???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Gabriel Peres Marques

Nomes de citação

  • Marques, Gabriel

Identificadores de autor

Ciência ID
EC1D-987D-3063

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2021/09/24 - 2025
Em curso
História da Arte (Doutoramento)
Especialização em História da arte contemporânea
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"António Manuel da Fonseca (1796-1890) e o academismo na arte portuguesa do século XIX" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18/20 (actual)
2018 - 2021/05
Concluído
História da Arte (Mestrado)
Especialização em História da Arte Contemporânea
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Os Lusíadas: o projeto de uma edição e as pinturas de Vieira Portuense (1765-1805)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2015 - 2018
Concluído
Desenho (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
15
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09 - Atual Estagiário Museu Nacional de Arte Contemporânea, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2022/03/01 - Atual António Manuel da Fonseca (1796-1890) e o academismo na arte portuguesa do século XIX
PRT/BD/152874/2021
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Historia da Arte, Portugal

Museu Nacional de Arte Contemporânea, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Marques, Gabriel. "Alegoria ao casamento de D. Pedro V e D. Estefânia: notas sobre um desenho inédito do pintor António Manuel da Fonseca". RomantHis: História, Arte, Cultura e Património do Romantismo 2 (2023): 350-359.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Braga, Sofia; Marques, Gabriel. Autor correspondente: Braga, Sofia. "Dos "Quintelas" aos Burnay: Os ciclos de pinturas de teto do Palácio das Laranjeiras". In O Palácio e o Teatro das Laranjeiras. Lisboa: Universidade Autónoma de Lisboa, 2024.
    No prelo
  2. Marques, Gabriel. "O retrato de D. Pedro V: António Manuel da Fonseca e os retratos régios do Supremo Tribunal de Justiça". In 190 anos do Supremo Tribunal de Justiça: arte e património, 92-103. Lisboa, Portugal: Supremo Tribunal de Justiça, 2023.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/09/21 Os retratos régios do Supremo Tribunal de Justiça Mesa-redonda de pré-lançamento do livro "190 anos do Supremo Tribunal de Justiça: arte e património"
Supremo Tribunal de Justiça (Lisboa, Portugal)
2023/05/16 Os ciclos de pintura de António Manuel da Fonseca (1796-1890) nos palácios do Conde do Farrobo: o Palácio das Laranjeiras e o Palácio na Rua do Alecrim
Academia Luís de Camões - Sociedade História da Independência de Portugal (Lisboa, Portugal)
2023/02/23 António Manuel da Fonseca (1796-1890), o pintor do Conde de Farrobo Ciclo de conferências no âmbito da exposição "Il Fanatico per la Musica: O Conde do Farrobo e o Teatro das Laranjeiras"
Teatro Thalia, Secretaria-Geral da Educação e Ciência (Lisboa, Portugal)
2022/10/13 Os Lusíadas ilustrados: aspectos iconográficos na série de Vieira Portuense Camões @ Harvard
Harvard Faculty of Arts and Sciences, Department of Romance Languages and Literature (Cambridge, MA, Estados Unidos)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/02/07 - 2024/02/07 Pintura decorativa palaciana em Lisboa: o caso de António Manuel da Fonseca Curso de Ano Novo: Palácios de Lisboa dos séculos XVI a XX: um património a descobrir Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal