???global.info.a_carregar???
Mónica Pereira graduated as a kindergarten teacher in 2003 and completed her PhD in Educational Sciences with a specialization in Psychology and Education in 2014 at the Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. She is currently an Assistant Professor at ISPA - Instituto Universitário and a member of the Centro de Investigação em Educação - ISPA. She has published eight articles in professional journals, one book chapter and organized three events. Additionally, she has supervised 39 master's dissertations, co-supervised 27 and also served as the Principal Investigator (IP) on the 'EduIn&Out' research project. The Curriculum Vitae presents the individual's scientific, technological and artistic-cultural production, including Early Childhood Education, Quality in Early Childhood Education, Professionals/Families Collaboration, Educational Environment, and Children's Participation.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Mónica Dias Pereira

Nomes de citação

  • Pereira, Mónica
  • Mónica Dias Pereira

Identificadores de autor

Ciência ID
DD15-5314-39C9
ORCID iD
0000-0003-0871-3489
Scopus Author Id
57201772494

Endereços de correio eletrónico

  • monica.pereira@ispa.pt (Profissional)
  • monica.pereira@ispa.pt (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2010 - 2014/02/05
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Psicologia e Educação
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
Aprovada por unanimidade
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2020/07/30 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2017 - 2020/06/14 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2017 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/09/04 - Atual Professora Auxiliar ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023/02 - 2023/11 'EduIn&Out' - Qualidade e organização do ambiente educativo em contextos de educação de infância
UIDB/04853/2020.
Investigador responsável
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento
UID/CED/02861/2019
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal

Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Pereira, Mónica; Azevedo, Nair Rios; Nascimento, Ana Teresa Brito. "Famílias e profissionais perspectivando qualidade em creches". 2012.
  2. Brito Nascimento, A. T.; Azevedo, Nair Rios; Pereira, Mónica. "Famílias e profissionais perspetivando qualidade em educação de infância: um estudo de caso em contextos diferenciados". Trabalho apresentado em 11º Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Guarda, 2011.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Pereira, Mónica; Santos, Natalie Nóbrega; Mata, Lourdes; Ana Teresa Brito. Autor correspondente: Pereira, Mónica. ""Time and Routines Organisation in Early Childhood Education and Care – Participation, Opportunities and Constraints". Journal of Research in Childhood Education (2023):
    Submetido
  2. Mata, Lourdes; Pacheco, Patrícia; Brito, Ana Teresa; Pereira, Mónica; Cabral, Sónia. "Envolvimento das famílias no processo educativo: Perspetiva de futuros profissionais". Revista Portuguesa de Educação 35 2 (2022): 163-290. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.24634.
    Publicado • 10.21814/rpe.24634
  3. Mata, Lourdes; Brito, Ana Teresa; Pereira, Mónica. "Transição para a escolaridade obrigatória - um olhar sobre as famílias". Mediações - Revista online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal 10 2 (2022): 70-83.
    Publicado
  4. Pereira, Mónica; Brito, Ana Teresa; Mata, Lourdes. "O sentido do tempo das crianças nos contextos de educação de infância". Revista Medi@ções 10 1 (2022): 132-142. https://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/333/303.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Pereira, Mónica; Azevedo, Nair Rios; Brito, Ana Teresa. "Qualidade na creche: Um estudo de caso múltiplo em Portugal". Cadernos de Pesquisa 48 167 (2018): 330-355. https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/4660.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Pereira, M.D.; Azevedo, N.R.; Brito, A.T.. "Quality in day care centers: A multiple case study in Portugal,Qualité des crèches: Une étude de cas multiple au Portugal,Qualidade na creche: Um estudo de caso múltiplo em Portugal,Calidad en la guardería: Un estudio de caso múltiple en Portugal". Cadernos de Pesquisa 48 167 (2018): 330-355. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85046095459&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/198053144660
  7. "Pensar a Creche no Mestrado em Educação Pré-Escolar". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (2017): 427-433. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.2976.
    10.17979/reipe.2017.0.06.2976
  8. "Investigar em Educação: dois olhares em construção". Interacções 9 27 (2014): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/3402.
Capítulo de livro
  1. Pereira, Mónica. "Reflexividade em torno da própria prática. Uma perspetiva de qualidade com os formandos". In Investigação, educação e desenvolvimento: revistar o pensamento de Teresa Ambrósio, 145-161. Lisboa, Portugal: Edições Colibri, 2018.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Pereira, Mónica; Santos, Natalie Nóbrega; Ana Teresa Brito; Mata, Lourdes. "Organização das rotinas em contextos de educação de infância – Intenções e constrangimentos". Trabalho apresentado em I Colóquio Internacional de Reflexão sobre práticas integradoras em Educação (I CIRPIE), 2023.
Resumo em conferência
  1. Brito, A. T. ; Maria de Lourdes Mata F814-F2AA-F37F); Mónica Dias Pereira; Santos, Natalie Nóbrega. "Organização e gestão do(s) espaço(s), tempo e rotina no jardim de infância ¿ Sentimentos de autoeficácia de educadores de infância". Trabalho apresentado em 11.º Encontro do CIED. Produção de conhecimento em contexto, Lisboa, 2023.
    Publicado
  2. Pereira, Mónica; Mata, Lourdes; Natalie Nóbrega Santos; Nascimento, Ana Teresa Brito. "Time and routines in early childhood education and care contexts". Cascais, 2023.
    Publicado
  3. Brito, A. T. ; Maria de Lourdes Mata F814-F2AA-F37F); Mónica Dias Pereira; Santos, Natalie Nóbrega. "Organização e gestão dos tempos e rotinas em contextos de educação pré-escolar". Trabalho apresentado em XVII Congresso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía, Coruna, 2023.
    Publicado
  4. Brito, A. T. ; Maria de Lourdes Mata F814-F2AA-F37F); Mónica Dias Pereira; Santos, Natalie Nóbrega. "Organização do ambiente educativo em contextos de educação pré-escolar". Trabalho apresentado em I Colóquio Internacional de Reflexão sobre práticas integradoras em Educação (I CIRPIE), Coimbra, 2023.
    Publicado
Website
  1. Mónica Dias Pereira; Mata, Lourdes; Ana Teresa Brito; Natalie Nóbrega Santos. EduIn&Out. 2023. https://www.eduinout.com/.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/02/07 Intencionalidade educativa da organização do tempo em contextos de educação de infância XXXI Colóquio Internacional. Aprendizagem, Diversidade e Equidade: A Investigação em Educação
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
2023/09/01 Time and routines in early childhood education and care contexts [Paper presentation] 31st EECERA Annual Conference, Children’s Curiosity, Agency and Participation: Challenges for Professional Action and Development, European Early Childhood Education Research Association
EECERA (Cascais, Portugal)
2023/08/31 Organização e gestão dos tempos e rotinas em contextos de educação pré-escolar [Paper presentation]. XVII Congresso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía
2023/07 Organização do ambiente educativo em contextos de educação pré-escolar [Paper presentation] I Colóquio Internacional de Reflexão sobre práticas integradoras em Educação (I CIRPIE)
(Portugal)
2022/07/22 A organização e gestão do tempo nos contextos de educação de infância
Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - 2023 O papel do educador na gestão de conflitos
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2023 - 2023 Contributos da organização e dinâmica da rotina para o desenvolvimento da independência e da autonomia das crianças em educação pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2023 - 2023 A participação das crianças em contextos de educação pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2023 - 2023 Cuidar e educar na educação pré-escolar: Um processo pedagógico de diferenciação
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2022 - 2022 As artes visuais em educação de infância: o papel do educador no processo criativo
Coorientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2022 - 2022 Interculturalidade na educação pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2022 - 2022 Diferenciação pedagógica: práticas no jardim de infância
Coorientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal
2021 - 2021 Metodologia de trabalho de projeto em contexto pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2021 - 2021 O brincar e os seus benefícios para a mobilidade, segurança e autonomia da criança – explorações no exterior
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2021 - 2021 Ser e sentir através da dança. Uma abordagem integrada e globalizante num contexto de educação de infância
Coorientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2021 - 2021 Loose parts play na educação pré-escolar
Coorientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2020 - 2020 "A ampliação do Repertório Cultural na Educação Pré-escolar"
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2020 - 2020 "A Metodologia de trabalho por projeto e as aprendizagens no jardim de infância"
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2020 - 2020 CRIANÇAS, FAMÍLIAS E EDUCADORES DE INFÂNCIA. PERCEÇÕES E ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS NUM CONTEXTO DE ATIVIDADES ANIMADAS E DE APOIO À FAMÍLIA
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2020 - 2020 EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E INCLUSIVA EM EDUCAÇÃO PRÉ ESCOLAR: DA DIVERSIDADE DE LÍNGUAS E CULTURAS À INTERAÇÃO ENTRE PARES
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2020 - 2020 A emergência do sentido de número em jardim-de-infância
Coorientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2019 - 2019 Entre os projetos de aprendizagem e o papel ativo das crianças: O jardim de infância como lugar de participação
