???global.info.a_carregar???
Vanda Varela Pedrosa. Concluiu o(a) Doutoramento em Gestão Geral, Estratégia e Desenvolvimento Empresarial em 2018/05/01 pelo(a) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Cuidados de saúde; Avaliação da qualidade; Segurança; Doente; Primary health care; Patient safety culture; Residence; Quality of patient safety; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais; I12; I18; I Health, education, and welfare; Apoptose; Calcificação vascular; Falência renal crônica; Hipercalcemia; Hiperfosfatemia; Hormônio paratireóideo; Osteodistrofia renal; Ratos Wistar; Apoptosis; Hypercalcemia; Hyperphosphatemia; Kidney failure chronic; Parathyroid hormone; Renal steodystrophy; Vascular calcification; Wistar rats; Cuidados de saúde primários; Terapia ocupacional; Comunidade; Clientes; Gestão; Empreendedorismo; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Vanda Cristina Barrocas Varela Pedrosa

Nomes de citação

  • Pedrosa, Varela Vanda
  • Varela, Vanda

Identificadores de autor

Ciência ID
E311-C447-5E73
ORCID iD
0000-0002-3760-2617
Formação
Grau Classificação
2018/05/01
Concluído
Gestão Geral, Estratégia e Desenvolvimento Empresarial (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"A segurança do doente nos cuidados de saúde primários. Estudo de Caso" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/03/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2013 - 2020 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Saúde, Portugal
2017 - 2018 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2016 - 2017 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2014 - 2016 Monitor (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Saúde, Portugal
2014 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Saúde, Portugal
2010 - 2014 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Saúde, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Pedrosa, Vanda Varela. "Teacher´s Classroom Management Program, One chance to improve Teachers Resilience in the Community". 2020.
  2. Pedrosa, Vanda Varela. "Patient Safety in Primary Care". 2020.
  3. Pedrosa, Vanda Varela. "Teacher´s Classroom Management Program, One chance to improve Teachers Resilience in the Community". 2020.
  4. Pedrosa, Vanda Varela. "Patient Safety in Primary Care". 2020.
  5. Pedrosa, Vanda Varela. "Do together, doing what's right". 2018.
  6. Pedrosa, Vanda Varela. "Do together, doing what's right". 2018.
  7. Pedrosa, Vanda; Santamaría-Vásquez, Montserrat. "International collaboration what teachers can learn". 2018.
  8. Pedrosa, Vanda Varela. "Skills in Conflict Management & Negotiation in Health Professions". 2018.
  9. Pedrosa, Vanda Varela. "Skills in Conflict Management & Negotiation in Health Professions". 2018.
  10. Pedrosa, Vanda Varela. "Patient safety in primary care, ACES Lezíria : research abstract". 2017.
  11. Pedrosa, Vanda Varela. "Patient safety in primary care, ACES Lezíria : research abstract". 2017.
Documento de trabalho
  1. Varela Pedrosa, Vanda. 2013. "Terapia ocupacional em comunidade : fundamentos para a prática". Documento de trabalho. http://hdl.handle.net/10400.8/1156.
  2. Varela Pedrosa, Vanda. 2013. "Terapia ocupacional em comunidade : fundamentos para a prática". Documento de trabalho. http://hdl.handle.net/10400.8/1156.
Tese / Dissertação
  1. Carreiro, Liliana Martins. "RELAÇÃO ESCOLA – FAMÍLIA EM TEMPOS DE PANDEMIA Relação Escola – Família em tempos de pandemia: Co(N)vid(AR) à reflexão". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10316/94589.
  2. Carreiro, Liliana Martins. "RELAÇÃO ESCOLA – FAMÍLIA EM TEMPOS DE PANDEMIA Relação Escola – Família em tempos de pandemia: Co(N)vid(AR) à reflexão". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10316/94589.
  3. Pedrosa, Vanda Cristina Barrocas Varela. "A segurança do doente nos cuidados de saúde primários: estudo de caso". Doutoramento, 2018. http://hdl.handle.net/10071/16386.
  4. Pedrosa, Vanda. "Gestão de Conflitos e Negociação: Estudo Aplicado aos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10400.8/4802.

Outros

Outra produção
  1. A Vida Normal foi Interrompida_Gestão das Alterações Causadas pela Covid 19. A Pandemia COVID-19 veio interferir, de modo generalizado e com um impacto mundial na vida diária de todas as pessoas. Este guia é uma adaptação/tradução para português do guia original publicado pela Associação Australiana de Terapia Ocupacional. A adaptação foi realizada em colaboração com Associação Portuguesa de Terapia Ocupacional (APTO). 2020. Pedrosa, Vanda. https://www.coteceurope.eu/wp-content/uploads/2020/05/Guia-Covid-19-Portugu%c3%aas.pdf.
  2. Avaliação e intervenção em défices de desempenho ocupacional em mulheres com cancro da mama. O Cancro da Mama (CM) é uma das neoplasias mais diagnosticadas nas mulheres e a segunda causa de morte por cancro. Anualmente, em Portugal, aproximadamente 1500 mulheres morrem com esta patologia e 4500 novos casos de CM engrossam as estatísticas. Estudos a nível mundial, elaborados em 2012, demonstram que Portugal e Espanha têm uma estimativa de incidência e mortalidade de CM semelhantes. Observa. 2020. Viegas, Cláudia Sofia; Martins, Joana Sofia Arêde Richa; Barosa, Sofia Lisete Carvalho; Jorge, Sara Isabel Barros; Pedrosa, Vanda Cristina Barrocas Varela. http://hdl.handle.net/10400.8/4826.
    https://doi.org/10.25766/9hf3-7856
  3. A Equitação com Fins Terapêuticos, um Estudo de Caso perspetiva da Terapia Ocupacional. O seguinte manual pedagógico é um complemento às aulas práticas e teórico práticas de Terapia Assistida por Animas-A Equitação com Fins Terapêuticos. No âmbito da Unidade Curricular Terapia Assistida por Animais, é pelo segundo ano letivo solicitado aos estudantes dos cursos de Licenciatura em Terapia Ocupacional, Erasmus e outros cursos da Escola Superior de Saúde de Leiria, a abordagem da Equita. 2020. Pedrosa, Vanda Varela. http://hdl.handle.net/10400.8/4822.
  4. Intervenção do Terapeuta Ocupacional nas Alterações do Desempenho Ocupacional do Recém-Nascido Pré-Termo em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal. Introdução: O recém-nascido que nasce com menos de 37 semanas gestacionais é considerado um recém-nascido pré-termo. Neste sentido, o terapeuta ocupacional que exibe uma visão holística sobre o mesmo, pretende potenciar o seu desempenho ocupacional e melhorar a sua qualidade de vida. Objetivo: Dar a conhecer a atuação da Terapia Ocupacional (TO) com o recém-nascido pré-termo em Unidades de Terapia. 2020. Santos, Adriana Filipa Carvalho dos; Fagundes, Angelina Isabel Ferreira; Melo, Juliana Madalena Freitas; Costa, Rafaela Alves da; Pedrosa, Vanda Varela. http://hdl.handle.net/10400.8/4827.
    https://doi.org/10.25766/v7ve-9r37
  5. Caderno de Apoio: Unidade Curricular Teorias/Modelos em Terapia Ocupacional I. 2019. Pedrosa, Vanda. http://hdl.handle.net/10400.8/4816.
  6. Gestão e Economia da Saúde, Manual de apoio às Unidades Curriculares Curso Terapia Ocupacional. No âmbito do Curso de Licenciatura em Terapia Ocupacional e por conta do processo de acreditação submetido à World Federation of Occupational Therapist (WFOT) é prioritário que incorpore nas unidades curriculares e também nas metodologias de ensino e aprendizagem que favoreçam nos futuros terapeutas ocupacionais competências e atitudes e ajustadas à realidade local. Neste sentido, as competências. 2019. Pedrosa, Vanda. http://hdl.handle.net/10400.8/4823.
  7. Manual Exercícios: Gestão e Economia da Saúde. 2019. Pedrosa, Vanda Varela. http://hdl.handle.net/10400.8/4825.
  8. Caderno de Apoio Unidade Curricular Gestão e Economia da Saúde. 2019. Pedrosa, Vanda Varela. http://hdl.handle.net/10400.8/4821.
  9. Sebenta com exercícios e ideias: a fazer é que a ''gente'' compreende. Síntese de atividades de suporte às Unidades Curriculares do Curso de Licenciatura em Terapia Ocupacional Métodos e Técnicas de Avaliação em Terapia Ocupacional Terapia Ocupacional IV Gestão e Economia da Saúde. 2019. Pedrosa, Vanda Varela. http://hdl.handle.net/10400.8/4834.
  10. Desenvolvimento pessoal e profissional II : caderno 1. 2018. Pedrosa, Vanda Varela. http://hdl.handle.net/10400.8/3179.
  11. Desenvolvimento pessoal e profissional II : caderno 2. 2018. Pedrosa, Vanda Varela. http://hdl.handle.net/10400.8/3215.
  12. Desenvolvimento pessoal e profissional II : caderno 1. 2018. Pedrosa, Vanda Varela. http://hdl.handle.net/10400.8/3179.
  13. Primeira Infância, 1 caso, Texto Apoio Unidades Curriculares Curso Licenciatura Terapia Ocupacional. A atuação na primeira infância é e tem sido nos últimos anos uma área em expansão e crescimento. Na intervenção em Terapia Ocupacional a evolução também sido significativa pois, é uma área profissional que atua sobretudo na vertente não oncológica face às diferentes situações, com evoluções constantes e sistemáticas. Também as tendências de ensino devem incorporar as constantes evoluções e inovaçõ. 2018. Pedrosa, Vanda Varela. http://hdl.handle.net/10400.8/4830.
  14. Teorias e Modelos em Terapia Ocupacional I. No âmbito do Curso de Licenciatura em Terapia Ocupacional e por conta do processo de acreditação submetido à World Federation of Occupational Therapist (WFOT) é prioritário que se incorpore nas unidades curriculares metodologias de ensino e aprendizagem que apoiem as competências e atitudes dos futuros terapeutas ocupacionais, sobretudo ajustadas à realidade local, mas também internacional. Assim,. 2018. Pedrosa, Vanda Varela. http://hdl.handle.net/10400.8/4820.
  15. IDEIAS DE UM WORKSHOP de Terapia Ocupacional em Cuidados Paliativos. A Partilha de uma boa prática com estudantes para além de ser isso mesmo, é também incentivar junto de futuros profissionais que boas práticas de atuação devem e podem ser conduzidas junto da comunidade local e internacional, tanto com Terapeutas Ocupacionais como com outros Profissionais de Saúde. 2018. Pedrosa, Vanda Varela. http://hdl.handle.net/10400.8/4835.
  16. COLABORAR NA MESMA VISÃO. O presente documento é uma síntese de conhecimentos e experiências da atividade profissional de Terapia Ocupacional em Cuidados de Saúde Primários. Pretende-se deixar para os estudantes, um enquadramento à prática e dois casos exemplo que sintetizam a prática. Em três momentos, faz uma breve contextualização do serviço e da prática, uma descrição da prática específica de uma profissional e por fim. 2018. Pedrosa, Vanda Varela. http://hdl.handle.net/10400.8/4832.
  17. A atuação da Terapia Ocupacional-Exercícios Pedagógicos. O presente Manual baseia-se em casos e exercícios adaptados da prática em Terapia Ocupacional, sobretudo num contexto comunitário, adequando-se á realidade e às necessidades do programa de unidade curricular de Terapia Ocupacional III. Os exercícios teórico-práticos, ajustados á realidade local e internacional são um excelente formato tanto para introdução de conteúdos teóricos como o seu ajuste/l. 2018. Pedrosa, Vanda Varela. http://hdl.handle.net/10400.8/4817.
  18. Occupational Therapy at home: Palliative Care Approach. The workshop The Occupational Therapy (OT) in the Palliative Care (PC). We hope it can contribute, in a valuable way to preserve independence, comfort and quality of life, effectively during illness and even death. Home, is the holistic and multiprofessional intersection of doing with the person, the caregivers, in their environment, the place where the OT can play a very relevant role in the plac. 2018. Pedrosa, Vanda Varela. http://hdl.handle.net/10400.8/4957.
  19. Influência estímulo sensorial: Intervenção Interdisciplinar Desenvolvimento Criança Sociedade Atual. Apresentação realizada nas Iªas Jornadas Medicina Física e Reabilitação do Hospital D. Manuel D´Aguiar, em novembro de 2018, com o intuito de divulgar a Intervenção da Terapia Ocupacional (numa equipa) no Estimulo Sensorial, a influência no desenvolvimento na primeira infância. Apresentação construída com base na experiência profissional na unidade de cuidados na comunidade do Cartaxo, do ACES Lez. 2018. Pedrosa, Vanda Varela. http://hdl.handle.net/10400.8/4964.
  20. Recensão Crítica Unidade Curricular Terapia Ocupacional III: cuidados paliativos e terapia ocupacional. Neste sentido e no âmbito da Unidade Curricular Terapia Ocupacional III, do 3º ano do plano de estudos, do Curso de Licenciatura em Terapia Ocupacional é usada como estratégica a realização de uma recensão crítica com os estudantes, sobre temas abordados em sala de aula. A turma foi aquela que se encontrava no 3º ano, no ano letivo 2017/2018. Concretamente, e sobre a temática dos Cuidados Paliativ. 2017. Pedrosa, Vanda Varela. http://hdl.handle.net/10400.8/4819.
  21. A atuação da Terapia Ocupacional: casos clínicos exemplo. No âmbito do Curso de Licenciatura em Terapia Ocupacional e por conta do processo de acreditação submetido à World Federation of Occupational Therapist (WFOT) é prioritário que se incorpore nas unidades curriculares metodologias de ensino e aprendizagem que apoiem as competências e atitudes dos futuros terapeutas ocupacionais, sobretudo ajustadas à realidade local, mas também internacional. Os cas. 2017. Pedrosa, Vanda Varela. http://hdl.handle.net/10400.8/4818.