???global.info.a_carregar???
Lina Morgado. She completed her PhD in Education in 2004 at the Universidade Aberta, a Master's in Educational Communication Multimedia in 1993 from the same institution and a Degree in Psychology in 1984 from the Instituto Superior de Psicologia Aplicada. She is an Associate Professor at Universidade Aberta where she teaches Open and Distance Education (undergraduate, masters and doctoral) and coordinates the masters in Elearning Pedagogy. She is currently scientific coordinator of the Laboratory of Distance Education and eLearning, the reseaacher center from Univeridade Aberta. She has published 19 articles in specialized journals. She has 13 book chapter(s) and 5 book(s). Supervised 12 doctoral thesis(s) and co-supervised 2. Supervised 40 master dissertations and co-supervised 7. Received 8 prize(s). She participates and/or has participated as Investigator in 13 research projects and as Principal Investigator in 2 projects. In her professional activities he has interacted with 64 collaborator(s) in co-authorships of scientific papers. In his curriculum vitae some of the most frequent terms in the contextualization of scientific, technological and artistic-cultural production are: Open education; OER; MOOC; Engagement; Learning communities; Online distance learning; E-learning; Virtual tutor; Learning community; REA; Design based research; Community of inquiry; ICT; Higher education; Academic virtual mobility; Open online courses; International university teacher training; Open collaboration; Academic virtual mobility; International university teachers training; ; Tutoring models in DE; Tutor in DE; Tutoring models in open universities; Tutoring models.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Lina Morgado
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Morgado, Lina

Identificadores de autor

Ciência ID
DA1C-8D7A-8A82
ORCID iD
0000-0002-4973-6727
Google Scholar ID
https://scholar.google.pt/citations?hl=pt-PT&user=zC-61rUAAAAJ

Moradas

  • Rua da Escola Politécnica, 147, 1269-001, Lisbon, Lisbon, Portugal (Profissional)

Websites

  • http://www2.uab.pt/departamentos/DEED/detaildocente.php?doc=81 (Académico)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2003 - 2004
Concluído
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Especialização em Educação a Distância
Universidade Aberta, Portugal
"Ensino Online: Contextos e Interações" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Excelente
1993 - 1993
Concluído
Comunicação Educacional Multimedia (Mestrado)
Especialização em Comunicação Educacional Multimedia
Universidade Aberta, Portugal
"Concepção e Desenvolvimento de uma Aplicação Hipertexto: "Aspetos da Construção do Número na Criança em Jean Piaget"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Excelente
1984
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Especialização em Psicologia Educacional
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007 - 2019 Investigador (Investigação) Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
1999 - 2006 Investigador (Investigação) Universidade Aberta, Centro de Estudos em educação e Inovação (CEEI), Portugal
Universidade Aberta, Portugal
1991 - 1999 Investigador (Investigação) Universidade Aberta, Centro de Estudos em Ensino a Distância (CENTED), Portugal
Universidade Aberta, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/08/01 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
2004/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
1989 - Atual Assistente Estagiário (Docente Universitário) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/10/01 - Atual Director de Unidade Orgânica Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1995 - 2004 Consultor Ministério da Educação, Portugal
Ministério da Educação/Gabinete de Avaliação Educacional, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2014 - Atual HOME - Higher education Online: MOOCs the European Way
Investigador
uropean Commission, DG EAC, under the Lifelong Learning Programme
2015 - 2018/11 MOOQ | MOOQ for the Quality of MOOCs
2015-1-NL01-KA203-008950
Erasmus Plus
2014 - 2016/10 Open Professional Collaboration in Innovation (OpenPROF)
2014-1-LT01-KA202-000562
Investigador
Erasmus +
1997 - 1999 Projecto UNIBASE: Ensino Aberto e a Distância Multimedia e Interactivo
PRAXIS/PCSH/C/CED/144/96
Investigador
PRAXIS XXI

Projeto

Designação Financiadores
2021 - 2023 Innovative Digital Education and Skills (IDEAS)
Investigador
Em curso
