???global.info.a_carregar???
Eduardo Roque dos Reis Falcão. Concluiu o(a) Mestrado em Mestrado em História e Património em 2017 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Letras e Licenciatura em Licenciatura em História em 2007 pelo(a) Universidade Estadual de Campinas. É Doutoramento no(a) Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte. Atua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em História e Arqueologia com ênfase em História e Humanidades com ênfase em Artes.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Eduardo Roque dos Reis Falcão

Nomes de citação

  • Falcão, Eduardo

Identificadores de autor

Ciência ID
E515-74B9-0B78
ORCID iD
0000-0002-0798-1679

Endereços de correio eletrónico

  • efalcao@ua.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - História e Arqueologia - História
  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2)
Hindi Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2017
Concluído
Mestrado em História e Património (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Toda a gente virou fadista: ressonâncias do processo de patrimonialização do fado na cidade do Porto" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
2010 - 2012
Concluído
Violão avançado (Graduado)
EMESP Tom Jobim, Brasil
2007
Concluído
Licenciatura em História (Licenciatura)
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
"O público da música de concerto em Campinas do século XIX." (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007 - 2010 Investigador (Investigação) Unesco, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/09/01 - Atual Doutoramento Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2011 - 2017 Professor particular de música Autónomo, Brasil
2013 - 2014 Educador Museu Casa Guilherme de Almeida, Brasil
2010 - 2011 Gerente da Livraria Ponto do Livro Ponto do Livro, Brasil
2006 - 2007 Professor de História Escola Estadual Prof. Hilton Federici, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2018/03 - 2019/06 A palavra cantada em Goa a partir da obra de Agapito de Miranda (cc 3.72.10)
BIM_INET - refª UID/EAT/00472/2013
Bolseiro de Investigação
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Em curso

Projeto

Designação Financiadores
2007 - 2010 História Geral da África em português
Bolseiro de Investigação
Unesco
Concluído
Produções

Publicações

Edição de livro
  1. História Geral da África. Volume I: Metodologia e Pré-História da África.. Brasília, Brasil: UNESCO, Secad/MEC, UFSCar.. 2010.
    Publicado • Pessoal de suporte
  2. História Geral da África. Volume II: África Antiga.. Brasília, Brasil: UNESCO, Secad/MEC, UFSCar.. 2010.
    Publicado • Pessoal de suporte
  3. História Geral da África. Volume III: África do século VII ao XI.. Brasília, Brasil: UNESCO, Secad/MEC, UFSCar.. 2010.
    Publicado • Pessoal de suporte
  4. História Geral da África. Volume IV: África do século XII ao XVI.. Brasília, Brasil: UNESCO, Secad/MEC, UFSCar. 2010.
    Publicado • Pessoal de suporte
  5. História Geral da África. Volume V: África do século XVI ao XVIII.. Brasília, Brasil: UNESCO, Secad/MEC, UFSCar.. 2010.
    Publicado • Pessoal de suporte
  6. História Geral da África. Volume VI: África do século XIX à década de 1880.. Brasília, Brasil: UNESCO, Secad/MEC, UFSCar.. 2010.
    Publicado • Pessoal de suporte
  7. História Geral da África. Volume VII: África sob dominação colonial.. Brasília, Brasil: UNESCO, Secad/MEC, UFSCar.. 2010.
    Publicado • Pessoal de suporte
  8. História Geral da África. Volume VIII: África desde 1935.. Brasília, Brasil: UNESCO, Secad/MEC, UFSCar.. 2010.
    Publicado • Pessoal de suporte
Tese / Dissertação
  1. Falcão, Eduardo. "Toda a gente virou fadista: ressonâncias do processo de patrimonialização do fado na cidade do Porto". Mestrado, Universidade do Porto Faculdade de Letras, 2017. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/105965.

Artística / Interpretação

Interpretação musical
  1. Instrumentista de bouzouki no grupo Zukra gaitas de fole na feira medieval de Porto Santo, Madeira, Portugal.. 2016.
    Instrumentista
  2. Instrumentista de bouzouki no grupo Zukra gaitas de fole em feiras medievais em Portugal. 2015.
    Instrumentista
  3. Apresentações semanais com o grupo Roda de Choro do Porto. 2014.
    Instrumentista
  4. Apresentação no shopping Golden Square em São Bernardo do Campo com o grupo de choro Chorando na Labuta. 2013.
    Instrumentista
  5. Apresentação Sarau das Artes no Teatro Lucia Lambertini com o grupo de choro Chorando na Labuta.. 2013.
    Instrumentista
  6. Apresentação Centro Educacional Unificado (CEU) parque Bristol com o grupo de choro Chorando na Labuta.. 2013.
    Instrumentista
  7. Apresentação no Teatro Paulo Machado de Carvalho em São Caetano do Sul com o grupo de choro Chorando na Labuta. 2013.
    Instrumentista
  8. Violonista de 6 cordas no Grupo de Choro da EMESP. 2013.
    Instrumentista
  9. Trio Labuta. Centro Cultural Banco do Brasil.. 2012.
    Instrumentista
  10. Participação no Festival Red Bull Sounderground com o Trio Labuta. 2012.
    Instrumentista
  11. Violonista de 6 cordas no Grupo de Choro da EMESP. 2012.
    Instrumentista
  12. Apresentações semanais com o grupo de choro Chorando na Labuta no restaurante Estação SP.. 2012.
    Instrumentista
Programa de rádio / tv
  1. Falcão, Eduardo. 2013. A Hora da Saudade. Rádio Capital AM 1040 kHz.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/11/21 O passado inquieto. Memórias musicais na Goa pós-colonial e a utilização de práticas de investigação partilhada em etnomusicologia. Post-ip’19 – 5º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos em Música e Dança
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2019/11/14 “Caderno de cantigas indianas”. A construção de um cânone musical na Goa pós-colonial. IX Encontro de Investigação em Música (ENIM 2019)
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/01/21 Agapito de Miranda the intimate ethnographer. A Goa's transport history from a nostalgic pespective. Estado da Índia Colonial Periodic Press, Politics & Culture
Goa university (Panjim, Índia)
2018/08/20 As ressonâncias da patrimonialização do Fado na cidade do Porto Diálogos em Arte
UNESPAR (Curitiba, Brasil)
2018/05/17 Agapito de Miranda criador de memórias. Os cadernos auto-etnográficos de um coletor de canções de Goa no século XX. Goa: novos debates
ISCTE-IUL (Lisboa, Portugal)
2017/12/06 Toda a gente virou fadista: ressonâncias do processo de patrimonialização do fado na cidade do Porto Post-ip´17, 4.º Fórum Internacional de Pós-Graduação em Estudos de Música e Dança.
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2017/09/13 As ressonâncias da patrimonialização do Fado na cidade do Porto
UNICEPE Cooperativa Livreira de Estudantes do Porto (Porto, Portugal)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019/02/08 - 2019/02/08 Disciplina: Lusosonia. Post-colonial cartographies on sounds and memories - Susana Sardo. Tópico: Lusosonia. Music and Sound in Brazil - Eduardo Falcão Cunha Rivara Chair (Master) Goa University, Índia
2018/01/19 - 2018/01/19 Disciplina: Lusosonia. Post-colonial cartographies on sounds and memories - Susana Sardo. Tópico: Lusosonia. Music and Sound in Brazil - Eduardo Falcão Cunha Rivara Chair (Master) Goa University, Índia