???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Leonor Duarte Patacas de Areia Losa

Nomes de citação

  • Losa, Leonor

Identificadores de autor

Ciência ID
F01F-C6FF-A2E9
Formação
Grau Classificação
2011/09/01 - 2019/03/26
Concluído
Ciências Musicais (Doutoramento)
Especialização em Etnomusicologia
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
""Ser fadista é maior que ser cantor": Intersubjectividade, Voz e o Ethos da Memória" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom - unanimidade
2014/06/30 - 2014/07/08
Concluído
Learning from the South: Towards Intercultural Translations (Outros)
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
2012 - 2012
Concluído
Nível A.1 de língua Árabe (Outros)
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Línguas, Portugal
2010 - 2011
Concluído
Nível B.2. de língua Inglesa (Outros)
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Línguas, Portugal
2009
Concluído
Mestrado em Ciências Musicais- Variante de Etnomusicologia (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
""Nós humanizámos a indústria"- Reconfiguração da produção fonográfica e musical em Portugal na década de 60" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1999 - 2004
Concluído
Ciências Musicais (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
1996 - 1999
Concluído
Curso de Instrumentista de Cordas - Violino (Curso de Especialização Tecnológica)
Escola Profissional Artística do Vale do Ave - Artave, Portugal
1993 - 1996
Concluído
Curso Básico de Instrumentos de Cordas - Violino (Curso de Especialização Tecnológica)
Escola Profissional Artística do Vale do Ave - Artave, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/08/19 - Atual Investigador Contratado (Investigação) Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2008/09/01 - 2011/10/01 Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2005 - 2006 Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2004 - 2005 Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2003 - 2004 Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/09/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/09 - 2016/01 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Profissional de Música da Metropolitana, Portugal
Escola Profissional de Música da Metropolitana, Portugal
2010 - 2012 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Profissional de Música da Metropolitana, Portugal
Escola Profissional de Música da Metropolitana, Portugal
2008/09 - 2010/07 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Academia de Música de Espinho/ Escola Profissional de Música de Espinh, Portugal
Academia de Música de Espinho/ Escola Profissional de Música de Espinh, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2012 - 2017 Música Empatia Cultural: Um etnografia da (Inter)subjectividade nas colaborações da world music
SFRH/BD/76099/2011
Bolseiro de Doutoramento
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2008 - 2011/10/01 A indústria Fonográfica em Portugal no Século XX (The recording industry in Portugal in the 20th century)
PTDC/HAH/70991/2006
Bolseiro de Investigação
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2005 - 2006/11 Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX
000000000
Bolseiro de Investigação
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Concluído
2004 - 2005/08 Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX
00000000
Bolseiro de Investigação
2003 - 2004/07 Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX
0000000
Bolseiro de Iniciação Científica

Projeto

Designação Financiadores
2018 - 2021/09/30 ORFEU 1956-1983: Políticas e estéticas da produção e consumo de popular music no Portugal moderno (ORFEU (1956-1983): The Politics and aesthetics of popular music production and consumption in modern Portugal)
PTDC/ART-OUT/32320/2017
Investigador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2015 - 2019 Musique et politiques mémorielles: émergences, histoire, appropriations
ANR-11-LABX-0026-01
Investigador
Centre de Recherche en Ethnomusicologie, França
Centre National de la Recherche Scientifique
Produções

Publicações

Artigo em jornal
  1. Losa, Leonor. "Um retrato de Portugal através da sua música [A portrait of Portugal through its music]", Le Monde Diplomatique , 2010, série II, https://pt.mondediplo.com/spip.php?article688.
Artigo em revista
  1. Losa, Leonor. "Where is our South? Locating new imaginative geographies in creative alliances between musicians from Portugal and the Arab world". Revista de Estudios Internacionales Mediterráneos 21 (2016): 93-106.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Losa, Leonor; Silva, João (9910-2D53-18A7). "A edição de música impressa e a mediatização do fado: o caso do Fado do 31 [Publishing of sheet music and the mediatization of fado: the case of Fado do 31]". Etno-Folk- Revista Galega de Música 12 (2008): 55-68.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Losa, Leonor. "Historicizando as cassettes: materialidade e auralidade do arquivo FTP [Historicizing the cassettes: materiality and auraslity of the FTP archive]". In Found Tapes Porto, 2004-2019. 2021.
    No prelo
  2. Losa, Leonor. "The invisible voices of the early recording market in Portugal". In Music, Nation and Region in the Iberian Peninsula. Illinois, Estados Unidos: Illinois University Press, 2021.
    No prelo
  3. Losa, Leonor; João Silva. "Música, Mercado da [Music market]". In Dicionário de História da I República e do Republicanismo, 1096-1103. Lisboa, Portugal: Assembleia da República, 2014.
    Publicado
  4. Losa, Leonor. "Valentim de Carvalho". In Dicionário de História da I República e do Republicanismo, 565-567. Lisboa, Portugal: Assembleia da República, 2014.
    Publicado
  5. Losa, Leonor. "A emergência de uma economia de mercado de música gravada em Portugal no início do sec. XX: o papel dos lojistas [The emergence of a market economy of recorded music in Portugal in the beginning of the Twentieth Century: the role of the shopkeepers]". In Indústrias da música e arquivos sonoros em Portugal [Music industries and sound archives in Portugal], editado por Maria do Rosário Pestana; Manuel Deniz Silva. Cascais, Portugal: Câmara Municipal de Cascais/ Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), 2014.
    Publicado
  6. Losa, Leonor Duarte Patacas de Areia; Silva, João (9910-2D53-18A7); Oliveira, Gonçalo Antunes. "Teatro, música e dança: entreter o cidadão no Portugal da Primeira República. O caso da revista De Capote e Lenço [Theater, music and dance: to entertain the citizen in the First Republic Portugal: the case of the revista De Capote e Lenço]". In Dançar para a República, 235-274. Lisboa, Portugal: Editorial Caminho, 2010.
    Publicado
  7. Losa, Leonor; Susana Belchior. "The Introduction of phonogram market in Portugal: Lindström labels and local traders (1879-1925)". In The Lindström Project- contributions to the history of the record industry. Viena, Alemanha, 2010.
    Publicado
  8. Losa, Leonor. "Indústria Fonográfica [Recording industry]". In Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX [The Encyclopedia of Music in Portugal in the Twentieth Century]. Lisboa: Círculo de Leitores, 2010.
    Publicado
  9. Losa, Leonor; Silva, João (9910-2D53-18A7). "Edição de Música impressa: 1. Geral; 2. Música Popular [Sheet music publishing: 1. General; 2. Popular Music]". In Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX [The Encyclopedia of Music in Portugal in the Twentieth Century]. Lisboa, Portugal: Círculo de Leitores, 2010.
    Publicado
Entrada de enciclopédia
  1. Losa, Leonor. "Afonso, João". In Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Círculo de Leitores, 2010.
    Publicado
  2. Losa, Leonor. "Barbosa, Vasco". In Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Círculo de Leitores, 2010.
    Publicado
  3. Losa, Leonor. "Barbosa, José Luis". In Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Círculo de Leitores, 2010.
    Publicado
  4. Losa, Leonor. "Benjamin, Manuel". In Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Círculo de Leitores, 2010.
    Publicado
  5. Losa, Leonor. "Casa Castanheira". In Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, 2010.
    Publicado
  6. Losa, Leonor. "Castro, Maria Cristina". In Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Círculo de Leitores, 2010.
    Publicado
  7. Losa, Leonor. "Coelho, João Rodrigues Alves". In Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Círculo de Leitores, 2010.
    Publicado
  8. Losa, Leonor. "Costa, Ofélia Diogo de". In Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Círculo de Leitores, 2010.
    Publicado
  9. Losa, Leonor. "Gonçalves, Maria Adelaide Diogo de Freitas". In Enciclopédia da Música em Portugal no século XX. Círculo de Leitores, 2010.
    Publicado
  10. Losa, Leonor. "Negro, Tomás del". In Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Círculo de Leitores, 2010.
    Publicado
  11. Losa, Leonor. "Neuparth, Júlio". In Enciclopédia da Música em Portugal no século XX. Círculo de Leitores, 2010.
    Publicado
  12. Losa, Leonor. "Peres-Newton, Manuel". In Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Círculo de Leitores, 2010.
    Publicado
  13. Losa, Leonor. "Rádio Triunfo, Lda". In Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Círculo de Leitores, 2010.
    Publicado
  14. Losa, Leonor. "Ruvina". In Musica reservata (i). Círculo de Leitores, 2010.
    Publicado
  15. Losa, Leonor. "Sassetti e Cª.". In Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Círculo de Leitores, 2010.
    Publicado
  16. Losa, Leonor. "Sousa, Berta Alves de". In Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Círculo de Leitores, 2010.
    Publicado
  17. Losa, Leonor. "Tinop". In Enciclopédia da Musica em Portugal no Século XX. Circulo de leitores, 2010.
    Publicado
  18. Losa, Leonor. "Valentim de Carvalho". In Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. 2010.. Círculo de Leitores, 2010.
    Publicado
  19. Losa, Leonor. "Veiga, Mafalda". In Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Círculo de Leitores, 2010.
  20. Losa, Leonor. "Carvalho, Fernando de". In Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Círculo de Leitores, 2010.
    Publicado
  21. Losa, Leonor. "Delfins". In Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Círculo de Leitores, 2010.
    Publicado
  22. Losa, Leonor. "Edições Arnaldo Trindade Lda.". In Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Círculo de Leitores, 2010.
    Publicado
Livro
  1. Losa, Leonor. Machinas Fallantes: a música gravada em Portugal no início do século XX [Talking Machines: recorded music in Portugal in the beginning of the Twentieth Century]. Lisboa, Portugal: Tinta da China. 2013.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Losa, Leonor. "Estelle Amy de la Bretèque. Paroles mélodisées: Récits épiques et lamentations chez lez Yézidis d'Arménie. Paris: Classiques Garnier, 2013. 230 pp. ISBN 978-2- 8124-0787-1.". 18 (2014): http://www.sibetrans.com/trans/public/docs/18-trans-2014.pdf.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Losa, Leonor Duarte Patacas de Areia. ""Ser fadista é maior que ser cantor": intersubjectividade, voz e o ethos da memória ["Being a Fadista is Bigger than Being a Singer": Intersubjectivity, Voice and the Ethos of Memory]". Doutoramento, 2019. http://hdl.handle.net/10362/68128.
  2. Losa, Leonor. "Nós humanizámos a indústria: reconfiguração de produção fonográfica e musical em Portugal na década de 60 [We Have Humanized the Industry: the Reconfiguration of Music and Record Production in Portugal in the 1960s]". Mestrado, Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2009.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/11/12 Infraestruturas musicais como locus infrapolíticos X Encontro de Investigação em Música da SPIM
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Coimbra, Portugal)
2021/01/18 Conhecer através do som: algumas reflexões em torno da etnomusicologia, dos seus métodos, objectos e problemas [Knowing through sound: some reflections on ethnomusicology, its methods, objects and problems]
Universidade de Coimbra, CEIS20 (Coimbra (Virtual), Portugal)
2020/10/29 Orfeu's Records: Capitalism, Popular Music and Creativity in the Transition from the Dictatorship to Democracy in Portugal (1956-1983) SEM 65th Annual Meeting
Virtual (Virtual, Estados Unidos)
2019/11/15 Genealogias da voz: Mimesis e emancipação no processo de criação do estilo pessoal no fado [Genealogies of the voice: mimesis and emancipation in the process of creation of a personal style in fado] IX Encontro de Investigação em Música da SPIM
FCSH (Lisboa, Portugal)
2019/02/08 Trajectória da implantação do mercado fonográfico em Portugal nas primeiras décadas do séc. XX [Trajectory of the record market implantation in Portugal in the first decades of the Twentieth Century] História da Cultura em Portugal no século XX: Industrialização, Massificação, Mediações
