???global.info.a_carregar???
Maria José D. Martins, is associate professor at the College of Education and Social Sciences of the Polytechnic Institute of Portalegre (ESECS-IPP); has a degree in Psychology, a master's degree in Educational Sciences, and a doctorate in Psych-pedagogy from the University of Extremadura, Spain, and a post-doctorate in Educational Psychology from the University of Lisbon; is an integrated member of the Research Center for the Valorization of Endogenous Resources (VALORIZA) of the IPP and a collaborator of the Education and Training Research Unit of the Institute of Education of the University of Lisbon. Coordinates the master's degree in Education and Protection of Children and Young People at Risk at ESECS-IPP. His research interests and publications have focused on topics such as bullying and cyberbullying, children and adolescents in vulnerable situations, inclusion, citizenship education, social, moral and emotional development and education. ID ORCID: http://orcid.org/0000-0001-9517-7703 Maria José D. Martins, é professora coordenadora na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre (ESECS-IPP); é licenciada em Psicologia, mestre em Ciências da Educação, e tem o grau de doutor em Psicopedagogia pela Universidade da Extremadura, Espanha, e o pós-doutoramento em Psicologia da Educação pela Universidade de Lisboa; é membro integrado do Centro de Investigação para a Valorização Recursos Endógenos (VALORIZA) do IPP e colaboradora da Unidade de Investigação em Educação e Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Coordena o mestrado em Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco na ESECS-IPP. Os seus interesses de investigação e publicações têm incidido sobre temas como o bullying e cyberbullying, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, inclusão, educação para a cidadania, educação e desenvolvimento social, moral e emocional.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria José das Dores Martins

Nomes de citação

  • Martins, M. J. D.
  • Maria José D. Martins

Identificadores de autor

Ciência ID
E719-52C0-D2BC
ORCID iD
0000-0001-9517-7703

Telefones

Telefone
  • 2455301503 (Profissional)

Moradas

  • Praça da República, n.ºs 23 e 25 , 7300-109, Portalegre,, Portalegre, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Português (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2019/01/02 - 2020/07/31
Concluído
Pós-doutoramento em Psicologia (Pós-doutoramento)
Especialização em Educação para a cidadania na infância
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Aprovado
2018/07/07
Concluído
Avaliação em Psicologia Forense (Pós-Graduação)
Especialização em Avaliação em Psicologia Forense
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
13
2004/01/23
Concluído
Psicología de la Educación (Doctor)
Especialização em Psicopedagogia
Universidad de Extremadura Facultad de Educación, Espanha
Sobresaliente cum laude
1993/06
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Psicologia da Educação
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Muito Bom
1986/10
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Bom
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/03 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
1993/11/26 - 2013/02/28 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
1987/09/29 - 1993/11/25 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022 - Atual Diretora adjunta da Revista Aprender Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019 - Atual Membro integrado do VALORIZA (Centro de investigação para a valorização dos recursos endógenos). UIDB/05064/2020 Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2011 - Atual Coordenadora do curso de mestrado em Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
1994 - Atual Membro do Conselho Científico Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2017 Diretora do Departamento de Educação e Formação Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2001 - 2003 Membro do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
1996 - 2003 Coordenadora do curso de formação especializada de docentes em Formação Pessoal e Social Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
1996 - 1998 Coordenadora do curso de licenciatura em formação inicial de professores do Ensino Básico em Educação Visual e Tecnológica Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1987/01/19 - 1987/09/28 Psicóloga em Escola secundária Escola Secundária de Silves , Portugal
Escola Secundária de Silves , Portugal
1986/10/01 - 1986/12/31 Psicóloga em IPSS Liga Portuguesa dos Deficientes Motores , Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/01/01 - 2024/12/31 The Journey of Schools as Learning Communitites for Inclusion/ Na rota das escolas como comunidades de aprendizagem para a inclusão - LC4Inclusion
PTDC/CED-EDG/4650/2021
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2016/01 - 2016/12 Projeto europeu SSN - School Safety Net (Project number 531028-LLP-1-2012-1-IT-KA4-KA4MP)
(Project number 531028-LLP-1-2012-1-IT-KA4-KA4MP)
União Europeia
2009/09 - 2012/12 Projeto «Cyberbullying - Diagnóstico da situação em Portugal», financiado pela FCT (programa PTDC/CPE-CED/108563/2008)
programa PTDC/CPE-CED/108563/2008)
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
FCT - Fundação Ciência e Tecnlogia
2007/01 - 2008/12 «A influência de variáveis pessoais e contextuais no rendimento académico: a situação do ensino superior público no Alentejo»
FCT (programa POCI/ALE/04.01.02/0097/2006)
FCT - Fundação Ciência e Tecnologia

Outro

Designação Financiadores
2021/01 - 2023/12 Transformative Learning Communities for Educative Inclusion/CATIE – Comunidades de Aprendizagem Transformativa para a Inclusão Educativa
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
Concluído
2020/11 - 2023/06 Projeto Adélia
Orientador
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
Concluído
2014 - 2016 Praxes no Ensino Superior: Abuso ou Acolhimento
Sem referência FCT
Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais Pólo da Universidade dos Açores, Portugal
Concluído
2006 - 2008 Qualidade do Ensino e Prevenção do Abandono e Insucesso Escolares nos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico – O Papel das Áreas Curriculares Não Disciplinares (ACND)- Criação de Dispositivos de Gestão da Inovação e de Formação de Professores
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência
Concluído
1996 - 1998 Escolas Inclusivas
Investigador
Instituto de Inovação Educacional, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Maria José D. Martins. "A importância da literacia emocional nos contextos educativos http://hdl.handle.net/10400.15/4512". Trabalho apresentado em 2nd International Congress of 21st Century Literacies (pp.47-56). IPSantarém, Santarém, 2022.
    Publicado
  2. Maria José D. Martins; Correia, A.. "Bullying, cyberbullying and risks associated with digital technologies: perspectives of adolescents and family". Trabalho apresentado em Proceedings of ICERI2020 Conference (pp. 8233- 8239). (indexed to Web of Science) https://iated.o, Sevilha, 2020.
    Publicado
  3. Maria José D. Martins; Adelaide João Proença. "Quelle est la relation entre le comportement agressif chez les élèves et l'échec scolaire ?". Trabalho apresentado em Atas do XXIV Colóquio da AFIRSE Portugal, Lisboa, 2018.
    Publicado
  4. Silva, O; Caldeira, S. N.; Sousa, A; Mendes, M.; Martins, M. J. D.; Miranda, R.. "Experiences of university students about hazing rituals in two countries". Trabalho apresentado em EDULEARN17Conference, 2017.
    Publicado
  5. Maria José D. Martins; Carla Baptista. "Crenças parentais sobre a punição física, de mães vítimas de violência conjugal". Trabalho apresentado em IV Seminário de I & DT: Cooperar para inovar, organizado pelo C3i - Coordenação para a investigação e inovação do Instituto Politécnico de Portalegre, Portalegre, 2016.
    Publicado
  6. Maria José D. Martins; Carmo, Raquel. "Relações entre crianças e jovens em instituições de acolhimento". Trabalho apresentado em IX Congresso iberoamericano de psicologia / 2.º congresso Ordem dos Psicólogos Portugueses, Lisboa, 2016.
    Publicado
  7. Susana Palmeiro; Maria José D. Martins. "Programa de promoção de competências sócio-emocionais em jovens com deficiência auditiva". Trabalho apresentado em IV Seminário de I & DT: Cooperar para inovar, organizado pelo C3i - Coordenação para a investigação e inovação, Portalegre, 2016.
    Publicado
  8. Maria José D. Martins; Caldeira, Suzana Nunes; Osvaldo Silva; Maria Mendes; S. Botelho. "O que pensam os estudantes de enfermagem sobre as praxes académicas?". Trabalho apresentado em XIII Colóquio Internacional 2015 - Psicologia e Educação – Diversidade e Educação - desafios atuais, Lisboa, 2015.
    Publicado
  9. Maria José D. Martins; Caldeira, Suzana Nunes; Osvaldo Silva; S. Botelho; Maria Mendes. "Representações e opiniões dos estudantes de licenciatura sobre as praxes no ensino superior". Trabalho apresentado em III Internacional Conference Learning and Teaching in Higher Education, I Congresso Internacional Ibero-Afro-Americano de Psicologia, Évora, 2015.
    Publicado
  10. Martins, Rúben Miguel Pereira; Martins, Maria José D.. "Média, claques e violência no futebol". 2012.
  11. Maria José D. Martins. "A ética do cuidado e a ética da justiça na educação". Trabalho apresentado em XIX Colóquio Internacional da AFIRSE (Association francophone internationale de recherche scientifique en education), Lisboa, 2012.
    Publicado
  12. Maria José D. Martins. "Educar para a cidadania no século XXI: Porquê? O quê? E como?". Trabalho apresentado em 4.º Encontro de Investigação e Formação - Formar os professores investigar as práticas (pp. 101-105), Lisboa, 2011.
  13. Maria José D. Martins. "Avaliação de condutas de bullying em contexto escolar: vantagens e inconvenientes dos instrumentos disponíveis". Trabalho apresentado em VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação Psicológica (pp.1010-1022). Lisboa: SPP e Fac. de Psicologia da Univ. de Lisboa., Lisboa, 2011.
    Publicado
  14. Maria José D. Martins; Mogarro, Maria João. "A educação para a cidadania no século XXI". Trabalho apresentado em Congreso Iberoamericano de Educación – Metas educativas 2021., Buenos Aires, 2010.
    Publicado
  15. Martins, Maria José D.; Oliveira, Teresa; Barros, João P.; Espírito Santo, José; Bonito, Jorge; Trindade, Vítor. "Concepções sobre qualidade de ensino em estabelecimentos de ensino superior público na regiâo do Alentejo". Trabalho apresentado em Maria José D. Martins, Portalegre, 2010.
    Publicado
  16. Martins, Maria José D.. "Contributos da psicologia do desenvolvimento moral para a educação para a cidadania". Braga, 2010.
    Publicado
  17. Maria José D. Martins; Oliveira, Teresa; Bonito, Jorge. "Conceções sobre qualidade de ensino por parte de professores e estudantes do Instituto Politécnico de Portalegre". Trabalho apresentado em XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2009.
    Publicado
  18. Maria José D. Martins. "Agression, victimization and emotions in adolescence". Trabalho apresentado em 1.ª Conferência Internacional Psicologia e Educação: Práticas, Formação e Investigação, Covilhã, 2009.
    Publicado
  19. C. Beirão; Maria José D. Martins. "Cyberbullying e emoções na adolescência". Trabalho apresentado em 1.ª Conferência Internacional «Psicologia e Educação: Práticas, Formação e Investigação», Covilhã, 2009.
    Publicado
  20. Mogarro, Maria João; Maria José D. Martins. "Valores, educação e cidadania: ruturas e continuidades em manuais escolares portugueses". Trabalho apresentado em Iberian Conference on Citizenship Education, Lisboa, 2008.
    Publicado
  21. Mogarro, M. J.; Martins, M. J. D.. "Valores, educação e cidadania: rupturas e continuidades em manuais escolares portugueses". Trabalho apresentado em Educação para a Cidadania. Conferência Ibérica, Lisboa, 2008.
    Publicado
  22. Maria José D. Martins; Florêncio Vicente Castro. "Desenvolvimento moral e conduta antissocial – Que relações?". Trabalho apresentado em Congresso internacional A unicidade do conhecimento, Évora, 2007.
    Publicado
  23. Maria José D. Martins. "Promoção do desenvolvimento sociomoral em crianças, através da literatura infantil contemporânea". Trabalho apresentado em Atas do Simpósio Internacional - Ativação do Desenvolvimento Psicológico. Universidade de Aveiro – teoria poiesis praxis., Aveiro, 2006.
    Publicado
  24. Maria José D. Martins. "Condutas agressivas, integração social e atributos psicossociais". Trabalho apresentado em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Évora, 2006.
    Publicado
  25. Maria José D. Martins. "Fatores psicossociais associados ao problema da violência escolar". Brasília, 2004.
    Publicado
  26. Isabel Siva Ferreira ; Maria José D. Martins; Maria Luísa Panaças; Rosalina Correia. "O futuro da Escola Superior de Educação de Portalegre: Reflexões da Unidade de Psicologia da Educação". Portalegre, 1995.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Martins, Maria José D.. "Prevenção da indisciplina, da violência e do bullying nas escolas", 2011, http://hdl.handle.net/10400.26/4344.
Artigo em revista
  1. Semião, Daniela; Mogarro, Maria João; Pinto, Filipe Brás; Martins, Maria José D.; Santos, Nelson; Sousa, Otilia; Marchão, Amélia; et al. "Teachers perspectives on students cultural diversity: A systematic literature review.". Education Sciences 13 12 (2023): 1215. URL https://doi.org/10.3390/educsci13121215.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3390/educsci13121215
  2. Maria José D. Martins; Teresa Oliveira ; Amélia Machão. Autor correspondente: Maria José D. Martins. "A inclusão de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade". Sisyphus (Journal of Education) 11 2 (2023): 10-32. https://revistas.rcaap.pt/sisyphus/article/view/28110.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.25749/sis.28110
  3. Martins, Maria-José D.; Veiga-Simão, Ana-Margarida. "To deceive, lie and omit: developmental, contextual and educational factors (Engañar, mentir y omitir: factores evolutivos, contextuales y educativos)". Journal for the Study of Education and Development 46 3 (2023): 678-706. http://dx.doi.org/10.1080/02103702.2023.2208426.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1080/02103702.2023.2208426
  4. Martins, Maria José D.; Simão, Ana Margarida Veiga. "A (re)interpretação e a implementação das políticas educativas de cidadania pelos professores". Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (2021): http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362021002902902.
    Publicado • 10.1590/s0104-40362021002902902
  5. Martins, Maria José D.; Veiga Simão, Ana Margarida; Estevão, Beatriz; Roberto, Magda Sofia. "The concept of lying, moral reasoning and children's willingness to lie at the request of an adult". New Directions for Child and Adolescent Development 2021 179 (2021): 93-110. http://dx.doi.org/10.1002/cad.20451.
    Publicado • 10.1002/cad.20451
  6. Maria José D. Martins; A.M. Veiga Simão; Estevão, Beatriz. "Conceções sobre as noções de justiça e de tribunal em crianças dos 6 aos 10 anos: a voz das crianças". Da Investigação às Práticas. Estudos de Natureza Educacional 10 2 (2020): 50-68. https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/223.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Caldeira, S. N.; Sousa, À.; Mendes, M.; Silva, O.; Maria José D. Martins. "Entrada no ensino superior e envolvimento do estudante". Revista Psicologia em Pesquisa, 14 1 (2020): 96-118. https://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/issue/view/1420.
    Publicado
  8. Maria José D. Martins; Adelaide João Proença. "O papel da agressão e vitimação entre pares no insucesso escolar". Revista Iberoamericana de Educación 80 2 (2019): 47-60. https://doi.org/10.35362/rie8023202.
    Acesso aberto • Publicado • 10.35362/rie8023202
  9. Armanda P. M. Matos; Cristina C. Vieira; João Amado; Teresa Pessoa; Maria José D. Martins. "Cyberbullying in Portuguese Schools: Prevalence and Characteristics". Journal of School Violence 17 1 (2018): 123-137. https://doi.org/10.1080/15388220.2016.1263796.
    Publicado • 10.1080/15388220.2016.1263796
  10. Cristina Manuela F. Ribeiro; Maria José D. Martins. "Representações sobre a escola, educação intercultural e inclusão". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 08 (2017): 90-90. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.08.2908.
    Publicado • 10.17979/reipe.2017.0.08.2908
  11. Suzana Nunes Caldeira; Osvaldo Silva; Áurea Sousa; Maria Mendes; Maria José D. Martins. "Transição, resiliência e praxe. Estudos na Universidade dos Açores.". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 14 (2017): 195-195. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.2906.
    Acesso aberto • Publicado • 10.17979/reipe.2017.0.14.2906
  12. Osvaldo Dias Lopes da Silva; Suzana Nunes Caldeira; Áurea Sandra Toledo de Sousa; Maria Mendes; Maria José D. Martins. "Transição, praxe e variáveis académicas e familiares. Estudos na Universidade dos Açores". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 14 (2017): 229-229. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.2940.
    Acesso aberto • Publicado • 10.17979/reipe.2017.0.14.2940
  13. Áurea Sandra Toledo de Sousa; Suzana Nunes Caldeira; Osvaldo Dias Lopes da Silva; Maria Mendes; Maria José D. Martins. "Ensino Superior: Transições e desafios de entrada e saída. Estudos na Universidade dos Açores". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 14 (2017): 234-234. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.2941.
    Acesso aberto • 10.17979/reipe.2017.0.14.2941
  14. A. M. Veiga-Simão ; Ferreira, P. C.; Freire, I.; Caetano, A P.; Martins, M. J. D. ; Vieira, C.. "Adolescent cybervictimization – Who they turn to and their perceived school climate". Journal of Adolescence 58 (2017): 12-23.
    Acesso aberto • Publicado
  15. Caetano, A P.; Amado, J.; Martins, M. J. D.; Freire, I.; Veiga Simão, A P. &; Pessoa, T.. "Cyberbullying: Motivos da agressão na perspetiva de jovens portugueses". Educação e Sociedade 38 141 (2017): 1017. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0101-733020170050&lng=pt&nrm=iso.
    Publicado
  16. Mendes, M.; Caldeira, S. N.; Silva, O.; Sousa, Á.; Martins, M. J. D.. "Novos elementos sobre as Praxe no Ensino Superior. Estudos na Universidade dos Açores.". Revista de Estudios e Investigacion en Psicologia y Educacíon 14 (2017): 191. http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/2876/pdf.
    Acesso aberto • Publicado • DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.2876 Disponível on-line: http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/2876/pdf
  17. Costa, Maria Beatriz; Martins, Maria José D.; Proença, Adelaide João; Silva, Ana Mateus. "Beliefs and attitudes of higher education students associated with the use of psychoactive substances". Psychologica 1 60 (2017): 19-37. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8606_60-1_2.
    Publicado • 10.14195/1647-8606_60-1_2
  18. Martins, M. J. D. ; Veiga Simão, A.M.; Freire, I.; Caetano, A P.; Matos, A. "Cyber-victimization and cyber-aggression among portuguese adolescents: The relation to family support and family rules". International Journal of cyber Behavior, Psychology and Learning 6 3 (2016): 65-78.
    Acesso aberto • Publicado • DOI: 10.4018/IJCBPL.2016070105
  19. Caetano, A. P.; Veiga-Simão, A. M.; Martins, M. J. D.; Pessoa, T.. "Emoções no Cyberbullying: um estudo com adolescentes portugueses". Educação e Pesquisa 42 1 (2016): 199-212. http://www.educacaoepesquisa.fe.usp.br/wpcontent/uploads/2016/04/Educa%C3%A7%C3%A3o-e-Pesquisa-v42-n1-2016.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  20. Francisco, S.; Veiga Simão, A P.; Ferreira, P. C.; Martins, M. J. D.. "Cyberbullying: The hidden side of college students.". Computers in human behavior 43 (2015): 167-182.
    Acesso aberto • Publicado • http://doi.org/10.1016/j.chb.2014.10045
  21. Bauer, R. B. Y; Caldeira, Susana Nunes; Maria José D. Martins; Maria Mendes; S. Botelho; Osvaldo Silva. "About Hazing In Higher Education". European Scientific Journal Special ed (2015): http://eujournal.org/index.php/esj/article/view/6131/5915.
    Publicado
  22. Isabel Ferreira ; Santos, D,; Panaças, M; Margarida Morgado; Maria José D. Martins. "Comunidades de aprendizagem sobre o abandono escolar precoce: O Projeto School Safety Net". Aprender 36 (2015): 39-47. www.esep.pt.
    Acesso aberto • Publicado
  23. Maria José D. Martins. "Envolver os alunos na prevenção da indisciplina e do bullying na escola". Aprender 36 (2015): 39-47. http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/issue/archive.
    Publicado
  24. S. Boteho; Maria Mendes; Caldeira, Suzana Nunes; Osvaldo Silva; Maria José D. Martins; C. B. Barreto. "Praxe no ensino superior – Um estudo comparativo entre instituições". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación. Extr., 2, A2-002. Doi: 10.17979/reipe.20150.02.115. EXTR 2 A2-002 (2015):
    Acesso aberto • Publicado
  25. Suzana Nunes Caldeira; Osvaldo Silva; Áurea Sousa; Maria José D. Martins; Maria Mendes; Susana Pinho Botelho. "Estudantes do ensino superior, praxe académica e satisfação com a vida". Configurações 16 (2015): 97-112. https://doi.org/10.4000%2Fconfiguracoes.2865.
    10.4000/configuracoes.2865
  26. D. Martins, Maria José; Casasnovas, Jorge. "HISTÓRIAS DE VIDA DE RECLUSOS E REINSERÇÃO SOCIAL". International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología. 1 1 (2014): 553. http://dx.doi.org/10.17060/ijodaep.2014.n1.v1.403.
    10.17060/ijodaep.2014.n1.v1.403
  27. Martins, Maria José D.; Silva, Marli. "CONDUTAS AGRESSIVAS, BULLYING E INTEGRAÇÃO SOCIAL EM CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR". International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología. 1 1 (2014): 499. http://dx.doi.org/10.17060/ijodaep.2014.n1.v1.397.
    10.17060/ijodaep.2014.n1.v1.397
  28. Maria José D. Martins. "Educação para os valores, desenvolvimento sociomoral e literatura infantojuvenil". Aprender 33 (2013): 5-10. http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/issue/archive.
    Publicado
  29. Cacheiro, Cristina Maria; Martins, Maria José D.. "Promoção de competências sócio-emocionais em crianças do ensino básico". Revista Galego-portuguesa de Psicoloxía e Educación 2 1 (2012): 155-166. http://hdl.handle.net/10400.26/4418.
    Acesso aberto • Publicado
  30. Maria José D. Martins. "Educação e proteção de crianças e jovens em risco: uma nova oferta formativa da ESEP, ao nível do 2.º ciclo de estudos.". Aprender 32 (2012): 102-104. http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/issue/archive.
    Publicado
  31. Maria José D. Martins; Oliveira, Teresa; Barros, .J. P.; Espírito Santo, J.; Bonito, J.; Trindade, V.. "Conceções sobre qualidade de ensino em estabelecimentos de ensino superior público em Portugal". Revista Iberoamericana de Educação, 56, 159-177. http://www.rieoei.org/rie_revista.php?numero=rie56 56 (2011): 159-177. http://www.rieoei.org/rie_revista.php?numero=rie56.
    Acesso aberto • Publicado
  32. Maria José D. Martins. "A motivação dos estudantes e o desempenho pedagógico dos docentes do ensino superior". Egitanea Sciencia 8 (2011): 165-174.
    Publicado
  33. Martins, M. J. D.; Mogarro, M. J. "A educação para a cidadania no século XXI.". Revista Ibero-americana de educação 53 (2010): 185-202. http://www.rieoei.org/boletin53_1.htm.
    Publicado
  34. Maria José D. Martins; Vicente Castro. "How is social competence related to aggression and victimization in school?". International Journal of Developmental and Educational Psychology XII 1-3 (2010): 305-315.
    Publicado
  35. Martins, Maria José D.. "Desenvolvimento sociomoral, ética profissional e educação para a cidadania ao longo do ciclo de vida". International Journal of Developmental and Educational Psychology Revista INFAD de psicología XX 11 (2008): 419-428. http://infad.eu/RevistaINFAD/2008/n1/volumen1/INFAD_010120_419-4.
    Acesso aberto • Publicado
  36. Martins, Maria José D.. "Violência interpessoal e maus-tratos entre pares, em contexto escolar". Revista de Educação XV 2 (2007): 51-72. http://revista.educ.ie.ulisboa.pt/arquivo/Vol_XV_2/index.html.
    Acesso aberto • Publicado
  37. Martins, M. J. D.. "Condutas agressivas na adolescência: fatores de risco e de proteção.". Análise Psicológica 2 XXIII (2005): 129-135. http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/issue/view/33.
    Acesso aberto • Publicado • doi: 10.14417/ap.77 [Indexada à base SCOPUS,
  38. Martins, M. J. D.. "Agressão e vitimação entre adolescentes, em contexto escolar: Um estudo empírico.". Análise Psicológica 4 XXIII (2005): 401-425. http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/issue/view/35.
    Acesso aberto • Publicado • doi: 10.14417/ap.558
  39. Maria José D. Martins. "Desenvolvimento moral e ética na profissão docente". Aprender 29 (2004): 76-79. http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/issue/archive.
    Acesso aberto • Publicado
  40. Margarida Mores; Maria José D. Martins; Maria Luísa Panaças; Isabel Silva Ferreira. "Escolas inclusivas: um projeto em construção". Aprender nº especia (2001): 68-88. http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/issue/archive.
    Acesso aberto • Publicado
  41. Maria José D. Martins. "Delinquência juvenil, “tribos urbanas”, e violência escolar". Aprender 23 (1999): 97-101. http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/issue/archive.
    Acesso aberto • Publicado
  42. Maria José D. Martins. "Como promover o desenvolvimento moral?". Aprender 21 (1998): 108-110. http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/issue/archive.
    Acesso aberto • Publicado
  43. Maria José D. Martins. "Aspetos sobre o desenvolvimento psicológico na pré-adolescência e adolescência". Aprender 20 (1996): 5-12. http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/issue/archive.
    Acesso aberto • Publicado
  44. Maria José D. Martins. "Desenvolvimento moral e educação para os valores". Psychologica 14 (1995): 101-113.
    Publicado
  45. Maria José D. Martins. "Conduta pró-social: O que é? Como e Porquê Promovê-la nas crianças?". Aprender 18 (1995): 44-52. http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/issue/archive.
    Acesso aberto • Publicado
  46. Orlando Lourenço ; Maria José D. Martins. "Perceção de custo, Construção de Ganho e Promoção da Conduta Pró-social em Crianças Pré-escolares". Revista Portuguesa de Pedagogia XXVIII 2 (1994): 203-228.
    Publicado
  47. Isabel Silva; Maria José D. Martins. "Elaboração de testes de conhecimentos escolares (II)". Aprender 11 (1990): 72-75. http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/issue/archive.
    Acesso aberto • Publicado
  48. Isabel Silva; Maria José D. Martins. "Elaboração de testes de conhecimentos escolares (I)". Aprender 10 (1990): 69-72. http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/issue/archive.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Susana Vinha ; Maria José D. Martins. Autor correspondente: Susana Vinha. "Doença crónica e bullying na adolescência". In III Seminário Internacional de Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco. Da prevenção à promoção da autonomia, 60-73. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, 2022.
    Publicado
  2. Maria José D. Martins; Suana Nunes Caldeira ; Maria Mendes. "Praxe académica no ensino superior em Portugal.". In Novos olhares sobre a praxe. Estudos realizados em Portugal e no Brasil, 3-28. Portugal: Novas Edições Acadêmicas., 2022.
    Publicado
  3. Caldeira, Suzana Nunes; Sousa, Áurea; Silva, Osvaldo; Maria Mendes; Maria José D. Martins. "Estudos empíricos sobre a praxe em duas instituições de ensino superior portuguesas.". In Novos olhares sobre a praxe. Estudos realizados em Portugal e no Brasil. Portugal: Novas Edições Acadêmicas., 2022.
    Publicado
  4. Maria José D. Martins; Filipa Valente. "Estudo qualitativo sobre bullying em crianças: o papel dos observadores face ao bullying e relação com outras vulnerabilidades.". In II Seminário Internacional de Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco. Reflexões em torno da COVID-19: famílias, crianças e jovens em risco., 90-102. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, 2021.
    Publicado
  5. Maria José D. Martins; Ana Pinto. "Relações entre crianças na escola". In Envolvimento dos alunos na escola: Perspetivas da psicologia e educação - Inclusão e diversidade, 256-269. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, 2020.
    Publicado
  6. Martins, M. J. D.; Estevão, B.. "Desenvolvimento moral e conceito de mentira nas crianças". In Educar hoje: diálogos entre psicologia, educação e currículo. E book, 141-156. Lisboa, Portugal: ISPA, 2019.
  7. Maria José D. Martins; Ana Margarida veiga simão; Ana Paula Caetano; Isabel Freire; Armanda Matos; Cristina C. Vieira; Teresa Pessoa; João Amado. "Cyber-victimization and cyber-aggression: Personal and situational factors". In Analyzing Human Behavior in Cyberspace, editado por Yan, Zen, 255-271. Hershey, Estados Unidos: PA: IGI Global, 2019.
    Publicado • doi:10.4018/978-1-5225-7128-5
  8. Maria José D. Martins; Caldeira, Suzana Nunes; Osvaldo Silva; Maria Mendes; Áurea Sousa. "Praxe académica e trote estudantil: manifestação de cultura académica ou de decadência civilizacional em dois países lusófonos". In In L. Cardoso, T Mendes, F. Barradas, T. Oliveira, & L. Henriques (Coords.) Cultura Lusófona Contemporânea – Fronteiras e Horizontes: espaço(s) e tempo(s) de diálogo., 225-238. Portalegre, Portugal: Instituto Politécnico de Portalegre, 2019.
    Publicado
  9. Maria José D. Martins; Joana Catela. "A escola vista pelas crianças e jovens em acolhimento residencial". In In J. E Alves et al. (Orgs). Atas do V Seminário I & DT do Instituto Politécnico de Portalegre., 52-66. Portalegre, Portugal, 2018.
    Publicado
  10. Caldeira, Suzana Nunes; Maria Mendes; Osvaldo Silva; Maria José D. Martins; Miranda, R. ; Silva, N.. "A entrada no Ensino Superior: Uma comparação entre instituições de Portugal e do Brasil". In In L. S. Almeida & R. V. Castro (Orgs.). Ser estudante do ensino superior: As respostas institucionais à diversidade de públicos, (64-101). Braga: Centro de Investigação em Educação (CIEd) - Instituto de Educação, Univer, 64-101. Braga, Portugal: Centro de Investigação em Educação (CIEd) - Instituto de Educação, Universidade do Minho, 2017.
    Publicado
  11. Caldeira, Suzana Nunes; Áurea Sousa; Maria Mendes; Maria José D. Martins. "Relações de género, praxes, satisfação com a vida e envolvimento do estudante". In In Veiga, F. H. (Coord.) Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação - Motivação para o Desempenho Académico / Students´ Engagement in School: Perspectives of Psychology and Education - Motivation for Academic Performance., 600-618. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2016.
    Publicado
  12. Maria José D. Martins; Figueira, Ana Cristina. "Crianças em situação de risco social - A perceção dos docentes". In In L. Mata, M. A. Martins, V. Monteiro, J. Morgado, F. Peixoto, A. C. Silva, &, J.C. Silva. (Eds). Diversidade e Educação: Perspetivas Atuais, 38-53. Lisboa, Portugal: ISPA - Instituto Universitário, 2015.
    Publicado
  13. Martins, M. J. D.; Mogarro, M. J. "Citoyenneté et éducation interculturelle.". In In O. Meunier (Ed.). Cultures, education, identité. Recompositions socioculturelles, transculturalité et interculturalité, 371-380. Arras, França: Artois Presses Université., 2014.
    Publicado
  14. Maria José D. Martins; Ana Marida Veiga Simão; Patrícia Azevedo. "Experiências de cyberbulying relatadas por estudantes do ensino superior politécnico". In In F. Veiga (Coord.). (2014). Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas Internacionais da Psicologia e Educação/Students' Engagement in School: International Perspectives of Psychology and Education, 853-865. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014.
    Publicado
  15. Maria José D. Martins. "Problemas relacionais na escola: explicações e sentimentos dos adolescentes". In In M. Serpa, S. Caldeira, & C. Gomes (Orgs.). Resolução de problemas em contexto escolar, 85-106. Lisboa, Portugal: Colibri, 2013.
    Publicado
  16. Maria José D. Martins. "Identidade e cidadania em adultos de nacionalidade portuguesa.". In In S. Gonçalves & F. Sousa (Orgs.) (2012). Escola e Comunidade: Laboratórios de Cidadania Global. Lisboa: Universidade de Lisboa/ Instituto de Educação (pp. 177-188)., 178-188. Lisboa, Portugal: Universidade de Lisboa/ Instituto de Educação, 2012.
    Publicado
  17. Maria José D. Martins. "Escola, família, educação e violência.". In In N. Oliveira; P. Brito & A Amiguinho (Orgs.). Jornada sobre investigação do Instituto Politécnico de Portalegre., 177-188. Portalegre, Portugal: C3i - Coordenação para a investigação e inovação do Instituto Politécnico de Portalegre, 2008.
    Publicado
Livro
  1. Maria José D. Martins. Maus tratos entre adolescentes na escola. Penafiel, Portugal: Novembro. 2009.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Andreia Baptista; Maria José D. Martins; Maia Porto, Susana. "Prevenção da violência em contexto da Educação Pré-Escolar no âmbito de atividades pedagógicas de formação pessoal e social articuladas com as expressões artísticas.". Trabalho apresentado em IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL CAFTE - CURRÍCULO, AVALIAÇÃO, FORMAÇÃO E TECNOLOGIAS EDUCATIVAS - Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da FPCEUP, Porto, 2023.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/02/08 Os direitos das crianças e jovens no concelho de Campo Maior Conferência Internacional da ~~AFIRSE 2024 Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2024/02/07 A escola como uma comunidade de aprendizagem: um estudo qualitativo no Alto Alentejo XIX Colóquio Internacional da AFIRSE 2024 (Association francophone internationale de recherche scientifique en education)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa , Portugal)
2024/02/07 Práticas de educação inclusiva: um estudo de caso XIX Colóquio Internacional da AFIRSE 2024 (Association francophone internationale de recherche scientifique en education)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa , Portugal)
2023/11/29 Educação e socialização de adolescentes em acolhimento residencial durante o confinamento, resultante da pandemia associada a à doença COVD19
Universidade de Vigo e IGAXES (Ourense , Espanha)
2023/09/11 Prevenção da violência em contexto de educação pré-escolar no âmbito de atividades pedagógicas de formação pessoal e social articuladas com as expressões artísticas IV Seminário Internacional de Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias e XIV Encontro Internacional de Professores e Estágio Curricular Supervisionado (IV-CAFTE/XIV EIFORPECS)
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. (Porto , Portugal)
2023/06/23 Na rota das escolas como comunidades de aprendizagem para a inclusão
ESTG - Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2022/07/14 Diversidade e inclusão: uma revisão sistemática de literatura para melhor compreender os desafios da sociedade atual 1º Internacional Conference on Education and Training
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa , Portugal)
2022/07/13 A inclusão das crianças vulneráveis
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa , Portugal)
2022/07/07 A importância da literacia emocional nos contextos educativos 2.º Congresso Internacional de Literacias para o século XXI (ICCL22)
ESE do IP Santarém (Santarém, Portugal)
2021/11/02 Póster Program to promote gender equality and bullying prevention in leisure setting¿
Swedish NGO Friends World Anti-Bullying Forum (Estocolmo , Suécia)
2021/11/02 Póster - Qualitative study about bullying: perspectives of victims, aggressors, and the role of bystander Word Anti-Bullying Forum,
NGO sewdies friends Word Anti-Bullying Forum, (Estocolmo , Suécia)
2021/10/30 Cyberbullying
Associação Nacional de Estudantes de Psicologia (ANEP) (Lisboa videoconferência , Portugal)
2021/07/15 To lie, to omit and to deceive: a complex and paradox behaviour 1. º Congresso Internacional de Literacias do Século XXI
ESTG - Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre videoconferência , Portugal)
2021/07/13 Conceptions of lying, justice and court in children 42nd International School Psychology Association Conference (ISPA)
International School Psychology Association (Nicosia - videoconferência , Chipre)
2020/11/09 Bullying, cyberbullying and risks associated with digital technologies: perspectives of adolescents and family
International Academy of Technology, Education and Development (IATED) (Sevilha - videoconferência , Espanha)
2020/09/12 A educação da cidadania implementada pelos professores das escolas XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, (Porto - videoconferência , Portugal)
2020/04/27 Moral reasoning, lying’ conceptions and suggestibility to lie in children International Psychological Applications Conference and Trends (InPACT2020)
World Institute for Advanced Research and Science (WIARS) (Funchal - Videoconferência , Portugal)
2019/11/30 O que são a mentira, a justiça e o tribunal para crianças do 1.º ciclo do ensino básico? Workshop VALORIZAÇÃO – Factor chave da economia circular
Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2019/07/16 Relacionamento entre crianças na escola III CIEAE - Congresso Internacional do Envolvimento do Aluno na Escola,
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. (Lisboa, Portugal)
2019/06/04 Como educam os professores para a cidadania? no Simpósio Educação para a cidadania na Infância IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. (Lisboa , Portugal)
2019/04/10 Crianças vulneráveis - o papel das instituições educativas III Jornadas de Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco,
ESECS do Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2019/04/04 Trabalho docente, inclusão e equidade - mesa redonda IV Encontro Luso - Brasileiro Trabalho docente e formação de professores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa , Portugal)
2018/11/18 Crianças em risco: o papel da escola e dos docentes I Encontro da CPCJ de Avis – Criança e família – Intervir para proteger
Câmara Municipal de Avis (Avis, Portugal)
2018/11/09 Praxe académica e trote estudantil: manifestação de cultura académica ou de decadência civilizacional em dois países lusófonos III Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea
ESECS - Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2018/07/12 Tempo para ouvir a criança: os conceitos de mentira, justiça e tribunal em crianças dos 6 aos 10 anos de idade IV Seminário Diversidade, Educação e Cidadania
Instittuto de Educação Universidade de Lisboa (LIsboa, Portugal)
2018/07/09 Desenvolvimento moral e conceito de mentira nas crianças XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
ISPA (Lisboa, Portugal)
2018/07/09 O papel da agressão e vitimação entre pares no insucesso e abandono escolar XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
ISPA (Lisboa , Portugal)
2018/05/28 Bullying, insucesso e abandono escolar – Que relações e como prevenir? Diálogos em Educação VI
ESECS - Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2018/04/11 Consumo de substâncias psicoativas no 1.º ano do ensino superior II jornadas de Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco
ESECS - Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2018/04/11 Programa de ocupação de tempos livres em contextos vulneráveis II Jornadas de Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco
ESECS - Instituto Politécnico de Portalegre (POrtalegre, Portugal)
2018/04/11 A saúde mental e a doença mental aos olhos dos técnicos especializados e de populares II Jornadas de Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco
ESECS - Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre , Portugal)
2017/09/07 Representações sobre a escola, educação intercultural e inclusão XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017/09/06 História, factos e ensaios interpretativos sobre as praxes no ensino superior
Asociación Científica Internacional de Psicopedagogia, Universidade do Minho e Universidad da Coruna. (Braga , Portugal)
2017/09/06 Novos elementos sobre as praxes no ensino superior - Estudos na Universidade dos Açores
Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía, Universidade do Minho e Universidad de la Coruna. (Braga , Portugal)
2017/09/06 Transição, praxe e resiliência. Estudos na Universidade dos Açores XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,
Asociación Científica Internacional de Psicopedagogia, Universidade do Minho e Universidad de la Coruna (Braga , Portugal)
2017/09/06 Transição, praxe e variáveis académicas e familiares. Estudos na Universidade dos Açores XIV Congresso Internacional Galego-Português
Asociación Científica Internacional de Psicopedagogia, Universidade do Minho e Universidad de la Coruna (Braga , Portugal)
2017/09/06 Ensino superior, transições e desafios de entrada e saída. Estudos na Universidade dos Açores XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,
Asociación Científica Internacional de Psicopedagogia, Universidade do Minho e Universidad de la Coruna (Braga , Portugal)
2017/07/06 Measurement and assessment of cyberbullying: a self-report instrument for college students
European Association of Psychological Assessment e ISCTE (Lisboa , Portugal)
2017/07/06 Peer nomination questionnaires: potentialities and limitations of an instrument to assess scholar bullying?
European Association of Psychological Assessment e ISCTE (Lisboa , Portugal)
2017/06/22 Crianças e adolescentes vulneráveis – um domínio de formação e de especialização?
FCSH da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa , Portugal)
2017/06/02 Representações sobre a escola de alunos de diferentes etnias
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. (Lisboa , Portugal)
2017/02/04 Qual a relação entre condutas de agressão entre pares e o insucesso escolar?
AFIRSE e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa , Portugal)
2016/12/07 Praxe no ensino superior em Portugal - História, factos, interpretações e uma comparação entre duas instituições V Seminário Inovação & Desenvolvimento do C3i
Escola de Tecnologia e Gestão de o Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2016/12/07 Cyberbullying no ensino básico e secundário – balanço dos resultados de um projeto de diagnóstico da situação em Portugal V Seminário Investigação & Desenvolvimento do C3i
Escola de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2016/12/06 A escola vista pelas crianças e jovens em acolhimento institucional IV Seminário de I & DT: Cooperar para inovar, organizado pelo C3i - Coordenação para a investigação e inovação do Instituto Politécnico de Portalegre
Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2016/12/05 Póster - Hazing in higher education in Portugal: history, and review of facts and studies
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2016/09/09 A entrada no ensino superior: Uma comparação entre instituições de Portugal e do Brasil
Universidade do Minho (Braga , Portugal)
2016/07/28 Teachers perceptions of children at risk 31st International Congress of Psychology (ICP2016)ICP2016
Centro de congressos Pacifico co Yokohama, no Japão. (Yokohama, Japão)
2016/07/27 Drugs and higher education students beliefs
centro de congressos Pacifico Yokohama, no Japão. (Yokohama, Japão)
2016/07/12 Projeto PRAX_ES. Praxe académica – Acolhimento e integração no ensino superior? Projeto PRAX_ES. Praxe académica – Acolhimento e integração no ensino superior?
II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola (Lisboa, Portugal)
2016/05/11 The impact of intimate partner violence in children
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. (Porto, Portugal)
2016/03/31 Póster Avaliação das perceções dos estudantes do 1.º ano em relação à praxe académica
Universidade de Évora. (Évora , Portugal)
2015/11/10 Do multiculturalismo à educação intercultural: contributos da literatura e textos para a infância II Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do IPPortalegre (Portalegre, Portugal)
2015/09/24 Cyberbullying e ambiente familiar I Congresso dos Psicólogos dos Açores
Ordem dos Psicólogos Portugueses - Delegação Açores (Ponta Delgada, Portugal)
2015/06/25 Crianças em situação de risco social - A percepção dos docentes
13.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação no Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa. (Lisboa, Portugal)
2015/06/25 O que pensam os estudantes de enfermagem das praxes? 13.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa. (Lisboa, Portugal)
2015/06/25 Motivos do cyberbullying invocados pelos seus protagonistas integrada no simpósio Bullying e Cyberbullying
Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa. (Lisboa, Portugal)
2015/04/17 Crenças e atitudes de estudantes de ensino superior associadas ao uso de substâncias psicoativas I Congresso Internacional Ibero-Afro-Americano de Psicologia e III International Conference Learning and Teaching in Higher Education
Universidade de Évora (Évora , Portugal)
2015/04/17 Representações e opiniões dos estudantes de licenciatura sobre as praxes no ensino superior III International Conference Learning and Teaching in Higher Education e I Congresso Internacional Ibero-afro-americano de psicologia
Universidade de Évora (Évora , Portugal)
2014/11/25 Crenças parentais sobre a punição física, de mães vítimas de violência conjugal
Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2014/11/24 Programa de promoção de competências sócio-emocionais em jovens com deficiência auditiva IV Seminário de I & DT: Cooperar para inovar, organizado pelo C3i (Coordenação para a investigação e inovação
Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2014/09/10 Relações entre crianças e jovens em instituições de acolhimento IX Congresso Ibero-americano de Psicologia/ 2.º Congresso da Ordem dos Psicólogos
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Lisboa, Portugal)
2014/06/26 Educação, cidadania e interculturalidade em Portugal no século XXI Seminário Educação e Cidadania
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa , Portugal)
2014/05/20 Citoyenneté et éducation interculturelle Colloque International Cultures, éducation, identité: recompositions socioculturelles, transculturalité et interculturalité
Université de Artois (Arras, França)
2014/04/10 Histórias de vida de reclusos e reinserção social VII Congreso Internacional de Psicología y Educación/ XXI Congreso Internacional do INFAD
Universidade deExtremadura (Badajoz, Espanha)
2014/04/10 Condutas agressivas, bullying e integração social em crianças em idade escolar VII Congreso Internacional de Psicología y Educación/ XXI Congreso Internacional do INFAD
Universidade de Extremadura (Badajoz , Espanha)
2013/07/18 How adolescents feel and explain aggression and victimization in school context? 35th International School Psychology Association Conference (ISPA2013)
Faculdade de Psicologia e Ciencias da Educação da Universidade do Porto e International School Psychology Association (Porto , Portugal)
2013/07/17 Experiências de Cyberbullying relatadas por estudantes do ensino superior politécnico I Congresso Internacional do Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação
Instituo de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2013/07/16 Como envolver os alunos na prevenção da indisciplina, bullying e violência na escola? http://www.ie.ul.pt/pls/portal/docs/1/443415.PDF I Congresso Internacional do Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e da Educação,
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa , Portugal)
2013/05/10 Cyberbullying em jovens universitários: um estudo exploratório III Congresso Internacional de Convivência Escolar: contextos psicológicos e educativos, que teve lugar de 8
Universidade de Almeria (Almeria , Portugal)
2013/05/10 Cyberbullying em estudantes do ensino superior politécnico III Congresso Internacional de Convivência Escolar: contextos psicológicos e educativos
Universidade de Almeria (Almeria , Espanha)
2012/06/13 Trajetórias de desenvolvimento de reclusos: início da trajetória antissocial e fatores contextuais associados II Seminário internacional Contributos da psicologia em contextos educativos
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2012/04/20 Comportamentos e crenças de vítimas de violência conjugal 1.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Lisboa, Portugal)
2012/04/03 Cyberbullying in higher education students inserida no simpósio «From bullying to cyberbullying: research and intervention» coordenado por João Amado 4th Winter Conference da ATEE (Association for teacher education in Europe)
ATEE e Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2012/02/02 A ética da justiça e a ética do cuidado na educação XIX Colóquio Internacional da AFIRSE (Association francophone internationale de recherche scientifique en education)
AFIRSE e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2011/09/08 Promoção de competências socioemocionais no 1.º Ciclo do Ensino Básico com vista à inclusão de crianças com necessidades educativas especiais
Universidade da Corunha (Coruna , Espanha)
2011/06/03 Poster Conflitualidade em contextos de formação de adultos I Congresso internacional família, educação e desenvolvimento no século XXI: Olhares interdisciplinares
ESE do Instituo Politécnico de Portalegre e CEMRI Universidade aberta (Portalegre, Portugal)
2011/01/18 Identidade e cidadania em adultos de nacionalidade portuguesa Regional Conference “Global Citizenship” do CICE - Children’s identity and citizenship in europe, uma network académica europeia
Escola Superior de educação do Instituto Politécnico de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2011/01/18 Workshop Estratégias pedagógicas para educar para a cidadania no ensino básico Regional Conference “Global Citizenship” do CICE - Children’s identity and citizenship in europe, uma network europeia
Escola Superior de educação do Instituto Politécnico de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2010/12/07 Conceções sobre a qualidade de ensino em estabelecimentos de ensino superior do Alentejo II Seminário de I &D (Consolidar o conhecimento, perspetivar o futuro
Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2010/09/13 Educar para a cidadania no século XXI: Porquê? O quê? E como? Apoio FCGulbenkian Congresso Iberoamericano de Educação – Metas educativas 2021
Organização dos Estados Iberoamericanos (Buenos Aires , Argentina)
2010/07/19 Contributos da psicologia do desenvolvimento moral para a educação para a cidadania II Seminário internacional Contributos da psicologia em contextos educativos
Universidade do Minho (Braga , Portugal)
2010/04/22 How is social competence related to aggression and/or victimization in school? XVII congresso internacional do INFAD (Asociación de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia y Ad.)
INFAD - Asociación de Psicolología Evolutiva Y Educativa de la Infancia y Adolescencia (Zamora , Espanha)
2009/11/28 Educar para a cidadania no século XXI: Porquê? O quê? E como? 4.º Encontro de Investigação e Formação – Formar Professores Investigar as Práticas
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2009/09/11 Conceções sobre qualidade de ensino por parte de professores e estudantes do Instituto Politécnico de Portalegre X Congresso Internacional Galego-português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga , Portugal)
2009/07/09 Conceptions about quality in higher education of teachers and students in the south of Portugal 11th European Congress of Psychology
European Congress of Psychology (Oslo, Noruega)
2009/03/27 27/3/2009 - Promotora do simpósio e apresentadora de 2 das 4 comunicações e coautora de 3 das 4 apresentações sob o título «Agressão, vitimação e emoções nos contextos escolar e de tempos livres» Comunicações: Agressão, vitimação e emoções na adolescência; com Beirão,. – Cyberbullying e emoções na adolescência; Com Tudela, L.; Neto, C. – Violence in school and leisure time in vocational training students 1.ª Conferência Internacional de Psicologia e Educação
Universidade da Beira Interior (Covilhâ, Portugal)
2008/11/06 Representações da Qualidade do Ensino dos Alunos de Enfermagem no Alentejo: Um Estudo Exploratório International Conference Excellence and Superior Performance
Universidade do Minho (Braga , Portugal)
2008/07/21 Poster Bullying, aggression and emotions com o apoio da FCT
European Congress of Psychology (Berlim , Alemanha)
2008/06/24 How can the relation teacher/student improve if the teacher better knows the relations between students? 4th World Conference – Violence in School and Public Policies. Violence at school: violence in context?
Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa e FCGulbenkian (Lisboa, Portugal)
2008/02/03 Avaliação e intervenção educativa com vista à promoção da convivência social positiva entre crianças I Congresso Internacional em Estudos da Criança – Infâncias Possíveis, Mundos Reais
Universidade do Minho (Braga , Portugal)
2007/07/04 Moral reasoning and aggression in adolescents - com apoio da FCT e da Fundação Calouste Gulbenkian. Xth European Congress of Psychology
European Federation of Psychologists Association (Praga, República Checa)
2007/06/26 Escola, família, educação e violência Jornada sobre investigação do IPP
Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2007/05/18 Desenvolvimento moral e conduta antissocial – Que relações?» integrado no simpósio «Autocompaixão, moralidade e autorregulação»
Universidade de Évora (Évora , Portugal)
2007/03/10 Valores, educação e cidadania: ruturas e continuidades em manuais escolares portugueses Iberian Conference on Citizenship Education, promoted by Childreen’s Identity & Citizenship in Europe
Childreen’s Identity & Citizenship in Europe (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022/09/08 - 2033/06/29 Promoção de relações, sentimentos e afetos positivos como prevenção de comportamentos agressivos nos contextos de Creche e Educação Pré-Escolar
Orientador de Andreia Baptista
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2023/07/30 - 2024/01/17 Convivência social e bullying em adolescentes com doença crónica
Orientador de Susana Isabel Narigueta Vinha
Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021/05/10 - 2023/05/03 Os Direitos das Crianças e Jovens no Concelho de Campo Maior
Orientador de Letícia de Jesus Cunha Garcia
Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2022/07/25 - 2023/04/12 Os Direitos das Crianças no concelho do Crato, na opinião das crianças, dos adolescentes e dos seus familiares
Orientador de Carolina Cravo Delgado
Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2022/07/25 - 2023/04/12 Os Direitos das Crianças: uma perspetiva sob o olhar das crianças e jovens do concelho de Elvas
Orientador de Sara Sofia Catalão Severino
Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2021/07/12 - 2023/03/25 Uma nova forma de viver: Como os trabalhadores e as adolescentes em acolhimento residencial se adaptaram ao confinamento, decorrente da doença covid-19
Orientador
Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2019/07/12 - 2021/02/10 Promoção da igualdade de género e de prevenção de situações de bullying em contexto associativo
Orientador
Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2018/07/15 - 2020/04/30 Riscos associados ao uso das tecnologias digitais na perspetiva dos adolescentes e das famílias
Orientador de Alexandra Correia
Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2018/07/16 - 2020/04/29 Bullying em crianças: Um estudo qualitativo sobre as vítimas, os agressores e o papel dos observadores
Orientador de Filipa Valente
Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2016/07/15 - 2018/02/23 Representações sobre a escola, diversidade cultural e inclusão
Orientador de Cristina Manuela Ferreira Ribeiro
Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2016/07/15 - 2018/02/06 Programa de ocupação dos tempos livres em contextos vulneráveis
Orientador de Vera Lúcia Velez Vieira
Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2016/07/15 - 2018/02/06 A saúde mental e a doença mental aos olhos dos técnicos especializados e de populares
Orientador de Nildelândia Pires Corrêa Esteves
Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2016/07/15 - 2018/01/16 Convivência entre pares e relacionamento social entre crianças
Orientador de Ana Sofia Barroso Pinto
Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2013/07/07 - 2015/04/21 A interação em educação de infância: uma construção colaborativa do conhecimento da língua
Orientador de Liliana Santos
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013/07/06 - 2015/03/03 Crenças e atitudes dos adolescentes associadas ao uso de substâncias psicoativas – álcool, tabaco e outras substâncias psicoativas ilegais
Orientador de Beatriz Costa
Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2013/07/07 - 2015/02/19 Crianças em situação de risco social: Perceção dos docentes
Orientador de Ana Cristina Figueira
Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2012/12/18 - 2014/11 A violência interparental na vida das crianças - uma epidemia silenciosa. Práticas educativas de mães vítimas de violência conjugal e consequências no comportamento das crianças
Orientador de Carla Marina Guerra Baptista
Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013/07/06 - 2014/01/24 Relações entre crianças e jovens em instituições de acolhimento
Orientador de Raquel Azaruja Baptista Neves do Carmo
Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2012/07/06 - 2014/01/24 Convivência escolar e clima relacional na escola
Orientador de Marli Isabel Guisadas da Silva
Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2011/07/06 - 2013/12/04 Aprendizagem cooperativa em crianças em idade pré-escolar
Orientador de Daniela Baço
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2011/07/06 - 2013/02/27 Promoção de competências sócio-emocionais em crianças em idade pré-escolar
Orientador de Ana Isabel Lopes
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2011/07/06 - 2013/01/07 Cyberbullying em estudantes do ensino superior politécnico
Orientador de Patrícia Azevedo
Jornalismo, Comunicação e Cultura (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2010/07/25 - 2012/12/04 Media, claques e violência no futebol
Orientador de Rúben Fonseca Martins
Jornalismo, Comunicação e Cultura (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2010/07/25 - 2012/07/17 Formação contínua de agentes da PSP
Orientador
Formação de Adultos e Desenvolvimento Local (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2009/07/25 - 2011/12/02 Violência conjugal: dados sociodemográficos, comportamentos, atitudes e crenças associados
Orientador
Formação de Adultos e Desenvolvimento Local (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2009/07/09 - 2011/07/15 Promoção de competências sócio-emocionais com alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com vista à inclusão de crianças com necessidades educativas especiais
Orientador de Cristina Cacheiro
Educação Especial (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2009/07/25 - 2011/05/27 Trajetórias de vida e percursos de desenvolvimento de reclusos de um estabelecimento prisional. Fatores associados à reinserção social segundo as representações dos próprios reclusos
Orientador de Jorge Casasnovas
Formação de Adultos e Desenvolvimento Local (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2009/07/25 - 2011/01/05 Conflitualidade em contextos de formação de adultos
Orientador de Lúcia Pimenta
Formação de Adultos e Desenvolvimento Local (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2009/04/04 - 2011 Condutas de agressão e vitimação entre adolescentes na escola e nos tempos livres
Coorientador de Maria Leonor Tudela Martins Duarte
Educação Especial (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2012/04 - Atual Ciclo de conferências no âmbito das atividades de seminário do mestrado em Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (2012/04)
Conferência
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2023/12/07 - 2023/12/07 Organização do seminário internacional - Na Rota das escolas como comunidades para a inclusão (2023/12/07 - 2023/12/07)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019/04/10 - 2019/04/10 III Jornadas de Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (2019/04/10 - 2019/04/10)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018/07/13 - 2018/07/14 IV Seminário Diversidade, Educação e Cidadania (2018/07/13 - 2018/07/14)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018/04/11 - 2018/04/12 II Jornadas de Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (2018/04/11 - 2018/04/12)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013/04/10 - 2013/04/12 I Jornadas de Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (2013/04/10 - 2013/04/12)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2011/06/03 - 2011/06/04 I Congresso internacional Família, educação e desenvolvimento no séc. XXI: olhares interdisciplinares (2011/06/03 - 2011/06/04)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Aberta Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, Portugal
2004/05/12 - 2004/05/12 Seminário Investigações sobre educação em Portalegre (2004/05/12 - 2004/05/12)
Seminário
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
1998/03/11 - 1998/03/11 1.º Encontro Escolas Inclusivas (1998/03/11 - 1998/03/11)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
1994/12/01 - 1994/12/04 Convenção Anual da APPORT (Associação dos psicólogos portugueses) (1994/12/01 - 1994/12/04)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/09/26 The role of moral disengagement in cyberbullying
Arguente principal
Sofia Mateus Francisco (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2021/12/21 Práticas educativas na educação de infância: desconstrução do paradigma do lápis cor de pele
Arguente
Inês Dias Rocha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021/12/21 Mediação e gestão de conflitos numa escola básica do 2.º e 3.º ciclos
Arguente
Catarina Elisa Luiz Alves (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2021/07/22 Cyberbullying e as reações emocionais dos adolescentes
Arguente
Alyssa Marie Melo Barbosa (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2020/12/11 O bullying no ensino básico: um estudo comparativo entre o 1.º ciclo e o 2.º ciclo
Arguente
Jéssica Lagarto Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2020/07/20 Reação e regulação emocional de observadores e cenários de cyberbullying
Arguente
Marta Sofia Nápoles Raminhas (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2020/07/20 O Envolvimento moral e as perceções dos professores no âmbito do cyberbullying
Arguente
Ana Cláudia Primor (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2020/03/20 Teaching the good citizenship? Democratic citizenship education in Austria and Portugal. Teachers concptualizations and experiences. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa em parceria com a Universidade de Innbruck. https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/48504/1/ULSD735311_td_Shaima_Muhammad.pdf
Arguente
Shaima Muhamed (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2019/07/19 Cyberbullying: as perceções e o descomprometimento moral no discurso dos professores
Arguente
Sara Alexandra Vasques Carvalhal (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2017/02/06 Um estudo etnográfico em contextos inclusivos¿ apresentada no âmbito do programa de doutoramento em Formação de professores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Arguente principal
Idalina de Oliveira Rito Gordo (Doutoramento)
2016/05/20 Cyberbullying: A violência virtual conectada ao mundo real dos estudantes em contextos universitários do Brasil e Portugal
Arguente principal
Sidclay Bezerro Souza (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2016/04/05 O racismo entre jovens institucionalizados
Arguente
José Jorge Pinheiro Miranda (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016/01/27 Escola, Família e Comunidade, como fatores promotores da resiliência
Presidente do júri
Sérgio Miguel Jesus Rodrigues sob o título (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015/09/22 A submissão associada à violência no namoro. Um contributo para a promoção de competências sociais e emocionais
Arguente
Carmina Patrícia Flores Freitas (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2015/09/21 A assertividade em crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Contributos para um programa de competências emocionais e sociais
Arguente
Maria Gorete do Rego Cordeiro (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2015/06/19 A formação ética de professores no cruzamento com a formação ético-moral de alunos. O papel da investigação-ação.
Arguente principal
Mariana Feio (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2015/01/08 Olhares sobre Des(afectos). A perspectiva dos profissionais sobre a institucionalização de crianças e jovens
Arguente
Cláudia Gabriela Mendes Baptista (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014/06/12 Vejo, não vejo... Os fatores motivacionais que levam os observadores a ajudar ou não as vítimas de bullying
Arguente
Sónia Gabriela Barros Pereira (Mestrado)
Universidade de Évora Departamento de Psicologia, Portugal
2014/04/24 Lar de infância e juventude especializado: o modelo terapêutico na perspetiva dos jovens e das suas famílias
Arguente
Lúcia Sofia Mourato Barbas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014/02/14 Desempregados de longa duração e processos de desfiliação. População dos 35 aos 55 anos no concelho de Portalegre
Arguente
Alexandra Venâncio (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014/01/20 Interculturalidade. Caminhos para a transformação
Arguente
Tânia Filipa Frutuoso Gonçalves, (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014/01/20 A escola e a interculturalidade. Capacitar os atores para semear a mudança
Arguente
Paulo Jorge da Cruz Lima (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2013/12/13 Proteger ou superproteger?
Presidente do júri
Ana Sofia Branco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013/12/11 Des’institucionalização – um processo’s de autonomia’s
Presidente do júri
José Alberto Gomes, sob o título (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013/11/11 Relações de vinculação e sucesso escolar em jovens institucionalizados - um desafio aos seus cuidadores
Arguente
Maria de Lourdes de Oliveira Lopes Pires Farromba (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2012/12/21 Mediação escolar e relação escola família
Arguente
Catarina Paulo Martinho Aguilar (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2012/12/21 Mediação e gestão de conflitos numa escola básica do 2.º e 3.º ciclos
Arguente
Catarina Elisa Luiz Alves (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2012/12/03 Cyberbullying: um estudo com jovens universitários portugueses
Arguente
Sofia Francisco (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2012/07/17 Esquinas do tempo: contributos para uma reconstrução da memória educativa portuguesa
Arguente
Vera Cristina Batista Rodrigues Tita (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2012/01/23 Marketing Social: Estratégia de promoção da inclusão social e da educação intercultural
Arguente
Ângela Maria Gonçalves Moreno Lopes (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2011/07/15 As dificuldades de aprendizagem referentes a distúrbios emocionais severos
Presidente do júri
Lucrécia Dionísio (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal
2010/11/18 Promoção da inclusão mediante o desenvolvimento de competências sociais em contexto escolar
Arguente
Belmira Cristina Gomes Fernandes (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal
2007/06/11 Gestão de conflitos e competências da mediação informal em alunos do 3.º ciclo
Arguente
Maria da Graça Vital Domingos, sob o título (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2007/01/12 A planificação de actividades de grupo no processo de auto-regulação da aprendizagem
Arguente
Irene Lopes Cardoso Mendes Laranjeira (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2005/11/28 O papel do desenvolvimento, da progressão escolar e da transição de ciclo na motivação dos alunos para aprender
Arguente
Maria Helena Lança do Ó Guerreiro (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020 - Atual Intervenção educativa em contextos de risco I Educação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2011 - Atual Maus tratos e comportamentos de risco na infância e juventude Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2011 - Atual Promoção da convivência social em contextos educativos Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado) Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2011 - Atual Seminário de apoio ao projeto ou dissertação Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2006 - Atual Psicologia do desenvolvimento Serviço Social (Licenciatura) Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2006 - Atual Populações vulneráveis Serviço Social (Licenciatura) Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2010 - 2021 Contextos e processos em educação de infância Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2016 - 2019 Problemas de comportamento e aprendizagem Educação Especial (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2010 - 2011 Violência nos media Jornalismo, Comunicação e Cultura (Mestrado) Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2009 - 2011 Educação e intervenção psicossocial com populações em risco Formação de Adultos e Desenvolvimento Local (Mestrado) Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2008 - 2011 Formação de adultos e identidades Formação de Adultos e Desenvolvimento Local (Mestrado) Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2015 - Atual Integra, enquanto ponto focal do IPPortalegre a rede "Estratégia de combate à violência doméstica e de género" no âmbito de protocolo para a territorialização da rede nacional de cooperação entre várias instituições e o NAVVD (Núcleo de atendimento a vítimas de violência doméstica) para a zona oeste do distrito de Portalegre, ao abrigo da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 (ENIND) [A ENIND tem incorporado o Plano de Ação para a Prevenção e o Combate à Violência Contra as Mulheres e a e a Violência Doméstica. Ponto focal- representante do Instituto Politécnico de Portalegre no protocolo
2015 - Atual Integra, enquanto ponto focal do IPPortalegre a rede ¿Estratégia de combate à violência doméstica e de género" no âmbito do protocolo para a territorialização da rede nacional de cooperação entre várias instituições e a APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima), para a zona leste do distrito de Portalegre (concelho de Ponte Sôr), ao abrigo da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 (ENIND) [A ENIND tem incorporado o Plano de Ação para a Prevenção e o Combate à Violência Contra as Mulheres e a violência doméstica. Ponto focal- representante do Instituto Politécnico de Portalegre no protocolo
2011 - Atual Ordem dos Psicólogos Portugueses Cédula profissional 010256 colégio de especialidade em psicologia da educação
2004 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação Sócia n.º 885
1997/01 - Atual Certificado de formadora de educadores e professores do ensino básico e secundário com o registo CCPFC/RFO-03002/97, atribuído pelo Conselho-Científico-Pedagógico da Formação Contínua de professores

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2011 - Atual Presidência do júri de seleção dos candidatos ao mestrado em Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2016 - 2017 Vogal efetivo do júri do concurso para professor coordenador - Edital n.º 886/2016, publicado em Diário da República a 10 de outubro de 2016 Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2007 - 2010 Membro do júri de seleção dos candidatos ao curso de 1.º ciclo de Serviço Social, no âmbito do concurso «maiores de 23 anos». Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2007 - 2008 Vogal de um júri para um concurso documental para professor-adjunto, publicado no D. R. n.º 243 de 18 de dezembro de 2007, Edital n.º 1073/2007 Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
1997 - 1999 Membro do júri de seleção de candidatos ao Curso de Estudos Superiores Especializados em Formação Pessoal e Social. Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
1994 - 1994 Vogal de um júri para um concurso documental para professor-adjunto, publicado em D. R. n.º 111 de 13 de maio de 1995 Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022/01/01 - Atual Revista Aprender (2184-5255) Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre
2018 - Atual Journal for the Study of Education and Development (Infancia y Aprendizaje) Taylor & Francis Ltd.
2011 - Atual Egitanea Sciencia (2975-9064) Instituto Politécnico da Guarda
2009/05/15 - Atual Revista Iberoamericana de Educación (1022-6508) Organización de los Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia e la Cultura
2022 - 2022 International Journal of Environmental Research and Public Health (1660-4601) MDPI Publisher Open Acess
2021 - 2021 Journal of Cognitive Computation (1866-9964) Springer link
2019 - 2019 Revista Crítica de Ciências Sociais (0254-1106) Centro de estudos sociais da Universidade de Coimbra
2017 - 2017 Journal of School Violence (1538-8220 ) Taylor & Francis Ltd.
2013 - 2013 Revista Educar Educere (0873-0504) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco
2012 - 2012 Revista Portuguesa de Pedagogia (0870-418X) Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Distinções

Prémio

2016 1.º Prémio de Investigação e Desenvolvimento (2.ª edição)
Instituto Politécnico de Portalegre Coordenação Interdisciplinar para a Investigação e Inovação, Portugal