???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Micaela Sofia Martins Terceiro

Nomes de citação

  • Martins, Micaela

Identificadores de autor

Ciência ID
E016-A814-B33D
ORCID iD
0000-0003-1240-577X
Google Scholar ID
D32goTYAAAAJ
Scopus Author Id
57220753357

Endereços de correio eletrónico

  • msterceiro@edu.ulisboa.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Exatas - Matemática

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2018 - 2024/01
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Didática da Matemática
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
"Integrar o Estudo de Aula na Formação Inicial de Professores de Matemática do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário em Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved with distinction and honor
2019/10/14
Concluído
Educação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Didática da Matemática
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
18
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/11 - 2024/02/29 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/01 - 2024/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) AEMA - Agrupamento de Escolas Moinhos da Arroja, Portugal
2019/02/25 - 2019/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Agrupamento de Escolas Moinhos da Arroja, Portugal
2018/09/17 - 2019/03/12 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Profissional de Artes, Tecnologias e Desporto, Portugal
2017/10/11 - 2018/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Agrupamento de Escolas Moinhos da Arroja, Portugal
2017/09/04 - 2018/04/18 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Profissional Gustave Eiffel, Portugal
2017/02/08 - 2017/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Secundária Maria Amália Vaz Carvalho, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/01 - 2015/10 Professora/explicadora de Matemática; Coordenadora do Apoio ao Estudo Psientífica, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2019/09/01 - Atual O Estudo de Aula na Formação Inicial de Professores de Matemática [Lesson Study in Mathematics Initial Teacher Education]
SFRH/BD/143869/2019
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Gomes, Paula; Martins, Micaela. "Knowing students' strategies before the lesson and leading whole-class discussions". Trabalho apresentado em PME45, Alicante, 2022.
    Publicado
  2. Martins, Micaela; Ponte, João Pedro da; Mata-Pereira, Joana. "Lesson Study in Initial Teacher Education: drawing conclusions from two Portuguese experiences". Trabalho apresentado em PME45, Alicante, 2022.
    Publicado
  3. Martins, Micaela; Ponte, João Pedro da; Mata-Pereira, Joana. "O estudo de aula na formação inicial de professores: desenvolver o raciocínio matemático dos alunos". Trabalho apresentado em EIEM 2021 - Encontro de Investigação em Educação Matemática: capacidades matemáticas transversais, 2021.
    Publicado
  4. Gomes, Paula; Martins, Micaela; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana. "Prospective and in-service teachers designing mathematical tasks in lesson study". Trabalho apresentado em Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino da Matemática (SILSEM), 2021.
    Publicado
  5. Martins, Micaela. "O impacto do questionamento do professor estagiário de matemática nos alunos". Trabalho apresentado em EIEM 2018 - Encontro em Investigação em Educação Matemática: a aula de matemática, Coimbra, 2018.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Almeida, Carolina; Martins, Micaela. "O questionamento dos alunos em ambientes virtuais de aprendizagem", 2016, https://doi.org/10.34624/ilcj.v6i1.14701.
    https://doi.org/10.34624/ilcj.v6i1.14701
Artigo em revista
  1. Martins, Micaela; Ponte, João Pedro da; Mata-Pereira, Joana. "O desenvolvimento do conhecimento didático de futuros professores: o estudo de aula como processo formativo integrado na formação inicial". PNA. Revista de Investigación en Didáctica de la Matemática 18 2 (2024): 105-130. http://dx.doi.org/10.30827/pna.v18i2.27258.
    Publicado • 10.30827/pna.v18i2.27258
  2. Martins, Micaela; Ponte, João Pedro da; D718-5FC5-D846. "Estudo de aula na formação inicial de professores de matemática: Aspetos-chave que promovem o desenvolvimento do conhecimento didático dos futuros professores [Lesson study in initial mathematics teacher education: Key aspects that promote the development of prospective teachers’ didactical knowledge]". Quadrante 32 1 (2023): 120-141. https://doi.org/10.48489/quadrante.28737.
    Acesso aberto • Publicado • 10.48489/quadrante.28737
  3. Martins, Micaela; Ponte, João Pedro da; Mata-Pereira, Joana. Autor correspondente: Martins, Micaela. "Preparing, leading, and reflecting on whole-class discussions: How prospective mathematics teachers develop their knowledge during lesson study". European Journal of Science and Mathematics Education 11 1 (2023): 33-48. http://dx.doi.org/10.30935/scimath/12432.
    Acesso aberto • Publicado • 10.30935/scimath/12432
  4. Martins, Micaela; Ponte, João Pedro da; Mata-Pereira, Joana. "Learning to promote students' mathematical reasoning: Lesson study contributions in initial teacher education". (2023):
    Aceite para publicação • 10.29333/ejmste/13127
  5. Martins, Micaela; Ponte, João Pedro da; Mata-Pereira, Joana. "O desenvolvimento do conhecimento de futuros professores: o estudo de aula como processo formativo [The development of prospective teachers' knowledge: lesson study as a formative process]". PNA (2023):
    Acesso aberto • Aceite para publicação
  6. Gomes, Paula; Martins, Micaela; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana; Ponte, João Pedro da. "Task design and enactment: Developing in-service and prospective teachers' didactical knowledge in lesson study". Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education 18 7 (2022): https://doi.org/10.29333/ejmste/12172.
    Acesso aberto • Publicado • 10.29333/ejmste/12172
  7. Martins, Micaela; Mata-Pereira, Joana; Ponte, João Pedro da. Autor correspondente: Martins, Micaela. "Os Desafios da Abordagem Exploratória no Ensino da Matemática: aprendizagens de duas futuras professoras através do estudo de aula". Bolema: Boletim de Educação Matemática 35 69 (2021): 343-364. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v35n69a16.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/1980-4415v35n69a16
Capítulo de livro
  1. Martins, Micaela; Gomes, Paula; Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana. "Refletir sobre discussões coletivas: contributos de estudos de aula com professores e futuros professores de Matemática". In Estudos de aula na formação inicial e continuada de professores, editado por Richit, Adriana; Ponte, João Pedro da; Gómez, Encarnación Soto. São Paulo, Brasil: Livraria da Física, 2022.
    No prelo
Tese / Dissertação
  1. Terceiro, Micaela Sofia Martins. "O processo de melhoria do questionamento de um professor estagiário". Mestrado, Universidade de Aveiro, 2014. http://hdl.handle.net/10773/14607.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/06/21 O desenvolvimento do conhecimento dos futuros professores de Matemática com o Estudo de Aula XIII Fórum dos Jovens Investigadores do IE-ULisboa
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Portugal)
2023/05/18 O papel do facilitador na etapa da planificação num estudo de aula International Lesson Study Seminar in Mathematics Education (SILSEM)
Grupos de Pesquisa Investigação em Ensino de Matemática da Universidade de Brasília (GIEM/UnB) e Prática Pedagógica em Matemática da Universidade Estadual de Campinas (PRAPEM/Unicamp) (Brasil) (Brasil)
2023/05/17 O estudo de aula como processo formativo promotor do desenvolvimento do conhecimento de futuros professores: duas experiências em Portugal International Lesson Study Seminar in Mathematics Education (SILSEM)
Grupos de Pesquisa Investigação em Ensino de Matemática da Universidade de Brasília (GIEM/UnB) e Prática Pedagógica em Matemática da Universidade Estadual de Campinas (PRAPEM/Unicamp) (Brasil) (Brasil)
2022/07/21 Lesson Study in Initial Teacher Education: drawing conclusions from two Portuguese experiences [Research Report] PME45
Universidad de Alicante (Alicante, Espanha)
2022/07/21 Knowing students' strategies before the lesson and leading whole-class discussions [Oral Communication] PME45
Universidad de Alicante (Alicante, Espanha)
2022/07/15 Desenvolver a capacidade de reflexão de futuros professores: um estudo de aula na formação inicial de professores de Matemática [Comunicação oral] ICET 2022 - 1st International Conference on Education and Training
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/07/12 Lesson Study features for supporting the development of prospective teachers' knowledge in Initial Teacher Education: Lesson Study opportunities for the development of prospective teachers' knowledge about teaching practice [Symposium] ICET 2022 - 1st International Conference on Education and Training
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/07/11 Knowing students' solving strategies before the lesson: how it influences leading the whole-class discussion? MELSE - Third Research Meeting 2022
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2021/11/30 How to orchestrate whole-class discussions? The role of lesson study on the development of prospective and in-service mathematics WALS
World Association of Lesson Studies
2021/11/20 O Estudo de Aula na Formação Inicial de Professores: desenvolver o raciocínio matemático dos alunos EIEM 2021 - Encontro de Investigação em Educação Matemática
SPIEM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática
2021/08 Reflecting on mathematical discussions: what aspects do prospective teachers pay attention to during lesson study? YESS11 - ELEVENTH YERME SUMMER SCHOO
ERME (Bressanone-Brixen, Itália)
2021/07/05 Adotar e adaptar o estudo de aula na formação inicial de professores de Matemática: potencialidades e desafios Estudos de aula na formação inicial e contínua de professores
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação (Portugal)
2021/05/13 Prospective and in-service teachers designing mathematical tasks in Lesson Study International Lesson Study Seminar in Mathematics Education (SILSEM)
Grupos de Pesquisa Investigação em Ensino de Matemática da Universidade de Brasília (GIEM/UnB) e Prática Pedagógica em Matemática da Universidade Estadual de Campinas (PRAPEM/Unicamp) (Brasil)
2020/12 The role of task design in an exploratory approach: What teachers learn through lesson study WALS
World Association of Lesson Studies (Estados Unidos)
2020/03/05 Prospective mathematics teachers learning about the exploratory approach through Lesson Study MELSE - Second Research Meeting 2020
School of Education, University of Nottingham (Nottingham, Reino Unido)
2019/06/06 O Estudo de Aula na Formação Inicial de Professores - As aprendizagens dos futuros professores II Seminário sobre Estudos de Aula
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/06/19 - 2033/06/19 Debate: de que educadores e professores precisamos? (2023/06/19)
Outro (Outra)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2022/09/08 - 2022/09/08 Seminário sobre Estudos de Aula na Formação de Professores (2022/09/08)
Seminário
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2022/07/11 - 2022/07/11 MELSE - Third Research Meeting 2022 (2022/07/11 - 2022/07/11)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2021/09/06 - 2021/09/10 ECER - European Conference on Educational Research (2021/09/06 - 2021/09/10)
Conferência (Coorganizador)
EERA - European Educational Research Association, Alemanha
2020/02/03 - 2020/02/07 ICMI Study 25 - Teachers of Mathematics Working and Learning in Collaborative Groups (2020/02/03 - 2020/02/07)
Conferência (Outra)
2015/08/03 - 2015/08/09 Erasmus + (Move 2B Healthy) (2015/08/03 - 2015/08/09)
Outro (Coorganizador)
Psientífica, Portugal
2015/06/30 - 2015/07/06 Eramus + (MovEUrope) (2015/06/30 - 2015/07/06)
Outro (Coorganizador)
Psientífica, Portugal
2011 - 2013 Animador na Academia de Verão - campo de férias com atividades culturais, desportivas e de lazer dentro da universidade. (2011 - 2013)
Outro (Coorganizador)
Universidade de Aveiro, Portugal

UNAVE - Associação para a formação profissional e investigação da Universidade de Aveiro, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/07/18 - 2022/07/23 PME 45 - 45th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education
Conferência
PME
Universitat d'Alacant, Espanha
2022/07/12 - 2022/07/15 ICET 2022 - 1st International Conference on Education and Training
Conferência
ICET 2022
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2022/07/11 - 2022/07/11 MELSE - Third Research Meeting 2022
Encontro
MELSE
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2022/06/29 - 2022/06/30 XII Fórum dos Jovens Investigadores do IE-ULisboa
Outro
XII Fórum dos Jovens Investigadores do IE-ULisboa
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2022/05/16 - 2022/05/18 Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal, com apresentação do poster intitulado "O Estudo de Aula na Formação Inicial de Professores de Matemática"
Encontro
Ciência 2022 - Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2022/05/14 - 2022/05/14 VI Encontro APM-IE: Raciocínio matemático e representações
Encontro
VI Encontro APM-IE
APM Associação de Professores de Matemática, Portugal

Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2021/11/28 - 2021/11/28 PhD and Early Career Researcher Conference
Conferência
PhD Pre-Conference
2021/07/27 - 2021/07/28 Escola de Verão 2021 SPIEM&SIEM I Jornadas Escuela de Verano para Jóvenes Investigadores en Educación Matemática
Outro
Escola de Verão 2021 SPIEM&SIEM
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal

Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática, Espanha
2021/07/02 - 2021/07/02 XI Fórum dos Jovens Investigadores do IE-ULisboa
Outro
XI Fórum dos Jovens Investigadores do IE-ULisboa
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2021/06/14 - 2021/06/16 European Educational Research Summer School EERSS 2021: "Beyond the Basics in Educational Research Methodology: Research ethics in educational research"
Outro
European Educational Research Summer School EERSS 2021
University of Jyväskylä, Finlândia
2021/05/29 - 2021/05/29 V Encontro APM-IE: Gestão Curricular em Matemática
Encontro
V Encontro APM-IE
APM Associação de Professores de Matemática, Portugal

Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2021/03/22 - 2021/03/26 ERME Spring School: Intensive Training School in Qualitative Research Design and Research Methods in Mathematics Education
Outro
ERME Spring School
European Society for Research in Mathematics in Education, Alemanha
2021/02/02 - 2021/02/05 Virtual Pre-CERME 12
Conferência
Virtual Pre-CERME 12
2021/02/01 - 2021/02/02 YERME Day
Encontro
YERME Day
2021/01/11 - 2021/01/11 Seminário REASON - Raciocínio Matemático e Formação de Professores
Seminário
REASON
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2020/12/05 - 2020/12/05 PhD Pre-Conference at WALS
Conferência
PhD Pre-Conference at WALS
2020/04/21 - 2020/04/26 YESS 10 - ERME School for Young Researchers in Mathematics Education
Outro
YESS 10
2019/09/02 - 2019/09/02 PhD Pre-Conference at WALS
Conferência
PhD Pre-Conference
2019/07/17 - 2019/07/17 IV Jornadas de Reflexão para o Sucesso Educativo - Equilíbrio Emocional para o Sucesso Educativo
Outro
IV Jornadas de Reflexão para o Sucesso Educativo
AEMA - Agrupamento de Escolas Moinhos da Arroja, Portugal
2019/05/11 - 2019/05/11 Formação de curta duração "Aprendizagens essenciais em matemática: perspetivas e práticas"
Outro
Aprendizagens essenciais em matemática: perspetivas e práticas
Centro de Formação da Associação de Professores de Matemática, Portugal

Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2016/06/11 - 2016/06/12 Curso de Fotografia - Iniciação
Oficina (workshop)
Curso de Fotografia - Iniciação
Academia Olhares, Portugal
2015/09/24 - 2015/09/29 Mobility of youth workers - Programme Countries (TCA - Erasmus +)
Outro
Mobility of youth workers
Change it!, República Checa
2014/02/15 - 2014/06/14 Oficina de Língua Gestual Portuguesa - Nível inicial (30h) + Nível avançado (30h)
Oficina (workshop)
Oficina de "Língua Gestual Portuguesa"
Câmara Municipal de Aveiro, Portugal
2011 - 2013 CIAJ - Curso de Formação de Animadores de Campos de Férias
Oficina (workshop)
Curso de Iniciação à Animação Juvenil
UPAJE - União Para a Ação Cultural e Juvenil Educativa, Portugal
2011/06/18 - 2011/06/19 Curso de Primeiros Socorros
Oficina (workshop)
Primeiros socorros
UNAVE - Associação para a formação profissional e investigação da Universidade de Aveiro, Portugal
2007/07/02 - 2007/07/13 Brincar à Beira Mar: acompanhamento de crianças à praia, dinamizando atividades lúdico-pedagógicas. Área de intervenção: Apoio a idosos e/ou crianças.
Outro
Programa OTL - Brincar à Beira Mar
Instituto Português da Juventude, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/09 - 2024/01 Tópicos de Matemática Elementar II ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/09 - 2024/01 Tópicos de Matemática Elementar I ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2021/06 News from the PhD and Early Researchers Network WALS newsletter