???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Rita Andreia Reis Maia

Nomes de citação

  • Maia, Rita

Identificadores de autor

Ciência ID
DC1F-8AC8-E1F6
ORCID iD
0009-0003-3842-7042
Formação
Grau Classificação
2010/09/20 - 2015/10/16
Concluído
Mestrado Integrado em Psicologia Clínica (Mestrado integrado)
Especialização em Psicologia Clínica
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"De que modo os modelos internos dinâmicos do pai têm repercussões no envolvimento com o seu filho?" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 valores
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/10 - Atual Psicóloga Clínica - Dinamizadora do Online Turtle Program Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação William James, Portugal
2018/05 - Atual Psicóloga Clínica Articularmente - Centro de Psicologia e Terapia da Fala, Portugal
2019/01 - 2020/03 Psicóloga Clínica - Acompanhamento de casos não elegiveis para o Turtle Program Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação William James, Portugal
2018/05 - 2019/05 Psicóloga Associação APAR - Aprender em Parceria, Portugal
2017/05 - 2018/05 Psicóloga Grupo Your , Portugal
2016/09 - 2017/07 Psicóloga Clinica Fundação O Século - Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), Portugal
2015/12 - 2017/01 Estágio Profissional em Psicologia Clínica Fundação O Século - Centro de Apoio à Familia e Aconselhamento Parental (CAFAP), Portugal
2014/10 - 2015/07 Estágio Curricular Hospital Garcia de Orta - Centro de Desenvolvimento da Criança Torrado da Silva , Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/01 - Atual Adaptation and pilot study of the Multi-Component Early Intervention Turtle Program
222926
Outra
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação William James, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Maia, Rita; Santos, A. F.; Veríssimo, Manuela; Santos, A. J.; Guedes, Maryse. "Evidence-based interventions targeted at behavioral inhibition, shyness, and anxious withdrawal during the preschool years: A rapid review". Current Psychology (2024): http://dx.doi.org/10.1007/s12144-023-05574-1.
    10.1007/s12144-023-05574-1
  2. Guedes, Maryse; Maia, Rita; Matos, Inês; Antunes, Marta; Rolão, Teresa; Chronis-Tuscano, Andrea; Rubin, Kenneth H.; Veríssimo, Manuela; Santos, António J.. "Preliminary perceived intervention changes and engagement in an evidence-based program targeted at behavioral inhibition during early childhood, delivered in-person and online". Frontiers in Psychology 14 (2023): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2023.1187255.
    10.3389/fpsyg.2023.1187255
  3. Monteiro, Lígia Maria Santos; Maia, Rita; Fernandes, Carla; Fernandes, Marília; Antunes, Marta; Verissimo, Manuela. "Uma análise exploratória das relações entre as representações de vinculação do pai e o seu envolvimento em atividades práticas e lúdicas". (2019): http://hdl.handle.net/10400.12/7469.
    10.14417/ap.1536
Manual
  1. Guedes, Maryse; Maia, Rita; Antunes, Marta; Rolão, Teresa; Veríssimo, Manuela; Santos, A. J.; Chronis-Tuscano, Andrea; Rubin, Kenneth. Manual de boas práticas - Programa da Tartaruga em Portugal "Livre de ser a brincar, cresço com coragem para enfrentar os desafios do mundo" [Manual of Good Practices - Turtle Program in Portugal: Free to be at play, I grow up with braveness to face world challenges]. Lisbon, Portugal: ISPA - Instituto Universitário. 2022.
  2. Guedes, Maryse; Maia, Rita; Verissimo, Manuela; Santos, António J.. Online Turtle Program: Manual for therapists (Unpublished therapeutic manual). Lisbon, Portugal. 2020.
  3. Guedes, Maryse; Maia, Rita; Verissimo, Manuela; Santos, António J.. Online Turtle Program: Activities manual for parents (Unpublished therapeutic manual). Lisbon, Portugal. 2020.
Poster em conferência
  1. Santos, A. F.; Maia, Rita; Veríssimo, Manuela; Santos, A. J.. "Intervenções dirigidas à inibição comportamental nos anos pré- escolares: Uma revisão rápida [Interventions targeted at behavioral inhibition during the preschool years: A rapid review] http://doi.org/10.54499/EXPL/PSI-GER/0395/2021". Trabalho apresentado em 15º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, 2024.
  2. Guedes, Maryse; Maia, Rita; Tereno, Susana; Verissimo, Manuela; Santos, A. J.. "Preschool teachers' beliefs, emotions, and tolerance toward social withdrawal and aggression: Direct and indirect associations". Trabalho apresentado em 18th World Congress for the World Association for Infant Mental Health (WAIMH 2023), 2023.
  3. Guedes, Maryse; Maia, Rita; Tereno, Susana; Veríssimo, Manuela; Santos, A. J.. "Preschool teachers' beliefs, emotions, practices, and perceived intervention needs toward anxious withdrawal during early childhood". Trabalho apresentado em 18th World Congress for the World Association for Infant Mental Health (WAIMH 2023), 2023.
  4. Maia, Rita; Guedes, Maryse; Verissimo, Manuela; Santos, A. J.; Chronis-Tuscano, Andrea; Rubin, Kenneth. "Preliminary effects of the in-person and online Parent-Child Interaction Therapy-Based Turtle Program targeted at inhibited preschoolers in parenting practices". Trabalho apresentado em International Attachment Conference 2022 (IAC), 2022.
  5. Guedes, Maryse; Maia, Rita; Verissimo, Manuela; Santos, A. J.; Chronis-Tuscano, Andrea; Rubin, Kenneth. "Factors influencing parents' mental health help-seeking for behavioural inhibition during early childhood". Trabalho apresentado em 26th Biennal Meeting of the International Society for the Study of Behavioral Development, 2022.
  6. Guedes, Maryse; Maia, Rita; Verissimo, Manuela; Santos, A. J.. "Associations between behavioral inhibition and anxiety symptoms during the preschool years: Does childcare attendance make a difference?". Trabalho apresentado em 26th Biennal Meeting of the International Society for the Study of Behavioral Development, 2022.
Tese / Dissertação
  1. Maia, Rita Andreia Reis. "De que modo os modelos internos dinâmicos do pai têm repercussões no envolvimento com o seu filho?". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.12/3983.

Outros

Outra produção
  1. Adaptação ao jardim-de-infância [Adaptation to preschool]. Psychoeducational flyer for preschool teachers. 2021. Maia, Rita; Guedes, Maryse; Verissimo, Manuela; Santos, A. J..
  2. Retraimento social em idade pré-escolar [Social withdrawal during the preschool years]. Psychoeducational flyer for parents, in partnership with Associação A-PAR Aprender em parceria (project A-PAR Aprendemos em Conjunto, supported by the program BIP ZIP, Câmara Municipal de Lisboa). 2021. Guedes, Maryse; Maia, Rita; Verissimo, Manuela; Santos, A. J..
  3. Promover a adaptação ao jardim-de-infância e a integração das crianças socialmente retraídas [Promoting the adaptation to preschool and the integration of inhibited children]. Short-term training for preschool teachers, A-Par - Associação Aprender em Parceria. 2021. Guedes, Maryse; Maia, Rita; Verissimo, Manuela; Santos, A. J..
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/11 Profiles of maternal emotions and attributions toward shy-inhibited behaviors, parenting practices and children's social behaviors 9th International Congress of Clinical and Health Psychology in Children and Adolescents
(Valencia, Espanha)
2022/09 Crenças maternas acerca do retraimento social e da agressividade em idade pré-escolar [Maternal beliefs about social withdrawal and agression in the preschool years] 14º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2017/03/16 - Atual Ordem dos Psicólogos Portugueses
Distinções

Prémio

2016 Mérito Académico
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal