Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Gorete Fonseca
Nomes de citação
- Fonseca, Gorete
- Ramos Fonseca, Maria Gorete
Identificadores de autor
- Ciência ID
- EC11-84B9-D809
- ORCID iD
- 0000-0001-5652-416X
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.pt/citations?hl=pt-PT&user=AEMVRSwAAAAJ
- Researcher Id
- IRZ-4568-2023
Websites
- www.quadroegiz.com (Pessoal)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2018/07/17
Concluído
|
Curso de Mestrado em Educação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Especialização em Administração Educacional
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
|
2013
Concluído
|
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Formação de Professores
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"As TIC na Formação Inicial de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico - crenças e perspetivas dos formadores." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2004/10/20 - 2006/11/15
Concluído
|
Relações Interculturais (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
19 |
1999/06/22
Concluído
|
Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
|
1998/09/21
Concluído
|
Professores do 1.º ciclo do Ensino Básico (Bacharelato)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/03/03 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal |
Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2006/09/01 - Atual | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Agrupamento de Escola da Lourinhã, Portugal | ||
2001/09/24 - 2022/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
EB 1 n.º 1 de Torres Vedras, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/07/23 - Atual | Adjunta do diretor | Ministério da Educação, Portugal |
Agrupamento de Escolas da Lourinhã, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/01/22 - Atual | Investigação (colaboradora) | Ministério da Educação, Portugal |
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal | ||
2019/10/09 - Atual | Formadora no Centro de Formação de Torres Vedras e Lourinhã | Ministério da Educação, Portugal |
Centro de Formação de Torres Vedras e Lourinhã, Portugal | ||
2018/08/04 - 2020/07/22 | Coordenadora de Estabelecimento | Ministério da Educação, Portugal |
EB Salvador Leonardo Ferreira - Agrupamento de Escolas da Lourinhã , Portugal | ||
2017/04/18 - 2017/04/26 | Formadora pelo IAVE | Ministério da Educação, Portugal |
Instituto de Avaliação Educativa, Portugal | ||
2012/09/05 - 2013/08/31 | Coordenação de ano | Ministério da Educação, Portugal |
Agrupamento de Escolas da Lourinhã, Portugal | ||
2006/09/05 - 2007/08/31 | Coordenadora de ciclo | Ministério da Educação, Portugal |
Agrupamento de Escolas da Lourinhã, Portugal | ||
2002/01/08 - 2002/06/30 | Ensino Recorrente - formadora em regime de acumulação | Ministério da Educação, Portugal |
Coordenação Concelhia de Educação Recorrente e Extra-Escolar de Peniche, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
UID/CED/04107/2019
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Website |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/07/12 | Navio de piratas, polvos e blue-bot: o que têm em comum? | XXIII Encontro das TIC na Educação: Recursos Educativos Digitais
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do IP de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2023/11/25 | Coelhos e galinhas - um estudo de aula no 1.º CEB | 11.º Encontro do CIED | Produção de conhecimento em contexto
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2023/10/28 | Tangram e conectores espaciais: o que há em comum? | XXVI EMPA - Encontro Nacional de Professores
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2023/06/17 | O Estudo de Aula como processo de desenvolvimento profissional na Educação Pré-escolar | II Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática (SILSEM)
(Brasil)
|
2023/06/17 | Aprendizagens profissionais em momentos de discussão coletiva num estudo de aula em Portugal | II Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática (SILSEM)
(Brasil)
|
2023/04/22 | Se os bichos se vestissem como gente: um estudo de aula com padrões no pré-escolar | VII Encontro de Investigação e práticas em educação - Percursos convergentes e divergentes na Educação
Escola Superior de Educação de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2022/11/05 | O estudo de aula como promotor do desenvolvimento do conhecimento didático dos professores que ensinam matemática nos primeiros anos | XXVI EMPA - Encontro Nacional de Professores
Escola Superior de Educação de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2022/07/11 | “If animals dressed like people: A Lesson Study with Patterns in Preschool” | Conferência internacional Mathematics Education and Lesson Study in Europe (MELSE III)
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/07/08 | Se os bichos se vestissem como gente: um Estudo de Aula com padrões no pré-escolar | XXXVIII Encontro Nacional de Professores de Matemática
Escola Superior de Educação de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2021/07/16 | A gamificação como estratégia para potenciar a aprendizagem dos alunos no 1.º CEB | XV Encontro TIC@Portugal’21
EDUCOM - Associação Portuguesa de Telemática Educativa (Portugal)
|
2021/07/15 | O arco-íris dos divisores – um estudo de aula no 1.º ciclo | 10.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais – Inovação, Tecnologias e Currículo
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2021/07/05 | O Estudo de Aula no desenvolvimento do conhecimento didático dos professores do 1.º ciclo | Estudos de aula na formação inicial e contínua de professores
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2021/05/13 | O Estudo de Aula no desenvolvimento do conhecimento sobre o ensino da matemática de professores do 1.º ciclo | Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática
(Brasil)
|
2014/07/02 | As TIC na Formação Inicial de Professores do 1.º CEB. Conceções e práticas dos formadores | V Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2013/07/04 | As Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação Inicial de Professores do 1.º CEB. Conceções e práticas dos formadores | IV Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2012/07/16 | Balanço da implementação do PMSE na Lourinhã – Trabalho em assessoria; | VIII Seminário Nacional das Escolas Híbridas
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2012/03/15 | Lesson Study no primeiro ciclo | VII Seminário Nacional das Escolas Híbridas
Agrupamento de Escolas da Loirinhã (Lourinhã, Portugal)
|
2011/09/06 | Sequências e Regularidades no 1.º ciclo – relato de experiências | ProfMat2011
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2011/07/05 | "Assessorias: vantagens e desvantagens" "Teste de matemática: análise de algumas das respostas dadas pelos alunos" | V Seminário Nacional das Escolas Híbridas
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2007/07/19 | O Conselho de Cooperação como Estratégia de organização do trabalho para a promoção de uma Educação Intercultural | XXIX Congresso do Movimento da Escola Moderna
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2007/06/18 | O Conselho de Cooperação como estratégia de Organização do Trabalho numa sala de aula e o seu Contributo para o Desenvolvimento de uma Educação Intercultural – Um Estudo de caso numa Escola de 1º Ciclo | Conferência integrada no Mestrado em Administração e Gestão Educacional – Universidade Aberta
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
|
2006/07/20 | O trabalho de Projeto como forma de Organização do trabalho no 1º ciclo | XXVIII Congresso do Movimento da Escola Moderna
Instituto de Superior de Psicologia Aplicada - Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2003/05/16 | Da Formação inicial à Prática: três percursos que se cruzam | I Encontro (Re) Encontrar a Escola
Escola Superior de Educação de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2013/07/04 - 2013/07/04 | Moderadora no IV Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2013/07/04 - 2013/07/04)
Encontro
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/09/12 - 2024/09/12 | Moderadora na Tertúlia (des)ConectAR a BrincAR [Ligações - compreender, compartilhar e aprender] dinamizada pelos oradores
Frederico Lopes, Joana Rato, José Pacheco e Rita Cordovil, nas V Jornadas da Educação da Lourinhã (https://unidademultidisciplinardeapoio.my.canva.site/tertulias-12set-amal)
Outro
|
V Jornadas da Educação da Lourinhã 2024/25
Câmara Municipal da Lourinhã, Portugal
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023/03/03 - Atual | Iniciação à Prática Profissional no 1.º Ciclo | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal |
2019/10/09 - 2020/12/04 | Formadora na Ação de Formação, na modalidade de Oficina de Formação, na Escola Básica 2, 3 Dr. João das Regras – Lourinhã, intitulada: “O currículo e o aluno: aprendizagem exploratória” | Ação de Formação na modalidade de Oficina de Formação | Centro de Formação de Torres Vedras e Lourinhã, Portugal |
2020/01/23 - 2020/03/11 | Formadora na Ação de Formação, na modalidade de Oficina de Formação, na Escola Secundária Madeira Torres – Torres Vedras, intitulada: “O currículo e o aluno: aprendizagem exploratória” | Oficina de formação (Outros) | Centro de Formação de Torres Vedras e Lourinhã, Portugal |
2019/03/12 - 2019/03/12 | Formadora na Ação de Formação de Curta Duração intitulada: “Avaliação para as aprendizagens: avaliar para quê?” | Ação de Curta Duração | Centro de Formação da associação de Escolas Lezíria-Oeste, Portugal |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2012/02/09 - 2012/02/09 | programa Webin@rs da DGE | Programa Mais Sucesso Escolar – Escolas de Tipologia Híbrida |
2002/05/02 - 2002/05/02 | "Às duas por três" | O ensino Recorrente em Portugal |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/10 - Atual | Comissão Científica do III Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática (SILSEM). (https://www.even3.com.br/iiisilsem/)
Membro
|
|
2023/01 - 2023/12 | Membro da Comissão Científica do 26.º encontro nacional EMPA (Encontro a Matemática nos Primeiros Anos) promovido pela Associação
de Professores de Matemática (APM) que decorreu na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria.
Membro
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2023/01 - 2023/06 | Comissão Científica do II Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática (SILSEM).
O II SILSEM é realizado a partir de uma parceria entre o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias
(GEPEM@T) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Grupo de Investigação em Ensino de Matemática (GIEM), da Universidade
de Brasília (UNB) e Grupo de Pesquisa Prática Pedagógica em Matemática (PRAPEM), da Universidade de Campinas (UNICAMP), com
o apoio de pesquisadores de instituições nacionais e internacionais.
Membro
|
|
2022/01 - 2022/12 | Membro da Comissão Científica do 25.º encontro nacional EMPA (Encontro a Matemática nos Primeiros Anos) promovido pela Associação
de Professores de Matemática (APM) (4 e 5 de novembro de 2022, na ESE de Coimbra)
Membro
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2013/04/01 - 2013/07/04 | Organização do IV Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Membro
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/02 - Atual | Membro do Júri de Certificação do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Escolares - nível secundário | Centro Qualifica - Agrupamento de Escolas da Lourinhã, Portugal |