???global.info.a_carregar???
Ana Kubrusly is a PhD-candidate in Communication Sciences at NOVA University of Lisbon funded by the Portuguese Foundation for Science and Technology (FCT) hosted at the Interdisciplinary Centre of Social Sciences (CICS.NOVA) and at the Polytechnic Institute of Setúbal. She is also a research fellow at the Institute for Research on Digital Literacies at York University, Canada. Her research focuses on children’s and adolescents’ relationships with digital environments, namely in terms of their literacy, skills, well-being, and digital cultures.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
ANA HERMETO KUBRUSLY

Nomes de citação

  • Kubrusly, Ana

Identificadores de autor

Ciência ID
E912-5C44-558F

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2022/09 - 2028
Em curso
Ciências da Comunicação / Communication Sciences (Doutoramento)
Especialização em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias / Contemporary Culture and New Technologies
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"O bem-estar digital segundo jovens: perceções, estratégias e recomendações / Digital well-being according to youth: perceptions, strategies, and recommendations" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2021/09 - 2023/12
Concluído
Estudos de Educação / Education Studies (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Quem se importa com o big data? Um manual para a literacia digital de jovens / Who cares about big data? An Educational Manual for Youth" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19
2018/09 - 2021/06
Concluído
Ciências da Comunicação / Communication Sciences (Licenciatura)
Especialização em Jornalismo
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
17
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2025/02 - Atual Kids, KidTech and the Metaverse: Global childhoods in digital capitalism project
Bolseiro de Doutoramento
SSHRC Partnership Development Grant
Em curso
2024/02/01 - Atual O bem-estar digital segundo jovens: perceções, estratégias e recomendações / Digital well-being according to youth: perceptions, strategies, and recommendations
PRT/BD/154767/2023
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal

Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso

Projeto

Designação Financiadores
2024/10/01 - Atual Bem-estar digital: uma investigação-ação participativa
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal
Em curso
2023/03/01 - 2024/01/31 On & Off: Atmosferas de des/conexão
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2022/02 - 2023/12 Youth Skills (ySKILLS)
Colaboradora
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em jornal
  1. Kubrusly, Ana. "Adolescentes e bem-estar digital", Cria.ON, 2022, https://criaon.fcsh.unl.pt/artigo/adolescentes-e-bem-estar-digital%EF%BF%BC/.
  2. Kubrusly, Ana. "Infância e cultura da vigilância íntima", Cria.ON, 2022, https://criaon.fcsh.unl.pt/artigo/infancia-e-cultura-da-vigilancia-intima/.
Artigo em revista
  1. Marôpo, L.; Torres, João; Grácio, João; Senos, Susana; Loureiro, Maria José; Kubrusly, Ana. "As culturas digitais infantojuvenis ocupam a escola: a visão dos professores". Estudos em Comunicação 2 39 (2024): 1-18. https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/ec/article/view/1342.
    Publicado
  2. Kubrusly, Ana; Marôpo, L.; Batista, Susana. "Big data literacy for youth: an intervention agenda". Revista de Comunicação e Linguagens 60 (2024): 114-137. https://doi.org/10.34619/jvda-wgve.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Caldeira, Sofia P.; Jorge, Ana; Kubrusly, Ana. "“How Can You Be a Feminist if You’re Always Online?” Online Activisms, Ambivalence, and Dis/Connection". Television & New Media (2024): https://doi.org/10.1177/15274764241281693.
    Publicado • 10.1177/15274764241281693
  4. Caldeira, Sofia P.; Jorge, Ana; Kubrusly, Ana. "“How Can You Be a Feminist if You’re Always Online?” Online Activisms, Ambivalence, and Dis/Connection". Television & New Media 26 4 (2024): 399-420. https://doi.org/10.1177/15274764241281693.
    10.1177/15274764241281693
  5. Matos, Tatiana; Kubrusly, Ana; Batista, Susana. "Participação política online e competências digitais: um estudo de caso com jovens universitários". Medi@ções 11 2 (2023): 145-163. https://doi.org/10.60546/mo.v11i2.391.
    Acesso aberto • Publicado • 10.60546/mo.v11i2.391
  6. Kubrusly, Ana. "BEM-ESTAR DIGITAL, CRIANÇAS E JOVENS: PERSPECTIVAS PARA ALÉM DA PATOLOGIZAÇÃO". Pós-Limiar 6 (2023): https://doi.org/10.24220/2595-9557v6a2023e7005.
    Acesso aberto • Publicado • 10.24220/2595-9557v6a2023e7005
Recurso online
  1. Kubrusly, Ana; Matos, T. Operação: Os dados estão lançados. 2025. https://criaon.fcsh.unl.pt/recurso/operacao-os-dados-estao-lancados/.
  2. Kubrusly, Ana; Matos, T. Operação: Pegadas Digitais. 2025. https://criaon.fcsh.unl.pt/operacao-pegadas-digitais/.
Relatório
  1. Ponte, Cristina; Batista, Susana; Marôpo, Lidia; Castro, Teresa Sofia; Kubrusly, Ana; Silvestre, Margarida; Matos, Tatiana. 2024. Literacias digitais de adolescentes portugueses. https://www.icnova.fcsh.unl.pt/wp-content/uploads/2024/03/Literacias-digitais-de-adolescentes-portugueses-ySKILLS-1-1-2.pdf.
Resumo em conferência
  1. Marôpo, Lidia; Batista, Susana; Kubrusly, Ana. "Bem-estar digital: uma investigação-ação participativa". Trabalho apresentado em Congresso bYou Crianças, jovens e media: vidas (des)ligadas?, Braga, 2025.
    Publicado
  2. Kubrusly, Ana. "Digital well-being according to adolescents: ‘think aloud’ tours and youth juries". Trabalho apresentado em Youth Perspectives on Digital Media: How and Why to Listen, 2025.
    Publicado
  3. Marôpo, Lidia; Kubrusly, Ana; João Duarte; Torres, João; Batista, Susana. "Bem-estar digital e inovação pedagógica: estudantes como formadores e investigadores". Trabalho apresentado em 3.ª Edição do Seminário de Práticas Pedagógicas do Instituto Politécnico de Setúbal, 2025.
    Publicado
  4. Jorge, Ana; Caldeira, Sofia P.; Kubrusly, Ana. "Ambiências de social media". Trabalho apresentado em I Colóquio de Estudos Atmosféricos, 2025.
    Publicado
  5. Kubrusly, Ana. "Digital Well-being and Youth: The development of a holistic conceptual framework". Trabalho apresentado em Interrogating the Lifeworld: Critical Futures and Ways of Being, Toronto, 2025.
    Publicado
  6. Kubrusly, Ana; Marôpo, Lidia; Batista, Susana. "O que é o bem-estar digital? Perspetivas de alunos do ensino secundário". Trabalho apresentado em Portuguese Congress of Sociology, 2025.
  7. Batista, Susana; Claudia Urbano; Kubrusly, Ana; Lia Pappámikail; Marôpo, Lidia. "O digital na escola do futuro: narrativas utópicas e distópicas de professores em formação". Trabalho apresentado em Portuguese Congress of Sociology, 2025.
    Publicado
  8. Jorge, Ana; Kubrusly, Ana. "Affective Temporalities on Social Media: World Youth Day 2023". Trabalho apresentado em AOIR 2024, Sheffield, 2024.
    Publicado
  9. Kubrusly, Ana; Marôpo, L.; Batista, Susana. "Big data literacy for high schoolers: An action research initiative implemented with undergraduate students". Trabalho apresentado em Developing Digital Literacies in Algorithmic Cultures ECREA24 Post-Conference Webinar, 2024.
    Publicado
  10. Marôpo, L.; Batista, Susana; Kubrusly, Ana. "Digital literacy: An analysis of teachers’ perspectives in Portugal based on the ySKILLs conceptual framework". Trabalho apresentado em ECREA Communication & social (dis)order, Ljubljana, 2024.
    Publicado
  11. Kubrusly, Ana. "Digital Well-being: The Importance of Children’s Perspectives". Trabalho apresentado em Designing for Children’s Rights and Digital Wellbeing: An Agenda for Research, Policy and Practice Workshop at ACM International Design and Children Conference, Delft, 2024.
    Publicado
  12. Jorge, Ana; Neto, Filipa; Kubrusly, Ana. "Digital paths: digital media in pilgrimages to Santiago and World Youth Day". Trabalho apresentado em Perpetuum mobile: trânsitos literários, culturais e linguísticos¿, Aveiro, 2024.
    Publicado
  13. Kubrusly, Ana. "Big Data Literacy: An Educational Manual for Adolescents". Trabalho apresentado em Youth Media Life, Vienna, 2024.
    Publicado
  14. Kubrusly, Ana; Porfírio, Francisca. "Representations of family well-being in the podcast "Tal Pai, Tal Panda"". Trabalho apresentado em Between Digital Wellness and Hellness: negotiations, appropriations and expressions, Lisboa, 2024.
    Publicado
  15. Porfírio, Francisca; Kubrusly, Ana; Jorge, Ana. "Privacidade e vigilância entre famílias com crianças". Trabalho apresentado em XIII Congresso da Sopcom: Comunicação, Culturas e Comunidades, Braga, 2024.
    Publicado
  16. Marôpo, Lídia; Kubrusly, Ana; Torres, João; Grácio, João. "Quando as culturas digitais infantojuvenis invadem a escola: a perspetiva dos professores". Trabalho apresentado em XIII Congresso da Sopcom: Comunicação, Culturas e Comunidades, Braga, 2024.
    Publicado
  17. Kubrusly, Ana. "Metodologias para investigar o bem-estar digital juvenil: como superar uma perspetiva individualista?". Trabalho apresentado em X Jornadas Doutorais do CECS, Braga, 2023.
    Publicado
  18. Kubrusly, Ana; Caldeira, Sofia P.; Jorge, Ana. "Online feminist activisms and affective ambiences of dis/connectivity". Trabalho apresentado em ECREA Temporary Working Group Affect, Emotion & Media: Interdisciplinary Approaches to Affect and Emotion Research in Media and Communication Studies, Copenhaga, 2023.
    Publicado
  19. Jorge, Ana; Caldeira, Sofia P.; Kubrusly, Ana. "Negotiating On- and Offline Feminisms: Digital Activism and Small Acts of Disengagement". Trabalho apresentado em Contested Visibilities: Everyday politics and online imaginaries of the body, Lisboa, 2023.
    Publicado
  20. Kubrusly, Ana. "Youth and big data literacy: a scoping literature review". Trabalho apresentado em Arts and Humanities in Digital Transition, Lisboa, 2023.
    Publicado
  21. Gonçalves, André; Kubrusly, Ana. "Jogo de Cartas para Comunicação Interna em Centros de I&D". Trabalho apresentado em SciComPt 2023, Bragança, 2023.
    Publicado
  22. Kubrusly, Ana. "BEM-ESTAR DIGITAL, CRIANÇAS E JOVENS: PERSPECTIVAS PARA ALÉM DA PATOLOGIZAÇÃO". Trabalho apresentado em XII Congresso Português de Sociologia, Coimbra, 2023.
    Publicado
  23. Matos, Tatiana; Kubrusly, Ana; Batista, Susana. "Jovens universitários e participação política online: as competências digitais importam?". Trabalho apresentado em XII Congresso Português de Sociologia, Coimbra, 2023.
    Publicado
  24. Kubrusly, Ana; Batista, Susana; Marôpo, Lídia. "Literacia do Big Data: uma revisão sistemática da bibliografia e diretrizes para futuras investigações". Trabalho apresentado em VI Congresso Literacia, Media e Cidadania - “Transição Digital e Políticas Públicas", Lisboa, 2023.
    Publicado
Distinções

Prémio

2024 Best Masters Award (2022/2023)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal