???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Catarina de Almeida Roseira

Nomes de citação

  • Roseira, Maria Catarina de Almeida

Identificadores de autor

Ciência ID
DB17-CDE0-B010
ORCID iD
0000-0001-5435-3344

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2023/03/28
Concluído
Gestão (Doutoramento)
Especialização em Área de especialidade: Marketing e Estratégia
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
"The Influence of Middle Managers on the Adoption of Gamification in Strategic Alignment." (TESE/DISSERTAÇÃO)
2023/03
Concluído
Gestão (Doutoramento)
Especialização em Área de especialidade: Marketing e Estratégia
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
"Blockchain and business value creation" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2001 - 2006
Concluído
Doutoramento em Ciências Empresariais - Especialização em Marketing (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
"O impacto de Gestão de Fornecedores no Desempenho das Empresas Industriais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada por unanimidade
1991 - 1997
Concluído
Mestrado em Ciências Empresariais (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
"Atitudes e Valores Empresariais dos Jovens Empresários Portugueses" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1983 - 1987
Concluído
Relações Internacionais (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
15/20
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/01 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Porto, Portugal
2006/03 - 2014/01 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Porto, Portugal
1997/01/06 - 2007/03/09 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
1997/01 - 2006/01 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Porto, Portugal
1993/02/01 - 1997/01/15 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
1992/01 - 1996/01 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade do Porto, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/05/04 - Atual Membro do Conselho de Representantes Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2010/06/01 - Atual Membro do Conselho do Agrupamento Científico de Gestão Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Economia Biblioteca, Portugal
2012/09/01 - 2019/06/30 Diretora do Mestrado em Marketing Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2010/11/01 - 2017/04/01 Membro da Comissão Científica do Mestrado em Economia e Gestão do Ambiente Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2013/11/01 - 2015/06/01 Membro da Comissão Cientifica - Licenciatura em Gestão Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/09/30 - Atual Membro da Comissão Científica do Doutoramento em Gestão Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2012/07/01 - 2019/06/01 Membro da Comissão Científica do Master in Management Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2008/01/01 - 2013/09/01 Membro da Comissão Científica do Mestrado em Gestão Comercial Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2007/09/01 - 2008/07/30 Coordenadora da Pós-Graduação em Direcção de Empresas - Indústria da Moda Universidade do Porto Porto Business School, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2009/01/01 - 2010/01/01 Towards an Understanding of the Emergence of Innovation Networks: the Cases of the Health Cluster Portugal and of Galp Energia”
Small Research Grants (SG 2009-2010)
Outra
British Academy, Reino Unido
British Academy
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2010/10/01 - 2011/02/01 Projecto de Internacionalização da Empresa StrongStep
FEP/FEP/2010-72550
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2021/05/01 - 2021/12/31 EDP - Criação e Utilização de Case Studies como processo de criação e difusão de conhecimento e de inovação
na
Investigador responsável
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
EDP
Concluído
2020/10/01 - 2020/12/31 EDP - Criação e Utilização de Case Studies como processo de criação e difusão de conhecimento e de inovação
FEP/FEP/2020-78734
Investigador responsável
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
EDP Gestão da Produção de Energia SA
Concluído
2018/09/01 - 2019/10/30 Workshop sobre a escrita de Case Studies - EDP
SEREIA/FEP/2018-75026
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
EDP Gestão da Produção de Energia SA
Concluído
1988/09/30 - 1989/12/31 “Imprensa Regional e Local”
na
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. GIGLIO, Ernesto; Roseira, Maria Catarina de Almeida; RAMIREZ, Camila. Autor correspondente: GIGLIO, Ernesto. "Constructed Governance as Basis for Sustainable Development of Tourist Areas: The example of Angra Doce in Brazil". Trabalho apresentado em Euram Conference 2021, Montréal, 2021.
  2. Roseira, Maria Catarina de Almeida. "(DE) PUZZLING THE SOCIALLY RESPONSIBLE CONSUMPTION GAP EXPERIENCE". 2018.
  3. Roseira, Maria Catarina de Almeida. "DETERMINANTS OF UNIVERSITY’S EMPLOYEE INTRAPRENEURIAL BEHAVIOR – THE CASE OF LATVIAN UNIVERSITIES". 2018.
  4. Roseira, Maria Catarina de Almeida. "Antecedents and outcomes of middle managers' adoption of gamification as a strategic alignment tooll". 2018.
  5. Magalhães, Gustavo; Roseira, Catarina. "Exploring the Barriers in the Commercial Use of Open Government Data". Trabalho apresentado em the 9th International Conference, Montevideo, Uruguay, 2016.
    Publicado • 10.1145/2910019.2910078
  6. Roseira, Maria Catarina de Almeida. "Exploring the socially responsible consumer: a manager of the Intention-Behaviour gap?". Trabalho apresentado em BAM Marketing and Retail SIG Event: Sustainability and Ethical Consumption, Guilford, 2016.
    Publicado
  7. Roseira, Maria Catarina de Almeida. "Informação e Ambientes Organizacionais: Ensaio sobre a Dinâmica dos Ambientes informacionais nas Organizações". Trabalho apresentado em Jornadas Luso-Espanholas de Gestão, Idanha a Nova, 2016.
    Publicado
  8. Magalhaes, Gustavo; Roseira, Catarina; Manley, Laura. "Business models for open government data". Trabalho apresentado em the 8th International Conference, Guimaraes, Portugal, 2014.
    Publicado • 10.1145/2691195.2691273
  9. Magalhaes, Gustavo; Roseira, Catarina; Strover, Sharon. "Open government data intermediaries". Trabalho apresentado em the 7th International Conference, Seoul, Republic of Korea, 2013.
    Publicado • 10.1145/2591888.2591947
  10. Roseira, Maria Catarina de Almeida. "A Business Network Approach to University Incubators: Understanding the Value of Incubators". Trabalho apresentado em 27th Industrial Marketing and Purchasing Annual Conference, Roma, 2012.
    Publicado
  11. Roseira, Maria Catarina de Almeida. "Eco-hotéis e rótulos ecológicos: Um estudo das atitudes e motivações do turista nacional". Trabalho apresentado em INVTUR 2012 Internacional Conference, Aveiro, 2012.
    Publicado
  12. Roseira, Maria Catarina de Almeida. "Towards an Understanding of the Emergence of Innovation Networks: The Case of the Health Cluster Portugal". Trabalho apresentado em 25th Industrial Marketing and Purchasing Annual Conference, Budapeste, 2010.
    Publicado
  13. Roseira, Maria Catarina de Almeida. "The Emergence Process of Innovation Networks: The Case of the Health Cluster Portugal". Trabalho apresentado em AMA SERVSIG - International Service Research Conference, Porto, 2010.
    Publicado
  14. Roseira, Maria Catarina de Almeida. "Innovation, Collective Action and Network Positioning: A Case from the Automotive Industry". Trabalho apresentado em 24th Industrial Marketing and Purchasing Annual Conference, Marselha, 2009.
    Publicado
  15. Roseira, Maria Catarina de Almeida. "Managing Interdependencies in Supplier Portfolios". Trabalho apresentado em 24th Industrial Marketing and Purchasing Annual Conference, Marselha, 2009.
    Publicado
  16. Roseira, Maria Catarina de Almeida. "Network knowledge and interaction in supplier networks". Trabalho apresentado em 22nd Industrial Marketing and Purchasing Annual Conference Conference, Manchester, 2007.
    Publicado
  17. Roseira, Maria Catarina de Almeida. "Supply Management: A Capability-based Approach". Trabalho apresentado em 21st Industrial Marketing and Purchasing Annual Conference, Milão, 2006.
    Publicado
  18. Roseira, Maria Catarina de Almeida. "Supplier Management in Networks: How Far Does it Go". Trabalho apresentado em 12th IPSERA- International Purchasing & Supply Education & Research Association Conference, Catânia, 2006.
    Publicado
  19. Roseira, Maria Catarina de Almeida. "A Multidimensional Approach to Supply Management". Trabalho apresentado em 20th Industrial Marketing and Purchasing Annual Conference, Copenhaga, 2004.
    Publicado
  20. Roseira, Maria Catarina de Almeida. "A Model for the Understanding of Supply Chain Networks". Trabalho apresentado em 19th Industrial Marketing and Purchasing Annual Conference, Lugano, 2003.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Catarina Roseira; Sandrina Teixeira; Belem Barbosa; Rita Macedo. "How Collectivism Affects Organic Food Purchase Intention and Behavior: A Study with Norwegian and Portuguese Young Consumers". Sustainability (2022): http://dx.doi.org/10.3390/su14127361.
    10.3390/su14127361
  2. "Mapping the socially responsible consumption gap research: Review and future research agenda". International Journal of Consumer Studies (2022): http://dx.doi.org/10.1111/ijcs.12803.
    10.1111/ijcs.12803
  3. Kristine Valka; Catarina Roseira; Pedro Campos. "Determinants of university employee intrapreneurial behavior: The case of Latvian universities". Industry and Higher Education (2020): https://doi.org/10.1177/0950422219897817.
    10.1177/0950422219897817
  4. Magalhaes, Gustavo; Roseira, Catarina. "Open government data and the private sector: An empirical view on business models and value creation". Government Information Quarterly 1 (2017): na-na.
    Publicado • 10.1016/j.giq.2017.08.004
  5. Andrade, Antonio Rodrigues de; Roseira, Catarina. "A informação como elemento de integração entre propósito, processos e pessoas: um estudo em instituições portuguesas". Gestão & Produção 1 (2017): na-na.
    Publicado • 10.1590/0104-530x2642-16
  6. Roseira, Catarina; Brito, Carlos. "Managing Value Co-Creation Through Interfaces with Suppliers". International Business Research 7 4 (2014): na-na.
    Publicado • 10.5539/ibr.v7n4p11
  7. Ramos, Carla; Roseira, Catarina; Brito, Carlos; Henneberg, Stephan C.; Naudé, Peter. "Business service networks and their process of emergence: The case of the Health Cluster Portugal". Industrial Marketing Management 42 6 (2013): 950-968.
    Publicado • 10.1016/j.indmarman.2013.04.003
  8. Roseira, Catarina; Brito, Carlos; Ford, David. "Network pictures and supplier management: An empirical study". Industrial Marketing Management 42 2 (2013): 234-247.
    Publicado • 10.1016/j.indmarman.2012.08.006
  9. Roseira, Catarina; Brito, Carlos; Henneberg, Stephan C.. "Managing interdependencies in supplier networks". Industrial Marketing Management 39 6 (2010): 925-935.
    Publicado • 10.1016/j.indmarman.2010.06.012
  10. Brito, Carlos; Roseira, Catarina. "Towards a multi¿?dimensional approach to supply management: a comparative case study". Journal of Business & Industrial Marketing 22 1 (2007): 72-79.
    Publicado • 10.1108/08858620710722842
  11. Brito, Carlos; Roseira, Catarina. "A Model for understanding supply chain networks". Journal on Chain and Network Science 5 2 (2005): 55-63.
    Publicado • 10.3920/jcns2005.x055
Capítulo de livro
  1. Roseira, Maria Catarina de Almeida. "Antecedents of the Adoption of Gamification in Strategy Alignment: An Exploratory Study of Middle Managers’ Perspective". 189-199. Springer International Publishing, 2020.
    10.1007/978-3-030-63464-3_18
  2. Roseira, Maria Catarina de Almeida. "7 P’s of Gamification: A Strategic Design Tool for Ideation of Gamified Solutions". 146-156. Springer International Publishing, 2020.
    10.1007/978-3-030-63464-3_14
  3. Teixeira, Sónia A. C.; Campos, Pedro; Fernandes, Renato; Roseira, Catarina. "Collective Intelligence and Collaboration: A Case Study in Airline Industry". In Collaboration in a Hyperconnected World, 148-155. Cham: Springer International Publishing, 2016.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-45390-3_13
  4. Roseira, Maria Catarina de Almeida. "Marketing Verde". In Novos Horizontes do Marketing, 135-153. Alfragide: Publicações D. Quixote, 2014.
    Publicado
  5. Roseira, Maria Catarina de Almeida. "Marketing de Redes Interorganizacionais". In Novos Horizontes do Marketing, 156-174. Alfragide: Publicações D. Quixote, 2014.
    Publicado
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017/12/11 - Atual Business value creation in SCM: Influence of blockchain, data quality and big data analytics
Orientador
Doutoramento em Gestão (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017/11/08 - Atual The Influence of Middle Managers on the Adoption of Gamification in Strategic Alignment
Orientador
Doutoramento em Gestão (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2010 - Atual Análise de Viabilidade do Projecto CHAE - Centro de Hospedagem de Animais Exóticos de Estimação
2022/10/01 - 2023/11/06 Fatores influenciadores da disposição dos consumidores internacionais para adquirirem vinho português
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Arquitectura, Portugal
2021 - 2022/11/30 The Effect of Brand Activism on Brand Loyalty and Willingness to Pay
Orientador
Mestrado em Economia da Empresa e da Estratégia (Mestrado)
2021/10/01 - 2022/11/28 Knowledge management and individual and organizational performance: A Managers perspective
Orientador
Master in Management (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 - 2022/11/21 Mapping British Customers’ Journey: the case of the Portuguese Telecommunications Sector
Orientador
Master in Management (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021/10/01 - 2022/11/07 Antecedents of Environmentally Friendly Consuption Behaviour: The Portuguese Fashion Contexton Consumer Behaviour
Orientador
Master in Management (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021/10/01 - 2022/10/24 O Employer Branding e a atração da Geração Z
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021/10/01 - 2022/10/24 Os Millennials e a Geração Z: O consumo sustentável e a influência da self-image e da self-congruity na compra online de roupas de segunda-mão
Orientador
2014/08/14 - 2022/01/22 When actions speak louder than words: three essays on the words-deeds’ gaps in socially responsible consumption
Orientador
Doutoramento em Gestão (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014/08/14 - 2022/01/21 Tension between self-control and buying stimuli in socially responsible consumers
Orientador
Doutoramento em Gestão (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020/10/01 - 2021/12/14 Segmentation of Fashion Brands in a Land-and-Expand Strategy Context: the Case of a "Logistics as a Service" Tech Company
Orientador
Master in Management (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020/10/01 - 2021/12/07 The relevance of Environmental Sustainability to Customer Loyalty in B2B markets
Orientador
Master in Management (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020/10/01 - 2021/12/03 Do Firms’ Characteristics Influence the Types of Innovation Adopted by SMEs Applying to European Funds?
Coorientador
Master in Management (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020/10/01 - 2021/11/30 Retenção de Clientes no Contexto Business to Business: Estudo de Caso HUUB - AggregaTomorrow Consulting Lda.
Coorientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020/10/01 - 2021/10/22 A Geração Z e o consumo consciente de moda: Uma análise das barreiras à compra de roupas em segunda mão
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020/10/01 - 2021/10/21 O impacto do Ativismo de Marca na lealdade do consumidor: o caso do vídeo da Burger King em apoio à comunidade LGBTQI no Brasil
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
2019/10/01 - 2020/12/20 Os Millennials e a mobilidade elétrica: Análise da intenção de compra de carros elétricos
Coorientador
Mestrado em Gestão Comercial (Mestrado)
2019/10/01 - 2020/12/18 Intrapreneurship: The determinants behind its dynamic
Orientador
Master in Management (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019/01/10 - 2020/12/18 The impact of higher-education institutions in the motivations and development of entrepreneurs in Portugal
Orientador
Master in Management (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019/10/01 - 2020/12/16 Exploring Consumers’ Second-hand Apparel Consumption Intention and Main Influential Factors
Orientador
Master in Management (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019/10/01 - 2020/12/04 O Papel das Social Media na Administração Pública - O caso da Câmara Municipal do Porto
Coorientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019/10/01 - 2020/12/04 O Poder dos influenciadores digitais na escolha de produtos de cuidado de pele
Coorientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019/10/01 - 2020/11/27 Exploring Consumers’ Second-hand Apparel Consumption Intention and Main Influential Factors
Orientador
Master in Management (Mestrado)
2019/10/01 - 2020/11/20 Os fatores que influenciam o comportamento empreendedor dos colaboradores das Universidades Brasileiras
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019/10/01 - 2020/11/20 O Encantamento e o Amor à Marca nos Serviços: O seu impacto no Preço Prémio e no Passa-a-Palavra
Coorientador
Mestrado em Gestão de Serviço (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019/10/01 - 2020/11/20 O impacto da inovação em serviços na intenção de compra
Coorientador
Mestrado em Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019/10/01 - 2020/10/05 City Branding: Impacto na satisfação do residente, na sua avaliação de desempenho e na intenção de reeleger
Coorientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019/03/16 - 2019/12/03 Os antecedentes do comportamento na doação de órgãos post mortem do sistema opt in: o caso brasileiro
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019/03/16 - 2019/12/03 Engagement nas redes sociais Facebook e Instagram das DMOs: o caso do Turismo de Portugal
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018/09/30 - 2019/11/25 Business Expansion Plan – Armaze´ns Reis S.A. The opening of a new Business Unit in Viseu
Coorientador
Master in Management (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017/09/30 - 2019/11/25 Criação de Valor na Cooperação Universidade - Empresas
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018/09/30 - 2019/11/04 Factors influencing consumers' intention and behaviour towards organic foods: A comparative study between Portugal and Norway
Orientador
Master in Management (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018/09/30 - 2019/10/31 Customer Centricity in Higher Education Institutions: expectations and perceptions of Portuguese Higher Education students
Orientador
Master in Management (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018/09/30 - 2019/10/30 Should Companies Take Political Stances? The Perspective of Marketers
Orientador
Master in Management (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018/09/30 - 2019/10/11 Attributes That Influence The Attraction Of Talent: Porto's Case
Orientador
Master in Management (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018/09/30 - 2019/10/11 The Implementation of a Service Design Methodology- a Case Study of a Tellecomunications Company
Orientador
Master in Management (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018/09/30 - 2019/09/25 Tourism Impacts in the Eyes of Locals: Evidence from Porto
Orientador
Master in Management (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018/09/30 - 2019/09/25 How political actions affect consumers’ attitudes, the 30th anniversary of Nike’s “Just do It” campaign
Orientador
Master in Management (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018/02/15 - 2019/06/07 Micro, Macro e Megainfluencers no Instagram: O Efeito do Número de Seguidores e da Relação Parassocial com a Audiência no Poder de Persuasão
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017/01/10 - 2018/12/14 Customer Relationship Management Strategy: the factors towards a success implementation
Orientador de Ana Luísa Alves Lopes
Master in Management (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017/10/01 - 2018/12/12 Plano de Marketing para a Confecções TM, Lda.
Coorientador de Maria José Ribeiro Ferreira de Meireles
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017/10/01 - 2018/12/11 Customer Portfolio Management – A Critical Analysis
Orientador de Tiago João Andrade e Costa
Master in Management (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017/10/01 - 2018/12/10 Autenti(cidade) percebida do Porto: Antecedentes e Consequentes
Orientador de Natália Maria Almeida Fragoso
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017/10/01 - 2018/12/05 A influência do branding no processo de decisão de compra em mercados B2B - Mercado das ferramentas profissionais, o estudo de caso da marca Toptul
Orientador de Bruno Peixoto dos Santos
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017/10/01 - 2018/12/05 Plano de Marketing – Projeto para a Empresa Tintas KAR
Orientador de Jorge Alexandre Carvalho Ferreira
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017/10/01 - 2018/10/25 Factors influencing students to choose the Master in Management of FEP
Coorientador
Master in Management (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017/10/01 - 2018/10/22 Comportamento do Consumidor Socialmente Responsável: Um Estudo sobre Motivações de Compra em Lojas Colaborativas
Orientador de Laís Ferreira Souza
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016/09/15 - 2017/12/13 Social Enterprises’ duality: Money with a social difference (Evidence from Portugal)
Orientador
Master in Management (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016/09/15 - 2017/12/12 Recursos e Modos de Entrada dos KIBS em Novos Mercados: O caso da consultoria de gestão
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016/09/15 - 2017/11/20 A aplicação de Modelos de Análise e Gestão de Carteiras de Clientes em Mercados Business-to-Business - Estudo de Caso: Carteira de Cliente Corporate Informa D&B
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016/09/15 - 2017/11/13 Customer Loyalty in B2B Relationships - The Rangel's case
Orientador
Master in Management (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016/09/15 - 2017/11/03 An analysis of determinants of university’s employee’s intrapreneurial behavior – case of Latvian universities
Orientador
Master in Management (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2013/03/01 - 2017/03/16 Value creation and barriers in the commercial use of open government data
Orientador
Programa Doutoral em Media Digitais (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2015/09/15 - 2016/12/07 Intergenerational brands: uma realidade, um sonho ou um pesadelo?
Coorientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2016/12/06 The Value Drivers of the Portuguese Glass Packaging Industry BA Vidro's case
Orientador
Master in Management (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2015/09/15 - 2016/11/30 Empreendedorismo em região desfavorecida
Coorientador
Mestrado em Economia e Gestão da Inovação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2015/09/15 - 2016/11/28 Case study: Marketing Plan at B2F
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2015/09/15 - 2016/11/28 Plano de Marketing na CLEANIC – PROGRAMA PORTAGE
Orientador
Mestrado em Gestão de Serviços de Saúde (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2015/09/15 - 2016/07/17 The analysis of the impact of Causation and Effectuation approaches on decision-making of IT startups
Orientador
Master in Management (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2015/09/15 - 2016/06/17 Análise de mercados estratégicos na indústria de revestimentos: O caso da Amorim Revestimentos
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014/11/15 - 2015/12/11 Influência do Comportamento Tribal no Comportamento de Consumo em Festivais de Música - Estudo comparativo de festivais de música em Portugal
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014/09/15 - 2015/12/11 Multi-Stakeholder Networks: Analysing firms’ future behaviour based on perceived results
Orientador
Master in Management (Mestrado)
2014/09/15 - 2015/11/30 Desenvolvimento da ideia de negócio e elaboração de um plano de negócio para produção e comercialização de molho à base de castanhas
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014/09/15 - 2015/11/15 Elaboração de um Modelo de Negócio para a Criação de uma Startup de uma Plataforma Online de Aluguer de Autocarros
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014/09/15 - 2015/11/15 Customer Relationship Management – Identificação dos factores que afectam o comprometimento dos colaboradores de uma organização
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014/09/15 - 2015/11/15 Factors Affecting Supporters’ Match Day Experience – A Marketing Perspective
Orientador
2014/09/15 - 2015/10/15 M&A Towards a Global Reach Strategy: Cross-Border M&A Success and Failure: The Case of Daimler-Chrysler Merger
Orientador
Master in Management (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2013/09/15 - 2014/12/11 As motivações e percepções de sucesso dos empreendedores no Centro Histórico do Porto
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2013/09/15 - 2014/12/10 Online Destination Image of Porto: A Consumer Based Perspective
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2013/09/01 - 2014/12/10 Atitudes e Valores dos Jovens Empresários e Empreendedores Portugueses
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2013/09/15 - 2014/12/03 Walking towards a Sacred Site: Motivations, Expectations and Satisfaction - The case study of the Portuguese Way of St. James
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2013/09/15 - 2014/12/02 A Study of Exchange Students’ Expectations and Satisfaction about Porto and Fep
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2013/09/15 - 2014/11/27 Sport Sponsorship Assessment - Return on Objectives Effectiveness
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2012/09/15 - 2013/12/23 O Plano de Marketing da Associação Mama Help
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2012/09/15 - 2013/12/20 Avaliação e Desenvolvimento de Estratégia para o Sítio Web Portal de Moda
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2012/09/15 - 2013/12/19 Gestão de Clientes e da Presença Online: Estágio na 20/21
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2012/09/15 - 2013/12/19 Literacia Financeira e Empreendedorismo em Portugal
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2012/09/15 - 2013/12/19 Plano de Marketing Stago Portugal
2012/09/15 - 2013/12/16 A eficácia do programas de Literacia Financeira: o caso da Fundação Dr. António Cupertino de Almeida
Coorientador
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2012/09/15 - 2013/12/13 As Ferramentas de Web Marketing na Estratégia de Comunicação das Start-ups
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2012/09/15 - 2013/12/11 Rico Manto de Trapos - Nova Idade, Nova Fonte de Riqueza para o Retalho
Orientador
2012/09/15 - 2013/11/28 O Impacto do Merchandising e Promoção de Vendas na Farmácia
Orientador
2012/09/15 - 2013/11/13 Avaliação de Sucesso na Perspetiva do Empreendedor
Orientador
2012/09/15 - 2013/11/11 Recordação da Publicidade e consumo dos Media: Um estudo dos consumidores Portugueses
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2012/09/15 - 2013/11/08 Marketing Tribal em Museus: O Caso do Museu Nacional de Soares dos Reis
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2011/09/15 - 2013/07/05 Análise e Formulação Estratégica em Micro Empresas: O caso da Romeu Moda Masculina
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2011/09/01 - 2012/12/20 Colaboração intersectorial e criação de valor: Estudo de processos e resultados em projetos colaborativos Universidade-Indústria
Coorientador
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2011/09/01 - 2012/11/30 A importância da marca da incubadora e da universidade para o desenvolvimento do negócio das start-ups
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2011/09/01 - 2012/11/28 Incubadoras Universitárias - Expectativas e Avaliação do Potencial de Desenvolvimento de Rede
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2011/09/01 - 2012/11/26 Criação e Gestão do portfólio de marcas da empresa F. Parodi
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2011/09/01 - 2012/11/22 Determinantes da Escolha da Marca por Categoria de Produto: Análise de produtos das categorias de higiene pessoal e de queima
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2011/09/01 - 2012/11/14 Projeto de um Plano de Marketing para o UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2011/09/01 - 2012/11/05 Criação de um modelo de biquíni para grávidas
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2010/09/01 - 2011/11/23 Práticas e Barreiras à Inovação no Contexto das PMEs: o caso da ARCEN Engenharia S.A.
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2010/09/01 - 2011/11/23 Os Sistemas de Sugestão de Ideias e o Intraempreendedorismo - O caso "Caixa de Ideias" da Caixa Geral de Depósitos
Coorientador
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2010/09/01 - 2011/11/22 Anúncios publicitários de produtos e iniciativas verdes: uma análise exploratória da Comunicação e das Atitudes dos Consumidores
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2010/09/01 - 2011/11/15 O Modelo de Open Innovation da Galp Energia: Um Estudo Multi-Casos
Coorientador
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2009/09/01 - 2010/12/10 Vedantes de vinho: um estudo exploratório sobre as atitudes e preferências do consumidor português
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2009/09/01 - 2010/12/09 Marketing Ambiental: O Caso do Programa Mil Escolas da Águas do Douro e Paiva, E.P.
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2009/09/01 - 2010/11 Identificação de “Lead Users” na Utilização da Tecnologia no Ensino na Universidade do Porto
Coorientador
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2009/09/01 - 2010/03/18 Targeting Higher in Age Preparing the Retail Business for the New Age Senior Segment
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2008/09/01 - 2010/03/18 As Práticas de Sustentabilidade Estratégica nas Empresas Portuguesas. Estudo de Caso: Corticeira Amorim
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2008/09/01 - 2009/10/21 Ciberjornais: um Estudo Exploratório das Preferências dos Utilizadores
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2008/09/01 - 2009/09/13 Gestão Relacional de Clientes em Mercados Business to Business
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2008/09/01 - 2009/09/13 A Gestão da Experiência do Consumidor no Ponto de Venda: O Caso da Hello Kitty em Portugal
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2007/09/01 - 2008/12/22 Contributos da Banca no Second Life para o futuro do Internet Banking
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2007/09/01 - 2008/11/18 Eco-Hotéis e Rótulos Ecológicos - Um estudo das atitudes e motivações dos turistas Portugueses
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2006/03/31 - 2007/10/26 Redes Colectivas Baseadas em Competencias: O Caso da ACECIA, ACE
Coorientador
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2016/03/01 - 2016/10/21 Organização da FEP-UP International Case Competition (2016/10/17 - 2016/10/21)
Concurso (Coorganizador)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/12/20 Digital Transformation of the B2B context and the acceleration of Covid-19 Pandemic: an investigation of SMEs and fashion
Arguente
VALERIO D'AMICO (Doutoramento)
Libera Università di Lingue e Comunicazione, Itália
2023/02/07 Understanding the Consumption of Fashion as a Communication Medium: The Role of Civic Engagement
Arguente
Farah Helmy (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2019/06/05 The Impact of CEO Characteristics on Organizational Culture and on Collaboration Networks
Vogal
Cristina Susana Mouta Alves da Silva (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018/05/17 Strategic Determinants of Adaptability
Arguente principal
José Manuel Marques Pinheiro (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2017 Culturally-driven in Value Co-creation within Portuguese Business Ecosystems - A multi-case study approach Ana Sara Dores Martins Gonçalves (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2016/07/18 Developing business solutions as a network-focused process: Beyond the ‘manufacturer-customer’ dyad in complex engineering service systems: An analysis of the evolution of dyadic-triadic relationships in the aerospace industry Fabiana Nogueira Holanda Ferreira (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016 An Interaction and Network Perspective of Horizontal Relationships in the Portuguese Pharmaceutical Industry (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2015 A nostalgia de alimentos no contexto de uma experiência gastronómica (Doutoramento)
2015 Exploring Social Marketing Policies: The use of positive and negative emotional appeals in health advertising in four European Countrie (Doutoramento)
2014 Comunicação passa-palavra recebida por crianças e adolescentes: desenvolvimento e validação de medida (Doutoramento)
2012 Redes Inter-organizacionais e Criação de valor: participação e apropriação de resultados (Doutoramento)
2010 Marketing Territorial: Interação entre Redes Industriais e Regionais (Doutoramento)
2010 Marketing Relacional e Relacionamentos em Mercados B2C: Emoção, Cognição e Disposição Relacional dos Consumidores (Agregação)
