???global.info.a_carregar???
Doutorada na área da Educação, na especialidade em Formação de Professores, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Docente do QA no Agrupamento de Escolas da Lourinhã, onde exerce funções como Adjunta do Diretor. Colabora como professora investigadora na Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. É formadora acreditada pelo CCPFC de Braga em 9 áreas e domínios (B11 Pedagogia e Didática; B110 Metodologias de Investigação em Educação; B115 Tecnologia e Comunicação Educativa; C04 Didática Geral; C103 Conceção e Organização de Projetos Educativos; C105 Didática do 1.º Ciclo do Ensino Básico; C109 Práticas de Administração Escolar; D02 Educação e Multiculturalidade e D05 Relações entre Educação e Sociedade). Principais áreas de interesse: formação de professores, desenvolvimento profissional, didática e o currículo. Autora e administradora de alguns blogues e da página www.quadroegiz.com destinada à partilha de recursos educativos.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Gorete Fonseca

Identificadores de autor

Ciência ID
EC11-84B9-D809
ORCID iD
0000-0001-5652-416X
Google Scholar ID
https://scholar.google.pt/citations?hl=pt-PT&user=AEMVRSwAAAAJ

Websites

  • www.quadroegiz.com (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2018/07/17
Concluído
Curso de Mestrado em Educação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Especialização em Administração Educacional
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2013
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Formação de Professores
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"As TIC na Formação Inicial de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico - crenças e perspetivas dos formadores." (TESE/DISSERTAÇÃO)
2004/10/20 - 2006/11/15
Concluído
Relações Interculturais (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
19
1999/06/22
Concluído
Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
1998/09/21
Concluído
Professores do 1.º ciclo do Ensino Básico (Bacharelato)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
Percurso profissional

