???global.info.a_carregar???
Maria José das Dores Martins. Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria José das Dores Martins

Nomes de citação

  • Martins, M. J. D.
  • Maria José D. Martins

Identificadores de autor

Ciência ID
E719-52C0-D2BC
ORCID iD
0000-0001-9517-7703
Formação
Grau Classificação
2019/01/02 - 2020/07/31
Concluído
Pós-doutoramento em Psicologia (Pós-doutoramento)
Especialização em Educação para a cidadania na infância
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Aprovado
2018/07/07
Concluído
Avaliação em Psicologia Forense (Pós-Graduação)
Especialização em Avaliação em Psicologia Forense
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
13
2014/01/23
Concluído
Psicología de la Educación (Doctor)
Especialização em Psicopedagogia
Universidad de Extremadura Facultad de Educación, Espanha
Sobresaliente cum laude
1993/06
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Psicologia da Educação
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Muito Bom
1986/10
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Bom
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/03 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/01/01 - 2024/12/31 Na rota das escolas como comunidades de aprendizagem para a inclusão
PTDC/CED-EDG/4650/2021
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2016/01 - 2016/12 Projeto europeu SSN - School Safety Net (Project number 531028-LLP-1-2012-1-IT-KA4-KA4MP)
(Project number 531028-LLP-1-2012-1-IT-KA4-KA4MP)
União Europeia
2009/09 - 2012/12 Projeto «Cyberbullying - Diagnóstico da situação em Portugal», financiado pela FCT (programa PTDC/CPE-CED/108563/2008)
programa PTDC/CPE-CED/108563/2008)
FCT - Fundação Ciência e Tecnlogia
2007/01 - 2008/12 «A influência de variáveis pessoais e contextuais no rendimento académico: a situação do ensino superior público no Alentejo»
FCT (programa POCI/ALE/04.01.02/0097/2006)
FCT - Fundação Ciência e Tecnologia
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Maria José D. Martins; Correia, A.. "Bullying, cyberbullying and risks associated with digital technologies: perspectives of adolescents and family". Trabalho apresentado em Proceedings of ICERI2020 Conference (pp. 8233- 8239). (indexed to Web of Science) https://iated.o, Sevilha, 2020.
    Publicado
  2. Silva, O; Caldeira, S. N.; Sousa, A; Mendes, M.; Martins, M. J. D.; Miranda, R.. "Experiences of university students about hazing rituals in two countries". Trabalho apresentado em EDULEARN17Conference, 2017.
    Publicado
  3. Maria José D. Martins; Carla Baptista. "Crenças parentais sobre a punição física, de mães vítimas de violência conjugal". Trabalho apresentado em IV Seminário de I & DT: Cooperar para inovar, organizado pelo C3i - Coordenação para a investigação e inovação do Instituto Politécnico de Portalegre, Portalegre, 2016.
    Publicado
  4. Martins, Maria José D.; Figueira, Ana Cristina; Martins, M. J. D.; Figueira, A.. "Crianças em situação de risco social – A perceção dos docentes". 2015.
    Publicado
  5. Martins, Rúben Miguel Pereira; Martins, Maria José D.. "Média, claques e violência no futebol". 2012.
  6. Martins, Maria José D.; Oliveira, Teresa; Barros, João P.; Espírito Santo, José; Bonito, Jorge; Trindade, Vítor. "Concepções sobre qualidade de ensino em estabelecimentos de ensino superior público na regiâo do Alentejo". 2010.
  7. Martins, Maria José D.. "Contributos da psicologia do desenvolvimento moral para a educação para a cidadania". 2010.
Artigo em jornal
  1. Martins, Maria José D.. "Prevenção da indisciplina, da violência e do bullying nas escolas", 2011, http://hdl.handle.net/10400.26/4344.
Artigo em revista
  1. Maria José D. Martins; Teresa Oliveira ; Amélia Machão. Autor correspondente: Maria José D. Martins. "A inclusão de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade". Sisyphus (2023): https://revistas.rcaap.pt/sisyphus/article/view/28110.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Martins, Maria-José D.; Veiga-Simão, Ana-Margarida. "To deceive, lie and omit: developmental, contextual and educational factors (Engañar, mentir y omitir: factores evolutivos, contextuales y educativos)". Journal for the Study of Education and Development 46 3 (2023): 678-706. http://dx.doi.org/10.1080/02103702.2023.2208426.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1080/02103702.2023.2208426
  3. Martins, Maria José D.; Simão, Ana Margarida Veiga. "A (re)interpretação e a implementação das políticas educativas de cidadania pelos professores". Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (2021): http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362021002902902.
    Publicado • 10.1590/s0104-40362021002902902
  4. Martins, Maria José D.; Veiga Simão, Ana Margarida; Estevão, Beatriz; Roberto, Magda Sofia. "The concept of lying, moral reasoning and children's willingness to lie at the request of an adult". New Directions for Child and Adolescent Development 2021 179 (2021): 93-110. http://dx.doi.org/10.1002/cad.20451.
    Publicado • 10.1002/cad.20451
  5. Maria José D. Martins; A.M. Veiga Simão. "Conceções sobre as noções de justiça e de tribunal em crianças dos 6 aos 10 anos: a voz das crianças". 10 2 (2020): 50-68. https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/223.
    Publicado
  6. Caldeira, S. N.; Sousa, À.; Mendes, M.; Silva, O.. Autor correspondente: Caldeira, S. N.. "Entrada no ensino superior e envolvimento do estudante". Revista Psicologia em Pesquisa, 14 1 (2020): 96-118. https://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/issue/view/1420.
    Publicado
  7. Maria José D. Martins; Adelaide João Proença. "O papel da agressão e vitimação entre pares no insucesso escolar". Revista Iberoamericana de Educación (2019): https://doi.org/10.35362/rie8023202.
    10.35362/rie8023202
  8. Armanda P. M. Matos; Cristina C. Vieira; João Amado; Teresa Pessoa; Maria José D. Martins. "Cyberbullying in Portuguese Schools: Prevalence and Characteristics". Journal of School Violence 17 1 (2018): 123-137. https://doi.org/10.1080/15388220.2016.1263796.
    Publicado • 10.1080/15388220.2016.1263796
  9. Cristina Manuela F. Ribeiro; Maria José D. Martins. "Representações sobre a escola, educação intercultural e inclusão". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 08 (2017): 90-90. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.08.2908.
    Publicado • 10.17979/reipe.2017.0.08.2908
  10. Suzana Nunes Caldeira; Osvaldo Silva; Áurea Sousa; Maria Mendes; Maria José D. Martins. "Transição, resiliência e praxe. Estudos na Universidade dos Açores.". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 14 (2017): 195-195. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.2906.
    Acesso aberto • Publicado • 10.17979/reipe.2017.0.14.2906
  11. Osvaldo Dias Lopes da Silva; Suzana Nunes Caldeira; Áurea Sandra Toledo de Sousa; Maria Mendes; Maria José D. Martins. "Transição, praxe e variáveis académicas e familiares. Estudos na Universidade dos Açores". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 14 (2017): 229-229. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.2940.
    Acesso aberto • Publicado • 10.17979/reipe.2017.0.14.2940
  12. Áurea Sandra Toledo de Sousa; Suzana Nunes Caldeira; Osvaldo Dias Lopes da Silva; Maria Mendes; Maria José D. Martins. "Ensino Superior: Transições e desafios de entrada e saída. Estudos na Universidade dos Açores". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 14 (2017): 234-234. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.2941.
    Acesso aberto • 10.17979/reipe.2017.0.14.2941
  13. A. M. Veiga-Simão ; Ferreira, P. C.; Freire, I.; Caetano, A P.; Martins, M. J. D. ; Vieira, C.. "Adolescent cybervictimization – Who they turn to and their perceived school climate". Journal of Adolescence 58 (2017): 12.
    Publicado
  14. Caetano, A P.; Amado, J.; Martins, M. J. D.; Freire, I.; Veiga Simão, A P. &; Pessoa, T.. "Cyberbullying: Motivos da agressão na perspetiva de jovens portugueses". Educação e Sociedade 38 141 (2017): 1017. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0101-733020170050&lng=pt&nrm=iso.
    Publicado
  15. Mendes, M.; Caldeira, S. N.; Silva, O.; Sousa, Á.; Martins, M. J. D.. "Novos elementos sobre as Praxe no Ensino Superior. Estudos na Universidade dos Açores.". Revista de Estudios e Investigacion en Psicologia y Educacíon 14 (2017): 191. http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/2876/pdf.