2010 Estrutura e Dinâmica das International New Ventures (Outro)
2008 Sistemas de Franchsising: Uma perspectiva de Competências e Redes de Relacionamento (Doutoramento)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019/09/15 - Atual Casos de Estudo Empresariais (Licenciatura) Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017/09/15 - Atual Estratégia Empresarial Licenciatura em Gestão (Licenciatura) Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016/09/15 - Atual Seminários de Investigação em Gestão Doutoramento em Gestão (Doutoramento) Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2015/09/15 - Atual Tópicos Avançados de Estratégia Empresarial Doutoramento em Gestão (Doutoramento) Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2013/09/15 - Atual Entrepreneurship Master in Management (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2013/09/15 - Atual Tópicos de Empreendedorismo e Inovação Doutoramento em Gestão (Doutoramento) Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2012/09/15 - Atual Business to Business Marketing Master in Management (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2012/03/01 - Atual Marketing Relacional Pós-graduação em Gestão de Vendas Universidade do Porto Porto Business School, Portugal
2011/01/05 - Atual Marketing Business-to-Business Pós-graduação em Marketing Management Universidade do Porto Porto Business School, Portugal
2010/09/15 - Atual Marketing Business to Business Mestrado em Marketing (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2013/09/15 - 2019/06/15 Work Plan Master in Management (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2013/09/15 - 2019/06/15 Business Case Analysis Master in Management (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016/01/05 - 2018/05/30 Marketing para Compradores Pós-graduação de Gestão de Compras e Abastecimento (Especialização pós-licenciatura) Universidade do Porto Porto Business School, Portugal
2017/01/06 - 2017/02/10 Introduction to General Management Magellan MBA - Hannover Edition (Postgraduate Certificate) Universidade do Porto Porto Business School, Portugal
2010/01/05 - 2017/01/30 Estratégia Empresarial Pós-graduação em Gestão do Turismo e da Hotelaria Universidade do Porto Porto Business School, Portugal
2008/09/15 - 2016/06/11 Marketing Verde Mestrado em Economia e Gestão do Ambiente (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2010/09/15 - 2014/06/15 Estratégia Empresarial Doutoramento em Ciências Empresariais (Doutoramento) Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2009/09/15 - 2014/06/15 Empreendedorismo Mestrado em Economia e Gestão da Inovação (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2010/09/15 - 2013/06/15 Estratégia Empresarial Licenciatura em em Gestão (Licenciatura) Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2010/09/15 - 2013/06/15 Estratégia Empresarial Licenciatura em Gestão (Licenciatura) Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2010/09/15 - 2011/06/15 Empreendedorismo e Inovação na Empresa Mestrado em Economia e Administração de Empresas Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2008/09/15 - 2011/06/15 Projeto de Tese Doutoramento em Ciências Empresariais (Doutoramento) Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2006/09/15 - 2011/06/15 Gestão dos Canais de Distribuição Mestrado em Gestão Comercial (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2006/09/15 - 2011/06/05 Distribuição Mestrado em Marketing (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2008/09/15 - 2010/06/15 Marketing Mestrado em Economiae Administração de Empresas (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2006/09/15 - 2010/06/15 Estratégia e Planeamento da Empresa Licenciatura em Gestão (Licenciatura) Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2006/09/15 - 2008/06/15 Marketing I Licenciatura em Gestão Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2006/09/15 - 2008/06/15 Marketing Business to Business Doutoramento em Ciências Empresariais (Doutoramento) Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2016 - Atual concurso para o preenchimento de uma vaga de professor adjunto, na área da gestão, subárea de marketing do ISCA- Universidade de Aveiro
2008 - Atual Concurso para Assistente de 1º Triénio na área Científica de Marketing para o Departamento de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Bragança
2018/01/08 - 2018/05/03 Membro do júri do Concurso para recrutamento dum professor adjunto para a área científica de ciências económicas e empresariais, grupo disciplina de organização, logística e marketing, área disciplinar de marketing, na especialidade de ciências de informação. Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal