???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Evangelina Bonifácio
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Bonifácio, Evangelina

Identificadores de autor

Ciência ID
E116-4721-CAF6
ORCID iD
0000-0001-5556-3984

Endereços de correio eletrónico

  • evangelina@ipb.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2019/11/13
Concluído
Curso de Pós-doutoramento em Ciências da Educação (Pós-doutoramento)
Especialização em Pedagogia Social
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
Summa cum Laude
2016/06/20
Concluído
Programa de Doctorado en Educación (Pós-doutoramento)
Especialização em Ética e Educação/Formação de Professores
Universidad de Salamanca Facultad de Educación, Espanha
2012/02/28
Concluído
Ética Profissional (Outros)
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
2009/12/15
Concluído
Programa de Perspectivas Histórica, Comparada y Política de la Educación (Doctor)
Especialização em Teoría e Historia de la Educación
Universidad de Salamanca Facultad de Educación, Espanha
"PROFESSORES E ESCOLAS - A Imagem Social dos Professores do Ensino Básico no Portugal Contemporâneo (1973-2005)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobresaliente "cum Laude"
2006/07/10
Concluído
Diploma de Estudos Avançados (DEA)
Especialização em Teoría e Historia de la Educación
Universidad de Salamanca Instituto de Ciencias de la Educación, Espanha
Sobresaliente cum Laude
2005/06/06
Concluído
História da Educação (Outros)
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
2000/02/04
Concluído
Administração e Gestão da Educação (Mestrado integrado)
Especialização em Administração Educacional
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
Muito Bom
1998/04/06
Concluído
Administração Educacional (Outros)
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
1998/04/06
Concluído
Política Educativa (Outros)
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
1995/12/15
Concluído
Administração Escolar (Licenciatura)
Instituto Superior de Educação de Fafe, Portugal
16
1986/06/30
Concluído
Educadores de Infância (Bacharelato)
Escola do Magistério Primário de Bragança, Portugal
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/02 - Atual Investigador (Investigação) VALORIZA - Research Centre for Endogenous Resource Valorization, Polytechnic Institute of Portalegre, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2016 - Atual Investigador (Investigação) GIR Helmantica Paidea, Espanha
Universidad de Salamanca, Espanha
2018 - 2022 Investigador Contratado (Investigação) Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
Núcleo de Investigação Transdisciplinar em Ciências da Educação - NITCE, Portugal
2018 - 2020 Investigador (Investigação) Centro de Estudos para o Desenvolvimento Humano (CEDH), Portugal
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2014 - 2016 Investigador (Investigação) Unidade de Investigação em Sociologia da Educação e do Trabalho, Moçambique
Universidade Pedagógica de Moçambique, Moçambique
(...)

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/06 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Catolica de Mocambique, Moçambique
2015/11/01 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2021 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Jean Piaget (UNIPIAGET) de Moçambique, Moçambique
2010/09/01 - 2015/10/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2009/10/01 - 2010/07/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
1998 - 2008 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1986/10/03 - 1989/09/25 Educador de infância (Educador de Infância) DREN - Coordenação Educativa de Bragança, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/09/01 - 2011/11/26 Coordenadora do Mestrado em Administração e Gestão Escolar Instituto Piaget - Escola Superior de Educação Jean Piaget Nordeste, Portugal
2003/09/01 - 2004/08/31 Coordenadora da Pós-Graduação em Administração e Gestão Escolar Instituto Piaget - Escola Superior de Educação Jean Piaget Nordeste, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/09/13 - Atual Diretora DGEstE - Direção de Serviços da Região Norte, Portugal
Calouste Gulbenkian – Residência para Estudantes, Portugal
2008/04/19 - 2012/09/12 Assessora Principal/Técnica Superior DGEstE - Direção de Serviços da Região Norte, Portugal
Calouste Gulbenkian – Residência para Estudantes, Portugal
1989/09/26 - 2008/04/18 Professora Requisitada nos Serviços do Ministério da Educação DREN - Direção Regional de Educação do Norte, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020/04/01 - Atual Ensinar e aprender em tempos de Covid-19: perceções de professores e alunos em regiões transfronteiriças
TLINCOVID-19 times
Investigador Pós-doutorado
Universidad de Salamanca, Espanha

Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Em curso
2019/09/01 - Atual ERAMUS + TUT4IND - Training University Teachers for the inclusion of people with intellectual disabilities
Investigador responsável
Em curso
2018/09 - Atual O que é para ti um bom professor?
Investigador Pós-doutorado
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
Em curso
2018/10 - 2019/11 Ética e Educação - as narrativas dos pedagogos sociais
Investigador
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
Concluído
2015/10 - 2016/06 Ética e Educação - As narrativas da formação de professores
Investigador
Universidad de Salamanca, Espanha
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Bonifácio, Evangelina; Castanheira, Luís; Mesquita, Cristina. "Inclusão educativa - do passado ao presente". Trabalho apresentado em V Encontro Internacional de Formação na Docência - INCTE 2020, 2020.
    Publicado • 10.34620/incte.2020
  2. Bonifácio, Evangelina; Azevedo, Maria Lopes de. "Diz-nos quem te ensina e dir-te-emos quem é um bom professor". Trabalho apresentado em II Encontro Internacional de Formação na Docência (II INCTE), 2017.
    Publicado
  3. Madureira, Cristiana; Bonifácio, Evangelina; Azevedo, Maria Lopes de. "O Cinema como Recurso Pedagógico no Quefacer Formativo e Profissional dos Educadores Sociais". 2015.
    Publicado
  4. Azevedo, Maria Lopes de; Bonifácio, Evangelina. "Inovação de Práticas Pedagógicas - Estratégias de SuperVisão na Transformação da Práxis Docentes". 2015.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Bonifácio, Evangelina. "Educadores sociais: profissão (in)visível?". a Página da Educação II 221 (2023): 41-42. https://www.apagina.pt/Download/PAGINA/M_Html/Mid_11/Pagina_221_SumarioEditorial.pdf.
    Publicado
  2. Ratero, A. N.; Romero, P. S.; Bonifácio, Evangelina. "Contribution of scientific journals to the construction of teacher training policies in Portugal". Revista de Educación 400 (2023): 169-192.
    Publicado • https://doi.org/10.4438/1988-592X-RE-2023-400-575
  3. Bonifácio, Evangelina. "Educadores Sociais: diários profissionais na construção de competências de deliberação prática". Revista Aprender 45 (2022): 12-24. http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/158/145.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.58041/aprender.158
  4. Corbí, Miguel; Tombolato, Monica; Bueno-Sánchez, Lidia; Hermans, Katrien; Valenti, Antonella; Garcés-Ferrer, Jorge; Straniero, Alessandra; et al. "Intellectual disability in higher education: Self-perceived training needs of university teachers". Specijalna edukacija i rehabilitacija 20 1 (2021): 1-15. http://dx.doi.org/10.5937/specedreh20-31002.
    Publicado • 10.5937/specedreh20-31002
  5. Bonifácio, Evangelina; Baptista, Isabel. "As narrativas dos educadores sociais: Reflexão sobre dilemas éticos como prática (trans)formativa". Lapalage em Revista 6 3 (2020): 27-37. https://laplageemrevista.editorialaar.com/index.php/lpg1/article/view/519.
    Publicado
  6. BONIFÁCIO, Evangelina; BAPTISTA, Isabel. "Ética e deliberação prática. As narrativas dos educadores sociais". Aula 26 0 (2020): 217-224. http://dx.doi.org/10.14201/aula202026217224.
    Publicado • 10.14201/aula202026217224
  7. Bonifácio, Evangelina; Azevedo, Maria Lopes de; Madureira, Cristiana. "Chano: o retrato de um paradigma de educação ao longo da vida". XXXVI (2020): 151-155.
    Publicado
  8. "Salamanca: a academia e o professor". A Página da Educação II 214 (2020): 27.
    Publicado
  9. Dias, Elisa; Bonifácio, Evangelina. "O Icerberg do Educador Social: contributos reflexivos de futuros profissionais". 28 (2019): 238-254. https://eduso.net/res/wp- content/uploads/2020/06/oiceberg_res_28.pdf.
    Publicado
  10. Bonifácio, Evangelina; Lopes de Azevedo, Maria. "Ser Professor: uma (pre)ocupação legislativa?". Revista Profissão Docente 18 39 (2018): 222-238. http://dx.doi.org/10.31496/rpd.v18i39.1193.
    Publicado • 10.31496/rpd.v18i39.1193
  11. Bonifácio, Evangelina. "Ética e educação: as narrativas da formação de professores". Ala: Revista de Pedagogia de la Universidad de Salamanca 23 (2017): 159-178. https://revistas.usal.es/index.php/0214-3402/article/view/aula201723159178.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.14201/aula201723159178
  12. "Os desenhos da Berta: afetos e memórias do Colégio Campos Monteiro". Colégio Campos Monteiro - Espaço de Cultura e Memória (2013): 225.
    Publicado
  13. "Ser Professor na Escola do Século XXI". Jornal Ensino Magazine 183 (2013): https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/9092/1/Ser%20Professor-%20Ensino%20Magazine%20.pdf.
  14. Bonifácio, Evangelina. "Profesores y escuelas: la imagen social de los profesores de la enseñanza básica en Portugal". Aula: Revista de Pedagogía de la Universidad de Salamanca 19 (2013): 225-242. https://revistas.usal.es/index.php/0214-3402/article/view/14706.
    Acesso aberto • Publicado
  15. Bonifácio, Evangelina. "Profissão Professor - Saber Profissional de Referência". Revista Profissão Docente, Universidade de Uberaba 13 28 (2013): 67-72. https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/8760/1/Saber%20Profissional%20de%20Refer%C3%AAncia.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  16. "Imagem e desafios da profissão docente". Jornal Ensino Magazine 158 (2011): https://www.ensino.eu/media/ldpkwodi/imagem_e_desafios_da_profissao_docente.pdf.
    Publicado
  17. "Eurodyssée: Mogadouro em Ciney". A Página da Educação II 193 (2011): https://www.apagina.pt/?aba=7&cat=542&doc=14895&mid=2.
    Publicado
  18. "Imagem e desafios da profissão docente". A Página da Educação II 188 (2010): https://www.apagina.pt/?aba=7&cat=533&doc=14000&mid=2.
    Publicado
  19. "Memória(s)". Brigantia - Revista Cultural XXVI 1-4 (2006):
    Publicado
  20. Bonifácio, Evangelina. "Isolamento e construção da identidade profissional docente: especificidade(s) do distrito de Bragança". Brigantia: Revista Cultural XXV 3/4 (2005): 137-178. https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/6689.
    Publicado
  21. Bonifácio, Evangelina. "As nossas escolas do 1º Ciclo: o que foram : o que são". Brigantia: Revista de Cultura XXIV 1/2 (2004): 175-233. https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/6937.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Bonifácio, Evangelina; Araújo, N. D.. "A formação Pedagógica do professor universitário - contributos e reflexões". In Formação inicial e continuada de professores e a identidade docente 2, 33-45. Brasil: Atena Editora, 2022.
    Publicado
  2. Marchão, A.; Carvalho, L.; Rebola, F.; Ratero, A.; Bonifácio, Evangelina. "Perceptions of students and teachers residing in low-density territories during the Covid-19 pandemic". In Planeamiento ecológico en las iniciativas de desarrollo. Ecological Planning in development initiatives, 235-245. Espanha: Thomson Reuters, Aranzadi, 2022.
    Publicado
  3. Bonifácio, Evangelina. "Revisitar as três faces da Pedagogia: (re)construção da memória educativa". In Influencias belgas en la educación española e iberoamericana, 619-630. Espanha: Ediciones Universidad de Salamanca, 2019.
    Publicado
  4. Bonifácio, Evangelina; Madureira, Cristiana. "No trilho da equidade - uma história de vida de inclusão socioeducativa". In Da igualdade de oportunidades à equidade educativa - caminhos de uma inclusão sucedida, 84-106. Porto, Portugal: Universidade Católica Editora, 2019.
    Publicado
  5. Bonifácio, Evangelina. "Revista Escola Portuguesa - Oitenta e quatro anos depois uma leitura (im)provável". 419-428. Espanha: Ediciones Universidad de Salamanca, 2018.
    Publicado
  6. Bonifácio, Evangelina. "(Pre)ocupações do professor no século XXI". In Desafios da educação: leituras actuais, 263-278. Nampula, Moçambique: Universidade Católica de Moçambique, 2017.
    Publicado
  7. Bonifácio, Evangelina. "Memórias da Vida de Professor em Moçambique - (Re)construção de uma Narrativa". In Los Valores en la Educación de África, de Ayer a Hoy, 485-500. Salamanca, Espanha: Aquilafuente Ediciones da Universidade de Salamanca, 2017.
    Publicado
  8. Bonifácio, Evangelina. "O Professor no Olhar de Adolphe Ferrière - Uma Leitura Contemporânea". In Influencias Suizas en la Educación Española e Iberoamericana, 227-235. Salamanca, Espanha: Aquilafuente Ediciones da Universidade de Salamanca, 2016.
    Publicado
  9. Bonifácio, Evangelina. "Ettore Gelpi - Retalhos da Vida e Obra de um Pedagogo, Com Ecos em Portugal". In Influencias Italianas en la Educación Española e Iberoamericana, 489-500. Salamanca, Espanha: Ediciones FahrenHouse, 2014.
    Publicado
  10. Bonifácio, Evangelina; Almeida, Mara. "Gestão das Escolas da Praia - Cabo Verde". In Lengua, Literatura y Ciencias de la Educación en los Sistemas Educativos del Africa Subsahariana, 521-538. Salamanca, Espanha: Aquilafuente Ediciones da Universidade de Salamanca, 2014.
    Publicado
  11. Bonifácio, Evangelina; Azevedo, Maria Lopes de; Alves, Celina Hirondina. "Desigualdade Social vs Ordenamento do Território e Educação em Cabo Verde". In Lengua, Literatura y Ciencias de la Educación en los Sistemas Educativos del Africa Subsahariana, 505-519. Salamanca, Espanha: Aquilafuente Ediciones da Universidade de Salamanca, 2014.
    Publicado
  12. Bonifácio, Evangelina. "Lawrence Stenhouse - Revisitando a influência da sua obra em Portugal". In Influencias Inglesas en la Educación Española e Iberoamericana (1810-2010), 661-667. Salamanca, Espanha: Hergar Ediciones Antema, 2011.
    Publicado
  13. Bonifácio, Evangelina. "Ensinar - tarefa de mulheres?". In Influencias Alemanas En La Educacíón Española e Iberoamericana (1809-2009), 569-581. Salamanca, Espanha: Globalia Anthema Editions, 2009.
    Publicado
Edição de livro
  1. Bonifácio, Evangelina; Madureira, Cristiana; Azevedo, Maria Lopes de. Dilemas éticos - da narração à problematização. Beira, Moçambique: Universidade Jean Piaget de Moçambique. 2020.
    Publicado • Editor
  2. Azevedo, Maria; Bonifácio, Evangelina; Madureira, Cristiana. II FIACED - Fórum África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento - livro de atas. Penafiel, Portugal: ISCE Douro. 2019.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Bonifácio, Evangelina. PROFESSORES E ESCOLAS: Imagem Social e Desafios de Profissão. Lisboa, Portugal: Edições Fénix. 2015.
    Publicado
  2. Bonifácio, Evangelina. PROFESSORES E ESCOLAS: Imagem Social e Desafios de Profissão. Lisboa, Portugal: Fonte da Palavra. 2011.
    Publicado
Poster em conferência
  1. "Nísia Floresta". Trabalho apresentado em «2.ª Exposição de Educação: Pensadores(as) ao longo da História». VI Jornadas da Prática Pedagógica - Pedagogia(s) sem Tempo: (des)construindo a praxis educativa., 2019.
Prefácio / Posfácio
  1. "Prefácio". Prefácio para Participação Docente Em Direção (e Sentido?) à Educação Inclusiva: A perspetiva dos professores sobre a sua participação na vida da escola. Portugal: Edições Fénix. 2015.
    Publicado
Relatório
  1. 2010. INTERVENÇÃO PRECOCE: Relatório de Actividades - 2009. http://hdl.handle.net/10198/7502.
  2. 2009. Intervenção Precoce na Infância: Relatório 2008.
  3. 2008. Intervenção Precoce na Infância: Relatório 2007.
Resumo em conferência
  1. Madureira, Cristiana; Bonifácio, Evangelina; Azevedo, Maria Lopes de. "A escola como lugar de hospitalidade: (co)construção de aprendizagens em tempo de lazer". Leiria, 2020.
    Publicado
  2. Rosa, Rita; Bonifácio, Evangelina. "Robótica: uma abordagem reflexiva na práxis educativa". Trabalho apresentado em V Encontro Internacional de Formação na Docência (V INCTE), 2020.
    Publicado
  3. Bonifácio, Evangelina. "Ética e Educação - as narrativas dos pedagogos sociais". Trabalho apresentado em III Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano, 2019.
    Publicado
  4. Bonifácio, Evangelina. "Educação à distância como modelo alternativo na formação contínua de professores em Moçambique". Maputo, 2019.
    Publicado
  5. Bonifácio, Evangelina; Azevedo, Maria Lopes de; Madureira, Cristiana. "Imagem Social dos Professores na Perceção dos Alunos: Bom Professor ou Professor Bom?". Trabalho apresentado em III Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano, 2019.
    Publicado
  6. Bonifácio, Evangelina. "Dádiva e hospitalidade - intervenção socioeducativa e retalhos da vida de um educador popular". Penafiel, 2018.
    Publicado
  7. Bonifácio, Evangelina. "O Papel dos Técnicos de Intervenção Socioeducativa na Educação para o Século XXI". Chaves, 2018.
    Publicado
  8. Samuel, Lino; Bonifácio, Evangelina. "A perceção dos gestores de escola sobre o perfil profissional dos professores formados na modalidade de ensino a distância". Penafiel, 2018.
    Publicado
  9. Almeida, Jéssica; Bonifácio, Evangelina. "Projeto ArteInclusa". Trabalho apresentado em II FIACED - Fórum Internacional África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento, Penafiel, 2018.
    Publicado
  10. Madureira, Cristiana; Bonifácio, Evangelina; Azevedo, Maria Lopes de. "A pedagogia do oprimido: uma (re)leitura atual". Penafiel, 2018.
    Publicado
  11. Madureira, Cristiana; Bonifácio, Evangelina; Azevedo, Maria Lopes de. "Diz-me como aprendes... dir-te-ei o papel que assumes na avaliação". Penafiel, 2018.
    Publicado
  12. Bonifácio, Evangelina; Ibraimo, Mohamed Nazir; Ibraimo, M. N.. "Políticas de formação de professores: cruzando a(s) realidade(s) portuguesa e moçambicana". Trabalho apresentado em III Encontro Internacional de Formação na Docência (III INCTE), 2018.
    Publicado
  13. Bonifácio, Evangelina. "Memórias da Vida de Professor em Moçambique - (Re)construção de uma Narrativa". Salamanca, 2017.
    Publicado
  14. Bonifácio, Evangelina; Azevedo, Maria Lopes de. "Diz-nos quem te ensina e dir-te-emos quem é um bom professor". Trabalho apresentado em II Encontro Internacional de Formação na Docência (II INCTE), 2017.
    Publicado
  15. Bonifácio, Evangelina. "Ser Professor: Uma (Pre)ocupação Legislativa?". 2017.
    Publicado
  16. Bonifácio, Evangelina. "Um olhar reflexivo ao filme «DIVERTI DAMENTE»". Trabalho apresentado em I FIACED - Fórum Internacional África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento, Penafiel, 2016.
    Publicado
  17. Bonifácio, Evangelina; Madureira, Cristiana; Azevedo, Maria Lopes de. "O portefólio reflexivo enquanto instrumento promotor de desenvolvimento profissional docente". Penafiel, 2016.
    Publicado
  18. Azevedo, Maria Lopes de; Bonifácio, Evangelina; Madureira, Cristiana. "Reflexos e reflexões em torno do filme: o dia da saia". Penafiel, 2016.
    Publicado
  19. Azevedo, Maria Lopes de; Bonifácio, Evangelina; Madureira, Cristiana. "Contributos das práticas educativas observadas no filme «Ser e Ter»: um olhar ficcional da realidade educativa". Penafiel, 2016.
    Publicado
  20. Bonifácio, Evangelina; Azevedo, Maria Lopes de; Alves, Celina. "Viver a rua ou viver na rua? Os meninos de rua na cidade do Mindelo em Cabo Verde". Penafiel, 2016.
    Publicado
  21. Bonifácio, Evangelina; Madureira, Cristiana; Azevedo, Maria Lopes de; Novais, Célia. "Ética para quê na formação de professores?". Trabalho apresentado em I Encontro Internacional de Formação na Docência (I INCTE), 2016.
    Publicado
  22. "O Cinema como Recurso Pedagógico no Quefacer Formativo e Profissional dos Educadores Sociais". Trabalho apresentado em I Seminário Internacional «Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano», Porto, 2015.
    Publicado
  23. "Inovação de Práticas Pedagógicas - Estratégias de SuperVisão na Transformação da Práxis Docentes". Trabalho apresentado em I Internacional «Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano», Porto, 2015.
    Publicado
  24. "Felicidade no trabalho: Relações ou Ralações?". Trabalho apresentado em I Conferência de SAA, Bragança, Bragança, 2014.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Bonifácio, Evangelina. "PROFESSORES E ESCOLAS - A Imagem Social dos Professores do Ensino Básico no Portugal Contemporâneo (1973-2005)". Doutoramento, Universidad de Salamanca, 2009. http://gredos.usal.es/jspui/bitstream/10366/76403/1/DTHE_CorreiaDaSilvaE_Prof essoreseEscolasPortugal.pdf.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/04/21 Políticas de formação de professores - cruzando a(s) realidade(s) portuguesa e moçambicana III Foro Internacional Sobre África, Educación y Desarollo
Universidad de Salamanca (Salamanca, Espanha)
2021/04/15 Ser Maestro - Desafíos profesionales en el siglo XXI
Instituto Educación Superior Pedagógico Hermano Victorino Elorz Goicoeche de Cajamarca (Peru)
2021/04/15 Ser Maestro - Desafíos profesionales en el siglo XXI I Congresso Virtual Internacional Multidisciplinario de Educacíon
Instituto Educación Superior Pedagógico Hermano Victorino Elorz Goicoechea (Cajamarca, Peru)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - 2023/03/29 Metodologia de ensino de português como língua não materna em contexto fronteiriço em Angola
Orientador de Eduardo David Ndombele
Universidade Catolica de Mocambique, Moçambique
2019 - 2023/03/28 O perfil formativo dos professores do ensino superior no contexto moçambicano - Estudo de caso numa instituição de ensino superior na cidade de Chimoio
Orientador de Nharongue David Araújo
Universidade Catolica de Mocambique, Moçambique
2017 - 2020/05/13 A percepção dos gestores de escola sobre o perfil profissional dos professores formados na modalidade de ensino à distância
Orientador de Lino Marques Samuel
Universidade Catolica de Mocambique, Moçambique
2018 - 2020 Contributos da expressão plástica para a construção de aprendizagens e de competências das crianças
Orientador de Joana Catarina Ferreira Teixeira Moutinho de Castro
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2019 Robótica: Uma abordagem educativa
Orientador de Rita Sofia Silveira da Rosa
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2016 A Gestão de Conflitos e Consequente Satisfação dos Colaboradores - Caso das Telecomunicações de Moçambique - Cidade da Beira
Orientador de Alberto Miguel Nhamuave
Gestão Estratégica de Recursos Humanos (Mestrado)
Universidade Jean Piaget de Moçambique, Moçambique
2014 - 2016 Política de gestão de quadros do sistema da educação - Um estudo de caso na Direção Municipal da Educação de Saurimo
Orientador de David Muangongo
Gestão e Administração Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2014 - 2016 A Profissionalização Docente no Ensino Primário: Reflexões e Modos de Ser Professor no Colégio Oficina o Dicionário - Luanda
Orientador de Paulo Manuel Augusto
Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2014 - 2016 Práticas de Gestão de Recursos Humanos e Satisfação Profissional nas Instituições de Ensino Superior Públicas da Província do Kwanza Sul - O Caso do Instituto Superior Politécnico do Kwanza Sul e o Instituto Superior de Ciências de Educação de Sumbe
Orientador de Domingos Augusto Lunga
Gestão das Organizações (Mestrado)
APNOR (Associação de Politécnicos do Norte), Portugal

Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2013 - 2015 Viver a Rua ou Viver na Rua? Os «Meninos de Rua» na Cidade do Mindelo em Cabo Verde
Orientador de Celina Hirondina Alves
Educação Social (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2012 - 2014 A Gestão e Administração dos Polos Educativos no Concelho da Praia: Que caminhos para a melhoria?
Orientador de Mara Andreia Pires Lopes de Almeida
Ciências da Educação - Administração Educacional (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2011 - 2013 Atitudes dos Professores de Educação Especial e Ensino Regular Face à Inclusão das Crianças com Autismo
Orientador de Daniela Soraia Pereira Miranda do Nascimento
Educação Especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros, Portugal
2010 - 2012 Participação docente em direção (e sentido?) à educação inclusiva. A perspetiva dos professores sobre a sua participação na vida da escola.
Orientador de Maria de Deus Afonso dos Santos Custódio Lico
Ciências da Educação - Administração Educacional (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2010 - 2012 A Escola a tempo Inteiro - Que mudanças?
Orientador de Zulmira da Conceição Paradela Pinto Fernandes
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2009 - 2011 As Histórias no Desenvolvimento da Linguagem e Emergência da Escrita em Contexto de Jardim de Infância
Orientador de Ana Maria Sales Alves
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2009 - 2011 As lideranças (im)possíveis no distrito de Bragança
Orientador de José Maria Preto
Administração e Gestão Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros, Portugal
2008 - 2011 O Contributo do Jogo Dramático Para a Promoção da Interacção Entre as Crianças
Orientador de Laurinda Teresa Barros
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2008 - 2011 A Expressão Plástica em Contexto de Jardim de Infância Como Forma de Criatividade
Orientador de Maria da Anunciação Branco da Silva
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2008 - 2011 A Intervenção Precoce na Infância
Orientador de Lurdes Cristina Rodrigues
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2008 - 2011 (Des)continuidade entre a Educação pré-escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador de Cláudia Maria Pando Teixeira
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2008 - 2010 A Construção do Pensamento Lógico - Matemático na Infância
Orientador de Isabel Cármen Pires Ramos
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2008 - 2010 A emergência da Leitura e da Escrita Como Contributo Para a Construção de Aprendizagens Significativas
Orientador de Maria Edite Rodrigues Valente Sousa
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2008 - 2010 As Ciências Experimentais no Contexto da Educação Pré-Escolar
Orientador de Ana Cristina Freire Amado
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2008 - 2010 A Criança Investigadora, a Descoberta e a Aprendizagem
Orientador de Alice Cardoso Fontes Santos Alves
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/04/21 - 2021/04/24 III Foro Internacional Sobre África, Educación y Desarollo (2021/04/21 - 2021/04/24)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
École Normale Supérieure de Libreville, Gabão

Universidad de Salamanca, Espanha
2021 - 2021 Conferência Internacional Online: Promover a Inclusão no Ensino Superior (2021/04/24 - 2021/04/24)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2021 - 2021 Conferência Internacional Online: Promover a Inclusão no Ensino Superior (2021/04/24 - 2021/04/24)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2020 - 2020 Conferência ócio, jogo e brincadeira: aprendizagens e mediação intercultural (2020/11/27 - 2020/11/28)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2020 Fórum Internacional de Pedagogia - FIPED (Edição Salamanca) (2020/10/14 - 2020/10/16)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidad de Salamanca, Espanha

Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia, Brasil
2020 - 2020 V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE 2020) (2020/05/07 - 2020/05/08)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 Congresso Internacional Iberoamericano Influencias Belgas en la Educación Española e Iberoamericana (2019/10/17 - 2019/10/19)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidad de Salamanca Instituto de Ciencias de la Educación, Espanha
2019 - 2019 Congresso Internacional Iberoamericano Influencias Belgas en la Educación Española e Iberoamericana (2019/10/17 - 2019/10/19)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidad de Salamanca Instituto de Ciencias de la Educación, Espanha
2019 - 2019 VI Jornadas da Prática Pedagógica - Pedagogia(s) sem Tempo: (des)construindo a praxis educativa (2019/11/26 - 2019/11/27)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2018 Conferência (Re)viver e (Re)contar uma Experiência de Cooperação em Timor-Leste, integrada no Ciclo de Conferências: Educação e Cultura(s) (2018/04/19 - 2018/04/19)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2018 Congresso Internacional «La prensa pedagógica de los profesores. Su contribución al patrimonio histórico educativo.» (2018/10/18 - 2018/10/20)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidad Pontificia de Salamanca Facultad de Educación, Espanha
2018 - 2018 II FIACED - Fórum Internacional África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento (2018/06/14 - 2018/06/15)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
2018 - 2018 VIII Congreso Mundial de Estilos de Aprendizaje - Modelos educativos, retos para los docentes en la diversidad de contextos en formación (2018/10/10 - 2018/10/12)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidad del Atlántico, Colômbia
2018 - 2018 II FIACED - Fórum Internacional África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento (2018/06/14 - 2018/06/15)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
2018 - 2018 XXXII Encontro Galego-Português de Educadores/as pela Paz (2018/04/20 - 2018/04/22)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Vigo, Espanha
2017 - 2017 II Foro Sobre África y Desarrollo - Los Valores en la Educación de África, de Ayer a Hoy (2017/10/19 - 2017/10/21)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidad de Salamanca Instituto de Ciencias de la Educación, Espanha
2016 - 2016 I FIACED - Fórum Internacional África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento (2016/06/16 - 2016/06/17)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
2016 - 2016 VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem: Educação, Tecnologias e Inovação (2016/06/04 - 2016/06/06)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2016 - 2016 I FIACED - Fórum Internacional África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento (2016/06/14 - 2016/06/15)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
2014 - 2014 I Conferência de Secretariado e Assessoria Administrativa (2014/04/24 - 2014/04/24)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2010 - 2010 Leitura: A Acção Pedagógica no Movimento da Escola Moderna (2010/04/17 - 2010/04/17)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2010 - 2010 Ética em Educação (2010/05/08 - 2010/05/08)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2009 - 2009 1.º Encontro da Intervenção Precoce na Infância (2009/02/18 - 2009/02/18)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros, Portugal
2000 - 2000 expoEducação - Bragança 2000 (2000 - 2000)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
Governo Civil de Bragança, Portugal

Coordenação Educativa de Bragança, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/05/28 - Atual Oradora convidada com a comunicação «Ética da Hospitalidade na Formação de Professores»
Seminário
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
2021/05/17 - Atual Oradora convidada com a comunicação «Ética da Hospitalidade na Intervenção Socioeducativa»
Seminário
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2021/04/28 - Atual Oradora convidada com a comunicação «Ética na Intervenção Socioeducativa»
Seminário
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2021/04/24 - Atual Oradora convidada com o tema «O Projeto TUT4IND: Novas oportunidades de inclusão e formação»
Conferência
Conferência Internacional Online: Promover a Inclusão no Ensino Superior
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2010/05/08 - 2010/05/08 Moderação do Seminário Ética em Educação
Seminário
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/07/06 A influência do nível socioeconómico nas aprendizagens dos alunos do primeiro ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Cláudia Filipa Nunes Ribeiro (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
2021/07/06 O lúdico como instrumento pedagógico nos processos de aprendizagem dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Susana Maria de Matos Nogueira (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
2021/06/28 O contributo da supervisão pedagógica no desenvolvimento da profissão professor - estudo de caso numa instituição de ensino secundário da cidade de Maputo
Arguente principal
André Xavier Ribisse (Doutoramento)
Universidade Catolica de Mocambique, Moçambique
2021/06/24 Formação pedagógica dos docentes no Ensino Superior das Ciências de Saúde como contributo para o desempenho profissional: percepção dos docentes de um Instituto Superior de Ciências de Saúde na cidade de Quelimane
Arguente principal
Marília Francisco Caetano de Novais (Doutoramento)
Universidade Catolica de Mocambique, Moçambique
2021/06/21 A extensão universitária na profissionalização do estudante: Programa «um estudante uma família» - Um estudo de caso
Arguente principal
Assane Calisto Uitrosse (Doutoramento)
Universidade Catolica de Mocambique, Moçambique
2020/12/16 O livro de Literatura para a Infância como suporte didático-pedagógico para a prática docente
Vogal
Ana Filipa Domingues Raimundo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2020/11/20 Supervisão pedagógica dos gestores como contributo pessoal e profissional: Um estudo dos centros de recursos do ensino à distância de uma universidade de Moçambique
Arguente
Ana Maria de Castro Sambo (Doutoramento)
Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique, Moçambique
2020/11/19 Competências empreendedoras na formação dos estudantes num curso de licenciatura da Universidade de Moçambique
Arguente
Martinho Amisse Niamale (Doutoramento)
Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique, Moçambique
2020/07/15 O papel da aprendizagem cooperativa no desenvolvimento de competências sociais
Vogal
Eliana Filipa Gomes Vicente Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2020 O papel de brincar livre ou estruturadamente nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento das crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Inês Gabriela Costa Pinto (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
2020 (Trans)formar rotinas em aprendizagens na Educação Pré-escolar
Arguente
Esmeraldina Fernanda da Cruz Oliveira (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
2020 Materiais Manipuláveis na Educação Pré-Escolar
Arguente
Marta Tomás Carvalho (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
2019/12/06 O lúdico como estratégia de ensino-aprendizagem
Vogal
Inês Isabel Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07/15 Hospitalidade e Liderança Organizacional - Instituições Sociais e Educativas
Vogal
Maria Rita de Abreu Freire Teixeira Valente (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2019/07/15 Pedagogia e Medidas de Reinserção Social - O caso do Rendimento Social de Inserção (RSI)
Vogal
Diana Isabel Amaral Dias Lemos (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2019/03/22 Formação Contínua e Ethos Profissional - O caso dos Educadores Sociais em Portugal
Arguente
Ana Cláudia Rodrigues Camões (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2019/03/22 A Escola Como Organização Antropológica e Ética: Estudo de Caso
Arguente
José Miguel Nascimento Mendes Fraga Amaral (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2019 Um olhar de esperança atrás das grades
Arguente
Catarina Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019 Dificuldade de aprendizagem da língua portuguesa nos alunos da 7ª classe da escola do 1º ciclo do ensino secundário N.º 4074 - Município de Cacuaco, em Luanda
Arguente
Francisca de Castro Sebastião Trindade (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2018/11/05 A Imprensa Pedagógica e Feminista no Brasil: Nísia Floresta e a Educação das Mulheres no Século XIX
Arguente
Elisabeth Maria da Silva (Doutoramento)
Universidad de Salamanca Instituto de Ciencias de la Educación, Espanha
2017 El Carnaval Una Estrategia Educativa y Politica de Visibilización: El Caso de la Población Desplazada en Altos Cazucá - Bogotá - Colombia
Arguente
Adriana Patricia Moreno Gutierréz (Doutoramento)
Universidad de Burgos Facultad de Humanidades y Educación, Espanha
2017 Per(curso) na Valência da Creche, Jardim-de-Infância e 1º Ciclo
Arguente
Rita Maria de Barros Ataíde (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
2017 A Interação Afetiva Adulto-Criança Como Promotora do Desenvolvimento de Uma Criança com Necessidades Educativas Especiais
Arguente
Magda Salomé Pires Bessa (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
2016 Controversias Entre Sumak Kawsay y el Modelo Cresmatístico: Una Lectura desde el Pueblo Tikuna
Vogal
Luis Alfonso Garzón Pérez (Doutoramento)
Universidad de Burgos Facultad de Humanidades y Educación, Espanha
2016 Causas do Insucesso Escolar no Ensino Primário - Um Estudo Realizado Com Alunos da 6ª Classe na Escola Primária n.º 1167 em Luanda no Município do Rangel - Vila Alice
Arguente
Marcelina João Paulo (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2015/07/21 A Escola Como Lugar de Educação Para a Saúde. Estudo de Caso - Nampula
Arguente
Leyani Ailín Chávez Noya de Oliveira (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2015/01/23 Práticas Comunitárias de Mediação Social. Estudo de Caso - Bairro de Mutauanha - Nampula
Arguente
Bonifácio João Afonso da Piedade (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2015 O Principezinho de Antoine Saint-Exupéry Como Recurso Didático Numa Educação Intercultural
Arguente
Olga Santos Gordino (Doutoramento)
Universidad de Salamanca Instituto de Ciencias de la Educación, Espanha
2014/04/29 Educação, Morte e Esperança. Exigências da Pedagogia Social
Arguente
Maria de Fátima da Silva Monteiro (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2013 O Educador Social em Contexto Escolar: Testemunho Reflexivo
Arguente
Ana Paula da Costa Mendes (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2013 Ser Professor: Marcas de identidade profissional equacionadas à luz da pedagogia social
Arguente
Marta Patrícia Monteiro (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2013 A Qualidade em Intervenção Precoce na Infância - Estudo exploratório sobre a satisfação das famílias, atitude dos profissionais e ambiente educativo
Arguente
Paula Cristina Fernandes da Silva Nogueira (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros, Portugal
2013 Património Material e Imaterial das Escolas Primárias do Concelho de Bragança: As Memórias dos Idosos
Arguente
Ana Maria de Sá Rodrigues (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros, Portugal
2013 Inclusão de Crianças no Ensino Regular
Arguente
Sofia Marisa Silva Samorinha Palmeirão (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros, Portugal
2013 A Inclusão de Alunos Portadores da Síndrome de Asperger nas Classes Regulares
Arguente
Inês da Glória Martins (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros, Portugal
2013 Necessidades e Satisfação das Famílias Com Crianças Com Necessidades Educativas Especiais
Arguente
Carla Dolores dos Santos Madureira Fernandes (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros, Portugal
2013 Atitudes dos Educadores de Infância Face à Valorização do Jardim-de-Infância Como Promotor da Escola Inclusiva Para Crianças Com Necessidades Educativas Especiais
Arguente
Marília Isabel Mesquita Ginja (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros, Portugal
2013 Atitudes dos Professores do Ensino Regular Face à Implementação do decreto-lei N.º 3/2008
Arguente
Sara Isabel Garcia Branco (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros, Portugal
2013 As Tecnologias de Informação e da Comunicação como Suporte à Gestão através da Liderança e da Comunicação. Estudo com professores de um agrupamento de escolas da Terra Fria Transmontana
Arguente
Maria Inês Araújo Aires de Freitas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2013 Escola Inclusiva: Enquadramento e Estratégias para a sua Construção
Arguente
Maria Jacinta Silveira Cabeça (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros, Portugal
2013 Escola: Lugar de Hospitalidade Social
Arguente
Emília Mesquita Gonçalves Pinto (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2013 A Influência da Identidade e Cultura da Organização Escolar na Gestão dos Departamentos Curriculares
Presidente do júri
Artur Henrique Martins (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros, Portugal
2011 La Influencia de Celestín Freinet en España
Vogal
José Luís Hernández Huerta (Doutoramento)
Universidad de Salamanca Instituto de Ciencias de la Educación, Espanha
2011 Educação de Infância Itinerante: Um Meio da Garantir a Igualdade de Oportunidades
Arguente
Helena Maria Fernandes Pinto Borges (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2011 A Expressão Plástica na Educação de Infância
Arguente
Laetitia Veiga Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2011 Voluntariado Social e Formação Cívica de Crianças e Jovens
Arguente
Cândida de Jesus Fernandes dos Santos (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2011 Aprendizagem Escolar e Pedagogia Social - O Papel do Director de Turma
Arguente
Isabel Maria Pedro Nunes (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2011 A Construção de Uma Escola para Todos: Direito à Educação, Direito à Diferença - Um Estudo de Caso num Agrupamento de Escolas
Arguente
Alzira do Espírito Santo Fernandes Oliveira Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2011 Gestão e Liderança: Um Desafio Para os Directores
Presidente do júri
Maria da Conceição de Castro (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros, Portugal
2010 O Síndrome de Asperger
Arguente
Maria Irene Morgado Ribeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2010 A Narrativa Como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento Sócio-Emocional
Arguente
Maria Isabel Teixeira de Azevedo Ortega (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019 - Atual INCTE - Encontro Internacional de Formação na Docência Bragança
2018 - 2018 VIII Congreso Mundial de Estilos de Aprendizaje Barranquilla - Colômbia
2016 - 2016 VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem Bragança

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2019 - Atual Revista Diálogos e Perspectivas em Educação (2675-2271) Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
2020 - 2020 Revista Saber & Educar (1647-2144) ESE de Paula Frassinetti

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020 - 2021 Projecto de Investigação Ciências da Educação (Doktor (PhD)) Universidade Jean Piaget (UNIPIAGET) de Moçambique, Moçambique

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2020 - Atual Responsável pela elaboração do programa da unidade curricular de Ética e Desenvolvimento Profissional, do curso de Mestrado em Ciências da Educação, com especialização em Administração Educacional e Tecnologias Educativas
Outro
Universidade Mussa Bin Bique, Moçambique
2020 - Atual Colaboração na elaboração do plano curricular do Mestrado de Ciências da Educação, com especialização em Administração Educacional e Tecnologias Educativas
Membro
Universidade Mussa Bin Bique, Moçambique
2019/06 - Atual Comité Editorial Internacional da Revista Diálogos e Perspectivas em Educação
Membro
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Brasil
2018 - Atual Conselho Editorial Internacional da Revista Debates Insubmissos
Membro
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2018 - Atual Colaboradora permanente da Revista «A Página da Educação»
Membro
Profedições, Portugal
2016 - Atual Colaboradora da Aula - Revista de Pedagogia
Membro
Universidad de Salamanca, Espanha

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020 - Atual Membro de Júris de certificação de competências do Curso de Licenciatura em Educação Social - Unidade Curricular de Organização e Gestão das Instituições Sociais Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2019/06/11 - Atual Membro do Júri de Provas Públicas para a Obtenção do Título de Especialista enquanto Individualidade de Público e Reconhecido Mérito na área em referência: CNAEF 144 - Formação de Professores do Ensino Básico (1.º e 2.º Ciclos) Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
2019 - Atual Membro do Júri de Provas Públicas para a Obtenção do Título de Especialista enquanto Individualidade de Público e Reconhecido Mérito na área em referência: (CNAEF 143 - Formação de Educadores de Infância) Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
2017 - Atual Vogal de Júris de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2010 - Atual Vogal de Júris de Mestrado em Educação Pré-Escolar Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2011 - 2011 Vogal de Júris de Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020 - 2020 Revista Portuguesa de Investigação Educacional (2186-4614) Universidade Católica Editora
2020 - 2020 Revista Portuguesa de Investigação Educacional (2182-4614) Universidade Católica Editora
2019 - 2019 Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación (2027-1174) Pontificia Universidad Javeriana
2019 - 2019 Revista Portuguesa de Investigação Educacional (2182-4614) Universidade Católica Editora