???global.info.a_carregar???
Eva Inês Costa Martins. Concluiu o(a) Doutoramento em Doutoramento em Psicologia (área de conhecimento: Psicologia Clínica) em 2007 pelo(a) Universidade do Minho e Licenciatura em Licenciatura em Psicologia em 2002 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. É Psicóloga Clínica (Técnica Superior) no(a) Psic- Prática Psicológica, Lda., Professor Auxiliar no(a) Instituto Universitário da Maia, Investigador Auxiliar (carreira) no(a) Universidade do Porto e Investigador no(a) Universidade do Porto. Publicou 23 artigos em revistas especializadas. Possui 3 capítulo(s) de livros. Coorientou 1 tese(s) de doutoramento. Orientou 22 dissertação(ões) de mestrado e coorientou 7. Participa e/ou participou como Investigador em 3 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Expressão Emocional, Satisfação Conjugal, Presente; Comportamentos interactivos, envolvimento, desenvo; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Eva Inês Costa Martins

Nomes de citação

  • Martins, Eva C.

Identificadores de autor

Ciência ID
E910-6020-FE58
ORCID iD
0000-0002-0096-5609

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2009 - 2009
Concluído
Attachment Story Completion Task (Bretherton et al.,1990) (Curso médio)
Universidade do Minho, Portugal
2009 - 2009
Concluído
Video-feedback Intervention to Promote Positive Parenting (VIPP-SD) (Curso médio)
Universidade do Minho, Portugal
2009 - 2009
Concluído
The Tavistock psychoanalytic model of work with infants, children (...) (Curso médio)
Tavistock clinic - Londres , Reino Unido
2008 - 2008
Concluído
Tool-Kit of Cognitive Neuroscience 2008: EEG, ERP, MEG, PET, fMRI, TMS (Curso médio)
Universidade de Radboud (Nijmegen, Holanda), Países Baixos
2007 - 2007
Concluído
Introdução aos de modelos regressão multinível (Curso médio)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2004 - 2007
Concluído
Doutoramento em Psicologia (área de conhecimento: Psicologia Clínica) (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Regulação Emocional Diádica, Temperamento e Nível de Desenvolvimento aos 10 Meses como Preditores da Qualidade da Vinculação aos 12/16 Meses" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
2006 - 2006
Concluído
Circle of Security, programa de intervenção precoce para crianças e pais (Outros)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2005 - 2005
Concluído
Obtenção de fidelidade na administração e cotação da "Situação Estranha" (Curso médio)
Universidade do Minho, Portugal
2005 - 2005
Concluído
Avaliação do desenvolvimento psicomotor do recém-nascido (Curso médio)
Universidade do Minho, Portugal
2005 - 2005
Concluído
Attachment & Psychopathology - International Course (Curso médio)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2005 - 2005
Concluído
Cotação do Grupo D - Situação Estranha (Outros)
University of Minnesota Press, Estados Unidos
2004 - 2004
Concluído
Fidelidade na administação e cotação das Emotional Availability Scales (Curso médio)
Colorado State University, Estados Unidos
2003 - 2004
Concluído
Estágio clínico supervisionado pela Professora Doutora Margarida Rangel (Curso médio)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2002 - 2003
Concluído
Formação em Supervisão Clínica de Crianças (Curso médio)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1997 - 2002
Concluído
Licenciatura em Psicologia (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
16 valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/09 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Porto, Portugal
2013/01 - 2019 Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Universidade do Porto, Portugal
2007 - 2007/12 Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Universidade do Minho, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) ISMAI – Instituto Universitário da Maia , Portugal
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2010/02 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2007/09 - 2011 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria, Portugal
2007/09 - 2007 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2005/01 - 2005 Assistente (Docente Universitário) Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria, Portugal
2003/09 - 2004 Assistente (Docente Universitário) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2002/09 - 2003/09 Assistente (Docente Universitário) Instituto Universitário da Maia, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/09 - 2019/01 Coordenador de Curso Instituto Universitário da Maia, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/01 - Atual Psicóloga Clínica (Técnica Superior) Psic- Prática Psicológica, Lda., Portugal
2011/10 - 2012/05 Supervisão (Técnica Superior) Colégio dos Orfãos do Porto, Portugal
2009/09 - 2011/09 Supervisão (Técnica Superior) Lar Maria Pia (Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima), Portugal
2009/09 - 2011/09 Supervisão (Técnica Superior) Lar São José (Santa Casa da Misericórdia de Ponte Lima) , Portugal
2010/09 - 2011/07 Supervisão (Técnica Superior) Lar de Infância e Juventude Vicenta Maria (Porto), Portugal
2009/09 - 2011/07 Supervisão (Técnica Superior) Lar Infância e Juventude (Centro Social Paroquial Divino Salvador, Ribas), Portugal
2002/10 - 2004 Psicóloga Clínica (Técnica Superior) Psic- Prática Psicológica, Lda., Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2015 - Atual Bial Foundation 242/14: The role of affective dimensions in the perception of facial expressions of emotion: Neuropsychophysiological, developmental, and neuroimaging examination of an affective predictive coding framework
Bial Foundation 242/14
Investigador
Universidade do Porto, Portugal
Fundação Bial
Em curso
2011 - 2014/08 FCT - PTDC/PSI-EDD/114527/2009: Children's socio-emotional-cognitive school readiness: A longitudinal approach to its developmental course during preschool years
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2017 - 2021 Socialização parental das emoções e sintomas psicopatológicos na adolescência.
SIFIDE 2017-2021
Investigador responsável
UNIDEP – ISMAI/Maiêutica CRL , Portugal
Em curso
2017 - 2021 Adaptação e avaliação da eficácia de um programa de promoção da resiliência para adolescentes portugueses.
SIFIDE 2017-2021
Investigador responsável
UNIDEP – ISMAI/Maiêutica CRL , Portugal
UNIDEP – ISMAI/Maiêutica CRL
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. M. S. Azevedo; T. B. Ferreira; E. C. Martins; L. Meira. "Emotional dysregulation mediate the association between unsupportive maternal socialization strategies of overjoy and psychopathological symptoms in adolescent boys but not girls.". Child Psychiatry & Human Development (2022):
    Aceite para publicação
  2. Oana Marcu¿; Eva Costa Martins; Raluca Sassu; Laura Visu-Petra. "On the importance of being flexible: early interrelations between affective flexibility, executive functions and anxiety symptoms in preschoolers". Early Child Development and Care (2020): https://doi.org/10.1080/03004430.2020.1816995.
    10.1080/03004430.2020.1816995
  3. Pasion, R.; Martins, E.C.; Barbosa, F.. "Empirically supported interventions in psychology: contributions of Research Domain Criteria". Psicologia: Reflexao e Critica 32 1 (2019): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85069534169&partnerID=MN8TOARS.
    10.1186/s41155-019-0128-1
  4. Martins, C.; Barreto, A.L.; Baptista, J.; Osório, A.; Martins, E.C.; Verissimo, M.. "Relations between theory of mind and academic school readiness: The moderating role of child gender". Merrill-Palmer Quarterly 65 1 (2019): 101-120. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85066997033&partnerID=MN8TOARS.
    10.13110/merrpalmquar1982.65.1.0101
  5. Eva Costa Martins; Fernando Ferreira-Santos; Liliana Meira. "New version of the emotion socialization scale with the positive emotion of overjoy: initial validation evidence with Portuguese adolescents". Psicologia: Reflexão e Crítica 31 1 (2018): https://doi.org/10.1186/s41155-018-0090-3.
    10.1186/s41155-018-0090-3
  6. Eva Costa Martins; Oana Marcu¿; Juliana Leal; Laura Visu-Petra. "Assessing hot and cool executive functions in preschoolers: affective flexibility predicts emotion regulation". Early Child Development and Care (2018): https://doi.org/10.1080/03004430.2018.1545765.
    10.1080/03004430.2018.1545765
  7. Bouwmeester, S.; Verkoeijen, P.P.J.L.; Aczel, B.; Barbosa, F.; Bègue, L.; Brañas-Garza, P.; Chmura, T.G.H.; et al. "Registered Replication Report: Rand, Greene, and Nowak (2012)". Perspectives on Psychological Science 12 3 (2017): 527-542. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85019734453&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/1745691617693624
  8. Baptista, Joana; Osório, Ana; Martins, Eva Costa; Castiajo, Paula; Barreto, Ana Luísa; Mateus, Vera; Soares, Isabel; Martins, Carla. "Maternal and Paternal Mental-state Talk and Executive Function in Preschool Children". Social Development - (2016): 0-0.
    Publicado • 10.1111/sode.12183
  9. Potthoff, Sebastian; Garnefski, Nadia; Miklósi, Monika; Ubbiali, Alessandro; Domínguez-Sánchez, Francisco Javier; Martins, Eva Costa; Witthöft, Michael; Kraaij, Vivian. "Cognitive emotion regulation and psychopathology across cultures: A comparison between six European countries". Personality and Individual Differences 98 - (2016): 218-224.
    Publicado • 10.1016/j.paid.2016.04.022
  10. Martins, Eva C.; Freire, Mónica; Fernando Ferreira-Santos. "Examination of the transdiagnostic and specific roles of cognitive emotion regulation strategies in psychological symptoms.". Studia Psychologica 58 (2016): 59-73.
    Publicado
  11. Baptista, Joana; Osório, Ana; Martins, Eva Costa; Verissimo, Manuela; Martins, Carla. "Does social–behavioral adjustment mediate the relation between executive function and academic readiness?". Journal of Applied Developmental Psychology 46 - (2016): 22-30.
    Publicado • 10.1016/j.appdev.2016.05.004
  12. Martins, E.C.; Freire, M.; Ferreira-Santos, F.. "EXAMINATION OF ADAPTIVE AND MALADAPTIVE COGNITIVE EMOTION REGULATION STRATEGIES AS TRANSDIAGNOSTIC PROCESSES: ASSOCIATIONS WITH DIVERSE PSYCHOLOGICAL SYMPTOMS IN COLLEGE STUDENTS". Studia Psychologica 58 1 (2016): 59-73. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84996572392&partnerID=MN8TOARS.
  13. Martins, Eva Costa; Soares, Isabel; Martins, Carla; Osório, Ana. "Infants’ Style of Emotion Regulation with Their Mothers and Fathers: Concordance between Parents and the Contribution of Father-Infant Interaction Quality". Social Development - (2015): n/a-n/a.
    Publicado • 10.1111/sode.12171
  14. Vaz, Filipa Machado; Martins, Carla; Martins, Eva Costa. "Diferenciação emocional e regulação emocional em adultos portugueses". PSICOLOGIA 22 2 (2014): 123. http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v22i2.350.
    10.17575/rpsicol.v22i2.350
  15. Martins, E. C.; Osorio, A.; Verissimo, M.; Martins, C. "Emotion understanding in preschool children: The role of executive functions". International Journal of Behavioral Development - (2014): 0-0.
    Publicado • 10.1177/0165025414556096
  16. Mateus, Vera; Martins, Carla; Osório, Ana; Martins, Eva Costa; Soares, Isabel. "Joint attention at 10 months of age in infant–mother dyads: Contrasting free toy-play with semi-structured toy-play". Infant Behavior and Development 36 1 (2013): 176-179.
    Publicado • 10.1016/j.infbeh.2012.09.001
  17. Carvalho, Joana; Martins, Carla; Martins, Eva Costa; Osório, Ana; Carvalho, Maria João; Soares, Isabel. "Scaffolding verbal materno no âmbito de uma tarefa de elicitação narrativa em crianças de idade pré-escolar". Análise Psicológica 30 4 (2013): 359-386.
    Publicado • 10.14417/ap.598
  18. Martins, Carla; Mateus, Vera; Osório, Ana; Martins, Eva Costa; Soares, Isabel. "Joint attention with the mother and the father at 10 months of age". European Journal of Developmental Psychology - (2013): 1-12.
    Publicado • 10.1080/17405629.2013.821945
  19. Carvalho, Joana; Osório, Ana; Martins, Eva Costa; Martins, Carla; Carvalho, Maria João; Soares, Isabel. "Scaffolding Verbal Materno e Coerência Estrutural Narrativa da Criança em Idade Pré-escolar". Análise Psicológica 31 3 (2013): 0-0.
    Publicado • 10.14417/ap.582
  20. Carvalho, J.; Osório, A.; Martins, E.C.; Martins, C.; Carvalho, M.J.; Soares, I.. "Maternal verbal scaffolding and structural coherence narrative of the child in preschool | Scaffolding verbal materno e coerência estrutural narrativa da criança em idade pré-escolar". Analise Psicologica 31 3 (2013): 269-282. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84887530290&partnerID=MN8TOARS.
  21. Martins, Eva Costa; Soares, Isabel; Martins, Carla; Tereno, Susana; Osório, Ana. "Can We Identify Emotion Over-regulation in Infancy? Associations with Avoidant Attachment, Dyadic Emotional Interaction and Temperament". Infant and Child Development 21 6 (2012): 579-595.
    Publicado • 10.1002/icd.1760
  22. Osório, Ana; Meins, Elizabeth; Martins, Carla; Martins, Eva Costa; Soares, Isabel. "Child and mother mental-state talk in shared pretense as predictors of children's social symbolic play abilities at age 3". Infant Behavior and Development 35 4 (2012): 719-726.
    Publicado • 10.1016/j.infbeh.2012.07.012
  23. Carvalho, J.; Martins, C.; Martins, E.C.; Osório, A.; Carvalho, M.J.; Soares, I.. "Maternal verbal scaffolding within a narrative elicitation task in children of preschool age | Scaffolding verbal materno no âmbito de uma tarefa de elicitação narrativa em crianças de idade pré-escolar". Analise Psicologica 30 4 (2012): 359-371. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84887306960&partnerID=MN8TOARS.
  24. Osório, Ana; Martins, Carla; Meins, Elizabeth; Martins, Eva Costa; Soares, Isabel. "Individual and relational contributions to parallel and joint attention in infancy". Infant Behavior and Development 34 4 (2011): 515-524.
    Publicado • 10.1016/j.infbeh.2011.07.005
  25. Tereno, S.; Soares, I.; Martins, E.; Sampaio, D.; Carlson, E.. "Attachment theory: Its importance within a pediatric framework | La théorie de l'attachement: Son importance dans un contexte pédiatrique". Devenir 19 2 (2007): 151-188. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-52349097377&partnerID=MN8TOARS.
    10.3917/dev.072.0151
Capítulo de livro
  1. Martins, Eva C.. "Intervenção com crianças institucionalizadas em centros de acolhimento temporário ou lares de infância e juventude". In Intervenção psicológica e social com vítimas – Crianças, 75-105. Coimbra: Almedina, 2012.
    Publicado
  2. carvalho, Marina; Martins, Eva Costa; Neves, Lúcia; Soares, Isabel. "Vinculação e emoções". In Relações de vinculação ao longo do desenvolvimento: Teoria e avaliação, 159-191. Braga: Psiquilíbrios, 2007.
    Publicado
  3. Soares, Isabel; Martins, Eva Costa; Tereno, Susana. "Vinculação na infância". In Relações de vinculação ao longo do desenvolvimento: Teoria e avaliação, 47-98. Braga: Psiquilíbrios, 2007.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Lília, P.; Martins, Eva C.; Martins, Carla. "Trajetória desenvolvimental de comportamentos de obediência em crianças de idade pré-escolar". Trabalho apresentado em VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2013.
  2. Martins, Eva C.; Martins, Carla; Ribeiro, L.. "Satisfação conjugal e sexo da criança: Relações com a regulação da expressão emocional em idade pré-escolar". Trabalho apresentado em VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2013.
  3. Maciel, Raquel; Martins, Eva C.; Martins, Carla. "Temperamento e Sexo da Criança: Relações com a Regulação da Expressão Emocional em Idade Pré-Escolar". Trabalho apresentado em VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2013.
  4. Oliveira, Ana; Martins, José; Martins, Eva C.. "Experiências Místicas, Qualidade de Vida e Bem-estar Espiritual em Vítimas de Perdas". Trabalho apresentado em VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2013.
  5. Antunes, M. A.; Martins, José; Martins, Eva C.. "Religiosidade/Espiritualidade e Satisfação com a Vida na Última Etapa do Ciclo Vital". Trabalho apresentado em VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2013.
  6. Pinto, André; Mendes, Inês; Martins, Eva C.; Salgado, João. "Projeto de Regulação Emocional – Implementação do programa de Treino de Competências de Regulação Emocional em grupo clínico e não clínico". 2013.
  7. Martins, Eva C.; Osório, Ana; Martins, Carla. "Emotion recognition as social cognition: Is there a link with executive function?". Trabalho apresentado em CogDev 2013, 2013.
  8. Martins, Carla; Mateus, Vera; Osório, Ana; Martins, Eva C.; Soares, Isabel. "Joint Attention Skills in 10-Month-olds: Contributions from Mothers and Fathers". Trabalho apresentado em Society for Research in Child Development 2013 Biennial Meeting, 2013.
  9. Liliana Meira; Martins, Eva C.. "Early Parental Styles and Comorbidity With Depressive Symptoms in Adolescence: A Preliminary Study". 2012.
  10. Martins, Eva C.; Marina Silva; Fernando Ferreira-Santos; Liliana Meira. "Emotions as Child II Questionnaire: Psychmetric Properties of the Portuguese Translation (Adolescent Version)". Trabalho apresentado em 5th International Congress on Clinical Psychology, 2012.
  11. Martins, Carla; Osório, Ana; Martins, Eva Costa; Castiajo, Paula; V, Manuela; Soares, Isabel. "How to Account for Different Time Intervals Between Assessments in the Same Longitudinal Sample?". Trabalho apresentado em Society for Research in Child Development, 2012.
  12. Liliana Meira; Martins, Eva C.. "Early parental styles and depressive symptoms in adolescence: First assessment results.". Trabalho apresentado em 7th International Conference on Child and Adolescent Psychopathology, 2012.
  13. Martins, Eva C.; Liliana Meira. "Parental rearing style and emotion regulation in a sample of adolescents.". Trabalho apresentado em 7th International Conference on Child and Adolescent Psychopathology, 2012.
  14. Martins, Eva Costa; Martins, Carla; Osório, Ana; Soares, Isabel. "Infant´s Emotion Regulation and Mother´s Intrusiveness: Interactions in Predicting Emotional and Behavior Problems at Age Three.". Trabalho apresentado em 6th Internacional Conference on Child and Adolescent Psychopathology, 2011.
  15. Meira, L; Monção, J; Santos, A; Martins, Eva Costa. "Multidisciplinary intervention in child neglect: Efficacy assessment of a primary prevention program". Trabalho apresentado em 6th International Conference on Child and Adolescent Psychopathology, 2011.
  16. Ana Osorio, A; Martins, Carla; Meins, Elizabeth; Mateus, Vera; Barreto, A. L.; Martins, Eva Costa; Soares, Isabel. "Joint attention in infancy and mental state talk in shared pretense as predictors of children´s social symbolic play at age 3". Trabalho apresentado em Society for Research in Child Development Biennial Meeting, 2011.
  17. Carvalho, Maria João; Martins, Eva Costa; Martins, Carla; Osório, Ana; Freire, Mónica; Ribeiro, Joana; Pinto, Lília; Soares, Isabel. "Compliance: Individual differences in early childhood". Trabalho apresentado em Society for Research in Child Development Biennial Meeting, 2011.
  18. Martins, Carla; Osório, Ana; Meins, Elizabeth; Barreto, A. L.; Martins, Eva Costa; Soares, Isabel. ""Let´s go to the beach" Mental state talk in mother-chil pretend play and children´s socio-cognitive and cognitive outcomes". Trabalho apresentado em Society for Research in Child Development Biennial Meeting, 2011.
  19. Diana, Sousa; Oliveira, V; Martins, Eva Costa; Martins, Carla; Soares, Isabel; Osório, Ana. "Comunicação emocional verbal e sons emocionais maternos e regulação emocional do bebé na interacão diádica mãe-bebé". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento, 2011.
  20. Osório, Ana; Martins, Carla; Meins, Elizabeth; Mateus, Vera; Martins, Eva Costa; Soares, Isabel. "Ter irmãos mais velhos - uma vantagem para a atenção partilhada dos bebés aos 10 meses". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento, 2011.
  21. Castro, J; Martins, Eva Costa; Ferreira-Santos, Fernando. "Estudo preliminar: Relações entre temperamento e tónus vagal cardíaco aos 10 meses de idade". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento, 2011.
  22. Castiajo, Paula; Osório, Ana; Soares, Isabel; Martins, Eva Costa; Carla, M.. "Convergence between mother´s mind-mindedness measures from infancy to preschool age". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento, 2011.
  23. Castiajo, Paula; Osório, Ana; Soares, Isabel; Carvalho, M. J.; Pinto, J.; Martins, Eva Costa; Carla, M.. "Mother´s and fathers´mind-mindedness in a normative portuguese sample and its relationship with children´s outcomes". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento, 2011.
  24. Barreto, Ana; Osório, Ana; Carvalho, M. J.; Pinto, J.; Martins, Eva Costa; Carla, M.. "Discurso acerca de estados mentais em interacções mãe-criança e pai-criança: Impacto na teoria da mente da criança". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento, 2011.
  25. Martins, Eva Costa; Soares, Isabel; Freire, Mónica; Amendoeira, Maria; Martins, Carla. "Emotion regulation: Importance of father´s emotional availability and infant temperament. In C. McMahon (Chair), Emotional availability(ea) in mother-child and father-child interactions: Development in an international context". Trabalho apresentado em World Congress of the World Associoation for Infant Mental Health- 2010, 2010.
  26. McMahon, Catherine; Martins, Eva Costa; Van Bakel, Hedwig; Salo, Saara. "Emotional Availability (EA) in mother-child and father-child interactions: Development in an international context. In C. McMahon (chair), Emotional availability (EA)in mother-child and father-child interactions: Development in an international context". Trabalho apresentado em World Congress of the World Association for infant Mental Health- 2010, 2010.
  27. Osório, Ana; Martins, Carla; Meins, Elizabeth; Castiajo, Paula; Mateus, Vera; Martins, Eva Costa; Soares, Isabel. "Maternal mental state talk and infant joint attention". Trabalho apresentado em World Congress of the World Association for Infant Mental Health-2010, 2010.
  28. Pires, V; Martins, José; Martins, Eva Costa. "Religiosidade e espiritualidade no processo de luto". Trabalho apresentado em VII Congresso Ibero-Americano de Psicologia, 2010.
  29. Martins, Eva Costa; Soares, Isabel; Martins, Carla. "Mother-infant dyadic emotion regulation and Father-infant dyadic emotion regulation: Is there a link?". Trabalho apresentado em 40th Annual Meeting of the Jean Piaget Society, 2010.
  30. Martins, Eva Costa; Soares, Isabel; Tereno, Susana; Amendoeira, Maria; Freire, Mónica. "Portuguese fathers´emotional availability and child´s temperament (10 months): Contributions for the development of attachment". Trabalho apresentado em International Conference, 2009.
  31. Martins, Eva Costa; Soares, Isabel; Santos, Fernando. "Avoidant attachment and emotion overcontrol: Heart rate variability during the shape sorter task in 10 month-old infants". Trabalho apresentado em Internacional Attachment Conference, 2009.
  32. Martins, Carla; Meins, Elizabeth; Soares, Isabel; Martins, Eva Costa; Tereno, Susana. "Maternal attachment representation and mind-mindedness, and infant´s secure attachment". Trabalho apresentado em International Attachment Conference, 2009.
  33. Barbosa, F.; Osório, Ana; Ferreira, R.; Carvalho, Maria João; Martins, Carla; Martins, Eva Costa; Soares, Isabel. "Socio-cogntive development during preschool years and its relationship with verbal ability and cognitive development". Trabalho apresentado em XIV Conference on Developmental Psycology, 2009.
  34. Martins, Carla; Soares, Isabel; Osório, Ana; Martins, Eva Costa; Tereno, Susana. "Early mother-infant relationship quality and its impact on later cognitive and socio-cognitive development". Trabalho apresentado em 39th Annual Meeting of the Jean Piaget Society, 2009.
  35. Tereno, Susana; Soares, Isabel; Martins, Eva Costa; Sampaio, Daniel; Fonseca, Marisa; Pego, A.; Barbosa, F.; et al. "Attachment transmission and marital representations". Trabalho apresentado em IASA Conference, 2008.
  36. Martins, Carla; Martins, Eva Costa; Mateus, Vera; Osório, Ana; Fonseca, Marisa. "Expreriências parentais e conciliar trabalho e família: Apresentação das caracteristicas metrológicas e dois instrumentos". Trabalho apresentado em XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e contextos, 2008.
  37. Martins, Eva Costa; Soares, Isabel. "Dyadic emotion regulation and temperament at 10 months as predictors of attachment quality at 12/16 months". Trabalho apresentado em World Congress of the World Association for Infant Mental Health-2008, 2008.
  38. Soares, Isabel; Martins, Eva Costa; Tereno, Susana. "Anew measure for assessing the dyadic emotion regulation at 10 months: Psychometric qualities". Trabalho apresentado em World Congress of the World Association for Infant Mental Health-2008, 2008.
  39. Osório, Ana; Martins, Carla; Meins, Elizabeth; Martins, Eva Costa; Soares, Isabel. "Attachment Quality at 12-16 Months and Collaborative Symbolic Abilities at 3 years of age". Trabalho apresentado em XVIth Biennial International Conference on Infant Studies, 2008.
  40. Martins, Eva Costa; Soares, Isabel; Martins, Carla; Osório, Ana. "Attachment and emotion regulation at 10 months: Psychometric qualities of a new measure for assessing dyadic emotion regulation". Trabalho apresentado em XVIth Biennial International Conference on Infant Studies, 2008.
  41. Martins, Eva Costa; Soares, Isabel; Carneiro, J.; carvalho, Marina; D´Alte, I.; Gonçalves, A.; Lopes, M.; et al. "Dyadic emotion egulation at 10 months differentiates avoidant from secure babies: Development of a dyadic emotion regulation measure and assessment procedure". Trabalho apresentado em International Attachment Conference, 2007.
  42. Martins, Eva Costa; Martins, Carla; Soares, Isabel. "Questionário de características do bebé: adaptação à idade de 10 meses e resposta pelo pai e mãe". Trabalho apresentado em XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 2006.
  43. Nunes, A.; Lemos, A.; Gonçalves, A.; Peixoto, Carla; Moreira, Emilia; Martins, Eva Costa; Santos, Fernando; Cardoso, P.; Lemos, S.. "Adaptação de uma escala de maus-tratos psicológicos na infância e adolescência". Trabalho apresentado em 2º Congresso Hispano-Portugês de Psicologia - A Psicologia ao serviço da Pessoa, 2004.
Resumo em conferência
  1. Martins, Carla; Caires, Susana; Egipto, Marisa; Martins, Eva Costa; Osório, Ana; Mateus, Vera. "Strains and gains of combining work and family: Working fathers´and workimg mothe´rs´parenting experiences". Trabalho apresentado em Congresso, Leipzig, 2010.
    Publicado
  2. Martins, Eva Costa; McMahon, Catherine; Van Bakel, Hedwig; Salo, Saara. "Emotional availability (EA) in mother-child and father-child interctions: Development in an international context". Trabalho apresentado em Congresso, Leipzig, 2010.
    Publicado
  3. Martins, Eva Costa; Soares, Isabel; Freire, Mónica; Amendoeira, Maria; Martins, Carla. "Emotion regulation: Importance of father´s emotional availability (EA) and infant temperament". Trabalho apresentado em Congresso, Leipzig, 2010.
    Publicado
  4. Osório, Ana; Martins, Carla; Meins, Elizabeth; Castiajo, Paula; Mateus, Vera; Martins, Eva Costa. "Maternal mental state talk and its impact on the early development of social cognition". Trabalho apresentado em Congresso, Leipzig, 2010.
    Publicado
  5. Martins, Eva Costa; Soares, Isabel. "Dyadic Emotion Regulation and Temperament at 10 Months as Predictors of Attachment Quality at 12/16 Months". Trabalho apresentado em Congresso, Yokohama, 2008.
    Publicado
  6. Martins, Eva Costa; Soares, Isabel; Tereno, Susana. "A new measure for assessing the dyadic emotion regulation at 10 months: Psychometric qualities". Trabalho apresentado em Congresso, Yokohama, 2008.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. What you morph is not what you get: Subjective and neural responses to facial expressions of emotion depend on perceived intensity/arousal (not on amount of morphing). 2020. Fernando Ferreira-Santos; Mariana R. Pereira; Tiago O. Paiva; Pedro R. Almeida; Eva C. Martins; Michelle de Haan; Torsten Baldeweg; Fernando Barbosa. https://doi.org/10.31234/osf.io/qda9m.
    10.31234/osf.io/qda9m
  2. Disentangling the Role of Face Typicality and Affect in Emotional Face Processing: Self-reported and Electrophysiological Evidence. 2018. Mariana R. Pereira; Tiago O. Paiva; Fernando Barbosa; Pedro R. Almeida; Eva C. Martins; Torsten Baldeweg; Michelle de Haan; Fernando Ferreira-Santos. https://doi.org/10.1101/378224.
    10.1101/378224
  3. Cuidados Relacionais na Primeira Infância. 2005. Tereno, Susana; Soares, Isabel; Martins, Eva Costa; Sampaio, Daniel.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020/09 Maternal Emotion Socialization of Positive Emotions and Psychopathological Symptoms in Adolescent Boys and Girls: The mediator role of Emotion Dysregulation. 7th EARA Conference - Adolescence in a Rapidly Changing World
(Porto, Portugal)
2020/09 Effectiveness of the RBP-VP in promoting mental health in children and adolescents in foster care: A feasibility study in preparation for a future randomized controlled trial (RCT). 17th EARA Conference - Adolescence in a Rapidly Changing World
(Porto)
2018/09 Research Domain Criteria (RDoC) contributes to psychopathology and the design of evidence-based psychological interventions Psychopathology, Meaningfulness, and Understanding: International Interdisciplinary Conference
U. Portucalense (porto, Portugal)
2013 Relação entre sintomas psicopatológicos e maior utilização de estratégias de regulação emocional VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Aveiro)
2013 O processamento eletrocortical de faces é potenciado por expressões emocionais: Meta-análise do efeito de expressões faciais de emoção no componente N170 VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Aveiro)
2013 Reconhecimento emocional e funcionamento executivo em idade pré-escolar VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Aveiro)
2013 Relação entre teoria da mente e a percepção parental do relacionamento da criança com os pares VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Aveiro)
2013 Comportamentos de externalização: Relação com o reconhecimento emocional e a teoria da mente VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Aveiro)
2013 Gráfico de órbita (orbitplot): Uma nova ferramenta para a apresentação multivariada de contrastes estatísticos emparelhad VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Aveiro)
2013 The (In) Congruence of parental and teachers’ perceptions on preschoolers’ behavioral and emotional problems: Is it a question of children’s gender? Empirically Based Assessment With the ASEBA Battery: Multicultural Challenges from Europe
(Porto)
2013 Contributions of Theory of Mind and Emotion Recognition for Preschoolers' Externalizing Problems Society for Research in Child Development 2013 Biennial Meeting
(Washington)
2012 Scaffolding verbal materno: Uma proposta de avaliação no âmbito da tarefa de elicitação narrativa. Comunicação apresentada no III Seminário de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho
(Baga)
2011 Será possível identificar a sobre-regulação emocional na infância? Associações com vinculação evitante, interacção emocional diádica e temperamento. In C. Martins (Coordenadora). Desenvolvimento sócio-emocional e sócio-cognitivo na infância e na idade pré-escolar: O papel da qualidade relacional com a mãe e o pai. Simpósio apresentado no I Congresso Investigadores em Psicologia: Spin-offs e Desafios Profissionais em tempos de crise
(Vila Real , Portugal)
2011 Atenção partilhada com a mãe e o pai: Semelhanças e diferenças In C. Martins (Coordenadora). Desenvolvimentos sócio-emocional e sócio-cognitivo na infância e na idade pré-escolar: O papel da qualidade relacional com a mãe e o pai. Simpósio apresentado no I Congresso Investigadores em Psicologia: Spin-offs e Desafios Profissionais em Tempos de Crise
(Vila real , Portugal)
2011 Obediência em idade pré-escolar: Caracteristicas individual ou característica diádica? In C. Martins (Coordenadora). Desenvolvimento sócio-emocional e sócio-cognitivo na infância e na idade pré-escolar: O papel da qualidade relacional com a mãe e o pai. Simpósio apresentado no I Congresso Investigadores em Psicologia: Spin-offs e Desafios Profissionais em tempos de crise
(Vila Real, Portugal)
2011 A importância do discurso sobre desejos para o desenvolvimento da cognição social aos 3 anos de idade. In C. Martins (Coordenadora). Desenvolvimento sócio-emocional e sócio-cognitivo na infância e na idade pré-escolar: O papel da qualidade relacional com a mãe e o pai. Simpósio apresentado no I Congresso Investigadores em Psicologia: Spin-offs e Desafios Profissionais em Tempos de Crise
(Vila Real , Portugal)
2011 Regulação emocional em bebés e intrusívidade materna: Interações para a predição de problemas emocionais e comportamentais aos 3 anos. Comunicação apresentada no seminário Avaliação da psicopatologia em crianças e adolescentes com a bateria ASEBA
(Porto , Portugal)
2011 Desejos, sentimentos e cognições: Conversar sobre estados mentais promove o desenvolvimento sócio-cognitivo e cognitivo de crianças em idade pré-escolar? Comunicação apresentada no Simpósio apresentado no I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento
(Lisboa , Portugal)
2011 Como responder às necessidades de vinculação dos bebés na família e na creche? Comunicação apresentada no seminário Por uma Educação Melhor: Práticas Educativas rm Creche, Associação Gerações
(Vila Nova de Famalicão, Portugal)
2011 Comunicação emocional verbal e sons emocionais paternos e desenvolvimento da regulação emocional na infância. In E.C.Martins (Coordenadora). Regulação emocional e comportamental: Relações com o desenvolvimento socio-emocional, sócio-cognitivo e social na infância e idade pré-escolar. Simpósio apresentado no I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento
(Lisboa , Portugal)
2011 Expressão de emocionalidade negativa enquanto preditora das competências de atenção partilhada aos 10 meses de idade. In E.C.Martins (Coordenadora). Regulação emocional e comportamental: Relações com o desenvolvimento socio-emocional, sócio-cognitivo e social na infância e idade pré-escolar Simpósio apresentado no I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento
(Lisboa , Portugal)
2011 Perfis de obediência e controlo parental em idade pré-escolar. In E.C. Martins (Coordenadora). Regulação emocional e comportamental: Relações com o desenvolvimento socio-emocional, sócio-cognitivo e social na infância e idade pré-escolar. Simpósio apresentado no I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento
(Lisboa , Portugal)
2011 Regulação Comportamental e emocional, teoria da mente e competência social em idade pré-escolar. In E.C.Martins (Coordenadora). Regulação emocional e comportamental: Relações com o desenvolvimento socio-emocional, sócio-cognitivo e social na infância e idade pré-escolar. Simpósio apresentado no I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolviemnto
(Lisboa , Portugal)
2011 Impacto do scaffolding verbal materno na coerência estrutural narrativa das crianças em idade pré-escolar. Comunicação apresentada no II Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos
(Braga)
2010 Tensões e ganhos associados à gestão entre trabalho e família: Experiências parentais de casais trabalhadores. Comunicação apresentada no I Seminário Internacional: Contributos da Psicologia em contextos Educativos
(Braga , Portugal)
2010 (Des)continuidade entre a qualidade da vinculação na 1ª infância e aos 3 anos de idade. Comunicação apresentada no VII Congresso Ibero-Americano de Psicologia
(Oviedo , Espanha)
2010 Regulação emocional aos 10 meses: Importância do pai e das características do bebé. Comunicação apresentada no VII Congresso Ibero-Americano de Psicologia
(Oviedo , Espanha)
2010 O desenvolvimento da vinculação ao pai é diferente da vinculação à mãe? In C. Martins (Coordenadora). Vinculação na 1ª infância: Preditores e impacto no desenvolvimento da cognição social. Simpósio apresentado no VII Simpósio Nacional de investigação em Psicologia
(Braga , Portugal)
2010 Qualidade da relação de vinculação na infância e capacidade simbólica colaborativa aos 3 anos de idade In C. Martins ( Coordenadora). Vinculação na 1ª Infância: Preditores e impacto no desenvolvimento da cognição social. Simpósio apresentado no VII Simpósio Nacional de investigação em Psicologia
(Braga , Portugal)
2010 (Des)continuidade entre a qualidade da vinculação na 1º infância e aos 3 anos. In C. Martins (Coordenadora). Vinculação na 1ª infância: Preditores e impacto no desenvolvimento da cognição social. Simpósio apresentado no VII Simpósio Nacional de investigação em Psicologia
(Braga , Portugal)
2010 (Des)continuidade entre a qualidade da vinculação na 1ª infância e aos 3 anos. In C. Martins (Coordenadora). Qualidade da relação de vinculação na infância e teoria da mente em idade pré-escolar. Simpósio apresentado no VII Simpósio Nacional de investigação em Psicologia
(Braga , Portugal)
2008 Vinculação na primeira infância: Implicações para o desenvolvimento da regulação emocional, relações sociais e psicopatologia Comunicação apresentada nas 13ªs Jornadas de Saúde Mental do Algarve
(Algarve- Carvoeiro , Portugal)
2008 Avaliação da qualidade da regulação emocional em contexto diádico, aos 10 meses: "Tarefa de encaixe". In I. Soares (Coordenadora), Novas abordagens para a avaliação da vinculação ao longo do desenvolviemnto. Simpósio conduzido na XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
(Braga , Portugal)
2006 Avaliação da regulação emocional no contexto diádico aos 10 meses. IV Simpósio Nacional de investigação em Psicologia
(Évora , Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2015 - Atual (Juliana Patrícia Pereira Leal) Programa de promoção de competências socioemocionais em crianças entre os 4 e os 6 anos: Estudo do impacto nas funções executivas e das interrelações com a regulação emocional
2015 - Atual (Diana Alves Barbosa Leal da Silva) Avaliação da eficácia de um programa de promoção de competências emocionais e sociais em crianças entre os 4 e os 6 anos: Estudo do impacto na capacidade da criança para compreender emoções.
Orientador
2015 - Atual (Maria da Graça Silva Bessa) A relação entre regulação emocional dos pais e a regulação emocional e a labilidade/negatividade dos filhos.
2018 - 2019 Maternal Emotion Socialization of Positive Emotions and Psychopathological Symptoms in Adolescent Boys and Girls: The mediator role of Emotion Dysregulation.
Coorientador
ISMAI – Instituto Universitário da Maia , Portugal
2017 - 2018 Relação entre a Função Executiva e a Fase de Desenvolvimento da Compreensão Emocional em Crianças do Período Pré-Escolar [Executive function and development stage of emotional understanding in preschool-aged children].
Orientador de Inês Salafranca
Master in Clinical and Health Psychology, (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2012 - 2012 Preschoolers´Compliance to Mother and to Father: The Interplay of Parenting, child´s Arrachment Representation and infant´s Emotion Regulation (Obediência em idade Pré-escolar à mãe e ao pai: a Interação da Parentalidade e da Representação da Vinculação e da Regulação Emocional precoce da criança)
Coorientador
Doutoramento em Psicologia (área de conhecimento: Psicologia Clínica) (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2012 Satisfação Conjugal e Sexo da criança: Relações com a Regulação da Expressão Emocional em Idade Pré-Escolar
Coorientador
Mestrado (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal

Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2012 Temperamento e Sexo da Criança: Relações com a Regulação da Expressão Emocional em Idade Pré-Escolar
Orientador
Mestrado (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2012 - 2012 Reações parentais à expressão emocional negativa da criança: Relações com o funcionamento executivo hot
Orientador
Mestrado (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2012 - 2012 Relação entre a socialização emocional parental e a regulação emocional no adolescente
Orientador
Mestrado (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2012 - 2012 Regulação das emoções e socialização emocional: tradução, adaptação e estudo das qualidades psicométricas do questionário “Emotion as a child”
Orientador
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2011 - 2011 Qualidade das narrativas produzidas em contexto diádico por crianças na idade pré-escolar: Impacto do scaffolding verbal materno
Coorientador
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2011 Prontidão escolar cognitiva: Relações entre regulação comportamental, competências cognitivas/académicas e posterior sucesso escolar
Coorientador
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal

Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2011 Competência social e teoria da mente em idade pré-escolar
Coorientador
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal

Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2011 Trajectória desenvolvimental de comportamentos de obediência em interacção com a mãe e com o pai durante o período pré-escolar
Coorientador
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal

Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2011 Comportamentos Interactivos Paternos e Envolvimento da Criança: Relação com o seu Nível de Desenvolvimento
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal

Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2011 Ajustamento conjugal e o desenvolvimento do bebé
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2011 - 2011 Regulação Emocional Diádica (pai-bebé) e temperamento aos 10 meses
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2011 - 2011 Relações entre psicopatologia, vinculação do adulto e dificuldades de regulação emocional
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2011 - 2011 Relação entre relacionamento conjugal e temperamento infantil: associação entre baixos níveis qualitativos do ajustamento conjugal e temperamento difícil
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2011 - 2011 Regulação Emocional Diádica Mãe-bebé, Sexo e Resposta Psicofisiológica da Arritmia Sinusal Respiratória(RSA) aos 10 meses: Estudo Exploratório
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2011 - 2011 Desafios da Institucionalização: Aceitação-rejeição parental, coping e comportamento delinquente
