audience Response Systems (ARS) (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
2020/11
Concluído
Inovação pedagógica no ensino do design em contexto de cooperação com o exterior (Outros)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2020/06
Concluído
Formador a Distância - e-Formador (Outros)
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
2020/05
Concluído
The New Role of the Educator: Best Practices in Online Education (Outros)
Fundação Santander, Brasil
2020/04
Concluído
Formação à distância - Microsoft TEAMS (Outros)
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
2013/05
Concluído
Formação Pedagógica Inicial de Formadores (b-learning) (Outros)
Escola de Negócios e Administração, Portugal
2013/01/18
Concluído
Serviços de Informação (Mestrado)
Universidade do Minho Departamento de Sistemas de Informação, Portugal
"Análise de Riscos do Outsourcing de Sistemas de Informação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
2001/09/16
Concluído
Engenharia Informática (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
12
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/01 - Atual Investigador (Investigação) Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/09 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior Politécnico Gaya, Portugal
2019/09 - Atual Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/02 - Atual Instrutor Academia Cisco Teaching Digital, Reino Unido
2015/02 - Atual Consultor de Sistemas de Informação Trabalhador Independente, Portugal
2021/09 - 2025/08 Docente e Diretor de Curso Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos, Portugal
2018/02 - 2024/08 Formador e Júri TIC Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
2020/09 - 2023/07 Docente Escola Profissional de Gaia, Portugal
2004/07 - 2015/01 Engenheiro de Sistemas e Tecnologias da Informação FASE - Estudos e Projectos, S.A., Portugal
1999/08 - 2002/08 Técnico de Sistemas de Informação RAR - Sociedade de Controle (Holding), S.A. (Grupo RAR), Portugal
Produções

Publicações

Artigo em jornal
  1. de Sá-Soares, F.; Soares, D.; Arnaud, José. "A catalog of information systems outsourcing risks", 2014, 10.12821/ijispm020302.
    https://doi.org/10.12821/ijispm020302
Artigo em revista
  1. José Arnaud; Henrique São Mamede; Frederico Branco; Arnaud José; Branco Frederico; São Mamede Henrique. "The relationship between digital transformation and digital literacy - an explanatory model: Systematic literature review [version 2; peer review: 1 approved, 2 approved with reservations]". (2025): https://f1000research.com/articles/13-253/v2.
    10.12688/f1000research.146991.2
  2. José Arnaud; Henrique São Mamede; Frederico Branco; Arnaud José; Branco Frederico; São Mamede Henrique. "The relationship between digital transformation and digital literacy - an explanatory model: Systematic literature review [version 1; peer review: awaiting peer review]". (2024): https://f1000research.com/articles/13-253/v1.
    10.12688/f1000research.146991.1
  3. Arnaud, José; Matos, Paulo. "Artificial Intelligence as a Support Tool to Cybersecurity Activities". ARIS2 - Advanced Research on Information Systems Security 2 1 (2022): 2-12. http://dx.doi.org/10.56394/aris2.v2i1.9.
    10.56394/aris2.v2i1.9
  4. de Sá-Soares, Filipe; Soares, Delfina; Arnaud, José. "Towards a Theory of Information Systems Outsourcing Risk". Procedia Technology 16 (2014): 623-637. http://dx.doi.org/10.1016/j.protcy.2014.10.011.
    10.1016/j.protcy.2014.10.011
Capítulo de livro
  1. José Arnaud; Henrique São Mamede; Frederico Branco. "The Relationship Between Digital Literacy and Digital Transformation in Portuguese Local Public Administration: Is There a Need for an Explanatory Model?". 2024.
    10.1007/978-3-031-45648-0_28
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2025/03 - 2025/07 Projeto de Engenharia Informática em Contexto Empresarial
Orientador
Engenharia Informática (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Superior Politécnico Gaya, Portugal
2025/03 - 2025/07 FCT/Estágio
Orientador
CTeSP Redes e Segurança Informática | CTeSP Desenvolvimento Web e Multimédia | CTeSP Comércio Eletrónico (Outra)
Instituto Superior Politécnico Gaya, Portugal
2025/03 - 2025/07 FCT/Estágio
Orientador
CTeSP Redes e Sistemas Informáticos | CTeSP Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação (Outra)
Instituto Superior Politécnico Gaya, Portugal
2024/03 - 2024/07 FCT/Estágio
Orientador
CTeSP Redes e Segurança Informática | CTeSP Desenvolvimento Web e Multimédia (Outra)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2023/03 - 2023/07 FCT/Estágio
Orientador
CTeSP Redes e Segurança Informática | CTeSP Desenvolvimento Web e Multimédia (Outra)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2022/03 - 2022/07 FCT/Estágio
Orientador
CTeSP Redes e Segurança Informática | CTeSP Desenvolvimento Web e Multimédia (Outra)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2021/03 - 2021/07 FCT/Estágio
Orientador
CTeSP Redes e Segurança Informática | CTeSP Desenvolvimento Web e Multimédia (Outra)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2020/03 - 2020/07 FCT/Estágio
Orientador
CTeSP Redes e Segurança Informática | CTeSP Desenvolvimento Web e Multimédia (Outra)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/09 - Atual Linguagens e Teoria da Computação Engenharia Informática (Licenciatura) Instituto Superior Politécnico Gaya, Portugal
2024/09 - Atual Arquitetura de Computadores Engenharia Informática (Licenciatura) Instituto Superior Politécnico Gaya, Portugal
2024/09 - Atual Laboratório de Redes Redes e Sistemas Informáticos (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Superior Politécnico Gaya, Portugal
2024/09 - Atual Linguagens e Paradigmas da Programação Engenharia Informática (Licenciatura) Instituto Superior Politécnico Gaya, Portugal
2024/09 - Atual Segurança da Informação Engenharia Informática (Licenciatura) Instituto Superior Politécnico Gaya, Portugal
2024/09 - Atual Linguagens de Programação Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Superior Politécnico Gaya, Portugal
2019/09 - Atual Administração de Redes e Sistamas Redes e Segurança Informática (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2019/09 - Atual Redes de Computadores Desenvolvimento Web e Multimédia (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2023 - Atual Ordem dos Engenheiros