    Acesso aberto • Publicado • DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.2876 Disponível on-line: http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/2876/pdf
  16. Costa, Maria Beatriz; Martins, Maria José D.; Proença, Adelaide João; Silva, Ana Mateus. "Beliefs and attitudes of higher education students associated with the use of psychoactive substances". Psychologica 1 60 (2017): 19-37. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8606_60-1_2.
    Publicado • 10.14195/1647-8606_60-1_2
  17. Martins, M. J. D. ; Veiga Simão, A.M.; Freire, I.; Caetano, A P.; Matos, A. "Cyber-victimization and cyber-aggression among portuguese adolescents: The relation to family support and family rules". International Journal of cyber Behavior, Psychology and Learning 6 3 (2016): 65.
    Publicado • DOI: 10.4018/IJCBPL.2016070105
  18. Caetano, A. P.; Veiga-Simão, A. M.; Martins, M. J. D.; Pessoa, T.. "Emoções no Cyberbullying: um estudo com adolescentes portugueses". Educação e Pesquisa 42 1 (2016): 199.
    Publicado
  19. Francisco, S.; Veiga Simão, A P.; Ferreira, P. C.; Martins, M. J. D. ; Martins, M. J. D.. "Cyberbullying: The hidden side of college students.". Computers in human behavior, 43 43 (2015): 167-182.
    Publicado • http://doi.org/10.1016/j.chb.2014.10045
  20. Maria José D. Martins. "About Hazing In Higher Education". European Scientific Journal (2015):
  21. Maria José D. Martins; Morgado, M.; Ferreira, I.; Santos, D,; Panaças, M. "Comunidades de aprendizagem sobre o abandono escolar precoce: O Projeto School Safety Net". Aprender 36 (2015): 39-47. www.esep.pt.
    Acesso aberto • Publicado
  22. D. Martins, Maria José; Casasnovas, Jorge. "HISTÓRIAS DE VIDA DE RECLUSOS E REINSERÇÃO SOCIAL". International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología. 1 1 (2014): 553. http://dx.doi.org/10.17060/ijodaep.2014.n1.v1.403.
    10.17060/ijodaep.2014.n1.v1.403
  23. Martins, Maria José D.; Silva, Marli. "CONDUTAS AGRESSIVAS, BULLYING E INTEGRAÇÃO SOCIAL EM CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR". International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología. 1 1 (2014): 499. http://dx.doi.org/10.17060/ijodaep.2014.n1.v1.397.
    10.17060/ijodaep.2014.n1.v1.397
  24. Cacheiro, Cristina Maria; Martins, Maria José D.. "Promoção de competências sócio-emocionais em crianças do ensino básico". Revista Galego-portuguesa de Psicoloxía e Educación 2 1 (2012): 155-166. http://hdl.handle.net/10400.26/4418.
    Acesso aberto • Publicado
  25. Martins, M. J. D.; Mogarro, M. J. "A educação para a cidadania no século XXI.". Revista Ibero-americana de educação 53 (2010): 185-202. http://www.rieoei.org/boletin53_1.htm.
    Publicado
  26. Maria José D. Martins; Vicente Castro. "How is social competence related to aggression and victimization in school?". XII 1-3 (2010): 305-315.
    Publicado
  27. Martins, Maria José D.. "Desenvolvimento sociomoral, ética profissional e educação para a cidadania ao longo do ciclo de vida". International Journal of Developmental and Educational Psychology Revista INFAD de psicología XX 11 (2008): 419-428. http://infad.eu/RevistaINFAD/2008/n1/volumen1/INFAD_010120_419-4.
    Acesso aberto • Publicado
  28. Martins, Maria José D.. "Violência interpessoal e maus-tratos entre pares, em contexto escolar". XV 2 (2007): 51-72. http://revista.educ.ie.ulisboa.pt/arquivo/Vol_XV_2/index.html.
    Acesso aberto • Publicado
  29. Martins, M. J. D.. "Condutas agressivas na adolescência: fatores de risco e de proteção.". Análise Psicológica 2 XXIII (2005): 129-135. http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/issue/view/33.
    Acesso aberto • Publicado • doi: 10.14417/ap.77 [Indexada à base SCOPUS,
  30. Martins, M. J. D.. "Agressão e vitimação entre adolescentes, em contexto escolar: Um estudo empírico.". Análise Psicológica 4 XXIII (2005): 401-425. http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/issue/view/35.
    Acesso aberto • Publicado • doi: 10.14417/ap.558
Capítulo de livro
  1. Susana Vinha ; Maria José D. Martins. Autor correspondente: Susana Vinha. "Doença crónica e bullying na adolescência". In III Seminário Internacional de Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco. Da prevenção à promoção da autonomia, 60-73. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, 2022.
    Publicado
  2. Maria José D. Martins; Suana Nunes Caldeira ; Maria Mendes. "Praxe académica no ensino superior em Portugal.". In Novos olhares sobre a praxe. Estudos realizados em Portugal e no Brasil, 3-28. Portugal: Novas Edições Acadêmicas., 2022.
    Publicado
  3. Caldeira, Suzana Nunes; Sousa, Áurea; Silva, Osvaldo; Maria Mendes; Maria José D. Martins. "Estudos empíricos sobre a praxe em duas instituições de ensino superior portuguesas.". In Novos olhares sobre a praxe. Estudos realizados em Portugal e no Brasil. Portugal: Novas Edições Acadêmicas., 2022.
    Publicado
  4. Valente, F.. "Estudo qualitativo sobre bullying em crianças: o papel dos observadores face ao bullying e relação com outras vulnerabilidades.". 90-102. Viseu, Portugal, 2021.
    Publicado
  5. Maria José D. Martins; Ana Pinto. "Relações entre crianças na escola". In Envolvimento dos alunos na escola: Perspetivas da psicologia e educação - Inclusão e diversidade, 256-269. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, 2020.
    Publicado
  6. Martins, M. J. D.; Estevão, B.. "Desenvolvimento moral e conceito de mentira nas crianças". In Educar hoje: diálogos entre psicologia, educação e currículo. E book, 141-156. Lisboa, Portugal: ISPA, 2019.
  7. Maria José D. Martins; Ana Margarida veiga simão; Ana Paula Caetano; Isabel Freire; Armanda Matos; Cristina C. Vieira; Teresa Pessoa; João Amado. "Cyber-victimization and cyber-aggression: Personal and situational factors". editado por Yan, Zen, 255-271. Hershey, Estados Unidos: PA: IGI Global, 2019.
    Publicado • doi:10.4018/978-1-5225-7128-5
  8. Maria José D. Martins; Joana Catela. "A escola vista pelas crianças e jovens em acolhimento residencial". In In J. E Alves et al. (Orgs). Atas do V Seminário I & DT do Instituto Politécnico de Portalegre., 52-66. Portalegre, Portugal, 2018.
    Publicado
  9. Maria José D. Martins. "Crianças em situação de risco social - A perceção dos docentes". 38-53. Lisboa, Portugal: ISPA, 2015.
    Publicado
  10. Martins, M. J. D.; Mogarro, M. J. "Citoyenneté et éducation interculturelle.". 371-380. Arras, França: Artois Presses Université., 2014.
    Publicado
  11. Martins, M. J. D.. "Problemas relacionais na escola: explicações e sentimentos dos adolescentes". In Resolução de problemas em contexto escolar, 85-106. Lisboa, Portugal: Colibri, 2013.
    Publicado
  12. Maria José D. Martins. "Escola, família, educação e violência.". 177-188. Portalegre, Portugal, 2008.
    Publicado
Livro
  1. Martins, Maria José D.. Maus tratos entre adolescentes na escola. Penafiel, Portugal: Novembro. 2009.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Esteves, Nildelândia Pires Corrêa. "A saúde mental e a doença mental aos olhos de técnicos especializados e de populares". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.26/21606.
  2. Ribeiro, Cristina Manuela Ferreira. "Representações sobre a escola, diversidade cultural e inclusão social". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.26/21958.
  3. Vieira, Vera Lúcia Velez. "Programa de ocupação de tempos livres em contextos vulneráveis". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.26/21607.
  4. Pinto, Ana Sofia Barroso. "Convivência entre pares e relacionamento social entre as crianças". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.26/20729.
  5. Figueira, Ana Cristina. "Crianças em situação de risco social : perceção dos docentes: um contributo para a proteção e promoção dos direitos das crianças". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.26/14276.
  6. Costa, Maria Beatriz Mourato de Azeredo. "Crenças e atitudes dos adolescentes associadas ao uso de substâncias psicoativas: álcool, tabaco e outras substâncias psicoativas ilegais". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.26/14277.
  7. Santos, Liliana Patrícia Nunes dos. "A interação em educação de infância: uma construção colaborativa do conhecimento da língua". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.26/14303.
  8. Baptista, Carla Marina Guerra. "A violência interparental na vida das crianças “uma epidemia silenciosa” : práticas educativas de mães vítimas de violência conjugal e consequências no comportamento das crianças". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/9189.
  9. Lopes, Ana Isabel Fernandes Pires. "Promover competências sócio emocionais em crianças em idade pré-escolar". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/15468.
  10. Azevedo, Patrícia Alexandra Veríssimo. "Cyberbullying em estudantes do ensino superior politécnico". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/15469.
  11. Baço, Daniela Marina Sequeira. "Aprendizagem cooperativa em crianças em idade pré-escolar". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/14268.
  12. Casas Novas, Jorge Manuel Matias. "Trajectórias de vida e percursos de desenvolvimento de reclusos de um estabelecimento prisional : factores que poderão contribuir para a reinserção social, segundo as representações dos próprios reclusos". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/15473.

Outros

Outra produção
  1. Representações e opiniões dos estudantes de licenciatura sobre as praxes no ensino superior. As praxes no ensino superior são uma constante que se repete anualmente e pretendem, nas palavras dos seus principais promotores e atores, contribuir para a integração dos novos estudantes nas instituições de ensino superior e para a promoção da convivência e do divertimento entre estudantes. Contudo nos últimos anos a denúncia de praxes violentas e humilhantes e a revelação de acidentes graves, a. 2015. Martins, Maria José D.; Caldeira, Suzana Nunes; Silva, Osvaldo Dias Lopes; Botelho, Suzana Pinho; Mendes, Maria. http://hdl.handle.net/10400.26/13980.
  2. O que pensam os estudantes de enfermagem sobre as praxes académicas?. As praxes académicas ocorrem anualmente no ensino superior português e pretendem, nas palavras dos seus principais promotores e atores, contribuir para a integração dos novos estudantes nas instituições de ensino superior. Contudo nos últimos anos a denúncia de praxes violentas e humilhantes e a revelação de acidentes graves, alegadamente decorrentes de atividades desenvolvidas no quadro das praxe. 2015. Martins, Maria José D.; Caldeira, Susana Nunes; Silva, Osvaldo Dias Lopes; Mendes, Maria; Botelho, Susana Pinho. http://hdl.handle.net/10400.26/13913.
  3. Praxe no Ensino Superior – Um estudo comparativo entre instituições. O atual estudo visa compreender o modo como os estudantes de duas instituições de ensino superior português percecionam a sua relação com a praxe académica. Participaram no estudo 456 estudantes do 1.º Ciclo de Estudos da Universidade dos Açores e do Instituto Politécnico de Portalegre. Os dados foram recolhidos através da escala de "Avaliação das Situações de Bullying nas Praxes do Ensino Superio. 2015. Martins, Maria José D.; Botelho, Susana Pinto; Caldeira, Suzana Nunes; Silva, Osvaldo; Carvalho, Célia Barreto. http://hdl.handle.net/10400.26/13940.
    10.17979/reipe.2015.0.02.115
  4. Experiências de Cyberbullying relatadas por estudantes do ensino superior politécnico. As TIC trouxeram múltiplos benefícios mas acarretam também riscos, nomeadamente o cyberbullying, ou seja, a prática de atos agressivos, intencionais e repetidos com recurso a dispositivos eletrónicos para, por exemplo, enviar mensagens insultuosas ou criar websites que difamam e hostilizam os outros. Este estudo teve por objetivos conhecer a frequência e os tipos de cyberbullying praticados, sofri. 2014. Martins, Maria José D.; Simão, A. M. Veiga; Azevedo, P.. http://hdl.handle.net/10400.26/13937.
  5. Concepções sobre qualidade de ensino em estabelecimentos de ensino superior público em Portugal. Este estudo tem como objectivos conhecer e comparar as concepções sobre a qualidade de ensino de docentes e estudantes de três estabelecimentos públicos de ensino superior da região do Alentejo (Portugal) e, no caso dos docentes, conhecer também o que eles sugerem para melhorar a qualidade de ensino nos cursos e nas instituições em que leccionam. Trata-se de um estudo qualitativo, que inclui uma a. 2011. Martins, Maria José D.; Oliveira, Teresa; Barros, João Paulo; Espírito Santo, José; Trindade, Vítor; Bonito, Jorge. http://hdl.handle.net/10400.26/4202.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/09/11 Prevenção da violência em contexto de educação pré-escolar no âmbito de atividades pedagógicas de formação pessoal e social articuladas com as expressões artísticas IV Seminário Internacional de Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias e XIV Encontro Internacional de Professores e Estágio Curricular Supervisionado (IV-CAFTE/XIV EIFORPECS)
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. (Porto , Portugal)
2023/06/23 Na rota das escolas como comunidades de aprendizagem para a inclusão
ESTG - Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2022/07/14 Diversidade e inclusão: uma revisão sistemática de literatura para melhor compreender os desafios da sociedade atual
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa , Portugal)
2022/07/13 A inclusão das crianças vulneráveis
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa , Portugal)
2022/07/07 A importância da literacia emocional nos contextos educativos 2.º Congresso Internacional de Literacias para o século XXI (ICCL22)
ESE do IP Santarém (Santarém, Portugal)
2021/11/02 Póster “Program to promote gender equality and bullying prevention in leisure setting”
Swedish NGO Friends World Anti-Bullying Forum (Estocolmo , Suécia)
2021/11/02 Póster - Qualitative study about bullying: perspectives of victims, aggressors, and the role of bystander Word Anti-Bullying Forum,
NGO sewdies friends Word Anti-Bullying Forum, (Estocolmo , Suécia)
2021/10/30 Cyberbullying
Associação Nacional de Estudantes de Psicologia (ANEP) (Lisboa videoconferência , Portugal)
2021/07/15 To lie, to omit and to deceive: a complex and paradox behaviour 1. º Congresso Internacional de Literacias do Século XXI
ESTG - Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre videoconferência , Portugal)
2021/07/13 Conceptions of lying, justice and court in children 42nd International School Psychology Association Conference (ISPA)
International School Psychology Association (Nicosia - videoconferência , Chipre)
2020/11/09 Bullying, cyberbullying and risks associated with digital technologies: perspectives of adolescents and family
International Academy of Technology, Education and Development (IATED) (Sevilha - videoconferência , Espanha)
2020/09/12 A educação da cidadania implementada pelos professores das escolas XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, (Porto - videoconferência , Portugal)
2020/04/27 Moral reasoning, lying’ conceptions and suggestibility to lie in children International Psychological Applications Conference and Trends (InPACT2020)
World Institute for Advanced Research and Science (WIARS) (Funchal - Videoconferência , Portugal)
2019/07/16 Relacionamento entre crianças na escola III CIEAE - Congresso Internacional do Envolvimento do Aluno na Escola,
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. (Lisboa, Portugal)
2019/06/04 Como educam os professores para a cidadania? no Simpósio Educação para a cidadania na Infância IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. (Lisboa , Portugal)
2019/04/04 Trabalho docente, inclusão e equidade - mesa redonda IV Encontro Luso - Brasileiro Trabalho docente e formação de professores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa , Portugal)
2018/11/18 Crianças em risco: o papel da escola e dos docentes I Encontro da CPCJ de Avis – Criança e família – Intervir para proteger
Câmara Municipal de Avis (Avis, Portugal)
2018/11/09 Praxe académica e trote estudantil: manifestação de cultura académica ou de decadência civilizacional em dois países lusófonos III Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea
ESECS - Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2018/07/12 Tempo para ouvir a criança: os conceitos de mentira, justiça e tribunal em crianças dos 6 aos 10 anos de idade IV Seminário Diversidade, Educação e Cidadania
Instittuto de Educação Universidade de Lisboa (LIsboa, Portugal)
2018/07/09 Desenvolvimento moral e conceito de mentira nas crianças XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
ISPA (Lisboa, Portugal)
2018/07/09 O papel da agressão e vitimação entre pares no insucesso e abandono escolar XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
ISPA (Lisboa , Portugal)
2018/05/28 Bullying, insucesso e abandono escolar – Que relações e como prevenir? Diálogos em Educação VI
ESECS - Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2018/04/11 Consumo de substâncias psicoativas no 1.º ano do ensino superior II jornadas de Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco
ESECS - Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2018/04/11 Programa de ocupação de tempos livres em contextos vulneráveis II Jornadas de Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco
ESECS - Instituto Politécnico de Portalegre (POrtalegre, Portugal)
2018/04/11 A saúde mental e a doença mental aos olhos dos técnicos especializados e de populares II Jornadas de Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco
ESECS - Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre , Portugal)
2017/09/07 Representações sobre a escola, educação intercultural e inclusão XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)