???global.info.a_carregar???
Vera Lúcia Marques Coelho. Completed the Doutoramento in Doutoramento em Psicologia in 2019/12/11 by Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação and Mestrado in Mestrado em Psicologia in 2008 by Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Is Invited Assistant Professor in Instituto Universitário da Maia. Published 13 articles in journals. Has 1 section(s) of books. Has received 2 awards and/or honors. Participates and/or participated as PhD Student Fellow in 1 project(s) and Research Fellow in 2 project(s). In their professional activities interacted with 30 collaborator(s) co-authorship of scientific papers.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Vera Lúcia Marques Coelho

Nomes de citação

  • Coelho, Vera

Identificadores de autor

Ciência ID
E41A-C319-7C80
ORCID iD
0000-0002-3741-0885

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2020 - 2020
Concluído
Special Education Needs (Título de especialista)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
Certificada
2015/09/20 - 2019/12/11
Concluído
PhD in Psychology (Doutoramento)
Especialização em Psicologia da Educação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Child engagement and participation in inclusive preschools: contributions of the quality of interactive processes" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
2016 - 2016
Concluído
Educational Psychologist (Título de especialista)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
Certificada
2016
Concluído
Early Childhood Intervention (Título de especialista)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
Certificada
2008
Concluído
Master in Psychology (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS:CONTRIBUTO PARA A VALIDAÇÃO DO TEST OF EARLY MATHEMATICS ABILITY – 3" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/08/01 - 2015/09/30 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/05/02 - 2015/06/30 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2010/09/12 - 2012 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/04/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
2020/09 - 2021/03/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2019/09 - 2020/07 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2018/10/08 - 2019/02 Assistente Convidado (Docente Universitário) Instituto Universitário da Maia, Portugal
Instituto Universitário da Maia, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/09 - Atual Representante do CASP (Centro de Apoio e Serviço Psicológico) no Gabinete de Apoio e Acompanhamento ao Estudante com Necessidades Educativas Especiais (GAAENEE) Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
2021/09 - Atual Coordinator of the Master in School and Educational Psychology Universidade da Maia - ISMAI, Portugal
Universidade da Maia - ISMAI, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/12 - Atual Integrated Reseracher Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
2020/08/07 - Atual Contrato de Prestação de Serviços: Research Assistant Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2020/12/19 - 2021/01/16 Formadora ( módulo Pós Graduação) Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências, Portugal
2019/12 - 2020/05 Prestação de Serviços: Reserach Assistant Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2015/10/01 - 2019/09/30 PhD fellow [SFRH/BD/111211/2015] Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2022 - Atual POSITIVE: Prevention Of Stress by exploITing an Innovative Virtual Environment
Erasmus + KA2 - Agreement Number: 2021-1-PT01-KA220-SCH-000032534
Investigador responsável
Instituto Universitário da Maia, Portugal
Em curso
2022 - Atual GameWork: A gamified environment for organising and doing homework
ERASMUS + REF
Investigador
Instituto Universitário da Maia, Portugal
Em curso
2015 - 2019/09/30 Child engagement and participation in inclusive preschools: contributions of the interactive processes quality
SFRH/BD/111211/2015
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2015 - 2015/09/30 Grupos Aprender, Brincar, Crescer (Playgroups for Inclusion), financiado pela Comissão Europeia Programme for Employment and Social Solidarity - PROGRESS (2007-2013) (Grant agreement VS/2014/0418
VS/2014/04
Bolseiro de Investigação
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Concluído
2013 - 2015/06/30 INFANT TRANSITION TO CHILD CARE: PARENT-CAREGIVER COMMUNICATION, EARLY EDUCATION QUALITY AND INFANT ADJUSTMENT[FCOMP-01-0124-FEDER-029509; FCT PTDC/MHC-CED/4007/2012]
FCOMP-01-0124-FEDER-029509; FCT PTDC/MHC
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010 - 2012/09/11 Contribution of the ICF-CY to the study of Participation in children with disabilities at early ages. [FCT- RIPD/CIF/109664/2009
FCT- RIPD/CIF/109664/2009
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2020 - Atual EU-SELF - Social and Emotional Skills Development in Early Childhood Education and Care in Europe; 2019-1-BG01-KA201-062593, KA2 - Cooperation for innovation and the exchange of good practices, KA201 - Strategic Partnerships for school education
2019-1-BG01-KA201-062593,
Investigador
Instituto Universitário da Maia, Portugal
Erasmus Plus
Em curso
2019 - Atual PARTICIPA: Professional development tools supporting participation rights in early childhood education
2019-1-PT01-KA202-60950
Assistente de investigação
Instituto Politécnico do Porto, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Erasmus Plus
Em curso
2020 - 2023/08/31 Aprendizagem socioemocional em contexto escolar: Contributos da formação inicial de professores [ Socio-emotional learning in school contexts: Contributions from initial teacher training]
na
Investigador
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
Em curso
2019 - 2020/03 Playing-2-gether: Teacher sensitivity as a basis for inclusion in preschool”, financiado por Erasmus+ Program (2017-1-SK01-KA201-035321)
2017-1-SK01-KA201-035321
Assistente de investigação
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
Erasmus Plus
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Joana Cadima; Sílvia Barros; Ana Isabel Pinto; Coelho, Vera; Teresa Leal. "Observation of student engagement in Portuguese elementary schools.". Trabalho apresentado em 16th European Conference on Developmental Psychology., 2013.
  2. Professora Doutora Isabel Macedo Pinto Abreu Lima; Coelho, Vera; Catarina Lobo; Cátia Castro; Vanda Gomes; Ana Monteiro. "Promoção da competência matemática pré-escolar – resultados de um programa de intervenção". Trabalho apresentado em 12º Colóquio internacional de Psicologia, Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares Contemporâneos através da investigação e da prática, 2012.
  3. Tiago Ferreira; Coelho, Vera; Ana Isabel Pinto. "Early Childhood Intervention Practices Based on Evidence: The Case of Participation.". Trabalho apresentado em European Conference on Developmental Psychology ECDP, 2012.
  4. Joana Cadima; Professora Doutora Isabel Macedo Pinto Abreu Lima; Vanda Gomes; Coelho, Vera; Catarina Lobo; Catarina Ramalho. "Avaliação de competências de matemática dos 4 aos 7 anos de idade.". Trabalho apresentado em da XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 2008.
Artigo em revista
  1. Coelho, Vera; Joana Cadima; Catarina Grande. "Contextos pré-escolares inclusivos: Organização do grupo, interações e envolvimento". Revista Brasileira de Educação Especial (2022):
    Aceite para publicação
  2. Peixoto, Carla; Coelho, Vera Lúcia Marques; Francisco Machado; Susana Fonseca. "Associations between perceived maternal acceptance-rejection and social and emotional functioning of preschool children". Early Child Development and Care (2022): https://doi.org/10.1080/03004430.2022.2066091.
    Publicado
  3. Sofia Guichard; Coelho, Vera; Catarina Grande. "Environmental barriers mediate the relationship between preschool children´s functioning and their involvement at home and in the community". Occupation, Participation and Health (2022): https://doi.org/10.1177/15394492221083943.
    Publicado
  4. Coelho, Vera; Araújo, Sara Barros; Sanches-Ferreira, Manuela; Vancraeyveldt, Caroline. "PLAYING-2-GETHER: can brief in-service training influence preschool teachers´ awareness of play-based strategies for improving relationships?". International Journal of Early Years Education (2022): 1-16. http://dx.doi.org/10.1080/09669760.2022.2037078.
    10.1080/09669760.2022.2037078
  5. Cadima, Joana; Barros, Sílvia; Bryant, Donna M.; Peixoto, Carla; Coelho, Vera; Pessanha, Manuela. "Variations of Quality of Teacher–infant Interactions Across Play and Care Routine Activities". Early Education and Development (2022): 1-16. http://dx.doi.org/10.1080/10409289.2021.2023791.
    10.1080/10409289.2021.2023791
  6. Coelho, Vera; Joana Cadima; Ana Isabel Pinto. "Child Functioning in Inclusive Preschools: Relationships with Self-regulation, Engagement, Prosocial and Hyperactivity". (2022):
    Em revisão
  7. Djamnezhad, Dariush; Koltcheva, Nadia; Dizdarevic, Alma; Mujezinovic, Amila; Peixoto, Carla; Coelho, Vera; Achten, Mart; et al. "Social and Emotional Learning in Preschool Settings: A Systematic Map of Systematic Reviews". Frontiers in Education 6 (2021): http://dx.doi.org/10.3389/feduc.2021.691670.
    10.3389/feduc.2021.691670
  8. Coelho, Vera; Åström, Frida; Nesbitt, Kimberly; Sjöman, Madelene; Farran, Dale; Björck-Åkesson, Eva; Christopher, Caroline; et al. "Preschool practices in Sweden, Portugal, and the United States". Early Childhood Research Quarterly 55 (2021): 79-96. http://dx.doi.org/10.1016/j.ecresq.2020.11.004.
    Publicado
  9. Pinto, Ana I.; Grande, Catarina; Coelho, Vera; Castro, Susana; Granlund, Mats; Björck-Åkesson, Eva. "Beyond diagnosis: the relevance of social interactions for participation in inclusive preschool settings". Developmental Neurorehabilitation 22 6 (2019): 390-399. http://dx.doi.org/10.1080/17518423.2018.1526225.
  10. Coelho, Vera; Cadima, Joana; Pinto, Ana Isabel; Guimarães, Cristiana. "Self-Regulation, Engagement, and Developmental Functioning in Preschool-Aged Children". Journal of Early Intervention 41 2 (2019): 105-124. http://dx.doi.org/10.1177/1053815118810238.
    Publicado • 10.1177/1053815118810238
  11. Coelho, Vera; Cadima, Joana; Pinto, Ana Isabel. "Child Engagement in Inclusive Preschools: Contributions of Classroom Quality and Activity Setting". Early Education and Development 30 6 (2019): 800-816. http://dx.doi.org/10.1080/10409289.2019.1591046.
    10.1080/10409289.2019.1591046
  12. Coelho, Vera; Barros, Sílvia; Burchinal, Margaret R.; Cadima, Joana; Pessanha, Manuela; Pinto, Ana Isabel; Peixoto, Carla; Bryant, Donna M.. "Predictors of parent-teacher communication during infant transition to childcare in Portugal". Early Child Development and Care 189 13 (2019): 2126-2140. http://dx.doi.org/10.1080/03004430.2018.1439940.
    10.1080/03004430.2018.1439940
  13. Pinto, Ana Isabel; Cadima, Joana; Coelho, Vera; Bryant, Donna M.; Peixoto, Carla; Pessanha, Manuela; Burchinal, Margaret R.; Barros, Sílvia. "Quality of infant child care and early infant development in Portuguese childcare centers". Early Childhood Research Quarterly 48 (2019): 246-255. http://dx.doi.org/10.1016/j.ecresq.2019.04.003.
    10.1016/j.ecresq.2019.04.003
  14. Barros, Sílvia; Cadima, Joana; Pinto, Ana Isabel; Bryant, Donna M.; Pessanha, Manuela; Peixoto, Carla; Coelho, Vera. "The quality of caregiver-child interactions in infant classrooms in Portugal: the role of caregiver education". Research Papers in Education 33 4 (2018): 427-451. http://dx.doi.org/10.1080/02671522.2017.1353676.
    10.1080/02671522.2017.1353676
  15. Coelho, Vera; Pinto, Ana Isabel. "The Relationship between Children’s Developmental Functioning and Participation in Social Activities in Portuguese Inclusive Preschool Settings". Frontiers in Education 3 (2018): http://dx.doi.org/10.3389/feduc.2018.00016.
  16. Peixoto, Carla; Barros, Sílvia; Coelho, Vera; Cadima, Joana; Pinto, Ana Isabel; Pessanha, Manuela. "Transição para a creche e bem-estar emocional dos bebês em Portugal". Psicologia Escolar e Educacional 21 3 (2017): 427-436. http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392017021311168.
    10.1590/2175-35392017021311168
  17. Grande, Catarina Rodrigues; Nunes, Inês Brandão; Coelho, Vera; Cadima, Joana; Barros, Sílvia. "A experiência do bebé na creche: Perceções de mães e de educadoras no período de transição do contexto familiar para a creche". Análise Psicológica 35 3 (2017): 247-262. http://dx.doi.org/10.14417/ap.1174.
    10.14417/ap.1174
  18. Pessanha, Manuela; Peixoto, Carla; Barros, Sílvia; Cadima, Joana; Pinto, Ana Isabel; Coelho, Vera; Bryant, Donna M.. "Stability and change in teacher-infant interaction quality over time". Early Childhood Research Quarterly 40 (2017): 87-97. http://dx.doi.org/10.1016/j.ecresq.2016.10.003.
    10.1016/j.ecresq.2016.10.003
  19. Barros, Sílvia; Cadima, Joana; Bryant, Donna M.; Coelho, Vera; Pinto, Ana Isabel; Pessanha, Manuela; Peixoto, Carla. "Infant child care quality in Portugal: Associations with structural characteristics". Early Childhood Research Quarterly 37 (2016): 118-130. http://dx.doi.org/10.1016/j.ecresq.2016.05.003.
  20. Coelho, Vera Lúcia Marques; Barros, Sílvia; Pessanha, Manuela; Peixoto, Carla; Cadima, Joana; Pinto, Ana Isabel. "Parceria família-creche na transição do bebé para a creche". Análise Psicológica 33 4 (2015): 373-389. http://dx.doi.org/10.14417/ap.1002.
    10.14417/ap.1002
  21. Castro, Susana; Coelho, Vera; Pinto, Ana. "Identification of functional domains in developmental measures: An ICF-CY analysis of Griffiths developmental scales and Schedule of Growing Skills II". Developmental Neurorehabilitation (2014): 1-7. http://dx.doi.org/10.3109/17518423.2014.948638.
    10.3109/17518423.2014.948638
Artigo em revista (magazine)
  1. Coelho, Vera. "Correia, N., Aguiar, C. & Consórcio PARTICIPA1 (2020). PARTICIPA - Ferramentas de desenvolvimento profissional para a promoção do direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância. Cadernos de Educação de Infância (CEI), 120. Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI). 1Consórcio PARTICIPA: ISCTE-IUL: Cecília Aguiar, Nadine Correia, Isabel Correia, Eunice Magal", . Cadernos de Educação de Infância (CEI), 2021
  2. Coelho, Vera. "Barros, S., Cadima, J., Pessanha, M., Peixoto, C., Coelho, V., & Pinto, A. (2019) Transição dos bebés para a creche: contributos da investigação para a prática. Cadernos de Educação de Infância (CEI), 116. Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI).", Cadernos de Educação de Infância (CEI), 2019
  3. Coelho, Vera. "Coelho, V., Cadima, J., & Pinto, A. I (set/dez 2018). O tempo passado em diferentes formatos de atividade em contextos pré-escolares inclusivos: relações com a qualidade das interações e com o envolvimento das crianças. Cadernos de Educação de Infância (CEI). Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI).", Cadernos de Educação de Infância (CEI), 2018
Capítulo de livro
  1. Joana Cadima; Gil Nata; Coelho, Vera; Carolina Guedes. "Workforce and process quality in early childhood education and care". In Starting Strong VI: Supporting Meaningful Interactions in Early Childhood Education and Care, editado por Stéphanie Jamet; Andreas Schleicher; Yuri Belfali. Paris, França: OCDE, 2021.
    Publicado
  2. Coelho, Vera; Susana Castro; Ana Isabel Pinto; Catarina Grande. "ICF-CY in Early Childhood Intervention (ECI): A step-by-step model for assessment-intervention processes.". In ICF-CY in early childhood intervention. An Emerging Approach for Education and Care: Implementing a Worldwide Classification of Functioning and Disability. Routledge: New York., 2018.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Joana Cadima; Gil Nata; Sílvia Barros; Coelho, Vera; Clara Barata. 2020. "Literature review on early childhood education and care for children under the age of 3". Documento de trabalho.
    https://doi.org/10.1787/19939019
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022 Peixoto, C., Coelho, V., Machado, F., Duarte, P., Dias, M., & Espain, A. (January, 2022). Preliminary efficacy of a Portuguese social-emotional learning program on elementary school children: a quasi-experimental study. 6th International Conference on Childhood and Adolescence (ICCA). Porto, Portugal 6th International Conference on Childhood and Adolescence (ICCA)
2022 Coelho, V., Cadima, J., & Grande, C. (january, 2022). Self-regulation growth by child functioning: Relationships with child engagement, prosocial and hyperactivity behaviors. 6th International Conference on Childhood and Adolescence (ICCA). Porto, Portugal 6th International Conference on Childhood and Adolescence (ICCA)
2021/09/03 Is social and emotional learning included in Portuguese initial teacher training? XVI Congreso Internacional Galego-Portugues de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2020/09/11 Araújo, S., Sanches-Ferreira, M., & Coelho, V. (September, 2020). PLAYING-2-GETHER: Can brief in-service training influence preschool teachers´ awareness of play-based strategies for improving teacher-child relationships?. Comunicação oral apresentada no XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Porto, Portugal. XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
FPCEUP (Porto, Portugal)
2019/08 Coelho, V., Barros, S., Cadima, J., Pessanha, M., Peixoto, C., & Pinto, A. (August, 2019). Real and ideal teacher-family partnership practices in childcare. Oral Communication presented at EARLI 2019 conference. Aachen, Germany. EARLI 2019 conference
EARLI (Aachen, Alemanha)
2019/08 Coelho, V. Cadima, J., Grande, C. & Pinto, A.I. (August, 2019). Predictors of children with disabilities prosocial behaviors in inclusive preschools. Oral Communication presented at EARLI 2019 conference. Aachen, Germany. EARLI 2019 conference
EARLI (Aachen, Alemanha)
2019/07 Coelho, V., Cadima, J., Grande, C., & Pinto, A. I. (July, 2019). Organização do grupo em contextos pré-escolares inclusivos: relações com a qualidade das interações e o envolvimento das crianças. Comunicação apresentada na 2nd Porto International Conference on Research in Education. Porto, Portugal. 2nd Porto International Conference on Research in Education.
ESE, IPP (Porto , Portugal)
2018/10 Pinto, A. I., Grande, C., & Coelho, V. (a convite, October 2018). Research on Participation in Inclusive preschool in Portugal. Oral Communication. II Encuentro Internacional de actualización e investigación en atención temprana y desarrollo infantil. Prácticas recomendadas. Merida, Spain. II Encuentro Internacional de actualización e investigación en atención temprana y desarrollo infantil
(Merida, Espanha)
2018/10 Coelho, V., Pinto, A. I. & Grande, C. (october,2018). Activity-setting in inclusive preschools: relations with children´s engagement. Oral Communication. Eurlyaid Conference 2018: Early Childhood Intervention: changing paradigms through participatory practices with families, professionals and society. Ukraine. Eurlyaid Conference 2018: Early Childhood Intervention: changing paradigms through participatory practices with families, professionals and society.
EURLYAID (Ucrânia)
2018/08 Coelho, V., Cadima, J., & Pinto, A. I. (August, 2018). Classroom quality, activity setting and children´s engagement in inclusive preschools". Oral Communication. EARLI SIG 5 Conference 2018. Berlin, Germany EARLI SIG 5 Conference 2018
EARLI SIG 5 (Berlin , Alemanha)
2018/07 Barros, S., Cadima, J., Pessanha, M., Peixoto, C., Pinto, A. I., Coelho, V., & Bryant, D. (julho, 2018). Qualidade das interações adulto-criança em berçário e a formação dos/as profissionais. Comunicação apresentada no XIV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO. Lisboa, Portugal XIV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
XIV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO (Lisbon)
2018/06 Coelho, V., & Pinto, A.I. (june, 2018). Participation and engagement in preschool inclusive settings: contributions of the quality of the interactive processes | USING COP and TOP in Portugal. Apresentação no âmbito da reunião de trabalho: COP/TOP analyses of child engagement: an international convening. Vanderbilt University, Nashville, EUA.
Vanderbilt University (Vanderbilt, Estados Unidos)
2018/01 Peixoto, C., Pessanha, M., Barros, S., Cadima, J., Pinto, A. I., & Coelho, V. (2018, janeiro). Qualidade das interações adulto-criança em salas de berçário: resultados do projeto de investigação “Transição dos bebés para a creche”. Comunicação apresentada no 1º Congresso Transdisciplinar Portugal|Brasil sobre o bebé. Évora, Portugal. 1º Congresso Transdisciplinar Portugal|Brasil sobre o bebé
(Évora , Portugal)
2017/11 Pinto, A. I., Grande, C., & Coelho, V. (november, 2017). Research on engagement and preschool environment: 17 years of research on engagement in Portugal. Apresentação no âmbito da Working Conference on Child Engagement. Jonkoping University. Jonkoping, Sweden. Working Conference on Child Engagement
Jonkoping University (Jonkoping, Suécia)
2017/10 Coelho, V., Pinto, A. I., Grande, C., & Guimarães, C. (2017, October). Children´s engagement and complexity of activities in inclusive preschool settings. Eurlyaid Conference 2017.Belgrad, Servia. Eurlyaid Conference 2017
Eurlyaid (Belgrad, Sérvia)
2017/10 Guimarães, C., Coelho, V., Pinto, A. I., & Grande, C. (2017, October). Adults’ interactive behaviors and engagement of children with disabilities in inclusive preschool settings. Eurlyaid Conference 2017, Belgrad, Servia. Eurlyaid Conference 2017
Eurlyaid (belgrad, Sérvia)
2017/06 Barros, S., Peixoto, C., Pessanha, M., Cadima, J., Pinto, A.I., Coelho, V., & Bryant, D. (junho, 2017) Comunicação família-creche, qualidade dos contextos e adaptação do bebé: principais resultados do projeto “Transição dos bebés para a creche”. Comunicação apresentada na 1ª CONFERÊNCIA MAIS E MELHOR EDUCAÇÃO: BOAS PRÁTICAS, BOAS IDEIAS, BOA EDUCAÇÃO. ISMAI, Maia, Portugal. 1ª CONFERÊNCIA MAIS E MELHOR EDUCAÇÃO: BOAS PRÁTICAS, BOAS IDEIAS, BOA EDUCAÇÃO.
ISMAI (Maia, Portugal)
2017/04 Coelho, V., Cadima, J., Pinto, A. I., & Guimarães, C. (2017, abril). Self-regulation and engagement in Portuguese preschool children with different levels of developmental functioning. Comunicação apresentada no Society Research for Child Development 2017 Congress. Texas, USA. Society Research for Child Development 2017 Congress
Society Research for Child Development (Austin, Texas, Estados Unidos)
2017/04 Coelho, V., Pinto, A. I., Cadima, J., & Guimarães, C. (2017, abril). Quality of Teacher-Child Interactions, Child Engagement and Peer Interactions in Inclusive Preschool. Oral communication in the scope of the symposium Classroom Interactions with Teachers and Peers: Interrelations and Contributions to Student Social and Academic Adjustment. Comunicação apresentada no Society Research for Child Development 2017 Congress. Texas, USA. Society Research for Child Development 2017 Congress
Society Research for Child Development (Austin, Texas, Estados Unidos)
2016 Peixoto, C., Barros, S., Coelho, V., Cadima, J., Pinto, A. I, & Pessanha, M. (setembro, 2016). Práticas de transição do contexto familiar para a creche e bem-estar emocional dos bebés. Comunicação apresentada no 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Porto, Portugal. 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses. (Porto, Portugal)
2016 Cadima, J., Barros, S., Ferreira, T., Coelho, V., Peixoto, C., Pinto, A. & Pessanha, M. (2016, junho). EARLI SIG 5: Variations of classroom quality in infant classrooms in Portugal. Comunicação apresentada na conferência EARLI SIG 5: Bridging Multiple Perspectives in Early Childhood Education, Porto, Portugal EARLI SIG 5: Bridging Multiple Perspectives in Early Childhood Education
(Porto, Portugal)
2016 Pinto, A.I., Karin. A., Samuels, A., Astrom, F., Coelho, V., Cunha, J. & Grande, J. (2016, July). Participation and engagement measures in preschool aged children: Cross-cultural adaptation and validation issues. Invited workshop at the EARLI SIG 5 2016 Conference. Porto, Portugal. EARLI SIG 5 2016 Conference
(Porto, Portugal)
2016 Coelho, V., Pinto, A. I. (2016, June). Child Engagement and Interactive Processes in Inclusive Preschool Settings. Oral communication presented at the International Society on Early Intervention 2016 Conference. Stockholm, Sweden. International Society on Early Intervention 2016 Conference
(estocolmo, Suécia)
2016 Grande, C., Pinto, A.I., & Coelho, V. (2016,June). Participation in Inclusive Preschool Settings: The Relevance of Peer Interactions. Oral communication presented at the International Society on Early Intervention 2016 Conference. Stockholm, Sweden. International Society on Early Intervention 2016 Conference
(Estocolmo)
2016 Pinto, A. I., Grande, C., & Coelho, V. (2016, April). Planeamento de intervenções: Oportunidades de Aprendizagem Inseridas nas Rotinas. Poster apresentado no XII Congresso Nacional de intervenção Precoce. Lisboa. Portugal. XII Congresso Nacional de intervenção Precoce.
(Lisboa)
2015 Coelho, V., Barros, S., Pessanha, M., Cadima, J., Peixoto, C., & Pinto, A. I. (2015, September). Predictors of parent-caregiver communication during infant transition to childcare. Paper presented in the scope of the thematic session “Infant transition to childcare: early education quality, parent-caregiver communication, and infant behavior” at the 17th European Conference on Developmental Psychology. Braga, Portugal. Available at www.familiacreche.ese.ipp.pt 17th European Conference on Developmental Psychology.
(Braga)
2015 Peixoto, C., Barros, S., Coelho, V., Pinto, A. I., Cadima, J., & Pessanha, M. (2015, September). From home to child care: transition practices and infants’ well-being. Paper presented in the scope of the thematic session “Infant transition to childcare: early education quality, parent-caregiver communication, and infant behavior” at the 17th European Conference on Developmental Psychology. Braga, Portugal. Available at www.familiacreche.ese.ipp.pt 17th European Conference on Developmental Psychology.
(Braga)
2015 Pessanha, M., Peixoto, C., Barros, S., Cadima, J., Pinto, A. I., & Coelho, V. (2015, September). Infant childcare classrooms quality in Portugal: understanding stability and change over time. Paper presented in the scope of the thematic session “Infant transition to childcare: early education quality, parent-caregiver communication, and infant behavior” at the 17th European Conference on Developmental Psychology. Braga, Portugal. Available at www.familiacreche.ese.ipp.pt 17th European Conference on Developmental Psychology.
(Braga, Portugal)
2015 Cadima., J., Pinto, A. I., Barros, S., Pessanha, M., Bryant, D., Peixoto, C. & Coelho, V. (2015, September). Caregiver training and process quality in infant classrooms in Portugal. Paper presented in the scope of the thematic session “Infant transition to childcare: early education quality, parent-caregiver communication, and infant behavior” at the 17th European Conference on Developmental Psychology. Braga, Portugal. Available at www.familiacreche.ese.ipp.pt 17th European Conference on Developmental Psychology.
(Braga, Portugal)
2015 Pinto, A. I., Cadima, J., Barros, S., Pessanha, M., Coelho, V, & Peixoto, C. (2015, September). Infant behavior during the first year and infant childcare quality. Paper presented in the scope of the thematic session “Infant transition to childcare: early education quality, parent-caregiver communication, and infant behavior” at the 17th European Conference on Developmental Psychology. Braga, Portugal. Available at www.familiacreche.ese.ipp.pt 17th European Conference on Developmental Psychology.
(Braga, Portugal)
2015 Abreu-Lima, I., Coelho, V., Cadima, J. & Jesus, L. (2015, September). Home numeracy experiences, children's interest and math skills in early childhood. Paper presented at the 17th European Conference on Developmental Psychology. Braga, Portugal. 17th European Conference on Developmental Psychology.
(Braga, Portugal)
2015 Coelho, V., Barros, S., Cadima, J., Pessanha, M., Peixoto, C., & Pinto, A. I. (2015, abril). Comunicação família-profissionais na transição dos bebés para a creche. Comunicação apresentada no I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Porto, Portugal. I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”
(Porto, Portugal)
2015 Barros, S., Cadima, J., Pessanha, M., Pinto, A. I., Bryant, D., Peixoto, C., & Coelho, V. (2015, abril). O projeto: “Transição dos bebés para a creche: comunicação família-creche, qualidade dos contextos e adaptação do bebé”. Comunicação apresentada no I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Porto, Portugal I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”
(Porto, Portugal)
2015 Pessanha, M., Barros, S., Cadima, J., Pinto, A.I., Peixoto, C., & Coelho, V. (2015, abril). Fatores de risco, ambiente familiar e educação de bebés em creche. Comunicação apresentada no I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Porto, Portugal. I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”
(Porto, Portugal)
2015 Cadima, J., Peixoto, C., Coelho, V., Pinto, A.I., Pessanha, M., & Barros, S. (2015, abril). Qualidade da creche: implicações para a formação de profissionais. Comunicação apresentada no I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Porto, Portugal. I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”
(Porto, Portugal)
2015 Pinto, A.I., Cadima, J., Coelho, V., Barros, S., Pessanha, M., & Peixoto, C. (2015, abril). Envolvimento das crianças e qualidade da creche. Comunicação apresentada no I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Porto, Portugal. I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”
(Porto, Portugal)
2014 Coelho, V., Barros, S. Peixoto, C., Cadima, J., Pinto, A.I. & Pessanha, M. (2014, setembro). Parent-caregiver partnership during the infant transition to child care. Comunicação apresentada na 24th EECERA Conference, 2014, Creta, Grécia. 24th EECERA Conference
(Creta, Grécia)
2014 Cadima, J., Peixoto, C., Coelho, V. & Barros, S. (2014, Agosto). The Classroom Assessment Scoring System for infant classrooms in Portugal. Comunicação apresentada no âmbito do Simpósio Measuring classroom quality with the Classroom Assessment Scoring System (CLASS) in four different European countries. Comunicação apresentada no EARLI SIG 5 Conference 2014, Jyväskylä, Finlândia. EARLI SIG 5 Conference 2014
(Jyväskylä, Finlândia)
2014 Pinto, A. I., Grande, C. & Coelho, V. (2014, Agosto). Participation processes in inclusive pre-school settings – a case study. Comunicação apresentada no âmbito do Simpósio Evidence-based Early Childhood Education – challenges in inclusion. Simpósio apresentado no EARLI SIG 5 Conference 2014, Jyväskylä, Finlândia. EARLI SIG 5 Conference 2014
(Jyväskylä, Finlândia)
2014 Pinto, A. I., Coelho, V., C., Barros, S., Peixoto, C., Cadima, J. & Pessanha, M. (2014, Agosto). Infant engagement in child care: effects of child characteristics. Comunicação apresentada no EARLI SIG 5 Conference 2014, Jyväskylä, Finlândia. EARLI SIG 5 Conference 2014
(Jyväskylä, Finlândia)
2014 Peixoto, C., Barros, S., Pinto, A. I., Bryant, D., Cadima, J., Pessanha, M. & Coelho, V. (julho, 2014). Quality of infant childcare classrooms in Portugal: a multi-measure approach. Comunicação apresentada na 36th Annual Conference of International School Psychology Association (ISPA), Kaunas, Lituânia. 36th Annual Conference of International School Psychology Association
(Lituânia)
2014 Barros, S., Pessanha, M., Cadima, J., Pinto, A. I., Bryant, D., Peixoto, C. & Coelho, V. (2014, Maio). The “Infant Transition to Child Care” research project: studying the quality of early childhood education environments. Comunicação apresentada no LINQ Changing the Trajectory – "Quality for Opening up Education", Creta, Grécia. LINQ Changing the Trajectory – "Quality for Opening up Education
2013 Barros, S., Cadima, J., Pessanha, M., C., Pinto, A. I., Bryant, D., Peixoto, C., & Coelho, V. (2013, Outubro). The ‘Infant Transition to Child Care’ research project: The use of the ITERS-R. Comunicação apresentada no International Early Childhood Environment Rating Scale Annual Meeting – 2013, Porto, Portugal International Early Childhood Environment Rating Scale Annual Meeting – 2013
(Porto, Portugal)
2012 Pinto, A.I., Grande, C., Coelho, V., & Ferreira, T. (2012, Outubro). “Questões de Intervenção Precoce – a importância das rotinas”. Comunicação oral no III Seminário da Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo - “De pequenino se torce o destino”. Auditório Prof. Lima de Carvalho, IPVC Viana do Castelo. III Seminário da Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo - “De pequenino se torce o destino”
(Viana do Castelo, Portugal)
2012 Pinto, A. I., Ferreira, T. Grande, C. & Coelho, V. (setembro 2012). Quality of interactive processes and engagement with peers in preschool inclusive settings. Comunicação apresentada na 1st International Early Childhood Intervention Conference and Eurlyaid Annual Conference 2012. Braga 1st International Early Childhood Intervention Conference and Eurlyaid Annual Conference 2012
2012 Grande, C., Coelho, V., Ferreira, T. & Pinto, A. I. (setembro 2012). Teacher’s interactions with children with disabilities in daily routines. Comunicação apresentada na 1st International Early Chilhood Intervention Conference and Eurlyaid Annual Conference 2012. Braga 1st International Early Chilhood Intervention Conference and Eurlyaid Annual Conference 2012
2012 Pinto, A.I., Grande, C., Coelho, V., Ferreira, T., Castro, S. & Leal, T. (agosto 2012). Social Participation in Portuguese Early Childhood Inclusive Settings. Comunicação apresentada na Early Childhood Intervention Australia 10th Biennial National Conference. Perth, Australia Early Childhood Intervention Australia 10th Biennial National Conference.
(Perth, Austrália)
2012 Coelho, V., Leal, T., Ferreira, T. & Pinto, A. (junho 2012). Contributo da monitorização dos planos de intervenção para a promoção da participação. Comunicação apresentada no 12º Colóquio internacional de Psicologia e Educação, Lisboa. 12º Colóquio internacional de Psicologia e Educação
2012 Grande, C., Ferreira, T., Pinto, A., Cunha, M. & Coelho, V. (junho 2012). Funcionalidade e participação das crianças: Perspetivas de docentes em contextos inclusivos. Comunicação apresentada no 12º Colóquio internacional de Psicologia e Educação, Lisboa. 12º Colóquio internacional de Psicologia e Educação,
2012 Abreu-Lima, I., Coelho, V., Lobo, C. Castro, C., Gomes, V. & Monteiro, A. F. (junho 2012). Promoção da competência matemática pré-escolar – resultados de um programa de intervenção. Comunicação apresentada no 12º Colóquio internacional de Psicologia e Educação, Lisboa. 12º Colóquio internacional de Psicologia e Educação
2012 Pinto, A.I., Grande, C., Ferreira, T., Coelho, V. & Castro, S. (2012, Fevereiro). Early Childhood Intervention Practices based on evidence: the case of participation. Comunicação apresentada no 1st National Interdisciplinary Congress on Early Intervention , Antalya, Turky 1st National Interdisciplinary Congress on Early Intervention ,
(Turquia)
2012 Pinto, A.I., Coelho, V., Ferreira, T. & Castro, S. (2012, Fevereiro). Routine based intervention methodology in inclusive preschool settings. Comunicação apresentada no 1st National Interdisciplinary Congress on Early Intervention , Antalya, Turky 1st National Interdisciplinary Congress on Early Intervention
(Turquia)
2011 Coelho, V., Ferreira, T., Pinto, A.I. & Leal, T. (2011, Dezembro). Processos de avaliação–intervenção consistentes e centrados nas rotinas: o contributo da CIF-CJ. Comunicação apresentada no IX Congresso Nacional de Intervenção Precoce. Madeira IX Congresso Nacional de Intervenção Precoce.
(Madeira)
2011 Abreu-Lima, I., C. Lobo, V. Coelho, & C. Castro (2011, Julho). Avaliação da Competência Matemática em Crianças. Poster apresentado na XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Lisboa XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
2008 Cadima, J., Abreu-Lima, I., Gomes, V., Coelho, V., Lobo, C., & Ramalho, C. (2008, Outubro). Avaliação de competências de matemática dos 4 aos 7 anos de idade. Poster apresentado na XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2015/09/01 - 2016/07/04 Membro da comissão organizadora da Conferência Internacional do grupo de interesse SIG 5 da European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI), em 2016 (2016/06/29 - 2016/07/01)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015/04 - 2015/04 Membro da organização e responsável pela dinamização do Workshop Bebés, Famílias e Creches: uma conversa animada, destinado a famílias e profissionais a trabalhar em contexto de creche. (2015/04 - 2015/04)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2015 Membro da organização do I Encontro Bebés, Famílias e Creches: desafios atuais e perspetivas para o futuro. Encontro organizado pela equipa do projeto ¿Transição dos bebés para a creche: comunicação família-creche, qualidade dos contextos e adaptação do bebé¿ [FCOMP-01-0124-FEDER-029509; FCT PTDC/MHC-CED/4007/2012) e pela Unidade Técnico Cientifica de Psicologia da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. (2015/04 - 2015/04)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020/05/03 - Atual International Journal of Early Years Education (1469-8463) Informa UK (Taylor & Francis)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/02 - Atual Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação Psicologia Escolar e da Educação (Mestrado integrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2020/02 - Atual Epistemologia Psicologia (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2019/09 - Atual História da Psicologia Psicologia (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2018/10 - Atual Métodos de Avaliação em Psicologia Escolar e da Educação Psicologia Escolar e da Educação (Mestrado integrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2020/12/16 - 2021/03/05 Psicopatologia do desenvolvimento ao longo do ciclo vital Doutoramento em Psicologia Clínica e da Saúde (Doutoramento) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2020/09 - 2021/02 Avaliação Psicológica Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2019/05 - 2019/06 Maio de 2019 – Julho 2019: Formadora no âmbito da ação “Avaliação Autêntica: workshop de formação para profissionais de IPI”. (20h) (Grande, C. & Coelho, V. (2019). Avaliação Autêntica / Workshop de formação para profissionais de Intervenção Precoce na Infância, para profissionais das Equipas Locais de Intervenção da Região Norte do SNIPI (Outros) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017/03 - 2018/09 Setembro 2018: Formadora no módulo: “Necessidades Educativas Especiais e Classificação Internacional de Funcionalidade” na pós-graduação Intervenção Psicopedagógica em Contexto Escolar (Lisboa, 12 horas) Instituição: Instituto CRIAP Intervenção Psicopedagógica em Contexto Escolar; Neuropsicologia Educacional (Pós-Graduação) Instituto CRIAP, Portugal
2012/10/29 - 2012/11/29 29-10-2012 – 29-11-2012: Formadora no âmbito da ação: “Classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde para crianças e jovens (CIF - CJ): aplicação em contextos educativos”. Instituição: Serviço para a Educação Continua da Faculdade de Psicologia e Ciências da educação da Universidade do Porto (responsável científica da formação: Professora Doutora Ana Isabel Pinto). [Formação Creditada; 27horas] (Outros) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2012 - Atual Ordem dos Psicólogos Portugueses Membro efectivo
2015/01/01 - 2019/12/31 JURE (Junior Researcher) from the group SIG 5 of European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI) Member; JURE Coordinator between 2015 and 2017
Distinções

Prémio

2019 EARLI & Jacobs Foundation Travel Award
Jacobs Foundation, Suiça

European Association for Research on Learning and Instruction, Bélgica

Outra distinção

2018 ITC COST actions grant
European Cooperation in Science and Technology (COST), Bélgica