Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Fernanda Keiko Miki da Costa
Nomes de citação
- Miki da Costa, Fernanda
Identificadores de autor
- Ciência ID
- E31F-65E0-9B95
- ORCID iD
- 0000-0001-5296-8089
- LattesiD
- http://lattes.cnpq.br/1111933590280212
Telefones
- Telemóvel
-
- (351) 928063387 (Pessoal)
Moradas
- 30 Rua das Velas, 3800-274, Aveiro, Aveiro, Portugal (Pessoal)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
- Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Jornalismo
Idiomas
| Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
|---|---|---|---|---|---|
| Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
| Português (Idioma materno) | |||||
| Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) |
| Francês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
| Grau | Classificação | |
|---|---|---|
|
2024/08 - 2026/12/19
Em curso
|
Doutoramento em Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
|
|
2019/08 - 2022/11/16
Concluído
|
Maestría en Músicas de América Latina y el Caribe (Magister)
Universidad de Antioquia, Colômbia
"Tejiendo “Nós”: Experimentaciones A/R/Tográficas de una directora de coro en contexto pandémico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
|
2013/05 - 2018/03/24
Concluído
|
Música - Canto Lírico (Bachelor)
Universidade Federal de Pelotas, Brasil
"Experiência e aprendizagem colaborativa: um estudo de caso do Grupo Vocal do Corredor
" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
|
2009/07 - 2013/08/30
Concluído
|
Comunicação Social - Jornalismo (Bachelor)
Universidade Católica de Pelotas, Brasil
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2021/01 - 2023/12 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidad de San Buenaventura - Medellín, Colômbia |
Outros
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2024/12 - Atual | Preparadora Vocal | Corisco d'Aveiro, Portugal |
| Oficina de Música de Aveiro, Portugal | ||
| 2024/10 - Atual | Professora | Casa das Artes Aveiro, Portugal |
| 2022 - Atual | Intérprete | Globo Language Solutions, Estados Unidos |
| 2022 - Atual | Intérprete | Propio Language Services, Estados Unidos |
| 2022 - 2023 | Diretora Coral | Coro Takiri, Colômbia |
| 2018 - 2023 | Diretora Coral | Ensamble Vocal Pindorama, Colômbia |
| 2018/07 - 2020 | Professora | Escuela Arte&Música, Colômbia |
| 2016/03 - 2018/06 | Docente de nível técnico | Escola de Belas Artes "Heitor de Lemos", Brasil |
| 2011 - 2013 | Assessora de Imprensa | Secretaria Municipal de Cultura, Brasil |
| 2009 - 2011 | Jornalista | Jornal Agora, Brasil |
Produções
Publicações
| Artigo em revista |
|
| Resumo em conferência |
|
| Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
| Gravação áudio |
|
| Interpretação musical |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
| Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
|---|---|---|
| 2022 | Anhum: del coro virtual a la experimentación musical en tiempos de pandemia | VI Seminário de Investigación y Prácticas Artísticas
Tecnológico de Artes Débora Arango (Medellín, Colômbia)
|
| 2021 | ¿Es el cuerpo una jaula o una ventana? REFLEXIONES A/R/TOGRAFICAS DE UNA DIRECTORA DE CORO EN UN CONTEXTO PANDÉMICO | Congreso de Educación Artística: “GRIETAS Y PROVOCACIONES en la enseñanza y aprendizajes de las artes
UNESCO (Cuzco, Peru)
|
| 2021 | Canto coral en contexto de pandemia: una invitación a la experimentación y al bienestar | Catedras Abiertas
Universidad de San Buenaventura - Medellín (Medellín, Colômbia)
|
| 2020 | MÚSICA CORAL EM CONTEXTO DE PANDEMIA: REFLEXÕES A/R/TOGRÁFICAS DE UMA DIRETORA VIRTUAL | I Encontro dos Grupos de Pesquisa em Música da UFCG
Universidade Federal de Campina Grande (Campina Grande, Brasil)
|
| 2014 | O PROJETO ÓPERA NA ESCOLA EM MUITOS TEMPOS | Congresso de Extensão e Cultura
Universidade Federal de Pelotas (Pelotas, Brasil)
|
Organização de evento
| Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2020/03 - 2020/08 | Concepção e organização do Festival Virtual de Coros Medellín 2020. O Festival consistiu de 20 oficinas destinadas a maestros
e coralistas, além de concertos virtuais. o evento foi realizado durante a pandemia por Covid-19 e reuniu 80 cores de 13 países. (2020/03 - 2020/08)
Festival (Coorganizador)
|
Curso / Disciplina lecionado
| Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|---|
| 2016 - Atual | Canto Lírico | ||
| 2016 - 2018 | Canto Coral | Canto Coral | |
| 2016 - 2018 | Canto Lírico | Canto Lírico |
Entrevista (jornal / revista)
| Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
|---|---|---|
| 2025/04/01 | Entrevista para o Diário de Aveiro sobre o projeto artístico pedagógico "Casa das Artes Aveiro", espaço cultural que coordeno desde 2024. | Diário de Aveiro |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
| Programa | Tema | |
|---|---|---|
| 2025/03 - Atual | Podcast: Literatura e outras viagens | Casa das Artes Aveiro |
Distinções
Prémio
| 2009 | Melhor Audiovisual Experimental
Universidade do Sul de Santa Catarina - Campus Tubarão, Brasil
|
