Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Vera Lúcia Marques Coelho
Nomes de citação
- Coelho, Vera
Identificadores de autor
- Ciência ID
- E41A-C319-7C80
- ORCID iD
- 0000-0002-3741-0885
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2020 - 2020
Concluído
|
Special Education Needs (Título de especialista)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
Certificada |
2015/09/20 - 2019/12/11
Concluído
|
PhD in Psychology (Doutoramento)
Especialização em Psicologia da Educação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Child engagement and participation in inclusive preschools: contributions of the quality of interactive processes" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado |
2016 - 2016
Concluído
|
Educational Psychologist (Título de especialista)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
Certificada |
2016
Concluído
|
Early Childhood Intervention (Título de especialista)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
Certificada |
2008
Concluído
|
Master in Psychology (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS:CONTRIBUTO PARA A VALIDAÇÃO DO TEST OF EARLY MATHEMATICS ABILITY – 3" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015/08/01 - 2015/09/30 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | ||
2013/05/02 - 2015/06/30 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | ||
2010/09/12 - 2012 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/04/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade da Maia - ISMAI, Portugal |
2020/09 - 2021/03/31 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2019/09 - 2020/07 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2018/10/08 - 2019/02 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Instituto Universitário da Maia, Portugal |
Instituto Universitário da Maia, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/09 - Atual | Representante do CASP (Centro de Apoio e Serviço Psicológico) no Gabinete de Apoio e Acompanhamento ao Estudante com Necessidades Educativas Especiais (GAAENEE) | Universidade da Maia - ISMAI, Portugal |
Universidade da Maia - ISMAI, Portugal | ||
2021/09 - Atual | Coordinator of the Master in School and Educational Psychology | Universidade da Maia - ISMAI, Portugal |
Universidade da Maia - ISMAI, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/12 - Atual | Integrated Reseracher | Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal |
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal | ||
2020/08/07 - Atual | Contrato de Prestação de Serviços: Research Assistant | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2020/12/19 - 2021/01/16 | Formadora ( módulo Pós Graduação) | Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências, Portugal |
2019/12 - 2020/05 | Prestação de Serviços: Reserach Assistant | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2015/10/01 - 2019/09/30 | PhD fellow [SFRH/BD/111211/2015] | Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022 - Atual | POSITIVE: Prevention Of Stress by exploITing an Innovative Virtual Environment
Erasmus + KA2 - Agreement Number: 2021-1-PT01-KA220-SCH-000032534
Investigador responsável
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
Em curso
|
2022 - Atual | GameWork: A gamified environment for organising and doing homework
ERASMUS + REF
Investigador
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
Em curso
|
2015 - 2019/09/30 | Child engagement and participation in inclusive preschools: contributions of the interactive processes quality
SFRH/BD/111211/2015
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2015 - 2015/09/30 | Grupos Aprender, Brincar, Crescer (Playgroups for Inclusion), financiado pela Comissão Europeia Programme for Employment and
Social Solidarity - PROGRESS (2007-2013) (Grant agreement VS/2014/0418
VS/2014/04
Bolseiro de Investigação
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Concluído
|
2013 - 2015/06/30 | INFANT TRANSITION TO CHILD CARE: PARENT-CAREGIVER COMMUNICATION, EARLY EDUCATION QUALITY AND INFANT ADJUSTMENT[FCOMP-01-0124-FEDER-029509;
FCT PTDC/MHC-CED/4007/2012]
FCOMP-01-0124-FEDER-029509; FCT PTDC/MHC
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2010 - 2012/09/11 | Contribution of the ICF-CY to the study of Participation in children with disabilities at early ages. [FCT- RIPD/CIF/109664/2009
FCT- RIPD/CIF/109664/2009
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020 - Atual | EU-SELF - Social and Emotional Skills Development in Early Childhood Education and Care in Europe; 2019-1-BG01-KA201-062593,
KA2 - Cooperation for innovation and the exchange of good practices, KA201 - Strategic Partnerships for school education
2019-1-BG01-KA201-062593,
Investigador
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2019 - Atual | PARTICIPA: Professional development tools supporting participation rights in early childhood education
2019-1-PT01-KA202-60950
Assistente de investigação
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Erasmus Plus
Em curso
|
2020 - 2023/08/31 | Aprendizagem socioemocional em contexto escolar: Contributos da formação inicial de professores [ Socio-emotional learning
in school contexts: Contributions from initial teacher training]
na
Investigador
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
Em curso
|
2019 - 2020/03 | Playing-2-gether: Teacher sensitivity as a basis for inclusion in preschool”, financiado por Erasmus+ Program (2017-1-SK01-KA201-035321)
2017-1-SK01-KA201-035321
Assistente de investigação
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
Erasmus Plus
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Documento de trabalho |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022 | Peixoto, C., Coelho, V., Machado, F., Duarte, P., Dias, M., & Espain, A. (January, 2022). Preliminary efficacy of a Portuguese social-emotional learning program on elementary school children: a quasi-experimental study. 6th International Conference on Childhood and Adolescence (ICCA). Porto, Portugal | 6th International Conference on Childhood and Adolescence (ICCA) |
2022 | Coelho, V., Cadima, J., & Grande, C. (january, 2022). Self-regulation growth by child functioning: Relationships with child engagement, prosocial and hyperactivity behaviors. 6th International Conference on Childhood and Adolescence (ICCA). Porto, Portugal | 6th International Conference on Childhood and Adolescence (ICCA) |
2021/09/03 | Is social and emotional learning included in Portuguese initial teacher training? | XVI Congreso Internacional Galego-Portugues de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2020/09/11 | Araújo, S., Sanches-Ferreira, M., & Coelho, V. (September, 2020). PLAYING-2-GETHER: Can brief in-service training influence preschool teachers´ awareness of play-based strategies for improving teacher-child relationships?. Comunicação oral apresentada no XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Porto, Portugal. | XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
FPCEUP (Porto, Portugal)
|
2019/08 | Coelho, V., Barros, S., Cadima, J., Pessanha, M., Peixoto, C., & Pinto, A. (August, 2019). Real and ideal teacher-family partnership practices in childcare. Oral Communication presented at EARLI 2019 conference. Aachen, Germany. | EARLI 2019 conference
EARLI (Aachen, Alemanha)
|
2019/08 | Coelho, V. Cadima, J., Grande, C. & Pinto, A.I. (August, 2019). Predictors of children with disabilities prosocial behaviors in inclusive preschools. Oral Communication presented at EARLI 2019 conference. Aachen, Germany. | EARLI 2019 conference
EARLI (Aachen, Alemanha)
|
2019/07 | Coelho, V., Cadima, J., Grande, C., & Pinto, A. I. (July, 2019). Organização do grupo em contextos pré-escolares inclusivos: relações com a qualidade das interações e o envolvimento das crianças. Comunicação apresentada na 2nd Porto International Conference on Research in Education. Porto, Portugal. | 2nd Porto International Conference on Research in Education.
ESE, IPP (Porto , Portugal)
|
2018/10 | Pinto, A. I., Grande, C., & Coelho, V. (a convite, October 2018). Research on Participation in Inclusive preschool in Portugal. Oral Communication. II Encuentro Internacional de actualización e investigación en atención temprana y desarrollo infantil. Prácticas recomendadas. Merida, Spain. | II Encuentro Internacional de actualización e investigación en atención temprana y desarrollo infantil
(Merida, Espanha)
|
2018/10 | Coelho, V., Pinto, A. I. & Grande, C. (october,2018). Activity-setting in inclusive preschools: relations with children´s engagement. Oral Communication. Eurlyaid Conference 2018: Early Childhood Intervention: changing paradigms through participatory practices with families, professionals and society. Ukraine. | Eurlyaid Conference 2018: Early Childhood Intervention: changing paradigms through participatory practices with families,
professionals and society.
EURLYAID (Ucrânia)
|
2018/08 | Coelho, V., Cadima, J., & Pinto, A. I. (August, 2018). Classroom quality, activity setting and children´s engagement in inclusive preschools". Oral Communication. EARLI SIG 5 Conference 2018. Berlin, Germany | EARLI SIG 5 Conference 2018
EARLI SIG 5 (Berlin , Alemanha)
|
2018/07 | Barros, S., Cadima, J., Pessanha, M., Peixoto, C., Pinto, A. I., Coelho, V., & Bryant, D. (julho, 2018). Qualidade das interações adulto-criança em berçário e a formação dos/as profissionais. Comunicação apresentada no XIV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO. Lisboa, Portugal | XIV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
XIV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO (Lisbon)
|
2018/06 | Coelho, V., & Pinto, A.I. (june, 2018). Participation and engagement in preschool inclusive settings: contributions of the quality of the interactive processes | USING COP and TOP in Portugal. Apresentação no âmbito da reunião de trabalho: COP/TOP analyses of child engagement: an international convening. Vanderbilt University, Nashville, EUA. |
Vanderbilt University (Vanderbilt, Estados Unidos)
|
2018/01 | Peixoto, C., Pessanha, M., Barros, S., Cadima, J., Pinto, A. I., & Coelho, V. (2018, janeiro). Qualidade das interações adulto-criança em salas de berçário: resultados do projeto de investigação “Transição dos bebés para a creche”. Comunicação apresentada no 1º Congresso Transdisciplinar Portugal|Brasil sobre o bebé. Évora, Portugal. | 1º Congresso Transdisciplinar Portugal|Brasil sobre o bebé
(Évora , Portugal)
|
2017/11 | Pinto, A. I., Grande, C., & Coelho, V. (november, 2017). Research on engagement and preschool environment: 17 years of research on engagement in Portugal. Apresentação no âmbito da Working Conference on Child Engagement. Jonkoping University. Jonkoping, Sweden. | Working Conference on Child Engagement
Jonkoping University (Jonkoping, Suécia)
|
2017/10 | Coelho, V., Pinto, A. I., Grande, C., & Guimarães, C. (2017, October). Children´s engagement and complexity of activities in inclusive preschool settings. Eurlyaid Conference 2017.Belgrad, Servia. | Eurlyaid Conference 2017
Eurlyaid (Belgrad, Sérvia)
|
2017/10 | Guimarães, C., Coelho, V., Pinto, A. I., & Grande, C. (2017, October). Adults’ interactive behaviors and engagement of children with disabilities in inclusive preschool settings. Eurlyaid Conference 2017, Belgrad, Servia. | Eurlyaid Conference 2017
Eurlyaid (belgrad, Sérvia)
|
2017/06 | Barros, S., Peixoto, C., Pessanha, M., Cadima, J., Pinto, A.I., Coelho, V., & Bryant, D. (junho, 2017) Comunicação família-creche, qualidade dos contextos e adaptação do bebé: principais resultados do projeto “Transição dos bebés para a creche”. Comunicação apresentada na 1ª CONFERÊNCIA MAIS E MELHOR EDUCAÇÃO: BOAS PRÁTICAS, BOAS IDEIAS, BOA EDUCAÇÃO. ISMAI, Maia, Portugal. | 1ª CONFERÊNCIA MAIS E MELHOR EDUCAÇÃO: BOAS PRÁTICAS, BOAS IDEIAS, BOA EDUCAÇÃO.
ISMAI (Maia, Portugal)
|
2017/04 | Coelho, V., Cadima, J., Pinto, A. I., & Guimarães, C. (2017, abril). Self-regulation and engagement in Portuguese preschool children with different levels of developmental functioning. Comunicação apresentada no Society Research for Child Development 2017 Congress. Texas, USA. | Society Research for Child Development 2017 Congress
Society Research for Child Development (Austin, Texas, Estados Unidos)
|
2017/04 | Coelho, V., Pinto, A. I., Cadima, J., & Guimarães, C. (2017, abril). Quality of Teacher-Child Interactions, Child Engagement and Peer Interactions in Inclusive Preschool. Oral communication in the scope of the symposium Classroom Interactions with Teachers and Peers: Interrelations and Contributions to Student Social and Academic Adjustment. Comunicação apresentada no Society Research for Child Development 2017 Congress. Texas, USA. | Society Research for Child Development 2017 Congress
Society Research for Child Development (Austin, Texas, Estados Unidos)
|
2016 | Peixoto, C., Barros, S., Coelho, V., Cadima, J., Pinto, A. I, & Pessanha, M. (setembro, 2016). Práticas de transição do contexto familiar para a creche e bem-estar emocional dos bebés. Comunicação apresentada no 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Porto, Portugal. | 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses. (Porto, Portugal)
|
2016 | Cadima, J., Barros, S., Ferreira, T., Coelho, V., Peixoto, C., Pinto, A. & Pessanha, M. (2016, junho). EARLI SIG 5: Variations of classroom quality in infant classrooms in Portugal. Comunicação apresentada na conferência EARLI SIG 5: Bridging Multiple Perspectives in Early Childhood Education, Porto, Portugal | EARLI SIG 5: Bridging Multiple Perspectives in Early Childhood Education
(Porto, Portugal)
|
2016 | Pinto, A.I., Karin. A., Samuels, A., Astrom, F., Coelho, V., Cunha, J. & Grande, J. (2016, July). Participation and engagement measures in preschool aged children: Cross-cultural adaptation and validation issues. Invited workshop at the EARLI SIG 5 2016 Conference. Porto, Portugal. | EARLI SIG 5 2016 Conference
(Porto, Portugal)
|
2016 | Coelho, V., Pinto, A. I. (2016, June). Child Engagement and Interactive Processes in Inclusive Preschool Settings. Oral communication presented at the International Society on Early Intervention 2016 Conference. Stockholm, Sweden. | International Society on Early Intervention 2016 Conference
(estocolmo, Suécia)
|
2016 | Grande, C., Pinto, A.I., & Coelho, V. (2016,June). Participation in Inclusive Preschool Settings: The Relevance of Peer Interactions. Oral communication presented at the International Society on Early Intervention 2016 Conference. Stockholm, Sweden. | International Society on Early Intervention 2016 Conference
(Estocolmo)
|
2016 | Pinto, A. I., Grande, C., & Coelho, V. (2016, April). Planeamento de intervenções: Oportunidades de Aprendizagem Inseridas nas Rotinas. Poster apresentado no XII Congresso Nacional de intervenção Precoce. Lisboa. Portugal. | XII Congresso Nacional de intervenção Precoce.
(Lisboa)
|
2015 | Coelho, V., Barros, S., Pessanha, M., Cadima, J., Peixoto, C., & Pinto, A. I. (2015, September). Predictors of parent-caregiver communication during infant transition to childcare. Paper presented in the scope of the thematic session “Infant transition to childcare: early education quality, parent-caregiver communication, and infant behavior” at the 17th European Conference on Developmental Psychology. Braga, Portugal. Available at www.familiacreche.ese.ipp.pt | 17th European Conference on Developmental Psychology.
(Braga)
|
2015 | Peixoto, C., Barros, S., Coelho, V., Pinto, A. I., Cadima, J., & Pessanha, M. (2015, September). From home to child care: transition practices and infants’ well-being. Paper presented in the scope of the thematic session “Infant transition to childcare: early education quality, parent-caregiver communication, and infant behavior” at the 17th European Conference on Developmental Psychology. Braga, Portugal. Available at www.familiacreche.ese.ipp.pt | 17th European Conference on Developmental Psychology.
(Braga)
|
2015 | Pessanha, M., Peixoto, C., Barros, S., Cadima, J., Pinto, A. I., & Coelho, V. (2015, September). Infant childcare classrooms quality in Portugal: understanding stability and change over time. Paper presented in the scope of the thematic session “Infant transition to childcare: early education quality, parent-caregiver communication, and infant behavior” at the 17th European Conference on Developmental Psychology. Braga, Portugal. Available at www.familiacreche.ese.ipp.pt | 17th European Conference on Developmental Psychology.
(Braga, Portugal)
|
2015 | Cadima., J., Pinto, A. I., Barros, S., Pessanha, M., Bryant, D., Peixoto, C. & Coelho, V. (2015, September). Caregiver training and process quality in infant classrooms in Portugal. Paper presented in the scope of the thematic session “Infant transition to childcare: early education quality, parent-caregiver communication, and infant behavior” at the 17th European Conference on Developmental Psychology. Braga, Portugal. Available at www.familiacreche.ese.ipp.pt | 17th European Conference on Developmental Psychology.
(Braga, Portugal)
|
2015 | Pinto, A. I., Cadima, J., Barros, S., Pessanha, M., Coelho, V, & Peixoto, C. (2015, September). Infant behavior during the first year and infant childcare quality. Paper presented in the scope of the thematic session “Infant transition to childcare: early education quality, parent-caregiver communication, and infant behavior” at the 17th European Conference on Developmental Psychology. Braga, Portugal. Available at www.familiacreche.ese.ipp.pt | 17th European Conference on Developmental Psychology.
(Braga, Portugal)
|
2015 | Abreu-Lima, I., Coelho, V., Cadima, J. & Jesus, L. (2015, September). Home numeracy experiences, children's interest and math skills in early childhood. Paper presented at the 17th European Conference on Developmental Psychology. Braga, Portugal. | 17th European Conference on Developmental Psychology.
(Braga, Portugal)
|
2015 | Coelho, V., Barros, S., Cadima, J., Pessanha, M., Peixoto, C., & Pinto, A. I. (2015, abril). Comunicação família-profissionais na transição dos bebés para a creche. Comunicação apresentada no I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Porto, Portugal. | I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”
(Porto, Portugal)
|
2015 | Barros, S., Cadima, J., Pessanha, M., Pinto, A. I., Bryant, D., Peixoto, C., & Coelho, V. (2015, abril). O projeto: “Transição dos bebés para a creche: comunicação família-creche, qualidade dos contextos e adaptação do bebé”. Comunicação apresentada no I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Porto, Portugal | I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”
(Porto, Portugal)
|
2015 | Pessanha, M., Barros, S., Cadima, J., Pinto, A.I., Peixoto, C., & Coelho, V. (2015, abril). Fatores de risco, ambiente familiar e educação de bebés em creche. Comunicação apresentada no I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Porto, Portugal. | I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”
(Porto, Portugal)
|
2015 | Cadima, J., Peixoto, C., Coelho, V., Pinto, A.I., Pessanha, M., & Barros, S. (2015, abril). Qualidade da creche: implicações para a formação de profissionais. Comunicação apresentada no I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Porto, Portugal. | I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”
(Porto, Portugal)
|
2015 | Pinto, A.I., Cadima, J., Coelho, V., Barros, S., Pessanha, M., & Peixoto, C. (2015, abril). Envolvimento das crianças e qualidade da creche. Comunicação apresentada no I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Porto, Portugal. | I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”
(Porto, Portugal)
|
2014 | Coelho, V., Barros, S. Peixoto, C., Cadima, J., Pinto, A.I. & Pessanha, M. (2014, setembro). Parent-caregiver partnership during the infant transition to child care. Comunicação apresentada na 24th EECERA Conference, 2014, Creta, Grécia. | 24th EECERA Conference
(Creta, Grécia)
|
2014 | Cadima, J., Peixoto, C., Coelho, V. & Barros, S. (2014, Agosto). The Classroom Assessment Scoring System for infant classrooms in Portugal. Comunicação apresentada no âmbito do Simpósio Measuring classroom quality with the Classroom Assessment Scoring System (CLASS) in four different European countries. Comunicação apresentada no EARLI SIG 5 Conference 2014, Jyväskylä, Finlândia. | EARLI SIG 5 Conference 2014
(Jyväskylä, Finlândia)
|
2014 | Pinto, A. I., Grande, C. & Coelho, V. (2014, Agosto). Participation processes in inclusive pre-school settings – a case study. Comunicação apresentada no âmbito do Simpósio Evidence-based Early Childhood Education – challenges in inclusion. Simpósio apresentado no EARLI SIG 5 Conference 2014, Jyväskylä, Finlândia. | EARLI SIG 5 Conference 2014
(Jyväskylä, Finlândia)
|
2014 | Pinto, A. I., Coelho, V., C., Barros, S., Peixoto, C., Cadima, J. & Pessanha, M. (2014, Agosto). Infant engagement in child care: effects of child characteristics. Comunicação apresentada no EARLI SIG 5 Conference 2014, Jyväskylä, Finlândia. | EARLI SIG 5 Conference 2014
(Jyväskylä, Finlândia)
|
2014 | Peixoto, C., Barros, S., Pinto, A. I., Bryant, D., Cadima, J., Pessanha, M. & Coelho, V. (julho, 2014). Quality of infant childcare classrooms in Portugal: a multi-measure approach. Comunicação apresentada na 36th Annual Conference of International School Psychology Association (ISPA), Kaunas, Lituânia. | 36th Annual Conference of International School Psychology Association
(Lituânia)
|
2014 | Barros, S., Pessanha, M., Cadima, J., Pinto, A. I., Bryant, D., Peixoto, C. & Coelho, V. (2014, Maio). The “Infant Transition to Child Care” research project: studying the quality of early childhood education environments. Comunicação apresentada no LINQ Changing the Trajectory – "Quality for Opening up Education", Creta, Grécia. | LINQ Changing the Trajectory – "Quality for Opening up Education |
2013 | Barros, S., Cadima, J., Pessanha, M., C., Pinto, A. I., Bryant, D., Peixoto, C., & Coelho, V. (2013, Outubro). The ‘Infant Transition to Child Care’ research project: The use of the ITERS-R. Comunicação apresentada no International Early Childhood Environment Rating Scale Annual Meeting – 2013, Porto, Portugal | International Early Childhood Environment Rating Scale Annual Meeting – 2013
(Porto, Portugal)
|
2012 | Pinto, A.I., Grande, C., Coelho, V., & Ferreira, T. (2012, Outubro). “Questões de Intervenção Precoce – a importância das rotinas”. Comunicação oral no III Seminário da Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo - “De pequenino se torce o destino”. Auditório Prof. Lima de Carvalho, IPVC Viana do Castelo. | III Seminário da Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo - “De pequenino se torce o destino”
(Viana do Castelo, Portugal)
|
2012 | Pinto, A. I., Ferreira, T. Grande, C. & Coelho, V. (setembro 2012). Quality of interactive processes and engagement with peers in preschool inclusive settings. Comunicação apresentada na 1st International Early Childhood Intervention Conference and Eurlyaid Annual Conference 2012. Braga | 1st International Early Childhood Intervention Conference and Eurlyaid Annual Conference 2012 |
2012 | Grande, C., Coelho, V., Ferreira, T. & Pinto, A. I. (setembro 2012). Teacher’s interactions with children with disabilities in daily routines. Comunicação apresentada na 1st International Early Chilhood Intervention Conference and Eurlyaid Annual Conference 2012. Braga | 1st International Early Chilhood Intervention Conference and Eurlyaid Annual Conference 2012 |
2012 | Pinto, A.I., Grande, C., Coelho, V., Ferreira, T., Castro, S. & Leal, T. (agosto 2012). Social Participation in Portuguese Early Childhood Inclusive Settings. Comunicação apresentada na Early Childhood Intervention Australia 10th Biennial National Conference. Perth, Australia | Early Childhood Intervention Australia 10th Biennial National Conference.
(Perth, Austrália)
|
2012 | Coelho, V., Leal, T., Ferreira, T. & Pinto, A. (junho 2012). Contributo da monitorização dos planos de intervenção para a promoção da participação. Comunicação apresentada no 12º Colóquio internacional de Psicologia e Educação, Lisboa. | 12º Colóquio internacional de Psicologia e Educação |
2012 | Grande, C., Ferreira, T., Pinto, A., Cunha, M. & Coelho, V. (junho 2012). Funcionalidade e participação das crianças: Perspetivas de docentes em contextos inclusivos. Comunicação apresentada no 12º Colóquio internacional de Psicologia e Educação, Lisboa. | 12º Colóquio internacional de Psicologia e Educação, |
2012 | Abreu-Lima, I., Coelho, V., Lobo, C. Castro, C., Gomes, V. & Monteiro, A. F. (junho 2012). Promoção da competência matemática pré-escolar – resultados de um programa de intervenção. Comunicação apresentada no 12º Colóquio internacional de Psicologia e Educação, Lisboa. | 12º Colóquio internacional de Psicologia e Educação |
2012 | Pinto, A.I., Grande, C., Ferreira, T., Coelho, V. & Castro, S. (2012, Fevereiro). Early Childhood Intervention Practices based on evidence: the case of participation. Comunicação apresentada no 1st National Interdisciplinary Congress on Early Intervention , Antalya, Turky | 1st National Interdisciplinary Congress on Early Intervention ,
(Turquia)
|
2012 | Pinto, A.I., Coelho, V., Ferreira, T. & Castro, S. (2012, Fevereiro). Routine based intervention methodology in inclusive preschool settings. Comunicação apresentada no 1st National Interdisciplinary Congress on Early Intervention , Antalya, Turky | 1st National Interdisciplinary Congress on Early Intervention
(Turquia)
|
2011 | Coelho, V., Ferreira, T., Pinto, A.I. & Leal, T. (2011, Dezembro). Processos de avaliação–intervenção consistentes e centrados nas rotinas: o contributo da CIF-CJ. Comunicação apresentada no IX Congresso Nacional de Intervenção Precoce. Madeira | IX Congresso Nacional de Intervenção Precoce.
(Madeira)
|
2011 | Abreu-Lima, I., C. Lobo, V. Coelho, & C. Castro (2011, Julho). Avaliação da Competência Matemática em Crianças. Poster apresentado na XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Lisboa | XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos |
2008 | Cadima, J., Abreu-Lima, I., Gomes, V., Coelho, V., Lobo, C., & Ramalho, C. (2008, Outubro). Avaliação de competências de matemática dos 4 aos 7 anos de idade. Poster apresentado na XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga | XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos |
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2015/09/01 - 2016/07/04 | Membro da comissão organizadora da Conferência Internacional do grupo de interesse SIG 5 da European Association for Research
on Learning and Instruction (EARLI), em 2016 (2016/06/29 - 2016/07/01)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2015/04 - 2015/04 | Membro da organização e responsável pela dinamização do Workshop Bebés, Famílias e Creches: uma conversa animada, destinado
a famílias e profissionais a trabalhar em contexto de creche. (2015/04 - 2015/04)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2015 - 2015 | Membro da organização do I Encontro Bebés, Famílias e Creches: desafios atuais e perspetivas para o futuro. Encontro organizado
pela equipa do projeto ¿Transição dos bebés para a creche: comunicação família-creche, qualidade dos contextos e adaptação
do bebé¿ [FCOMP-01-0124-FEDER-029509; FCT PTDC/MHC-CED/4007/2012) e pela Unidade Técnico Cientifica de Psicologia da Escola
Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. (2015/04 - 2015/04)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2020/05/03 - Atual | International Journal of Early Years Education (1469-8463) | Informa UK (Taylor & Francis) |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2020/02 - Atual | Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação | Psicologia Escolar e da Educação (Mestrado integrado) | Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2020/02 - Atual | Epistemologia | Psicologia (Licenciatura) | Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2019/09 - Atual | História da Psicologia | Psicologia (Licenciatura) | Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2018/10 - Atual | Métodos de Avaliação em Psicologia Escolar e da Educação | Psicologia Escolar e da Educação (Mestrado integrado) | Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2020/12/16 - 2021/03/05 | Psicopatologia do desenvolvimento ao longo do ciclo vital | Doutoramento em Psicologia Clínica e da Saúde (Doutoramento) | Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2020/09 - 2021/02 | Avaliação Psicológica | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2019/05 - 2019/06 | Maio de 2019 – Julho 2019: Formadora no âmbito da ação “Avaliação Autêntica: workshop de formação para profissionais de IPI”. (20h) (Grande, C. & Coelho, V. (2019). Avaliação Autêntica / Workshop de formação para profissionais de Intervenção Precoce na Infância, para profissionais das Equipas Locais de Intervenção da Região Norte do SNIPI | (Outros) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2017/03 - 2018/09 | Setembro 2018: Formadora no módulo: “Necessidades Educativas Especiais e Classificação Internacional de Funcionalidade” na pós-graduação Intervenção Psicopedagógica em Contexto Escolar (Lisboa, 12 horas) Instituição: Instituto CRIAP | Intervenção Psicopedagógica em Contexto Escolar; Neuropsicologia Educacional (Pós-Graduação) | Instituto CRIAP, Portugal |
2012/10/29 - 2012/11/29 | 29-10-2012 – 29-11-2012: Formadora no âmbito da ação: “Classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde para crianças e jovens (CIF - CJ): aplicação em contextos educativos”. Instituição: Serviço para a Educação Continua da Faculdade de Psicologia e Ciências da educação da Universidade do Porto (responsável científica da formação: Professora Doutora Ana Isabel Pinto). [Formação Creditada; 27horas] | (Outros) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2012 - Atual | Ordem dos Psicólogos Portugueses | Membro efectivo |
2015/01/01 - 2019/12/31 | JURE (Junior Researcher) from the group SIG 5 of European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI) | Member; JURE Coordinator between 2015 and 2017 |
Distinções
Prémio
2019 | EARLI & Jacobs Foundation Travel Award
Jacobs Foundation, Suiça
European Association for Research on Learning and Instruction, Bélgica |
Outra distinção
2018 | ITC COST actions grant
European Cooperation in Science and Technology (COST), Bélgica
|