???global.info.a_carregar???
Doutorada na área da Educação, na especialidade em Formação de Professores, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Exerce funções como Adjunta do Diretor num Agrupamento de Escolas na zona Oeste de Lisboa, e como Professora Assistente Convidada no IPLuso - Escola Superior de Educação da Lusofonia. Colabora como professora investigadora na Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. É formadora na formação contínua de professores (em 9 áreas/domínios). Tem como áreas de interesse: formação de professores, tecnologias digitais e desenvolvimento profissional (incluindo Lesson Study). Gorete Fonseca, Ph.D. in Education. Currently holds the position of Deputy Director at at a local School Cluster, where she leads the Research Group of Lesson Study. She is also an Assistant Professor at IPLuso - Escola Superior de Educação da Lusofonia, as well as a research professor in the UIDEF at Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. Her research interests are teacher education (including lesson study) and digital technologies for education.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Gorete Fonseca

Nomes de citação

  • Fonseca, Gorete

Identificadores de autor

Ciência ID
EC11-84B9-D809
ORCID iD
0000-0001-5652-416X
Google Scholar ID
https://scholar.google.pt/citations?hl=pt-PT&user=AEMVRSwAAAAJ

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2018/07/17
Concluído
Curso de Mestrado em Educação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Especialização em Administração Educacional
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2013
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Formação de Professores
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"As TIC na Formação Inicial de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico - crenças e perspetivas dos formadores." (TESE/DISSERTAÇÃO)
2004/10/20 - 2006/11/15
Concluído
Relações Interculturais (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
19
1999/06/22
Concluído
Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
1998/09/21
Concluído
Professores do 1.º ciclo do Ensino Básico (Bacharelato)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/03/03 - Atual Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal
Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006/09/01 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escola da Lourinhã, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/07/23 - Atual Adjunta do diretor Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas da Lourinhã, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/01/22 - Atual Investigação (colaboradora) Ministério da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2019/10/09 - Atual Formadora no Centro de Formação de Torres Vedras e Lourinhã Ministério da Educação, Portugal
Centro de Formação de Torres Vedras e Lourinhã, Portugal
2018/08/04 - 2020/07/22 Coordenadora de Estabelecimento Ministério da Educação, Portugal
EB Salvador Leonardo Ferreira - Agrupamento de Escolas da Lourinhã , Portugal
2017/04/18 - 2017/04/26 Formadora pelo IAVE Ministério da Educação, Portugal
Instituto de Avaliação Educativa, Portugal
2012/09/05 - 2013/08/31 Coordenação de ano Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas da Lourinhã, Portugal
2006/09/05 - 2007/08/31 Coordenadora de ciclo Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas da Lourinhã, Portugal
2002/01/08 - 2002/06/30 Ensino Recorrente - formadora em regime de acumulação Ministério da Educação, Portugal
Coordenação Concelhia de Educação Recorrente e Extra-Escolar de Peniche, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
UID/CED/04107/2019
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Thuysa Schlichting de Souza; Gorete Fonseca; João Pedro Da ´Ponte; Schlichting De Souza, Thuysa; Ramos Fonseca, Maria Gorete; Ponte, João Pedro da. "Professional learning in moments of whole-class discussion in a lesson study". Revista Paranaense de Educação Matemática (2023): https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.29.40-57.
    10.33871/22385800.2023.12.29.40-57
  2. Maria Gorete Ramos Fonseca; João Pedro da Ponte. "An early childhood teacher experience in lesson study: the case of Sara". International Journal for Lesson & Learning Studies (2023): https://doi.org/10.1108/IJLLS-05-2023-0064.
    10.1108/IJLLS-05-2023-0064
  3. Gorete Fonseca; João Pedro da Ponte. "O estudo de aula no desenvolvimento do conhecimento sobre o ensino da matemática de professores do 1.º ciclo". Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa (2023): https://doi.org/10.12802/relime.22.2524.
    10.12802/relime.22.2524
  4. Gorete Fonseca; João Pedro da Ponte. "ESTUDOS DE AULA COM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS EM PORTUGAL". Educação Matemática em Revista - RS (2022): http://hdl.handle.net/10451/59199.
    10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.113-121
  5. Fonseca, Gorete. "Di-vi-so-res – como encontrá-los? Uma experiência exploratória no 1.º ciclo do ensino básico.". Educação e Matemática 156 (2020): 33-36.
    Publicado
  6. Fonseca,Gorete; Fonseca, Gorete Ramos; Ramos Fonseca, Maria Gorete; Fonseca, Gorete. "As TIC na formação inicial de professores: Representações de práticas de formação de formadores". Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional 10 2 (2020): 4-25. http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722020000200002.
    Publicado • DOI: https://doi.org/10.25757/invep.v10i2.199
  7. Fonseca, Gorete. "AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO – FATORES CONSTRANGEDORES INVOCADOS PELOS FORMADORES PARA O USO DAS TECNOLOGIAS". (2019): http://dx.doi.org/10.25053/redufor.v4i11.254.
    10.25053/redufor.v4i11.254
  8. Fonseca, Gorete Ramos; Nunes, Fátima Alexandrino; Fonseca, Gorete. "Escrever em conjunto para aprender a escrever – uma experiência de escrita colaborativa no 1.º ciclo do ensino básico no Agrupamento de Escolas da Lourinhã". Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional (2019): https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/183.
    10.25757/invep.v9i2.183
  9. Fonseca, Gorete. "Sequências e regularidades no 1.º ciclo: Relato de experiências". Revista de Educação Matemática 121 (2013): 29-33.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Fonseca, Gorete. "Programa Mais Sucesso Escolar: a experiência do 1.º Ciclo do Ensino Básico", Cadernos, Escola e Formação do Centro de Formação de Associação e Escolas Braga/Sul, 2013, https://alvarovelho.net/presentations/fenix/Promocao_de_Mais_Sucesso_E scolar.pdf.
Capítulo de livro
  1. Fonseca, Gorete; Ponte, João Pedro da. Autor correspondente: Fonseca, Gorete. "Estudos de Aula com Professores que ensinam Matemática em Portugal". In Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática (SILSEM). Vitória, Brasil: Edifes, 2022.
    Publicado
Livro
  1. Fonseca, Gorete. As Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação Inicial de Professores do 1.º ciclo do ensino básico: perspetivas e práticas de formadores. Portugal: Edições de Autor. 2019.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Fonseca, Gorete; Alexandrino, Fátima. Autor correspondente: Fonseca, Gorete. "Coelhos e galinhas - um estudo de aula no 1.º CEB". Trabalho apresentado em 11.º Encontro do CIED | Produção de conhecimento em contexto, Lisboa, 2023.
    Publicado
  2. Fonseca, Gorete. "Se os bichos se vestissem como gente: um estudo de aula no pré-escolar". Trabalho apresentado em VII Encontro de Investigação e práticas em educação - Percursos convergentes e divergentes na Educação, Coimbra, 2023.
    Publicado
  3. Fonseca, Gorete. "As Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação Inicial de Professores: conceções e práticas dos formadores". Trabalho apresentado em IV Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2013.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Fonseca, Maria Gorete Ramos, 1976-. "As tecnologias de informação e comunicação na formação inicial de professores do 1.º ciclo do ensino básico : crenças e perspetivas de formadores". Doutoramento, 2018. http://hdl.handle.net/10451/34138.
Website
  1. Fonseca, Gorete. quadroegiz.com. 2005. www.quadroegiz.com.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/11/25 Coelhos e galinhas - um estudo de aula no 1.º CEB 11.º Encontro do CIED | Produção de conhecimento em contexto
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2023/10/28 Tangram e conectores espaciais: o que há em comum? XXVI EMPA - Encontro Nacional de Professores
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2023/06/17 O Estudo de Aula como processo de desenvolvimento profissional na Educação Pré-escolar II Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática (SILSEM)
(Brasil)
2023/06/17 Aprendizagens profissionais em momentos de discussão coletiva num estudo de aula em Portugal II Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática (SILSEM)
(Brasil)
2023/04/22 Se os bichos se vestissem como gente: um estudo de aula com padrões no pré-escolar VII Encontro de Investigação e práticas em educação - Percursos convergentes e divergentes na Educação
Escola Superior de Educação de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2022/11/05 O estudo de aula como promotor do desenvolvimento do conhecimento didático dos professores que ensinam matemática nos primeiros anos XXVI EMPA - Encontro Nacional de Professores
Escola Superior de Educação de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2022/07/11 “If animals dressed like people: A Lesson Study with Patterns in Preschool” Conferência internacional Mathematics Education and Lesson Study in Europe (MELSE III)
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/07/08 Se os bichos se vestissem como gente: um Estudo de Aula com padrões no pré-escolar XXXVIII Encontro Nacional de Professores de Matemática
Escola Superior de Educação de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2021/07/16 A gamificação como estratégia para potenciar a aprendizagem dos alunos no 1.º CEB XV Encontro TIC@Portugal’21
EDUCOM - Associação Portuguesa de Telemática Educativa (Portugal)
2021/07/15 O arco-íris dos divisores – um estudo de aula no 1.º ciclo 10.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais – Inovação, Tecnologias e Currículo
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2021/07/05 O Estudo de Aula no desenvolvimento do conhecimento didático dos professores do 1.º ciclo Estudos de aula na formação inicial e contínua de professores
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2021/05/13 O Estudo de Aula no desenvolvimento do conhecimento sobre o ensino da matemática de professores do 1.º ciclo Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática
(Brasil)
2014/07/02 As TIC na Formação Inicial de Professores do 1.º CEB. Conceções e práticas dos formadores V Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2013/07/04 As Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação Inicial de Professores do 1.º CEB. Conceções e práticas dos formadores IV Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2012/07/16 Balanço da implementação do PMSE na Lourinhã – Trabalho em assessoria; VIII Seminário Nacional das Escolas Híbridas
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2012/03/15 Lesson Study no primeiro ciclo VII Seminário Nacional das Escolas Híbridas
Agrupamento de Escolas da Loirinhã (Lourinhã, Portugal)
2011/09/06 Sequências e Regularidades no 1.º ciclo – relato de experiências ProfMat2011
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2011/07/05 "Assessorias: vantagens e desvantagens" "Teste de matemática: análise de algumas das respostas dadas pelos alunos" V Seminário Nacional das Escolas Híbridas
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2007/07/19 O Conselho de Cooperação como Estratégia de organização do trabalho para a promoção de uma Educação Intercultural XXIX Congresso do Movimento da Escola Moderna
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2007/06/18 O Conselho de Cooperação como estratégia de Organização do Trabalho numa sala de aula e o seu Contributo para o Desenvolvimento de uma Educação Intercultural – Um Estudo de caso numa Escola de 1º Ciclo Conferência integrada no Mestrado em Administração e Gestão Educacional – Universidade Aberta
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
2006/07/20 O trabalho de Projeto como forma de Organização do trabalho no 1º ciclo XXVIII Congresso do Movimento da Escola Moderna
Instituto de Superior de Psicologia Aplicada - Lisboa (Lisboa, Portugal)
2003/05/16 Da Formação inicial à Prática: três percursos que se cruzam I Encontro (Re) Encontrar a Escola
Escola Superior de Educação de Setúbal (Setúbal, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2013/07/04 - 2013/07/04 Moderadora no IV Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2013/07/04 - 2013/07/04)
Encontro
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/03/03 - Atual Iniciação à Prática Profissional no 1.º Ciclo Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal
2019/10/09 - 2020/12/04 Formadora na Ação de Formação, na modalidade de Oficina de Formação, na Escola Básica 2, 3 Dr. João das Regras – Lourinhã, intitulada: “O currículo e o aluno: aprendizagem exploratória” Ação de Formação na modalidade de Oficina de Formação Centro de Formação de Torres Vedras e Lourinhã, Portugal
2020/01/23 - 2020/03/11 Formadora na Ação de Formação, na modalidade de Oficina de Formação, na Escola Secundária Madeira Torres – Torres Vedras, intitulada: “O currículo e o aluno: aprendizagem exploratória” Oficina de formação (Outros) Centro de Formação de Torres Vedras e Lourinhã, Portugal
2019/03/12 - 2019/03/12 Formadora na Ação de Formação de Curta Duração intitulada: “Avaliação para as aprendizagens: avaliar para quê?” Ação de Curta Duração Centro de Formação da associação de Escolas Lezíria-Oeste, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2012/02/09 - 2012/02/09 programa Webin@rs da DGE Programa Mais Sucesso Escolar – Escolas de Tipologia Híbrida
2002/05/02 - 2002/05/02 "Às duas por três" O ensino Recorrente em Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023/01 - 2023/12 Membro da Comissão Científica do 26.º encontro nacional EMPA (Encontro a Matemática nos Primeiros Anos) promovido pela Associação de Professores de Matemática (APM) que decorreu na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria.
Membro
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2023/01 - 2023/06 Comissão Científica do II Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática (SILSEM). O II SILSEM é realizado a partir de uma parceria entre o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias (GEPEM@T) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Grupo de Investigação em Ensino de Matemática (GIEM), da Universidade de Brasília (UNB) e Grupo de Pesquisa Prática Pedagógica em Matemática (PRAPEM), da Universidade de Campinas (UNICAMP), com o apoio de pesquisadores de instituições nacionais e internacionais.
Membro
2022/01 - 2022/12 Membro da Comissão Científica do 25.º encontro nacional EMPA (Encontro a Matemática nos Primeiros Anos) promovido pela Associação de Professores de Matemática (APM) (4 e 5 de novembro de 2022, na ESE de Coimbra)
Membro
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2013/04/01 - 2013/07/04 Organização do IV Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Membro
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2024/02 - Atual Membro do Júri de Certificação do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Escolares - nível secundário Centro Qualifica - Agrupamento de Escolas da Lourinhã, Portugal