???global.info.a_carregar???
Helder Henriques. Concluiu o(a) Doutoramento em Ciências da Educação em 2008 pelo(a) Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Doutoramento em Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade em História da Educação em 2012 pelo(a) Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação, especialização em História da Educação em 2008 pelo(a) Universidade de Lisboa Instituto da Educação e Licenciatura em Licenciatura em Ensino de História em 2005 pelo(a) Universidade de Évora. É Professor Adjunto no(a) Instituto Politécnico de Portalegre, Investigador no(a) Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX e Professor Adjunto no(a) Instituto Politécnico de Portalegre. Publicou 35 artigos em revistas especializadas. Possui 4 capítulo(s) de livros. Recebeu 1 prémio(s) e/ou homenagens. Participa e/ou participou como Investigador em 3 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Formação de docentes; Equidade; Igualdade de género; inclusão; transição; democracia; educação; imprensa; Portugal; regeneração; moral; instituição; criança; institucionalização; autonomia; desenvolvimento; child; institutionalization; autonomy; development; Enfermeiro -- identidade profissional; Educação de infância; Cidadania; Igualdade de oportunidades de género; infância; Portalegre; história; Formação académica; Escola do Magistério Primário de Évora; Memória biográfica; Educação de infância; crianças; igualdade de oportunidades; Portugal.; século XX; juventude; políticas educativas; Pedagogia participativa; educação pré-escolar; igualdade de género; educadoras; crianças; educação de infância; investigação com crianças; entrevistas; parcerias; contrabando; território; desenvolvimento local; estado; enfermagem; formação; escolas; cidadania; currículo; Teses de mestrado - 2007; Educação - Portugal - séc.20; Profissão docente; Ensino liceal; Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; igualdade de oportunidades; género; preschool education; children; rules; behaviors; citizenship; regras; comportamentos; profissão; professor; identidade; história local; história da educação; liceu; formação de educadores de infância; supervisão; História da educação; Política educacional; Democratização da educação; Ensino superior politécnico; Criança; Infância; Marginalidade; Circulação de Ideias Pedag; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Helder Henriques
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Henriques, Helder

Identificadores de autor

Ciência ID
E816-5481-FB9B
ORCID iD
0000-0002-0519-0304

Endereços de correio eletrónico

  • henriqueshelder@gmail.com (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 245339400 (Profissional)

Moradas

  • Instituto Politénico de Portalegre - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. Praça da República, Apartado 125, 7301-957, Portalegre, Portalegre, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2019
Concluído
pos doctorado ciencias de la educacion (Pós-doutoramento)
Universidade de Salamanca, Espanha
2015
Concluído
Management and Enhancement of Historical and Cultural Heritage - Artistic Heritage and Art History/Gestão e Valorização do Património Histórico e Cultural - Ramo Patrimonio Artistico e História da Arte (Diploma de especialização)
Universidade de Évora, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 (out of 20)
2014
Concluído
Post doctoral research in Educational sciences - History of education (Pós-doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Educational policies, representations and institutions to childhood anf youth at risk in XX century" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved
2012
Concluído
Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade em História da Educação (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Formation, Society and Professional Identity of Nurses: The School of Castelo Branco Nursing / Dr. Lopes Dias (1948 - 1988)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved summa cum laude
2008
Concluído
Mestrado em Ciências da Educação, especialização em História da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Professor of secondary education - Characteristics and Intervention Methods: The case of the Lyceum of Portalegre and professor António Raul Galiano Tavares" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very good
2005
Concluído
Licenciatura em Ensino de História (Licenciatura)
Universidade de Évora, Portugal
"N/A" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15 (out of 20)
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/01/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/08/17 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2005/10/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2017 - 2018 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal
2015 - 2016 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal
2010 - 2013 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/10/01 - 2016/08/17 Assistant of 2º triennium (equated)/ (Assistente de 2º Triénio com grau de Mestre e/ou doutor (Equiparado) Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2005/10/01 - 2008/09/01 Assistant of 1º triennium (equated) Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2004/09/01 - 2005/08/01 Training teacher/Professor Estagiário Escola Secundária Mouzinho da Silveira, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2016 - Atual Educação, Gênero e Cristianismo: circulação, representação, formação e práticas educativas femininas nesse cenário religioso
??
Investigador
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil

Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal

Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Em curso
2014 - 2016 IGREJA CATÓLICA E CIRCULAÇÃO DE SABERES PEDAGÓGICOS: INTELECTUAIS, IMPRESSOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS (1916-1970)”
22/2014
Investigador
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil

Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal

Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
2010 - 2013 “Escolas de Formação de Professores em Portugal: Arquivo, História e Memória”,
PTDC/CPE-CED/100797/2008
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal

Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Trindade, Guilherme; Henriques, Helder. "Instituições de proteção a crianças e jovens em risco: o caso da colónia correcional de Vila Fernando e o reformatório Padre António Oliveira". 2012.
  2. Mira-Luís, Cristina; Duarte, Joana; Henriques, Helder. "Narrativas sobre a infância e juventude republicana na imprensa portalegrense (1910-1926)". 2012.
  3. Candeias, Marisa; Henriques, Helder. "1911/2011: um século de proteção de crianças e jovens". 2012.
  4. Henriques, Helder; Barradas, Maria Filomena. "Um projeto em discussão e em busca de parcerias: o distrito de Portalegre na fronteira - do contrabando ao desenvolvimento industrial". 2012.
  5. Henriques, Helder. "O ensino da enfermagem no Estado Novo: um olhar pela legislação (Décadas de 40 a 70)". 2012.
  6. Henriques, Helder. "António Raúl Galiano Tavares (1897-1964): o perfil de um educador". 2010.
Artigo em revista
  1. Amélia Marchão; Helder Henriques; Sérgio Campos. "Deambulando pela História da Educação de Infância em Portugal. Retalhos históricos sobre a Créche João Baptista Rollo". Revista Colombiana de Educación (2021): https://doi.org/10.17227/rce.num83-10781.
    10.17227/rce.num83-10781
  2. Hélder Henriques; Amélia Marchão; Sergio Luís Mocito Campos; Jussara Santos Pimenta. "Sob a lente de uma médica nos alvores do Estado Novo - apontamentos de puericultura". EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação (2020): https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5135.
    10.26568/2359-2087.2020.5135
  3. Helder Henriques; Ame´lia Marcha~o. "O LUGAR E O ESTATUTO DA CRIANC¸A ATRAVE´S DO PERIO´DICO “CADERNOS DE EDUCAC¸A~O DE INFA^NCIA”". Práxis Educacional 16 38 (2020): 243-243. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i38.5999.
    10.22481/praxisedu.v16i38.5999
  4. Helder Manuel Guerra Henriques; Jussara Santos Pimenta. "Discursos no feminino na imprensa pedagógica de inspiração católica: Página de Castelo Branco e Seiva – Revista de Cultura (1953-1959)". Revista Diálogo Educacional (2019): https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.063.DS011.
    10.7213/1981-416X.19.063.DS011
  5. Aline Almeida; Helder Henriques. "Educação infantil e multiculturalismo no Brasil: a pertinência de um diálogo". INTERFACES DA EDUCAÇÃO 9 26 (2018): 128-153. https://doi.org/10.26514/inter.v9i26.2989.
    10.26514/inter.v9i26.2989
  6. Helder Henriques. "Formação e identidade profissional: estímulos à investigação em história da Enfermagem". Acta Paulista de Enfermagem 31 4 (2018): III-IIV. https://doi.org/10.1590/1982-0194201800047.
    10.1590/1982-0194201800047
  7. Henriques,Helder. "EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA. DISCURSOS SOBRE A UNIVERSIDADE PORTUGUESA EM TEMPOS DE TRANSIÇÃO (1974-1976)". (2018): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592018000100071.
  8. Marchão, Amélia; Henriques, Helder; Porto, Susana; Mendes, Teresa. "Editorial". (2018): http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/6.
  9. Marchão, Amélia; Henriques, Helder. "Posters". (2018): http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/24.
  10. Marchão, Amélia; Henriques, Helder. "Investigação com crianças: reflexão sobre a escuta das vozes das crianças através de processos de entrevista". (2018): http://hdl.handle.net/10400.26/24851.
    http://dx.doi.org./10.14201/aula/201824
  11. Helder Henriques; Amélia Marchão. "Apresentação". Revista Linhas 18 38 (2017): 06-10. https://doi.org/10.5965%2F1984723818382017006.
    10.5965/1984723818382017006
  12. Helder Henriques; Amélia Marchão. "Revisitar a formação de educadores/as de infância através da Revista Aprender (1987-2015)". Revista Linhas 18 38 (2017): 160-182. https://doi.org/10.5965%2F1984723818382017160.
    10.5965/1984723818382017160
  13. Amélia De Jesus Marchão/Portugal; Hélder Henriques/Portugal. "Formação e educação na e para a inclusão: igualdade de gênero". EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação 4 8 (2017): 145-145. https://doi.org/10.26568%2F2359-2087.2017.2665.
    10.26568/2359-2087.2017.2665
  14. Helder Henriques; Amélia De Jesus Marchão. "Uma perspetiva sobre Alves dos Santos (1866-1924): apropriação e difusão de ideias pedagógicas em Portugal". Revista de História e Historiografia da Educação 1 2 (2017): 30-30. https://doi.org/10.5380%2Frhhe.v1i2.51167.
    10.5380/rhhe.v1i2.51167
  15. Marchão, Amélia; Henriques, Helder. "FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO NA E PARA A INCLUSÃO: IGUALDADE DE GÉNERO". (2017): http://hdl.handle.net/10400.26/18936.
  16. De Almeida Orlando, E.; Henriques, H.. "Previous notes on the parents school in Brazil and Portugal | Nota prévia sobre a escola de pais no Brasil e em Portugal". Historia da Educacao 21 52 (2017): 56-80. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85019894241&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/2236-3459/70538
  17. Evelyn de Almeida Orlando; HELDER HENRIQUES. "NOTA PRÉVIA SOBRE A ESCOLA DE PAIS NO BRASIL E EM PORTUGAL". Revista História da Educação (2017): http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=321650853006.
  18. Marchão, Amélia; Henriques, Helder; Helder Henriques; Amélia de Jesus Marchão. "Educação para a igualdade de género leituras a partir da realidade de cinco jardins de infância do distrito de Portalegre, Portugal". Foro de Educación (2016): http://hdl.handle.net/10400.26/11280.
    10.14516/fde.2016.014.020.017
  19. Marchão, Amélia; Henriques, Helder. "Perceções das estudantes: processos de supervisão desenvolvidos na prática de ensino supervisionada". (2016): http://hdl.handle.net/10400.26/15448.
  20. Helder Henriques; António Gomes Ferreira. "O lugar da História da Educação: Um retrato atual a partir do ensino superior português". Espacio, Tiempo y Educación 3 1 (2016): 125-148. https://doi.org/10.14516%2Fete.2016.003.001.8.
    10.14516/ete.2016.003.001.8
  21. Helder Manuel Guerra Henriques. "A enfermagen em Portugal no século XX: um retrato histórico". Estudios Humanísticos. Historia 11 (2015): 309-309. https://doi.org/10.18002%2Fehh.v0i11.3171.
    10.18002/ehh.v0i11.3171
  22. Helder Henriques; Carla Vilhena. "“Comportamentos Antissociais na Infância e Juventude em Portugal (décadas de 70 a 90 do século XX): incursões exploratórias”". História: Questões & Debates 62 1 (2015): https://doi.org/10.5380%2Fhis.v62i1.35886.
    10.5380/his.v62i1.35886
  23. Helder Henriques. "A produção da marginalidade infantil em Portugal: o lugar da família e da escola nas primeiras décadas do século XX". Revista Territórios e Fronteiras 8 1 (2015): 186-186. https://doi.org/10.22228%2Frt-f.v8i1.298.
    10.22228/rt-f.v8i1.298
  24. Helder M. G. Henriques; Carla Cardoso Vilhena. "A PRESERVAÇÃO DA INFÂNCIA: ANÁLISE DE DISCURSOS SOBRE A CRIANÇA EM PERIGO MORAL (PORTUGAL, 1910-1916)". Educação em Revista 31 2 (2015): 61-81. https://doi.org/10.1590%2F0102-4698132627.
    10.1590/0102-4698132627
  25. Helder Manuel Guerra Henriques. "Marginalidade e Reeducação de Menores em Portugal: A Colónia de Vila Fernando (1880-1940)". Estudios Humanísticos. Historia 13 (2015): https://doi.org/10.18002%2Fehh.v0i13.1585.
    10.18002/ehh.v0i13.1585
  26. Marchão, Amélia; Henriques, Helder. "Educação, Cidadania e Igualdade de Oportunidades: Olhares sobre a Educação de Infância". (2015): http://hdl.handle.net/10400.26/14192.
  27. Helder Henriques; Amélia Marchão; Joaquim Mourato. "Democracy and the Portuguese Polytechnic Education. The Case of the Polytechnic Institute of Portalegre (80s of the XX century)". (2015): https://doi.org/10.14516/ete.2015.002.002.009.
    10.14516/ete.2015.002.002.009
  28. Helder Manuel Guerra Henriques; Helder Manuel Guerra HENRIQUES. "A formação de professores em Portugal: lutas, valores e reivindicações na construção da profissão docente ao longo da 1ª República Portuguesa". Revista Diálogo Educacional 15 614 (2015): 723-723. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=189143312006.
    10.7213/dialogo.educ.15.046.ds06
  29. Hélder Henriques; Amélia Marchão; Joaquim Mourato; Marchão, Amélia; Henriques, Helder; Mourato, Joaquim. "A Democracia e o Ensino Superior Politécnico Português. O caso do Instituto Politécnico de Portalegre (década de 80 do séc. XX)". Espacio, Tiempo y Educación (2015): http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=477447182009.
  30. Marchão, Amélia; Henriques, Helder. "Trajetos de investigação: quando escutamos as vozes das crianças". (2014): http://hdl.handle.net/10400.26/10108.
  31. António Gomes Ferreira; Helder Manuel Guerra Henriques. "Updating Nursing practice according to reports on nurse education in the 1970s and 80s". Revista Estudos do Século XX 14 (2014): 297-313. https://doi.org/10.14195%2F1647-8622_14_15.
    10.14195/1647-8622_14_15
  32. Helder Henriques. "Os professores do Liceu de Portalegre (Portugal) (1851 – 1960)". Revista Territórios e Fronteiras 5 2 (2012): 151-151. https://doi.org/10.22228%2Frt-f.v5i2.131.
    10.22228/rt-f.v5i2.131
  33. Helder Manuel Guerra Henriques. "Formar professores: a escola normal particular Amato Lusitano (1950-1973)". Estudios Humanísticos. Historia 10 (2011): 229-229. https://doi.org/10.18002%2Fehh.v0i10.3174.
    10.18002/ehh.v0i10.3174
Capítulo de livro
  1. Henriques, Helder; Marchão, Amélia. "Quando as crianças são escutadas e se envolvem nos processos de aprendizagem: “À Maria podia dar uma boneca e uma bailarina de brincar” e “Ao Miguel podia dar um dinossauro e um carro”". In Caminhos da educação de infância em Portugal: políticas e perspetivas contemporâneas, 159-181. Portugal: De Facto editores, 2019.
    Publicado
  2. Henriques, Helder; Amélia de Jesus Marchão. "Formação inicial de educadores e de professores, supervisão e pensamento crítico". In Prática supervisionada e construção do conhecimento profissional, 73-92. Portugal: Fundação Manuel Leão, 2019.
    Publicado
  3. Henriques, Helder; Marchão, Amélia. "A educação de infância portuguesa nos finais do século XX e início do século XXI. As influências de Ferre Laevers. In Hernández Díaz.". In Influencias belgas en la educación española e iberoamericana, 695-704. Espanha: Ediciones Universidad Salamanca, 2019.
  4. Henriques, Helder; Marchão, Amélia. "Émile Planchard: um Belga em Portugal". In Influencias belgas en la educación española e iberoamericana, 655-664. Espanha: Ediciones Universidad de Salamanca, 2019.
    Publicado
