???global.info.a_carregar???
Catarina Costa e Silva é bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia (B2021.08586.BD) enquanto doutoranda de Estudos Artísticos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Atua na área de Humanidades, enquanto artista, docente e investigadora, nomeadamente, nas áreas da coreologia e musicologia históricas, história da arte, história das artes do espetáculo. Catarina Costa e Silva has a scholarship from the Fundação para a Ciência e Tecnologia (B2021.08586.BD) as a PhD student in Artistic Studies at the Faculdade de Letras of Universidade de Coimbra. She works in the area of Humanities, as an artist, teacher and researcher namely in the areas of historical choreology and musicology, art history, history of the performing arts.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Catarina Costa e Silva

Nomes de citação

  • Costa e Silva, Catarina

Identificadores de autor

Ciência ID
DB19-5937-E2A1

Endereços de correio eletrónico

  • catarinacostaesilva@gmail.com (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2019/03/25
Concluído
Formadora de Formadores (Outros)
Especialização em Grupos A135 (Expressões-Música/Dança) e A144 (História da Arte)
Universidade do Minho, Portugal
2016/09/01
Concluído
Profissionalização em Serviço no Grupo D09 - História da Arte (Outros)
Especialização em Ensino Artístico Especializado
Universidade Aberta, Portugal
14
2012/04/11
Concluído
Profissionalização em Serviço no Grupo M26 - Canto (Outros)
Especialização em Ensino Artístico Especializado
Universidade Aberta, Portugal
15
2007/04/01 - 2007/12/15
Concluído
Programa Criatividade e Produção Artística - Curso de Encenação de Ópera (Outros)
Especialização em Encenação de Ópera
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2001/09/01 - 2004/01/15
Concluído
Music Theatre Studies (Mestrado)
Especialização em Dança em opera
The University of Sheffield, Reino Unido
"The role of dance in Henry Purcell's Dido and Aeneas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
65
1995/10/01 - 2002/10/29
Concluído
Música, variante Canto (Licenciatura)
Especialização em Canto
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
15
1994/10/01 - 2001/04/27
Concluído
História, variante de História da Arte (Licenciatura)
Especialização em História da Arte
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
13
1993/07/01 - 1993/12/31
Concluído
Curso de Especialização Tecnológica/Artística de Formação de Bailarinos (Curso de Especialização Tecnológica)
Especialização em Dança
Ginasiano Escola de Dança, Portugal
1990/09/01 - 1993/06/30
Concluído
Curso Tecnico-Profissional de Dança (Ensino secundário)
Especialização em Dança
Escola de Dança do Conservatório Nacional, Portugal

Ginasiano Escola de Dança, Portugal
18
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/02/01 - Atual Investigador (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/10/01 - Atual Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2005/10/01 - 2009/07/31 Monitor (Docente Ensino Superior Politécnico) Fundação Conservatório de Música de Gaia, Portugal
Fundação Conservatório Regional de Gaia, Portugal
2004/10/01 - 2005/08/31 Monitor (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal
2000/10/01 - 2004/06/30 Monitor (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/09/01 - Atual Doutoranda Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
1994/01/01 - Atual Docência no Ensino Artístico Especializado Ginasiano Escola de Dança, Portugal
Ginasiano Escola de Dança, Portugal
2013/09/20 - 2013/09/29 Docência de Dança Barroca Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
IV Semana de Música Antiga da UFMG, Brasil
2011/09/02 - 2011/09/11 Docência de Dança Barroca Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
III Semana de Música Antiga da UFMG, Brasil
2006/09/01 - 2010/08/31 Docência Ensino Profissional - Música Artave - Escola Artística do Vale do Ave, Portugal
Artave - Escola Artística do Vale do Ave, Portugal
2004/10/01 - 2005/06/30 Docência no Ensino Profissional - Música EPME - Escola Profissional de Música de Espinho, Portugal
EPME - Escola Profissional de Música de Espinho, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Silva, Catarina Costa e. "Corremo, sartamo, bolimo cos pé... dance elements in 17th century polyphonic repertory of Santa Cruz de Coimbra". Choreologica 11 1 (2021): 58-74. https://www.eadh.com/publications.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Costa e Silva, Catarina. "Circulação Europeia da Belle Danse: notação de repertório francês em documentos portugueses no contexto ibérico". In Música en las cortes ibéricas (1700-1834): ceremonial, artes del espectáculo y representación del poder, editado por Fernandes, Cristina; Ortega, Judith, 459-482. Madrid, Espanha: Sociedad Española de Musicologia, 2023.
    Publicado
  2. Costa e Silva, Catarina. "Todas as suertes de danzas - caraterização e contextualização de fonte coreográfica no Porto de 1751". In Estudos Coreológicos (2016-2020) - Contextos da Dança e Música Antigas, editado por Costa e Silva, Catarina, 63-77. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2022.
    Publicado
Edição de livro
  1. Costa e Silva, Catarina; Couto, Clara Rodrigues; Campos, Maria Alexandra Mendes Ribeiro Canaveira de; Sanches, Hugo Soeiro; Marreco Brescia, Rosana; Machado, Ana; Giordano, Gloria. Estudos Coreológicos (2016-2020) - Contextos da Dança e Música Antigas. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra. 2022.
    Publicado • Editor

Artística / Interpretação

Arte visual
  1. Adriana Romero; Hugo Soeiro Sanches; Bando de Surunyo. Mulieris com O Bando de Surunyo, com direção musical de Hugo Sanches e direção videográfica de Adriana Romero.
Coreografia
  1. Jean-Philippe Rameau (Compositor). 2023. Daphnis et Eglé com Ensemble Portingaloise, sob direção musical de Musurgia Ensemble em produção Aurum et Purpura. Ensemble Portingaloise e Associação Aurum et Purpura.
  2. 2022. Vi/Ver o Paço - performance itinerante no Paço das Escolas da Universidade de Coimbra, com Ensemble Portingaloise. Ensemble Portingaloise em parceria com os cursos de História da Arte e de Estudos Artísticos da FLUC.
  3. vários (Compositor). 2021. Balle de las Danças com Ensemble Portingaloise. Ensemble Portingaloise.
  4. Silva, Catarina Costa e; Orquestra Barroca Vigo 430; Jean-Phillipe Rameau (Compositor). 2018. Les Indes Galantes com Ensemble Portingaloise e Orquestra Barroca Vigo 430. Ensemble Portingaloise / Orquestra Barroca Vigo 430.
  5. Silva, Catarina Costa e; Compagnie Fêtes Galantes; Théâtre Paul Eluard - Bézons, Paris; Daniela Leite Castro; Pedro Miguel Santos (Compositor). 2016. Kinski com Ensemble Portingaloise. Ensemble Portingaloise.
  6. Silva, Catarina Costa e; Il Dolcimelo, Agrupamento Musical; Guimarães, Capital Europeia da Cultura 2012; Vários compositores renascentistas e barrocos (Compositor). 2012. Muito Guizo, Pouco Sizo, com Il Dolcimelo, com direção musical de Isabel Monteiro. Il Dolcimelo, agrupamento musical.
  7. Silva, Catarina Costa e; Ana Mafalda Castro; Fundação Calouste Gulbenkian; Claudio Monteverdi (Compositor). 2007. Il Combattimento di Tancredi e Clorinda, no âmbito do Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística. Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística.
Interpretação artística
  1. 2022. Do Tento à Tentação com Ensemble Portingaloise e La Floreta, com direção musical de Fernando Miguel Jalôto. Teatro Narciso Ferreira.
  2. 2022. Assembleia Dançante com Ensemble Portingaloise. Armazém 22 no âmbito do VIII Portingaloise - Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas.
  3. 2022. Balle de las Danças com Ensemble Portingaloise. Teatro Académico Gil Vicente - Mimesis-Festival de Teatro e de Artes Performativas.
  4. 2021. Para Baylar en la fiesta com Ensemble Portingaloise. Museu dos Biscaínhos (Salão Nobre).
  5. 2021. Balle de las Danças com Ensemble Portingaloise. Armazém 22.
  6. Silva, Catarina Costa e; Fernando Miguel Jalôto. 2019. Marie Sallé, Terpsicore de Haendel, com o cravista Fernando Miguel Jalôto. I Festival Cezimbra Antiqua - Salão da Assembleia Municipal.
  7. Silva, Catarina Costa e; Il Dolcimelo, Agrupamento Musical. 2018. Auto do Labirinto (ou Labirinto do Amor) com Ensemble Portingaloise e Il Dolcimelo, com direção musical de Isabel Monteiro. XX Encontro de Música Antiga de Loulé.
  8. Festival Tempestade e Galanterie, Queluz; Festival Lumières, Helsínquia; Festival Mozart, Rovereto; Fondazione Pietà de' Turchini, Nápoles. 2014. Assembleia em Queluz: Bailes, jogos de salão e repertórios instrumentais (concerto dançado) com Divino Sospiro, direção Massimo Mazzeo. Sala dos Embaixadores do Palácio Nacional de Queluz.
  9. Silva, Catarina Costa e; Conservatoire de Musique Claude Debussy, Paris. 2013. Les Folies Françoises ou Les Dominos de François Couperin, com o cravista Ilton Wjunisky. Teatro Municipal de Sabará, Minas Gerais, Brasil.
  10. Silva, Catarina Costa e. 2010. La Folia - concerto dançado com agrupamento Udite Amanti, sob direção de Ana Mafalda Castro. Palácio do Marquês de Pombal Conde de Oeiras.
  11. Silva, Catarina Costa e; Ana Mafalda Castro; José Sasportes. 2005. Mulheres, Barroco, Dança - concerto dançado com o o agrupamento Udite Amanti, sob direção de Ana Mafalda Castro. Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém.
  12. Silva, Catarina Costa e; Ana Mafalda Castro. 2003. A Dança e o Gesto no tempo de La Fontaine - concerto didático dançado, com cravista Ana Mafalda Castro. Palácio Nacional de Mafra (Festival Internacional de Música de Mafra).
  13. NEC - Núcleo de Experimentação Coreográfica; Rivoli Teatro Municipal. 2002. Undress com a Companhia Instável, direção coreográfica de Ronit Ziv. Rivoli Teatro Municipal.
  14. Ensemble Elyma (direcção Gabriel Garrido). 2002. La Liberazione di Ruggiero dell¿isola di Alcina de Francesca Caccini, com Ensemble Elyma sob direção de Gabriel Garrido. Les Concerts de Radio - Maison Radio France.
  15. Festival da Fábrica - Fábrica de Movimentos; NEC - Núcleo de Experimentação Coreográfica; Festival Aerowaves, The Place, Londres; Festival Portugal no Treffpunkt, Estugarda. 2001. Of Cabbages and Kings, com direção coreográfica de Joclécio Azevedo. Teatro Helena Sá e Costa.
Interpretação musical
  1. Coro da Casa da Música. Mozart Sagrado como membro do coro da Casa da Música com a Orquestra Sinfónica, sob direcção de Olari Elts. 2014.
    Soprano
  2. Direção Regional de Cultura do Norte; Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim. Canticum Canticorum - polifonia latina sobre o Cântico dos Cânticos, como membro do Ensemble Clepsidra, sob direção do maestro José Luis Borges Coelho. 2014.
    Soprano
  3. III Festival Sons Antigos ao Sul; Direção Geral de Cultura do Algarve. O Lusitano: Mito Sebastianista, Saudade e Identidade Portuguesa – concerto dançado com agrupamentos Voce Humana e Ars Lusitana. 2014.
    Soprano
  4. Silva, Catarina Costa e; Direção Geral de Cultura do Algarve; II Festival Sons Antigos ao Sul. Plazer y dulçura...música e dança espanhola e francesa na 1ª metade do séc. XVII. 2013.
    Soprano
  5. Rede de Mosteiros Portugueses Património da Humanidade. Concertos em Rede - Música Barroca no Património Mundial (como membro do Coro da Casa da Música com a Orquestra Barroca sob direção de Andrew Parrott). 2010.
    Soprano
  6. Ciclo de Música Sacra de Viana; FAM Ensemble. Verbum Caro de Nuno Corte-Real, como membro do Grupo de Câmara do Porto, sob direção do maestro Paulo Lourenço. 2004.
    Soprano
  7. Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade. Concerto de abertura do Congresso Internacional do Barroco 2001 (Faculdade de Letras da Universidade do Porto). 2001.
    Soprano
Obra teatral
  1. 2023. Les Arts Florissants com Ensemble Portingaloise e Instituto Gregoriano de Lisboa.
  2. Silva, Catarina Costa e; Fernando Lapa. 2018. Variações a partir de um Coração - encenação para o Quarteto Contratempus.
  3. Silva, Catarina Costa e. 2015. Opera Acis and Galathea (encenação), com Orquestra Barroca da ESMAE, com direção de Magna Ferreira.
  4. Silva, Catarina Costa e. 2012. Ópera L'Enfant et les Sortilèges (encenação).
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/10/31 Choreographie, de Felix Kinski. Contextualización y particularidades de un manuscrito en el Porto del siglo XVIII I Congreso Iberoamericano de Danza Historica da Universidad de Buenos Aires (online)
Universidad de Buenos Aires (Buenos Aires, Argentina)
2023/10/31 Choreographie... de Felix Kinski - contextualización y particularidades de un manuscrito en el Porto setecentista (apresentação online) I Congreso Iberoamericano de Danza Historica da Universidad de Buenos Aires (online)
Instituto de Artes del Espectaculo - Universidad de Buenos Aires (Buenos Aires, Argentina)
2023/03/19 Documentos coreicos ibéricos do século XVIII: semelhanças e diferenças Encontro Académico do ciclo de primavera do IX Portingaloise - Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas
Portingaloise - Associação Cultural e Artística (Vila Nova de Gaia, Portugal)
2022/10/30 Balle de las danzas - when dances dispute for primacy. A Reconstruction and recreation process (apresentação online) Annual Conference - European Association for Dance History
European Association for Dance History (Londres, Reino Unido)
2019/12/13 Registos e interpretações de repertório francês em documentos ibéricos – comparação de alguns exemplos Seminário Internacional de Música nas Cortes Ibéricas
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
2019/11/09 Bayamo, bulimo cus pé... dance elements in 17th century polyphonic repertory of Santa Cruz de Coimbra Annual Conference - European Association for Dance History
European Association for Dance History (Porto, Portugal)
2017/07/01 Todas suertes de danzas... o manuscrito de Felix Kinski no Porto em 1751 I Colóquio Internacional de Queluz - Diplomacia e Aristocracia como promotores da Música e do Teatro na Europa do Antigo Regime
Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal (Lisboa, Portugal)
2017/04/28 No tempo em que Gil Vicente dançava... No Colóquio Gil Vicente_Cinco séculos de escrita e de palco
Escola Superior Artística do Porto
2015/11/06 Todas suertes de danzas…estudo e actualização de fonte coreográfica no Porto de 1751 Mundos e Fundos – Jornadas de estudo de Estudos Artísticos – Estudos Musicais da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2015/11/06 Elementos coreológicos em manuscritos musicais do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra: justificação da recriação coreográfica de excertos musicais concretos Participação no Mundos e Fundos – Jornadas de estudo de Estudos Artísticos – Estudos Musicais
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos - Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2014/02/28 Espagnol, je te supplie – presença do vocabulário espanhol no ballet de cour francês da 1ª metade do séc. XVII II Congresso Ibero-Americano de Jovens Musicólogos – Musicologia Criativa
Tagus Atlanticus Associação Cultural / Casa da Música do Porto (Porto, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - 2022 Da Palavra ao Gesto - A Gestualidade Barroca enquanto instrumento de Expressão
Coorientador
Curso de Música Antiga (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/03/15 - 2023/09/24 IX Portingaloise - Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas - composto pelas dimensões formativa (cursos), criativa (residências artísticas), performativa (espetáculos e concertos) e investigativa (Encontro Académico), promove a divulgação de repertório coreográfico e musical produzido entre os séculos XV e XVIII, estimulando a consulta de fontes e a interpretação historicamente informada. Esta edição foi votada ao estudo do repertório coreográfico e musical ibérico do período barroco a propósito do espetáculo Do Tento à Tentação. (2023/03/15 - 2023/09/24)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
Portingaloise - Associação Cultural e Artística, Portugal

Kale Cooperativa Cultural, Portugal

Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal
2023/04/29 - 2023/04/29 Portingaloise, marche! - 1ª edição, rubrica itinerante que visa divulgar a Dança Antiga, de forma pontual e intensiva, por diferentes regiões do país, visitando diversos contextos culturais, visando distintos públicos, desde jovens a seniores, de amadores a profissionais. Documentos, locais e testemunhos relacionados com a prática da Dança Antiga são assim mote para uma fruição patrimonial mais informada. Esta edição foi votada ao estudo da obra Methodo ou Explicaçam para aprender com perfeição a dançar as Contradanças de JS Pantezze, Lisboa, 1761 (2023/04/29 - 2023/04/29)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
Portingaloise - Associação Cultural e Artística, Portugal

Biblioteca Nacional de Portugal, Portugal

Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal
2022/03/25 - 2022/09/18 VIII Portingaloise - Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas - composto pelas dimensões formativa (cursos), criativa (residências artísticas), performativa (espetáculos e concertos) e investigativa (Encontro Académico), promove a divulgação de repertório coreográfico e musical produzido entre os séculos XV e XVIII, conciliando especialistas ou meros interessados e estimulando a consulta de fontes e a interpretação historicamente informada. Esta edição foi votada ao estudo das assembleias do séc. XVIII com a estreia de Assembleia Dançante. (2022/03/25 - 2022/09/18)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
Portingaloise - Associação Cultural e Artística, Portugal

Kale Cooperativa Cultural, Portugal

Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal
2015/07 - 2022/03 Portingaloise - Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas é um evento anual composto por dois ciclos, um de primavera (março/abril) e outro de verão (setembro), incluindo três vertentes - formativa, prerrogativa e investigativa - na área da coreologia e musicologia históricas. (2015/07 - 2022/03)
Festival (Outra)
Portingaloise - Associação Cultural e Artística, Portugal

Kale Companhia de Dança, CRL, Portugal
2021/04/17 - 2021/09/12 VII Portingaloise - Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas - composto pelas dimensões formativa (cursos), criativa (residências artísticas), performativa (espetáculos e concertos) e investigativa (Encontro Académico), promove a divulgação de repertório coreográfico e musical produzido entre os séculos XV e XVIII, conciliando especialistas ou meros interessados e estimulando a consulta de fontes e a interpretação historicamente informada. Esta edição foi votada ao repertório ibérico a propósito da estreia moderna de Balle de las Danças. (2021/04/17 - 2021/09/12)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
Portingaloise - Associação Cultural e Artística, Portugal

Kale Cooperativa Cultural, Portugal

Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal
2015/07/15 - 2020/09/13 I ao VI (de 2015 a 2020) Portingaloise - Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas composto pelas dimensões formativa (cursos de dança Antiga), criativa (residências artísticas), performativa (produção de espetáculos e concertos) e investigativa (Encontro Académico), que promove o estudo e a divulgação de repertório coreográfico e musical produzido entre os séculos XV e XVIII, junto de público especialista ou apenas interessado, estimulando a consulta de fontes e a interpretação historicamente informada. (2015/07/15 - 2020/09/13)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
Portingaloise - Associação Cultural e Artística, Portugal

Kale Companhia de Dança, CRL, Portugal

Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal
2019/11/08 - 2019/11/10 A Conferência anual da European Association for Dance History é um evento que se realiza desde 2004 em diferentes cidades europeias, promovendo o encontro de investigadores e a partilha de projetos na área. Este evento produz ainda artigos para o peer-reviewed journal Choreologica. Em 2019 foi organizado pela primeira vez em Portugal, no Porto, em 2019 sob o tema da migração e confluência de estilos de dança, formas e práticas através da ampla rede de ligações entre as nações europeias e as suas ex-colónias. (2019/11/08 - 2019/11/10)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
European Association for Dance History, Reino Unido

Portingaloise - Associação Cultural e Artística, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/10/12 - 2019/10/12 Apresentação oral acompanhada por excerto da peça coreográfica contemporânea Kinski TEDX Vila Nova de Gaia - Equinócio, Tempo de Equilíbrios, Tempo para Mudança
2019/07/27 - 2019/07/27 Interpretação de repertório coreográfico do barroco francês em concerto Paralelismos – da corte de Luís XIV à Ópera de São Paulo com a Orquestra Barroca de Mateus no Eborae Mvsica
Concerto
Festival Eborae Musica
2019/06/22 - 2019/06/22 Interpretação de repertório coreográfico do renascimento italiano com o Ensemble Portingaloise no Concerto Recitar cantando
Concerto
26º Festival Internacional de Música de Gaia
Fundação Conservatório Regional de Gaia, Portugal
2019/05/11 - 2019/05/11 Direção coreográfica e interpretação no concerto "Que sonoramente canta" - Lírica, devoção e dança no renascimento e barroco ibérico pel’ O Bando de Surunyo com direção de Hugo Sanches na Igreja de Santo Antão do Tojal, Loures
Concerto
2018/11/06 - 2018/11/06 Workshop de Dança e Comunidade nas VI Jornadas de Pedagogia no Ensino Artístico Especializado de Música, Universidade Católica do Porto
Oficina (workshop)
VI Jornadas de Pedagogia no Ensino Artístico Especializado de Música,
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2018/06/16 - 2018/06/16 Oficina de Movimento - Dias das Virgens Negras - El Llivre Vemell de Monserrat
Oficina (workshop)
Dias das Virgens Negras - Vila do Bispo, no âmbito de Algarve 360
Associação O Corvo e a Raposa, Portugal
2018/06/16 - 2018/06/16 Concerto Dias das Virgens Negras - El Llivre Vemell de Monserrat
Concerto
Dias das Virgens Negras no âmbito de Algarve 360
Associação O Corvo e a Raposo, Portugal
2017/10/29 - 2017/10/29 Interpretação de repertório de dança barroca francesa no concerto Exuberância Barroco do Ensemble Com.Cordas, sob direção de Migue Simões no âmbito do Festival Música no Centro no Salão Medieval da Universidade do Minho do festival Braga ao Centro
Concerto
Festival Braga ao Centro
2017/01/13 - 2017/01/13 Direção coreográfica e interpretação no concerto Rituais e Paródias com o Ensemble Portingaloise e o Coro de Câmara de São João da Madeira na Casa da Criatividade em São João da Madeira
Concerto
Direção coreográfica e interpretação no concerto Rituais e Paródias com o Ensemble Portingaloise e o Coro de Câmara de São João da Madeira na Casa da Criatividade
2015/03/15 - 2015/03/15 Música, Dança e Jogos de Salão nos finais do Antigo Regime: O Baralho de Cartas Musicais de José do Espírito Santo e Oliveira
Oficina (workshop)
Música, Dança e Jogos de Salão nos finais do Antigo Regime: O Baralho de Cartas Musicais de José do Espírito Santo e Oliveira
Divino Sospiro - Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal, Portugal
2013/03/16 - 2013/03/16 Ciclo de Workshops "Como se faz p'ra fazer..."
Oficina (workshop)
Ciclo de workshops
APEM - Associação Portuguesa de Educação Musical, Portugal
2012/02/21 - 2012/02/21 Interpretação de reconstituição de danças do manuscrito da BPMP MS – 1394 de Félix Kinski - Palácio Foz, Lisboa
Congresso
I Congresso Ibero-Americano de Jovens Musicólogos - de Musicologia Criativa
Tagus Atlanticus Associação, Portugal
2011/10/15 - 2011/10/15 Saber Ouvir - Curso Livre de História da Música do Serviço Educativo da Casa da Música
Outro
Curso Livre de História da Música - Opera e Dança Barroca Francesa
Casa da Música - Serviço Educativo, Portugal
2010/11/13 - 2010/11/13 A música na dança barroca
Oficina (workshop)
Encontro Nacional da APEM - Aprendizagem Musical: Perspectivas Práticas
APEM - Associação Portuguesa de Educação Musical, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/11/23 Terra do Silêncio - Sobre territórios geográficos, físicos e materiais
Arguente principal
Mónica Cristiana Viveiros Perestrelo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2021/02/19 Videojogos e desenhos animados como veículo da música clássica
Arguente principal
Beatriz Carneiro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2018/07/27 Prova Final de Mestrado em Artes Cénicas, especialização Interpretação e Direção Artística
Arguente principal
Liliana Neto Correia (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2018/07/25 Prova Final de Mestrado em Artes Cénicas, especialização Interpretação e Direção Artística
Arguente principal
Joana Filipa Casimiro Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2022/10/02 - 2022/10/02 Danza Histórica en la Europa cortesana - Danza en palabras Percurso e atuação profissional na área da coreologia histórica
2021/03/08 - 2021/03/08 Cravistas em Quarentena - Episódio 45 Comunicação - Aprender música dançando: Le Caractère
2018/09/21 - 2018/09/21 Império dos Sentidos, para a apresentação de estreia do espetáculo Variações para um coração, produzido pelo Quarteto Contratempus, com libreto de Eduarda Freitas, música de Fernando Lapa e encenação de Catarina Costa e Silva Estreia de Variações para um coração pelo Quarteto Contratempus

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2018/11/09 - Atual EADH - European Association for Dance History Council member - representante de Portugal
2018/03/22 - Atual Portingaloise - Associação Cultural e Artística Membro da direção

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019/06 - 2020/12/31 membro da comissão de especialistas designados pela ANQEP para a definição das Aprendizagens Essenciais da disciplina História da Cultura e das Artes (tronco específico de dança) do Curso Artístico Especializado de Dança
Membro
ANQEP - Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, Portugal
2018/10 - 2019/09/01 membro da comissão de especialistas designados pela ANQEP para a definição das Aprendizagens Essenciais da disciplina de Música do Curso Artístico Especializado de Dança
Membro
ANQEP - Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, Portugal