???global.info.a_carregar???
Fábio has a Bachelors Degree in Psychological Sciences from ISPA-IU and a Masters Degree in Cybertherapy & Neurocognitive Rehabilitation from Lusófona University. Currently enrolled as a PhD student in Clinical Psychology at this university, he performs duties as an assistant in the Bachelor Degrees in Videogames and Psychology. Fábio is also a Game Developer, Lab coordinator, and Project Manager at Human-Environment Interaction Laboratory (HEI-Lab), where he integrates a multidisciplinary team of researchers to further boost scientific knowledge in the field of cyberpsychology and to deploy technical solutions for field practitioners. Beyond his contribution to the development of HEI-Lab's research projects and a variety of technical prototypes, he has also independently led the development of digital applications such as Ogre-Ler, VRethics, Project Depression, and Virtual Reality Online Therapy. A brief description and video of these applications can be found on his website: https://fabiosousadias.wordpress.com/
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Fábio André Sousa Dias
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Dias, F.
  • Dias, Fábio

Identificadores de autor

Ciência ID
EF1D-6415-7A5C
ORCID iD
0000-0002-9626-5286

Endereços de correio eletrónico

  • fabio.dias@ulusofona.pt (Profissional)

Websites

  • https://fabiosousadias.wordpress.com (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Italiano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2021/07/01 - 2024/07/31
Em curso
Clinical Psychology (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
2018/08/01 - 2021/03/31
Concluído
Cybertherapy & Neurocognitive Rehabilitation (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
"Terapia online através de realidade virtual: Revisão sistemática e proposta de aplicação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17,4
2018/06/27
Concluído
Psychological Sciences (Licenciatura)
Especialização em Psicology
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/09/03 - Atual Assistente (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/07/01 - Atual First Stage Researcher (R1) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020 - Atual Research Scholarship
UIDB/05380/2020/03
Bolseiro de Investigação
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2022 - 2023/07/02 PlayersAll: agência nos média e empoderamento
EXPL/COM-OUT/0882/2021
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Dias, F.; gamito, pedro; Souto, Teresa. Autor correspondente: Dias, F.. "Virtual reality online therapy (VROT): Development of a multipurpose application for psychological intervention". Trabalho apresentado em International Conference on Disability, Virtual Reality and Associated Technologies, Serpa, 2021.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Oliveira, Miguel; Gamito, Pedro; Dias, Ana Rita Conde; Souto, Maria Teresa Soares; Dias, Fábio; Alves de Sousa, João; Ricou, Miguel; Marina, Silvia. "Ethical decision-making training goes virtual". (2021): http://hdl.handle.net/10437/12461.
Poster em conferência
  1. Dias, F.. "Ogre-Ler: Development of an application to promote oral language skills in children entering primary school". Trabalho apresentado em Games and Social Impact Media Research Lab – GLOW, 2021.
  2. TORRES, NUNO; Oliveira, D.; Dias, F.; Shaver, P.; Panksepp, J.. "Testing a neuro-evolutionary theory of social bonds and addiction. Methadone reduces self-reported attachment anxiety, comfort with closeness/intimacy and proximity maintenance". Trabalho apresentado em Implications of Research on the Neuroscience of Affect, Attachment, and Social Cognition Conference - London, 2013.
  3. TORRES, NUNO; Dias, F.; Oliveira, D.; Shaver, P.. "Adult attachment and caregiving in university students: Development of a portuguese version of the caregiving questionnaire.". Trabalho apresentado em The International Neuropsychoanalysis Society Congress - Athens, 2012.
  4. TORRES, NUNO; Oliveira, D.; Dias, Fábio; Shaver, P.. "Differences in attachment and caregiving between addicts in drug-free treatment, methadone users and normal Controls.". Trabalho apresentado em The International Neuropsychoanalysis Society Congress - Athens, 2012.
Tese / Dissertação
  1. Dias, Fábio André Sousa. "Terapia online através de realidade virtual : revisão sistemática e proposta de aplicação". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10437/11980.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/10/22 Outlining the technical development of a multipurpose application for Virtual Reality Online Therapy (VROT) Games and Social Impact Media Research Lab – GLOW
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Virtual, Portugal)
2021/09/10 Virtual reality online therapy: Development of a multipurpose application for psychological intervention 13th International Conference on Disability, Virtual Reality & Associated Technologies
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Serpa, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022 - Atual Mini Track on Game-based Learning to Support Well-being and Mental Health Mini Track Chairs: Carla Sousa, Fábio Dias and Micaela Fonseca 16th European Conference on Games Based Learning 6-7 October 2022 (2022/10/06 - 2022/10/07)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2020/09/09 - 2021/09/10 Local Organizing Committee Member of the International Conference on Disability, Virtual Reality and Associated Technologies. http://icdvrat2020.ulusofona.pt/ (2021/09/08 - 2021/09/10)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2020/08/01 - 2020/10/31 Summer School /Escola de Verão: Cognição e Videojogos para a Pandemia 2020 - CVP'20 do centro de investigação HEI-Lab, 15 Scholarships https://www.fct.pt/apoios/veraocomciencia/index.phtml.pt (2020/08/08 - 2020/10/31) (2020/08/08 - 2020/10/31)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022/02/14 - 2022/06/11 Cyberpsychology and Social Networks Psychology (Licenciatura) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
2021/09/27 - 2022/01/21 Statistics I Psychology (Licenciatura) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
2021/09/20 - 2022/01/15 Entertainment Systems Videogames (Licenciatura) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal