???global.info.a_carregar???
Researcher, professor and independent curator. Collaborating Researcher at the Centre for Studies in Communication and Society of the University of Minho (2020) and member of the TRAMA group of the State University of Rio de Janeiro (2020), Associate Professor at the School of Fine Arts of UFRJ (2010 -), Coordinator of the research network Post Colonial and Peripheral Cinemas. Post - PhD in Contemporary Studies from the University of Coimbra (2018-2020), Integrated Researcher at the Center for Interdisciplinary Studies of the 20th Century of the University of Coimbra, hired through the Stimulus to Scientific Employment (2018), coordinated the research project On the Fringes of Portuguese Cinema (2020),and the artistic residency Afroeuropeans, both funded by the Calouste Gulbenkian Foundation. Guest Professor at the Graduate Program in Communication at the State University of Rio de Janeiro (2021-). Works in the areas: image and culture, post-colonial studies, intersectional feminism, decolonial, ethnic-racial relations and gender.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Michelle Sales

Nomes de citação

  • Sales, Michelle

Identificadores de autor

Ciência ID
ED18-A59E-E6E4
ORCID iD
0000-0003-1589-4003

Telefones

Telemóvel
  • 917584013 (Profissional)
  • (55) 998835888 (Pessoal)

Moradas

  • Rua do Senado, 231, 20231005, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil (Pessoal)

Websites

  • https://www.behance.net/michellesales (Pessoal)
  • https://wwwufrj.academia.edu/MichelleSales (Académico)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes
  • Humanidades - Artes - Artes
  • Humanidades - Artes - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2020/10/01 - 2021/05/01
Em curso
Comunicação Social (Pós-doutoramento)
Especialização em Humanidades
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2018/08/01 - 2020/03/17
Concluído
Estudos Contemporâneos (Pós-doutoramento)
Especialização em Humanidades
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal
2006/03/01 - 2010/01/10
Concluído
Doutorado em Estudos de Literatura - Cultura Contemporânea (Doctor)
Especialização em Humanidades
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
"Em busca de um novo cinema português" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2004/03/01 - 2006/03/01
Concluído
Mestrado em Comunicação Social (Master)
Especialização em Comunicação
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Centro de Ciências Sociais, Brasil
1999/04/01 - 2003/07/01
Concluído
Comunicação Social (Graduado)
Especialização em Comunicação
Universidade Federal do Ceará, Brasil
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/01/04 - 2020/03/28 Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Universidade de Coimbra, Portugal
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/03/01 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2010 - 2014 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Brasil
Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Brasil

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012 - 2014 Coordenador de Pós Graduação Lato Sensu Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Brasil
Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020 - 2021 Pós Doutor Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2016 - 2018 Arte e Tecnologia: Realidade Virtual/ Realidade Aumentada
s/n
Investigador
2013 - 2014/07/01 Fronteiras estéticas
s/n
Bolseiro de Investigação
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2020 - 2020/04/01 Á margem do cinema português: estudos sobre o cinema afrodescendente produzido em Portugal
processo nº 217381
Investigador Pós-doutorado
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2010 - 2013/10/31 Ruptura Silenciosa. Intersecções entre a arquitectura e o cinema. Portugal, 1960-1974.
PTDC/EAT-EAT/105484/2008
Universidade do Porto Faculdade de Arquitectura, Portugal

Universidade do Porto Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo, Portugal

Cinemateca Portuguesa Museu do Cinema, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2018 - 2020/03/17 Imagens anti-coloniais, pós-coloniais e decoloniais
s/n
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal
2017 - 2018/07/01 Arte e Tecnologia: a dimensão espiritual da técnica Jeff Koons, Olafur Eliasson, Marina Abramovic e as experiências com Realidade Virtual
s/n
Investigador responsável
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2012 - 2016/12/01 EBA MediaLAB
s/n
Investigador responsável
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Ana Cristina Pereira. "Contracinema: Mulher e Território nos filmes Yvone Kane, de Margarida Cardoso e Praça Paris, de Lucia Murat". Transversos 1 1 (2020): 139-159. https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/transversos/article/view/52461.
  2. Sales, Michelle; Muniz, Bruno. "Image and racism: Racial anthropophagy and the limits of anti-racist and decolonial cultural production in Brazil". (2020): https://revistas.ucp.pt/index.php/jsta/article/view/8532.
    10.34632/jsta.2020.8532
  3. Sales, Michelle. "As práticas artísticas contemporâneas no contexo ibero-americano e o pensamento pós-colonial e decolonia". Incomum 1 1 (2020): 1-24. http://revistas.ifg.edu.br/incomum/article/view/758.
    Publicado
  4. Sales, Michelle; Bruno Muniz. "Black Women`s opositional gaze making images.". Vista 1 (2020): 101-119. https://revistavista.pt/index.php/vista/article/view/3061.
    Publicado
  5. Sales, Michelle; Marta Lança. "A Matriz Colonial de Poder e o campo da arte: e nós? como existir? Como re-existir?.". Vazantes 3 (2019): 17-39. http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52085.
    Aceite para publicação
  6. Sales, Michelle; Pablo Assumpção. "Editorial". Vazantes 3 (2019): [http://periodicos.ufc.br/vazantes/issue/view/842].
    Aceite para publicação
  7. Sales, Michelle. "O cinema e o direito à morte: Cavalo Dinheiro de Pedro Costa (e outros títulos)". Novos Olhares 8 (2019): 61-72. https://www.revistas.usp.br/novosolhares/article/view/150409.
    Publicado
  8. Michelle Cunha Sales. "Cinemas em português: estratégias para entrar e sair da lusofonia Michelle Sales". Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual 6 2 (2018): https://doi.org/10.22475/rebeca.v6n2.469.
    10.22475/rebeca.v6n2.469
  9. Sales, Michelle. "Em busca de um novo cinema português". Imagofagia 1 (2010): 1-24. http://www.asaeca.org/imagofagia/index.php/imagofagia/article/view/6.
    Publicado
  10. Sales, Michelle. "Na terceira margem: Estorvo, de Ruy Guerra.". Comunicarte 27 (2009): 99-116.
    Publicado
  11. Sales, Michelle. "O free cinema e o novo cinema português, entrevista a Fernando Lopes". Doc-on line 1 1 (2009): 141-151. http://www.doc.ubi.pt/07/entrevista_michelle_sales.pdf.
    Publicado
  12. Sales, Michelle. "Verdes anos: o neo-realismo na gênese do novo cinema português". Labirintos 5 (2009): 1-17. [http://www.uefs.br/nep/labirintos/edicoes/01_2009/01_2009.htmf].
  13. Sales, Michelle. "Fisionomias urbanas de José Gomes Ferreira.". Palpitar: Literatura e Cultura 1 (2008): 1-12.
    Publicado
  14. Sales, Michelle. "O Augusto de Rubem Fonseca e o anônimo de Chico Buarque - transeuntes cariocas.". Palpitar Literatura e Cultura 1 (2008): 1-7. [http://www.palpitar.com.br/palpites.php].
    Publicado
  15. Sales, Michelle. "Os passos errantes de Herberto Hélder no exílio e na poesia do cineasta Manoel de Oliveira.". Eutomia 1 (2008): 407-432. [http://www.ufpe.br/revistaeutomia].
    Publicado
  16. Sales, Michelle. "PO-EX portuguesa: ensaio sobre poesia experimental.". Palpitar: Literatura e Cultura 1 (2008): 1-9. [http://www.palpitar.com.br/palpites.php].
    Acesso aberto • Publicado
  17. Sales, Michelle. "Por uma arte social em Portugal: Geração de 70, Neo-realismo e Novo realismo". Teia Literária 2 (2008): 1-15.
    Publicado
  18. Sales, Michelle. "A história dialética em O render dos heróis, de José Cardoso Pires". Gândara (PUCRJ) 2 (2007): 225-252.
    Acesso aberto • Publicado
  19. Sales, Michelle. "O universo provilegiado da arte e o intelectual contemporâneo além e através de Glauber Rocha.". Entre.Meios 1 (2006): 264-280.
    Acesso aberto • Publicado
  20. Sales, Michelle. "A imagem do choque contra um Ônibus 174". Entre.Meios 1 (2005): 170.
    Acesso aberto • Publicado
  21. Sales, Michelle. "O circuito do O Invasor: do roteiro à construção de um sentido.". Entre Meios 1 (2004): 150.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Sales, Michelle; Cabrera, Jorge. "Decolonial turn in the visual arts : for a contemporary art as a place of the other". In Identity and otherness, 230-250. Rio de Janeiro, Brasil: Provisório Produções, 2021.
    Publicado
  2. Sales, Michelle. "A produção audiovisual das mulheres negras no Brasil e em Portugal.". In Cinemas Pós-Coloniais e Periféricos, 21-38. Guimarães, Portugal: Nós por cá todos bem, 2020.
    Publicado
  3. Sales, Michelle. "Arte contemporânea no contexto Ibero-Americano. I". In Mundo Ibero-Americano entre a Tradição e a Modernidade., editado por Imprensa Universitária, 220-232. Coimbra, Portugal: Imprensa Universitária -Universidade de Coimbra, 2020.
    Publicado
  4. Sales, Michelle. "O campo da arte e suas relações com a tecnologia: Realidade Virtual.". In Letras, linguística e artes: perspectivas críticas e teóricas, 476-489. Rio de Janeiro, Brasil: Atena, 2019.
    Publicado
  5. Sales, Michelle. "Novos parâmetros para a crítica de arte no Brasil: análise sobre o filme Vazante". In Cinemas Pós-Coloniais e Periféricos., 82-99. Guimarães, Portugal: Nós por cá todos bem, 2019.
    Publicado
  6. Sales, Michelle. "UFRJ 2020: Projeto experimental de curadoria.". In Arquivos Escola de Belas Artes, 103-116. Rio de Janeiro, Brasil: RioBooks, 2017.
    Publicado
  7. Sales, Michelle. "Texto e tela: um suposto neo-realismo cinematográfico português.". In Texto e Tela: ensaios sobre literatura e cinema, 103-117. São Paulo: FFLCH-USP, 2015.
    Publicado
  8. Sales, Michelle. "Um olhar para o realismo: Da geração de 70 aos novos realistas.". In Novos Realismos, 261-272. Belo Horizonte, Brasil: Editora UFMG, 2012.
    Publicado
  9. Sales, Michelle. "Aproximações possíveis entre o neo-realismo e o cinema português.". In A crítica nas artes: fundamentos, conceitos e funções., 19-23. Coimbra, Portugal: CEIS20, 2011.
    Publicado
  10. Sales, Michelle. "Manoel de Oliveira: um cineasta-escritor". In Interseções: cinema e literatura., 101-113. Rio de Janeiro, Brasil: 7Letras, 2010.
    Publicado
  11. Sales, Michelle. "A política do Espírito e o cinema português". In Aspectos do cinema português., 223-238. Rio de Janeiro, Brasil: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2009.
    Publicado
Edição de livro
  1. Sales, Michelle; Paulo Cunha. Olhares: Manoel de Oliveira. Rio de Janeiro, Brasil: Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2010.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Sales, Michelle. "Decolonialidade e Política das Imagens. (Decoloniality and the Politics of Images)". LOGOS (2021): https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/logos/article/download/57384/36813.
    Publicado • Editor
  2. Sales, Michelle. "Politização, despoilitização, repolitização (Politicization, depoliticization, repoliticization)". Revista do Século XX (2020): https://impactum-journals.uc.pt/estudossecxx/issue/view/343.
    Publicado • Editor
  3. Sales, Michelle. "Este´ticas Especulativas Decolonias: Brasil, África, Portugal. (Decolonial Speculative Aesthetics: Brazil, Africa, Portugal.". Vazantes (2018): http://periodicos.ufc.br/vazantes/issue/view/842.
    Aceite para publicação • Editor
  4. Sales, Michelle. "Cinemas em Português( Portuguese Cinemas)". REBECA - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual 6 2 (2017): https://rebeca.socine.org.br/1/issue/view/16.
    Editor
Livro
  1. António Pedro Pita; Maria Emilia Prado; Michelle Sales. Mundo Ibero-Americano: Entre a Tradição e a Modernidade. 2020.
    10.14195/978-989-26-1970-5
  2. Sales, Michelle. À Margem do Cinema Português.. Coimbra, Portugal: Colégio das Artes. 2020.
    Publicado
  3. Sales, Michelle. Á Margem do Cinema Português - Catálogo Afroeuropeans. Coimbra, Portugal: Colégio das Artes. 2020.
    Publicado
  4. Sales, Michelle; Cunha, Paulo; Leroux, Liliane. Cinemas Pós-Coloniais e Periféricos. Nós Por Cá Todos Bem/LCV. 2019.
  5. Cunha, Paulo; Sales, Michelle. Cinema Português: Um Guia Essencial. SESI-SP. 2013.
Tese / Dissertação
  1. MICHELLE CUNHA SALES. "EM BUSCA DE UM NOVO CINEMA PORTUGUÊS". Doutoramento, 2010. https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=15108@1.
  2. MICHELLE CUNHA SALES. "RADIOGRAFIA DA METRÓPOLE CARIOCA: REGISTROS DA CIDADE NO CINEMA E OS PARADOXOS DA SUA IMAGEM". Mestrado, 2006. https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=8271@1.
Tradução
  1. Sales, Michelle. . Ler a arte como confronto. Rio de Janeiro, Brasil: Logos UERJ. 2020.
    Publicado

Artística / Interpretação

Exposição de curadoria/museu
  1. Yonamine Miguel; Delio Jasse. 2018. "Daqui pra frente: Arte contemporânea em Angola.(From here on out: Contemporary Art in Angola.)". In From here on out: Contemporary Art in Angola..

Outros

Outra produção
  1. Vista: (In)Visibilidades: imagem e racismo [6, 2020]. [Excerto] “Este número da VISTA propõe-se como contributo – ainda que modesto - para a luta antirracista dos nossos dias. A luta antirracista de um mundo onde, por todo lado, novas e velhas formas de racismo trituram vidas de pessoas negras. […] Uma das formas mais insidiosas da manifestação do racismo consiste na negação da singularidade do Outro; os membros de grupos racializados não são lidos s. 2020. Pereira, Ana Cristina; Sales, Michelle; Cabecinhas, Rosa. http://hdl.handle.net/1822/65810.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020 À Margem do cinema português: estudo sobre cinema afrodescendente produzido em Portugal (On the Fringes of Portuguese Cinema: a study on Afrodescendant cinema produced in Portugal) IX Encontro Anual da AIM
Universidade de Salamanca (Rio de Janeiro, Brasil)
2020 Cinemas Pós-Coloniais e Decoloniais em contextos de crise (Postcolonial and Decolonial Cinemas in Contexts of Crisis) XXIII ENCONTRO SOCINE
(Porto Alegre, Brasil)
2020 Circuitos de cinema em contextos de crise (Film circuits in crisis contexts) VII Congreso de la Asociacion Argentina de Estudios sobre Cine y Audiovisual
ASAECA (Buenos Aires, Argentina)
2020 Horizontes Utópicos - Século XXI (Utopian Horizons - 21st Century) Utopia Cidadã
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2020 A colonialidade está longe de ser superada, mas nós continuamos a rasgá-la: táticas de criação decolonial para a curadoria (Coloniality is far from being overcome, but we keep on tearing it apart: decolonial creation tactics for curating) VI Encontro Ibérico de Estética
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2019 Cinema negro português (Portuguese Black Cinema ) Avanca Cinema International Conference
(Avanca, Portugal)
2019 Uma leitura interseccional da circulação de mulheres na paisagem em Yvone Kane e Praça Paris (An intersectional reading of women's circulation in the landscape in Yvone Kane and Paris Square ) Black Invisibilities Contested 7TH Bienal Afroeuropeans Network Conference
ISCTE (Lisboa, Portugal)
2019 A produção audiovisual das mulheres negras no Brasil e em Portugal (The audiovisual production of black women in Brazil and Portugal) V Congresso Internacional Historia, Arte y Literatura en el cine en espanol e en portugués
Universidad de Salamanca (Salamanca, Espanha)
2019 As democracias perante a emergência dos nacionalismos: que respostas (Democracies in the Face of Emerging Nationalisms: What Responses) As democracias perante a emergência dos nacionalismos: que respostas
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2019 Cinemas pós-coloniais: o caso do cinema afrodescendente produzido em Portugal (Postcolonial cinemas: the case of Afrodescendant cinema produced in Portugal) Programa de Pós Graduação em Comunicação
Universidade Federal do Ceará; (FORTALEZA, Brasil)
2018 O específco fílmico e a Realidade Virtual: tensões da arte contemporânea (The Film and Virtual Reality: Tensions in Contemporary Art ) VIII Encontro Anual da AIM
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2018 Pós-colonialismo(s) e o cinema brasileiro (Postcolonialism(s) and Brazilian cinema ) XXII Encontro SOCINE
Universidade Federal de Goiás (Goiânia, Brasil)
2018 ARTE E TECNOLOGIA: A DIMENSÃO ESPIRITUAL DA TÉCNICA JEFF KOONS, OLAFUR ELIASSON, MARINA ABRAMOVIC E AS EXPERIÊNCIAS COM REALIDADE VIRTUAL (ART AND TECHNOLOGY: THE SPIRITUAL DIMENSION OF TECHNIQUE JEFF KOONS, OLAFUR ELIASSON, MARINA ABRAMOVIC AND THE EXPERIMENTS WITH VIRTUAL REALITY ) Congresso Internacional em Humanidades Digitais
Fundação Getúlio Vargas (Rio de Janeiro, Brasil)
2018 A dimensão espiritual da técnica: Marina Abramovic e a Realidade Virtual (The spiritual dimension of technique: Marina Abramovic and Virtual Reality) Hiperogânicos 8 - Ancestrofuturismo
Museu de Astronomia e Ciências afins (Rio de Janeiro, Brasil)
2018 As práticas artísticas contemporâneas e o pensamento pós-colonial/decolonial (Contemporary art practices and postcolonial/decolonial thinking) XIII Colóquio Internacional Tradição e Modernidade no mundo Ibero-Americano
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2018 Cinema e pós-colonialismo (Cinema and post-colonialism) Seminário Permanente CEIS20
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2018 Estudos de Gênero e Imagem em Movimento (Gender Studies and Moving Image) VIII Encontro Anual da AIM;
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2018 Transmedias UBICINEMA
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2016 O cinema e o direito `a morte: Cavalo Dinheiro, de Pedro Costa (The cinema and the right to death: Money Horse) VI Encontro Anual da AIM
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2015 Arte Contemporânea em Angola: Kiluanji Kia Henda e Délio Jasse (Contemporary Art in Angola: Kiluanji Kia Henda and Délio Jasse) Conversas com Fotografia
Cineclube de Guimarães (Guimarães, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - Atual Cinema Político e a História do Tempo Presente no Brasil (2014-2019): os filmes, os criadores e os públicos.
Coorientador de Nathan Laurette Ferreira Costa
Doutourado em Media Artes (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2020 - Atual As práticas artísticas contemporâneas e o pensamento pós-colonial e decolonial.
Orientador
História da Arte (Iniciação científica)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2019 - Atual A autobiografia feminina, feminista e interseccional como exercício decolonial.
Orientador de Deniza Geny Silva Machado Martins
Doutouramento em Estudos Contemporâneos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal
2019 - Atual Liminaridade no processo artístico do Ritual Vindication
Coorientador de Edicleison Cardoso.
Doutoramento em Arte Contemporâneo (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Colégio das Artes, Portugal
2020 - 2021 As práticas artísticas contemporâneas e o pensamento pós-colonial e decolonial.
Orientador de Isabela Assumpção Martins da Cruz Lima
História da Arte (Iniciação científica)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021 CINEMA, LITERATURA E SUBJETIVIDADE. UMA LEITURA FEMINISTA DOS (CON)TEXTOS “BLADE RUNNER”,
Arguente principal
Patrícia Guidon (Mestrado)
Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil
2020 Da exumação dos fantasmas coloniais ou o olhar sobre uma identidade cultural portuguesa a partir da obra cinematográfica de Pedro Costa
Arguente principal
Thiago Fonseca Ortman (Mestrado)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2019 Falar ao lado: vozes femininas e pós-coloniais no filme-ensaio
Arguente principal
Julia Vilhena Rodrigues (Mestrado)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2019 In Motion: A Dança na Obra Cinematográfca de Norman McLare
Arguente principal
Vanessa Gomes Fernandes (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2019 Pedro Costa – Cinema e Instalação do Sensível
Arguente principal
Pedro Costa – Cinema e Instalação do Sensível (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2019 Alteridade e identidade na ficção cinematográfica em Portugal e em Moçambique
Arguente
Ana Cristina Ribeiro Pereira (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2018 Carvão para seus olhos tocarem: uma poética do deslocamento
Arguente principal
Ruy César Campos Figueiredo (Mestrado)
Universidade Federal do Ceará, Brasil

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2020 - Atual Intersectional Conference Universidade de Coimbra
2018/01/01 - Atual Jornadas Cinema em Português Universidade da Beira Interior

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020 - Atual Oficina de Cinema Licenciatura em Estudos Artísticos (Licenciatura) Universidade de Coimbra, Portugal
2018/03/01 - Atual Teoria da Imagem Licenciatura em Artes Plásticas (Bacharelato) Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2020/08 - 2020/12 Arte Contemporânea - Estéticas Decoloniais História da Arte (Licenciatura) Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Letras e Artes, Brasil

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2020 - 2020 Cinema no Sete & Meio, Luanda Negrxs no Cinema português e brasileiro. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda)

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2011 - Atual AIM - Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento Membro Associado

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2020 - Atual Intersectional Conference
Membro
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal
Distinções

Prémio

2008 Scholarship program for foreign citizens under the Camões Institute Protocol
Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
2003 II Ceará Film and Video Award
Governo do Estado do Ceará, Brasil

Outra distinção

2014 Calouste Gulbenkian Foundation Scholarship
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2008 Fellow CAPES/PDEE Doctoral Program with Internship Abroad
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasil