???global.info.a_carregar???
Composer, performer, educator and artist-researcher, Samuel Peruzzolo Vieira is a well-rounded musician who has developed a growing international reputation for his contributions to the intersection between composition and interpretation. His groundbreaking investigations have stablished new insights on musical hermeneutics, indeterminacy, music notation, and aesthetics, allowing him to be frequently invited to lecture at universities and educational institutions in Europe and America. Vieira is member of Portuguese Association of Composers, member of Arte Sonora Research Group (Brazil), contributor researcher at the Institute of Ethnomusicology/Center of Studies in Music and Dance (Portugal), and recurrent collaborator as peer review for important scientific journals, namely Anppom, Per Musi, IMPAR, and Germinare. As well as holding a PhD in musical composition (University of Aveiro), Samuel is a classically trained percussionist, having completed a Master of Music in Percussion Performance (Texas A&M University-Commerce, USA), and a Bachelor in Percussion Performance (Federal University of Santa Maria, Brazil). Until recently, Samuel worked as assistant professor for the Master in Music Education Program at the Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares of the Piaget Institute, where he supervised dissertations and internship reports and coordinated the curricular areas of Analysis and Compositional Techniques, pedagogy and music teaching, thematic seminars in composition, and research methodologies. Additionally, Samuel was for four years the artistic director of Sinfomas, an annual music research seminar organized by Piaget Institute, having coordinated the publication of a book containing full articles on research about music. Samuel worked for over ten years as a full-time percussion instructor in conservatories and music academies in Portugal and gave numerous lectures and recitals around the country. Winner of three international composition competitions, including the 2010 International Composition Competition of the Percussion Arts Society and the Prêmio Funarte / Biennal of Brazilian Contemporary Music, his works are increasingly performed throughout America, Europe, and Asia. Nowadays, Samuel works as a music workshop leader at TUMO Coimbra (Center for Creative Technologies), an innovative pedagogical project for adolescents that integrates artistic practices with cutting-edge technology.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Samuel Peruzzolo Vieira
Data de nascimento
1982/12/12

Nomes de citação

  • Peruzzolo Vieira, Samuel
  • Peruzzolo-Vieira, Samuel
  • Vieira, Samuel

Identificadores de autor

Ciência ID
E41A-063E-4478

Endereços de correio eletrónico

  • samuel.vieira@tumo.center (Profissional)
  • samuelperuzzolo@gmail.com (Pessoal)

Telefones

Telemóvel
  • 935561464 (Pessoal)

Moradas

  • DeCA/UA - Campus Universitário de Santiago, 3810-992, Aveiro, Aveiro, Portugal (Profissional)
  • Padre Manuel da Nóbrega, 87 3º esq., 3000-322, Coimbra, Coimbra, Portugal (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes
  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2012/10/01 - 2018/05/08
Concluído
Música (Doutoramento)
Especialização em Musical Composition
Universidade de Aveiro, Portugal
"Como se toca isso? Entre a notação e a hermenêutica, a composição musical" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved
2010/09 - 2012/07
Concluído
Master of Music (Master)
Especialização em Performance (percussion)
Texas A&M University Commerce, Estados Unidos
"N/A" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18/20
2001/03/01 - 2005/07/12
Concluído
Música (Bacharelato)
Especialização em Especialização em percussão/performance musical
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
18/20
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/04/26 - Atual Investigador (Investigação) Arte Sonora: Estudos dos processos criativos, instalativos e em paisagem sonora, Brasil
Universidade Federal do Pará, Brasil
2018/09/01 - Atual Investigador (Investigação) Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/10/01 - 2022/04/15 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Instituto Piaget, Portugal
2008/09/01 - 2010/07/31 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Texas A&M University Commerce, Estados Unidos

