???global.info.a_carregar???
Marisa Carvalho is an Assistant Professor at Universidade Católica Portuguesa and researcher at the Research Centre for Human Development. She was awarded her PhD in Psychology in 2013 from Universidade do Minho and in Educational Sciences at Universidade Católica Portuguesa in 2020. She has developed research on inclusive education, innovative practices in education, school improvement and school strategic action and planning, has published papers about these issues and participated in national recommendations for inclusive education (cf. Ministry of Education) and in professional guidelines for inclusive practices and school context intervention for teachers and psychologists (cf. Ministry of Education; Order of Psychologists). She participated in national and international projects both as project coordinator (e.g. Read for fun, Fun to Read, Agrupamento de Escolas de Frazão, Erasmus), national expert (e.g. Inclusive Early Childhood Education project, European Agency for Special Needs and Inclusive Education) and research team member (e.g. EduGest, School management and school improvement, Universidade Católica Portuguesa; I am still learning: development of an online platform for the assessment and intervention in reading disabilities, Universidade do Minho). She presents advanced skills in data analysis, mainly in qualitative data. She is the author and co-author of several national and international publications with peer-review, participating in conferences and training courses. She is an expert consultant in the area of education and the management of educational projects.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Marisa Carvalho

Nomes de citação

  • Carvalho, Marisa

Identificadores de autor

Ciência ID
E915-466B-F91E
ORCID iD
0000-0002-6169-8567

Endereços de correio eletrónico

  • mscarvalho@ucp.pt (Profissional)

Moradas

  • Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa. R. de Diogo Botelho 1327, 4169-005 Porto, 4169-005, Porto, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2020/07/15
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
"A AÇÃO ESTRATÉGICA NAS ESCOLAS PORTUGUESAS: O CASO DOS PLANOS DE AÇÃO ESTRATÉGICA" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2018/03/07 - 2018/03/14
Concluído
Construção, desenvolvimento e análise de escalas e questionários (com recurso ao SPSS) (Outros)
Universidade de Aveiro Associação para a Formação Profissional e Investigação, Portugal
2018
Concluído
Qualitative analysis with Nvivo (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013/01/10
Concluído
Psicologia, Psicologia Vocacional (Doutoramento)
Especialização em Psicologia Vocacional
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
"A implementação de decisões vocacionais no ensino secundário: Contributos para a construção de um modelo de intervenção" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2008
Concluído
Mestrado em Psicologia, Psicologia Escolar (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Perspectivas sobre a influência parental na execução de planos de carreira no ensino secundário" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2003
Concluído
Análise e Intervenção Familiar (Pós-Graduação)
Universidade de Coimbra, Portugal
Bom / Muito Bom
1999/09/01
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Especialização em Consulta Psicológica de Jovens e Adultos
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/09/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2016/10 - 2018 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2009/03 - 2009/03 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2001/01 - 2017/08 Técnico Superior (Técnico Superior) Ministério da Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/10 - 2017 Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023 - Atual Católica In! Inovar para Incluir
POCH-02-53I2-FSE-000026
Investigador
Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Concluído
2023 - Atual Católica Learning Innovation Lab – CLIL
POCH-02-53I2-FSE-000012
Investigador
Concluído
2022/04 - Atual INSCHOOL, Inclusive Schools: Making a Difference for Roma Children
INSCHOOL
Investigador
Council of Europe, França
Council of Europe
Concluído
2020/09/01 - 2021/09/30 Rise UP - Build your career
CPG/83/2020/DMC
Desenvolvimento técnico
Porto Municipality
Concluído
2017 - 2019 EduGest, School management and school improvement
No reference
Investigador
Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Concluído
2016 - 2017 Read for fun, Fun to Read
2016-1-PT01-KA201-022788
Outra
2015 - 2017 Inclusive Early Childhood Education project
No reference
Outra
2014 - 2016 Ainda estou a aprender: Desenvolvimento de uma plataforma online para avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem da leitura. [I am still learning: development of an online platform for the assessment and intervention in reading disabilities]
No reference
Outra
Universidade do Minho, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2011 - 2012 Crescer com @rte: projeto de intervenção vocacional e pedagógica em alunos com necessidades educativas especiais. [Grow up with art: A project of vocational and pedagogical intervention for students with disabilities]
No reference
Investigador responsável
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2009 - 2010 Ser+: projeto de investigação-ação do clima psicossocial e indisciplina em contexto educativo. [Ser+: A research-action project about school climate and indiscipline.]
No reference
Investigador responsável
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2023 - Atual Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Inclusiva
FOCO
Investigador
Em curso
2019/09/01 - Atual Math fligh
-
Investigador
Em curso
2019/01/01 - Atual IN-project – Inclusive education in Portuguese schools
IN project
Investigador responsável
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano, Portugal
Em curso
2006 - 2007 Do clima organizacional à indisciplina. Estudo sobre a ocorrência dos fenómenos de indisciplina e violência na Escola EB2,3 de Toutosa [From school climate to indiscipline. A study about indiscipline and violence at School of Toutosa]
No reference
Investigador responsável
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Marisa Carvalho; Diana Soares; Cristina Palmeirão. "Innovative projects in portuguese schools". 2021.
    10.21125/inted.2021.1284
  2. Diana Soares; Marisa Carvalho. "Innovation at Portuguese schools". 2021.
    10.21125/inted.2021.1286
  3. Carvalho, Marisa; Cunha, Rosário. "Student's Online Learning Readiness In Times Of Covid-19: Self-Report Of Undergraduate Psychology Students In Portugal". 2020.
    10.1145/3439231.3440609
  4. Carvalho, Marisa; Cunha, Rosário Serrão. "FROM FACE-TO-FACE TO ONLINE AND DISTANCE LEARNING IN A PSYCHOLOGY BACHELOR’S DEGREE: CHALLENGES AND OPPORTUNITIES FROM STUDENTS’ AND TEACHERS’ PERCEPTIONS". 2020.
    10.21125/iceri.2020.1329
  5. Carvalho, Marisa; Azevedo, Helena; Cruz, Joana; Fonseca, Helena. "INCLUSIVE EDUCATION ON PANDEMIC TIMES: FROM CHALLENGES TO CHANGES ACCORDING TO TEACHERS’ PERCEPTIONS". 2020.
    10.21125/iceri.2020.1316
  6. Marisa Carvalho; Ilídia Cabral; José Verdasca; José Matias Alves. "Teachers’ participation in strategic planning". 2019.
  7. Marisa Carvalho; Ilídia Cabral; José Verdasca; José Matias Alves. "Participation on Schools Strategic Planning an Action: a validation study". 2019.
  8. Carvalho, Marisa; Azevedo, Helena; Vale, Carlos. "LEADERSHIP FOR INCLUSION: PERSPECTIVES FROM PORTUGUESE SCHOOL PRINCIPALS". 2019.
    10.21125/edulearn.2019.2004
  9. Carvalho, Marisa; Azevedo, Helena; Vale, Carlos; Fonseca, Helena. "DIVERSITY, INCLUSION, AND EDUCATION: CHALLENGES IN PERSPECTIVE". 2019.
    10.21125/edulearn.2019.2003
  10. Carvalho, Marisa; Cabral, Ilídia; Verdasca, José; Alves, José Matias. "TEACHERS’ PARTICIPATION IN STRATEGIC PLANNING: A PATH FOR SCHOOL PLANNING SUCCESS". 2019.
    10.21125/iceri.2019.2542
  11. Carvalho, Marisa Simões. "A ação dos alunos na implementação bem sucedida de decisões vocacionais". Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2013.
    Publicado
  12. Carvalho, Marisa Simões; Maria do Céu Taveira de Castro Silva Brás da Cunha; Coelho, M.; Filipe, M.. "O papel dos psicólogos na implementação de decisões vocacionais no ensino secundário". Trabalho apresentado em II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”, Braga, 2012.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Marisa Carvalho; David Simó-Pinatella; Helena Azevedo; Ana Luisa Adam Alcocer. "Inclusive education in Portugal: exploring sentiments, concerns and attitudes of teachers". Journal of Research in Special Educational Needs (2024): http://hdl.handle.net/10400.14/44448.
    Acesso aberto • Aceite para publicação • 10.1111/1471-3802.12663
  2. Cruz, Joana; Alves, Diana; Carvalho, Marisa; Mendes, Sofia Abreu; Rodrigues, Bruna; Cadime, Irene. "Assessment of math abilities before school entry: a tool development". Frontiers in Education 8 (2024): http://dx.doi.org/10.3389/feduc.2023.1347143.
    Acesso aberto • 10.3389/feduc.2023.1347143
  3. Carvalho, M.; et al.. "School Psychologists’ training to support inclusive education in Portugal: Trainers' perspectives of opportunities, challenges, and improvements". School Psychology International (2024):
    No prelo
  4. Rosário Serrão; Maria Conceição Andrade E. Silva; Luísa Mota Ribeiro; Marisa Carvalho; Maria Luísa Vital. "Teachers’ and Parents’ Perceptions on Desired and Practised School Mission: Alignments and Misalignments". Leadership and Policy in Schools (2023): https://doi.org/10.1080/15700763.2023.2263785.
    10.1080/15700763.2023.2263785
  5. Joana Cruz; Helena Azevedo; Marisa Carvalho; Helena Fonseca. "From policies to practices". European Journal of Investigation in Health, Psychology and Education 13 10 (2023): 2238-2250. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/0d8e736d-1b1b-471a-a375-0d32c7c39070.
    10.3390/ejihpe13100158
  6. Marisa Carvalho. "Teachers’ Perspectives on Planning for School Improvement: Processes, Critical Factors, and Perceived Outcomes". Revista Portuguesa de Educação (2023): https://doi.org/10.21814/rpe.25152.
    10.21814/rpe.25152
  7. Joana Cruz; Diana Alves; Marisa Carvalho; Sofia Abreu Mendes; Bruna Rodrigues; Irene Cadime. "Assessment of math abilities before school entry". Frontiers in Education 8 (2023): https://ciencia.ucp.pt/en/publications/0177c9be-311f-414d-bf64-23c5112fe0d9.
    10.3389/feduc.2023.1347143
  8. Marisa Carvalho; Rosário Serrão Cunha; Helena Azevedo; Joana Cruz; Diana Alves; Cristina Martins; Elisabete Marques; et al. "School psychologists’ training to support inclusive education in Portugal: trainers' perspectives of opportunities, challenges, and improvements". School Psychology International (2023): http://hdl.handle.net/10400.14/44496.
    Acesso aberto • Aceite para publicação • 10.1177/01430343241236487
  9. Marisa Carvalho; Joana Cruz; Helena Azevedo; Helena Fonseca. "Measuring inclusive education in Portuguese schools". Frontiers in Education 7 (2022): 1-9. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/a1ace0a7-8311-4dc8-9f43-f86f67e608c5.
    10.3389/feduc.2022.812013
  10. Marisa Carvalho; Ilídia Cabral; José Verdasca; José Matias Alves. "Strategic action plans for school improvement". Journal of Social Studies Education Research 13 1 (2022): 143-163. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/427e2e01-37a8-48a6-9429-95a412c8f0ad.
  11. Carvalho, Marisa. "Teaching playground behavioural expectations to secondary age students with intellectual disabilities attending a special school.". (2021):
    Aceite para publicação
  12. Carvalho, Marisa. Autor correspondente: Carvalho, Marisa. "Strategy and strategic leadership in education: A scoping review.". Frontiers in Education (2021):
    Acesso aberto • Aceite para publicação
  13. Marisa Carvalho; Ilídia Cabral; José Lopes Verdasca; José Matias Alves. "Strategy and strategic leadership in education". Frontiers in Education 6 (2021): https://ciencia.ucp.pt/en/publications/1652221e-752b-478b-85fa-b2fc6b7646da.
    10.3389/feduc.2021.706608
  14. David Simó-Pinatella; Sui Lin Goei; Marisa Carvalho; Monique Nelen. "Special education teachers experiences of addressing challenging behaviour during the pandemic". European Journal of Special Needs Education (2021): 1-14. https://doi.org/10.1080/08856257.2021.1963152.
    10.1080/08856257.2021.1963152
  15. CARVALHO, Marisa; CABRAL, Ilídia; VERDASCA, José; ALVES, José. "What about us? Teachers’ participation in schools’ strategic action plans". Participatory Educational Research 8 3 (2021): 156-175. http://dx.doi.org/10.17275/per.21.59.8.3.
    Acesso aberto • 10.17275/per.21.59.8.3