Biblioteca Nacional (Lisboa, Portugal)
2018/09/12 O Fado, o Mediterrâneo e o Atlântico: Geografias da Expressividade Musical [Fado, the Mediterranean and the Atlantic: Geographies of Musical Expressivity] Mediterrâneo dos 5 Sentidos
ISCTE-IUL (Lisboa, Portugal)
2017/11 Imaginação musical e orientalismo vernacular: A inovação no fado como política de identificação em contexto de mudança [Musical imagination and vernacular orientalism: innovation in fado as identification politics in a context of change] VII Encontro Investigação em Música da SPIM
Universidade do Minho (Lisboa, Portugal)
2017/04/28 Singing as in the past: the interpretation of traditional fados as vernacular historicity Singing the Past - Music and the Politics of Memory
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
2016/07/07 'O passado é um país estrangeiro': o papel dos acervos públicos e privados na aquisição de intimidade etnográfica com o passado ["The past is a foreign country": the role of public and private collections in the acquisition of ethnographic intimacy with the past] Congresso internacional Música&Lusofonia em acervos de 78 rpm
Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte (Aveiro, Portugal)
2015/11 'Eles confundem ética com estética': memória, tradição e inovação no fado pós- patrimonializado" ["They confuse ethics and aesthetics: memory, tradition and innovation in the post-heritage fado] V Encontro Nacional de Investigação em Música da SPIM
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2015/10/01 Memory, tradition and innovation in musical dialogues between Portugal and the Arab World Symposium "Origin-musics"
Université Paris Ouest Nanterre (Paris, França)
2015/04/18 The recording industry in 20th century Portugal 16.Diskografentag
FCSH/UNL (Lisboa, Portugal)
2015/03/18 Approaching world music through intertextuality: an analytical and methodological proposal Doctoral Forum
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015/03/06 Beyond the music market: world music, intersubjectivity and intertextuality International Conference Intertextuality in Music since 1900
UNL-FCSH (lisboa, Portugal)
2014/11/29 Offerecer um gramophone é chiq:¿ Apontamentos sobre a história da música gravada em Portugal [To offer a gramophone is chic: notes on the history of recorded music in Portugal] Ciclo de Conferências da Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Diálogos in Musica.
Biblioteca Orlando Ribeiro (Lisboa, Portugal)
2014/05/22 Onde fica o nosso Sul? Localizando novas "geografias imaginárias" nas alianças criativas entre músicos de Portugal e do Mundo Árabe [Where is our South? Localizing new imaginative geographies between musicians of Portugal and the Arab world] Colóquio “Orientalismos Periféricos: Academia e estudos árabes e islâmicos em países do sul europeu e americano”
Rocca Gallery (Lisboa, Portugal)
2013/11 Creativity, Cultural Empathy and New Imaginative Geographies in Collaboration between Musicians form Portugal and the Arab World 58th Society for Ethnomusicology Annual Meeting
Society for Ethnomusicology (Indianapolis, Estados Unidos)
2013/09 Criatividade, intersubjectividade e novas geografias imaginativas nas colaborações de músicos do sul da Europa e do Mundo Árabe [Creativity, Cultural Empathy and New Imaginative Geographies in Collaboration between Musicians form Portugal and the Arab World] V Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia: Antropologia em Contraponto
Associação Portuguesa de Antropologia (Vila Real, Portugal)
2012/11 A música gravada e as ambivalências da modernidade: Dinâmicas da constituição do mercado fonográfico em Portugal no início do século XX [Recorded music and the ambivalences of modernity: dinamics of the constitution of the recording market in Portugal in the beginning of the Twentieth Century] XII Congreso Sibe: Sonidos del presente, propuestas de futuro
Sociedad Iberica de Etnomusicologia (Cáceres, Espanha)
2012/10 Offerecer um gramophone é chique: a mobilidade social das mercadorias fonográficas nas três primeiras décadas do século XX [To offer a gramophone is chic: the social mobility of the record commodities in the three first decades of the Twentieth century] Colóquio Internacional “O gosto pela música”
CESEM (UNL-FCSH) (Lisboa, Portugal)
2012/07/07 A emergência de uma economia de mercado de música gravada em Portugal no início do sec. XX: o papel dos lojistas. [The emergence of a market economy of recorded music in Portugal in the beginning of the twentieth century: the role of the shopkeepers] Colóquio “Património sonoro: protagonistas, fundos e instituições”
Museu da Música Portuguesa (Cascais, Portugal)
2011/11 A emergência de uma economia de mercado de música gravada em Portugal no início do sec. XX: o papel dos lojistas [The emergence of a market economy of recorded music in Portugal in the beginning of the twentieth century: the role of the shopkeepers] I Encontro Nacional de Investigação em Música da SPIM
Casa da Música (Porto, Portugal)
2011/07 Music, recording, and socio-political contestation during the final years of the Portuguese dictatorship 41st World Conference of the ICTM
International Council for Traditional Music (Newfoundland, Canadá)
2010/10 Indústria fonográfica, criatividade, contestação: a emergência da "nova canção portuguesa" em Portugal nos anos 60 [Recording industry, creativity, contestation: the emergence of the "new Portuguese song" in Portugal in the 1960s] Colóquio Internacional Sibe+
(Lisboa, Portugal)
2010/10 Diálogos sobre Discos: Coleccionismo e História da gravação em Portugal, Filme documental [Dialogues on records: collecting and the history of the recording in Portugal, documentary film] Colóquio Internacional Sibe+
(Lisboa, Portugal)
2009/05/15 Carl Lindström and the Publication and Trade of early Phonograms of Portuguese Music 10.Diskografentag/The Lindström Project
Universidade de Hildesheim (Hildesheim, Alemanha)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021/11/01 - Atual “The creative process of musical composition and the aesthetic understanding of popular music: a multiple case study”
Coorientador
Cognitive Psychology; Popular Music; Creativity (Doutoramento)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/11/16 - Atual Organizadora e moderadora da mesa redonda A viragem biográfica nos estudos da música [Organizer and moderator of the round table The biographical turn in the studies of music] (2019/11/15)
Conferência
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal
2019/11 - Atual Co-organizadora da Apresentação Pública do Projecto Orfeu [Co-organizer of the public presentation of the Orfeu Project] (2019/11/28)
Encontro (Coorganizador)
ESAD- Idea, Portugal
2018 - Atual Comissão Organizadora [Organizing Committee of the Portuguese Society of Music Research] (2018)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal
2021/06/23 - 2021/06/26 "Independent Music Labels: Histories, Practices and Values" Starting from broader discussions about the relationship between the local and the global in music production, this colloquium proposes a discussion on the impact of independent music labels with a particular focus on the Portuguese context and/or in contexts that are similarly located outside the main production centers. (2021/06/23 - 2021/06/26)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/06/22 - Atual Moderadora da sessão "O início da actividade musical de José Afonso, reconfigurações da Canção de Coimbra e primeiras publicações fonográficas¿ com Arnaldo Trindade e Rui Pato [Moderator of the session "The beginning of the music activity of José Afonso, reconfigurations of the Coimbra song and the first record publishings with Arnaldo Trindade e Rui Pato]
Conferência
De não saber o que me espera: Nos 90 anos de José Afonso
Museu da Música Portuguesa, Portugal
2021/07/04 - 2021/07/04 Public event Passado e presente do vinil
Fonoteca Municipal do Porto, Portugal
2019/04 - 2019/05 Participação no âmbito do Curso Livre de História da Música da Casa da Música com o módulo ¿Uma revolução chamada fonógrafo¿. Fundação EDP, Porto. [Participation in the Free Course of Music of the Casa da Música with the course unit A revolution named Phonograph. EDP Foundation, Porto]
Conferência
Casa da Música, Portugal
2010/09/10 - 2010/09/10 Tertúlia organizada pelo Pavilhão do Conhecimento em conjunto com a FNAC, Lisboa [Round table organized at the Pavilhão do Conhecimento with FNAC, Lisbon]
Mesa-redonda
Do fonógrafo ao futuro, passando pelo MP3
Pavilhão do Conhecimento, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020/12/01 - 2021/01/01 REVER (1677-1222) Universidade Católica Portuguesa

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2015/01/10 - 2015/07/10 Membro do júri do Concurso do Programa de Apoio às Artes Direto Anual e Bienal 2015-2016 da Direção Geral das Artes [Member of the Juri of the Program of Support of the Arts Direct Annual and Biannual 2015-16 of the General Directorate of the Arts]
Avaliador
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019 - 2021 Observadora do projecto Found Tapes Porto 2004-2019, financiado no âmbito do programa Criatório da Câmara Municipal do Porto. [Observer of the project Found Tapes Porto 2004-2019, financed within the scope of the program Criatório of the Porto City Council] Câmara Municipal do Porto, Portugal
2019 - 2019 Review of a book proposal to Oxford University Press on the history of the phonograph in Spain Oxford University Press, Reino Unido

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019/04 - 2019/05 Curso Livre de História da Música [Free Course on History of Music] (Outros) Casa da Música, Portugal
2015/09 - 2016/01 História da Cultura e das Artes (História da Música) e Física do Som aos 10º, 11º e 12º anos de escolaridade [History of Culture and Arts (History of Music) and Sound Physics in Highschool] Curso profissional de música (Ensino secundário) Escola Profissional de Música da Metropolitana, Portugal
2010 - 2012 História da Cultura e das Artes (História da Música) e Física do Som aos 10º, 11º e 12º anos de escolaridade [History of Culture and Arts (History of Music) and Sound Physics in Highschool] Curso Geral de Música (Ensino secundário) Escola Profissional de Música da Metropolitana, Portugal
2008/09 - 2010/07 História da Cultura e das Artes (História da Música) aos 10º, 11º e 12º anos de escolaridade [History of Culture and Arts (History of Music) and Sound Physics in Highschool] (Ensino secundário) Academia de Música de Espinho/ Escola Profissional de Música de Espinh, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2020/06/12 Colaboração em reportagem jornalística sobre o catálogo da editora Orfeu, em particular a obra gravada do músico José Afono [Collaboration in a newspaper article on the catalog of the record label Orfeu, in particular on the recorded work of José Afonso] Jornal I
2019/11/28 Entrevista sobre a Apresentação Pública do Projecto Orfeu em Matosinhos [Interview on the public presentation of the project Orfeu in Matosinhos] Jornal de Notícias
2015/02/07 Entrevista sobre o livro Machinas Fallantes (2014) [Interview on the book Talking Machines] Maquina de Escrever
2015/02/06 Entrevista sobre o livro Machinas Falantes [Interview on the book Talking Machines] Público, Ipsilon

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2015/12/16 - Atual Participação no programa radiofónico SOUND+VISION [Participation in the radio program SOUND+VISION]
2015/05/05 - Atual Literatura Agora [Participation in the television program Literatura Aqui] Apresentação do livro Machinas Falantes (2014)
2017/12 - 2017/12 Participação do programa televisivo Visita Guiada, RTP2. [Participation in the television program Visita Guiada, RTP2]
2015/04/01 - 2015/04/01 Participação no programa televisivo É a vida Alvim [Participation in the television program É a Vida Alvim]
2015/03 - 2015/03 Participação no programa televisivo Agora Literatura [Participation in the television program Agora Literatura]

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2015/01 - Atual Sociedade Portuguesa de Investigação em Música [Member of the board of the Portuguese Society of Music Research] Membro da Direcção

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2018/11 - Atual Membro da Comissão Organizadora do VIII Encontro Nacional de Investigação em Música [Member of the Organizing Committee of the VIII International Meeting of Research in Music]
Outro
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal
Distinções

Outra distinção

2011 2011 ARSC Awards for Excellence in Historical Recorded Sound Research- atribuída à publicação The Lindström Project- contributions to the history of the record industry (vol. 2). Gronow, Pekka and Christiane Hofer (eds.). Viena