???global.info.a_carregar???
Vera Lúcia Marques Coelho. Vera Coelho has a PhD degree in Psychology, more specifically in the field of Educational Psychology from the Faculty of Psychology and Educational Sciences of Porto University. Her PhD, finalized in 2019, has focused on the relations between the quality of interactive processes in inclusive preschools and children´s - with and without disabilities - participation, engagement, and developmental outcomes. Child inclusion, quality of educational settings and developmental trajectories are still her main areas of interest in her teaching and research activities. Since she has finished her PhD, she started to work as an assistant professor at the University of Maia (UMaia), where she has coordinates, since 2021, the master's degree in educational and school psychology (ESP). In her commitment to her career as a university professor, she believes in the interdependence of the teaching and research processes as fundamental for high-quality practices in academia. She is an integrated researcher in the Center for Psychology at the University of Porto, in the Development and Education group. In her research, she is committed to the transferability of the research and the need to conciliate high-quality and rigorous methodological approaches with the real-life needs and potential of the research in improving the quality of inclusion in education, as well as the lives of children and families, particularly those in vulnerable situations, as for instance children with disabilities and/or at risk. Over the last years she has participated in several national and international research projects, both as a team member and as coordinator, in the field of ESP with a particular focus on inclusion, early childhood intervention, quality of educational settings and its relations with child development, wellbeing, and participation.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Vera Lúcia Marques Coelho

Nomes de citação

  • Coelho, Vera

Identificadores de autor

Ciência ID
E41A-C319-7C80
ORCID iD
0000-0002-3741-0885

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2020 - 2020
Concluído
Special Education Needs (Título de especialista)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
Certified
2015/09/20 - 2019/12/11
Concluído
PhD in Psychology (Doutoramento)
Especialização em Educational Psychology
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Child engagement and participation in inclusive preschools: contributions of the quality of interactive processes" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved
2016 - 2016
Concluído
Educational Psychologist (Título de especialista)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
Certified
2016 - 2016
Concluído
Early Childhood Intervention (Título de especialista)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
Cetified
2008
Concluído
Master in Psychology (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS:CONTRIBUTO PARA A VALIDAÇÃO DO TEST OF EARLY MATHEMATICS ABILITY – 3" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/08/01 - 2015/09/30 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/05/02 - 2015/06/30 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2010/09/12 - 2012 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/04/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2020/09 - 2021/03/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2019/09 - 2020/07 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2018/10/08 - 2019/02 Assistente Convidado (Docente Universitário) Instituto Universitário da Maia, Portugal
Instituto Universitário da Maia, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/09 - Atual Coordinator of the Office for Support and Accompaniment of Students with Special Educational Needs (GAAENEE) Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
2021/09 - Atual Coordinator of the Master in School and Educational Psychology Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
Instituto Universitário da Maia, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/12 - Atual Integrated Researcher Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
2020/08/07 - Atual Research Assistant Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2020/12/19 - 2024/06/16 Teacher at advanced (pos unviversity) training course Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências, Portugal
2019/12 - 2020/05 Reserach Assistant Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2015/10/01 - 2019/09/30 PhD fellow [SFRH/BD/111211/2015] Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2023/02 - Atual Wel(l)come: Sucesso e Integração no Ensino Superior [Wel(l)come: Sucess and Inclusion on Higher Education)
POCH
Investigador
Instituto Universitário da Maia, Portugal
Programa Operacional Capital Humano
Concluído
2022 - Atual GameWork: A gamified environment for organising and doing homework
ERASMUS +2021-1-EL01-KA220-SCH-000034399
Investigador
Instituto Universitário da Maia, Portugal
Em curso
2023/11 - 2024/11 Well.Be: Saúde Mental e Bem Estar no Ensino Superior (Well.Be: mental health in higher education)
FLAD/OPP 2023
Investigador
Instituto Universitário da Maia, Portugal
Ordem dos Psicólogos Portugueses

Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento
Em curso
2022/01/03 - 2023/12/31 POSITIVE: Prevention Of Stress by exploITing an Innovative Virtual Environment
Erasmus + KA2 - Agreement Number: 2021-1-PT01-KA220-SCH-000032534
Investigador responsável
Instituto Universitário da Maia, Portugal
Concluído
2020/09/01 - 2022/09 EU-SELF - Social and Emotional Skills Development in Early Childhood Education and Care in Europe; 2019-1-BG01-KA201-062593, KA2 - Cooperation for innovation and the exchange of good practices, KA201 - Strategic Partnerships for school education
2019-1-BG01-KA201-062593,
Investigador
Instituto Universitário da Maia, Portugal
Erasmus Plus
Concluído
2015/10/01 - 2019/09/30 Child engagement and participation in inclusive preschools: contributions of the interactive processes quality
SFRH/BD/111211/2015
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2015/08/01 - 2015/09/30 Grupos Aprender, Brincar, Crescer (Playgroups for Inclusion), financiado pela Comissão Europeia Programme for Employment and Social Solidarity - PROGRESS (2007-2013) (Grant agreement VS/2014/0418
VS/2014/04
Bolseiro de Investigação
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Concluído
2013/05/02 - 2015/06/30 INFANT TRANSITION TO CHILD CARE: PARENT-CAREGIVER COMMUNICATION, EARLY EDUCATION QUALITY AND INFANT ADJUSTMENT[FCOMP-01-0124-FEDER-029509; FCT PTDC/MHC-CED/4007/2012]
FCOMP-01-0124-FEDER-029509; FCT PTDC/MHC
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/09/12 - 2012/09/11 Contribution of the ICF-CY to the study of Participation in children with disabilities at early ages. [FCT- RIPD/CIF/109664/2009
FCT- RIPD/CIF/109664/2009
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2022/04 - 2022/12 SEXUALITY EDUCATION, GENDER EQUALITY AND SEXUAL AND GENDER-BASED VIOLENCE: Portuguese school curricula and students, teachers and parents´ knowledge and attitudes
na
Investigador responsável
Instituto Universitário da Maia, Portugal

Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
International Planned Parenthood Federation
Concluído
2019/07 - 2022/06/28 Casa do Xisto Educasom 2019 (Xisto House)
SERV0082_Educasom_2019
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2019 - Atual Avaliação e monitorização do projeto Calmamente – Aprendendo a Aprender-se [evaluation and monitoring of the Calmamente - Aprendendo a Aprender-se project]
xxx
Investigador
Instituto Universitário da Maia, Portugal
Em curso
2020/09/01 - 2023/08/31 Aprendizagem socioemocional em contexto escolar: Contributos da formação inicial de professores [ Socio-emotional learning in school contexts: Contributions from initial teacher training]
na
Investigador
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Instituto Universitário da Maia, Portugal
Em curso
2019/10/01 - 2021/02 PARTICIPA: Professional development tools supporting participation rights in early childhood education
2019-1-PT01-KA202-60950
Research Assistant
Instituto Politécnico do Porto, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Erasmus Plus
Concluído
2019/12/01 - 2020/03 Playing-2-gether: Teacher sensitivity as a basis for inclusion in preschool”, financiado por Erasmus+ Program (2017-1-SK01-KA201-035321)
2017-1-SK01-KA201-035321
Assistente de investigação
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
Erasmus Plus
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Joana Cadima; Sílvia Barros; Ana Isabel Pinto; Coelho, Vera; Teresa Leal. "Observation of student engagement in Portuguese elementary schools.". Trabalho apresentado em 16th European Conference on Developmental Psychology., 2013.
  2. Professora Doutora Isabel Macedo Pinto Abreu Lima; Coelho, Vera; Catarina Lobo; Cátia Castro; Vanda Gomes; Ana Monteiro. "Promoção da competência matemática pré-escolar – resultados de um programa de intervenção". Trabalho apresentado em 12º Colóquio internacional de Psicologia, Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares Contemporâneos através da investigação e da prática, 2012.
  3. Tiago Ferreira; Coelho, Vera; Ana Isabel Pinto. "Early Childhood Intervention Practices Based on Evidence: The Case of Participation.". Trabalho apresentado em European Conference on Developmental Psychology ECDP, 2012.
  4. Joana Cadima; Professora Doutora Isabel Macedo Pinto Abreu Lima; Vanda Gomes; Coelho, Vera; Catarina Lobo; Catarina Ramalho. "Avaliação de competências de matemática dos 4 aos 7 anos de idade.". Trabalho apresentado em da XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 2008.
Artigo em revista
  1. Marta Jorda; Catarina Grande; Coelho, Vera; C. Rubio-Belmonte; M. Iopolo. "Sensory Profile-2 in Autism Spectrum Disorder: An Analysis within the International Classification of Functioning, Disability and Health Framework.". Journal of Autism and Developmental Disorders. (2024): https://doi.org/10.1007/s10803-024-06337-y.
    Publicado
  2. Ana Pontes; Coelho, Vera; Peixoto, Carla; Liliana Meira; Azevedo, Helena. "Academic stress and anxiety among Portuguese students: The role of perceived social support and self-management". Education Sciences 14 119 (2024): https://doi.org/10.3390/educsci14020119.
    Publicado • https://doi.org/10.3390/educsci14020119
  3. Alda Ribeiro; Peixoto, Carla; Machado, Francisco; Soares, Mónica Nogueira; Coelho, Vera; Silvia Alves; Azevedo, Helena. "Atitudes dos adolescentes portugueses face aos pares com deficiência [Portuguese adolescents' attitudes towards peers with disabilities]". Cadernos de Pesquisa (2023): https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/9672/4672.
    Publicado
  4. Coelho, Vera; Sílvia Araújo de Barros; Peixoto, Carla; Pessanha, Manuela; Cadima, Joana; Bryant, Donna M.. "Exploring Teacher-Family Partnerships in Infant Center-based Care: A Comparative Study of Teachers' and Mothers' Perspectives and Influential Factor". International Journal of Educational Psychology (2023): http://dx.doi.org/10.17583/ijep.10638.
    Publicado
  5. Coelho, Vera; Peixoto, Carla; Azevedo, Helena; Machado, Francisco; Soares, Mónica Nogueira; Andreia Espain. Autor correspondente: Coelho, Vera. "Effects of a Portuguese Social-Emotional Learning Program on Elementary School Students Competencies. Frontiers in Psychology.". Frontiers in Psychology (2023): https://doi.org/10.3389/fpsyg.2023.1195746.
    Publicado
  6. Coelho, Vera; Joana Cadima; Ana Isabel Pinto. "Child Functioning in Inclusive Preschools: Associations Between Self-Regulation, Engagement, Prosociality, and Hyperactivity". Journal of Applied Developmental Psychology. (2023): https://doi.org/10.1016/j.appdev.2023.101518.
    Publicado
  7. Coelho, Vera; Joana Cadima; Catarina Grande. "Contextos pré-escolares inclusivos: Organização do grupo, interações e envolvimento". Revista Brasileira de Educação Especial (2022): https://doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0127.
    Publicado
  8. Peixoto, Carla; Coelho, Vera Lúcia Marques; Francisco Machado; Susana Fonseca. "Associations between perceived maternal acceptance-rejection and social and emotional functioning of preschool children". Early Child Development and Care (2022): https://doi.org/10.1080/03004430.2022.2066091.
    Publicado
  9. Sofia Guichard; Coelho, Vera; Catarina Grande. "Environmental barriers mediate the relationship between preschool children´s functioning and their involvement at home and in the community". Occupation, Participation and Health (2022): https://doi.org/10.1177/15394492221083943.
    Publicado
  10. Coelho, Vera; Araújo, Sara Barros; Sanches-Ferreira, Manuela; Vancraeyveldt, Caroline. "PLAYING-2-GETHER: can brief in-service training influence preschool teachers´ awareness of play-based strategies for improving relationships?". International Journal of Early Years Education (2022): 1-16. http://dx.doi.org/10.1080/09669760.2022.2037078.
    10.1080/09669760.2022.2037078
  11. Cadima, Joana; Barros, Sílvia; Bryant, Donna M.; Peixoto, Carla; Coelho, Vera; Pessanha, Manuela. "Variations of Quality of Teacher–infant Interactions Across Play and Care Routine Activities". Early Education and Development (2022): 1-16. http://dx.doi.org/10.1080/10409289.2021.2023791.
    10.1080/10409289.2021.2023791
  12. Nadine Correia; Aguiar, Cecília; Helena Taelman; Anneleen Boderé; Konstantinos Petrogiannis; Efthymia Penderi; Olga Wyslowska; et al. "Children´s right to participate: The Lundy model applied to early childhood education and care". International Journal of Children´s Rights (2022):
    Publicado
  13. Djamnezhad, Dariush; Koltcheva, Nadia; Dizdarevic, Alma; Mujezinovic, Amila; Peixoto, Carla; Coelho, Vera; Achten, Mart; et al. "Social and Emotional Learning in Preschool Settings: A Systematic Map of Systematic Reviews". Frontiers in Education 6 (2021): http://dx.doi.org/10.3389/feduc.2021.691670.
    10.3389/feduc.2021.691670
  14. Coelho, Vera; Åström, Frida; Nesbitt, Kimberly; Sjöman, Madelene; Farran, Dale; Björck-Åkesson, Eva; Christopher, Caroline; et al. "Preschool practices in Sweden, Portugal, and the United States". Early Childhood Research Quarterly 55 (2021): 79-96. http://dx.doi.org/10.1016/j.ecresq.2020.11.004.
    Publicado
  15. Pinto, Ana I.; Grande, Catarina; Coelho, Vera; Castro, Susana; Granlund, Mats; Björck-Åkesson, Eva. "Beyond diagnosis: the relevance of social interactions for participation in inclusive preschool settings". Developmental Neurorehabilitation 22 6 (2019): 390-399. http://dx.doi.org/10.1080/17518423.2018.1526225.
  16. Coelho, Vera; Cadima, Joana; Pinto, Ana Isabel; Guimarães, Cristiana. "Self-Regulation, Engagement, and Developmental Functioning in Preschool-Aged Children". Journal of Early Intervention 41 2 (2019): 105-124. http://dx.doi.org/10.1177/1053815118810238.
    Publicado • 10.1177/1053815118810238
  17. Coelho, Vera; Cadima, Joana; Pinto, Ana Isabel. "Child Engagement in Inclusive Preschools: Contributions of Classroom Quality and Activity Setting". Early Education and Development 30 6 (2019): 800-816. http://dx.doi.org/10.1080/10409289.2019.1591046.
    10.1080/10409289.2019.1591046
  18. Coelho, Vera; Barros, Sílvia; Burchinal, Margaret R.; Cadima, Joana; Pessanha, Manuela; Pinto, Ana Isabel; Peixoto, Carla; Bryant, Donna M.. "Predictors of parent-teacher communication during infant transition to childcare in Portugal". Early Child Development and Care 189 13 (2019): 2126-2140. http://dx.doi.org/10.1080/03004430.2018.1439940.
    10.1080/03004430.2018.1439940
  19. Pinto, Ana Isabel; Cadima, Joana; Coelho, Vera; Bryant, Donna M.; Peixoto, Carla; Pessanha, Manuela; Burchinal, Margaret R.; Barros, Sílvia. "Quality of infant child care and early infant development in Portuguese childcare centers". Early Childhood Research Quarterly 48 (2019): 246-255. http://dx.doi.org/10.1016/j.ecresq.2019.04.003.
    10.1016/j.ecresq.2019.04.003
  20. Barros, Sílvia; Cadima, Joana; Pinto, Ana Isabel; Bryant, Donna M.; Pessanha, Manuela; Peixoto, Carla; Coelho, Vera. "The quality of caregiver-child interactions in infant classrooms in Portugal: the role of caregiver education". Research Papers in Education 33 4 (2018): 427-451. http://dx.doi.org/10.1080/02671522.2017.1353676.
    10.1080/02671522.2017.1353676
  21. Coelho, Vera; Pinto, Ana Isabel. "The Relationship between Children’s Developmental Functioning and Participation in Social Activities in Portuguese Inclusive Preschool Settings". Frontiers in Education 3 (2018): http://dx.doi.org/10.3389/feduc.2018.00016.
  22. Peixoto, Carla; Barros, Sílvia; Coelho, Vera; Cadima, Joana; Pinto, Ana Isabel; Pessanha, Manuela. "Transição para a creche e bem-estar emocional dos bebês em Portugal". Psicologia Escolar e Educacional 21 3 (2017): 427-436. http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392017021311168.
    10.1590/2175-35392017021311168
  23. Grande, Catarina Rodrigues; Nunes, Inês Brandão; Coelho, Vera; Cadima, Joana; Barros, Sílvia. "A experiência do bebé na creche: Perceções de mães e de educadoras no período de transição do contexto familiar para a creche". Análise Psicológica 35 3 (2017): 247-262. http://dx.doi.org/10.14417/ap.1174.
    10.14417/ap.1174
  24. Pessanha, Manuela; Peixoto, Carla; Barros, Sílvia; Cadima, Joana; Pinto, Ana Isabel; Coelho, Vera; Bryant, Donna M.. "Stability and change in teacher-infant interaction quality over time". Early Childhood Research Quarterly 40 (2017): 87-97. http://dx.doi.org/10.1016/j.ecresq.2016.10.003.
    10.1016/j.ecresq.2016.10.003
  25. Barros, Sílvia; Cadima, Joana; Bryant, Donna M.; Coelho, Vera; Pinto, Ana Isabel; Pessanha, Manuela; Peixoto, Carla. "Infant child care quality in Portugal: Associations with structural characteristics". Early Childhood Research Quarterly 37 (2016): 118-130. http://dx.doi.org/10.1016/j.ecresq.2016.05.003.
  26. Coelho, Vera Lúcia Marques; Barros, Sílvia; Pessanha, Manuela; Peixoto, Carla; Cadima, Joana; Pinto, Ana Isabel. "Parceria família-creche na transição do bebé para a creche". Análise Psicológica 33 4 (2015): 373-389. http://dx.doi.org/10.14417/ap.1002.
  27. Castro, Susana; Coelho, Vera; Pinto, Ana. "Identification of functional domains in developmental measures: An ICF-CY analysis of Griffiths developmental scales and Schedule of Growing Skills II". Developmental Neurorehabilitation (2014): 1-7. http://dx.doi.org/10.3109/17518423.2014.948638.
    10.3109/17518423.2014.948638
Artigo em revista (magazine)
  1. Coelho, Vera. "Correia, N., Aguiar, C. & Consórcio PARTICIPA1 (2020). PARTICIPA - Ferramentas de desenvolvimento profissional para a promoção do direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância. Cadernos de Educação de Infância (CEI), 120. Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI). 1Consórcio PARTICIPA: ISCTE-IUL: Cecília Aguiar, Nadine Correia, Isabel Correia, Eunice Magal", . Cadernos de Educação de Infância (CEI), 2021
  2. Coelho, Vera. "Barros, S., Cadima, J., Pessanha, M., Peixoto, C., Coelho, V., & Pinto, A. (2019) Transição dos bebés para a creche: contributos da investigação para a prática. Cadernos de Educação de Infância (CEI), 116. Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI).", Cadernos de Educação de Infância (CEI), 2019
  3. Coelho, Vera. "Coelho, V., Cadima, J., & Pinto, A. I (set/dez 2018). O tempo passado em diferentes formatos de atividade em contextos pré-escolares inclusivos: relações com a qualidade das interações e com o envolvimento das crianças. Cadernos de Educação de Infância (CEI). Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI).", Cadernos de Educação de Infância (CEI), 2018
Capítulo de livro
  1. Machado, Francisco; Valquaresma, Andreia; Soares, Mónica Nogueira; Azevedo, Helena; Peixoto, Carla; Coelho, Vera. "DON’T LEAVE FOR TOMORROW WHAT YOU CAN BUILD UP TODAY! Using early socioemotional development to foster healthy, inclusive, and successful communities". In THE VALUE OF THE DIFFERENCE AND LIFELONG LEARNING IN THE CONTEMPORARY PEDAGOGY., editado por María José Hernández-Serrano. Salamanca, Espanha: Aquilafuente:Ediciones Universidad Salamanca:, 2023.
    Publicado • https://doi.org/10.14201/0AQ0353
  2. Joana Cadima; Gil Nata; Coelho, Vera; Carolina Guedes. "Workforce and process quality in early childhood education and care". In Starting Strong VI: Supporting Meaningful Interactions in Early Childhood Education and Care, editado por Stéphanie Jamet; Andreas Schleicher; Yuri Belfali. Paris, França: OCDE, 2021.
    Publicado
  3. Coelho, Vera; Susana Castro; Ana Isabel Pinto; Catarina Grande. "ICF-CY in Early Childhood Intervention (ECI): A step-by-step model for assessment-intervention processes.". In ICF-CY in early childhood intervention. An Emerging Approach for Education and Care: Implementing a Worldwide Classification of Functioning and Disability. Routledge: New York., 2018.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Joana Cadima; Gil Nata; Sílvia Barros; Coelho, Vera; Clara Barata. 2020. "Literature review on early childhood education and care for children under the age of 3".
    https://doi.org/10.1787/19939019
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/01 Moreira, A. S., Coelho, V., Azevedo, H., Peixoto, C., & Espain, A. (january 2024). Calmamente – Aprendendo a Aprender-se: Efeitos de um programa universal nas competências socioemocionais de alunos/as do ensino básico. International Conference on Childhood and Adolescence (ICCA) 2024 . Peniche, Portugal International Conference on Childhood and Adolescence (ICCA) 2024 . Peniche, Portugal
International Conference on Childhood and Adolescence (ICCA) 2024 . Peniche, Portugal
2024 Pontes, A., Coelho, V., Azevedo, H., Moreira, A., Ferreira, J., Monteiro, J., Matos, J. & Pereira, I. (January 2024). POSITIVE: Avaliação da usabilidade de um Ambiente Virtual de Aprendizagem 3D focado na regulação do stress académico. International Conference on Childhood and Adolescence (ICCA) 2024 . Peniche, Portugal International Conference on Childhood and Adolescence (ICCA) 2024 . Peniche, Portugal
International Conference on Childhood and Adolescence (ICCA) 2024 . Peniche, Portugal
2023/09/08 Coelho. V., & Peixoto, C. (september 2023). Aprendizagem socioemocional na educação pré-escolar: Da formação de professores às práticas de intervenção Comunicação oral apresentada no I Encontro de Aprendizagem Socioemocional. Organização Atitude POSITIVA. Torres Vedras. I Encontro de Aprendizagem Socioemocional. Organização Atitude POSITIVA. Torres Vedras.
I Encontro de Aprendizagem Socioemocional. Organização Atitude POSITIVA. Torres Vedras.
2023/07 Pereira, B., Azevedo, H., Machado., F., Coelho, V. & Soares, M. (July, 2023). Quais os Conhecimentos dos Professores sobre a Dislexia? Perceções de Professores sobre Características e Intervenção. Comunicação oral apresentada nas 4ªs Jornadas de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar. Portugal [How much do teachers know about dyslexia? Teachers' Perceptions of Characteristics and Intervention. Oral communication presented at the 4th Reading, Writing and School Success Conference, Portugal] 4ªs Jornadas de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar
2023/06 Espain, A., Peixoto, C., & Coelho, V. (Junho, 2023). Promoção do bem-estar dos alunos através de um programa de desenvolvimento de competências socioemocionais em contexto escolar. Comunicação oral apresentada no I Encontro Científico em Saúde e Bem-Estar. Universidade do Minho, Portugal [Espain, A., Peixoto, C., & Coelho, V. (June, 2023). Promoting student well-being through a socio-emotional skills development program in a school context. 1st Scientific Meeting on Health and Well-being. University of Minho, Portugal] 1st Scientific Meeting on Health and Well-being. University of Minho, Portugal
1st Scientific Meeting on Health and Well-being. University of Minho, Portugal
2023/02 Moreira, S., Peixoto, C., Coelho, V., Machado, F., Barros, S., Sousa-Pereira, F., & Marques-Pinto, A. (Fevereiro, 2023). Competências sociais e emocionais de futuros/as docentes: O papel de fatores sociodemográficos e académicos. VII Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (ENJIE). Porto, Portugal [Social and emotional competencies of future teachers: The role of of sociodemographic and academic factors.VII National Meeting of Young Researchers in Education (ENJIE). Porto, Portugal] II National Meeting of Young Researchers in Education (ENJIE). Porto, Portugal
II National Meeting of Young Researchers in Education (ENJIE). Porto, Portugal
2023/02 Ferreira, J., Peixoto, C., Coelho, V., Machado, F., Barros, S., Sousa-Pereira, F., & Marques-Pinto, A. (Fevereiro, 2023). Burnout na formação inicial de professores/as: O papel da regulação emocional. Comunicação oral apresentada no VII Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (ENJIE). Porto, Portugal [Burnout in initial teacher training: The role of emotional regulation. Oral communication presented at the VII National Meeting of Young Researchers in Education (ENJIE). Porto, Portugal] VII National Meeting of Young Researchers in Education (ENJIE). Porto, Portugal
VII National Meeting of Young Researchers in Education (ENJIE). Porto, Portugal
2023/01 Pontes, A., Coelho, V., Azevedo, H., Topa, J., Meira, L., Machado, F., & Peixoto, C. (2023). POSITIVE: Prevenção do stress através da exploração de um ambiente inovador. ICCA 23, Évora, Portugal. [Pontes, A., Coelho, V., Azevedo, H., Topa, J., Meira, L., Machado, F., & Peixoto, C. (2023). POSITIVE: Stress prevention through the exploration of an innovative environment. ICCA 23, Évora, Portugal.] International Conference on Childhood and Adolescence (ICCA) 2023
2023 Martins, S., Coelho, V. Peixoto, C. & Espain, A. ( August/September 2023) Promoção de competências socioemocionais no 1.º ciclo do ensino básico: a perceção das professoras. Comunicação oral apresentada no XVII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagogia, Universidade da Coruña. XVII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagogia
XVII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagogia, Universidade da Coruña.
2023 Coelho, V., Grande, C., & Ferreira, J. (August/Sptember 2023). Prosocial behaviors in inclusive preschools: relations with types of play. Comunicação oral apresentada no European Early Childhood Education Research Association Conference 2023. Lisboa, Portugal. European Early Childhood Education Research Association Conference 2023. Lisboa, Portugal.
European Early Childhood Education Research Association Conference 2023. Lisboa, Portugal.
2023 Pontes, A., Peixoto, C., Azevedo, H., Meira, L., Machado, F., & Coelho, V. (2023). GameWork: Um ambiente gamificado para a organização e realização dos trabalhos de casa. ICCA 23, Évora, Portugal [Pontes, A., Peixoto, C., Azevedo, H., Meira, L., Machado, F., & Coelho, V. (2023). GameWork: A gamified environment for organizing and completing homework. ICCA 23, Évora, Portugal] International Conference on Childhood and Adolescence (ICCA) 2023
2022/06 Conceição V., Rothes I., Coelho V., 6 Gusmão, R. (2022, June). WhySchool 0.2 - promoc¸a~o e prevenc¸a~o da sau´de mental em ambiente escolar. In Simpósio Suicidologia-O estudo dos comportamentos suicida´rios e sua prevenc¸a~o. XI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Vila Real: Universidade de Trás os Montes e Alto Douro [ WhySchool 0.2 - romotion and prevention of mental health in the school environment. In Simpósio Suicidologia-The study of suicidal behavior and its prevention. XI National Symposium on Research in Psychology, Vila Real]
2022 Peixoto, C., Coelho, V., Machado, F., Duarte, P., Dias, M., & Espain, A. (January, 2022). Preliminary efficacy of a Portuguese social-emotional learning program on elementary school children: a quasi-experimental study. 6th International Conference on Childhood and Adolescence (ICCA). Porto, Portugal 6th International Conference on Childhood and Adolescence (ICCA)
2022 Coelho, V., Cadima, J., & Grande, C. (january, 2022). Self-regulation growth by child functioning: Relationships with child engagement, prosocial and hyperactivity behaviors. 6th International Conference on Childhood and Adolescence (ICCA). Porto, Portugal 6th International Conference on Childhood and Adolescence (ICCA)
2022 Barros, S. Coelho, V. … Aguiar. C. (2022). Teachers perceptions on practices promoting child participation in early childhood education and care across four European countries. EECERA Congress 2022, Scotland.
2022 Guedes, C., Guichard, S., Maio, R., Coelho, V., & Cadima, J. (2022, September). Interaction quality and child engagement in infant-toddler classrooms: first results from the ProChild research project. Paper presented at the 6th European Seminar on Systematic Observation in Educational Research, online
2022 Koltcheva, N., Peixoto, C., & Coelho, V. (junho, 2022). EU-SELF: an European Platform about Social and Emotional Skills in Early Childhood Education. Paper presented at the 8th ENSEC - European Network for Social and Emotional Competence Conference. Romenia
2022 Peixoto, C., Coelho, V., Barros, S., Sousa-Pereira, F., Machado, F., Moreira, A.S., Ferreira, J., & Marques Pinto, A.. (junho 2022) Social-emotional competence of Portuguese pre-service teachers: An exploratory study. 8th ENSEC - European Network for Social and Emotional Competence Conference. Romenia
2022 Coelho, V., Peixoto, C., Machado, F., Azevedo, H., Soares, M. & Espain, A. (junho 2022). Effects of a Social-Emotional Learning Program on Elementary School Children Competencies and Classroom Peer Context. 8th ENSEC - European Network for Social and Emotional Competence Conference. Romenia
2022 Barros, S., Coelho, V., Sanches-Ferreira, M., & Vancraeyveldt, C. (julho 2022). Playing-2-gether: Examining the influence of brief in-service training on preschool teachers’ awareness of play-based competences for improving teacher-child relationships. ICRE´22. Porto, Portugal
2022 Peixoto, C., Coelho, V., Barros, S., Sousa-Pereira, F., Machado, F. & Marques Pinto, A. (julho 2022). Initial teacher training in social and emotional learning in Portugal from coordinators’ perspectives. ICRE 2022, Porto, Portugal
2022 Pontes, A., Machado, F., Peixoto, C., & Coelho, V. (julho 2022). Carinho parental: qual o seu impacto no uso da internet e no sentimento de solida~o em adolescentes e jovens adultos portugueses?. ICRE 2022, Porto, Portugal [Pontes, A., Machado, F., Peixoto, C., & Coelho, V. (July 2022). Parental affection: what is its impact on internet use and feelings of loneliness in Portuguese adolescents and young adults? ICRE 2022, Porto, Portugal]
2022 Coelho, V., Machado, F., Peixoto, C., Meira, L., Topa, J., Azevedo, H., & Soraes, M. (julho 2022). Prevention of stress by explotying an Innovative Virtual Environment: a tool for adolescents and school contexts. Poster apresentado no ICRE 2022, Porto, Portugal
2022 Coelho, V., Peixoto, C. Gonçalves, A., Machado, F., Azevedo, H., Soares, M. & Espain, A. (julho 2022).Teacher perspectives about socioemotional learning in elementary schools: benefits, challenges and training needs. ICRE 2022, Porto, Portugal
2021/09/03 Is social and emotional learning included in Portuguese initial teacher training? XVI Congreso Internacional Galego-Portugues de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2020/09/11 Araújo, S., Sanches-Ferreira, M., & Coelho, V. (September, 2020). PLAYING-2-GETHER: Can brief in-service training influence preschool teachers´ awareness of play-based strategies for improving teacher-child relationships?. Comunicação oral apresentada no XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Porto, Portugal. XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
FPCEUP (Porto, Portugal)
2019/08 Coelho, V., Barros, S., Cadima, J., Pessanha, M., Peixoto, C., & Pinto, A. (August, 2019). Real and ideal teacher-family partnership practices in childcare. Oral Communication presented at EARLI 2019 conference. Aachen, Germany. EARLI 2019 conference
EARLI (Aachen, Alemanha)
2019/08 Coelho, V. Cadima, J., Grande, C. & Pinto, A.I. (August, 2019). Predictors of children with disabilities prosocial behaviors in inclusive preschools. Oral Communication presented at EARLI 2019 conference. Aachen, Germany. EARLI 2019 conference
EARLI (Aachen, Alemanha)
2019/07 Coelho, V., Cadima, J., Grande, C., & Pinto, A. I. (July, 2019). Organização do grupo em contextos pré-escolares inclusivos: relações com a qualidade das interações e o envolvimento das crianças. Comunicação apresentada na 2nd Porto International Conference on Research in Education. Porto, Portugal. 2nd Porto International Conference on Research in Education.
ESE, IPP (Porto , Portugal)
2018/10 Pinto, A. I., Grande, C., & Coelho, V. (a convite, October 2018). Research on Participation in Inclusive preschool in Portugal. Oral Communication. II Encuentro Internacional de actualización e investigación en atención temprana y desarrollo infantil. Prácticas recomendadas. Merida, Spain. II Encuentro Internacional de actualización e investigación en atención temprana y desarrollo infantil
(Merida, Espanha)
2018/10 Coelho, V., Pinto, A. I. & Grande, C. (october,2018). Activity-setting in inclusive preschools: relations with children´s engagement. Oral Communication. Eurlyaid Conference 2018: Early Childhood Intervention: changing paradigms through participatory practices with families, professionals and society. Ukraine. Eurlyaid Conference 2018: Early Childhood Intervention: changing paradigms through participatory practices with families, professionals and society.
EURLYAID (Ucrânia)
2018/08 Coelho, V., Cadima, J., & Pinto, A. I. (August, 2018). Classroom quality, activity setting and children´s engagement in inclusive preschools". Oral Communication. EARLI SIG 5 Conference 2018. Berlin, Germany EARLI SIG 5 Conference 2018
EARLI SIG 5 (Berlin , Alemanha)
2018/07 Barros, S., Cadima, J., Pessanha, M., Peixoto, C., Pinto, A. I., Coelho, V., & Bryant, D. (julho, 2018). Qualidade das interações adulto-criança em berçário e a formação dos/as profissionais. Comunicação apresentada no XIV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO. Lisboa, Portugal XIV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
XIV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO (Lisbon)
2018/06 Coelho, V., & Pinto, A.I. (june, 2018). Participation and engagement in preschool inclusive settings: contributions of the quality of the interactive processes | USING COP and TOP in Portugal. Apresentação no âmbito da reunião de trabalho: COP/TOP analyses of child engagement: an international convening. Vanderbilt University, Nashville, EUA.
Vanderbilt University (Vanderbilt, Estados Unidos)
2018/01 Peixoto, C., Pessanha, M., Barros, S., Cadima, J., Pinto, A. I., & Coelho, V. (2018, janeiro). Qualidade das interações adulto-criança em salas de berçário: resultados do projeto de investigação “Transição dos bebés para a creche”. Comunicação apresentada no 1º Congresso Transdisciplinar Portugal|Brasil sobre o bebé. Évora, Portugal. 1º Congresso Transdisciplinar Portugal|Brasil sobre o bebé
(Évora , Portugal)
2017/11 Pinto, A. I., Grande, C., & Coelho, V. (november, 2017). Research on engagement and preschool environment: 17 years of research on engagement in Portugal. Apresentação no âmbito da Working Conference on Child Engagement. Jonkoping University. Jonkoping, Sweden. Working Conference on Child Engagement
Jonkoping University (Jonkoping, Suécia)
2017/10 Coelho, V., Pinto, A. I., Grande, C., & Guimarães, C. (2017, October). Children´s engagement and complexity of activities in inclusive preschool settings. Eurlyaid Conference 2017.Belgrad, Servia. Eurlyaid Conference 2017
Eurlyaid (Belgrad, Sérvia)
2017/10 Guimarães, C., Coelho, V., Pinto, A. I., & Grande, C. (2017, October). Adults’ interactive behaviors and engagement of children with disabilities in inclusive preschool settings. Eurlyaid Conference 2017, Belgrad, Servia. Eurlyaid Conference 2017
Eurlyaid (belgrad, Sérvia)
2017/06 Barros, S., Peixoto, C., Pessanha, M., Cadima, J., Pinto, A.I., Coelho, V., & Bryant, D. (junho, 2017) Comunicação família-creche, qualidade dos contextos e adaptação do bebé: principais resultados do projeto “Transição dos bebés para a creche”. Comunicação apresentada na 1ª CONFERÊNCIA MAIS E MELHOR EDUCAÇÃO: BOAS PRÁTICAS, BOAS IDEIAS, BOA EDUCAÇÃO. ISMAI, Maia, Portugal. 1ª CONFERÊNCIA MAIS E MELHOR EDUCAÇÃO: BOAS PRÁTICAS, BOAS IDEIAS, BOA EDUCAÇÃO.
ISMAI (Maia, Portugal)
2017/04 Coelho, V., Cadima, J., Pinto, A. I., & Guimarães, C. (2017, abril). Self-regulation and engagement in Portuguese preschool children with different levels of developmental functioning. Comunicação apresentada no Society Research for Child Development 2017 Congress. Texas, USA. Society Research for Child Development 2017 Congress
Society Research for Child Development (Austin, Texas, Estados Unidos)
2017/04 Coelho, V., Pinto, A. I., Cadima, J., & Guimarães, C. (2017, abril). Quality of Teacher-Child Interactions, Child Engagement and Peer Interactions in Inclusive Preschool. Oral communication in the scope of the symposium Classroom Interactions with Teachers and Peers: Interrelations and Contributions to Student Social and Academic Adjustment. Comunicação apresentada no Society Research for Child Development 2017 Congress. Texas, USA. Society Research for Child Development 2017 Congress
Society Research for Child Development (Austin, Texas, Estados Unidos)
2016 Peixoto, C., Barros, S., Coelho, V., Cadima, J., Pinto, A. I, & Pessanha, M. (setembro, 2016). Práticas de transição do contexto familiar para a creche e bem-estar emocional dos bebés. Comunicação apresentada no 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Porto, Portugal. 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses. (Porto, Portugal)
2016 Cadima, J., Barros, S., Ferreira, T., Coelho, V., Peixoto, C., Pinto, A. & Pessanha, M. (2016, junho). EARLI SIG 5: Variations of classroom quality in infant classrooms in Portugal. Comunicação apresentada na conferência EARLI SIG 5: Bridging Multiple Perspectives in Early Childhood Education, Porto, Portugal EARLI SIG 5: Bridging Multiple Perspectives in Early Childhood Education
(Porto, Portugal)
2016 Pinto, A.I., Karin. A., Samuels, A., Astrom, F., Coelho, V., Cunha, J. & Grande, J. (2016, July). Participation and engagement measures in preschool aged children: Cross-cultural adaptation and validation issues. Invited workshop at the EARLI SIG 5 2016 Conference. Porto, Portugal. EARLI SIG 5 2016 Conference
(Porto, Portugal)
2016 Coelho, V., Pinto, A. I. (2016, June). Child Engagement and Interactive Processes in Inclusive Preschool Settings. Oral communication presented at the International Society on Early Intervention 2016 Conference. Stockholm, Sweden. International Society on Early Intervention 2016 Conference
(estocolmo, Suécia)
2016 Grande, C., Pinto, A.I., & Coelho, V. (2016,June). Participation in Inclusive Preschool Settings: The Relevance of Peer Interactions. Oral communication presented at the International Society on Early Intervention 2016 Conference. Stockholm, Sweden. International Society on Early Intervention 2016 Conference
(Estocolmo)
2016 Pinto, A. I., Grande, C., & Coelho, V. (2016, April). Planeamento de intervenções: Oportunidades de Aprendizagem Inseridas nas Rotinas. Poster apresentado no XII Congresso Nacional de intervenção Precoce. Lisboa. Portugal. XII Congresso Nacional de intervenção Precoce.
(Lisboa)
2015 Coelho, V., Barros, S., Pessanha, M., Cadima, J., Peixoto, C., & Pinto, A. I. (2015, September). Predictors of parent-caregiver communication during infant transition to childcare. Paper presented in the scope of the thematic session “Infant transition to childcare: early education quality, parent-caregiver communication, and infant behavior” at the 17th European Conference on Developmental Psychology. Braga, Portugal. Available at www.familiacreche.ese.ipp.pt 17th European Conference on Developmental Psychology.
(Braga)
2015 Peixoto, C., Barros, S., Coelho, V., Pinto, A. I., Cadima, J., & Pessanha, M. (2015, September). From home to child care: transition practices and infants’ well-being. Paper presented in the scope of the thematic session “Infant transition to childcare: early education quality, parent-caregiver communication, and infant behavior” at the 17th European Conference on Developmental Psychology. Braga, Portugal. Available at www.familiacreche.ese.ipp.pt 17th European Conference on Developmental Psychology.
(Braga)
2015 Pessanha, M., Peixoto, C., Barros, S., Cadima, J., Pinto, A. I., & Coelho, V. (2015, September). Infant childcare classrooms quality in Portugal: understanding stability and change over time. Paper presented in the scope of the thematic session “Infant transition to childcare: early education quality, parent-caregiver communication, and infant behavior” at the 17th European Conference on Developmental Psychology. Braga, Portugal. Available at www.familiacreche.ese.ipp.pt 17th European Conference on Developmental Psychology.
(Braga, Portugal)
2015 Cadima., J., Pinto, A. I., Barros, S., Pessanha, M., Bryant, D., Peixoto, C. & Coelho, V. (2015, September). Caregiver training and process quality in infant classrooms in Portugal. Paper presented in the scope of the thematic session “Infant transition to childcare: early education quality, parent-caregiver communication, and infant behavior” at the 17th European Conference on Developmental Psychology. Braga, Portugal. Available at www.familiacreche.ese.ipp.pt 17th European Conference on Developmental Psychology.
(Braga, Portugal)
2015 Pinto, A. I., Cadima, J., Barros, S., Pessanha, M., Coelho, V, & Peixoto, C. (2015, September). Infant behavior during the first year and infant childcare quality. Paper presented in the scope of the thematic session “Infant transition to childcare: early education quality, parent-caregiver communication, and infant behavior” at the 17th European Conference on Developmental Psychology. Braga, Portugal. Available at www.familiacreche.ese.ipp.pt 17th European Conference on Developmental Psychology.
(Braga, Portugal)
2015 Abreu-Lima, I., Coelho, V., Cadima, J. & Jesus, L. (2015, September). Home numeracy experiences, children's interest and math skills in early childhood. Paper presented at the 17th European Conference on Developmental Psychology. Braga, Portugal. 17th European Conference on Developmental Psychology.
(Braga, Portugal)
2015 Coelho, V., Barros, S., Cadima, J., Pessanha, M., Peixoto, C., & Pinto, A. I. (2015, abril). Comunicação família-profissionais na transição dos bebés para a creche. Comunicação apresentada no I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Porto, Portugal. I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”
(Porto, Portugal)
2015 Barros, S., Cadima, J., Pessanha, M., Pinto, A. I., Bryant, D., Peixoto, C., & Coelho, V. (2015, abril). O projeto: “Transição dos bebés para a creche: comunicação família-creche, qualidade dos contextos e adaptação do bebé”. Comunicação apresentada no I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Porto, Portugal I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”
(Porto, Portugal)
2015 Pessanha, M., Barros, S., Cadima, J., Pinto, A.I., Peixoto, C., & Coelho, V. (2015, abril). Fatores de risco, ambiente familiar e educação de bebés em creche. Comunicação apresentada no I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Porto, Portugal. I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”
(Porto, Portugal)
2015 Cadima, J., Peixoto, C., Coelho, V., Pinto, A.I., Pessanha, M., & Barros, S. (2015, abril). Qualidade da creche: implicações para a formação de profissionais. Comunicação apresentada no I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Porto, Portugal. I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”
(Porto, Portugal)
2015 Pinto, A.I., Cadima, J., Coelho, V., Barros, S., Pessanha, M., & Peixoto, C. (2015, abril). Envolvimento das crianças e qualidade da creche. Comunicação apresentada no I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Porto, Portugal. I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”
(Porto, Portugal)
2014 Coelho, V., Barros, S. Peixoto, C., Cadima, J., Pinto, A.I. & Pessanha, M. (2014, setembro). Parent-caregiver partnership during the infant transition to child care. Comunicação apresentada na 24th EECERA Conference, 2014, Creta, Grécia. 24th EECERA Conference
(Creta, Grécia)
2014 Cadima, J., Peixoto, C., Coelho, V. & Barros, S. (2014, Agosto). The Classroom Assessment Scoring System for infant classrooms in Portugal. Comunicação apresentada no âmbito do Simpósio Measuring classroom quality with the Classroom Assessment Scoring System (CLASS) in four different European countries. Comunicação apresentada no EARLI SIG 5 Conference 2014, Jyväskylä, Finlândia. EARLI SIG 5 Conference 2014
(Jyväskylä, Finlândia)
2014 Pinto, A. I., Grande, C. & Coelho, V. (2014, Agosto). Participation processes in inclusive pre-school settings – a case study. Comunicação apresentada no âmbito do Simpósio Evidence-based Early Childhood Education – challenges in inclusion. Simpósio apresentado no EARLI SIG 5 Conference 2014, Jyväskylä, Finlândia. EARLI SIG 5 Conference 2014
(Jyväskylä, Finlândia)
2014 Pinto, A. I., Coelho, V., C., Barros, S., Peixoto, C., Cadima, J. & Pessanha, M. (2014, Agosto). Infant engagement in child care: effects of child characteristics. Comunicação apresentada no EARLI SIG 5 Conference 2014, Jyväskylä, Finlândia. EARLI SIG 5 Conference 2014
(Jyväskylä, Finlândia)
2014 Peixoto, C., Barros, S., Pinto, A. I., Bryant, D., Cadima, J., Pessanha, M. & Coelho, V. (julho, 2014). Quality of infant childcare classrooms in Portugal: a multi-measure approach. Comunicação apresentada na 36th Annual Conference of International School Psychology Association (ISPA), Kaunas, Lituânia. 36th Annual Conference of International School Psychology Association
(Lituânia)
2014 Barros, S., Pessanha, M., Cadima, J., Pinto, A. I., Bryant, D., Peixoto, C. & Coelho, V. (2014, Maio). The “Infant Transition to Child Care” research project: studying the quality of early childhood education environments. Comunicação apresentada no LINQ Changing the Trajectory – "Quality for Opening up Education", Creta, Grécia. LINQ Changing the Trajectory – "Quality for Opening up Education
2013 Barros, S., Cadima, J., Pessanha, M., C., Pinto, A. I., Bryant, D., Peixoto, C., & Coelho, V. (2013, Outubro). The ‘Infant Transition to Child Care’ research project: The use of the ITERS-R. Comunicação apresentada no International Early Childhood Environment Rating Scale Annual Meeting – 2013, Porto, Portugal International Early Childhood Environment Rating Scale Annual Meeting – 2013
(Porto, Portugal)
2012 Pinto, A.I., Grande, C., Coelho, V., & Ferreira, T. (2012, Outubro). “Questões de Intervenção Precoce – a importância das rotinas”. Comunicação oral no III Seminário da Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo - “De pequenino se torce o destino”. Auditório Prof. Lima de Carvalho, IPVC Viana do Castelo. III Seminário da Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo - “De pequenino se torce o destino”
(Viana do Castelo, Portugal)
2012 Pinto, A. I., Ferreira, T. Grande, C. & Coelho, V. (setembro 2012). Quality of interactive processes and engagement with peers in preschool inclusive settings. Comunicação apresentada na 1st International Early Childhood Intervention Conference and Eurlyaid Annual Conference 2012. Braga 1st International Early Childhood Intervention Conference and Eurlyaid Annual Conference 2012
2012 Grande, C., Coelho, V., Ferreira, T. & Pinto, A. I. (setembro 2012). Teacher’s interactions with children with disabilities in daily routines. Comunicação apresentada na 1st International Early Chilhood Intervention Conference and Eurlyaid Annual Conference 2012. Braga 1st International Early Chilhood Intervention Conference and Eurlyaid Annual Conference 2012
2012 Pinto, A.I., Grande, C., Coelho, V., Ferreira, T., Castro, S. & Leal, T. (agosto 2012). Social Participation in Portuguese Early Childhood Inclusive Settings. Comunicação apresentada na Early Childhood Intervention Australia 10th Biennial National Conference. Perth, Australia Early Childhood Intervention Australia 10th Biennial National Conference.
(Perth, Austrália)
2012 Coelho, V., Leal, T., Ferreira, T. & Pinto, A. (junho 2012). Contributo da monitorização dos planos de intervenção para a promoção da participação. Comunicação apresentada no 12º Colóquio internacional de Psicologia e Educação, Lisboa. 12º Colóquio internacional de Psicologia e Educação
2012 Grande, C., Ferreira, T., Pinto, A., Cunha, M. & Coelho, V. (junho 2012). Funcionalidade e participação das crianças: Perspetivas de docentes em contextos inclusivos. Comunicação apresentada no 12º Colóquio internacional de Psicologia e Educação, Lisboa. 12º Colóquio internacional de Psicologia e Educação,
2012 Abreu-Lima, I., Coelho, V., Lobo, C. Castro, C., Gomes, V. & Monteiro, A. F. (junho 2012). Promoção da competência matemática pré-escolar – resultados de um programa de intervenção. Comunicação apresentada no 12º Colóquio internacional de Psicologia e Educação, Lisboa. 12º Colóquio internacional de Psicologia e Educação
2012 Pinto, A.I., Grande, C., Ferreira, T., Coelho, V. & Castro, S. (2012, Fevereiro). Early Childhood Intervention Practices based on evidence: the case of participation. Comunicação apresentada no 1st National Interdisciplinary Congress on Early Intervention , Antalya, Turky 1st National Interdisciplinary Congress on Early Intervention ,
(Turquia)
2012 Pinto, A.I., Coelho, V., Ferreira, T. & Castro, S. (2012, Fevereiro). Routine based intervention methodology in inclusive preschool settings. Comunicação apresentada no 1st National Interdisciplinary Congress on Early Intervention , Antalya, Turky 1st National Interdisciplinary Congress on Early Intervention
(Turquia)
2011 Coelho, V., Ferreira, T., Pinto, A.I. & Leal, T. (2011, Dezembro). Processos de avaliação–intervenção consistentes e centrados nas rotinas: o contributo da CIF-CJ. Comunicação apresentada no IX Congresso Nacional de Intervenção Precoce. Madeira IX Congresso Nacional de Intervenção Precoce.
(Madeira)
2011 Abreu-Lima, I., C. Lobo, V. Coelho, & C. Castro (2011, Julho). Avaliação da Competência Matemática em Crianças. Poster apresentado na XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Lisboa XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
2008 Cadima, J., Abreu-Lima, I., Gomes, V., Coelho, V., Lobo, C., & Ramalho, C. (2008, Outubro). Avaliação de competências de matemática dos 4 aos 7 anos de idade. Poster apresentado na XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - Atual Relação entre stress académico e ansiedade em contexto escolar
Coorientador
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2022 - 2023 Aprendizagem socioemocional em contexto escolar: contributos de formação inicial de professores
Orientador
Mestrado em Psicologia Escolar e da Educação (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2022 - 2023 Relação entre Stress Académico e Suporte Social em Adolescentes
Orientador
Mestrado em psicologia escolar e da Educação (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2022 - 2023 Perceção de pais e professores acerca do stress dos adolescentes e a sua relação com os níveis de stress académico dos mesmos
Coorientador
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2021 - 2022 Aprendizagem socioemocional em contexto educativo: práticas de avaliação utilizadas pelos psicólogos portuguese com crianças em idade pré escolar [Socio-emotional learning in an educational context: assessment practices used by Portuguese psychologists with pre-school children]
Orientador
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2021 - 2022 Contributos para o estudo da eficácia do programa de aprendizagem socioemocional "Calmamente: Aprendendo a Aprender-se": perspetivas de professores/as [Contributions to the study of the effectiveness of the socio-emotional learning program "Calmly: Learning to Learn": teachers' perspectives]
Orientador
2021 - 2022 Competências sociais e emocionais de futuros/as docentes: um estudo exploratório [Social and emotional skills of future teachers: an exploratory study]
Coorientador
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2021 - 2022 Burnout na formação inicial de professores/as: o papel da regulação emocional [Burnout in initial teacher training: the role of emotional regulation]
Coorientador
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2020 - 2022 O Papel da Qualidade das Relações Interpessoais em Contexto Escolar na Satisfação Profissional e Autoeficácia Docente [The Role of the Quality of Interpersonal Relationships in the School Context in Professional Satisfaction and Teacher Self-Efficacy]
Coorientador
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2020 - 2021 Efeitos do programa “Calmamente - aprendendo a aprender-se” nas competências socioemocionais de crianças do 1º ciclo do ensino básico: Resultados preliminares [ Effects of the "Calmly - learning to learn" program on the socio-emotional skills of elementary school children: Preliminary results]
Coorientador
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2020 - 2021 Resultados preliminares do impacto do programa Calmamente – Aprendendo a Aprender-se nas relações entre pares e no ambiente de sala de aula no 1º Ciclo do Ensino Básico [Preliminary results of the impact of the Calmamente - Aprendendo a Aprender-se (Calmly - Learning to Learn) program on peer relations and the classroom environment in the 1st Cycle of Basic Education]
Orientador
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2020 - 2021 Relações entre confiança materna, satisfação com o suporte social e experiência de parto, antes e durante a pandemia COVID-19 [Relationships between maternal confidence, satisfaction with social support and childbirth experience, before and during the COVID-19 pandemic]
Orientador
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2020 - 2020 Aprendizagem socioemocional em contexto escolar: formação, crenças e práticas dos/as professores/as do Brasil [Socio-emotional learning in the school context: training, beliefs and practices of teachers in Brazil]
Coorientador
Instituto Universitário da Maia, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2015/09/01 - 2016/07/04 Membro da comissão organizadora da Conferência Internacional do grupo de interesse SIG 5 da European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI), em 2016 (2016/06/29 - 2016/07/01)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015/04 - 2015/04 Membro da organização e responsável pela dinamização do Workshop Bebés, Famílias e Creches: uma conversa animada, destinado a famílias e profissionais a trabalhar em contexto de creche. (2015/04 - 2015/04)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2015 Membro da organização do I Encontro Bebés, Famílias e Creches: desafios atuais e perspetivas para o futuro. Encontro organizado pela equipa do projeto ¿Transição dos bebés para a creche: comunicação família-creche, qualidade dos contextos e adaptação do bebé¿ [FCOMP-01-0124-FEDER-029509; FCT PTDC/MHC-CED/4007/2012) e pela Unidade Técnico Cientifica de Psicologia da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. (2015/04 - 2015/04)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023 Proximidade, Conflito e Dependência durante a Primeira Infância [Closeness, Conflict and Dependence during Early Childhood]
Arguente
MARIA FERNANDA SIQUEIRA (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2023 Sentir Com Sophia": Estudo sobre a Eficácia de um Programa de Educação Emocional e Mindfulness em alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico [Feeling With Sophia": A Study on the Effectiveness of an Emotional Education and Mindfulness Program in 3rd Cycle Primary School Students]
Arguente principal
DIOGO FILIPE OLIVEIRA PINTO (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2021 A perceção de aceitação-rejeição pelo par íntimo associada à satisfação no relacionamento amoroso e às crenças sobre a sexualidade nos/as adolescentes e jovens adultos [The perception of acceptance-rejection by the intimate partner associated with satisfaction in the love relationship and beliefs about sexuality in adolescents and young adults]
Arguente principal
INÊS TEIXEIRA (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2021 Relação entre a perceção de Aceitação-Rejeição e motivação, ajustamento psicológico e rendimento desportivo dos/as atleta [Relationship between the perception of Acceptance-Rejection and athletes' motivation, psychological adjustment and sporting performance]
Arguente principal
FRANCISCO MAPRIL CERIZ AUGUSTO (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2021 Aprendizagem socioemocional em idade pré-escolar: crenças, formação e práticas de educadores-as de infância [Socio-emotional learning at preschool age: beliefs, training and practices of kindergarten teachers]
Arguente principal
INÊS CAMPEÃO MIRANDA ALVES (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2021 Aprendizagem socioemocional em contexto escolar: crenças, formação e práticas de professores-as do 1º ciclo do ensino básico [Socio-emotional learning in the school context: beliefs, training and practices of elementary school teachers]
Arguente principal
TÂNIA FERNANDA MOREIRA DOS SANTOS (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2020 Mathematics and Literacy in pre-school age: Contributions to an integrated program for the promotion of skills with emphasis on Mathematics
Arguente principal
CAROLINA MATOS LEITE REIS DIAS (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020/05/03 - Atual International Journal of Early Years Education (1469-8463) Informa UK (Taylor & Francis)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/02 - Atual Intervention in School and Educational Psychology Psicologia Escolar e da Educação (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2020/02 - Atual Epistemology Psicologia (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2019/09 - Atual History of Psychology Psicologia (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2018/10 - Atual Assessment methods in school and educational psychology Psicologia Escolar e da Educação (Mestrado integrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2020/12/16 - 2021/03/05 Developmental psychopathology throughout the life cycle Doutoramento em Psicologia Clínica e da Saúde (Doutoramento) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2020/09 - 2021/02 Psychological Assessment Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2019/05 - 2019/06 May 2019 July 2019: Trainer under the Authentic Assessment action: training workshop for IPI professionals. (20h) (Grande, C. & Coelho, V. (2019). Authentic Assessment / Training Workshop for Early Childhood Intervention professionals, for professionals of the Local Intervention Teams of the Northern Region of SNIPI (Outros) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017/03 - 2018/09 September 2018: Trainer in the module: Special Educational Needs and International Classification of Functionality in the postgraduate course Psychopedagogical Intervention in a School Context (Lisbon, 12 hours) Institution CRIAP Intervenção Psicopedagógica em Contexto Escolar; Neuropsicologia Educacional (Pós-Graduação) Instituto CRIAP, Portugal
2012/10/29 - 2012/11/29 29-10-2012 29-11-2012: Trainer in the field of action: International classification of functioning, disability and health for children and young people (ICF - CJ): application in educational contexts. Institution: Service for Continuing Education of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto (scientific responsible for training: Professor Ana Isabel Pinto). [Credited Training; 27 hours] (Outros) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2012 - Atual Ordem dos Psicólogos Portugueses Membro efectivo
2015/01/01 - 2019/12/31 JURE (Junior Researcher) from the group SIG 5 of European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI) Member; JURE Coordinator between 2015 and 2017
Distinções

Prémio

2019 EARLI & Jacobs Foundation Travel Award
Jacobs Foundation, Suiça

European Association for Research on Learning and Instruction, Bélgica

Outra distinção

2018 ITC COST actions grant
European Cooperation in Science and Technology (COST), Bélgica