???global.info.a_carregar???
Diana Rute Pereira Alves. She completed her Ph.D. in Psychology on 05/08/2014 from the University of Porto Faculty of Psychology and Educational Sciences, Master in Psychology in 2006/10/12 by the University of Porto Faculty of Psychology and Educational Sciences and Degree in Psychology in 1998/09/30 by the University of Porto Faculty of Psychology and Educational Sciences. Diana Alves is an Assistant Professor at the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto (FPCE UP, Psychology Department), where she teaches the courses of Child and Adolescent Psychopathology, Learning Disabilities, Educational Psychological Counselling, and Clinical Assessment of Children and Adolescents. She is a member of the Psychology Department Council. She is also a clinical psychologist at the Service of Psychological Intervention for Children and Adolescents (FPCEUP), where she coordinates the Specialized Unit of Learning Difficulties. She has been a consultant in several interventions implemented in educational contexts aiming to promote the emergent literacy and socioemotional competence of preschool-age children. She is a board-certified psychologist in Clinical and Educational Psychology by the OPP. She has been dedicated to the study of the learning of reading and writing and socioemotional competence in children and adolescents, as well as developing and testing a triadic model of Learning Disabilities intervention. In terms of outreach, she has presented dozens of training and workshops for teachers and parents on the promotion of emergent literacy and academic success. She has published 5 articles in specialized magazines. It has 7 books. She co-advised 4 doctoral thesis(s). She guided 22 master's dissertations and co-directed 4. It works in the area(s) of Social Sciences with an emphasis on Psychology. In his science vitae curriculum, the most frequent terms in the contextualization of scientific, technological, and artistic-cultural production are Psychology; Psychological development; Children; Socioemotional competence, Peer acceptance; Emotional knowledge; Learning Disabilities, RTI Model.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Diana Rute Pereira Alves

Nomes de citação

  • Alves, Diana

Identificadores de autor

Ciência ID
F31A-28F1-4904
ORCID iD
0000-0003-2580-1341
Researcher Id
J028952

Endereços de correio eletrónico

  • dianalves@fpce.up.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 220400600 (Profissional)

Moradas

  • Rua Alfredo Allen, 4200, Porto, Porto, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2014/05/08
Concluído
Psychology (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Aceitação pelos pares na idade escolar: antecedentes, processos e resultados desenvolvimentais (Peer acceptance by school-age children: background, processes and developmental outcomes) " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved with distinction and unanimously
2006/10/12
Concluído
Psychology (Mestrado)
Especialização em Psychological Intervention with Children and Adolescents
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"O emocional e o social na idade escolar: uma abordagem dos preditores da aceitação pelos pares ( Emotional and Social in School-Age An Approach to Predictors of Peer Acceptance)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very Good
1998/09/30
Concluído
Psychology (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/05/08 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2007/09/30 - 2014/05/07 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2003/04/11 - 2014/05/07 Técnico Superior (Técnico Superior) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/01/22 - Atual Scientific Coordinator Serviço para a Educação Contínua Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2021/09/01 - 2023/09/01 Member of the Scientific Committee - Licenciatura em Psicologia Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019/02 - 2023/02 Member of the Department Council Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/05/09 - Atual Scientific and technical management of the Specialized Unit of Learning Difficulties -Service of Psychological Intervention for Children and Adolescents (FPCEUP) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
FPCE UP - Serviço de Consultas-Serviço de Intervenção Psicológica de Crianças e Adolescente, Portugal
2014/05/08 - Atual Clinical Psychologist at the Service of Psychological Intervention for Children and Adolescents (FPCEUP) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019/02/27 - 2023/02/27 Member of the Psychology Department Council Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2005/01/03 - 2014/05/07 Collaborator in the Developmental, Educational and Clinical Research Group with Children and Adolescents - Investigação Desenvolvimental, Educacional e Clinica com Crianças e Adolescentes (IDECCA) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1998/11/15 - 2014/05/07 Clinical psychologist with supervised clinical practice Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2006/10/08 - 2008/07/31 Educational Psychologist Centro Bem Estar Infantil e Juvenil do Coração de Jesus, Portugal
1998/09/21 - 2003/09/30 Educational Psychologist and Science Management of a Multidisciplinary Team of Specialized Educational Support in a school with Specialized Education in the district of Porto. Espaço Aberto, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2015/09/14 - Atual Programa Doutoral em Psicologia-PDP-PRASI 2015-2020
PD/00206/2013
Investigador
Centro de Psicologia da Universidade do Porto -Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Em curso
2021/01/31 - 2024/02/29 ProWSI-PBS-ECE - ProW: Promoting Teachers Well-being through Positive Behavior Support in Early Childhood Education
info:eu-repo/grantAgreement/NSF/Directorate for Computer & Information Science & Engineering/0434930/US
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Em curso
2020/10/01 - 2022/10/01 #NarcisusMeetsPandora - #NarcisusMeetsPandora: young people's portrait in social media
2020 1 PT01 KA201 078491
Investigador
Fundação Manuel Leão, Portugal
European Union
Em curso
2018/09 - 2021/08 Art, Time, Culture and Language” (languageCULTuur)
2018-1-BE02-KA201-046844
Investigador
Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia
Em curso
2018/11 - 2020/10/31 SOLVINC - Solving intercultural conflicts with international students
Investigador
Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia
Em curso

Projeto

Designação Financiadores
2021/03/01 - 2024/02/29 Adoptive families’ strengths, difficulties and service needs: A Portuguese follow-up study
PTDC/SOC-ASO/4158/2020
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 50 - 2011-2012
PEst-C/PSI/UI0050/2011
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2021/10 - Atual ESCOLA 2030
SERV0093_Aga Khan Portugal_2021
Investigador
Em curso
2021/09/01 - Atual PAL - Promover a Leitura (Promoting Reading)
CIPD/2122/DEED/1
Investigador
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal
Não financiado
2019/09/01 - Atual Math flight
-
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal

Universidade Lusíada Porto, Portugal
2024/01 - 2026/07 Prescrição Cultural da Universidade do Porto
I&D - I&D - PROJECTOS NÃO FINANCIADOS I&D00029 - I&D Diana Alves
Coordinator of the Cultural Prescription working group
Universidade do Porto, Portugal
Em curso
2020/09/01 - 2022/09/01 Reading performance after confinement
00
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal

Universidade Lusíada Porto, Portugal
Não financiado
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Carvalho, Marisa; Martins, Cristina; Alves, Diana; Marques, Elisabete; Azevedo, Helena; Cruz, Joana; Fonseca, Marisa; et al. "School psychologists training in Portugal: trainers' perspectives". 2021.
  2. Carvalho, Marisa; Martins, Cristina; Alves, Diana; Marques, Elisabete; Azevedo, Helena; Cruz, Joana; Fonseca, Marisa; et al. "School psychologists training in applied approaches for the construction of inclusive schools in Portugal: process description". 2021.
  3. Diana Alves. "Once upon a time there was a child with learning difficulties: a remediation response". 2020.
  4. M. Moreira; J. Cruz; K. Barros; Diana Alves. "Voo matemática: two projects to promote math skills in preschool". 2020.
  5. Diana Alves; R. Tavares; M. Moreira. "Crescer do ler: the growth of a project to promote emergent literacy". 2020.
  6. Diana Alves; A. Torres; M. Moreira; B. Pinho. "Now it's time to promote children's school readiness". 2020.
  7. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. ""The impact of attention deficit hyperactivity disorder on social adjustment: a clinical case"". Trabalho apresentado em 5th International Congress of Clinical and Health Psychology on Children and Adolescents,, 2019.
  8. Diana Alves. "The impact of ADHD in academic and socioemotional adjustment: multimodal interventions". 2019.
  9. B. Pinho; A. Dias; Diana Alves; Margarida Henriques. "The impact of attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) on social adjustment: a clinical case". 2019.
  10. M. Moreira; M. Reis; S. Silva; Diana Alves; Margarida Henriques. "The case of João: attention deficit hyperactivity disorder and tourette's syndrome comorbidity". 2019.
  11. Diana Alves; Mariana Sousa; S. Martins; Margarida Henriques. "Attention deficit hyperactivity disorder and learning disabilities in school aged children: case study". 2019.
  12. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Struggling in mathematics: a case study". 2018.
  13. Alves, Diana; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Challenging the gap between aspirations and reality: an adolescent defining vocational choices, while struggling with cognitive difficulties". 2018.
  14. Diana Alves. "Responses to learning disabilities: not only remediation, but also prevention". 2018.
  15. S. Rowcliffe; M. Sousa; Diana Alves. "Challenging the gap between aspirations and reality: an adolescent defining vocational choices, while struggling with cognitive difficulties". 2018.
  16. Diana Alves; C. Tavares; D. Amorim; H. Sá. "Prevention response: helping young children to develop emergent literacy skills". 2018.
  17. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Mathematics learning difficulties: two case studies". 2017.
  18. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Coping with Children's Negative Emotions Scale (CCNES): validity and reliability data of the portuguese version". 2017.
  19. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Prevention of learning disabilities: multitiered models". 2017.
  20. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Promoting socioemotional and learning processes: a case study". 2017.
  21. M. Sousa; Diana Alves; T. Rocha; S. Martins; M. Reis; Margarida Henriques. "Promoting socioemotional and learning processes: a case study". 2017.
  22. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Emotional and social skills and academic performance: a triadic model for intervention in learning disabilities". 2016.
  23. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Promoção da literacia emergente à luz do modelo Response to Intervention (RTI) (Emerging literacy promotion project guided by the Intervention Response (RTI) model)". 2016.
  24. Marco Martins Bento; Alves, Diana; Orlanda Cruz; Ana Paula Silva. "Promoção da literacia emergente à luz do modelo Response to Intervention (RTI)". Trabalho apresentado em IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2016.
  25. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "A conversation about silence a clinical case of selective mutism in a school age child". 2015.
Artigo em revista
  1. Sousa, Mariana; Cruz, Sara; Silva-Fernandes, Anabela; Alves, Diana. "A structural equation model of emotion knowledge and verbal intelligence in peer acceptance in a sample of Portuguese preschoolers". Journal of Experimental Child Psychology (2025): http://dx.doi.org/10.1016/j.jecp.2024.106131.
    10.1016/j.jecp.2024.106131
  2. Ana Ganicho; Sofia Magalhães; Teresa Limpo; Marina S. Lemos; Diana Alves. "The SSIS SEL Brief Scales – Student Form: Examining the Structural Validity of a Portuguese Version". Child & Youth Care Forum (2025): https://doi.org/10.1007/s10566-024-09816-6.
    10.1007/s10566-024-09816-6
  3. Filipe Agostinho Pinto da Costa Galvinas Piedade; Diana Rute Pereira Alves; Ana Rodrigues de Lemos; Maria Catarina Leite Rodrigues Grande; Carolina Barros Guedes; Teresa Maria Pinto da Cruz Barreiros Leal; Tiago Daniel de Sousa Ferreira; Joana Dias Cadima. "‘Coaching differently’: using positive practice-based group coaching to promote personal and professional well-being". Coaching: An International Journal of Theory, Research and Practice (2025): https://doi.org/10.1080/17521882.2024.2412653.
    10.1080/17521882.2024.2412653
  4. Mariana Lopes De Sousa; Cruz, Sara; SILVA-FERNANDES, Anabela; Alves, Diana. Autor correspondente: Mariana Lopes De Sousa. "Emotion Knowledge mediates the effect of Verbal Intelligence in Peer Acceptance in a sample of Portuguese Preschoolers ¿". Journal of Experimental Child Psychology (IF=1.8) (2024):
    Aceite para publicação
  5. Carvalho, Marisa; Serrão, Rosario; Azevedo, Helena; CRUZ, JOANA; Alves, Diana; MARTINS, CRISTINA; Marques, elisabete; et al. Autor correspondente: Carvalho, Marisa. "School Psychologists's training to support inclusive education in Portugal: Trainers' perspectives of opportunities, challenges, and improvements.". School Psychology International (2024):
    Aceite para publicação
  6. Anastasia Vatou; Athanasios Gregoriadis; Maria Evagelou-Tsitiridou; George Manolitsis; Angeliki Mouzaki; Maria Kypriotaki; Vasileios Oikonomidis; et al. "Cross-Cultural Validation of Teachers Social Self-Efficacy Scale: Insights from Cyprus, Greece, and Portugal". Education Sciences (2024): https://doi.org/10.3390/educsci14080840.
    10.3390/educsci14080840
  7. Cadime, Irene; Alves, Diana; Mendes, Sofia; Pinto, Patrícia; Cruz, Joana. "Teachers’ Beliefs and Practices to Support Emergent Literacy Development in Preschool Education: The Moderating Role of Continuous Training". International Journal of Early Childhood (2024): http://dx.doi.org/10.1007/s13158-024-00393-2.
    10.1007/s13158-024-00393-2
  8. Cadima, Joana; Ferreira, Tiago; Guedes, Carolina; Alves, Diana; Grande, Catarina; Leal, Teresa; Piedade, Filipe; et al. "Does Support for Professional Development in Early Childhood and Care Settings Matter? A Study in Four Countries". Early Childhood Education Journal (2024): http://dx.doi.org/10.1007/s10643-024-01669-x.
    Publicado • 10.1007/s10643-024-01669-x
  9. Carvalho, Marisa; Serrão, Rosário; Azevedo, Helena; Cruz, Joana; Alves, Diana; Martins, Cristina; Marques, Elisabete; et al. "School psychologists’ training to support inclusive education in Portugal: Trainers’ perspectives of opportunities, challenges, and improvements". School Psychology International (2024): http://dx.doi.org/10.1177/01430343241236487.
    Publicado • 10.1177/01430343241236487
  10. CRUZ, JOANA; Alves, Diana; Carvalho, Marisa; Mendes, Sofia Abreu; RODRIGUES, BRUNA; Cadime, Irene Maria Dias. Autor correspondente: Cadime, Irene Maria Dias. "Assessment of math abilities before school entry: a tool development". Frontiers in Education 8 (2024): 1-13. https://doi.org/10.3389/feduc.2023.1347143.
    Publicado
  11. Joana Cruz; Sofia Mendes; Diana Alves; Sofia Marques; Irene Cadime. "Fluency Training for Struggling Readers: Examining the Effects of a Tier-2 Intervention in Third Graders". Education Sciences (2023): https://doi.org/10.3390/educsci13090908.
    10.3390/educsci13090908
  12. Joana Cruz; Sofia Mendes; Sofia Marques; Diana Alves; Irene Cadime. "Development of a Group Emergent Literacy Screening Tool". Children (2023): https://doi.org/10.3390/children10020306.
    10.3390/children10020306
  13. Alves, D.; Marques, S.; Cruz, J.; Mendes, S.A.; Cadime, I.. "Remote teaching practices and learning support during COVID-19 lockdowns in Portugal: Were there changes across time?". Frontiers in Psychology 13 (2022): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85135625047&partnerID=MN8TOARS.
    10.3389/fpsyg.2022.963367
  14. Cruz, J.; Mendes, S.A.; Marques, S.; Alves, D.; Cadime, I.. "Face-to-Face Versus Remote: Effects of an Intervention in Reading Fluency During COVID-19 Pandemic". Frontiers in Education 6 (2022): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85123916931&partnerID=MN8TOARS.
    10.3389/feduc.2021.817711
  15. Alves, Diana. "Spence Children¿s Anxiety Scale: Psychometric study of the children and parents¿ European Portuguese versions". (2021):
    Em revisão
  16. Mariana Fontoura; Filipa Mucha Vieira; Diana Rute Pereira Alves. "Eu gosto é do verão: psicodrama com adolescentes nas férias de verão (What I do like is the summer: psychodrama with adolescents on summer holidays)". Revista Brasileira de Psicodrama 28 1 (2020): 41-53. https://doi.org/10.15329/2318-0498.19676.
    10.15329/2318-0498.19676
  17. Diana Alves; Mariana Sousa; Stephanie Rowcliff; Margarida Henriques; Marina Serra de Lemos. "A triadic model of intervention with students with learning disabilities: a case study". (2020): https://hdl.handle.net/10216/130354.
  18. Leal da Silva, Diana Alves. "Avaliação da eficácia de um programa de promoção de competências emocionais e sociais em crianças entre os 4 e os 6 anos: Estudo do impacto na capacidade da criança para compreender emoções. (Evaluation of the effectiveness of a program to promote emotional and social skills in children between 4 and 6 years old: Study of the impact on the child's ability to understand emotions.)". (2015): http://hdl.handle.net/10400.24/474.
  19. Pereira,Carla; Soares,Luísa; Alves,Diana; Cruz,Orlanda; Fernandez,Mónica. "Conhecer as emoções: a aplicação e avaliação de um programa de intervenção ( Knowing emotions: the application and evaluation of an intervention program)". (2014): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2014000200002.
  20. Pereira, C.; Soares, L.; Alves, D.; Cruz, O.; Fernandez, M.. "Emotions: The implementaton and evaluation of an intervention program,Conhecer as emoçes: A aplicação e avaliação de um programa de intervenção". Estudos de Psicologia 19 2 (2014): 102-109. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84907578209&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/s1413-294x2014000200002
  21. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Preditores emocionais e sociais de aceitação pelos pares em crianças de idade escolar (Emotional and social predictors of peer acceptance in school-aged children)". (2010): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/92282.
Artigo em revista (magazine)
  1. Rui Maio; Grande, C.; Alves, Diana; Cadima, Joana. "Projeto #NarcisusMeetsPandora: Identidade, a representação de si e do outro nas redes sociais.", Diversidades, 2023, https://www.madeira.gov.pt/dre/Estrutura/DRE/Publicações.
Livro
  1. CRUZ, JOANA; Mendes, Sofia Abreu; Marques, Sofia; RODRIGUES, BRUNA; Alves, Diana; Lemos, Ana; Cadime, Irene Maria Dias. Autor correspondente: CRUZ, JOANA. Promover a fluência de leitura: uma intervenção preventiva| Training fluent readers: a preventive approach. Lisboa, Portugal: Universidade Lusíada Editora. 2024.
    Publicado
  2. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Promoção da literacia emergente à luz do modelo Response to Intervention (RTI) (Promotion of emerging literacy integrating the principles of Response to Intervention (RTI) model). 2017.
  3. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Assessment of children's emotion skills: uma escala de avaliação do conhecimento emocional em crianças. 2016.
  4. Diana Alves; Orlanda Cruz; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. ACES: Escala de Avaliação do Conhecimento Emocional (Assessment of Children Emotions Scale). 2013.
  5. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Academic and emotional predictors of peer acceptance. 2012.
  6. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Reacções parentais às emoções negativas dos filhos (RPEN): um questionário de avaliação da meta-emoção parental ( Parental reactions to children's negative emotions: a questionnaire to assess parental meta-emotion). 2011.
  7. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Concepções de parentalidade: o ponto de vista das crianças (Parenting conceptions: the children's point of view). 2010.
  8. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Escala de Avaliaçao do Conhecimento Emocional (EACE) - (Assessment of Children Emotions Scale). 2008.
Poster em conferência
  1. Tavares, Rita; Guichard, Sofia; Assis, Amanda; Dias, Carla; Romano, Bábara; Rocha, Beatriz; Gomes, Rafaela; Alves, Diana; Cadima, Joana. "Why do you think their family is poor? Exploring the causal attributions of poverty in middle childhood". Trabalho apresentado em Investigação Jovem da Universidade do Porto, 2023.
  2. Alves, Diana. "Contribution to a social context assessment model of social competence". 2022.
  3. Barbosa-Ducharne, Maria; Soares Joa; Baptista, Joana; Alves, Diana; Cruz, Orlanda; Abreu-Lima, Isabel; Ana Catarina Canário; Magalhães, Eunice. "AdoPt Project - Adoptive families¿ strengths, difficulties and service needs: a Portuguese follow-up study". Trabalho apresentado em ICAR7 - International Conference on Adoption Research, 2021.
  4. Alves, Diana; Henriques, Margarida R.; Sousa, Mariana; Lemos, Marina Serra. "O caso Maria: avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem". Trabalho apresentado em V Congresso Internacional e X Congresso Nacional de Psicologia Clínica V International Congress e X National Congress in Clinical Psychology, 2012.
  5. Henriques, Margarida R.; Alves, Diana; Sousa, Mariana; Lemos, Marina Serra. "A(braços) com os embaraços na leitura e na escrita: Um modelo de resposta". Trabalho apresentado em XXII Encontro Nacional de Psiquiatria da Infância e da Adolescência Abordagens Terapêuticas em Psicoterapia: Desafios e Controvérsias, 2011.
Resumo em conferência
  1. Alves, Diana. "The trilogy of social, emotional, and academic functioning into K-6 education". 2022.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Diana Rute Pereira Alves. "Aceitação pelos pares na idade escolar: antecedentes, processos e resultados desenvolvimentais (Peer acceptance by school-age children: background, processes and developmental outcomes)". Doutoramento, 2014. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/115078.
  2. Diana Alves. "O emocional e o social na idade escolar: uma abordagem dos preditores da aceitação pelos pares (The emotional and the social at school age: an approach of predictors of peer acceptance)". Mestrado, 2006. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/19962.

Outros

Outra produção
  1. Music and Music Integration in Preschool Programs: Protocol for a Scoping Review.. 2021. Lemos, Ana; Leal, Teresa; Alves, Diana; Abreu-Lima, Isabel. https://doi.org/10.17605/OSF.IO/3TGDS.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/11 Abertura do Curso ABC
(Porto, Portugal)
2022/07/21 Early Childhood Teachers Professional Development: a program based on Positive Psychology and Positive Behaviour Support.
(Porto, Portugal)
2022/06/13 Professional development and working conditions of ECEC staff in public and private settings in Portugal.
(Utrecht, Países Baixos)
2022/05/17 Efficacy of an intervention to promote reading fluency during the pandemic context https://www.encontrociencia.pt/2022/?accao=sessoestematicas&dia=todos
(LISBON, Portugal)
2022 Music and Music Integration in Preschool Programs: a Scoping Review. , 17th European Congress of Psychology - Psychology as the Hub Science: Opportunities & Responsibility, Ljubljana, Slovenia [online]., Ljubljana, Slovenia [online]., 2022-07-07, 2022
( Ljubljana,, Eslovénia)
2021/01/06 Communication entitled "Managing Child Anxiety in the Face of Pandemic Situation - Reflection and Intervention", integrated into the Seminar "Specialized Care in the context of Vulnerability in Children and Adolescents", which took place during the 6th and 7th of January 2021, organized by the 14th Specialization Post-Graduation Course in Child Health Nursing and Pediatrics, from the Higher School of Health of the Portuguese Red Cross - Lisbon. Managing Child Anxiety in the Face of Pandemic Situation - Reflection and Intervention
2020/09/05 Sociometric types and academic achievement in preadolescents and adolescents European Association for Research on Adolescence (EARA) 2020 (Online) Conference
(Porto, Portugal)
2020/09/05 Sociometric types and academic achievement in preadolescents and adolescents European Association for Research on Adolescence (EARA) 2020 (Online) Conference
(Porto, Portugal)
2020/06/05 He promoted the lecture «The Others in Socioemotional Skills» within the scope of ANEP All Around At Home - organized by the National Association of Psychology Students (ANEP), on June 5, 2020, via Zoom. «The Others in Socioemotional Skills
(Portugal)
2019/05 THE IMPACT OF ADHD IN ACADEMIC AND SOCIOEMOTIONAL ADJUSTMENT: MULTIMODAL INTERVENTIONS 5th International Congress of Clinical and Health Psychology on Children and Adolescents,
(Oviedo, Espanha)
2019 Attention Deficit Hyperactivity Disorder and Learning Disabilities in school-aged children: an example of a multimodal intervention 7th World Congress on ADHD From Child to Adult Disorder
2019 Portuguese version of the Spence Children’s Anxiety Scale, self (SCAS) and parent-report (SCAS-P). 15th European Conference on Psychological Assessment
2019 Attention deficit hyperactivity disorder and learning disabilities in school-aged children: case study. 5th International Congress of Clinical and Health Psychology on Children and Adolescents
2019 The impact of attention deficit hyperactivity disorder on social adjustment: a clinical case. 5th International Congress of Clinical and Health Psychology on Children and Adolescents
2019 The case of João: attention deficit hyperactivity disorder and tourette's syndrome comorbidity 5th International Congress of Clinical and Health Psychology on Children and Adolescents
2019 Xeque In & Out: an intervention proposal for children and adolescents with ADHD 5th International Congress of Clinical and Health Psychology on Children and Adolescents
2018/11 "Promotion of literacy in Portugal: investigation and intervention” 1 st Literacy Summit
(Porto, Portugal)
2018/11 RESPONSES TO LEARNING DISABILITIES: NOT ONLY REMEDIATION, BUT ALSO PREVENTION. 4th International Congress of Clinical and Health Psychology on Children and Adolescents
(Palma Maiorca, Espanha)
2018 Direct and indirect relationships among school-aged children’s temperament, socio-emotional skills and peer acceptance Regional Workshoop: “Social competence and interpersonal relationships: from individual to the context”. Universidade Católica del Sacro Cuore – Millan, Italy.
2018 The effects of parental meta-emotion on school-aged children’s behavioral and social adjustment. Poster 9th Congress European Society on Family Relations
2018 Implementation of the "Response to Intervention" model in promoting emergent literacy. 1 st Litercay Summit
2018 Prevention response: Helping young children to develop emergent literacy skills 4 th International Congress of Clinical and Health Psychology on Children and Adolescents. AITANA
2018 Challeging the gap between aspirations and reality: an adolescent defining vocational choices, While struggling with cognitive difficulties 4 th International Congress of Clinical and Health Psychology on Children and Adolescents. AITANA
2018 Prevention response: Helping young children to develop emergent literacy skills. Challeging the gap between aspirations and reality: an adolescent defining vocational choices, While struggling with cognitive difficulties
2017/11 PREVENTION OF LEARNING DISABILITIES: MULTITIERED MODELS 3rd International Congress of Clinical and Health Psychology on Children and Adolescents
(Madrid, Espanha)
2017 Coping with Children’s Negative Emotions Scales (CCNES) – validity and reliabity data of the Portuguese version 4th European Conference on Psychological Assessment
2017 Multiple predictors of peer acceptance in school aged children 18th EADP European Conference on Developmental Psychology
2017 Using Clay's task to assess concepts about print. I Congreso Internacional de Psicología, Salud y Educación
2017 Mathematics learning difficulties: Two case studies 3Rd International Congress of Clinical and Heath Psychology with Children and Adolescents
2017 Promoting socioemotional and learning processes: a case study. 3Rd International Congress of Clinical and Heath Psychology with Children and Adolescents
2016 Temperamental, emotional and social predictors of childhood externalizing problems 11th International Conference on Child and Adolescent Psychopathology.
2016 Emotional and social skills and academic performance: A triadic model for intervention in learning disabilities. II International Congress of Clinical and Heath Psychology with Children and Adolescents
2015 Child, family, and school: A triadic perspective on assessment and intervention 5Th Ensec Conference
2015 The positive effects of a triadic perspective on assessment and intervention (Child, family and scholl) In a 14 years old boy with learning disabilities. 5Th Ensec Conference
2015 Psychological support with adoptive children: connecting emotional and educational support. 5Th Ensec Conference
2015 Negative affectivity and peer acceptance in school-age children: the mediating role of social abilities. 17th European Conference of Developmental Psychology
2015 A conversation about silence a clinical case of selective mutism in a school age child I International Congress of Clinical and Heath Psychology with Children and Adolescents
2013 A triadic model for learning disabilities 1º Congresso Mundial de Comportamentos de Saúde Infanto-Juvenis/IV Congresso Nacional de Educação para a Saúde
2013 A versão portuguesa da Emotion Regulation Checklist (ERC) (The Portuguese version of the Emotion Regulation Checklist (ERC)) IX Congreso Iberoamericano de Evaluación Psicológica
2013 Emotion regulation in Portuguese school-age children: Emotion Regulation Checklist 4th ENSEC
2013 Model of assessment and intervention in learning disabilities: a case illustration. 35th International School Psychology Association Conference
2013 Assessment and intervention in learning disabilities: an operationalization of psycholinguist perspective 35th International School Psychology Association Conference.
2013 Does Emotional Competence mediate relation between Maternal Meta-emotion Philosophy and Children´s Peer Acceptance 16th European Conference on Developmental Psychology
2012 "Academic and emotional predictors of peer acceptance", 15th European Conference on Developmental Psychology
2011 Reações parentais ás emoções negativas dos Filhos (RPEN): um questionário de avaliação da meta-emoção parental (Parental reactions to children's negative emotions (RPEN): a questionnaire to assess parental meta-emotion) VIII Congresso Ibericoamericano de Avaliação/Evaluacion Psicologica- XV Conferencia Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
(Portugal)
2009 Emotional Knowledge and Time with Peers 14 th European Conference on Developmental Psychology
(Lituânia)
2008 Escala de Avaliação do Conhecimento Emocional (EACE) (Emotional Knowledge Assessment Scale) XII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
(Braga, Portugal)
2007 Social and Emotional Predictors of Peer Acceptance 13th European Conference of Developmental Psychology.
(Alemanha)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019/01/05 - 2020/07/23 A Visão das Famílias e dos Profissionais sobre o Escutismo: Estudo Exploratório (The Vision of Families and Professionals on Scouting: Exploratory Study)
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019/01/06 - 2020/07/20 As Dificuldades de Aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico: Ecos de um novo Decreto Lei (Learning Disabilities in the Primary School: Echoes of a new Decree-Law)
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019/01/06 - 2020/07/20 Conhecimento emocional e qualidade do processamento da informação social na idade pré-escolar (Emotional Knowledge and Quality of Social Information Processing in Preschool Age)
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 - 2019 Preditores da leitura e da escrita no 2º ano de escolaridade (Predictors of reading and writing in the 2nd grade)
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 - 2019 Contributo para um Modelo de Avaliação da Competência Social em Contexto Escolar (Contribution to a Social Competence Assessment Model in School Context)
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 - 2019 Contributos da Meta-Emoção Parental e da Competência Emocional na Aceitação Pelos Pares (Contributions of Parental Meta-Emotion and Emotional Competence in Peer Acceptance)
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 - 2019 Estudo Exploratório sobre Associação entre a Adaptação Académica e Indicadores da Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção em Estudantes do Ensino Superior (Exploratory study of the association between academic adaptation and indicators of Attention Deficit Hyperactivity Disorder t in Higher Education Students)
Coorientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 Estudo longitudinal: preditores do processo da aprendizagem da leitura e da escrita (Longitudinal study: predictors of the process of learning to read and write)
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 Efeitos do programa Amigos do Ziki nas competências socioemocionais no período pré-escolar (Effects of the Ziki´s Friends program on socioemotional skills in the preschool period)
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 Spence Children´s Anxiety Scale: estudo psicométrico da versão portuguesa de crianças e pais (Spence Children´s Anxiety Scale: a psychometric study of the Portuguese version of children and parents)
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 Pela saúde mental na adolescência (For mental health in adolescence)
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 - 2017 O papel da ansiedade generalizada e dos resultados escolares na rejeição pelos pares no 2º ciclo do ensino básico (The role of generalized anxiety and school results in peer rejection in the 5th and 6th grade)
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 - 2017 Preditores dos índices de qualidade da vizinhança das mães e educadoras de infância (Predictors of quality indexes in the neighborhood of mothers and kindergarten teacher)
Orientador
Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 - 2016 O papel da meta-emoção parental na competência emocional de crianças em idade escolar (The role of parental meta-emotion in the emotional competence of school children)
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 - 2016 Preditores emocionais e sociais da competência académica no 1º ciclo do ensino básico (Emotional and social predictors of academic competence in the primary school)
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 - 2016 Preditores da escrita de palavra no 1º e 2º anos de escolaridade (Predictors of word writing in the 1st and 2nd grade)
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 - 2016 (Re)visões sobre as dificuldades de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico ((Re) views on learning difficulties in the primary school)
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 - 2016 Preditores da leitura e da escrita: consciência fonológicas e linguagem oral (Predictors of reading and writing: phonological awareness and oral language)
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 - 2016 Implementação do modelo Response to Intervention (RTI) na promoção de competências de literacia emergente ( Implementation of the Response to Intervention (RTI) model to promote emergent literacy skills)
Coorientador
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/01/09 - 2021/01/09 GOT TALENT Project - innovation and social entrepreneurship initiative which aims to activate social innovation processes and attract social investment, to promote development sustainable use of the territory, at an economic, social and environmental level. Activities: listening to the Young members of Associations of the Municipality of Vale de Cambra and other Agents of the territory, to identify the current challenges and needs of the Municipality and realize how young people, can contribute positively to the creation of responses. (2021/01 - 2021/01) Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria, Portugal
2020/05/29 - 2020/06/19 Two Webinars 1. Back to school- webinar after the COVID 19 lockdown. A panel of experts and representatives of the Portuguese government. https://youtu.be/iLDE92cOr10. 2. Back to work- webinar after the COVID 19 lockdown. A panel of experts and representatives of the Portuguese government. https://www.youtube.com/watch?v=5jy-FiKax6w (2020/05/29 - 2020/06/19)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/06/09 - 2022/06/09 Webinar Specific Educational Needs: Past, present and future https://www.youtube.com/watch?v=Y8aSrYJYSQ8, 2022
Seminário
Specific Educational Needs: Past, present and future
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2021/02/10 - 2021/02/10 Participated in the Webinar Child Protection System in addition to pandemic: what challenges and opportunities? , organized by the ProChild Academy. The Webinar was attended by Rui Godinho (Santa Casa da Misericórdia of Lisbon), Paulo Guerra (Center for Judicial Studies), Inês Amaro (Instituto Social Security) and Rosário Farmhouse (National Commission for the Promotion of Rights and Protection of Children and Youth).
Seminário
“Child Protection System in addition to pandemic: what challenges and opportunities? ”
Academia-ProChild Academy, Portugal
2020/11/18 - 2020/11/21 Moderated the invited Symposium titled ONCE UPON A TIME THERE WAS A CHILD WITH LEARNING DIFFICULTIES BUT NOW IT’S TIME TO PROMOTE CHILDREN’S SCHOOL READINESS
Congresso
6th International Congress of Clinical and Health Psychology in Children and Adolescents
AITANA , Espanha
2019/02/08 - 2019/05/22 BRIEF TRAINING COURSE 1. Stress: Using Mindfulness to Manage an Automatic Biological Response DATA: 8 February 2019 Duration: 3h 2.The Energy of Emotions: The Foundational Role of Consciousness DATA: 23 April 2019 Duration: 3h 3.Attention training DATA: 22 May 2019 Duration: 3h
Oficina (workshop)
Pedagogical Innovation Courses- University of Porto
University of Porto _ Reitoria, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/11 Emotional regulation of employed children: impact of the family experience of adoption
Arguente principal
Estudante: Ana Raquel Gomes Pacheco (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2023/11 The fears, losses and changes in the lives of institutionalized children
Arguente
Ana Sofia Martins Soares (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2023/11 Contributions of the invented writing task and analysis of the results of its application with children at the end of preschool
Arguente
Carolina Moniz Mateus (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2023/07 Understanding the process of anticipating retirement based on the analysis of professional paths: “The Bank at a certain point reminds us that that place is not ours”
Presidente do júri
Sofia Carneiro de Sousa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2023/07 Programa de Promoção de Competências Socioemocionais em Idade Pré-Escolar(Emogenius): Um Estudo Piloto
Orientador
Francisca Alves Adrego (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2023/07 Mapping of Music Therapy in Portugal
Orientador
Inês Torrão Pentieiros (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2023/07 The Role of Parental Meta-Emotion in the Socio-Emotional Skills of School-Aged Children
Orientador
Patrícia Manuela da Rocha Moreira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2022/11 Coping with an emotional stringendo: the role of dysfunctional coping in music performance anxiety
Orientador
Sara Alexandra da Costa Ferreira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2022/11 The (in)definitions of education professionals about learning difficulties
Orientador
Carla Madalena Gomes de Sousa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2022/07 Meta-analysis on the neurophysiological modulation of attention to threat by anxiety: data on the P3 and LPP
Presidente do júri
Catarina Alexandra Alves Botelho (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2022/07 Tell me what you see, I'll tell you how you relate: Rorschach test and attachment theory
Presidente do júri
Joana Cabral Almeida (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2022/07 The role of helicopter parenting and perfectionism in the academic satisfaction of generation Z college students
Orientador
Nuno Filipe Mota Costa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2022/06 Socio-emotional predictors of academic performance of 5th Grade students
Orientador
José António de Sousa Gonçalves (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2021/07 Contributions of cognitive and emotional processes to social adjustment in preschool age
Orientador
Sandra Filipa Duarte Patoilo (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2021/07 The Growing with Sophia project
Orientador
Ana Alexandra Fonseca Vilela (Mestrado)
2021/07 The role of positive parental meta-emotion on preschoolers' socioemotional skills
Orientador
Gabriela Filipa Fonseca Pinto (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2021 A look at the role of the school psychologist in the last three decades
Orientador
Vera Susana Tinoco dos Santos Rodrigues (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2020/12 "Literacy, Numeracy and Motricity Skills: A Study with Preschool Children"
Arguente
Eliana Raquel da Silva Machado (Mestrado)
FPCE UP, Portugal
2020/11 Marital Satisfaction, Sexual Satisfaction and Body Image in Couples - Exploratory Study.
Presidente do júri
Telma Eugénia Alves Gomes (Mestrado)
FPCE UP, Portugal
2020/11 The development of the perception of ambivalent emotions and the resolution of social problems in children aged 6 to 8 years
Arguente
Isabela Fontes De Melo (Mestrado)
FPCE UP, Portugal
2020/11 Measuring the Social Impact of the Grow Innovation Program of IRIS - Regional Incubator for Social Innovation: Between the Confrontation with the Requirements of Innovation and Social Entrepreneurship and the Support for Training to do so¿
Presidente do júri
Tiago João Ferreira Monteiro (Mestrado)
FPCE UP, Portugal
2020/10 "Impact of the ImprovementCog cognitive stimulation program on quality of life, anxiety, and depression in elderly people with Mild Cognitive Deficit and Dementia".
Presidente do júri
Sara Joana Ferreira Moreira (Mestrado)
FPCE UP, Portugal
2020/10 My mind speaks a language that I cannot verbalize: a study on the avoidance response style to the Rorschach test
Arguente
Maria da Silva Magro Canilho Ferreira (Mestrado)
FPCE UP, Portugal
2020/07 The Vision of Families and Professionals on Scouting: Exploratory Study
Orientador
Bruna Sofia da Silva Ferreira (Mestrado)
FPCE UP, Portugal
2020/07 Mindfulness practice as a promoter of executive functioning in students of the 3rd year of schooling
Arguente
Patrícia Sofia Almeida Reis (Mestrado)
FPCE UP, Portugal
2020/07 “Study of Predictors of Social Competence in Adopted and Non-Adopted Children”
Arguente
Mariana Faria Schwarz (Mestrado)
FPCE UP, Portugal
2020/07 “Motivational atmosphere in football in the context of children and adolescents: the role of parents and coaches”
Arguente
Carolina Pinto Vieira (Mestrado)
FPCE UP, Portugal
2020/07 “Burnout and Work-Family Conflict: a study with Lawyers”
Presidente do júri
Andreia Filipa Gonçalves da Silva (Mestrado)
FPCE UP, Portugal
2020/07 Emotional Knowledge and Quality of Social Information Processing in Preschool Age
Orientador
Francisca de Gusmão Calheiros Nunes da Silva (Mestrado)
FPCE UP, Portugal
2019 Relatório Científico-Profissional de Mestrado Integrado em Psicologia (Scientific-Professional Report of Integrated Master in Psychology)
Arguente
Liliana Conceição Pereira da Silva (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 Sinais de Alerta nas Perturbações do Espectro do Autismo: Estudo Retrospetivo (Warning Signs of Autism Spectrum Disorders: Retrospective Study)
Arguente
Marta Sofia Azevedo Teixeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 Apoio social, bem-estar subjetivo e solidão em idosos: Estudo comparativo entre Brasil e Portugal (Social support, subjective well-being and loneliness in the elderly: a comparative study between Brazil and Portugal)
Presidente do júri
Graziele Rubin Baronio (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 A relação trabalho-família como fonte de stress ocupacional em bombeiros portugueses (The work-family relationship as a source of occupational stress in Portuguese firefighters)
Presidente do júri
Ana Sofia da Cruz Ferreira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 A relação entre o conhecimento emocional e o rendimento escolar (The relationship between emotional knowledge and school performance)
Arguente
BENILDE BARBOSA DA SILVA (Mestrado)
2019 Impacto de incidente crítico no Esquecimento Dirigido: memória traumática na ferrovia em Portugal (Impact of a critical incident on Managed Oblivion: traumatic memory on the railroad in Portugal)
Presidente do júri
Manuel Sérgio Arada da Fonseca (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 Motivação e competências de escrita em alunos do 8.º ano: Adaptação da Escala de Fontes de Autoeficácia na Escrita (Motivation and writing skills in 8th grade students: Adaptation of the Scale of Sources of Self-efficacy in Writing)
Arguente
Mariana Dias Teixeira Moreira da Silva (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 Preditores individuais, familiares e extrafamiliares de competência social em crianças adotadas: um estudo multi-informantes (Individual, family and extra-family predictors of social compatibility in adopted children: a multi-informant study)
Arguente
Joana Lara Ferreira Soares (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 A relação entre o conhecimento emocional e o rendimento escolar (The relationship between emotional knowledge and school performance)
Arguente
Benilde Barbosa da Silva (Mestrado)
Universidade Lusíada do Porto, Portugal
2018 Já leu um livro hoje?: estudo da relação entre comportamentos de leitura e a memória operatória (Have you read a book today ?: study of the relationship between reading behaviors and operative memory)
Presidente do júri
Patrícia Alexandra Soares Campos (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 Empatia, Relação Professor Aluno e Comportamentos de Aprendizagem (Empathy, Teacher-Student Relationship and Learning Behaviors)
Arguente
Bárbara Rocha Dias (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 Diferenças no acordo entre informadores na avaliação de sintomas psicopatológicos em função do nível de realização académica em estudantes portugueses (Differences in the agreement between informants in the assessment of psychopathological symptoms according to the level of academic achievement in Portuguese students)
Arguente
Sofia Ortigão de Oliveira Matos Dias (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2017 Realização académica e problemas de internalização em estudantes do 2º e 3º ciclo do ensino básico e estudantes do ensino secundário (Academic achievement and internalization problems in students of middle and secondary school)
Arguente
Eloide dos Santos (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2017 Interação pais-criança em situação de jogo livre. Um estudo exploratório (Parent-child interaction in a free game situation. An exploratory study)
Arguente
Andreia Patrícia Amaral Rodrigues (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 Conflito trabalho-família, stress parental e comportamento de externalização em crianças em idade pré-escolar (Work-family conflict, parental stress and externalizing behavior in preschool children)
Arguente
Micael Batista Santos (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 Histórias de vida de mulheres líderes portuguesas: vivências e significados (Life stories of Portuguese women leaders: experiences and meanings)
Presidente do júri
Diana Gabriela Barbosa Lopes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 Efeito do poder associado a legitimidade e estabilidade sobre a responsabilidade à reivindicação dos outros ( Effect of the power associated with legitimacy and stability on the responsibility for the claim of others)
Presidente do júri
Ricardo Begonha Moreira Gonçalves (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 “Teamwork in the Academia – An empirical study”,
Arguente
Zita Dulce Pacheco (Doutoramento)
Universidade da Madeira, Portugal
2015 “Indicadores Psicológicos e de Qualidade de Vida de Pacientes em Contexto Hospitalar: Um contributo para o trabalho de equipa na psicologia da saúde” (Psychological and Quality of Life Indicators of Patients in Hospital Settings: A Contribution to Teamwork in Health Psychology”)
Arguente
Fátima Liliana Gouveia Roque (Doutoramento)
Universidade da Madeira, Portugal
2015 Promoção da fluência manuscrita em crianças com dificuldades da transcrição. (Promotion of handwritten fluency in children with transcription difficulties")
Arguente principal
Naiana Maria Soares Bezerra Parente (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Medicina, Portugal
2015 Constituição de amostras em estudos sobre dislexia (Constitution of samples in studies on dyslexia)
Arguente
Cristina Maria da Silva Gomes (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2015 Perspetiva de Crianças Adotadas sobre as relações familiares e sociais (Perspective of Adopted Children on family and social relationships)
Arguente
Cristina Domingues (Mestrado)
Centro de Psicologia da Universidade do Porto -Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015 Reabilitação Cognitiva na lesão cerebral adquirida: Desenvolvimento e implementação do programa CareBest (Cognitive Rehabilitation in acquired brain injury: Development and implementation of the CareBest program)
Presidente do júri
Vera Patrícia Correia Fernandes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015 Contribuição para a validação portuguesa da bateria de avaliação cognitiva (BACB): Estudo comparativo entre Grande Porto e Lezíria do Tejo (Contribution to the Portuguese validation of the cognitive assessment battery (BACB): Comparative study between Greater Porto and Lezíria do Tejo)
Presidente do júri
Telma Alexandra Pinheiro Miranda (Mestrado)
2014 A meta-emoção parental e os seus efeitos no conhecimento emocional em crianças de idade escolar ( Parental meta-emotion and its effects on emotional knowledge in school-age children)
Arguente
Eloice Cremilde Inácio Chongo (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 Regulação emocional de crianças adotadas: impacto da vivência familiar de adoção (Emotional regulation of adopted children: impact of family adoption experience)
Arguente
Ana Raquel Gomes Pacheco (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 Os medos, as perdas e as mudanças na vida das crianças institucionalizadas (Fears, losses and changes in the lives of institutionalized children)
Arguente
Ana Sofia Martins Soares (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 Ser adotado na escola: estudo dos preditores da vivência de adoção na escola (Being adopted at school: study of predictors of the experience of adoption at school)
Arguente
Anne-Sophie de Sá Carvalho (Mestrado)

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2018/01 - 2018/02 4th International Congress of Health of Polytechnic Institute Leiria (Leiria, Portugal, 11 and 13, may, 2018, “Global Health Trends Leiria

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021/01/09 - Atual Horizon Research Publishing, USA (HRPUB) Kevin Nelson
2020/06/20 - Atual Frontiers in Psychology (1664-1078 ) Isabel Menezes
2015/05 - Atual Revista Argentina de Ciencias del Comportamiento (1852-4206)
2015 - Atual Paidéia (Ribeirão preto) (ISSN 0103-863X )
2018 - 2021 Psicologia Reflexão e Crítica
2019 - 2019 Australian Journal of Learning Disabilities (1324-8928) Informa UK (Taylor & Francis)

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2016 - 2020 Member of the Curriculum Vitae evaluation team for the 180/240 ECTS competition in the Psychological Intervention, Education and Human Development. Analysis of candidates' CVs and individual interviews.
Avaliador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2015 Participation in evaluation panels of scientific projects submitted to the Agencia Nacional de Investigación e Innovación (ANII) of Uruguay in the Education sector. ANII is a governmental entity that promotes research and the application of new knowledge to the country's productive and social reality. ANII makes public resources available for research projects, national and international graduate scholarships and programs to encourage innovative culture and entrepreneurship, in the public and private sectors.
Avaliador

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021/01/30 - Atual Project PONTES The project aims to promote socio-emotional skills in students who attend the 5th grade of schooling in times of Pandemia-COVID-19. Supervises the implementation and implementation of an Evidence-Based Practice Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz, Portugal
2018/09 - Atual O "Crescer do ser" is a preschool program that aims to promote school readiness in families. The main aims were: connected to the enhancing children's self-regulation and autonomy, improve parents' engagement in their children's early learning experiences, and reinforce parent/child/teacher relationships. The consulting review the theoretical framework and supported the design, and implementation of the project in two kindergartens (one public and one private). CENTRO DE BEM-ESTAR INFANTIL E JUVENIL DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, Portugal

Agrupamento de Escolas da arrifana , Portugal
2016/09/30 - Atual This project "O Crescer do ler" aims to promote emergent literacy in kindergarten, design based on the RTI model. Consultant with psychologists involved in the implementation of the project: a)universal screening, implementation of different levels of intervention and monitoring of intervention; b) activities implemented in the educational community and c) activities developed with the parents of the children involved in the project. The consultancy developed with pre-school teachers aiming to promote the pedagogical practice. Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2022/01 - 2033/12 PlenaMente- Câmara Municipal VIla do Conde This is a municipal program to promote mental health in a school context, included in the Action Plan for Disadvantaged Communities 2023-2025. The program will focus on young people attending the second and third cycles of basic education, but also secondary school students, teachers and educational assistants, families, and the educational community in general. https://noticiasondaviva.pt/promocao-da-saude-mental-chega-as-escolas-vilacondenses/ https://noticias.up.pt/fpceup/a-fpceup-colabora-na-qualid
2018/10/01 - 2022/10/01 Emogenius Project: a new social-emotional learning Portuguese program created by a multidisciplinary team of psychologists and pediatricians, directed to 4 and 5-year-old children, intending to promote social-emotional competence, while placing a special focus on the mind and body connection, and mindfulness exercises. Agrupamento de Escolas Eugénio de Andrade, Portugal
2019/09/09 - 2021/07/30 VOO MATEMÁTICA: PROJECT TO PROMOTE MATH SKILLS IN PRESCHOOL Early mathematics skills are promoted through simple activities and interactions that stimulate number sense, arithmetical thinking, and problem-solving strategies, as well as other cognitive abilities associated with mathematical performance, such as the spatial-temporal orientation, working memory, attention planning, between others. The project aims to evaluate the efficacy of interventions in 150 preschool children. Agrupamento de Escolas Samora Correia , Portugal
2016/09/30 - 2020/07/30 Os pés do PES ( The feet of the Health Promoting School) In a school context, health education consists of providing children and young people with knowledge, attitudes, and values that help them to make choices and make decisions appropriate to their health and their physical, social and mental well-being, as well as the health of those around them, thus giving them an intervention role. The project Os pés do PES aims to 1. Identify the various types of behavior related to interpersonal problems through a longitudinal study integrating measures of Agrupamento de Escolas Eugénio de Andrade, Portugal
2017/09/30 - 2019/07/11 This project implemented in Public School - Agrupamento de Escola de Sande - aims to promote emergent literacy in kindergarten, design based on the RTI model. The consulting with teachers of kindergarten involved in the implementation of the project occurred during the universal screening, implementation of different tiers of intervention and monitoring of intervention. Agrupamento de Escola de Sande , Portugal
2014/09/16 - 2018/07/05 This project design based on the multi-tier system of supports, implemented in three Public School of DRE da RAM - aims to promote academic success and socioemotional adjustment at the beginning of primary school, design based on the RTI model. The consulting with psychologist responsible from the project support the design of universal screening, implementation of different tiers of intervention and monitoring of intervention. Diercção Regional da Educação - Madeira , Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2013/01 - 2023/12 Loss in infancy (Pós-Graduação) Instituto Português de Psicologia, Portugal
2022/10 - 2023/06 Promoting the Well-Being of Early Childhood Educators by Supporting Positive Behavior in Pre-School Education (Curso de Especialização Tecnológica)
2021/02/01 - 2021/06/22 Promoting of the training course for pre-school teachers - The Growth of Reading and Being - Multilevel intervention project in the field of literacy and emerging numeracy and socio-emotional skills. (Outros)
2019/06/17 - 2020/06/28 Specialized Training in Psychology with Intervention in the School Context: Approaches Applied to Build a More Inclusive School (25hours) (Outros) Direção-Geral da Educação, Portugal
2020/01/10 - 2020/01/10 Promotion of a training course for School Psychologists and CRE Psychologists, entitled: Psychology in the school context - evaluation by reference to the curriculum: models, instruments and practices. Duration: 10 hours, organized by Direção Regional de Educação, em parceria com Direção-Geral da Educação, Código: ITG-1839/19. Direcção Geral da Educação da Região Autónoma , Portugal
2008 - 2020 Learning disabilities: reading and writing. Duration: 25 hours Target population: pre-school teachers, teachers and educational psychologists (Outros)
2012/01 - 2014/01 Cognitive Assessment with children and adolescents: Wechsler intelligence scale for children Clinical assessment with children and adolescents (Pós-Graduação) Instituto CRIAP, Portugal
2008/11 - 2008/11 Assessment and Intervention in Learning Disabilities Profiforma, Portugal
2004/09 - 2004/10 Assessment of learning disabilities: reading and writing (Pós-Graduação) Colégio dos Altos Estudos, UCAE, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2023/03/02 Should we study with our children? Devemos estudar com os nossos filhos? VISÃO JÚNIOR
2023/03 How to talk about war with your children? Como falar da guerra com os seus filhos ? VIsão Junior
2021/02/04 Confined and irritated: 5 tips to avoid conflicts at home Confinados e irritados: 5 conselhos para evitar conflitos aí por casa VISÃO JÚNIOR
2021/02/03 Article from Visão Júnior magazine that aims to leave brief guidelines and suggestions for families to deal with emotional distress in contexts during confinement. "Confined and angry: 5 tips to avoid conflict at home" Visão Júnior
2020/09/21 Participated in the "Visão Junior” (Portuguese magazine) in the "Especial Escola" section, about the main fears of children and young people in relation to the various changes caused by the pandemic on their return to school. Visão Júnior
2020/04/14 Participated in the "Publico Forum- portuguese newspaper) Parents and children in isolation: how to manage the emotional impact on children? The emotional impact on children during the COVID-19 pandemic Participou no Fórum Público Pais e filhos em isolamento: como gerir o impacto emocional nas crianças? O impacto emocional nas crianças em tempo da pandemia COVID-19 Público
2019/02/06 Magazine JN article, When parents do not agree on their children's education Article that addresses the impact of parenting practices Artigo da revista Magazine JN, Quando os pais não estão de acordo na educação dos filhos Artigo sobre o impacto das práticas parentais Jornal de Noticias
2017/11/26 Public newspaper article entitled: REPORTAGEM How many words do you say in a minute? Problems with language are prevented in preschool, 26 November, 2017https://www.publico.pt/2017/11/26/sociedade/reportagem/quantas-palavras-dizes-num-minuto-problemas Artigo do jornal Público intitulado: REPORTAGEM Quantas palavras dizes num minuto? Problemas com a língua previnem-se no pré-escolar, 26 de novembro de 2017 https://www.publico.pt/2017/11/26/sociedade/reportagem/quantas-palavras-dizes-num-minuto-problemas-com-a-lingua-previnemse-no-preescolar-1793177 Público
2017/05/05 Interview (newspaper). Title: The Porto project aims to prevent learning difficulties in kindergartens. description of the emerging literacy promotion project. Projeto do Porto visa prevenir dificuldades de aprendizagem em jardins-de-infância. descrição do projeto depromoção de literacia emergente. Diário de Noticias

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2023/11/17 - Atual MOCHILA CULTURAL DIGITAL - PNA Filme Debate #LINGO. O desfio de crescer na era das redes sociais -
2023/01/26 - Atual IndieJunior Porto. Mochila Cultural Digital e foi transmitida em direto no canal de youtube da DGEstE Ministério da Educação. Viver O Luto Através da Arte,
2014/06/11 - Atual Canal Superior report entitled: Study techniques, what do the experts say? June 2014, https: //information.canalsuperior.pt/noticias/18035 Reportagem do Canal Superior intitulado: Técnicas de estudo o que dizem os especialistas? junho de 2014, https://informação.canalsuperior.pt/noticias/18035 Hábitos e Competências de Estudo
2021/01/30 - 2021/02/05 Participated in the "Points in the II´s" (information program) - Portuguese program in a Portuguese channel of tv - Porto Canal. The importance of cartoons for inclusion.
2021 - 2021 PONTOS nos II`s "Os desenhos animados são muito para lá do entretenimento"

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2018/11 - Atual Member of ELN- European Literacy Network COST is supported by the EU Framework Program Horizon 2020
2018/02 - Atual INTERNATIONAL SOCIETY FOR THE STUDY OF BEHAVIOURAL DEVELOPMENT (ISSBD) Member
2016 - Atual Member of Order of Portuguese Psychologists (OPP) n. 2808; certified specialist in Educational Psychology and Clinical Psychology.
2016 - Atual Member of Order of Portuguese Psychologists (OPP) n. 2808; certified advanced specialty in Early Intervention and Special Educational Needs.
2019/04/05 - 2021/01/22 Order of Portuguese Psychologists (Ordem dos Psicólogos Portugueses;OPP) Member of the Jurisdictional Council (Membro Vogal do Conselho Jurisdicional, MCJ-OPP) Member of the Jurisdictional Council (Membro Vogal do Conselho Jurisdicional, MCJ-OPP)

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022/10 - Atual Clínica y salud Investigación Empírica en Psicología
2022/03 - Atual Social Development
2022/01 - 2024/01 International Journal of Environmental Research and Public Health
2021 - 2024 Frontiers in Psychology
2019/01 - 2024 Psicologia: Reflexão e Crítica
2021/09 - 2023/03 Canadian Journal of School Psychology
2021/09 - 2021/10 Australian Journal of Learning Difficulties