Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Lina Morgado
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Morgado, Lina
Identificadores de autor
- Ciência ID
- DA1C-8D7A-8A82
- ORCID iD
- 0000-0002-4973-6727
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.pt/citations?hl=pt-PT&user=zC-61rUAAAAJ
Moradas
- Rua da Escola Politécnica, 147, 1269-001, Lisbon, Lisbon, Portugal (Profissional)
- Universidade Aberta R. Escola Politecnica 147, 1269-001, Lisbon, Lisbon, Portugal (Profissional)
Websites
- https://lead.uab.pt/lead/equipa/ (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2004
Concluído
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Comunicação Educacional
Universidade Aberta, Portugal
"Ensino on Line - Contextos e Interacções" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
1993 - 1993
Concluído
|
Comunicação Educacional Multimedia (Mestrado)
Especialização em Comunicação Educacional Multimedia
Universidade Aberta, Portugal
"Concepção e Desenvolvimento de uma Aplicação Hipertexto: "Aspetos da Construção do Número na Criança em Jean Piaget"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Excelente |
1984
Concluído
|
Psicologia (Licenciatura)
Especialização em Psicologia Educacional
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2007 - 2019 | Investigador (Investigação) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
Universidade Aberta, Portugal | ||
1999 - 2006 | Investigador (Investigação) | Universidade Aberta, Centro de Estudos em educação e Inovação (CEEI), Portugal |
Universidade Aberta, Portugal | ||
1991 - 1999 | Investigador (Investigação) | Universidade Aberta, Centro de Estudos em Ensino a Distância (CENTED), Portugal |
Universidade Aberta, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/08/01 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal |
2004/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
1989 - Atual | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2013 - 2019 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/10/01 - Atual | Director de Unidade Orgânica | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | ||
2018 - 2019 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Universidade Aberta, Portugal |
2014 - 2016 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Universidade Aberta, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1995 - 2004 | Consultor | Ministério da Educação, Portugal |
Ministério da Educação/Gabinete de Avaliação Educacional, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2014/01 - Atual | HOME - Higher education Online: MOOCs the European Way
Investigador
|
uropean Commission, DG EAC, under the Lifelong Learning Programme |
1997 - 1999 | Projecto UNIBASE: Ensino Aberto e a Distância Multimedia e Interactivo
PRAXIS/PCSH/C/CED/144/96
Investigador
|
PRAXIS XXI |
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/01/01 - 2023/12/31 | Distance Education and Elearning Laboratory
UIDP/04372/2020
Universidade Aberta, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2021 - 2023 | Innovative Digital Education and Skills (IDEAS)
Investigador
Universidade Aberta, Portugal
|
Concluído
|
2019/12/12 - 2022/09/30 | EduTech-Technological accessibility assistance in Virtual Higher Education
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2019/12/01 - 2021/11/30 | FAVILLE- Facilitators of Virtual Learning
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Concluído
|
2016/07/01 - 2018/12/31 | VIRTUAL TUTORING – the virtual tutor as learning mediating artifact in online university education
PTDC/IVC-PEC/3963/2014
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal
Universidade Aberta, Portugal FCiênciasID Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, Portugal Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2016/07 - 2018/12 | Virtual Tutoring- the Virtual Tutor as learning mediating artifact in online university education
PTDC/IVC-PEC/3963/2014
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior
Concluído
|
2015/10 - 2018/11 | MOOQ - MOOQ for the Quality of MOOCs
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Erasmus+
Concluído
|
2015 - 2018/08/30 | MOOC MAKER - Construction of Management Capacities of MOOCs in Higher Education
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Concluído
|
2014/02 - 2017/07 | ECO- Elearning, Communication and Open Data: Massive Mobile, Ubiquitous and Open Learning
621127, CIP-ICT-PSP-2013-7, CIP-Pilot actions
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Central Institute of Psychiatry
Concluído
|
2014 - 2016/10 | OpenProf - Open Professional Collaboration in Innovation
2014-1-LT01-KA202-000562
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Erasmus +
Concluído
|
2014/10 - 2016/08 | Opening Universities for Virtual Mobility (OUVM)
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Erasmus+
Concluído
|
2014/02 - 2016/07 | European Multiple MOOC Aggregator (EMMA)
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
CIP - Competitiveness and innovation framework programme
Concluído
|
2011 - 2014 | NetCu
510771-LLP-1-2010-1-NL-ERASMUS-EVC
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Concluído
|
2005 - 2008 | MEDEIA - Pedagogical Models for eLearning for Higher Education
MEDEIA
Investigador responsável
Universidade Aberta, Centro de Estudos em educação e Inovação (CEEI), Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
Universidade Aberta, Centro de Estudos em educação e Inovação (CEEI)
Concluído
|
2005 - 2007 | INTERACT
INTERACT
Investigador
Universidade Aberta, Centro de Estudos em educação e Inovação (CEEI), Portugal
|
Universidade Aberta, Centro de Estudos em educação e Inovação (CEEI)
Concluído
|
2002 - 2005 | @duline- Tutoring Adults Online
101102-CP-1-2002-1-FI
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade Aberta, Centro de Estudos em educação e Inovação (CEEI), Portugal |
Concluído
|
1997 - 1999 | Evaluation of Technical Quality of Assessment Tests, Universidade Aberta
Avaliação da Qualidade das Provas de Exame da UAb
Investigador
Universidade Aberta, Centro de Estudos em educação e Inovação (CEEI), Portugal
|
Universidade Aberta
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/01/01 - 2018/12/31 | Modelos e Práticas de Inovação Pedagógica na Formação Aberta e a Distância de Docentes: os casos do Brasil e de Portugal
Nº UID4372/FCT-FA-PPhD2018-01
Pós-DOC
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Concluído
|
2003 - 2005 | Psychology and Pedagogy of Online Education
PPO
Investigador
Universidade Aberta, Centro de Estudos em educação e Inovação (CEEI), Portugal
|
Universidade Aberta
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Entrada de enciclopédia |
|
Livro |
|
Relatório |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2013 - Atual | Aplicação de ferramentas Web 2.0 ao ensino a distância da história: estudo de caso
Orientador
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2019 - 2021 | Mentora: uma ferramenta para aprender com o apoio de um mentor
Orientador
|
Pedagogia do eLearning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2019 - 2021 | Mediação pedagógica em ensino a distância: o processo de feedback durante as aulas online no Centro de Educação Aberta e a
Distância da Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique
Coorientador
|
Pedagogia do eLearning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2019 - 2021 | Modelos e práticas do uso da plataforma de eLearning na Universidade Católica de Moçambique: o caso do instituto de educação
a distância
Coorientador
|
Pedagogia do eLearning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017 - 2021 | A ‘agenda’ do estudante online:contributo para o estudo das suas variáveis críticas
Orientador
|
Educação, especialidade de Educação a Distância e eLearning (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017 - 2020 | A «agenda» do estudante online: contributo para o estudo das suas variáveis críticas
Orientador
|
Doutoramento em Educação, especialidade em Educação a Distância e eLearning (EDEL) (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2016 - 2020 | Seniores Online: estudo da apropriação dos dispositivos móveis em diferentes cenários de aprendizagem
Orientador
|
Educação, Educação a Distância e eLearning (EDEL) (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2018 - 2019 | Ambientes Pessoais de Aprendizagem (PLE): estudo de um ecossistema pedagógico para a aprendizagem ao longo da vida
Orientador de António Manuel Galinho Pires de Almeida
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018 - 2019 | Projeto Academia Aberta: desenvolvimento de um modelo de participação na rede
Orientador de Ana Margarida Correia
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018 - 2019 | Modelos e Práticas de eLearning em instituições de ensino superior da Região Administrativa de Macau
Orientador de Ana Sofia Nogueira
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018 - 2019 | Envolvimento do estudante em cursos a distância: impacto da presença de ensino
Orientador de Elisa Figueiredo
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018 - 2019 | Processos de Tutoria nos cursos técnicos a distância do estado de Pernambuco
Coorientador de Andrea César
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018 - 2019 | eLearning na formação técnica do profissional de vinhos (sommelier/escanção): estudo de caso
Coorientador de Lucas
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018 - 2019 | Formação docente em eLearning sobre ambientes digitais: contributo para a adopção de práticas pedagógicas inovadoras
Orientador de António Jorge Marques
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018 - 2019 | Processos pedagógicos em cursos online: estudo das práticas docentes no Centro de Ensino a Distância
Orientador de Teresa Navalha
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018 - 2019 | Modelos e Práticas de Inovação Pedagógica na Formação Aberta e a Distância de Docentes: os casos do Brasil e Portugal
Orientador de Maria Angélica Costa
|
Pós-Doc em Educação a Distância e eLearning (Outra)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
2018 - 2019 | Desenvolvimento de Competências Digitais em Professores do Ensino superior
Orientador de Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé
|
Pós-Doc em Educação a Distância e eLearning (Outra)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
2017 - 2019 | Modelos de Educação a Distância em Moçambique: estudo multi-caso de modelos pedagógicos institucionais e práticas emergentes
Orientador de Sónia Pelé
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017 - 2019 | Docência nos Sistemas de Educação a Distância: estudo da identidade e perfil do docente online
Orientador de Dércio Miguel dos Santos Martins
|
Educação, especialidade Educação a Distância e eLearning (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017 - 2019 | Emoções Online: estudo da dinâmica emocional em diferentes cenários de aprendizagem em rede, no ensino superior a distância
em Portugal
Orientador de Maria Teresa Duarte Severino de Oliveira
|
Educação, especialidade Educação a Distância e eLearning (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017 - 2019 | Práticas de curadoria de conteúdo em comunidades académicas online
Orientador de Maria Paula Barbosa da Silva
|
Educação, especialidade Educação a Distância e eLearning (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018 - 2018 | Troféus + Rankings + Desafios: Estratégias de Gamificação na Aprendizagem da Resolução de Problemas no 2º ciclo do Ensino
Básico”.
Orientador
|
Doutoramento em Ciência e Tecnologia Web (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017 - 2018 | A tutoria nos modelo de ensino a distância em África: estudo de caso sobre o Instituto superior Monito
Orientador de Amélia Rabeca Mungói
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017 - 2018 | Microbloguing e presença social no ensino aberto online: estudo de cas
Orientador de Maria João Ramalheiro
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017 - 2018 | Educação Aberta e a Distância na capacitação de professores em Cabo Verde: conceção de um projeto
Orientador de Ivanilda Nascimento Delgado Ramos
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014 - 2018 | Gamificação numa rede social duma universidade virtual : o caso da Rede SOL
Orientador
|
Educação, especialidade Educação a Distância e eLearning (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014 - 2018 | Redes Pessoais de Aprendizagem (PLN) em ambientes emergentes : criação e gestão da PLN de uma comunidade de investigadores
juniores
Orientador
|
Educação, especialidade Educação a Distância e eLearning (EDEL) (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017 - 2017 | Teste e avaliação do Modelo sMOOC como suporte ao desenvolvimento de sMOOCs pelo professor em educação superior no Brasil.
Orientador de Flavio de Souza Lemos
|
Pós-Doc em educação a Distância e eLearning (Outra)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
2016 - 2017 | Desenvolvimento duma comunidade virtual de aprendizagem baseada numa Web Rádio Social: estudo dum caso numa universidade virtual
Orientador
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2016 - 2017 | Análise do modelo pedagógico do ECoMooc: estudo de caso sobre o design instrucional do Boot Camp
Orientador
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2015 - 2017 | Ambientes híbridos em Educação a Distância: cenários para a criação de envolvimento do estudante na rede |
Orientador de Inês Messias
|
Doutoramento em Educaçao, especialidade em Educação a Distância e eLearning (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2015 - 2017 | Recursos Educacionais Abertos (REA) e acesso aberto no ensino superior em Portugal
Orientador
|
Educação, especialidade Educação a Distância e eLearning (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2013 - 2017 | Práticas educacionais abertas no ensino superior público em Portugal : da teoria à prática : recursos educacionais abertos
e acesso aberto
Orientador
|
Doutoramento em Educação, Educação a Distância e eLearning (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2012 - 2017 | Ambientes híbridos em educação a distância : cenários para a criação de envolvimento do estudante na rede
Orientador
|
Educação, especialidade Educação a Distância e eLearning (EDEL) (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2015 - 2016 | Acessibilidade 2.0 : conceção de um curso online
Orientador de Luis Miguel de Castro Lima
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2015 - 2016 | O Poder dos Pechas-Kucha na aprendizagem online: o caso do MPeL,
Orientador de Lauriza do Nascimento Dias
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014 - 2016 | Redes Pessoais de Aprendizagem (PLN) em ambientes emergentes: criação e gestão da PLN de uma comunidade de investigadores
juniores
Orientador de Nuno Ricardo Oliveira
|
Doutoramento em Educação, especialidade em Educação a Distância e eLearning (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2013 - 2016 | Realidade Aumentada num Simulador Virtual de Tomada de Decisão Clínica
Orientador
|
Doutoramento em Educação, especialidade Educação a Distância e eLearning (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2011 - 2016 | Gamificação numa Rede Social de uma Universidade Virtual: o caso da Rede SOL
Orientador de Fernando Bacelar
|
Doutoramento em Educação, especialidade Educação a Distância e E-learning (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2011 - 2016 | Realidade aumentada num simulador virtual de tomada de decisão clínica
Orientador
|
Educação, especialidade Educação a Distância e eLearning (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2015 - 2015 | Docência Online: um Estudo na Universidade de Brasília
Orientador de Rosana Amaro
|
Estágio Doutoramento Sandwich (Outra)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
2014 - 2015 | Web 2.0 no ensino da história e no ensino básico: estudo dum caso
Orientador
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014 - 2015 | Desenvolvimento e gestão de recursos digitais para comunicação de investigação em elearning
Orientador
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014 - 2015 | Serviço de Apoio à Inclusão em eLearning (SAIeL) : educação para todos : contributo para a inclusão de cidadãos com necessidades
educativas especiais no ensino superior a distância em regime de elearning
Coorientador de Cristina Maria Tavares Rodrigues Neto
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2013 - 2014 | O polo de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil UAB/Consórcio CEDERJ, do Município de Resende (Rio de Janeiro)
: espaço de contribuição para formação inicial e continuada de professores
Orientador de Alice Batista de Souza Brandão
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2013 - 2014 | Digital storytelling no eLearning : estudo de caso da sua aplicação a um módulo no ensino superior
Orientador
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2013 - 2014 | Curadoria de conteúdo : contributo para o estudo do processo de curadoria de conteúdo e do seu potencial para a gestão pessoal
do conhecimento
Orientador
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2013 - 2014 | Micro-atividades no Mobile Learning: estudo de caso num módulo mobile learning no ensino pós-graduado a distância com ferramentas
web 2.0 móvel
Orientador
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2013 - 2014 | Ser estudante online : uma aproximação à experiência subjectiva do estudante online,
Orientador
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2013 - 2014 | Os catequistas da diocese de Braga aprendem na rede: estudos das práticas
Orientador
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2013 - 2014 | Dinâmica de uma comunidade de prática mundial numa rede social: o caso dum grupo no LinkedIn
Coorientador
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2013 - 2014 | A cibercultura na era das redes sociais e da mobilidade: novas potencialidades para a formação de professores
Orientador
|
Pós-Doc em Educação a Distância e eLearning (Outra)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
2012 - 2013 | Radiografia dum curso online: estudo das práticas docentes sobre desenho das atividades online
Orientador
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2012 - 2013 | Modelos de Massive Online Open Courses: estudo dum caso luso-brasileiro
Orientador de Rita de Cássia da Silva Pedroso de Albuquerque
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2012 - 2013 | O Twitter em contexto académico e profissional: estudo de caso
Orientador
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2012 - 2013 | Conferências 2.0 . como elemento potenciador da aprendizagem formal e informal
Orientador
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2010 - 2011 | Aprendizagem Colaborativa nos Fóruns Online: Estudo de Caso no Ensino Superior
Orientador de Maria Teresa Duarte Severino Oliveira
|
Informática Educacional (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2010 - 2011 | Uma estratégia de Instructional Design para um Recurso Educacional Aberto: Conceção e Desenvolvimento do Recurso Educacional
Aberto (REA): “Como utilizar o computador, de forma ergonómica
Orientador de Isabel Maria Alves Bernardo
|
Comunicação Educacional Multimedia (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2010 - 2011 | As interações em Tutoria: um estudo de caso
Orientador
|
Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2010 - 2011 | Da Comunicação Mediada por computador: análise do debate virtual num fórum de discussão
Orientador
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2010 - 2011 | A presença social e a Socialização online: estudo de caso no Second Life e Moodle
Orientador
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2008 - 2011 | Itinerários de Aprendizagem Colaborativa-Cooperativa em Contexto Online
Coorientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2010 - 2010 | Um PLE inclusivo: design dum caso na deficiência visual
Coorientador
|
Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio (Mestrado)
Universidade Lusófona Associação para a Investigação e Desenvolvimento em Cognição e Computação Centrado nas Pessoas, Portugal
|
2009 - 2010 | A Comunidade de Aprendizagem ‘Janela do Saber’ como elo de ligação entre a Escola e a Família
Orientador
|
Informática Educacional (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2008 - 2010 | A Universidade Aberta do Brasil: uma análise do projeto piloto
Orientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2008 - 2009 | Contextos de Aprendizagem 2.0. A utilização de Ferramentas WEB para uma Aprendizagem em Contexto
Orientador
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2007 - 2008/07/24 | O Perfil do Professor/Tutor em Contexto de ensino online, Mestrado em Pedagogia do eLearning
Orientador de Ana Margarida Henriques Gonçalves
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2007 - 2008 | Vamos tomar um café online: A expressão da presença social numa comunidade de ensino aprendizagem online
Coorientador de Maria Raquel Tavares Pereira Crato
|
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2007 - 2008 | O Jogo digit@l: Um Estudo de Caso com clãs do Funchal e do Faial, Mestrado em Pedagogia do eLearning
Orientador de Susana Cristina Gramilho
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2006 - 2007 | Ambientes Virtuais de Aprendizagem- O uso da plataforma “Moodle” como auxiliar da prática docente no ensino secundário
Orientador de Valdemar Dias Pires
|
Comunicação Educacional Multimedia (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2005 - 2006 | Distribuição de Conteúdos de Aprendizagem em ambientes de elearning: estudo comparativo sobre a eficácia de conteúdos distribuídos
em modo de comunicação síncrona e em modo de comunicação assíncrona
Orientador de Joaquim Jorge Guerra Mata
|
Informática Educacional (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2005 | Das competências legais às práticas organizacionais do director de turma: um estudo de caso
Vogal
|
João Manuel Ferreira Martins (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2004 | Jornais Escolares Online: Contributos para o estudo de uma arquitectura multimédia
Arguente principal
|
Jorge Edgar Gregório Brites (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
Distinções
Prémio
2020 | BEST RESEARCH IN PROGRESS AWARD |
2013 | Prémio CALED, Instituto Latinoamericano y del Caribe de Calidad en Educación Superior a Distancia |
2013 | Prémio Acessibilidad de la Formación Virtual
Fundación Universia de Espanha , Espanha
|
2009 | Leading Innovative Practice Award |
Outra distinção
2019 | Information Resources Management Association (IRMA) selecionou o artigo Research 2.0: The Contribution of Content Curation and Academic |
2018 | Best Paper Award Internacional Innovative and Creative Education and Teaching
Universidade da Extremadura, Portugal
|
2015 | Nomeação Best Paper -EDEN Annual Conference, |
2014 | Nomination for Best Paper- ECER2014 |
2013 | Menção Honrosa
Universidade Aberta, Portugal
|