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006/09/01 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escola da Lourinhã, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/07/23 - Atual Adjunta do diretor Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas da Lourinhã, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/01/22 - Atual Investigação (colaboradora) Ministério da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2019/10/09 - Atual Formadora no Centro de Formação de Torres Vedras e Lourinhã Ministério da Educação, Portugal
Centro de Formação de Torres Vedras e Lourinhã, Portugal
2018/08/04 - 2020/07/22 Coordenadora de Estabelecimento Ministério da Educação, Portugal
EB Salvador Leonardo Ferreira - Agrupamento de Escolas da Lourinhã , Portugal
2017/04/18 - 2017/04/26 Formadora pelo IAVE Ministério da Educação, Portugal
Instituto de Avaliação Educativa, Portugal
2012/09/05 - 2013/08/31 Coordenação de ano Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas da Lourinhã, Portugal
2006/09/05 - 2007/08/31 Coordenadora de ciclo Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas da Lourinhã, Portugal
2002/01/08 - 2002/06/30 Ensino Recorrente - formadora em regime de acumulação Ministério da Educação, Portugal
Coordenação Concelhia de Educação Recorrente e Extra-Escolar de Peniche, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Gorete Fonseca; João Pedro da Ponte. "ESTUDOS DE AULA COM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS EM PORTUGAL". Educação Matemática em Revista - RS (2022): https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.113-121.
    10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.113-121
  2. Fonseca, Gorete. "As TIC na formação inicial de professores – Representações de práticas de formação de formadores". Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional 10 2 (2020): 4-25.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Fonseca, Gorete. "As TIC na formação inicial de professores – Práticas de formação de formadores". Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional (2020): https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/199.
    10.25757/INVEP.V10I2.199
  4. Fonseca, Gorete. "Di-vi-so-res – como encontrá-los? Uma experiência exploratória no 1.º ciclo do ensino básico.". Educação e Matemática 156 (2020): 33-36.
    Publicado
  5. Ramos Fonseca, Maria Gorete. "As TIC na formação inicial de professores: representações de práticas de formação de formadores". (2020): http://hdl.handle.net/10400.21/12258.
    DOI: https://doi.org/10.25757/invep.v10i2.199
  6. Fonseca, Gorete. "Escrever em conjunto para aprender a escrever – uma experiência de escrita colaborativa no 1.º ciclo do ensino básico no Agrupamento de Escolas da Lourinhã". Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional (2019): https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/183.
    10.25757/invep.v9i2.183
  7. Fonseca, Gorete. "AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO – FATORES CONSTRANGEDORES INVOCADOS PELOS FORMADORES PARA O USO DAS TECNOLOGIAS". (2019): http://dx.doi.org/10.25053/redufor.v4i11.254.
    10.25053/redufor.v4i11.254
  8. Fonseca, Gorete. "Sequências e regularidades no 1.º ciclo: Relato de experiências". Revista de Educação Matemática 121 (2013): 29-33.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Fonseca, Gorete. "Programa Mais Sucesso Escolar: a experiência do 1.º Ciclo do Ensino Básico", Cadernos, Escola e Formação do Centro de Formação de Associação e Escolas Braga/Sul, 2013, https://alvarovelho.net/presentations/fenix/Promocao_de_Mais_Sucesso_E scolar.pdf .
Capítulo de livro
  1. "Estudos de Aula com Professores que ensinam Matemática em Portugal". Brasil, 2022.
Livro
  1. Fonseca, Gorete. As Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação Inicial de Professores do 1.º ciclo do ensino básico: perspetivas e práticas de formadores. Portugal: Edições de Autor. 2019.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Fonseca, Gorete. "As Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação Inicial de Professores: conceções e práticas dos formadores". Trabalho apresentado em IV Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2013.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Fonseca, Maria Gorete Ramos, 1976-. "As tecnologias de informação e comunicação na formação inicial de professores do 1.º ciclo do ensino básico : crenças e perspetivas de formadores". Doutoramento, 2018. http://hdl.handle.net/10451/34138.
Website
  1. Fonseca, Gorete. quadroegiz.com. 2005. www.quadroegiz.com.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2014/07/02 As TIC na Formação Inicial de Professores do 1.º CEB. Conceções e práticas dos formadores V Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2013/07/04 As Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação Inicial de Professores do 1.º CEB. Conceções e práticas dos formadores IV Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2012/07/16 Balanço da implementação do PMSE na Lourinhã – Trabalho em assessoria; VIII Seminário Nacional das Escolas Híbridas
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2012/03/15 Lesson Study no primeiro ciclo VII Seminário Nacional das Escolas Híbridas
Agrupamento de Escolas da Loirinhã (Lourinhã, Portugal)
2011/09/06 Sequências e Regularidades no 1.º ciclo – relato de experiências ProfMat2011
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2011/07/05 "Assessorias: vantagens e desvantagens" "Teste de matemática: análise de algumas das respostas dadas pelos alunos" V Seminário Nacional das Escolas Híbridas
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2007/07/19 O Conselho de Cooperação como Estratégia de organização do trabalho para a promoção de uma Educação Intercultural XXIX Congresso do Movimento da Escola Moderna
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2007/06/18 O Conselho de Cooperação como estratégia de Organização do Trabalho numa sala de aula e o seu Contributo para o Desenvolvimento de uma Educação Intercultural – Um Estudo de caso numa Escola de 1º Ciclo Conferência integrada no Mestrado em Administração e Gestão Educacional – Universidade Aberta
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
2006/07/20 O trabalho de Projeto como forma de Organização do trabalho no 1º ciclo XXVIII Congresso do Movimento da Escola Moderna
Instituto de Superior de Psicologia Aplicada - Lisboa (Lisboa, Portugal)
2003/05/16 Da Formação inicial à Prática: três percursos que se cruzam I Encontro (Re) Encontrar a Escola
Escola Superior de Educação de Setúbal (Setúbal, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2013/07/04 - 2013/07/04 Moderadora no IV Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2013/07/04 - 2013/07/04)
Encontro
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019/10/09 - 2020/12/04 Formadora na Ação de Formação, na modalidade de Oficina de Formação, na Escola Básica 2, 3 Dr. João das Regras – Lourinhã, intitulada: “O currículo e o aluno: aprendizagem exploratória” Ação de Formação na modalidade de Oficina de Formação Centro de Formação de Torres Vedras e Lourinhã, Portugal
2020/01/23 - 2020/03/11 Formadora na Ação de Formação, na modalidade de Oficina de Formação, na Escola Secundária Madeira Torres – Torres Vedras, intitulada: “O currículo e o aluno: aprendizagem exploratória” Oficina de formação (Outros) Centro de Formação de Torres Vedras e Lourinhã, Portugal
2019/03/12 - 2019/03/12 Formadora na Ação de Formação de Curta Duração intitulada: “Avaliação para as aprendizagens: avaliar para quê?” Ação de Curta Duração Centro de Formação da associação de Escolas Lezíria-Oeste, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2012/02/09 - 2012/02/09 programa Webin@rs da DGE Programa Mais Sucesso Escolar – Escolas de Tipologia Híbrida
2002/05/02 - 2002/05/02 "Às duas por três" O ensino Recorrente em Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2013/04/01 - 2013/07/04 Organização do IV Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Membro
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal