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Maria da Conceição Barbosa Rodrigues Mendes. Professora Catedrática do Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela. Docente há 34 anos, dos quais 26 no Ensino Superior. A actividade docente universitária é realizada ao nível da graduação e da pós-graduação assegurando as unidades curriculares de Metodologia de Investigação em Educação (Licenciatura), Metodologia de Investigação Científica, Políticas Educativas, Currículo e Interdisciplinaridade (Mestrado). A leccionação da unidade curricular de Metodologia de Investigação em Educação constitui o foco de actuação pedagógica actual. Para além do vínculo formal e institucional com o ISCED-Benguela, no âmbito da pós-graduação (Mestrado) é docente convidada do Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo e da Huíla. A actuação científica inscreve-se na linha de investigação de políticas e práticas de gestão no ensino superior, focalizando a avaliação institucional e a avaliação das aprendizagens. Das investigações científicas realizadas resultaram diversas publicações sob a forma de comunicações, artigos, livros e capítulos de livros, de autoria individual ou partilhada com docentes e investigadores, nacionais e/ou estrangeiros. A participação em bancas de examinadores de âmbito local e internacional constitui outra dimensão da actuação científica da docente. Publicou diversos artigos, livros, capítulos de livros e comunicações em eventos científicos nacionais e internacionais. São de destacar 2 artigos em revistas especializadas. No domínio da administração e gestão, a docente acumula experiências decorrentes do exercício de cargos de direcção e de chefia ao nível dos órgãos de tutela do Ensino Superior em Angola (Directora Nacional) e da Unidade Orgânica, na gestão do pelouro académico, científico e de titular do órgão de gestão. O desempenho profissional é, particularmente reforçado com a especialização académica em administração escolar, bem como, com a participação em comissões técnicas de âmbito nacional para a conformação de políticas de avaliação que resultou no estabelecimento do Regime Jurídico de Avaliação e Acreditação da Qualidade das Instituições de Ensino Superior em Angola. A integração em fóruns colegiais da Universidade e da Unidade Orgânica conferem também créditos ao desenvolvimento profissional e à acumulação de experiências no âmbito da concepção e da gestão de processos organizacionais. A afiliação científica confere à docente integração em redes internacionais de investigadores destacando-se o Fórum de Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES), o Fórum Internacional de Política e Administração da Educação (InterEduc), a Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (AICSH-LP), Fórum Português de Administração Educacional (FPAE), a Sociedade Portuguesa de Ciências da educação (SPCE) e colaboradora do Centro de Investigação da Universidade do Minho (CIEd).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria da Conceição Barbosa Rodrigues Mendes

Nomes de citação

  • Mendes, Maria

Identificadores de autor

Ciência ID
F314-99C0-1646
ORCID iD
0000-0003-4904-7056
Google Scholar ID
https://scholar.google.com.br/citations?user=3o5JTEEAAAAJ&hl=pt-BR

Telefones

Telemóvel
  • (+244) 923615107 (Pessoal)

Moradas

  • Benguela, 1451, Benguela, Baía Farta, Angola (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2021/12/16 - 2022/05
Concluído
Especialista em Gestão do Ensino Superior (Diploma de especialização)
Especialização em Gestão do Ensino Superior
Universidade Católica de Angola, Angola
18 valores
2008 - 2013/06/24
Concluído
Organização e Administração Escolar (Doutoramento)
Especialização em Ciências da Educação
Universidade do Minho, Portugal
"Avaliação e qualidade da educação superior em Angola: o caso da Universidade Agostinho Neto." (TESE/DISSERTAÇÃO)
2013
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Organização e Administração Escolar
Universidade do Minho, Portugal
"Avaliação da qualidade e educação superior em Angola - O caso da Universidade Agostinho Neto " (TESE/DISSERTAÇÃO)
2004 - 2006
Concluído
Mestrado em Educação - Desenvolvimento Curricular (Master)
Especialização em Desenvolvimento Curricular
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
"Estratégia para a avaliação da aprendizagem dos estudantes no ISCED em Benguela" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1988 - 1991
Concluído
Ciências da Educação (Licence)
Especialização em Pedagogia
Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - Atual Professor Catedrático (Docente Universitário) Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola
Universidade Katyavala Bwila, Angola
2011/05 - 2019/03 Professor Associado (Docente Universitário) Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola
Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola
2008/07 - 2011/05 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola
Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo, Angola
2005/07 - 2008/06 Assistente (Docente Universitário) Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola
2004/02 - 2005 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1987 - 1989 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Básica de Formação de Professores (Anexa ao Instituto Normal de Educação Ferraz Bomboco - Huambo), Angola
Escola Básica de Formação de Professores (Anexa ao Instituto Normal de Educação Ferraz Bomboco - Huambo), Angola
1985 - 1987 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Primária Anexa Instituto Normal de Educação Ferraz Bomboco, Angola

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/08 - Atual Presidente Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola
2019/02 - Atual Coordenadora - Curso de Mestrado em Metodologia do Ensino Primário Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola
Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola
2018/11 - Atual Vice-Presidente FORGES, Portugal
2018 - Atual Vice-Presidente Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, Portugal
2015/12 - Atual Membro - Comissão Científica do Mestrado em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa Universidade Katyavala Bwila - Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola
Universidade Katyavala Bwila - Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola
2020/11/29 - 2022/08 Coordenadora da Comissão Instaladora do ISCED-Benguela Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola
Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola
2015/07 - 2020/10/29 Decana de Unidade Orgânica Universidade Katyavala Bwila - Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola
Universidade Katyavala Bwila - Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola
2011/01 - 2015/06 Vice Decana para a Área Académica Universidade Katyavala Bwila - Faculdade de Economia, Angola
Universidade Katyavala Bwila - Faculdade de Economia, Angola
2012 - 2013 Membro da Comissão para Elaboração da Proposta de Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação - Angola, Angola
Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação - Angola, Angola
2009 - 2010 Directora Nacional de Orientação Profissional e Apoio aos Estudantes Secretaria de Estado para o Ensino Superior – Angola, Angola
Secretaria de Estado para o Ensino Superior – Angola, Angola
2007 - 2009 Vice-Decana para a Área Científica Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola
Instituto Superior de Ciências das Educação de Benguela, Angola
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Mendes, Maria. "Estatuto da carreira docente: nova fisionomia da avaliação do desempenho?". Trabalho apresentado em 8.ª Conferência FORGES, 2018.
    Publicado
  2. Mendes, Maria. "A regulação curricular, a avaliação e a acreditação no ensino superior em Angola". Trabalho apresentado em 7.ª Conferência FORGES, 2017.
    Publicado
  3. Mendes, Maria. "Reflexões sobre a avaliação institucional no ensino superior em Angola". 2015.
  4. Mendes, Maria. "Perceções e imagens sobre a avaliação e a qualidade no ensino superior em Angola". 2015.
  5. Mendes, Maria. "A avaliação institucional no Ensino Superior em Angola como mecanismo de gestão da qualidade". 2014.
  6. Mendes, Maria. "Regulação estatal das universidades pela avaliação institucional". 2011.
Artigo em jornal
  1. Mendes, Maria. "Autonomy for a constructivist assessment", International Journal of Innovation Scientific Research and Review , 2020, http://www.journalijisr.com/archive/202008.
Artigo em revista
  1. Tuca Manuel; Maria da Conceicao Barbosa Mendes. "UNIVERSITIES MANAGEMENT POLICIES IN ANGOLA: NATIONAL QUALITY SYSTEM". International Journal of Human Sciences Research 3 6 (2023): 2-16. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.558362310024.
    10.22533/at.ed.558362310024
  2. Rangel Assunção Francisco Domingos; Maria da Conceição Barbosa Rodrigues Mendes; Diana da Silva Oliveira; Nilza Maria Vilhena Nunes da Costa. "A qualificação académica e profissional do docente em cursos de direito em Angola: orientações para a construção do plano de desenvolvimento institucional". Sapientiae (2022): https://doi.org/10.37293/sapientiae72.07.
    10.37293/sapientiae72.07
  3. "Qualificação académica e profissional dos docentes de cursos de direito em Angola: orientações para a construção do plano de desenvolvimento institucional". 7 2 (2022): 221-237. http://publicacoes.uor.ed.ao/index.php/sapientiae/article/view/306/pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Tuca, Manuel. "Garantia da Qualidade do Ensino Superior em Angola: do instrumentalismo ao socioconstrutivismo". Revista educação, Sociedade & Culturas 58 (2021): 51-70. http://scholar.google.com.br/scholar_url?url=https://ojs.up.pt/index.php/esc/article/download/151/127&hl=pt-BR&sa=X&d=14834119552437401772&ei=UjiQYMr4JI3nmQHEhLegAg&scisig=AAGBfm3MLOqjQ6vcQiPof2MmCfM3_Kp1lA&nossl=1&oi=scholaralrt&hist=3o5JTEEAAAAJ:3542136.
    Acesso aberto
  5. Mendes, Maria. "Qualificação Acadêmica e Profissional dos Professores de Cursos de Direito em Angola: uma análise com base nos planos de desenvolvimento institucional". Jornal de Políticas Educacionais 15 9 (2021): 1-25. http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v15i0.78566.
    Acesso aberto • Publicado • http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v15i0.78566