Coorientador
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2011 - 2011 Stress, ansiedade, depressão e auto-estima: Estudo sobre a pertença ou não num grupo religioso
Coorientador
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2010 - 2010 Comunicação Emocional Verbal e Sons Emocionais Paternos e Regulação Emocional do Bebé na Interacção Diádica Pai-Bebé
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2010 - 2010 Temperamento, tónus vagal cardíaco e sexo aos 10 meses de idade
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2010 - 2010 Relação entre envolvimento paterno e desenvolvimento do bebé: influência do trabalho do pai e género do bebé
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2010 - 2010 Comunicação Emocional Verbal e Sons Emocionais Maternos e Regulação Emocional do Bebé na Interacção Diádica Mãe-Bebé
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2009 - 2009 Regulação emocional diádica (mãe-bebé) e temperamento aos 10 meses
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2009 - 2009 Nível de desenvolvimento, temperamento, disponibilidade emocional e regulãção emocional diádica aos 10 meses como antecedentes da qualidade da vinculação ao pai e á mãe aos 12/16 meses
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2009 - 2009 Influência do género e do nível socio-económico na qualidade da interacção pai-bebé
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2009 - 2009 Disponibilidade emocional paterna, género e temperamento da criança como factores associados à qualidade da regulação emocional diádica
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2009 - 2009 Vinculação do adulto e desenvolvimento do bebé aos 10 meses
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2009 - 2009 Nível sócio-económico, emprego materno e interacção mãe-bebé: Estudo exploratório
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2009 - 2009 Vinculação adulta, relacionamento conjugal e interacções mãe-bebé: Estudo exploratório
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2009 - 2009 Mudanças na paternidade: participação parental e impacto do trabalho na familia
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2012/02 - Atual regente da unidade curricular Psicologia do Desenvolvimento Curso de Psicologia (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2012/02 - Atual Psicopatologia do desenvolvimento ao longo do ciclo vital Doutoramento em Psicologia (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2012/02 - Atual Intervenção Clínica com Populações Específicas Crianças e Adolescentes Doutoramento em Psicologia (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2011/02 - 2011 Participação na unidade curricular de intervenção em Psicologia da Justiça, com o módulo Intervenção junto de menores institucionalizados/as (4h) Mestrado de Psicologia da Justiça (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2007/09 - 2011 Psicologia I Licenciatura de Enfermagem (Licenciatura) Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria, Portugal
2007/09 - 2011 Modelos Terapêuticos Licenciatura de Enfermagem (Licenciatura) Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria, Portugal
2007/09 - 2011 Terapias Complementares Licenciatura de Enfermagem (Licenciatura) Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria, Portugal
2010/02 - 2010 regente da unidades curriculares Modelos de Consulta Psicológica na Infância e Adolescência Mestrado em Psicologia Escolar e da Educação (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2007/02 - 2007 regente da unidade curricular Modelos de consulta Psicológica na Infância e Adolescência Mestrado (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2007/02 - 2007 regente das unidades curriculares psicopatologia Mestrado Consulta Psicológica Aconselhamento e Psicoterapia (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2007/02 - 2007 Intervenção em Consulta Psicológica, Aconselhamento e Psicoterapia I Mestrado Consulta Psicológica Aconselhamento e Psicoterapia (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2007/02 - 2007 regente das unidades curriculares laboratórios de Psicologia do Desenvolvimento Curso de Psicologia (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2007/02 - 2007 Psicopatologia II Curso de Psicologia (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2007/02 - 2007 regente das unidades curriculares Intodução à intervenção Psicológica II Aconselhamento Psicossocial (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2007/02 - 2007 Psicopatologia II Aconselhamento Psicossocial (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2005/01 - 2005 Psicologia Social Licenciatura de Enfermagem (Licenciatura) Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria, Portugal
2003/09 - 2004 Psicologia do Desenvolvimento Licenciatura em Educação Social (Licenciatura) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2002/09 - 2003 Psicopatologia II Licenciatura em Psicologia e Aconselhamento Psicossocial (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2002/09 - 2003 Laboratórios de psicologia do desenvolvimento Licenciatura em Psicologia e Aconselhamento Psicossocial (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2002/09 - 2003 Introdução à intervenção psicológica II Licenciatura em Psicologia e Aconselhamento Psicossocial (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2002/09 - 2003 Psicologia do desenvolvimento Licenciatura em Psicologia e Aconselhamento Psicossocial (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2002/09 - 2003 Métodos de avaliação biopsicossocial Licenciatura em Psicologia e Aconselhamento Psicossocial (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2002/09 - 2003 Teoria e prática de aconselhamento Licenciatura em Psicologia e Aconselhamento Psicossocial (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2002/09 - 2003 Desenvolvimento humano Licenciatura em Psicologia e Aconselhamento Psicossocial (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2002/09 - 2003 Métodos e técnicas terapêuticas Licenciatura em Psicologia e Aconselhamento Psicossocial (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2011/03 - Atual ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE VINCULAÇÃO -APV

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2009/09 - 2012 Elemento constitutivo do Conselho Pedagógico
Outro
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2007/09 - 2010/01 Membro de Conselho Consultivo
Membro
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2009/09 - 2010 Elemento constitutivo do Conselho Pedagógico
Outro
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2007/09 - 2009 Elemento constitutivo do Conselho Científico
Outro
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2007/09 - 2008 Elemento constitutivo do Conselho Pedagógico
Outro
Instituto Universitário da Maia, Portugal