???global.info.a_carregar???
Isabel Maria Pimenta Henriques Freire. Concluiu o Doutoramento em Ciências da Educação - Desenvolvimento Curricular e Avaliação em Educação, em 2001/12/21, pela Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação e Mestrado em Ciências da Educação - Análise e Organização do Ensino, em 1992, pela Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Publicou 27 artigos em revistas especializadas, 25 capítulos de livros e 4 livros. Orientou 9 teses de doutoramento. Recebeu o prémio Qualitative Book Award in Spanish or Portuguese, atribuído pelo Institute for Qualitative Inquiry, University Of Illinois, em 2016, por obra em co-autoria. Participa e/ou participou como Investigador em 15 projetos e Investigador responsável em 4 projetos. Atua na área de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: Contexto escolar; Investigação; Educação; Formação de professores; Emoções na educação; Mediação; Educação Intercultural; Projeto; Cyberbullying . Isabel Maria Pimenta Henriques Freire. Completed PhD in Educational Sciences - Curriculum Development and Evaluation in Education, in 2001/21/21, by the University of Lisbon Faculty of Psychology and Educational Sciences and Master in Educational Sciences - Analysis and Organization of Education, in 1992, University of Lisbon Faculty of Psychology and Educational Sciences. She published 27 articles in specialized journals, 25 book chapters and 4 books. She has supervised 9 doctoral theses. She received the Qualitative Book Award in Spanish or Portuguese, given by the Institute for Qualitative Inquiry, University Of Illinois, in 2016, for co-authored work. She participates and / or participated as an Investigator in 15 projects and a Responsible Investigator in 4 projects. She works in the Social Sciences area with an emphasis on Educational Sciences. In its Ciência Vitae curriculum, the most frequent terms in the context of scientific production are: School context; Investigation; Education; Teacher education; Emotions in education; Mediation; Intercultural Education; Project; Cyberbullying.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Isabel Maria Pimenta Henriques Freire

Nomes de citação

  • Freire, Isabel
  • Freire, I. P.

Identificadores de autor

Ciência ID
DF1E-04FA-D28C
ORCID iD
0000-0003-3486-7561
Scopus Author Id
55555280200

Endereços de correio eletrónico

  • isafrei@ie.ulisboa.pt (Profissional)

Moradas

  • Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Alameda da Universidade, 1649-013 , Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

  • www.ie.ulisboa.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2001/12/21
Concluído
Doutoramento em Ciências da Educação - Desenvolvimento Curricular e Avaliação em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
"Percursos disciplinares e contextos escolares - dois estudos de caso" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção e louvor
1992
Concluído
Mestrado em Ciências da Educação - Análise e Organização do Ensino (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
"Perspectivas de alunos e professores acerca da disciplina e da indisciplina numa escola secundária" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1974/09 - 1978/07
Concluído
Biologia (Licenciatura)
Especialização em Ramo Educacional
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
16 valores (16/20)
1970/10 - 1974/07
Concluído
Serviço Social (Licenciatura)
Instituto Superior de Serviço Social, Portugal
15 valores (15/20)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/03/01 - 2019/12/20 Professor Associado (Docente Universitário) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
1993/01/01 - 2012/02/28 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
1988 - 1993 Assistente (Docente Universitário) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1985 - 1988 Professora de Didática da Biologia e da Geologia Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
1977 - 1985 Professora do Ensino Básico e Secundário - Biologia e Geologia Ministério da Educação, Portugal
1974 - 1977 Trabalhadora Social Camara Municipal de Lisboa, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2016 - 2019 Projeto Ensino Superior: inclusão e permanência dos Setores Populares
Edital SECADI/CAPES Nº02/2014), Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento
Investigador
Unidade de Investigação e Desenvolvimento Em Educação e Formação da Universidade de Lisboa, Portugal
Concluído
2013 - 2015 Identidade profissional docente e inovação pedagógica na educação básica em Portugal e Brasil
Edital CAPES/FCT nº 021/2012 e Cooperação Transacional – Acordo Bilateral 2012
Investigador
Concluído
2010 - 2013 Projeto Fronteiras Urbanas: a dinâmica dos encontros culturais na educação comunitária,
PTDC/CPE-CED/119695/2010
Investigador
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Concluído
2009 - 2012 Cyberbullying – um diagnóstico da situação em Portugal,
PTDC/CPE-CED/108563/2008
Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Concluído
2007 - 2010 Gerir e Lidar com as indiciplinas nas escolas (GERLINDES)
PTDC/CED/72066/2006
Investigador responsável

Outro

Designação Financiadores
2020 - 2023/09 CATIE - Comunidades de Aprendizagem Transformativa para a Inclusão Educativa CATIE - Transformative Learning Communities for Educative Inclusion
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Caetano, A.; Freire, I.; Hortas, M.; Pinheiro, M.; Antunes, S.. "Educação e mediação intercultural: Experiências e práticas de formação e investigação". 2016.
  2. Freire, Isabel Pimenta, 1952-; Amado, João. "Managing and handling indiscipline in schools - GERLINDES: a research project". 2008.
Artigo em revista
  1. Machado, Elsa Biscaia; Freire, Isabel Pimenta; Caetano, Ana Paula; Vassalo, Susana; Bicho, Lisete. "The voice of young people – contribution for their involvement in the school". Intercultural Education (2020): 1-14. http://dx.doi.org/10.1080/14675986.2020.1717291.
    Publicado • 10.1080/14675986.2020.1717291
  2. Ana Paula Caetano; Isabel Pimenta Freire; Elsa Biscaia Machado. "Student Voice and Participation in Intercultural Education". Journal of New Approaches in Educational Research (2020): https://doi.org/10.7821/naer.2020.1.458.
    10.7821/naer.2020.1.458
  3. Caetano, A.P.; Freire, I. P.; Machado, E. B.. "Student voice and participation in intercultural education". Journal of New Approaches in Educational Research 9(1) (2020): 57-73.
    Publicado
  4. Pacheco, Isabel (DF1E-04FA-D28C); Freire, Isabel P. (DF1E-04FA-D28C). "Teacher Education, Reflexivity and Cultural Diversity - The Potentialities of Collaborative Action Research". Revista de Estudos Curriculares vol 1 nº 10 (2019): 70-92.
    Publicado
  5. Catarina Sobral; Ana Paula Caetano; Isabel Freire. "EMOÇÕES E ÉTICA NA FORMAÇÃO DE FORMADORES". Revista Contexto & Educação (2018): https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.106.119-138.
    10.21527/2179-1309.2018.106.119-138
  6. Veiga Simão, A.M.; Ferreira, P. Costa; Freire, I.; Caetano, A.P.; Martins, M.J.; Vieira, C.. "Adolescent cybervictimization – Who they turn to and their perceived school climate". Journal of Adolescence 58 (2017): 12-23. http://dx.doi.org/10.1016/j.adolescence.2017.04.009.
    Publicado • 10.1016/j.adolescence.2017.04.009
  7. Caetano, Ana Paula; Amado, João; Martins, Maria José D.; Simão, Ana Margarida Veiga; Freire, Isabel; Pessôa, Maria Teresa Ribeiro. "CYBERBULLYING: MOTIVOS DA AGRESSÃO NA PERSPETIVA DE JOVENS PORTUGUESES". Educação & Sociedade 38 141 (2017): 1017-1034. http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302017139852.
    Publicado • 10.1590/es0101-73302017139852
  8. Bahia, Sara; Freire, Isabel P.; Estrela, Maria Teresa; Amaral, Anabela; Espírito Santo, José António. "The Bologna process and the search for excellence: between rhetoric and reality, the emotional reactions of teachers". Teaching in Higher Education 22 4 (2017): 467-482. http://dx.doi.org/10.1080/13562517.2017.1303471.
    Publicado • 10.1080/13562517.2017.1303471
  9. Freire, Isabel. "Impacto da formação em filosofia com crianças e jovens nas práticas pedagógicas dos professores". Linhas Críticas v.23 n.52 (2017): 538-559.
    Publicado
  10. Freire, Isabel; Maria do Céu Ribeiro. "Desenvolvimento da competência relacional na formação inicial de professores no 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de investigação-ação". ESTREIADIÁLOGOS – Revista da Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa V 2 N 1 (2017): 25-46. https://www.estreiadialogos.com.
    Publicado
  11. Freire, I. P.. "Cyberbullying entre adolescentes y jóvenes portugueses. Comunicación y Pedagogía". Comunicación y Pedagogía 297-298. Inclusión y TIC 297-298 (2017): http://www.centrocp.com/comunicacion-pedagogia-297-298-inclusion-tic/.
    Publicado
  12. Cristina C. Vieira; Armanda Matos; João Amado; Isabel Freire; Ana Margarida Veiga Simão. "Boys’ and girls’ cyberbullying behaviours in Portugal: Exploring sex differences in adolescence using gender lenses". ex aequo - Revista da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres 34 (2016): https://doi.org/10.22355%2Fexaequo.2016.34.10.
    10.22355/exaequo.2016.34.10
  13. Martins, Maria José D.; Simão, Ana Margarida Veiga; Freire, Isabel; Caetano, Ana Paula; Matos, Armanda. "Cyber-Victimization and Cyber-Aggression among Portuguese Adolescents". International Journal of Cyber Behavior, Psychology and Learning 6 3 (2016): 65-78. http://dx.doi.org/10.4018/ijcbpl.2016070105.
    10.4018/ijcbpl.2016070105
  14. Caetano, Ana Paula; Freire, Isabel; Simão, Ana Margarida Veiga; Martins, Maria José D.; Pessoa, Maria Teresa. "Emoções no cyberbullying: um estudo com adolescentes portugueses". Educação e Pesquisa 42 1 (2016): 199-212. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-9702201603138125.
    10.1590/s1517-9702201603138125
  15. Freire, I. P.. "Experiências vividas por Amas de Creche Familiar em contextos multiculturais". Investigar em Educação (2014):
  16. Caetano, Ana; Freire, I. P.. "Multiple voices to the development of a critical and responsible citizenship". SISYPHUS. Journal of Education 2 3 (2014): 100-119.
    Publicado
  17. Freire, I. P.; Caetano, Ana Paula (0E13-A672-5D4E). "Mediação em contexto comunitário. Etnografia crítica de um caso". La Trama, Revista interdisciplinaria de mediación y resolución de conflictos (2014): 1-12.
    Publicado
  18. Bahia, Sara; Freire, Isabel; Amaral, Anabela; Teresa Estrela, Maria. "The emotional dimension of teaching in a group of Portuguese teachers". Teachers and Teaching 19 3 (2013): 275-292. http://dx.doi.org/10.1080/13540602.2012.754160.
    10.1080/13540602.2012.754160
  19. Freire, I. P.; Alves, M.M.; Breia, A. P.; Conceição, D.; Fragoso, L.. "Cyberbullying e Ambiente Escolar: Um Estudo Exploratório e Colaborativo entre a Escola e a Universidade". Revista Portuguesa de Pedagogia Ano 47-2 (2013): 43-64.
    Publicado
  20. Freire, I. P.; Bahia, S.; Amaral, A.. "A dimensão emocional da docência: Contributo para a formação de professores". Revista Portuguesa de Pedagogia Ano 46-II (2012): 151-172.
    Publicado
  21. Freire, Isabel. "Novos actores no trabalho em educação: os mediadores socioeducativos.". Revista Portuguesa de Educação (2010):
  22. Freire, I. P.. "Violência entre pares numa escola básica do 1º ciclo do ensino básico". Educação em foco (2010):
  23. Freire, I. P.. "Novos actores no trabalho em educação: os mediadores socioeducativos.". Revista Portuguesa de Educação (2010):
  24. Freire, Isabel. "Gestão de conflitos e competências de mediação informal. Alunos do 3º ciclo.". Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación (2009):
  25. Amado, João; Freire, I. P. (DF1E-04FA-D28C); Carvalho, E.; André, M. J.. "O lugar da afectividade na relação pedagógica. Contributos para a formação de professores". SÍSIFO – Revista de Ciências da Educação 8 (2009): 75-86.
    Publicado
  26. Freire, I. P.; Veiga Simão, A.M.; Caetano, A. P.; Sousa Ferreira, A.; Cardoso, A.; Gouveia, S.. "Prevenção da violência entre pares/promoção da convivência nas escolas – um projecto colaborativo". Interacções 5 13 (2009): 229-248. http://nonio.eses.pt/interaccoes/.
    Publicado
  27. Freire, I. P.. "Gestão de conflitos e competências de mediação informal. Alunos do 3º ciclo.". Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación (2009):
  28. Freire,Isabel P.; Simão,Ana M. Veiga; Ferreira,Ana S.. "O estudo da violência entre pares no 3º ciclo do ensino básico – um questionário aferido para a população escolar portuguesa". 19 2 (2006): 157-183. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872006000200008.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Dalcin, V. L.; Freire, Isabel P. (DF1E-04FA-D28C). "Perceções de estudantes universitários portugueses acerca da mobilidade estudantil. Que contributo para o desenvolvimento da interculturalidade?". In Diversidade no Ensino Superior, editado por Susana Gonçalves; José Joaquim Costa, 51-80. Coimbra, Portugal: CINEP/IPC, 2019.
    Publicado
  2. Freitas, Filipa; Cavaco, Carmen; Freire, I. P.. "As ruas da art contemporânea – estudo de caso etnográfico com Bordalo II". In Processos participativos e artísticos em contextos de diversidade, editado por Ana Paula Caetano; Ana Paz; Isabel Pimenta Freire; Carolina Carvalho, 185-210. Lisboa, Portugal: Colibri, 2019.
    Publicado
  3. Estrela, M. T.; Freire, Isabel P. (DF1E-04FA-D28C); Bahia, S.; Amaral, A.; Espírito Santo, J. A.; J. A. Pacheco; M. C. Roldão. "Em defesa da formação emocional nos currículos de formação dos docentes de Ensino Superior". In Estudos de Currículo, 39-56. Porto, Portugal: Porto Editora, 2018.
    Publicado
  4. Ana Paula Caetano; Benedita Lima; Catarina Sobral; Freire, I. P.; Almeida, M.; Rocha, N.; Cavaco, C.. "Inclusão no Ensino Superior em Portugal: contributos para identificação de concepções, políticas públicas e investigação". In Ensino Superior e Inclusão: Palavras, Pesquisas e Reflexões entre Movimentos Internacionais, editado por A. S. Loss; P. D. Vain, 435-466. Curitiba, Brasil: Editora CRV, 2018.
    Publicado
  5. Martins, M. J. D.; Veiga Simão, A.M.; Caetano, A.P.; Freire, I. P.; Matos, A.; Vieira, C.; Pessoa, T.; Amado, J.. "Cyber-victimization and cyber-aggression: Personal and situational factors.". In Analyzing Human Behavior in Cyberspace, editado por Z. Yan, 255-271. IGI Global, 2018.
    Publicado
  6. Freire, Isabel; Caetano, A. P.; Sobral, C.; Machado, E. B.. "Conceções e perceções acerca da paz e clima emocional – pesquisa em contexto de ensino superior". In Docência e Formação na perspectiva Biográfica: aportes para uma educação integradora das dimensões emocional, relacional e ética, editado por Adriana Salete Loss; Ivone Maria Mendes Silva, 59-84. Curitiba, Brasil: CRV, 2018.
    Publicado
  7. Freire, Isabel P. (DF1E-04FA-D28C); Ana Paula Caetano. "Conflito e mediação em contexto escolar". In Equidade e Justiça em Educação. Desafios de uma escola bem-sucedida para todos, editado por Joaquim Machado; José Matias Alves, 24-42. Porto, Portugal: Universidade Católica Editora, 2017.
    Publicado
  8. Freire, I. P.; Caetano, Ana Paula (0E13-A672-5D4E); Machado, Elsa (A718-2A22-E0AE); Bicho, Lisete; Vassalo, Vanessa. "Arts and the voice of youth in dialogue: A project in Portuguese schools". In Art and Intercultural Dialogue, editado por Gonçalves, Susana; Majhanovich, Susana, 247-262. Roterdão, Países Baixos: Sense Publishers, 2016.
    Publicado
  9. Freire, I. P.; Santos, M. V... "Desenvolvimento profissional de professores em contextos de tutoria e trabalho de equipa multidisciplinar : um estudo de investigação-ação colaborativa". In Formação de Professores no Brasil e em Portugal, editado por Loss, Adriana; Caetano, Ana Paula (0E13-A672-5D4E); Ponte, João Pedro da, 159-185. Curitiba, Brasil: Editora Appris, 2015.
    Publicado
  10. Freire, I. P.; Caetano, Ana Paula (0E13-A672-5D4E); Vassalo, Susana; Bicho, Lisete. "A voz dos alunos na inovação educativa: empoderamento e diálogo intercultural". In Formação de Professores, Gestão e Inovação Pedagógica: desafios e experiências no Brasil e em Portugal, editado por Filho, Nádia Hage; Ramalho, Betânia Leite, 139-158. Salvador da Bahia, Brasil: Universidade do Estado da Bahia (Eduneb), 2015.
    Publicado
  11. Freire, I. P.; Caetano, Ana. "A arte de se reinventar - Trajetórias e identidades de professores “imigrantes" em novos contextos culturais". In Formação de Professores, Gestão e Inovação Pedagógica: desafios e experiências no Brasil e em Portugal, editado por Filho, Nádia Hage; Ramalho, Betânia Leite, 93-116. Salvador da Bahia, Brasil: Universidade do Estado da Bahia (Eduneb), 2015.
    Publicado
  12. Freire, I. P.; Bahia, Sara; Estrela, M. T.. "Trabalho docente, emoções, contextos e formação". In Formação e Desenvolvimento Organizacional. Abordagens e casos práticos em Portugal, editado por Caetano, A.; S. A. Silva; S. M. Tavares; S. C. Santos, 37-47. Lisboa, Portugal: Editora Mundos Sociais, 2014.
    Publicado
  13. Freire, I. P.; Caetano, Ana; Mesquita, Monica. "Curriculum Trivium, dialogue interculturel et citoyenneté. Une ethnographie critique d'un projet d'éducation communautaire". In Cultures, éducation, identité : recompositions socioculturelles, transculturalité et interculturalité, editado por Meunier, Olivier, 43-53. Artois, França: Artois Presse Université, 2014.
    Publicado
  14. Freire, I. P.. "Da etnografia à etnografia crítica. Movimentos emancipatórios na construção de comunidades". In Fronteiras Urbanas. Ensaios sobre a humanização do espaço, 81-87. Viseu, Portugal: Anonymage, 2014.
    Publicado
  15. Amado, João; Freire, I. P.. "Uma visão holística da(s) indisciplina(s) na escola". In Melhorar a Escola. Sucesso escolar, disciplina, motivação, direcção de escolas e políticas educativas, editado por Machado, J.; Matias Alves, J., 55-71. Porto, Portugal: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa/CEDH & SAME, 2014.
    Publicado
  16. Caetano, Ana; Freire, I. P. (DF1E-04FA-D28C). "Identités et pratiques culturelles dans un projet d'éducation communautaire". In Construire son identité culturelle, editado por Basco, Louis, 181-202. Paris, França: L’Harmattan, 2014.
    Publicado
  17. Amado, João; Freire, I. P. (DF1E-04FA-D28C). "Estudo de caso na investigação em educação". In Manual de Investigação Qualitativa em Educação, editado por Amado, João, 121-143. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013.
    No prelo
  18. Freire, I. P.. "Temps scolaire - un concept du changement ?". In Temps, Temporalité et Complexité dans les Activités Éducatives et Formatives, editado por Roquet, Pascal; Gonçalves, Maria José; Roger, Lucie; Caetano, Ana, 149-162. Paris: L’Harmatan, 2013.
    Publicado
  19. Freire, I. P.. "Relação educativa, conflito e mediação". In Direitos humanos e violências nas escolas: desafios e questões em diálogo, editado por Eying, Ana Maria, 59-79. Curitiba, Brasil: Editora CVR, 2013.
    Publicado
  20. Estrela, M. T.; Bahia, S.; Freire, I. P. (DF1E-04FA-D28C); Amaral, A.. "Emotions of Portuguese Teachers: a Preliminary Approach". In Research Studies, Literature Review and Perspectives in Psychological Science, editado por Patelis, Tanos, 163-175. Athens, Grécia: Athens Institute for Education and Research, 2013.
    Publicado
  21. Freire, Isabel. "Emotions of Portuguese Teachers: a Preliminary Approach". Grécia, 2012.
  22. Freire, I. P.. "Disciplina e ethos de escola". In Intervir em situações de indisciplina, violência e conflito, editado por Caldeira, Suzana N.; Veiga, Feliciano H., 175-198. Lisboa, Portugal: Fim de Século Edições, 2011.
    Publicado
  23. Freire, I. P.. "Indisciplina(s) e clima relacional nas escolas". In Desafios educacionais no cotidiano da escola, editado por Silva, C. A.; Ribeiro, M. G.; Crusoé, N. C., 21-44. Ijuí, Brasil: Editora UNIJUI, 2010.
    Publicado
  24. Freire, I. P.. "Mediação em Educação em Portugal". In Mediação:(D)os contextos e (D)os actores, editado por Correia , José Alberto; Costa e Silva, Ana Maria, 59-70. Porto, Portugal: LibPsi, 2010.
    Publicado
Edição de livro
  1. Freire, Isabel. Processos participativos e artísticos em contextos de diversidade. Lisboa:. Lisboa, Portugal: Edições Colibri. 2019.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Amado, João; Freire, I. P.. A(s) Indisciplina(s) nas Escolas. Compreender para Prevenir. Coimbra, Portugal: Livraria Almedina. 2009.
    Publicado
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - 2018 O melhor de mim está em nós: um projeto de educação intercultural
Coorientador
Educação e Formação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018 - 2018 Dispositivos Educativos para a Promoção da Participação dos Jovens em Situação de Acolhimento Institucional
Coorientador
Educação e Formação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018 - 2018 Formação de Professores no Programa Filosofia com Crianças e Jovens e Desenvolvimento Profissional
Coorientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018 - 2018 Uma Viagem Artística pelos Direitos Humanos
Coorientador
Educação e Formação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014 - 2017/01 Ser Professor avaliador - Uma experiência formativa que desafia a profissionalidade docente.
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2017 - 2017 Alfabetização e Letramento em Contexto Bilíngue, frente à Diversidade Linguístico-Cultural - Um estudo de caso etnográfico
Coorientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2017 - 2017 Do outro lado do muro pelo meio dos Círculos de Cultura e do Magic Circle
Orientador
Educação e Formação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2017 - 2017 Ser Professor em Novos Contextos Culturais. Trajetórias e Identidades.
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2013 - 2017 O desenvolvimento da competência relacional e a gestão de sala de aula em contextos de supervisão: um estudo com professores-estagiários, no 1º ciclo do ensino básico
Orientador
Universidade de Lisboa Instituto de Educação (Doutoramento)
2016 - 2016 Inclusão e Formação de Professores: Estudo Exploratório numa Instituição do Ensino Superior em Portugal
Coorientador
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016 - 2016 Os Bastidores da Quinta Pedagógica
Orientador
Educação e Formação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2015 - 2015 Escola voluntária : partilha transdisciplinar e intercultural no Projeto Fronteiras Urbanas Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2015 - 2015 Educação intercultural : exigência e desafio para formação contínua de professores Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2015 - 2015 Contigo eu posso : caminhos da aprendizagem de uma menina com Síndrome de Down Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2015 - 2015 As tic na promoção da educação intercultural dos jovens Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2015 - 2015 Educação e desenvolvimento comunitário local : relato de uma experiência em Espanha
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014 - 2014 Educação intercultural e educação Soka : pontes de dialógo na intervenção com a comunidade de refugiados Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014 - 2014 Gestão das relações humanas e formação profissional Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014 - 2014 Interculturalidade : caminhos para a transformação Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2013 - 2013 Dinâmicas educativas para a promoção da interculturalidade com crianças e jovens num projecto local Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2013 - 2013 Ambiente escolar e inclusão : perspetivas dos professores Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2013 - 2013 Atividades ludopedagógicas e intervenção comunitária Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2011 - 2011 As emoções na docência - Um estudo etnográfico em contextos inclusivos
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2010 - 2010 A Dimensão Emocional no Desenvolvimento do Professor Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2009 - 2009 O desenvolvimento da competência relacional e de gestão de sala de aula em contextos de supervisão: Um Estudo com Professores-Estagiários, no 1º Ciclo do Ensino Básico Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2009 - 2009 A Formação de Professores para a Diversidade Cultural e Inclusão - Estudo de Caso e de Investigação - Acção. Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2006 - 2006 Formação Contínua de Professores em Contextos Laborais Colaborativos - Seus Reflexos nas Conceções e Práticas Profissionais
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
Distinções

Outra distinção

2016 Qualitative Book Award in Spanish or Portuguese