???global.info.a_carregar???
Ana Maria Paula Marques Gomes, has a PhD in Educational Sciences obtained at the Universidad de Jaén (Spain) in 2011. For the past 20 years, she has been teaching at the Higher School of Education of Paula Frassinetti and she is currently coordinator of the Special Education and Psychology Department. She is also a teacher on the Teacher Education Department and a supervisor for teacher trainees in Primary School. She has a master¿s degree in ¿Logopèdia-Reabilitació Dels Transtorns del Llenguage I de la Parla¿ taken at Universitat Politècnica De Catalunya, and she is a member of the Col·legi de Logopedes de Catalunya with professional card nº 1488 / CLC. She has a postgraduate degree in Psychomotricity at the Technical University of Lisbon. She completed a Degree in Pedagogy: Specific Qualification in Special Education, at the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul - Porto Alegre/Brasil, as well as a Degree in the Primary School Teachers taken at the University of Aveiro. She has published five books and several other articles in specialized and well reconized magazines. She has been also a supervisor on various thesis/projects/reports on master's and postgraduate courses, in the area of ¿¿Teacher Education and Special Education. She is an Integrated Researcher at inED - Center for Research and Innovation in Education, a collaborating member at the Researcher Center for Interdisciplinary Studies in Education and Development (CeiED), and at the Research Center of Paula Frassinetti (CIPAF). She has been a member of the ESEPF Scientific Technical Council since 2018, and also a representative member of ESEPF at the Work Hearings of ORSIES - Observatory of Social Responsibility and Higher Education Institutions, since 2017. Co-supervisor of PhD in International Exchange PDSE-CAPES-MEC.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Gomes
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Gomes, Ana Maria Paula Marques
  • Ana Gomes
  • Ana Maria Gomes

Identificadores de autor

Ciência ID
E511-341F-A6B9
ORCID iD
0000-0002-2492-3112

Endereços de correio eletrónico

  • ampaula@esepf.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • (351) 225573420 (Profissional)

Moradas

  • Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Centro de Investigação Paula Frassinetti. Rua Gil Vicente 138-142, 4000-255, Porto, Porto, Portugal (Profissional)

Websites

  • http://www.esepf.pt/index.php (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2006/09 - 2011/11
Concluído
Educación, Identidad y Futuro (Doutoramento)
Universidad de Jaén, Espanha
"ANÁLISIS E INCIDENCIA DE LOS FACTORES DE RESILIENCIA EN PADRES Y MADRES CON HIJOS, QUE BAJO EL CONSTRUCTO DE LA DIVERSIDAD, SON ETIQUETADOS COMO DISCAPACITADOS: UNA PROPUESTA DE INTERVENCIÓN EN EL ÁMBITO SOCIOFAMILIAR" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobresaliente cun Laude por Unanimidad
1997 - 1998
Concluído
Estudos Superiores Especializados em Educação Pré-escolar e Ensino Básico (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
18 Valores
1996 - 1998
Concluído
Màster En Logopèdia. Reabilitació Dels Transtorns Del Llenguage I de la Par (Mestrado)
Especialização em Problemáticas de Comunicação e Linguagem
Universitat Politècnica de Catalunya, Espanha
"Intervenção Precoce na Criança com Paralisia Cerebral" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Notable
1996/06
Concluído
Pós-Graduação em Psicomotricidade - Núcleo de Estudos e Observação em Psicomotricidade, do Departamento de Educação Especial e Reabilitação (Pós-Graduação)
Especialização em Psicomotricidade
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
1995 - 1996
Concluído
Curso de Especialização em Psicomotricidade - NEOPRAXIS (Pós-Graduação)
Universidade de Lisboa, Portugal
Aprovado
1995
Concluído
Bacharelato em Professores do Ensino Primário (Bacharelato)
Universidade de Aveiro, Portugal
15 Valores
1981 - 1985
Concluído
Pedagogia (Licenciatura)
Especialização em Habilitação Específica em Educação Especial
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
17,3
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022 - Atual Investigador (Investigação) Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2016 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2002/09/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000/09 - 2003/07 Especialista em Problemas Graves de Comunicação e Linguagem Unidade de Apoio à Educação de Alunos Surdos – UAEAS/ECAE de Ílhavo, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/09 - Atual Coordenadora do Departamento de Formação em Educação Especial e Psicologia Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018 - Atual Membro do Conselho Técnico Científico Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2017/01/03 - Atual Intervenção Especializada em Problemas Graves de Comunicação e Linguagem Mindsenses - Especialidades Médicas e Serviços Terapeuticos, Portugal
2010 - Atual Gestora do Plano Estratégico da ESEPF Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2002 - Atual Membro do CIPAF - Centro de Investigação de Paula Frassinetti Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal
1996/09/03 - Atual Intervenção Especializada em Problemas Graves de Comunicação e Linguagem ORIGENS DO SER-Centro Terapêutico Educacional e Bem Estar, Portugal
2012/09 - 2015/06 Diretora do Mestrado área Formação de Professores – Especialidade em Educação Pré-escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e Especialidade em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2000/09 - 2003/07 Especialista em Problemas Graves de Comunicação e Linguagem-CAE de Aveiro/DREC, Ministério da Educação Ministério da Educação, Portugal
Ministério da Educação e Cultura, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2017 - 2020/08 PROJETO OTHUKUMANA | “Juntos II” – Reforço das Capacidades da Rede de Educação Pré-escolar na Província do Niassa em Moçambique
Investigador
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
FEC- Fundação. Fé e Cooperação
Concluído
2018 - 2019 The Quality Education for All Project
Outra
Instituto Superior de Educação e Comunicação, São Tomé e Príncipe
The World Bank
Concluído
2011 - 2013 Voluntariado: missão e dádiva
Investigador
Fundação Fé e Cultura (FEC)
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ana Gomes. "AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ORAL/ ESCRITA PELA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL: COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NA PERSPETIVA DA NEUROEDUCAÇÃO". Trabalho apresentado em XXVI Colóquio AFIRSE Portugal, Lisboa, 2019.
    Publicado • 10.13140/RG.2.2.26801.61282
  2. Gomes, Ana Maria Paula Marques. "INVESTIGAÇÃO DA RESILIÊNCIA EM CONTEXTOS FAMILIARES QUE APRESENTAM FILHOS COM DEFICIÊNCIA". Trabalho apresentado em III CONGRESSO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EQUIDADE", ALMADA - LISBOA, 2013.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Ana Gomes. "Mejorar la intervención temprana en la primera infancia a través del trabajo colaborativo.". Revista de Educación Inclusiva 15 1 (2022): 16-32. https://revistaeducacioninclusiva.es/index.php/REI/index.
    Publicado
  2. "O Educador de Infância na Unidade de Neonatologia". AICA - Associação de Investigação Científica do Atlântico 13 (2021): 122-139. https://pt.calameo.com/read/002167773d544d3013437.
    Publicado
  3. Ana Gomes. "Diversidad e inclusión, sensibilizando para el otro que es diferente a mi". RELAdEI. Revista Latinoamericana De Educación Infantil (1) 10 (2021): 109-121. https://revistas.usc.gal/index.php/reladei/article/view/7554.
    Publicado
  4. Ana Paula Gomes; Natália Lourenço. "Representações e perceções dos educadores de infância sobre a sua atuação profissional nos riscos do desenvolvimento infantil
    Representations and perceptions of kindergarten teachers about their professional performance in the risks of children's devel". Saber & Educar (2021): https://doi.org/10.17346/se.vol30.414.
    10.17346/se.vol30.414
  5. Ana Gomes. "Perspectivas acerca de la participación infantil en el entorno educativo". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 8 8(1) (2021): 57-75. https://doi.org/10.17979/reipe.2021.8.1.7003.
    Publicado
  6. Sandra Filipe; Brigite Silva; Ana Gomes. "Perspetivas sobre a participação da criança no ambiente educativo". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 8 1 (2021): 57-75. https://doi.org/10.17979/reipe.2021.8.1.7003.
    10.17979/reipe.2021.8.1.7003
  7. Ana Gomes. "El cuerpo y el sonido en el desarrollo de las potencialidades interccionales de niños y jóvenes con Necesidades Educativas Especiales". Revista Nacional e Internacional de Educación Inclusiva (2018): http://hdl.handle.net/20.500.11796/2737.
  8. Gomes, Ana Maria Paula Marques. "A importância da supervisão colaborativa no desenvolvimento profissional do docente de educação especial". Revista Educação Especial,28(53), 751-764. 28 (2015): 751-764. http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoesp.
    Publicado
  9. Gomes, Ana Maria Paula Marques. "A Arte de e para superar a Vida". Saber & Educar N.º14 (200 (2009): 1-9. http://dx.doi.org/10.17346/se.vol14.115.
    Publicado
  10. Ana Paula Gomes. "A Arte de e para superar a Vida". Saber & Educar (2009): https://publons.com/publon/35259274/.
    10.17346/SE.VOL14.115
  11. Gomes, Ana Maria Paula Marques. "Escola : um trampolim para a resiliência onde a adversidade é a deficiência". Saber (e) Educar 13 (2008): 287-297. http://hdl.handle.net/20.500.11796/939.
    Publicado
  12. Gomes, Ana Maria Paula Marques. "A importância da resiliência na (re)construção das famílias com filhos portadores de deficiência: o papel dos profissionais da educação/reabilitação". Saber(e)Educar 11 (2008): 49-71.
    Publicado
  13. Gomes, Ana Maria Paula Marques. "Famílias Heroínas – enfrentar a adversidade de ter um filho diferente". Cadernos de Estudo 5 (2007): 15-25. http://hdl.handle.net/20.500.11796/895.
    Publicado
  14. Gomes, Ana Maria Paula Marques. "A educação especial na formação de base dos educadores sociais". Cadernos de Estudo. Porto: ESE de Paula Frassinetti N.º 3 (2006): 45-50. http://hdl.handle.net/20.500.11796/882.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Ana Gomes. "Tecnologia assitiva: um olhar pedagógico para o ensino de ciências acessível ao estudante com paralisia cerebral.". In ANAIS DO I SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR EM TECNOLOGIA ASSISTIVA, 33-41. Brasil: Abdin Perse, 2020.
    Publicado
  2. Ana Gomes. "Formação de Professores: a relação educativa baseada em valores, saberes e práticas de referência". In Memórias e rumos. Porto, Portugal: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF), 2014.
    Publicado
Livro
  1. Ana Gomes. Juntos pela Criança - caderno de orientação pedagógica. Porto, Portugal: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). 2019.
    Publicado
  2. Ana Gomes. Práticas Pedagógicas: objetivos, métodos e avaliação.. São Tomé e Príncipe: ESEPF. 2019.
    Publicado
  3. Ana Gomes. Práticas Pedagógicas: objetivos, métodos e avaliação.. Porto, Portugal: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). 2019.
    Publicado
  4. Esgaio & Gomes. Livro verde sobre Responsabilidade social e instituições de ensino superior. Lisboa, Portugal: SA PRESS FORUM - Comunicação Social. 2018.
    Publicado
  5. Ana Gomes; Gomes, Ana Maria Paula Marques. Educação especial em tese: 25 anos a formar professores. Porto, Portugal: ESEPF. 2016.
    Publicado
  6. Ana Gomes. Análisis e incidencia de los factores de resiliencia en padres y madres con hijos, que bajo el constructo de la diversidad, son etiquetados como discapacitados : una propuesta de intervención en el ámbito sociofamiliar. ISBN:9788484397205. Jaén - Espanha, Espanha: Univ. Jaén.Departamento de Pedagogía1 Editorial:Jaén- Universidad de Jaén. 2013.
    Publicado
  7. Ana Gomes; Carvalho, Adalberto Dias de Gomes, Ana Paula Samagaio, Florbela Veloso, Gastão Gonçalves, José Luís Pechincha, Margarida. Voluntariado: missão e dádiva. Porto, Portugal: Edição Fundação Fé e Cultura (FEC) & Fundação Gulbenkian & Centro de Investigação ESEPF. 2013.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Ana Gomes. "Potenciar a Intervenção Precoce na Infância através do trabalho colaborativo do Educador de Infância". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2778.
  2. Ana Gomes. "A leitura e a escrita na Perturbação do Espectro do Autismo". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2703.
  3. Ana Gomes. "O desenvolvimento social de um jovem com perturbação do espetro do autismo em três contextos educativos – estudo de caso". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2709.
  4. Ana Gomes. "A Atuação Precoce da Família na Linguagem Oral de uma Criança com Perturbação do Espectro do Autismo". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2707.
  5. Ana Gomes. "A relação pedagógica do professor do 1º Ciclo do Ensino Básico com o aluno com Deficiência Intelectual e Desenvolvimenta". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2407.
  6. Ana Gomes. "Perturbação do espetro do autismo: sinais de alerta e estratégias". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2213.
  7. Ana Gomes. "O Nascimento de um Filho com Deficiência". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2223.
  8. Ana Gomes. "As respostas sociais para o estudante do ensino superior com paralisia cerebral". Mestrado, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1441.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/05/05 Perturbação do Espectro do Autismo ou apenas mais uma criança na sala de aula? POR UMA ESCOLA INCLUSIVA: intervenção ao nível do autismo.
Projeto EDUCAÇÃO PARA CIDADANIA. Sob o alto patrocínio da Primeira-Dama de Angola, em parceria com a Faculdade de Serviço Social da Universidade de Luanda e a Escola Superior de Educação de paula Frassinetti (Luanda, Angola)
2019/06/28 Tecnologia Assistiva: um Olhar Pedagógico para o Ensino de Ciências Acessível ao Estudante com Paralisia Cerebral. I Simpósio Internacional em Tecnologias Assistivas.
Associação Brasileira de Diversidade e Inclusão (Niterói/Rio de Janeiro, Brasil)
2019/03/21 Promoção de uma cidadania Inclusiva Encontro Internacional sobre Educação e Cidadania
ESEPF (Porto, Portugal)
2019/02/27 Educação Inclusiva Seminário sobre Educação Inclusiva
Instituto Superior de Educação e Tecnologia (São Tomé, São Tomé e Príncipe)
2019/01/31 Aquisição da Linguagem Oral/Escrita pela Criança com Paralisia Cerebral: Comunicação Alternativa na Perspectiva da Neuroeducação. XXVI Colóquio da AFIRSE Portugal. Tempos, Espaços e Artefactos em Educação. 31/janeiro, 1 e 2/fevereiro.Lisboa, 2019.
Instituto de educação-Universidade de Lisboa. (Lisboa, Portugal)
2018/11/09 Oportunidades e Desafios na Perspetiva da Parceria Escola – Família Seminário Passo a Passo – Refletir sobre a Deficiência
VALORIZA – Associação de Desenvolvimento Local, Amares (Amares, Portugal)
2015 O Atendimento Educacional Especializado em Portugal Videoconferência "O Atendimento Especializado em Portugal"
Centro Universitário La Salle (Canoas - RS - Brasil, Brasil)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020/07/27 - Atual Os centros de apoio à aprendizagem e a sua operacionalização.
Orientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - Atual As respostas sociais para o estudante do ensino superior com paralisia cerebral.
2012 - Atual Relatório de Estágio – Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2019/09/05 - 2020/07/19 Potenciar a Intervenção Precoce na Infância através do trabalho colaborativo do Educador de Infância
Orientador
MESTRADO EM CIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2020/05/15 - 2020/05/15 O apoio educativo por parte do educador de infância junto das crianças prematuras numa unidade de neonatologia.
Orientador de Borges, Maria Gabriela Lemos Mota
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018/09/04 - 2019/02/28 O Ensino de Ciências e a Deficiência Físico-Motora: Discutindo a Formação Docente com Enfoque na Tecnologia Assistiva
Coorientador
Programa Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES-FIOCRUZ) na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti - Porto/Portugal (Doutoramento)
FIOCRUZ/INSTITUTO OSWALDO CRUZ, Brasil
2018/09 - 2019/02 O Ensino de Ciências e a deficiência físico-motora: discutindo a Formação de professores e propondo atividades com enfoque na Tecnologia Assistiva
Coorientador
Doutoramento Stricto Sensu em Ensino de Biociências e Saúde (Doutoramento)
FIOCRUZ/INSTITUTO OSWALDO CRUZ, Brasil
2014 - 2014 O Início da Docência – Consciencialização e Afirmação da Profissionalidade
Orientador
2014 - 2014 Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico: duas valências, um só futuro
Orientador
2014 - 2014 A Prática Profissionalizante em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
2014 - 2014 A Promoção da Aprendizagem Ativa em Contextos Educativos
Orientador
2014 - 2014 O Profissional Reflexivo como Fator de Excelência no Ensino Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
2014 - 2014 O Professor Generalista e a Prática Refletida
Orientador
2014 - 2014 O Docente Generalista: a importância da continuidade pedagógica para o sucesso da aprendizagem
Orientador
2014 - 2014 A profissionalização em Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
2014 - 2014 A construção da Profissionalidade docente nos contextos do 1º e 2º CEB enquanto gestor da indisciplina e da diversidade
Orientador
2014 - 2014 A importância da prática na construção da profissionalização.
Orientador
2014 - 2014 A Música na socialização de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo: perspetivas de Educadores e Professores
Orientador
2014 - 2014 Transição da Escola para um Centro de Reabilitação na Trissomia 21 – Estudo de Caso
Orientador
2014 - 2014 APPACDM & Seus Contributos
Orientador
2013 - 2013 A importância da Supervisão Colaborativa no desenvolvimento profissional do docente de Educação Especial
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2013 O profissional generalista: um percurso, um desafio, uma possibilidade de estabelecer "pontes"
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2013 A intervenção pedagógica do docente generalista
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2013 Iniciação da profissionalidade do docente generalista em contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino no 1ºCiclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2013 A TRISSOMIA 21 E O IMPACTO NA FAMÍLIA
Orientador
Pós-Graduação em Educação Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2013 A DOCÊNCIA ENQUANTO PAIXÃO: CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE NO 1º E NO 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2013 ENSINAR, EDUCAR E APRENDER COMO DOCENTE DE DUPLA HABILITAÇÃO – EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2013 A CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE: A PONTE ENTRE O 1.º E O 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2013 PROFESSOR COMPETENTE - DA TEORIA À PRÁTICA
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2013 CONSTRUÇÃO DA PROFISSINALIDADE, UM ENSAIO INTERDISCIPLINAR E REFLEXIVO, RUMO À ESTREIA COMO DOCENTE GENERALISTA.
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2013 A CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE: INTENCIONALIDADES EDUCATIVAS EM CONTEXTOS DE 1º E 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2013 PRÁTICAS E INTECIONALIDADE EDUCATIVAS NO ENSINO DO 1º E 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2013 Práticas e intencionalidades educativas no ensino do 1º e 2º ciclo do ensino básico
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2013 Professor em busca da excelência na sua prática
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 - 2012 A utilização do livro adaptado no desenvolvimento da linguagem da criança com trissomia 21: perceções dos educadores de infância: estudo de caso
Orientador
2012 - 2012 De criança a aluno: a intervenção educativa no panorama do profissional generalista
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 - 2012 A matemática na educação, a busca pela mudança e o profissional com dupla habilitação
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 - 2012 Intervenção do profissional generalista na Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 - 2012 Problematizar para Educar - O Papel da Reflexão na Construção da Profissionalização
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 - 2012 "Diz-me e eu esquecerei, ensina-me e eu lembrar-me-ei, envolve-me e eu aprenderei"
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 - 2012 A Importância da Articulação Curricular entre o Pré-escolar e o !º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 - 2012 Articulação Curricular entre o Pré-Escolar e o 1º CEB - O papel do profissional generalista
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 - 2012 Professor generalista – que caminho percorrer?
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 - 2012 A criança e a importância da intervenção pedagógica
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 - 2012 Aprendendo com as práticas vivenciadas nos estágios pedagógicos da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 - 2012 O percurso na realidade – Pré-Escolar e 1º Ciclo – o Início
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 - 2012 Um olhar sobre o professor generalista
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 - 2012 O Recurso à Musicoterapia como Apoio na Comunicação da Pessoa com Deficiência Intelectual e Desenvolvimental
Orientador
Pós-Graduação em Educação Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 - 2012 Um Olhar sobre a educação Inclusiva dos Alunos com Trissomia 21
Orientador
Pós-Graduação em Educação Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 - 2012 Inclusão de crianças com Trissomia 21 no Ensino Regular
Orientador
Pós-Graduação em Educação Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 - 2012 Ferramenta da web 2.0, como potencializadora dos níveis de atenção/concentração, em crianças com Trissomia 21
Orientador
Pós-Graduação em Educação Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 - 2012 A Colaboração Pedagógica e a Inclusão da Criança com Deficiência Intelectual e Desenvolvimental;
Orientador
Pós-Graduação em Educação Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 - 2012 Intervenção na Trissomia 21 e identidade social no grupo escolar – Estudo de Caso
Orientador
Pós-Graduação em Educação Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 - 2012 Em que medida a relação família/escola, contribui para o desenvolvimento e aprendizagem de uma criança com Trissomia 18, no 1º Ciclo do Ensino Básico?
Orientador
Pós-Graduação em Educação Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2011 - 2011 Evolução da linguagem na criança com trissomia 21
Orientador
Pós-Graduação em Educação Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2011 - 2011 Iniciação à aprendizagem da leitura e da escrita em crianças com trissomia 21: um estudo de caso
Orientador
Pós-Graduação em Educação Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2011 - 2011 O contributo do método de Troncoso e del Cerro para a aprendizagem da leitura em crianças com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
Orientador
Pós-Graduação em Educação Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2010 - 2010 A criança com Trissomia 21 e a linguagem : estudo de caso
Orientador
Pós-Graduação em Educação Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2010 - 2010 A Sexualidade na Deficiência Mental.
Orientador
Pós-Graduação em Educação Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2009 - 2009 A Escrita e a Leitura na Trissomia 21 : um estudo de caso
Orientador
Pós-Graduação em Educação Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2007 - 2007 A Música e a Criança com Distúrbios de Comunicação e Linguagem
Orientador
Pós-Graduação em Educação Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/03/21 - Atual O Encontro Internacional sobre Educação e Cidadania “O papel da Educação na Promoção da Cidadania” promoveu a reflexão sobre o papel dos professores como educadores num sentido mais lato bem como a partilha de projetos pedagógicos concretos num arco iris de multiculturalidade (do Brasil ate à Turquia) que enriqueceu a nossa visão das escolas como transformadoras da realidade. (2019/03/21)
Encontro (Coorganizador)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2019/07/01 - 2019/07/01 Co-dinamizou o workshop “Pupils with SEN in mainstream schools – Portuguese practice and Special Education in Portugal”, no dia 1 de julho de 2019, entre as 9h30 e as 12h30, no âmbito do curso Erasmus+ KA1 "Inclusive Schools for 21st Century”, organizado pela 21Knowledge. (2019/07/01 - 2019/07/01)
Oficina (workshop) (Coorganizador)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/02/22 - Atual II Jornadas de Educação em Creche Dia 22 de fevereiro 2022 | 16:00 às 19:00 (GMT+1) Mesa 2 (das 17:30 às 19:00) Moderador: Brigite Silva Tema | Orador: A atenção ao desenvolvimento da criança na creche | Ana Paula Gomes – Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
2013 - 2013 INVESTIGAÇÃO DA RESILIÊNCIA EM CONTEXTOS FAMILIARES QUE APRESENTAM FILHOS COM DEFICIÊNCIA
Conferência
III Congresso Internacional "Educação Inclusiva e Equidade"
PIN - Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/06/09 Atitudes Educacionais face à inclusão de alunos com Perturbação do Espetro do Autismo.
Arguente
Maria Teresa Vieira Lopes (Doutoramento)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2020/01/23 A Inclusão de alunos com Perturbações do Espetro do Autismo: O papel das Unidades de Ensino Estruturado
Arguente
Sandra Daniela Ferreira Barbosa (Doutoramento)
2019/06/24 DIGITAL SOCK: estudo e desenvolvimento de instrumentos musicais digitais com ênfase em Interface Gestual, Análise do Movimento e Interatividade
Arguente
Slavisa Rupar Lamounier van Lammeren (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2019/02/05 Professores em Serviço e em Formação na Região Norte de Portugal: Perspectivas sobre a Dislexia.
Arguente
Sandra do Sameiro da Silva Nobre (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019/02/05 A relação entre a fluência e a compreensão na leitura em alunos do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico em risco de dislexia
Arguente
Paulo Eduardo Almeida Marinho (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 DIGITAL SOCK ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DIGITAIS COM ÊNFASE EM INTERFACE GESTUAL, ANÁLISE DO MOVIMENTO E INTERATIVIDADE
Vogal
Slavisa Rupar Lamounier van Lammeren (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Católica Porto Business School, Portugal
2014 A importância da Expressão Plástica para alunos com NEE: um olhar dos professores do 1º Ciclo Susana Maria Brandão da Rocha (Outro)
2014 -(Pre)Ocupação com o Processo de Aprendizagem;2.Ana Rita Lopes Lourenço-Transformar Aprendizagens Ativas em Rotinas na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Ana Patrícia Teixeira de Carvalho (Mestrado)
2014 Educar, Pesquisar e Entusiasmar: em busca de soluções personalizadas Ângela Catarina Silva Alexandre (Mestrado)
2014 Construir Processos Educativos centrados no Interesse pela Aprendizagem Filipa Rodrigues Freitas Machado (Mestrado)
2014 Criatividade e Crítica: Elementos Essenciais na Construção da Profissionalidade Inês Ferreira Carvalho (Mestrado)
2014 A Interrogação como Fator Promotor de Sucesso na Aprendizagem Joana Catarina de Carvalho Pires (Mestrado)
2014 Promover as Interações Sociais num Aluno com Perturbações do Espectro do Autismo Isabel Maria Fernandes Simões Santos Marcelino (Mestrado)
2013 A Construção de um Profissional de Dupla Habilitação em Educação Ana Carneiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 Profissional Generalista: Educação Pré-Escolar e 1.º CEB: Quais o s maiores desafios? Joana Maria Costa Vieira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 Continuidade educativa – estabelecer pontes entre a Educação Pré-escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico Mónica Alexandra Martins Cunha (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 Uma abordagem reflexiva sobre a Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: vários caminhos a percorrer Cindy Oliveira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 Apoio do Professor de Educação Especial na Síndrome de Asperger Ana Maria Soares Gonçalves (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 O Autismo e o Atraso Global de Desenvolvimento António Miguel Correia (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 A Construção do Professor Generalista Enquanto Afirmação Plena da Profissionalidade Docente Hugo André Ribeiro Boaventura e Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 Docente Generalista: complementaridades, diferenças e desafios de dois níveis educativos Ana Rita da Silva Soares (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 A Intervenção Pedagógica do Docente Generalista Márcia Ferreira Mendes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 A simbiose d educação - Aprender a ensinar, aprender a aprender em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Diana Filipa Silva Moreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 O docente generalista - Construção da profissionalização - Teorias e práticas Ana Sofia Pinheiro Gonçalves (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 Crescer a Par em Educação: os desafios da dupla profissionalização. Marisa Augusta Moreira Teixeira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 Aprender numa relação dialógica sustentada pela ação Lúcia de Jesus Vieira Monteiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 Construção da Profissionalização - A teoria e a prática na educação Daniela Laura Vasconcelos Sousa (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 A Construção de um Profissional em Educação Ana Raquel da Silva Carneiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 Profissional em Educação com Dupla Habilitação: A Educação como uma linha contínua! Inês Fernandes da Ponte Moreira Paes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 Prática Educativa em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico Laura Sofia Sousa e Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 Aprender a Refletir e a Avaliar para Aprender a Ensinar Susana Gonçalves Ribeiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 Educar para a Cooperação Diana Luísa Costa Pimenta (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 Um olhar sobre crianças institucionalizadas num jardim de infância Inês Ribeiro Vasques (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 Professor de Dupla Habilitação: (Des)continuidades entre o 1º e o 2º Ciclos do Ensino Básico Rita Patrícia Gomes Pinho (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 A importância do brincar no jardim de infãncia Joana Patrícia Carneiro Sousa (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 A importância do Envolvimento Parental nos Projetos Lúdicos Filipa Emanuel Coimbra Branco de Carvalho (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 O desenho e a competência comunicativa na criança com Síndrome de Asperger Ana Rita Cordeiro Jesus (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 Envolvimento familiar e autonomia na criança com síndrome de Asperger Maria do Carmo Costa Gomes (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 Ensinar, Aprender e Refletir - O caminho da Profissionalização Tânia Margarida Fonseca Pinto (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 O Educador de Infância e o Professor do 1º Ciclo do Ensino Básico: um olhar crítico sobre as especificidades, transversalidades e continuidade nestes contextos Diana Patrícia Teixeira da Cunha (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 A Intervanção Educativa em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico no panorama do perfil docente generalista Diana Sofia da Silva Faria (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 Reptos à (re)construção da Identidade Profissional: Intervenção Educativa e Bem Comum Joana Alexandre Ribeiro de Oliveira e Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 O PROFESSOR DE PERFIL MISTO - A CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA DIFERENTE Mafalda Alves Calisto Gomes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 A BRINCAR TAMBÉM SE APRENDE Cátia Sofia Carvalho Correia (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 O impacto da creche no desenvolvimento da criança - Um estudo de caso Ana Sofia da Cruz Vilaça (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 Educando hoje com valores, para homens e mulheres de amanhã Melissa Fontes Dias (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 Aprendendo os valores e Explorando a natureza Mélanie Sandra Fernandes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 A Numerofonia, uma estratégia de inclusão da criança autista Ângela Maria dos Santos Silva Macedo (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 O contributo da Intervenção Precoce nas crianças com Espetro do Autismo Ângela Maria Torres Coelho (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 Contributo da aplicação precoce dos modelos de intervenção na promoção da aprendizagem de uma criança com PHDA no 2º ciclo Angélica Paula de Sousa Baldaia (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 Aplicação do Aventuras 2 numa criança com síndrome de X-Frágil Cristiana Alexandra Sousa de Oliveira (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 Perceções dos professores de educação Física frente à Inclusão de Alunos com Deficiências Motoras Isabel Pires (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 A Variabilidade do comportamento da criança com PHDA em contexto escolar -estudo de caso Joana Barbosa da Fonseca Fernandes (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 Qual o impacto da sobredotação em irmãos gémeos? Ana Isabel Leitão (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2017 - Atual Saber & Educar (1647-2144) Escola Superior de Educacao de Paula Frassinetti
2017 - Atual Revista Sensos-e (ISSN 2183-1432) InED – Centro de Investigação e Inovação em Educação, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019/03/13 - 2019/03/13 Escola Inclusiva Ação de Curta Duração (Outros) Centro de Formação Júlio Resende, Portugal
2019/01/19 - 2019/03/09 Ação de Formação: Escola Inclusiva, Pedagogia Diferenciada Departamento de Fromação em Educação Especial e Psicologia (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018/04/27 - 2018/05/26 Curso Modalidade Oficina de Formação " Metodologias da Escrita e da Leitura", Oficina de Formação (Outros) Agrupamento de Escola Nº1 de Loures, Portugal
2014 - 2014 Educação Especial: A Intervenção na Família e na Criança com NEE/Sobredotação Extensão e divulgação científica (Curso médio) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Metodologia da Leitura e da Escrita Extensão e divulgação científica (Especialização pós-licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 O Atendimento a Crianças com Necessidades Educativas Especiais - Conhecer para Intervir Extensão e divulgação científica (Curso médio) CFAECIVOB, Portugal
2013 - 2013 Ação de Formação Metodologia da Escrita e da Leitura Extensão e divulgação científica (Especialização pós-licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 - 2012 A Intervenção na Família e na Criança com Necessidades Educativas Especiais Extensão e divulgação científica (Curso médio) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 - 2012 Conhecer para Intervir na Perturbações da Comunicação e Linguagem Extensão e divulgação científica (Curso médio) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2000 - Atual DISLEX _ Associação Portuguesa de Dislexia
1999 - Atual Col.legi de Logopedas de Catalunya
2017/09/04 - 2021/07/30 ORSIES – Observatório de Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior Membro Representante da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti nas Audições de trabalho.