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 “Não é muito fácil a língua do SE…”. Inclusão de uma criança cuja língua materna não é o português
Coorientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 "Quero escrever outras coisas...um texto": A emergência da escrita em educação pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 À descoberta da articulação de conteúdos numa sala de jardim de infância
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 Da área das ciências em educação pré-escolar às estratégias de exploração: Relatos de uma prática educativa
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 Além da pintura: Perceções das crianças sobre as criações e produções artísticas*
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 Envolvimento das crianças com livros e histórias no jardim de infância: Reflexividade em torno das estratégias educativas
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 Envolvimento e participação das crianças no ambiente educativo
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 O papel do educador na inclusão de crianças que não falam português: Comportamentos e estratégias
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 Perceções e explorações das crianças sobre o ambiente educativo
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 A leitura de histórias e a dinamização da área da biblioteca no jardim de infância
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2018 - 2018 Heterogeneidade e interações entre um grupo de crianças em contexto de jardim de infância: “Alguma coisa que os mais velhos não sabem fazer e os pequeninos sabem, vão ajudá-los!”
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2018 Interações entre crianças de diferentes idades
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2018 Atividades livres e dirigidas: perceções e comportamentos de um grupo de crianças
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2018 "Contributos do instrumento de regulação "Mostrar e Contar" para o desenvolvimento da participação e das interações em Educação Pré-Escolar."
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2018 - 2018 A construção da identidade
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2018 - 2018 Da experimentação à comunidade da ciência: da Educação Pré-Escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2018 - 2018 A cooperação como estratégia relacional num grupo heterogéneo de crianças de educação pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2018 - 2018 Contributos da metodologia do trabalho por projeto para a promoção da cooperação num grupo de crianças
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2018 - 2018 Gostar e partilhar a leitura: estratégias a implementar na Educação Pré-escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2018 - 2018 Hábitos e atitudes positivas face à leitura e à escrita em Educação Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2018 - 2018 Estratégias de motivação para o desenvolvimento da leitura e da escrita
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2018 - 2018 O contributo das atividades experimentais para a aprendizagem científica de um grupo de crianças em Educação Pré-escolar e em alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2018 - 2018 Nós e o mundo que nos rodeia: As atividades de ciências e o desenvolvimento social em educação pré-escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2018 - 2018 "Contributos da prática para o desenvolvimento da independência e autonomia de crianças em educação pré-escolar"
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2018 - 2018 O ambiente educativo e o desenvolvimento da independência e da autonomia em contexto de jardim-de-infância
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2018 As relações entre pares numa sala de jardim-de-infância
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2018 "Explorando Padrões na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico: Desafios em Contexto de Sala"
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2017 - 2017 Estratégias de estímulo à criatividade em educação pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2017 - 2017 As atividades práticas em ciências na educação Pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2017 - 2017 Promoção da participação das famílias no Jardim-de-Infância
Coorientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2017 - 2017 Do saber escutar ao saber expressar-se: a comunicação oral em Educação Pré-escolar como meio de interação e aprendizagem
Coorientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2017 - 2017 A exploração e o conhecimento das Artes Visuais com crianças de três anos. A ação das crianças sobre os objetos
Coorientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2017 - 2017 As artes visuais e a exploração do diálogo e da comunicação a partir das expressões de crianças com três anos
Coorientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2017 - 2017 Como promover o desenvolvimento das relações sociais numa sala com crianças de três anos?
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2017 - 2017 Como contribuir para o conhecimento dos alimentos e para escolhas alimentares saudáveis com um grupo de crianças em idade pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2017 - 2017 Desenvolver a capacidade de representação de dados estatísticos na Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2017 - 2017 Das ciências ao movimento. Um estudo na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Enino Básico
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2015 - 2015 "A importância de uma alimentação e Hábitos saudáveis na infância"
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2015 - 2015 "Aprendizagens Cooperativas no Jardim de Infância"
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2015 - 2015 "Animais e as suas características. Um trabalho de projeto com crianças de três anos"
Coorientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2015 - 2015 "Prevenir, proteger e informar. Um projeto de articulação creche/família no âmbito da Educação para a saúde"
Coorientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2015 - 2015 "A exploração do espaço exterior na Educação Pré-escolar"
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2015 - 2015 Promover aprendizagens de classificação com crianças de 3 anos
Coorientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2015 - 2015 "A Medida na Educação Pré-escolar. "Gostava de saber o comprimento dessas cobras""
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2015 - 2015 "Relações e Interações em Contexto de Jardim de Infância"
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2015 - 2015 "O sentido do número na educação P´re-escolar: A importância das contagens"
Coorientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2015 - 2015 "A Emergência da Leitura e da Escrita em Educação Pré-escolar. O projeto Leitor/escritor como Percurso Potenciador do Desenvolvimento da Linguagem"
Coorientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2015 - 2015 "Interação e resolução de conflitos. Uma prática intencionalizada na formação pessoal e social de um grupo de 3 anos"
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2015 - 2015 Contributos de uma área das ciências para o desenvolvimento de capacidades investigativas na Educação pé-escolar
Coorientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/11/16 - 2033/11/16 Conferência "Educação de Infância In&Out - Desafios na gestão do espaço e do tempo", envolveu a apresentação e discussão dos resultados de um projeto de investigação sobre qualidade e organização do ambiente educativo em contextos de educação de infância. (2023/11/16)
Conferência (Coorganizador)
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal
2023/01/24 - 2023/07/18 Membro da Comissão Científica do I Colóquio Internacional de Reflexão sobre Práticas Integradas em Educação. (2023/07/17 - 2023/07/18)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
2022/12/01 - 2023/02/04 Membro da Comissão Científica do VII ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação. (2023/02/03 - 2023/02/04)
Encontro (Membro da Comissão Científica)

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021/09/06 - 2021/12/30 Revista Interacções (1646-2335)