  16. Ribeiro, Luísa Mota; Cunha, Rosário Serrão; Silva, Maria Conceição Andrade e; Carvalho, Marisa; Vital, Maria Luísa. "Parental Involvement during Pandemic Times: Challenges and Opportunities". Education Sciences 11 6 (2021): 302. http://dx.doi.org/10.3390/educsci11060302.
    10.3390/educsci11060302
  17. David Simó-Pinatella; Marisa Carvalho. "Teaching playground behavioural expectations to secondary age students with intellectual disabilities attending a special school". Tizard Learning Disability Review 26 4 (2021): 212-219. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/52c9104c-1c17-44ed-bfea-3d8019fb29c0.
    10.1108/TLDR-02-2021-0003
  18. Marisa Carvalho; Diana Soares; Cristina Palmeirão; Andreia Magalhães; António Oliveira; Bruno César; Francisco Veiga; et al. "Innovative pedagogical practices in Portuguese schools". Revista Portuguesa de Investigação Educacional 20 (2020): 11-20. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/0c90e56f-58a4-43f7-9bd5-f284b4614b14.
    10.34632/investigacaoeducacional.2020.9682
  19. Carvalho, Marisa. "Innovative pedagogical practices in Portuguese schools: first steps of a research project.". Portuguese Review of Educational Research 20 (2020): 11-20.
    Publicado
  20. Marisa Carvalho; Paulo Alão; Joaquim Magalhães. "Da indisciplina ao clima de escola: a voz dos alunos". Revista Portuguesa de Investigação Educacional 17 (2017): 42-60. http://hdl.handle.net/10400.14/25095.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34632/investigacaoeducacional.2017.3433
  21. Carvalho, Marisa Simões. "Da indisciplina ao clima de escola". Revista Portuguesa de Investigação Educacional 17 (2017): 42-60. http://www.uceditora.ucp.pt/site/custom/template/ucptpl_uce.asp?SSPAGEID=1282&lang=1&artigoID=1708.
    Publicado
  22. Carvalho, Marisa Simões; Maria do Céu Taveira de Castro Silva Brás da Cunha. "Influencia de los professores en la toma de decisiones académico-profesionales de los estudiantes portugueses en la educación secundaria". Revista Española de Orientación y Psicopedagogia 25 3 (2014): 20-35.
    Publicado
  23. Carvalho, M.; Taveira, M.D.C.. "Teacher role on students' academic and vocational decisions making | El papel del profesorado en la toma de decisiones académico y profesionales del alumnado". Revista Espanola de Orientacion y Psicopedagogia 25 3 (2014): 20-35. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84920921037&partnerID=MN8TOARS.
    10.5944/reop.vol.25.num.3.2014.13856
  24. Marisa Simões Carvalho; Maria do Céu Taveira de Castro Silva Brás da Cunha. "Influencia de los professores en la toma de decisiones académico-profesionales de los estudiantes portugueses en la educación secundaria". Revista española de orientación y psicopedagogía (2014):
    Acesso aberto • Publicado
  25. Carvalho, Marisa Simões. "A implementação de decisões vocacionais: Revisão da literatura". Revista Brasileira de Orientação Profissional 13 1 (2012): 27-35. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902012000100005&lng=pt&nrm=iso.
    Publicado
  26. Carvalho, M.; Taveira, M.C.. "Implementation of career decisions: Literature review | A implementação de decisões vocacionais: Revisão da literatura". Revista Brasileira de Orientacao Profissional 13 1 (2012): 27-35. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84866236392&partnerID=MN8TOARS.
  27. Carvalho, M.; Taveira, M.C.. "The role of parents in the implementation of plans career in secondary education: Perspectives of parents and students | O papel dos pais na execução de planos de carreira no Ensino Secundário: Perspectivas de pais e de estudantes". Analise Psicologica 28 2 (2010): 333-341. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84892722779&partnerID=MN8TOARS.
    10.14417/ap.290
  28. Carvalho, Marisa Simões; Maria do Céu Taveira de Castro Silva Brás da Cunha. "Influência de pais nas escolhas de carreira dos filhos: visão de diferentes atores". Revista Brasileira de Orientação Profissional 10 2 (2009): 33-41. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902009000200005&lng=pt&nrm=iso.
    Publicado
  29. Marisa Simões Carvalho; Maria do Céu Taveira. "Influência de pais nas escolhas de carreira dos filhos: visão de diferentes atores". Revista Brasileira de Orientação Profissional (2009): http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902009000200005&lng=pt&nrm=iso.
    Acesso aberto • Publicado
  30. Marisa Simões Carvalho. "A influência dos pais nas escolhas de carreira dos filhos: Visão de diferentes atores". Revista Brasileira de Orientação Profissional (2009):
    Acesso aberto • Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Carvalho, Marisa Simões. "Milagreiro ou Psicólogo Escolar? Reflexões em torno da ação do psicólogo em contexto educativo.", Desafios 6 | Cadernos de trans_formação , 2014
Capítulo de livro
  1. David Simó-Pinatella; Ana Luisa Adam-Alcocer; Josep Font Roura; Marisa Carvalho; Thais Rosal Negre; Helena Azevedo. "Perspectiva de los maestros sobre la conducta problemática". In constructo e intervención, editado por Palomares-Rodr{\'i, 222-222. Dykinson, 2022.
    10.2307/jj.5076226.221
  2. Carvalho, Marisa. Autor correspondente: Carvalho, Marisa. "A utilização da grounded theory em estudos sobre educação inclusiva". In Investigação Qualitativa em Educação: Avanços e Desafios | Investigación Cualitativa en Educación: Avances y Desafíos, 396-402. Ludomedia, 2021.
    10.36367/ntqr.7.2021.396-402