  5. Henriques, Helder. "A (re) invenção da escola através dos sentidos: aspetos de Portugal e do Brasil na segunda metade do século XIX". In O Universo letrado da Idade moderna. Escritoras e escritores portugueses e luso~brasileiros, séculos XVI-XIX, 450-471. Brasil: Oikos, 2019.
    Publicado
  6. Henriques, Helder. "Um olhar sobre a Biblioteca para o Ensino dos Cegos em Castelo de Vide (Portugal, séc. XIX – XX).". In Biblioteca Escolar: memória, práticas e desafios, 43-60. Brasil: CRV, 2019.
    Publicado
  7. Henriques, Helder. "A imprensa e as influências estrangeiras estudantis em Portugal em 1968: o caso do Diário de Lisboa". In Globalizing the student rebellion in the long ’68, 195-209. Espanha: FahrenHouse, 2018.
    Publicado
  8. Henriques, Helder. "). A educação e a natureza na regeneração de menores perigosos em Vila Fernando (Elvas, Portugal) (1ª metade do século XX)". In .). Prensa Pedagógica, Mujeres, Niños, sectores populares y otros fines educativos, 333-342. Espanha: Ediciones Universidad de Salamanca, 2018.
    Publicado
  9. Henriques, Helder. "Educação Pré-escolar em Portugal: um olhar através do periódico “Escola Democrática” (1975-1989).". In .). Prensa Pedagógica, Mujeres, Niños, sectores populares y otros fines educativos, 603-612. Espanha: Ediciones Universidad de Salamanca, 2018.
    Publicado
  10. Henriques, Helder. "A viagem pedagógica de Alves dos Santos (1866-1924): motivações, observações e incorporações.". In Sujeitos em movimento - Instituições, circulação de saberes, práticas educativas e culturais, 169-182. Brasil: Appris, 2018.
    Publicado
  11. Henriques, Helder. "Os cegos, “esses infelizes”: sujeitos, instituições e circulação de conhecimentos pedagógicos (séculos XIX e XX).". In A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, 140-163. Brasil: Junqueira&Marin Editores, 2018.
    Publicado
  12. Henriques, Helder. "A prática de ensino supervisionada, a investigação-ação e a construção da identidade profissional". In Formação de Educador@s e Professor@s: olhares a partir da UniverCidade de Évora, 76-103. Portugal: CIEP - UÉ, 2018.
    Publicado
  13. Henriques, Helder. "A formação de educadores e de professores em Portugal: da Revolução dos Cravos à Declaração de Bolonha". In Formação de professores: diferentes abordagens sobre a educação e a prática docente, 49-80. Brasil: Edufro, 2018.
    Publicado
  14. Marchão, Amélia; Henriques, Helder. "Igualdade de género: uma reflexão crítica a partir do jardim de infância". Instituto Politécnico de Bragança, 2017.
  15. Henriques, Helder; Marchão, Amélia. "Educar para a cidadania em educação pré-escolar: OCEPE, guiões e curricula". Instituto Politécnico de Bragança, 2017.
  16. Henriques, Helder. "No espírito da grei: Instruir para civilizar no Império Colonial Português (1925-1941)". In .), Los valores en la educación de África. de ayer a hoy, 559-572. Espanha: Ediciones Universidad de Salamanca, 2017.
    Publicado
  17. Henriques, Helder. ""A classe pré-primária: uma classe nova no ensino primário do ultramar português" de António Almeida Abrantes (1964) - uma leitura.". In Los valores en la educación de África. de ayer a hoy, 597-608. Espanha: Ediciones Universidad de Salamanca, 2017.
    Publicado
  18. Henriques, Helder. "Formar professores sob o signo da Cruz: ideais e princípios pedagógicos (Portugal, década de 50 do século XX).". In Histórias da Educação Católica no Brasil e em Portugal, 253-273. Brasil: Appris, 2017.
    Publicado
  19. Henriques, Helder. "19. (2016) ALVES DOS SANTOS (1866-1924): INFLUÊNCIAS PSICOPEDAGÓGICAS SUIÇAS EM PORTUGAL NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX". In Influenzas Suizas en Educación Ibero Americana., 143-157. Espanha: Ediciones Universidad de Salamanca, 2017.
    Publicado
  20. Henriques, Helder. "Jean Piaget: influências na educação pré-escolar no contexto português.". In Influenzas Suizas en Educación Ibero Americana, 167-179. Espanha: Ediciones Universidad de Salamanca, 2016.
    Publicado
  21. Henriques, Helder. "A Pedagogia do Catecismo na Escola Normal Particular Amato Lusitano através da “Seiva – Revista de Cultura”.". In La prensa de los escolares y estudiantes - su contribución al património histórico educativo. Espanha: Universidad de Salamanca, 2016.
    Publicado
  22. Henriques, Helder. "Reeducar menores marginais: uma leitura a partir do suplemento «A Página dos Rapazes» (1933-1934).". In La prensa de los escolares y estudiantes - su contribución al património histórico educativo. 2015.
  23. Mota, Patricia Flavia. "Identificação de Oportunidades de Pensamento Crítico no plano formativo de uma licenciatura em Educação Básica". In Pensamento Critico, 1413-1420. Defacto editores, 2015.
    Publicado • 10.31560/pimentacultural/2020.017.310-332
  24. Marchão, Amélia; Henriques, Helder. "GÉNERO, CIDADANIA e PRÁTICAS EDUCATIVAS: A PROMOÇÃO DA IGUALDADE EM CONTEXTOS EDUCATIVOS". Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2014.
  25. Henriques, Helder. "África nos Manuais Escolares de História e Geografia de Portugal". In Lengua, Literatura y Ciencias de la Educación en los Sistemas Educativos del África Subsahariana, 595-609. 2014.
  26. Figueiredo, Susana Filipa da Silva. "A Educação de Infância Portuguesa e o modelo pedagógico de Reggio Emilia: a promoção da igualdade de género a partir de práticas de investigação na ESE de Portalegre”". In Influencias Italianas en la educación española e iberoamericana, 527-540. Ediciones Universidad de Salamanca, 2014.
    10.2307/j.ctt1mmftj7.48
  27. Henriques, Helder. "26. (2013) “Imprensa e Regeneração de Menores Delinquentes: A Colónia Agrícola de Vila Fernando (1ª metade do Séc. XX)”.". In Prensa Educativa y Patrimonio Histórico educativo,, 245-256. 2013.
    Publicado
  28. Henriques, Helder. "“Escolas de Formação de Professores em Castelo Branco (1897-1988)”". In Escolas de Formação de Professores em Portugal, 119-147. Colibri, 2012.
    Publicado
  29. Henriques, Helder. "A Escola Distrital de Habilitação Para o Magistério Primário/ Escola Primária Superior Albicastrense (1898-1926): retrato de um percurso". In 1910-2010: Comunicação e Educação Republicanas., 371-388. Portugal: Edições Colibri, 2012.
    Publicado
Livro
  1. Pimenta, Jussara Santos; Hübner, Marcos Leandro Freitas; Hélder Henriques, Hélder; Silva, Márcio Ferreira da. Biblioteca Escolar: memória, práticas e desafios. Curitiba, Brasil: Editora CRV. 2018.
    Publicado • 10.24824/978854442982.2 • Editor
Tese / Dissertação
  1. Marques, Patrícia Christina Barros. "A educação pré-escolar: regras, comportamentos e cidadania". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.26/12463.
  2. Gomes, José Alberto Bação. ""Des"Institucionalização : Um processo's' de autonomia's'". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/8399.
  3. Henriques, Helder Manuel Guerra; Hélder Henriques. "Formação, sociedade e identidade profissional dos enfermeiros: a Escola de Enfermagem de Castelo Branco Dr. Lopes Dias (1948-1988)". Doutoramento, 2012. http://hdl.handle.net/10316/19075.
    10.13140/RG.2.1.1436.3604
  4. Henriques, Helder Manuel Guerra, 1982-. "O professor do ensino liceal : caracterização e modalidades de intervenção : o caso do Liceu de Portalegre e do professor António Raul Galiano Tavares". Mestrado, 2007. http://hdl.handle.net/10451/29850.
Distinções

Outra distinção

2008 BOLSA PROTEC
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal