Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria José das Dores Martins
Nomes de citação
- Martins, M. J. D.
- Maria José D. Martins
Identificadores de autor
- Ciência ID
- E719-52C0-D2BC
- ORCID iD
- 0000-0001-9517-7703
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2019/01/02 - 2020/07/31
Concluído
|
Pós-doutoramento em Psicologia (Pós-doutoramento)
Especialização em Educação para a cidadania na infância
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
Aprovado |
2018/07/07
Concluído
|
Avaliação em Psicologia Forense (Pós-Graduação)
Especialização em Avaliação em Psicologia Forense
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
|
13 |
2014/01/23
Concluído
|
Psicología de la Educación (Doctor)
Especialização em Psicopedagogia
Universidad de Extremadura Facultad de Educación, Espanha
|
Sobresaliente cum laude |
1993/06
Concluído
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Psicologia da Educação
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Muito Bom |
1986/10
Concluído
|
Psicologia (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
Bom |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013/03 - Atual | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/01/01 - 2024/12/31 | Na rota das escolas como comunidades de aprendizagem para a inclusão
PTDC/CED-EDG/4650/2021
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2016/01 - 2016/12 | Projeto europeu SSN - School Safety Net (Project number 531028-LLP-1-2012-1-IT-KA4-KA4MP)
(Project number 531028-LLP-1-2012-1-IT-KA4-KA4MP)
|
União Europeia |
2009/09 - 2012/12 | Projeto «Cyberbullying - Diagnóstico da situação em Portugal», financiado pela FCT (programa PTDC/CPE-CED/108563/2008)
programa PTDC/CPE-CED/108563/2008)
|
FCT - Fundação Ciência e Tecnlogia |
2007/01 - 2008/12 | «A influência de variáveis pessoais e contextuais no rendimento académico: a situação do ensino superior público no Alentejo»
FCT (programa POCI/ALE/04.01.02/0097/2006)
|
FCT - Fundação Ciência e Tecnologia |
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/09/11 | Prevenção da violência em contexto de educação pré-escolar no âmbito de atividades pedagógicas de formação pessoal e social articuladas com as expressões artísticas | IV Seminário Internacional de Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias e XIV Encontro Internacional de Professores e Estágio
Curricular Supervisionado (IV-CAFTE/XIV EIFORPECS)
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. (Porto , Portugal)
|
2023/06/23 | Na rota das escolas como comunidades de aprendizagem para a inclusão |
ESTG - Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
|
2022/07/14 | Diversidade e inclusão: uma revisão sistemática de literatura para melhor compreender os desafios da sociedade atual |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa , Portugal)
|
2022/07/13 | A inclusão das crianças vulneráveis |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa , Portugal)
|
2022/07/07 | A importância da literacia emocional nos contextos educativos | 2.º Congresso Internacional de Literacias para o século XXI (ICCL22)
ESE do IP Santarém (Santarém, Portugal)
|
2021/11/02 | Póster “Program to promote gender equality and bullying prevention in leisure setting” |
Swedish NGO Friends World Anti-Bullying Forum (Estocolmo , Suécia)
|
2021/11/02 | Póster - Qualitative study about bullying: perspectives of victims, aggressors, and the role of bystander | Word Anti-Bullying Forum,
NGO sewdies friends Word Anti-Bullying Forum, (Estocolmo , Suécia)
|
2021/10/30 | Cyberbullying |
Associação Nacional de Estudantes de Psicologia (ANEP) (Lisboa videoconferência , Portugal)
|
2021/07/15 | To lie, to omit and to deceive: a complex and paradox behaviour | 1. º Congresso Internacional de Literacias do Século XXI
ESTG - Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre videoconferência , Portugal)
|
2021/07/13 | Conceptions of lying, justice and court in children | 42nd International School Psychology Association Conference (ISPA)
International School Psychology Association (Nicosia - videoconferência , Chipre)
|
2020/11/09 | Bullying, cyberbullying and risks associated with digital technologies: perspectives of adolescents and family |
International Academy of Technology, Education and Development (IATED) (Sevilha - videoconferência , Espanha)
|
2020/09/12 | A educação da cidadania implementada pelos professores das escolas | XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, (Porto - videoconferência , Portugal)
|
2020/04/27 | Moral reasoning, lying’ conceptions and suggestibility to lie in children | International Psychological Applications Conference and Trends (InPACT2020)
World Institute for Advanced Research and Science (WIARS) (Funchal - Videoconferência , Portugal)
|
2019/07/16 | Relacionamento entre crianças na escola | III CIEAE - Congresso Internacional do Envolvimento do Aluno na Escola,
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. (Lisboa, Portugal)
|
2019/06/04 | Como educam os professores para a cidadania? no Simpósio Educação para a cidadania na Infância | IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. (Lisboa , Portugal)
|
2019/04/04 | Trabalho docente, inclusão e equidade - mesa redonda | IV Encontro Luso - Brasileiro Trabalho docente e formação de professores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa , Portugal)
|
2018/11/18 | Crianças em risco: o papel da escola e dos docentes | I Encontro da CPCJ de Avis – Criança e família – Intervir para proteger
Câmara Municipal de Avis (Avis, Portugal)
|
2018/11/09 | Praxe académica e trote estudantil: manifestação de cultura académica ou de decadência civilizacional em dois países lusófonos | III Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea
ESECS - Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
|
2018/07/12 | Tempo para ouvir a criança: os conceitos de mentira, justiça e tribunal em crianças dos 6 aos 10 anos de idade | IV Seminário Diversidade, Educação e Cidadania
Instittuto de Educação Universidade de Lisboa (LIsboa, Portugal)
|
2018/07/09 | Desenvolvimento moral e conceito de mentira nas crianças | XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
ISPA (Lisboa, Portugal)
|
2018/07/09 | O papel da agressão e vitimação entre pares no insucesso e abandono escolar | XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
ISPA (Lisboa , Portugal)
|
2018/05/28 | Bullying, insucesso e abandono escolar – Que relações e como prevenir? | Diálogos em Educação VI
ESECS - Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
|
2018/04/11 | Consumo de substâncias psicoativas no 1.º ano do ensino superior | II jornadas de Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco
ESECS - Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
|
2018/04/11 | Programa de ocupação de tempos livres em contextos vulneráveis | II Jornadas de Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco
ESECS - Instituto Politécnico de Portalegre (POrtalegre, Portugal)
|
2018/04/11 | A saúde mental e a doença mental aos olhos dos técnicos especializados e de populares | II Jornadas de Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco
ESECS - Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre , Portugal)
|
2017/09/07 | Representações sobre a escola, educação intercultural e inclusão | XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|