  3. Carvalho, Marisa Simões. "(In)disciplina na escola: Para uma prática integrada e sustentada de intervenção". In Promoção do Sucesso Educativo. Estratégias de inclusão, inovação e melhoria, 0-0. Porto: UCP, 2016.
    Publicado
  4. Marisa Carvalho; Víctor Rosário; Paula Alão; Mário Cerqueira; Marta Martins; Joaquim Magalhães. "(In)disciplina na escola: para uma prática integrada e sustentada de intervenção". In Promoção do sucesso educativo: estratégias de inclusão, inovação e melhoria: conhecimento, formação e acção, 119-142. Universidade Católica Editora - Porto, 2016.
    Publicado
  5. Marisa Simões Carvalho. "Perspetivas sobre a influência parental na execução de planos de carreira no ensino secundário". In Estudos de Psicologia Vocacional – Readings. 2011.
    Publicado
Edição de livro
  1. Ilídia Cabral; Diana Mesquita; Cristina Palmeirão; Diana Soares; Isabel Baptista; Joaquim Azevedo; José Matias Alves; Marisa Carvalho. Educação, territórios e desenvolvimento humano. Universidade Cat{\'o. 2021.
Livro
  1. Cruz, Joana; Azevedo, Helena; Fonseca, Helena; Carvalho, Marisa. Resposta à Diversidade: Caminhos e Desafios da Educação Inclusiva.. Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Marco de Canaveses e Cinfães. 2021.
    Publicado
  2. Joana Cruz; Helena Azevedo; Helena Fonseca; Marisa Carvalho. Resposta à diversidade: caminhos e desafios da educação inclusiva: relatos de experiências de formação contínua de docentes e não docentes no CFAE MarcoCinfães 2019-2021. CFAE MarcoCinfães. 2021.
    Publicado
  3. Carvalho, Marisa Simões. Intervenções de carreira: Estudo de casos práticos.. Braga: APDC. 2017.
    Publicado
  4. Marisa Carvalho; Maria do Céu Taveira. Intervenções de carreira: estudo de casos práticos. Edições APDC. 2017.
    Publicado
  5. Carvalho, Marisa. Ainda estou a aprender. As tecnologias no apoio à avaliação e à intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura. Maia: Lusoinfo. 2016.
    Publicado
  6. Iolanda Ribeiro; Fernanda Leopoldina Viana; Adriana Baptista; Celda Choupina; Sandra Santos; Sara Brandão; Irene Cadime; et al. Ainda estou a aprender: as tecnologias no apoio à avaliação e à intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura. Lusoinfo Multimédia. 2016.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Marisa Carvalho; Rosário Serrão; Diana Soares. "Problem-based learning in an undergraduate Psychology course". 2022.
  2. Ana Francisca Rodrigues; Marisa Carvalho; David Simó Pinatella. "Children's voices about diversity and inclusion". 2022.
  3. Jéssica Pinto Cardoso; Marisa Carvalho; Joana Cruz. "Influência do tempo de serviço dos docentes nas práticas inclusivas". 2022.
  4. Marisa Carvalho; Ana Ferreira. "O papel dos psicólogos escolares na inclusão de crianças e jovens ciganos". 2022.
  5. Carvalho, Marisa. "School psychologists training in Portugal: Trainers’ perspectives.". 2021.
  6. Carvalho, Marisa. "School Psychologists training in applied approaches for the construction of inclusive schools in Portugal: Process Description.". 2021.
  7. Marisa Carvalho; Cristina Martins; Diana Alves; Elisabete Marques; Helena Azevedo; Joana Cruz; Marisa Fonseca; et al. "School psychologists training in Portugal". 2021.
  8. Marisa Carvalho; Cristina Martins; Diana Alves; Elisabete Marques; Helena Azevedo; Joana Cruz; Marisa Fonseca; et al. "School psychologists training in applied approaches for the construction of inclusive schools in Portugal". 2021.
  9. Carvalho, Marisa; Azevedo, Helena. "PLANNING FOR INCLUSION: FROM WHAT WE SAY TO WHAT WE DO". 2019.
    10.21125/iceri.2019.2538
  10. Carvalho, Marisa Simões; Mota, Anabela. "Vamos Cooperar! Um programa de tutoria de pares". Trabalho apresentado em III Congresso Internacional de Intervenção Psicológica, 2014.
  11. Carvalho, Marisa Simões; Leite, Ana Paula. "Põe-te à Prova: Ações e reflexões em torno do sucesso escolar.". Trabalho apresentado em Psicólogos nas escolas: Desafios para a intervenção e investigação, 2014.
  12. Marisa Simões Carvalho; Maria do Céu Taveira de Castro Silva Brás da Cunha. "A implementação de decisões de carreira no Ensino Secundário: contributos para o estudo do papel dos professores e dos profissionais de orientação". Trabalho apresentado em VI Conferência do Desenvolvimento Vocacional: Avaliação e Intervenção, 2010.
  13. Carvalho, Marisa Simões; Maria do Céu Taveira de Castro Silva Brás da Cunha. "A implementação de decisões de carreira no Ensino Secundário: contributos para o estudo do papel dos professores e dos profissionais de orientação". Trabalho apresentado em VI Conferência do Desenvolvimento Vocacional: Avaliação e Intervenção, 2010.
  14. Carvalho, Marisa Simões; Maria do Céu Taveira de Castro Silva Brás da Cunha. "A grounded theory como metodologia de investigação em Psicologia Vocacional: descrição de um projeto de investigação.". Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2010.
Relatório
  1. Marisa Carvalho. 2022. Guia de apoio à intervenção psicológica breve com crianças. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/0a4cb339-b664-4b69-83ba-4add8ca8c418.
  2. Diana Mesquita; José Matias Alves; Cristina Palmeirão; Diana Soares; Marisa Carvalho; Helena Azevedo. 2022. Projeto Criarte Porto. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/6115917f-31fa-4697-9b48-6587451e79aa.
  3. Marisa Carvalho; Ana Rita Alves; Bruno Gonçalves; Maria João Pais. 2022. Inclusive schools: making a difference for Roma children: mapping of institutional needs and priorities in Portugal.

