???global.info.a_carregar???
Carolina Maria Dias Gonçalves. Concluiu Ciências da Educação - Teoria Curricular e Metodologias de Ensino pela Universidade Nova de Lisboa em 2010. É Professora Adjunta no Instituto Politécnico de Lisboa.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Carolina Maria Dias Gonçalves

Nomes de citação

  • Gonçalves, Carolina

Identificadores de autor

Ciência ID
E51C-4A5B-8C8A
ORCID iD
0000-0002-3176-2601

Websites

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2007 - 2010
Concluído
Ciências da Educação - Teoria Curricular e Metodologias de Ensino (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Da competência linguística à relação pedagógica: estudo dos elementos que interferem no sucesso escolar dos alunos, com incidência nos de ascendência africana" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom com Distinção e Louv
2007 - 2010
Concluído
Sciences de l’éducation (Doutoramento)
Université Paris-Nanterre, França
"De la compétence linguistique à la relation pédagogique: étude des éléments qui influent dans le succès scolaire des élèves" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Très Honorable avec Félicitati
2003 - 2007
Concluído
Ciências da Educação - Investigação e Intervenção Educativa (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Português língua não materna – contributos para a aprendizagem de alunos africanos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por unanimidade
2001 - 2003
Concluído
Curso do Ramo de Formação Educacional em Línguas Literaturas Modernas – P/F (Pós-Graduação)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Bom
1996 - 2001
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
13
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/09 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2016 - 2018 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa, Portugal
2006/09 - 2009/08 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2017 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2016 - 2017 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 - 2016 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Carolina Gonçalves; Catarina Tomás. "Textos e Contextos: a Relação entre Teoria e Prática na PES pela voz de Futuros/as Educadores/as e Professores/as". Revista Portuguesa de Pedagogia (2019): https://doi.org/10.14195/1647-8614_53-1_2.
    10.14195/1647-8614_53-1_2
  2. Catarina Tomás; Carolina Gonçalves. "PERFIS DE ESTAGIÁRIOS NA PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA EM PORTUGAL". Cadernos de Pesquisa 49 174 (2019): 168-181. https://doi.org/10.1590/198053146432.
    10.1590/198053146432
  3. Nootens, P.; Morin, M.-F.; Alamargot, D.; Gonçalves, C.; Venet, M.; Labrecque, A.-M.. "Differences in attitudes toward reading: A survey of pupils in grades 5 to 8". Frontiers in Psychology 9 JAN (2019): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85059756750&partnerID=MN8TOARS.
    10.3389/fpsyg.2018.02773
  4. Carolina Gonçalves; Catarina Tomás. "A prática de ensino supervisionada em Portugal: vozes e posicionamentos do(as) estudantes-estagiários(as)". Educação e Pesquisa 45 (2019): https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945211842.
    10.1590/s1678-4634201945211842
  5. Pereira, A.; Gonçalves, C.. "Aprender a escrever em contextos multilingues através da descriçao de obras de arte". Signo y Pensamiento 36 71 (2017): 82-97. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85044216941&partnerID=MN8TOARS.
    10.11144/Javeriana.syp36-71.aecm
Atividades

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
Atual Association Française d’Education Comparée (AFDECE)
Atual European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI)