???global.info.a_carregar???
Lília Marcelino has a Bachelor Degree in Psychology (2005) and a Masters in Communication in Organizations at Universidade Lusófona. Former doctoral grantee at the Foundation for Science and Technology (FCT) (SFRH / BD / 69366/2010), she has a PhD in Education since 2015. She was a postdoctoral grantee in the project "Social participation in students with SEN in public schools" (PTDC / MHC-CED / 4150/2014). At the moment, she is a contract doctoral researcher at Lusofona University/CICANT on the project "GBL4deaf - Game-based Learning of Deaf Students" funded by FCT (PTDC/COM-CSS/32022/2017). She has publications in the area of numerical cognition and difficulties in learning mathematics and has been participating in national and international scientific events. In 2017, the study "Identification and intervention in early numerical competencies" was one of the nominees for best poster at the 15th European Congress of Psychology in Amsterdam. As a psychologist, Lília gives intervention support to children with mathematical learning difficulties and gave certified training to teachers, psychologists and other professionals about dyscalculia and difficulties in mathematics.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Lilia Marcelino
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Marcelino, Lilia

Identificadores de autor

Ciência ID
EA1C-BBCA-2F23
ORCID iD
0000-0002-1811-9531
Scopus Author Id
57194638039

Endereços de correio eletrónico

  • lilia.marcelino@gmail.com (Profissional)
  • lilia.marcelino@ulusofona.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 217515500 (Profissional)
Telemóvel
  • 919750398 (Pessoal)

Moradas

  • Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia. Campo Grande, 376, 1749-024, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

  • https://www.researchgate.net/profile/Lilia_Marcelino2 (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Ciências da Informação
  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2010/09 - 2015/12/18
Concluído
PhD in Education (Doutoramento)
Especialização em Early numerical competencies (or symbolic number sense) and Mathematics achievement in first and second-grade children
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
"Sentido de número e desempenho em matemática: identificação e acompanhamento em alunos do 1.º e 2.º ano de escolaridade [Number sense and mathematics achievement: identification and follow-up of first and second grade students]." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade, com Distinção e Louvor
2007/10 - 2009/01/20
Concluído
MSc in Communication in Organisations (Mestrado)
Especialização em Primary school children perspective of the functionality of the school: hearing the children voices.
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
"A visão das crianças sobre a funcionalidade da escola [The perspective of children about the functionality of the school]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Good with Distinction
2000/10 - 2005/07/28
Concluído
Psychology (Licenciatura)
Especialização em Effective Communication and Employee perceptions about leadership performance in teams work.
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
"Eficácia da Comunicação e Percepção de Desempenho em Equipas de Trabalho [Effective Communication and Employee perceptions about leadership performance in teams work]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Graduation in Psychology = 15; Monograph - 19
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/02/01 - Atual Investigador Contratado (Investigação) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
2017/11/27 - 2018/11/27 Pós-doutorado (Investigação) Universidade de Lisboa - Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa - Instituto da Educação, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/10 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Lusófona, Portugal
Universidade Lusófona, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/09/01 - 2015/12/18 Doctoral fellowship (SFRH/BD/69366/2010) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2010 - 2015/04/30 SENTIDO DO NÚMERO E DESEMPENHO EM MATEMÁTICA: DIAGNÓSTICO E ACOMPANHAMENTO EM ALUNOS DO 1º CICLO
SFRH/BD/69366/2010
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2019 - 2021/06/30 GBL4deaf - Game-based Learning for Deaf Students
LISBOA-01-0145-FEDER-032022
PTDC/COM-CSS/32022/2017
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2017 - 2018/11/27 Social participation of students with SEN in inclusive schools
PTDC/MHC-CED/4150/2014
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Outro

Designação Financiadores
2016 - 2017/08/31 Aprendizagem da matemática: despiste e intervenção preventiva em crianças do 1º ano de escolaridade [Mathematics Learning: Screening and preventive intervention in first-grade children
ProSucesso
Investigador responsável
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
Açores Direção Regional da Educação
2015 - 2016/08/31 Identificação e intervenção precoce nas competências numéricas em crianças do 1º Ciclo [Identification and intervention in early numerical competencies]
Projeto Prof DA
Investigador responsável
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
Açores Direção Regional da Educação
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Costa, C.; Marcelino, L.. "Games user research with deaf students-research design and preliminary results". 2020.
    10.34190/GBL.20.108
  2. Costa, Maria da Conceição (3A1F-9BBA-3ADS); Marcelino, Lilia; Neves, José Carlos; Sousa, Carla (1A13-60F1-OB45). "Games for Education of Deaf Students: A Systematic Literature Review". Trabalho apresentado em ECBBL19 - 13th European Conference On Game Based Learning, Odense, 2019.
    Aceite para publicação
  3. Marcelino, Lilia; Sousa, Carla; Costa, Conceição. "COGNITIVE FOUNDATIONS OF MATHEMATICS LEARNING IN DEAF STUDENTS: A SYSTEMATIC LITERATURE REVIEW". Trabalho apresentado em EDULEARN19, Palma Mallorca, 2019.
    10.21125/edulearn.2019.1425
  4. Costa, C.; Marcelino, L.; Neves, J.; Sousa, C.. "Games for education of deaf students: A systematic literature review". 2019.
    10.34190/GBL.19.113
  5. Marcelino, Lilia. "Sentido de número e desempenho na matemática: Estudos de caso em crianças com baixas competências numéricas". Trabalho apresentado em IX Congreso Iberoamericano de Psicologia/2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Lisboa, 2014.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Marcelino, Lilia; de Sousa, Óscar; Lopes, António. "Predictive Relation between Early Numerical Competencies and Mathematics Achievement in First Grade Portuguese Children". Frontiers in Psychology 8 1103 (2017): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2017.01103.
    Acesso aberto • 10.3389/fpsyg.2017.01103
  2. Marcelino, Lilia; Teixeira, Ricardo Cunha; Joana Rato (591B-2B12-04F7). "Método sentido de número: intervenção nas competências numéricas iniciais de crianças do 1.º ano de escolaridade [Number Sense Method: Early numerical competencies in first-grade children]". Revista Quadrante 26 1 (2017): 119-144. https://quadrante.apm.pt/article/view/22941.
    Acesso aberto • Aceite para publicação
  3. Galindo, Edgar; Lilia Marcelino. "Treatment of school failure in Portuguese children: Case studies.". (2008): http://hdl.handle.net/10174/22798.
Capítulo de livro
  1. Marcelino, Lilia. "Discalculia: definição, prevalência, comorbilidade, subtipo, avaliação e intervenção.". In Investigar em educação matemática: Diálogos e conjunções numa perspectiva interdisciplinar, 71-88. Ponta Delgada: Letras Lavadas, 2015.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Marcelino, Lilia; Teixeira, Ricardo Cunha; Joana Rato (591B-2B12-04F7). "Identification and intervention in early numerical competencies". Trabalho apresentado em 15th European Congress of Psychology, 2017.
Tese / Dissertação
  1. Marcelino, Lília Sofia Ferreira Lopes. "Sentido de número e desempenho em matemática: identificação e acompanhamento em alunos do 1º e 2º ano de escolaridade". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10437/6903.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/06/06 Learning Engagement in a Pre-alpha version of an Educational Game: Evaluation and Proposed Solutions 8th International Congress of Audiovisual Researchers
CICANT - Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
2020/11 Conducting a usability playtest of a Mathematics educational game with deaf and hearing Students Videojogos 2020
(Mirandela, Portugal)
2020/06 GBL4deaf - Game-based mathematics learning for deaf students MCLS2020 – 3rd Conference of Mathematical Cognition and Learning Society
(Dublin, Irlanda)
2019/07 Cognitive Foundations Of Mathematics Learning In Deaf Students: A Systematic Literature Review EDULEARN19 - 11th Annual International Conference on Education and New Learning Technologies
(Espanha)
2018/06/12 Dificuldades na Aprendizagem da Matemática: Despiste e Intervenção Preventiva em crianças do 1º ano de escolaridade [Mathematics Learning Difficulites: Screener and Early intervention in first-grade children ] 1º Encontro Internacional "Mente, Cérebro e Educação"
Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)
2017/06/29 Método Sentido de Número: Imagens Numéricas [Number Sense Method: Numerical Images] Congresso Nacional de Autismo e Aprendizagem Matemática [National Congress of Autism and Mathematics Learning]
Universidade de Aveiro, Departamento de Matemática (Aveiro, Portugal)
2017/01/31 Intervention in early numerical competencies: ludic activities and games. Recreational Mathematics Colloquium V
Associação Ludus (Lisboa, Portugal)

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019/06/27 - 2019/06/28 MILT conference - Media Literacy for Living Together Universidade Lusófona

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021/09 - Atual Psicologia da Aprendizagem [Learning Psychology] Licenciatura em Ciências da Educação - Educação Social (Licenciatura) Universidade Lusófona, Portugal
2021/09 - Atual Psicologia da Educação [Educational Psychology] Licenciatura em Ciências da Educação - Educação Social (Licenciatura) Universidade Lusófona, Portugal
2020/10 - 2021/06 Interação Humano-Máquina [Human-Machine Interaction] Licenciatura em Engenharia Informática/Informática de Gestão (Licenciatura) Universidade Lusófona, Portugal
2019/02 - 2021/06 User Experience (UX) - Design para Jogos Digitais Licenciatura em Videojogos (Licenciatura) Universidade Lusófona, Portugal