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/01 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) TUMO - Center for Creative Technologies, Arménia
TUMO - Center for Creative Technologies, Portugal
2017/09/01 - 2020/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Conservatório de Música da Jobra, Portugal
2015/09/01 - 2018/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Escola Secundária/3 Prof. Dr. Flávio Pinto Resende , Portugal
2015/09/01 - 2018/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Academia D'Artes de Cinfães, Portugal
2014/09/01 - 2017/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Fórum Cultural de Gulpilhares, Portugal
2010/11/01 - 2015/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Conservatório de Música e Artes do Centro, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/10 - 2022/04 Prospective Coordinator Instituto Piaget, Portugal
Instituto Piaget - ISEIT, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2004 - 2008 1st percussionist (Spalla) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021/10/15 - Atual "Cooperação entre percussionista e compositores na criação de novo reportório e gravação de álbum"
Invited Composer
Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas IBERMUSICAS, Portugal
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes
Em curso
2021/02/05 - 2021/12/31 "O mundo num concerto: Ciclo de espetáculos multimedia sobre cultura, globalização e contemporaneidade"
Invited Composer
Câmara Municipal De Guimarães, Portugal
Câmara Municipal de Guimarães
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Vieira, Samuel Peruzzolo; Carvalho, Sara. "The composer-performer and the problem of notation in indeterminate music". Trabalho apresentado em ESCOM15, Manchester, 2015.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Vieira, Márlou; Vieira, Samuel. "Colaboração, composição e preparação para a performance de “For guitar” para violão solo". Revista Vórtex 8 3 (2020): 1-23. http://dx.doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.23.
    Acesso aberto • Publicado • 10.33871/23179937.2020.8.3.1.23
  2. Peruzzolo-Vieira, Samuel. "Da tradição às formas abertas: o papel da hermenêutica na constituição do texto musical contemporâneo". OPUS 25 2 (2019): 194. http://dx.doi.org/10.20504/opus2019b2509.
    10.20504/opus2019b2509
Capítulo de livro
  1. Peruzzolo Vieira, Samuel; Lisboa, Joana. "The one and the many: Interview with Portuguese singer and songwriter Joana Lisboa". In Live looping in musical performance: Lusophone experiences in dialogue, editado por Duarte, Alexsander; Sardo, Susana, 163-174. London, Reino Unido: Routledge & CRC Press, Taylor & Francis Group, 2024.
    Publicado
  2. Pederiva, Marta; Miranda, José; Peruzzolo Vieira, Samuel. "Devires-musicatuantes: vivências artísticas e performatividades cenico-musicais". In A música e seus encontros: Da paisagem sonora à análise musical, editado por Oliveira, Elder; Bibiano, Ana Karolina; Zomer, Ana, 80-91. Belém, Brasil: Editora da Escola de Música da Universidade Federal do Pará EMUFPA, 2023.
    Publicado
  3. Mendes, Helvio; Peruzzolo Vieira, Samuel. "Quasitude: The processes and methods in the composition of the work for Xylophone and Live Looping". In Live looping in musical performance: Lusophone experiences in dialogue, editado por Duarte, Alexsander; Sardo, Susana, 78-89. London, Reino Unido: Routledge & CRC Press, Taylor & Francis Group, 2022.
    Publicado
  4. Peruzzolo Vieira, Samuel. "Memo - Commissioned by TexasA&M University - Commerce / Dr. Brian Zator". In The Lion's Roar, V. 1: 11 sequential Intermediate Solos for marimba. Estados Unidos: C.Alan Publications, 2021.
    Publicado
Livro
  1. Peruzzolo Vieira, Samuel. The Dethronement of the Earth from its Geometrical Pre-eminence. Estados Unidos: Musicon Publications. 2023.
    Publicado
  2. Peruzzolo Vieira, Samuel. Amalgama (musical score). Estados Unidos: C.Alan Publications. 2022.
    Publicado
  3. Peruzzolo Vieira, Samuel. Linnearis (musical score). Estados Unidos: C.Alan Publications. 2022.
    Publicado
  4. Peruzzolo Vieira, Samuel. (Coord.) Sinfomas: Seminário de Investigação em Ensino, Formação e Criação Musical. Lisboa, Portugal: Edições Piaget. 2021.
    Publicado • Editor
  5. Peruzzolo-Vieira, Samuel. After Monet's Manneport (musical score). Estados Unidos: Musicon Publication. 2021.
    Submetido
  6. Peruzzolo-Vieira, Samuel. Displacements (musical score). Estados Unidos: Musicon Publication. 2020.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Vieira, Samuel Peruzzolo. "Atabul: Prospects about notation and extended playing techniques". Trabalho apresentado em Research Day - UA, 2017.
Resumo em conferência
  1. Escudeiro, Daniel; Peruzzolo Vieira, Samuel. "Digitext as an Intertextual Compositional Tool in Music". Trabalho apresentado em The 21st Century Guitar Conference (INTERNATIONAL VIRTUAL CONFERENCE), Lisboa, 2021.
    Publicado
  2. Vieira, Samuel. "Composing in collaboration: A hermeneutic approach on composition and notation". Trabalho apresentado em Nova Contemporary Music Meeting 2018, Lisboa, 2018.
    Publicado
  3. Vieira, Samuel. "Improvisação e indeterminação como ferramentas de comunicação entre o compositor/performer e seu grupo". Trabalho apresentado em Performa'15 - Abstracts of the International Conference of Musical Performance, Aveiro, 2015.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Peruzzolo-Vieira, Samuel. "Como se toca isso? Entre a notação e a hermenêutica, a composição musical". Doutoramento, Universidade de Aveiro, 2018.

Artística / Interpretação

Composição musical
  1. Peruzzolo Vieira, Samuel. Súber. self-published, 2022.
  2. Peruzzolo-Vieira, Samuel. Cadeias de Transmissão. 2022.
  3. Peruzzolo Vieira, Samuel. Agbaye Wiwo. 2022.
  4. Peruzzolo Vieira, Samuel. Eleven Tickets for a Lévy Flight. 2022.
  5. Peruzzolo-Vieira, Samuel. A águia e a borboleta. 2020.
  6. Peruzzolo-Vieira, Samuel. Her Eyes (Commission Consortium led by Dr. Andrew Lynge / University of Alabama). 2020.
  7. Peruzzolo-Vieira, Samuel. Memo (Commissioned by Texas A&M University-Commerce). C. Alan Publications (USA), 2019.
  8. Peruzzolo-Vieira, Samuel. Sunyata (Commissioned by Dr. Andrew Lynge). MUSICON Publications, 2019.
  9. Peruzzolo-Vieira, Samuel. Linnearis. C.Alan Publications, 2018.
  10. Peruzzolo-Vieira, Samuel. Tuba Mirum. 2018.
  11. Peruzzolo-Vieira, Samuel. Displacements. Musicon Publications, 2018.
  12. Peruzzolo-Vieira, Samuel. ...como a luz se dispõe sobre a luz. 2017.
  13. Peruzzolo-Vieira, Samuel. Atabul (Commissioned by Dr. Pedro Sá). 2016.
  14. Peruzzolo-Vieira, Samuel. For guitar (commissioned by Universidade de Aveiro / Dr. Márlou Peruzzolo Vieira). 2016.
  15. Peruzzolo-Vieira, Samuel. Naí. 2016.
  16. Peruzzolo-Vieira, Samuel. O movimento obscuro das coisas. 2016.
  17. Peruzzolo-Vieira, Samuel. Terra transfigurada [I & II] for six instruments. 2016.
  18. Peruzzolo-Vieira, Samuel. After Ando's church on the water (commissioned by Dr. Márlou Peruzzolo Vieira). 2015.
  19. Peruzzolo-Vieira, Samuel. 54 toys (commissioned by Dr. Márlou Peruzzolo Vieira). 2015.
  20. Peruzzolo-Vieira, Samuel. Dois. 2014.
  21. Peruzzolo-Vieira, Samuel. Campânulas inclinadas. 2014.
  22. Peruzzolo-Vieira, Samuel. Ecos do Xingú. 2012.
  23. Peruzzolo-Vieira, Samuel. Studies on water, fire and wind (commissioned by Zach Edwards). 2011.
  24. Peruzzolo-Vieira, Samuel. Etude for drumset and tape (commissioned by Christopher Mead). 2011.
  25. Peruzzolo-Vieira, Samuel. Nênia. 2011.
  26. Peruzzolo-Vieira, Samuel. Sonata nº 2. 2010.
  27. Peruzzolo-Vieira, Samuel. After Monet's manneport. 2010.
  28. Peruzzolo-Vieira, Samuel. O quarto fechado. 2009.
  29. Peruzzolo-Vieira, Samuel. "the dethronement of the earth from its geometrical pre-eminence". 2009.
  30. Peruzzolo-Vieira, Samuel. Constelação. 2008.
  31. Peruzzolo-Vieira, Samuel. A caixa de pandora. 2008.
  32. Peruzzolo-Vieira, Samuel. Protótipos. 2007.
  33. Peruzzolo-Vieira, Samuel. Toccata for piano. 2006.
  34. Peruzzolo-Vieira, Samuel. Amálgama. C.Alan Publications, 2006.
  35. Peruzzolo-Vieira, Samuel. Âmbar. 2006.
  36. Peruzzolo-Vieira, Samuel. Trio nº 2 for Violin, clarinet & piano. 2006.
  37. Peruzzolo-Vieira, Samuel. Sonata nº 1. 2006.
  38. Peruzzolo-Vieira, Samuel. Taibor. 2005.
  39. Peruzzolo-Vieira, Samuel. Pequeno concerto para caixa-clara e grupo de percussão. 2004.
  40. Peruzzolo-Vieira, Samuel. Trio nº 1 (Infinito Novembro). 2002.
Gravação áudio
  1. UA Percussion Ensemble; University of Alabama Percussion Ensemble (Produtor). 2024. "Composition included in CD: Her eyes".
  2. Carvalho, Leonardo; Leonardo Carvalho | IBERMUSICAS (Produtor). 2022. "Composition included in CD: Súber". In Lignum Cutis Metallum, independente (Bandcamp).
  3. Peruzzolo Vieira, Samuel; Dalagna, Gilvano; Foletto, Clarissa; Baishali Sarkar; Bittencourt, Luís; Atma Kirtana (Produtor). 2019. "CD recording with Atma Kirtana group". In Sete Chákaras, Omnisciência.
  4. Moralez, Augusto; Augusto Morais / Secretaria do Estado de São Paulo (Produtor). 2012. "Composition included in CD: Solitude". In Amerifone.
  5. Texas A&M University Commerce Percussion Studio; Brian Zator (Produtor). 2011. "Composition included in CD: After Monet's Manneport". In Epic Proportions.
  6. Baqte Ensemble; Karin Fernandes / Secretaria do Estado de São Paulo (Produtor). 2010. "Composition included in CD: Caixa de Pandora". In Baqte Ensemble.
  7. Peruzzolo-Vieira, Samuel; Souza, Sandro; Sandro Souza (Produtor). 2008. "CD recording with Sandro Sousa. (Activities: performer [drummer/percussionist])". In (Re)verso, Independent.
  8. Monteiro, Humberto; Humberto Monteiro / Premio Braskem de Cultura (Produtor). 2008. "Composition included in CD: Cephta VI". In Aclimático.
  9. Humberto Monteiro; Humberto Monteiro / Premio Braskem de Cultura (Produtor). 2008. "Composition included in CD: Pequeno concerto para caixa clara e grupo de percussão". In Aclimático.
  10. Monteiro, Humberto; Humberto Monteiro / Premio Braskem de Cultura (Produtor). 2008. "Composition included in CD: Taibor". In Aclimático.
Interpretação artística
  1. 2019. Composer's diary #1. Centro Cultural de Amarante/Festival de Percussão de Amarante.
Interpretação musical
  1. Abstrai Ensemble. Eleven Tickets for a Lévy Flight @ Biennial of Brazilian Contemporary Music. 2023.
    Outro
  2. Concerto online - Samuel Peruzollo. 2021.
    Instrumentista
  3. Premiere of Pedro Gomes' "D'Travel" for marimba, percussion and electronics. 2019.
    Instrumentista
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/11/17 "Ecoam vozes pelos cantos: As relações entre o Live Looping vocal e os heterônimos de Fernando Pessoa" Ciclo de Palestras Labetno
Universidade Federal do Pará (Pará, Brasil)
2023/10/31 Hemenêutica da Música: Prolegomena Invited lecturer - Master in Music Performance
Universidade de Aveiro
2022/07/07 A phenomenological approach on the negotiation in recording sessions 8th International Meeting of Research in Music, Arts and Design - EIMAD
Instituto Politécnico de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
2022/05/10 Descascando o abacaxi da música contemporânea: O inquilino desconhecido Ciclo de palestras do Projeto Mosaico/Arte Sonora
Universidade Federal do Pará (Belém, Brasil)
2021/03/22 Digitext as an Intertextual Compositional Tool in Music The 21th Century Guitar
CESEM/NovaFCSH (Lisboa, Portugal)
2020/10/31 Composing for guitar: a guitarrist and a composer working in collaboration Hands on Research - Guitar
Artistic Research School - University of Aveiro (Aveiro, Portugal)
2020/06/17 Estudo de Percussão no Exterior Semana da Música - FAC/UPF
Universidade de Passo Fundo (Passo Fundo, Brasil)
2020/06/17 Hermenêutica e a arte de repensar a interpretação Semana da Música - FAC/UPF
Universidade de Passo Fundo (Passo Fundo, Brasil)
2019/10/31 Approaching the unknown: what can the hermeneutics do for contemporary music? Hands on Research Symposium'19
Artistic Research School - University of Aveiro (Aveiro, Portugal)
2018/11/21 Composing in collaboration: A hermeneutic approach on composition and notation Nova Contemporary Music Meeting 2018
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015/08/17 The composer-performer and the problem of indeterminate notation ESCOM'15
Royal Northern College of Music (Manchester, Reino Unido)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019/10 - 2022/01 "Técnica de polegar no violoncelo: Uma aprendizagem que pode ser antecipada?"
Orientador
Masters in Music Education (Mestrado)
Instituto Piaget - ISEIT, Portugal
2019/10 - 2021/11 "Situação dos músicos de rua na atualidade em contexto de pandemia"
Orientador
Masters in Music Education (Mestrado)
Instituto Piaget - ISEIT, Portugal
2019/10 - 2021/04/20 "Composição Intuitiva Empírica: Uma ponte para as técnicas de composição na Disciplina de A.T.C."
Orientador
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2020 - 2020/05 "A marimba de Séjourné"
Orientador
Instrumentista de Sopro e Percussão (Outra)
Conservatório de Música da Jobra, Portugal
2020 - 2020 "The rain is comming: Fusão de timbres africanos com a música eletrónica"
Orientador
Técnico de Produção e Tecnologias da Música (Outra)
Conservatório de Música da Jobra, Portugal
2019 - 2019 "Modelo teórico: Composição para caixa e eletrónica de Francisco Ribeiro"
Orientador
Instrumentista de Sopro e Percussão (Outra)
Conservatório de Música da Jobra, Portugal
2018 - 2018 "A hermenêutica como base metodológica para a interpretação de uma obra musical"
Orientador
Instrumentista de Sopro e Percussão (Outra)
Escola Secundária/3 Prof. Dr. Flávio Pinto Resende , Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/05/22 - 2021/05/23 SINFOMAS'21 - Seminário de Investigação em Ensino, Formação e Criação Musical (2021/05/22 - 2021/05/23)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Piaget, Portugal
2020/12/11 - 2020/12/11 (semi)webinário Piaget Música 2020 (2020/12/11 - 2020/12/11)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Piaget, Portugal
2019/11/25 - 2019/11/26 Organisational committee of PEPER - 1.o Colóquio Internacional Sobre Pesquisa em Percussão - 1st International Colloquium on Percussion Research (2019/11/25 - 2019/11/26)
Mesa-redonda (Coorganizador)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019/05/24 - 2019/05/25 SINFOMAS'19 - Seminário de Investigação em Ensino, Formação e Criação Musical (2019/05/24 - 2019/05/25)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Piaget, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/07/06 - 2022/07/06 Mediação da palestra "Sons operando a matéria: Notas sobre algo que ainda me faz respirar" - ONLINE
Mesa-redonda
Grupo de Pesquisa Arte Sonora: Estudos dos Processos Criativos, Instalativos e em Paisagem Sonora
Universidade Federal do Pará, Brasil
2021/10/14 - 2021/10/16 Jornada Pedagógica para Músicos de Banda - 20 horas
Festival
XII Festival de Música de Penedo
Universidade Federal de Alagoas, Brasil
2021/10/08 - 2021/10/09 Tubo de ensaio 06 - Niklas Seidl + Ensemble Hand Werk
Oficina (workshop)
Tubo de Ensaio
Arte no Tempo, Portugal
2021/03/22 - 2021/03/26 Lecturer at The 21th Century Guitar
Conferência
The 21th Century Guitar
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2020/11/04 - 2020/11/06 Ricoeur em Debate - 11 horas
Mesa-redonda
IV Colóquio de Filosofia Hermenêutica
Universidade Federal do Piauí, Brasil
2020/08/26 - 2020/08/28 Colóquio Gadamer: 60 anos de Verdade e Método [online event] - 12 horas
Mesa-redonda
Colóquio Gadamer: 60 anos de Verdade e Método
Universidade Federal do Piauí, Brasil

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Departamento de Filosofia, Brasil

Fundação de Desenvolvimento da Unicamp, Brasil
2020/06/29 - 2020/07/03 FIMUCA [composition] - 30 HOURS
Festival
Festival Internacional de Música em Casa [FIMUCA]
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciencias Humanas Letras e Artes, Brasil
2020/01/30 - 2020/01/31 Tubo de ensaio 01 - Ensemble Mosaik/Luís Antunes Pena
Oficina (workshop)
Tubo de Ensaio
Arte no Tempo, Portugal
2020/01/08 - 2020/01/08 Workshop sobre criação de instrumentos electrónicos ministrado por João Carlos Pinto
Oficina (workshop)
Handmade electronics
Interferência, Portugal
2019/11/21 - 2019/11/23 Chairing at Post-ip'19 Conference
Conferência
Post-ip Post in progress
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2019/10/28 - 2019/10/31 Artistic Research School
Seminário
Artistic Research School
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2019/02/16 - 2019/02/16 "A ação do pessoal docente com alunos de necessidades de saúde especiais" Ação de Curta Duração Orientação: Patrícia Ribeiro e Paula Cardoso
Seminário
Educação - modelos pedagógicos
Conservatório de Música da Jobra, Portugal
2018/03/06 - 2018/03/06 Avaliar e melhorar as estratégias de promoção do sucesso - "+ diferenciação, + sucesso, - indisciplina" Ação de Curta Duração. Orientação: Dr. Joaquim Azevedo
Seminário
Educação - modelos pedagógicos
Escola Secundária/3 Prof. Dr. Flávio Pinto Resende , Portugal
2011/07/01 - 2011/07/01 Masterclass com Mark Ford
Festival
5º Festival Internacional de Percussão de Tomar
Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/01/07 Masters in Music Education "Aplicação do cancioneiro tradicional açoriano no ensino da flauta transversal: Proposta de métodos de estudo"
Arguente principal
Bruna Sofia Louzada Domingues (Mestrado)
Instituto Piaget - ISEIT, Portugal
2022/01/03 Masters in Music Education "Implementação de repertório jazz nas aulas de piano do Conservatório Regional de Ponta Delgada"
Presidente do júri
Cristóvão Sousa Ferreira (Mestrado)
Instituto Piaget - ISEIT, Portugal
2021/03/23 Masters in Music Education "Métodos de introdução à flauta transversal: Utilização da fife nos anos iniciais através do ensino em grupo"
Arguente principal
Sónia Pinto Reis (Mestrado)
2020/12/04 Masters in Music Education "Flexibilidade curricular no Ensino Artístico Especializado da Música: Inovação pedagógica ou tradição educativa. O caso da formação musical"
Arguente principal
Marta Garcia Tracana (Mestrado)
Instituto Piaget - ISEIT, Portugal
2020/12/04 Masters in Music Education "Contributo para o desenvolvimento da leitura e harmonia funcional no ensino de piano: Um estudo de caso no Conservatório Regional de Coimbra"
Arguente principal
Tiago Miguel Oliveira Bastos (Mestrado)
Instituto Piaget - ISEIT, Portugal
2020/12/04 Masters in Music Education "Processo de ensino/aprendizagem do violino de um aluno com perturbação de hiperatividade e défice de atenção"
Arguente principal
Maria Catarina Nogueira Afonso (Mestrado)
Instituto Piaget - ISEIT, Portugal
2020/12/04 Masters in Music Education "Desafios da docência do ensino especializado em música: Estará o professor de trombone preparado para receber um aluno com necessidades educativas especiais?"
Arguente principal
Helder Oliveira (Mestrado)
Instituto Piaget - ISEIT, Portugal
2020/12/03 Master in Music Education "Ensino coletivo do instrumento saxofone, no ensino oficial e não oficial"
Arguente principal
José Tiago Vilaça Correia (Mestrado)
Instituto Piaget - ISEIT, Portugal
2020/12/03 Masters in Music Education "Repertório comercial aplicado ao ensino artístico especializado - Guitarra clássica"
Arguente principal
Vasco Manuel Almeida Brás (Mestrado)
Instituto Piaget - ISEIT, Portugal
2020/12/03 Masters in Music Education "Promoção da saúde e prevenção das patologias mais frequentes associadas à prática instrumental - Clarinete"
Presidente do júri
Ema Sofia Freitas Gonçalves (Mestrado)
Instituto Piaget - ISEIT, Portugal
2020/07/28 "A elaboração de arranjos para violão solo utilizando recursos percussivos"
Arguente principal
Amanda Carpenedo (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/07/28 Masters in Music "A elaboração de arranjos para violão solo utilizando recursos percussivos". http://hdl.handle.net/10773/30576.
Arguente
Carpenedo, Amanda (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/06/29 "A aprendizagem e motivação na disciplina de formação musical: Plataforma wix.com"
Presidente do júri
Susana Silva (Mestrado)
Instituto Piaget Centro Internacional de Investigação Epistemologia e ReflexãoTransdisciplinar, Portugal
2020/01/28 "A utilização da aplicação Simply Piano no curso básico de música"
Arguente principal
Bruno Guia (Mestrado)
Instituto Piaget Centro Internacional de Investigação Epistemologia e ReflexãoTransdisciplinar, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2022/12/01 - 2022/12/03 Post-ip ’22 [Post-in-progress: 6º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos em Música e Dança] Universidade de Aveiro
2018/06/02 - 2018/06/02 Seminários de Investigação em Música - Instituto Piaget Instituto Piaget -Viseu

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024 - Atual REVISTA MOSAICO: PROCESSOS CRIATIVOS EM MÚSICA E ARTES DO SOM (2966-2311)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/10/01 - Atual Didática Específica de Instrumento I e II (Mestrado) Instituto Piaget - ISEIT, Portugal
2018/10/01 - Atual Pedagogia do Ensino Vocacional da Música I e II (Mestrado) Instituto Piaget - ISEIT, Portugal
2018/10/01 - Atual Prática de Ensino Supervisionado e Relatório Final (Mestrado) Instituto Piaget - ISEIT, Portugal
2018/10/01 - 2020/07/31 Didática Específica de Análise e Técnicas de Composição I e II (Mestrado) Instituto Piaget - ISEIT, Portugal
2018/10/01 - 2020/07/31 Análise e Técnicas de Composição I e II (Mestrado) Instituto Piaget - ISEIT, Portugal
2019/04/08 - 2019/04/08 Masterclass de percussão - marimba. Conservatório David Sousa (Ensino secundário) Conservatório David Sousa, Portugal
2014/10 - 2015/08 Seminário em Composição Composição (Licenciatura) Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2020/05/27 - 2020/05/27 Crónicas do Ensino Superior - Rádio Limite de Castro Daire [89.0 FM] Pós-Graduação em música em Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2022/05 - Atual APC / Assocação Portuguesa de Compositores Membro Associado

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021 - Atual Prospective coordinator of 1st Study Cycle - Licenciature in Music Performance/Composition
Coordenador
Instituto Piaget - ISEIT, Portugal
2021/10/01 - 2022/04/15 Member of the Pedagogic Council
Membro
Instituto Piaget, Portugal
2021/03/09 - 2022/04/15 Member of the International Student Selection Board
Membro
Instituto Piaget, Portugal
2021/03/09 - 2022/04/15 Member of Scientific Committe of the Masters in Music Education
Membro
Instituto Piaget, Portugal
2021/03/09 - 2022/04/15 Member of the Selection Board for Higher Education
Membro
Instituto Piaget, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023/11/03 - Atual Per Musi (2317-6377) Per Musi - Scholarly Music Journal
2020 - Atual Opus - Revista da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música ANPPOM
2021/09/01 - 2022 Germinare Instituto Piaget
Distinções

Prémio

2023 Prêmio Funarte de Composição Clássica / Biennial of Brazilian Contemporary Music
Fundação Nacional de Artes, Brasil
2012 1st prize - PAS Composition Contest. Cat: solo marimba
Percussive Arts Society, Estados Unidos
2010 Prêmio Funarte de Composição Clássica / Biennial of Brazilian Contemporary Music
Fundação Nacional de Artes, Brasil
2009 James and Dorothy Richards Endowed Scholarship
Texas A&M University Commerce James G Gee Library, Estados Unidos
2009 Good Neighbor Scholarship
Texas A&M University Commerce James G Gee Library, Estados Unidos