  6. Rangel Assunção Francisco Domingos; Maria da Conceição Barbosa Rodrigues Mendes; Diana Da Silva Oliveira; Nilza Maria Vilhena Nunes Costa. "n. 09 - QUALIFICAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL DOS DOCENTES DE CURSOS DE DIREITO EM ANGOLA: uma análise com base nos Planos de Desenvolvimento Institucionais". Jornal de Políticas Educacionais 15 (2021): https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.78566.
    10.5380/jpe.v15i0.78566
  7. Maria da Conceição Barbosa Mendes; Mendes, Maria. "A escrita de textos científicos: abordagem didática focalizada na aprendizagem significativa". Pesquisa e Ensino 2020 1 (2020): 1-25. https://doi.org/10.37853/pqe.e202029.
    Publicado • 10.37853/pqe.e202029
  8. Mendes, Maria; Maria da Conceição Barbosa Mendes; Tuca Manuel. "A carreira docente do Ensino Superior em Angola". Pesquisa e Ensino 1 (2020): 1-27. https://revistas.ufob.edu.br/index.php/pqe.
    Acesso aberto • https://doi.org/10.37853/pqe.e202001
  9. Mendes, Maria. "A GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA: PRÁTICAS E LÓGICAS DE ACESSO". Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade (2019): http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p58-69.
    10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p58-69
  10. Mendes, Maria. "Lógicas e Práticas de Acesso ao Ensino Superior em Angola". TMQ - Techniques, Methodologies and Quality 10 (2019): 177-193. https://publicacoes.riqual.org/ed10/.
    Publicado
  11. Mendes, Maria. "Visibilidade dos Sistemas de Créditos Académicos nos Países Lusófonos". TELOS. Revista de Estudos Interdisciplinarios en Ciencias Sociales (2017):
  12. Mendes, Maria. "Garantia da qualidade e da avaliação". Espaço Pedagógico (2015):
    10.5335/rep.v22i2.5567
  13. Mendes, Maria. "Avaliação e gestão da qualidade no ensino superior em Angola". Meta Avaliação (2014): 95-108. http://file:///C:/Users/hp/Downloads/234-965-1-PB%20(2).pdf.
    http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v6i17.234
  14. Mendes, Maria Da Conceição Barbosa. "Avaliação e Gestão da Qualidade no Ensino Superior em Angola: Traços Emergentes". Revista Meta: Avaliação 6 17 (2014): 145. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v6i17.234.
    Acesso aberto • Publicado • 10.22347/2175-2753v6i17.234
  15. Mendes, Maria. "Avaliação Institucional na Universidade Agostinho Neto (Angola) e Regulação Estatal". Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 17, n. 2, p. 317-350 (2012):
    https://doi.org/10.1590/S1414-40772012000200003
  16. Mendes, Maria. "Avaliação institucional e regulação estatal das universidades em Angola". Educação, Sociedade & Culturas 33 (2011): 89-106.
    Acesso aberto • Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Manuel, Tuca; Mendes, Maria. "Universities Management Policies in Angola: National Quality System", International Journal of Human Sciences Research, 2023, https://doi.org/10.22533/at.ed.558362310024.
  2. "A escrita de textos científicos", abordagem didática focalizada na aprendizagem significativa, 2020, https://revistas.ufob.edu.br/index.php/pqe/article/view/687.
Capítulo de livro
  1. Mendes, Maria. "A avaliação do desempenho e a carreira docente no ensino superior em Angola". In A educação em verso e reverso: dos aportes normativos aos aspectos operacionais, 185-196. Brasil: Atena Editora, 2021.
    Publicado
  2. Mendes, Maria. "Avaliação Institucional na Universidade Katyavala Bwila". In Avaliação do Ensino Superior: perspectivas institucionais, 51-70. Curitiba, Brasil: Editora CRV, 2017.
    Publicado
  3. Mendes, Maria. "A Autonomia para uma avaliação construtivista". In Avaliação do ensino superior: perspectivas institucionais, 33-49. Curitiba, Brasil: Editora CRV, 2017.
    Publicado
  4. Mendes, Maria. "Garantia da Qualidade e Avaliação: um estudo comparado no âmbito da CPLP". In Políticas de Educação Superior e Docência Universitária: diálogos Sul-Sul, 119-144. Curitiba, Brasil: Editora CRV, 2016.
    Publicado • 10.24824/978854440939.8
  5. Mendes, Maria. "Avaliação Institucional no Ensino Superior em Angola: um olhar à luz das perspetivas burocrática, política e institucional". In Avaliação Institucional e Ação Política: Múltiplas Realidades da Educação Superior, 327-353. Santa Maria, Brasil: EDITORA CRV, 2014.
    Publicado
Livro
  1. Mendes, Maria. Avaliação da Qualidade no Ensino Superior em Angola. Angola. 2013.
Manual
  1. Mendes, Maria. Investigação em Educação. Benguela, Angola: KAT-Editora. 2016.
Tese / Dissertação
  1. Mendes, Maria da Conceição Barbosa Rodrigues. "Avaliação da qualidade e educação superior em Angola : o caso da Universidade Agostinho Neto". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/1822/24888.

Outros

Outra produção
  1. O Ensino Superior em Angola: Tendências e Perspectivas para a Gestão pela Qualidade. Aula Magistral. Cerimónia de Abertura do Ano Académico 2023/2024_MESCTI.. 2023. Mendes, Maria.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/09/28 O Ensino Superior em Angola: Tendências e Perspectivas para a Gestão pela Qualidade.
Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação_Angola (Luanda, Angola)
2019/10/03 A Importância dos Indicadores de Avaliação do Desempenho Docente e da Avaliação Institucional como Critérios da Qualidade do Ensino
Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação_Angola (Luanda, Angola)
2019/09/23 A Formação de Professores em Angola: desafios para a qualidade
Escola Superior Pedagógica do Namibe, (Moçamedes, Angola)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/11/22 - Atual Membro da Comissão Científica da 13.ª Conferência do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa. As Instituições de Ensino Superior e os Grandes Desafios da Humanidade no Espaço da Língua Portuguesa: estratégias para uma gestão orientada pelos ODS. Universidade Católica Portuguesa, 23 e 24 de Novembro 2023_ https://eventos.aforges.org/about-us/ (2023/11/22 - 2023/11/24) FORGES, Portugal
2018/11/28 - 2018/11/30 8.ª Conferência realizada sob o lema "O PAPEL DA GARANTIA DA QUALIDADE NA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS, DESENVOLVIMENTOS E TENDÊNCIAS". Constitui um espaço de encontro e de reflexão anual sobre diversas matérias relacionadas com a gestão no Ensino Superior. (2018/11/28 - 2018/11/30) Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, Portugal
2014/11 - 2014/11 4ª Conferência do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (2014/11/19 - 2014/11/21)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
FORGES, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2017/11/29 - 2017/12/01 7.ª Conferência FORGES "O PAPEL DO ENSINO SUPERIOR PARA O DESENVOLVIMENTO DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA".
Conferência
7.ª Conferência FORGES "O PAPEL7.ª Conferência FORGES
FORGES, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2017 Entre Sonhos e Realidades: a Auto-Eco-Formação Interdisciplinar de Professores em Ciências da Natureza
Vogal
Rafaele Rodrigues de Araújo (Doutoramento)
Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020 - Atual Pesquisa e Ensino (2675-1933) Universidade Federal do Oeste da Bahia

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019 - Atual Metodologia de Investigação em Educação (Mestrado) Mestrado em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa (Licence) Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola
2019 - Atual Currículo e Interdisciplinaridade Mestrado em Desenvolvimento Curricular Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
2019 - Atual Política Educativa Mestrado em Edsucação (Master) Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo, Angola
2014 - Atual Metodologia de Investigação em Educação Licenciatura em Ciências da Educação (Licence) Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2017 - Atual Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ) Membro
2015 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação Membro
2014 - Atual Fórum Internacional de Política e Administração da Educação (InterEduc) Membro
2011 - Atual Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Membro
2011 - Atual Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa Membro-fundador
2009 - Atual Fórum Português de Administração Educacional Membro

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2015/11 - 2015/11 (Comissão Científica) 5ª Conferência do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa
Membro
FORGES, Portugal