Outros

Outra produção
  1. Percursos de educação inclusiva. um guia para a reflexão das escolas. 2022. David Rodrigues; Helena Azevedo; Helena Fonseca; Inês Alves; Manuela Prata; Marisa Carvalho. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/041596f7-5e28-492d-9b99-6fe701985d04.
  2. SER+ no mundo da escola: projeto de promoção do clima psicossocial.. 2011. Carvalho, Marisa Simões; Maria do Céu Taveira de Castro Silva Brás da Cunha. http://www.dgidc.min-edu.pt/index.php?s=directorio&pid=75.
  3. Procedimentos disciplinares. Guia de orientações.. 2010. Carvalho, Marisa Simões.
  4. Ocorrências comportamentais em contexto de sala de aula.. 2009. Carvalho, Marisa Simões; Maria do Céu Taveira de Castro Silva Brás da Cunha; Carreira, E.; Leça, V:; Monteiro, M.; Magalhães, M..
  5. Do clima organizacional à indisciplina. Estudo sobre a ocorrência dos fenómenos de indisciplina e violência na Escola EB2,3 de Toutosa. 2006. Carvalho, Marisa Simões.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/09/15 Aprendizagem Baseada em Problemas: Uma experiência no Ensino Superior [Problem-Based Learning: An experience in the higher education] Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico”<br/>
University of Aveiro (Aveiro , Portugal)
2022/09/08 Teachers and parents: Agreements and dissonances on school mission 8th International Workshop on Efficiency in Education, Health and other Public Services
University of Pisa (Pisa, Itália)
2022/09/05 Problem-based learning in an undergraduate Psychology course: A facilitator for the learning experience? e-CLOSE Multiplier Event
University of Aveiro (Aveiro , Portugal)
2022/03/30 Problem-based learning as a strategy for the training of future psychologists 1st Pedagogical Innovation Meeting
Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)
2022 Reflexões em torno do desenvolvimento de carreira ao longo da vida: Contributos para a intervenção em contexto escolar XVI Jornadas de Educação de Santa Maria da Feira
Câmara Municipal de Santa Maria da Feira (Santa Maria da Feira, Portugal)
2022 Empowertalk "Uma permanente crise de identidade" 5º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses: O tempo da psicologia
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Aveiro, Portugal)
2022 Empowertalk "O autocuidado e a sustentabilidade da profissão" 5º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses: O tempo da psicologia
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Aveiro, Portugal)
2022 Diversidade e inclusão nas escolas portuguesas: Das dinâmicas organizacionais às atitudes dos professores Cerimónia de entrega de selo "Escola SaudávelMente"
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Portugal)
2022 O autocuidado e a vida para além da profissão II Congresso dos Psicólogos da Madeira
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Funchal, Portugal)
2020 Career education in the actual educational political context III Seminar Science with future, Contribution by Vocational Psychology
Universidade do Minho
2019 Teachers' participation in decision making and strategic action plans European Conference of Educational Research, ECER 2019 Hamburg
2019 Voices in inclusion: Redundances, continuities, and ruptures 3nd International Seminar "Education, Territories and Human Development"
Universidade Católica Portuguesa
2019 Participation on Schools Strategic Planning and Action: A validation study 3nd International Seminar "Education, Territories and Human Development"
2019 From inclusive education to pedagogical practices 3nd International Seminar "Education, Territories and Human Development"
Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa
2018 Abordagens multinível em educação: Da reflexão à implementação [Multitiered approaches in education: From reflection to implementation] International Congress of Educational Sciences and Development
2018 Avaliação para a aprendizagem: Contributos para a ação. [Assessment for learning: Contributions for action.] International Congress of Educational Sciences and Development
2017 Processes and products of inclusive educational provision. The case of Portugal. Inclusive Early Childhood Education Conference
2017 Self-Refletion Tool. The case of Portugal. Inclusive Early Childhood Education Conference
2013 A ação dos alunos na implementação bem sucedida de decisões vocacionais XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga)
2013 O papel dos pais, dos professores e dos psicólogos no exercício da escolha académica: Potencialidades da uma relação tripartilhada I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação
(Lisboa)
2013 O papel do psicólogo na intervenção vocacional: Considerações em torno de uma visão compreensiva e holística do cliente 1.º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura
(Vila Nova de Gaia)
2013 O percurso desenvolvimental do adolescente Encontro “Contextos de sobrevivência: Conhecer para intervir eficazmente”
CPCJ (Valongo)
2009 A implementação de decisões de carreira no Ensino Secundário: Pistas para o estudo dos diferentes intervenientes no processo I Mostra de Trabalhos de Doutoramento da Escola de Psicologia
(Braga)
2009 Conceções acerca do papel dos professores na implementação de escolhas de carreira X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga)
2009 O papel dos pais na execução de planos de carreira no Ensino Secundário: Múltiplas perspetivas International Conference of Psychology and Education: Practices, Training and Research
(Covilhã)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - Atual Motivações dos Alunos no Ensino Secundário Profissional [Motives of choice on Vocational Education]
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
2019 - Atual Educação inclusiva: Das orientações normativas às práticas de mudança [Inclusive education: From legal norms to practices of change]
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2018 - Atual EDUCAÇÃO INCLUSIVA CONCECÕES E A PRÁTICAS DE ESCOLARIZAÇÃO: SENTIDOS, GRAMÁTICAS E EFEITOS EM ESCOLAS NO BRASIL E EM PORTUGAL [Inclusive education, Scholar views and practices: Meanings, grammars and effects in Brazil and in Portugal]
Orientador
Ciências de Educação (Doutoramento)
Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2017 - Atual NOS TRILHOS DA INCLUSÃO - planando sobre horizontes de (trans)formação EBSPC [On trails for inclusion - Gliding on horizons of transformation]
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2017 - 2017 Estágio curricular - Mestrado Integrado em Psicologia - ISMAI
2017 - 2017 A transição para a vida ativa: A experiência de jovens integrados em Centro de Atividades Ocupacionais
Orientador
Educação Especial: Multideficiência e Problemas de Cognição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2017 Práticas Inclusivas num contexto de liderança: perceções de Diretores, Coordenadores e Professores de Agrupamentos de Escolas
Orientador
Educação Especial: Multideficiência e Problemas de Cognição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2016 Efeitos de um programa de treino de conciência fonológica: da ação especializada à consultadoria
Orientador
Educação Especial: Multideficiência e Problemas de Cognição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2015 Estágio curricular - Mestrado Integrado em Psicologia, ISMAI
2010 - 2010 Estágio curricular no âmbito do Mestrado Integrado em Psicologia, da Escola de Psicologia da Universidade de Minho, Braga
2009 - 2009 Estágio curricular no âmbito do Mestrado Integrado em Psicologia, da Universidade Lusíada

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/07/20 - 2023/07/22 V Seminário Internacional: Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano (2023/07/20 - 2023/07/22)
Conferência (Coorganizador)
2023/02 - 2023/05 X Seminário de Investigação em Educação: Investigar: abrir clareiras no emaranhado de problemas (2023/02/08 - 2023/05/31)
Seminário (Coorganizador)
Faculty of Education and Psychology, Portugal
2022/11/23 - 2022/11/23 Seminário das Escolas TEIP: O Imperativo das Aprendizagens: Visões Partilhadas (2022/11/23 - 2022/11/23)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Faculty of Education and Psychology, Portugal
2022/01/19 - 2022/05/04 XII Ciclo De Seminários de Aprofundamento em Administração, Supervisão e Organização Escolar (2022/01/19 - 2022/05/04)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
2022/03/09 - 2022/03/09 IX Ciclo de Seminários de Investigação em Educação 2022: Seminário 2 - Iluminações II (2022/03/09 - 2022/03/09)
Seminário (Coorganizador)
Faculty of Education and Psychology, Portugal
2022 - 2022 .final à pobreza (2022/10/27 - 2022/10/27)
Seminário (Outra)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2021/11/24 - 2021/11/24 Seminário de Escolas TEIP 2021: Aprendizagens (in) Visíveis: avaliação em contextos de inovação pedagógicas (2021/11/24 - 2021/11/24)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
2021/01/06 - 2021/06/02 XI Ciclo De Seminários de Aprofundamento em Administração, Supervisão e Organização Escolar (2021/01/06 - 2021/06/02)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
2019/07/18 - 2019/07/19 III Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano (2019/07/18 - 2019/07/19)
Conferência (Coorganizador)
Research Centre for Human Development (CEDH), Portugal
2018/09/29 - 2018/09/29 Seminário Desafios da Educação Inclusiva (2018/09/29 - 2018/09/29)
Seminário (Coorganizador)
2018/04/30 - 2018/04/30 III Seminário Internacional FEP Educação - Desafios da Educação Inclusiva (2018/04/30 - 2018/04/30)
Seminário (Coorganizador)
2014 - 2014 Ciclo de Reflexão "Conhecer para melhorar"
Encontro (Coorganizador)
2014 - 2014 Indisciplina(s) na escola
Seminário (Outra)
2014 - 2014 (In)disciplina: Da sala de aula à organização escolar
Seminário (Outra)
2014 - 2014 Conflito entre pares, estratégias de coping e agressividade em crianças e adolescentes
Seminário (Outra)
2010 - 2010 VI Conferência Desenvolvimento Vocacional, Avaliação e Intervenção
Congresso (Outra)
2009 - 2009 V Conferência Desenvolvimento Vocacional, Processos de Ajustamento e Integração
Congresso (Outra)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019 - Atual European Conference on Educational Research 2019
Conferência
European Conference on Educational Research
2022/09/16 - 2022/09/16 Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico”
Conferência
Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico”<br/>
University of Aveiro, Portugal
2022/05/25 - 2022/05/25 Iluminações V - Investigação publicada em revistas indexadas SCOPUS e WoS
Seminário
Iluminações V - Investigação publicada em revistas indexadas SCOPUS e WoS
2021/07/07 - 2021/07/07 QUALIS - Congresso Internacional sobre Metodologias de Investigação
Conferência
QUALIS - Congresso Internacional sobre Metodologias de Investigação

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/10/11 Questionário de Atitudes e Comportamentos Pró-Ambientais: contributo para o estudo de validação junto de crianças e jovens
Presidente do júri
Ana Sofia Pereira Fernandes (Mestrado)
Faculty of Education and Psychology, Portugal
2021/07 Comportamentos parentais e orientação motivacional no desporto
Presidente do júri
Rúben André Ramalho Araújo (Mestrado)
Faculty of Education and Psychology, Portugal

Research Centre for Human Development (CEDH), Portugal
2019/07/26 Capital social e segurança psicológica dos trabalhadores: o papel moderador das gerações
Arguente principal
Andrea Celeste González Ventura (Mestrado)
Research Centre for Human Development (CEDH), Portugal

Faculty of Education and Psychology, Portugal

Católica Porto Business School, Portugal
2019/07/26 Conciliação trabalho-família e o bem-estar em médicos portugueses: perceções de género
Presidente do júri
Joana Filipa da Silva Correia (Mestrado)
Research Centre for Human Development (CEDH), Portugal

Faculty of Education and Psychology, Portugal

Católica Porto Business School, Portugal
2019 A influência da família na implementação das decisões de carreira
Arguente principal
Jaisso Rodrigues Vautero (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2019 DISRUPÇÃO ESCOLAR E RENDIMENTO ESCOLAR: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 3.º CEB
Arguente principal
Bruno Ricardo Alves Pacheco (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2019 A influência da família na implementação das decisões de carreira
Arguente principal
Jaisso Rodrigues Vautero (Doutoramento)
Faculty of Education and Psychology, Portugal

Research Centre for Human Development (CEDH), Portugal
2019 DISRUPÇÃO ESCOLAR E RENDIMENTO ESCOLAR: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 3.º CEB
Arguente principal
Bruno Ricardo Alves Pacheco (Mestrado)
Faculty of Education and Psychology, Portugal

Research Centre for Human Development (CEDH), Portugal
2018 Impacto de uma intervenção psicológica vocacional no 9.º ano de escolaridade
Arguente principal
Marta Teixeira (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2018 Impacto de uma intervenção psicológica vocacional no 9.º ano de escolaridade
Arguente principal
Marta Sofia Vilar Teixeira (Mestrado)
Faculty of Education and Psychology, Portugal

Research Centre for Human Development (CEDH), Portugal
2017 O papel mediador da satisfação das necessidades psicológicas básicas na relação entre clima parental e desenvolvimento positivo na adolescência
Arguente principal
Cindy Moreira (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2017 O papel mediador da satisfação das necessidades psicológicas básicas na relação entre clima parental e desenvolvimento positivo na adolescência
Arguente principal
Cindy Moreira (Mestrado)
Faculty of Education and Psychology, Portugal

Research Centre for Human Development (CEDH), Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021 - Atual Participatory Educational Review
2021 - Atual International Journal of Environmental Research and Public Health (1661-7827) MDPI
2021 - Atual Sensos-e (2183-1432)
2020 - Atual Revista Portuguesa de Investigação Educacional Universidade Católica Portuguesa
2019 - Atual Sensos-e

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2020 - Atual Comissão de Avaliação dos Relatórios Científicos Finais de projetos IC&DT 2019-2022| CA Ciências da Educação
Avaliador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2017 - Atual Expert consultation on innovative practices for school success, Metropolitan Area of Porto Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2022/05 - 2022/07 Inclusive Schools: Making a difference for Roma children (INSCHOOL) European Union, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019 - Atual Research methodologies in Educational Sciences Ciências de Educação (Mestrado) Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2019 - Atual Psychological Intervention in educational contexts Psicologia (Mestrado) Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2018 - Atual Learning, Motivation and Memory Psicologia Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2018 - Atual Pedagogical assessment Educational Innovation and Scholar Change (Pós-Graduação) Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2017 - Atual Research methodologies in Psychology Psicologia (Licenciatura) Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2016 - Atual Vocational Guidance Psicologia da Educação (Mestrado) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2014 - 2014 Indisciplina(s) na escola: Para uma prática integrada e sustentada de intervenção Outra (Curso médio) AEF/CFAEPPP, Portugal
2013 - 2013 Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita: Operacionalização, avaliação e intervenção Outra (Curso médio) AEE/CFAE Sebastião da Gama, Portugal
2013 - 2013 Promoção da Saúde em Meio Escolar - Educação Sexual Outra (Curso médio) AEE/CFAE Sebastião da Gama, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2021 - Atual Ordem dos Psicólogos Portugueses (External organisation) Chair
2010 - Atual Ordem dos Psicólogos Portugueses
2009 - Atual Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Carreira

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2020 - Atual Scientific committee of IV International Seminar for Career Development and Counseling
2019 - Atual Organizing committee of 3nd International Seminar "Education, Territories and Human Development" Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2018 - Atual Scientific Committee of III International Seminar FEP Education, Challenges of Inclusive Education Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2016 - Atual Scientific Committee of II International Seminar of Career Development and Counseling
2015 - Atual Member of a Working Group on School Psychology, Order of Psychologists
Membro
2022 - 2023 Ordem dos Psicólogos Portugueses (External organisation) Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
Distinções

Prémio

2018 Boas Práticas em Orientação 2018
Ministério de Educação - Direção Geral de Educação, Portugal
2014 Boa prática de Intervenção em Psicologia e Orientação
Ministério de Educação - Direção Geral de Educação, Portugal