2019 - 2022/09/30 EduTech-Technological accessibility assistance in Virtual Higher Education
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Erasmus Plus
Em curso
2019 - 2021/11/30 FAVILLE- Facilitators of Virtual Learning
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Concluído
2016 - 2018/12 Virtual Tutoring- the Virtual Tutor as learning mediating artifact in online university education
PTDC/IVC-PEC/3963/2014
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior
Concluído
2015 - 2018/11 MOOQ | MOOQ for the Quality of MOOCs
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Erasmus+
Concluído
2015 - 2018/08/30 MOOC MAKER Construction of Management Capacities of MOOCs in Higher Education
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Concluído
2014 - 2017/07 ECO- Elearning, Communication and Open Data: Massive Mobile, Ubiquitous and Open Learning
621127, CIP-ICT-PSP-2013-7, CIP-Pilot actions
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Central Institute of Psychiatry
Concluído
2014 - 2016/08 Opening Universities for Virtual Mobility (OUVM)
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Erasmus+
Concluído
2014 - 2016/07 European Multiple MOOC Aggregator (EMMA)
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
CIP - Competitiveness and innovation framework programme
Concluído
2011 - 2014 NetCu
510771-LLP-1-2010-1-NL-ERASMUS-EVC
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Concluído
2005 - 2008 MEDEIA - Pedagogical Models for eLearning for Higher Education
MEDEIA
Investigador responsável
Universidade Aberta, Centro de Estudos em educação e Inovação (CEEI), Portugal

Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade Aberta, Centro de Estudos em educação e Inovação (CEEI)
Concluído
2005 - 2007 INTERACT
INTERACT
Investigador
Universidade Aberta, Centro de Estudos em educação e Inovação (CEEI), Portugal
Universidade Aberta, Centro de Estudos em educação e Inovação (CEEI)
Concluído
2002 - 2005 @duline- Tutoring Adults Online
101102-CP-1-2002-1-FI
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal

Universidade Aberta, Centro de Estudos em educação e Inovação (CEEI), Portugal
Concluído
1997 - 1999 Evaluation of Technical Quality of Assessment Tests, Universidade Aberta
Avaliação da Qualidade das Provas de Exame da UAb
Investigador
Universidade Aberta, Centro de Estudos em educação e Inovação (CEEI), Portugal
Universidade Aberta
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2018 - 2018/12/31 Modelos e Práticas de Inovação Pedagógica na Formação Aberta e a Distância de Docentes: os casos do Brasil e de Portugal
Nº UID4372/FCT-FA-PPhD2018-01
Pós-DOC
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Concluído
2003 - 2005 Psychology and Pedagogy of Online Education
PPO
Investigador
Universidade Aberta, Centro de Estudos em educação e Inovação (CEEI), Portugal
Universidade Aberta
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. "Online Communication and Assessment Practices during the Covid Pandemic: A Study of the Portuguese Higher Education Students’ Perceptions, Lessons from a Pandemic for the Future of the Education,". Trabalho apresentado em EDEN Conference, Madrid, 2021.
    Publicado • 10.38069/edenconf-2021-ac0028
  2. "«Mission Possible»: Supporting of an adoption of a distance learning model for schools during the pandemic". Trabalho apresentado em Lessons from a Pandemic for the Future of the Education (Proceedings), Madrid, 2021.
    Publicado • DOI: 10.38069/edenconf-2021-ac0025
  3. Souza, Flávio Lemos de; Morgado, Lina. "Teste e avaliação dum modelo europeu de MOOCs : o Modelo Pedagógico sMOOC como suporte ao desenvolvimento na educação superior no Brasil". 2018.
    Publicado
  4. Morgado, Lina. "Mobilidade académica internacional e educação a distância". 2018.
  5. Cláudio, Ana Paula; Carmo, Maria Beatriz; Silva, João Balsa da; Alves, Catarina Bilé; Costa, Ricardo; Marcos, Adérito; Carvalho, Elizabeth; et al. "Empathic mediators for distance learning courses". 2018.
  6. Rodrigues, C.; Morgado, L.. "Seniors online: Survey analysis of the appropriation of touch-based mobile devices in learning settings". 2018.
    10.1109/SIIE.2017.8259674
  7. Morgado, Lina. "Gamification Badges and Ratings: Impact on an Academic Social Network". 2017.
  8. Cardoso, Paula; Morgado, Lina. "Recursos Educacionais Abertos (REA) e acesso aberto no ensino superior em Portugal". 2017.
  9. Rodrigues, Carina; Morgado, Lina. "Seniores online: análise de um inquérito sobre a apropriação de dispositivos móveis táteis em diferentes cenários de aprendizagem". 2017.
  10. Oliveira, Nuno Ricardo; Morgado, Lina. "Contributo para o estudo da identidade digital: o caso duma comunidade de investigadores júniores". 2017.
  11. Rodrigues, Carina; Morgado, Lina. "Seniores online: apropriação de dispositivos móveis em diferentes cenários de aprendizagem". 2016.
  12. Messias, I.; Morgado, L.; Barbas, M.. "Students' engagement in Distance Learning: Creating a scenario with LMS and Social Network aggregation". 2016.
    10.1109/SIIE.2015.7451646
  13. Lopes, Joaquim; Morgado, Lina. "Adolescentes produtores de conteúdos com ferramentas da Web 2.0 : contributos para o design da aprendizagem digital na aula de História". 2015.
  14. Morais, Diana; Leal, Maria João; Spilker, Maria João; Morgado, Lina. "The bootcamp module in massive open online courses: experiences in two european initiatives". 2015.
  15. Cardoso, Paula; Morgado, Lina; Teixeira, António. "OER, Open Access and Scholarship in Portuguese Higher Education". 2015.
  16. Morgado, Lina. "MOOC : competências digitais para professores". 2015.
  17. Messias, Inês; Morgado, Lina. "Facebook + Moodle : environments to foster student´s involvement in distance learning". 2014.
  18. Moleirinho, Marina; Malheiro, Sofia; Morgado, Lina. "Contributo exploratório para uma abordagem digital inclusiva: o caso das universidades de ensino a distância". 2013.
  19. Martin-Fernandes, Isabelle; Cardoso, Paula; Morgado, Lina. "Análise de uma experiência num MOOC : da imersão à participação periférica". 2013.
  20. Spilker, Maria João; Silva, Maria Paula; Morgado, Lina. "Conferências como ambientes de aprendizagem: o caso da experiência do curso de Mestrado em Pedagogia do Elearning". 2013.
  21. Spilker, Maria João; Nascimento, Lauriza; Morgado, Lina. "O poder dos PechaKucha: pensar, criar e comunicar o trabalho académico-científico num curso online". 2013.
  22. Morgado, Lina; Caeiro, Sandra; Martinho, Ana Paula; Pereira, Alda. "Networked curricula in open and distance education in Europe : the importance of legal and quality assurance aspects". 2013.
  23. Nelson, Nelson; Morgado, Lina; Gaspar, Pedro João Soares. "Realidade aumentada em educação projeto de e-Learning aplicado na área da saúde". 2012.
    10.13140/2.1.3299.2327
  24. Oliveira, Teresa; Morgado, Lina. "Discussão online no ensino superior: o papel dos fóruns na aprendizagem colaborativa". 2012.
  25. Martinho, Ana Paula; Caeiro, Sandra; Morgado, Lina; Pereira, Alda; Truyen, Fred; Ubachs, George; Leuven, K. U.. "NETCU: analising e-Leratning neworked curricula in Europe: the importance of legal and quality assurance aspects". 2012.
  26. Jorge, Nelson; Gaspar, Pedro; Morgado, Lina. "Realidade aumentada mediada por tecnologias móveis no ensino da enfermagem". 2012.
  27. Morgado, Lina. "An Authoring and Peer Reviewing Activity in the Master’s Program of eLearning Pedagogy: The Teacher and Students’ Perspectives". 2011.
  28. Silva, Paula; Spilker, Maria João; Moleirinho, Marina; Morgado, Lina. "An authoring and peer reviewing activity in the Master’s Program of eLearning Pedagogy: the teacher and students’ perspectives". 2011.
  29. Costa, Angelina; Mocho, Helena; Morgado, Lina. "A Web 2.0 no ensino da psicologia do desenvolvimento : desenvolvimento de competências em técnicos de educação". 2011.
  30. Morgado, Lina; Mendes, António Quintas; Oliveira, Isolina; Goulão, Fátima; Mota, José. "Tornar-se professor online: a formação online de professores do ensino superior para a docência online". 2010.
  31. Jorge, Nelson; Morgado, Lina. "Design da utilização da Web 2.0 como aprendizagem em contexto num curso formal de pós-graduação". 2008.
  32. Morgado, L.; Pereira, A.; Quintas-Mendes, A.. "The 'contract' as a pedagogical tool in e-learning". 2008.
  33. Malheiro, S.; Morgado, L.; Quintas-Mendes, A.. "Analysis of engaged online collaborative discourse: A methodological approach". 2008.
  34. Morgado, Lina. "Estilos de navegação no hipertexto:aspectos da construção do número em Jean Piaget". 1994.
Artigo em revista
  1. Teresa Oliveira; Lina Morgado. "Impacto da dinâmica emocional na aprendizagem em cursos a distância no ensino superior". Revista Portuguesa de Educação 33 2 (2020): 177-199.
    Acesso aberto • Publicado • 10.21814/rpe.14331
  2. "Building a Virtual Community of Practice of Researchers in Open and Distance Learning (ODL): an exploratory study". Revista Iberoamericana de Informática Educativa 31 (2020): 1-11. http://iecom.adie.es/index.php/IECom/article/view/330.
    Acesso aberto • Publicado
  3. "Integração dos dispositivos móveis táteis nas rotinas diárias dos Seniores o efeito da formação na sua apropriação,". Revista Iberoamericana de Informática Educativa (2020): 31-43. http://iecom.adie.es/index.php/IECom/article/download/333.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Morgado, Lina. "Can iMOOCs close the Opportunity Gaps?: the contribution of social inclusive pedagogical design". Revista Fuentes 21 2 (2019): 239-252.
    Acesso aberto • Publicado • 10.12795/revistafuentes.2019.v21.i2.08
  5. Aníbal Guerreiro; Daniela Melaré Vieira Barros; Lina Morgado. "Tutoria com Agentes Inteligentes na Educação Online". Revista Teias Especial (2019): 184-198.
    Publicado • 10.12957/teias.2019.43038
  6. Paula Cardoso; Lina Morgado; António Teixeira. "Open Practices in Public Higher Education in Portugal: faculty perspectives". Open Praxis (2019): https://doi.org/10.5944/openpraxis.11.1.823.
    10.5944/openpraxis.11.1.823
  7. Morgado, Lina. "Scholarship e a Identidade Académica na Era Digital". Revista de Educação a Distância e eLearning (RE@D) 2 2 (2019): 16-28. https://journals.uab.pt/index.php/lead_read/article/view/191.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34627/vol2iss2pp16-28
  8. Morgado, Lina. "Mapeamento da literatura sobre competências digitais do professor: tendências em progresso". Revista de Educação a Distância e eLearning (RE@D) 2 1 (2019): 46-61. https://journals.uab.pt/index.php/lead_read/article/view/139/135.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Morgado, Lina; Costa, Angelina. "Mapeamento das tendências de investigação em Educação a Distância e Elearning na década 2004-2013: estudo exploratório no contexto português". Revista Brasileira de Política e Administração da Educação 34 1 (2018): 53-71. http://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/download/81245/48877.
    Acesso aberto • Publicado • DOI 10.21573/vol34n12018.81245
  10. Diana Morais; Lina Morgado. "Integração e Envolvimento dos participantes em MOOCs: contributo do BootCamp". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 13 (2017): 139-139. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.13.2572.
    10.17979/reipe.2017.0.13.2572
  11. Morgado, Lina. "Integração e Envolvimento dos participantes em MOOCs: contributo do BootCamp". Revista de Estudios Investigación en Psicología y Educación (2017): http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/reipe.2017.0.13.2572.
    10.17979
  12. Morgado, Lina. "Online Seniors: Survey analysis of the appropriation of touch-based mobile devices in different learning settings". International Symposium on Computers in Education (SIIE (2017): https://ieeexplore.ieee.org/document/8259674/.
    10.1109
  13. Morgado, Lina. "Tutoria e tutor em educação a distância: retratos do presente versus visões para o futuro". EaD em Foco: Revista Científica em Educação a Distância (2015): http://hdl.handle.net/10400.2/5031.
    10.18264
  14. Morgado, Lina. "iMOOC: Um Modelo Pedagógico Institucional para Cursos Abertos Massivos Online (MOOCs)". Educação, Formação e Tecnologias (2015):
  15. Morgado, Lina. "iMOOC: Um Modelo Pedagógico Institucional para Cursos Abertos Massivos Online (MOOCs)". Educação, Formação e Tecnologias (2015):
  16. Morgado, Lina. "Cenários de futuro na educação a distância e elearning no ensino superior em Portugal: estudo exploratório". Indagatio Didactica (2014): http://hdl.handle.net/10400.2/3437.
  17. Morgado, Lina. "Cenários de futuro na educação a distância e elearning no ensino superior em Portugal: estudo exploratório". Indagatio Didactica (2014): http://hdl.handle.net/10400.2/3437.
  18. Morgado, Lina. "Educação online no ensino superior: um programa de doutoramento em Educação a Distância e E-Learning na Universidade Aberta (Portugal)". Revista Teias (2012): http://hdl.handle.net/10400.2/2316.
  19. Morgado, Lina. "Educação online no ensino superior: um programa de doutoramento em Educação a Distância e E-Learning na Universidade Aberta (Portugal)". Revista Teias (2012): http://hdl.handle.net/10400.2/2316.
  20. Morgado, Lina. "Contextos de aprendizagem 2.0: a utilização de ferramentas Web 2.0 para uma aprendizagem em contexto". Revista Ibero-Americana de Informática Educativa (2010): http://161.67.140.29/iecom/index.php/IECom/article/download/182/182.
  21. Morgado, Lina. "Contextos de aprendizagem 2.0: a utilização de ferramentas Web 2.0 para uma aprendizagem em contexto". Revista Ibero-Americana de Informática Educativa (2010): http://161.67.140.29/iecom/index.php/IECom/article/download/182/182.
  22. Morgado, Lina. "Instrumentos de Apoio ao Ensino Online:Guia do Professor/Tutor". Revista Discursos (2004): http://hdl.handle.net/10400.2/3614.
  23. "Instrumentos de Apoio ao Ensino Online:Guia do Professor/Tutor". Revista Discursos (2004): http://hdl.handle.net/10400.2/3614.
  24. "Relatório de uma visita de estudo: a Escola da Rua Vitruve ou a Pedagogia por Projectos". Análise Psicológica (1981): http://repositorio.ispa.pt/bitstream/10400.12/2055/1/1981_1_61.pdf.
Capítulo de livro
  1. Morgado, Lina; Ramalheiro, Maria. "Integração duma rede social em educação aberta e a distância: impacto do Microblog num MOOC". Portugal: Appris,
  2. Messias, Inês; Morgado, Lina. "Facebook + LMS : cenários para o envolvimento do estudante na aprendizagem a distância". Portugal: EDUEPB,
    http://dx.doi.org/10.7476/9788578792831
  3. Caeiro, Sandra; Pereira, Alda; Martinho, Ana Paula; Morgado, Lina. "Universidade Aberta (PT)". Portugal: EADTU,
  4. Caeiro, Sandra; Martinho, Ana Paula; Morgado, Lina; Pereira, Alda. "Legal frameworks". Portugal: EADTU,
  5. Pereira, Alda; Morgado, Lina; Caeiro, Sandra; Martinho, Ana Paula. "Quality assurance in higher education in Europe". Portugal: EADTU,
  6. Malheiro, Sofia; Morgado, Lina; Mendes, António Quintas. "Analysis of engaged online collaborative discourse: a methodological approach". Portugal: Springer,
  7. Morgado, Lina; Pereira, Alda; Mendes, António Quintas. "The "Contract" as a pedagogical tool in e-Learning". Portugal: Springer,
    doi.org/10.1007/978-1-84628-929-3_7
  8. "Learning During Emergency Remote Teaching in Portugal: Higher Education Students' Emotional Snapshot". In Impact of Digital Transformation in Teacher Training Models, 101-130. Estados Unidos: IGI Global, 2022.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-9538-1.ch006
  9. Maria Angélica Costa; Lina Morgado. "Formação Aberta e a Distância de Tutores: Modelos e Práticas Luso-Brasileiros". In Educação e ensino na era da informação, 84-97. Brasil: Artemis, 2021.
    Publicado • 10.37572/EdArt_1912214848
  10. Souza, F. L., ; Marinho, V. D.,; Morgado, Lina. Autor correspondente: Souza, F. L.,. "O papel dos MOOCs para um ensino superior mais acessível, inclusivo e de qualidade". In Engajamento Social: Contribuições para um Ensino de Graduação, 269-290. Niterói, Brasil: Eduff, 2021.
    Publicado
  11. "Pedagogias pós-pandemia e hibridização do trabalho docente: digitalização e práticas educacionais abertas". In Formação de professores: políticas públicas e tecnologias educacionais, 21-43. Brasil: Pimenta Cultural, 2021.
    Publicado • 10.31560/pimentacultural/2021.384
  12. "The Challenges Behind the Development of an e-Mentoring Model for Online Distance Education: A Pilot-Experience". In Global Education and the Impact of Institutional Policies on Educational Technologies, 363-373. Estados Unidos: GI Global, 2021.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-8193-3.ch018
  13. "«Viagem» ao mundo dos MOOCs: o caso do primeiro MOOC em língua portuguesa". In Educação e Tecnologias Web: contributos de pesquisa Luso-Brasileiros, 97-119. Brasil: Editora Appris, 2019.
    Publicado
  14. Spilker, M.J.; Silva, M.P.; Morgado, L.. "Research 2.0: The contribution of content curation and academic conferences". 1-18. 2018.
  15. Oliveira, N.R.; Morgado, L.. "Digital identity of researchers 2.0: The case of their personal learning network". 2063-2082. 2018.
  16. Morgado, Lina. "Designing Massive Open Online Learning Processes: The sMOOC Pedagogical Framework". Alemanha, 2017.
    10.1007/978-3-662-52925-6_16
  17. Morgado, Lina. "Pecha-Kucha no Modelo Pedagógico Virtual da UAb: contributo da pesquisa em Pedagogia do eLearning". In Perspetivas plurais na pesquisa em educação. Brasil, 2017.
    10.24824/978854441825.3
  18. Spilker, M.J.; Silva, M.P.; Morgado, L.. "Research 2.0: The contribution of content curation and academic conferences". 231-248. 2016.
  19. Oliveira, N.R.; Morgado, L.. "Digital identity of researchers 2.0: The case of their personal learning network". 270-289. 2016.
  20. Morgado, Lina. "Facebook + LMS: cenários de envolvimento do estudante na aprendizagem a distância". Brasil, 2014.
    10.7476/9788578792831
  21. Morgado, Lina. "Legal Frameworks (NetCu curricula)". 2012.
  22. Morgado, Lina. "Online Communication and Elearning". Estados Unidos, 2008.
    10.4018/978-1-59904-865-9.ch065
  23. Morgado, Lina. "Novos papéis para o professo/tutor na Pedagogia Online". In Um Paradigma para Professores do Século XXI. Portugal, 2005.
Edição de livro
  1. Impact of Digital Transformation in Teacher Training Models. Estados Unidos: IGI Global. 2022.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-9538-1 • Editor
  2. Livro de Atas do V ENJIE: investigação em educação e responsabilidade social: vozes dos jovens investigadores. Portugal: UA Editora. 2022.
    Publicado • 10.48528/tr7a-j538
  3. Tendências de investigação em educação aberta, a distância e em eLearning na sociedade em rede: textos selecionados das LE@D Talks 2010-2018. Portugal: LE@D, Universidade Aberta. 2019.
    Publicado • Editor
Entrada de enciclopédia
  1. Morgado, Lina. "O lugar do hipertexto na aprendizagem : alguns princípios para a sua concepção". In Enciclopédia e Hipertexto. http://www.educ.fc.ul.pt/hyper/links.htm, 1993. http://www.educ.fc.ul.pt/hyper/links.htm.
Livro
  1. Oliveira, N.R.; Morgado, L.. Digital identity of researchers and their personal learning network. 2014.
    10.1007/978-3-319-07485-6_46
  2. Faculdade de Engenharia. Educational Media in Portugal: The next decade (2011-2020). Portugal. 2011.
  3. Morgado, L.. The networked class in a master's program: Personalization and openness through social media. 2011.
    10.1108/S2044-9968(2011)0000001009
  4. Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Morgado, Lina; Amante, Lúcia; Bidarra, José. Universidade Aberta's pedagogical model for distance education: a university for the future. Portugal: Universidade Aberta. 2008.
  5. Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Morgado, Lina; Amante, Lúcia; Bidarra, José. Modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta : para uma universidade do futuro. Portugal: Universidade Aberta. 2007.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Morgado, Lina. "Ensino online : contextos e interacções". Doutoramento, 2003. http://hdl.handle.net/10400.2/2508.

Outros

Outra produção
  1. Impact of training on the appropriation of tactile mobile devices by seniors: exploratory study. Este estudo apresenta-se como uma oportunidade para uma participação mais efetiva dos idosos na sociedade digital, através do uso de dispositivos móveis táteis. O envelhecimento da população representa um dos desafios mais relevantes das sociedades do séc. XXI, do ponto de vista social, económico e político. Cerca de 30% dos europeus nunca utilizou internet, tendo a maioria idades compreendidas en. 2018. Rodrigues, Carina; Morgado, Lina. https://journals.ipleiria.pt/index.php/rnhealth/article/view/181.
  2. Integração e envolvimento dos participantes em MOOCs: contributo do BootCamp. Este artigo analisa o impacto da vivência dos primeiros dias online pelos participantes em contextos abertos e massivos - Cursos Abertos Online e Massivos (MOOCs). O primeiro contacto com o MOOC inicia-se através dum módulo de ambientação específico desenvolvido de acordo com o modelo pedagógico específico para estes cursos (o modelo europeu sMOOC). Constituindo-se como uma experiência de aprendiz. 2017. Morais, Diana; Morgado, Lina. http://hdl.handle.net/10400.2/6935.
    https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.13.2572
  3. Tutoria e tutor em educação a distância : retratos do presente versus visões para o futuro. Este trabalho apresenta um estudo de caso em fase preliminar. Parte-se da hipótese de que a tutoria em Educação a Distância e e-Learning, no Ensino Superior, é baseada em modelos pedagógicos e organizacionais e leva a práticas diferenciadas, as quais exigem habilidades e competências específicas do e-Tutor (Tutor em cursos on-line). Apresenta-se a abordagem temática e pedagógica de um curso destin. 2015. Nascimento, Lauriza; Leal, Maria; Spilker, Maria João; Morgado, Lina. http://hdl.handle.net/10400.2/5031.
    Nascimento, Lauriza [et al.] - Tutoria e tutor em educação a distância: retratos do presente versus visões para o futuro. "EaD em Foco [Em linha] : Revista Científica em Educação a Distância". ISSN 2177-8310. Vol 5, nº 1 (2015), p. 64-87
  4. iMOOC : um modelo pedagógico institucional para cursos abertos massivos online (MOOCs). A introdução de uma educação online aberta e massiva trouxe um novo espectro de possibilidades desafiantes para ampliar o acesso a uma educação de qualidade. No entanto, a maioria dos MOOCs oferecidos atualmente não são desenhados para capacitar e favorecer experiências de aprendizagem colaborativas de qualidade, não sendo, portanto, adequados para serem implementados num ambiente institucional fo. 2015. Teixeira, António; Mota, José Carlos; Morgado, Lina; Spilker, Maria João. http://hdl.handle.net/10400.2/5159.
  5. Cenários de futuro na educação a distância e elearning no ensino superior em Portugal : estudo exploratório. O ensino superior vive complexos momentos de mudança à escala mundial. O desenvolvimento exponencial das tecnologias e, consequentemente, da educação a distância e do elearning, os novos públicos que têm acesso a este nível de ensino, o facto de ser, pela sua natureza, um espaço de inovação na relação e na construção do conhecimento, os desenvolvimentos científicos, concretamente na área da educaç. 2014. Costa, Angelina; Morgado, Lina. http://hdl.handle.net/10400.2/3437.
  6. Cenários de futuro na Educação a Distância e Elearning no ensino superior em Portugal. estudo exploratório. O ensino superior vive complexos momentos de mudança à escala mundial. O desenvolvimento exponencial das tecnologias e, consequentemente, da educação a distância e do elearning, os novos públicos que têm acesso a estenível de ensino, o facto de ser, pela sua natureza, um espaço de inovação na relação e na cons. 2014. Costa, Angelina; Universidade Aberta; Morgado, Lina; Universidade Aberta. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2671.
  7. Aprendizagem colaborativa nos fóruns online : estudo de caso no ensino superior. Este estudo de caso é um reflexão empírica sobre o aprofundamento dos significados em contexto fórum de discussão online. Tem por objetivo a compreensão do processo interativo de construção do conhecimento naquele contexto, a caracterização da aprendizagem decorrente dessa prática colaborativa, bem como o conhecimento das perceções dos estudantes sobre as suas aprendizagens nesses espaços. Através. 2012. Oliveira, Teresa; Morgado, Lina. http://hdl.handle.net/10400.2/3436.
  8. Educação online no ensino superior : um programa de doutoramento em Educação a Distância e eLearning na Universidadde Aberta (Portugal). As extraordinárias mudanças económicas, sociais e culturais associadas ao desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação não podem deixar de ser também atuantes nas Universidades e no Ensino Superior em geral nomeadamente pela emergência da Educação Online nas suas diversas cambiantes. Neste artigo descrevemos o processo de virtualização da Universidade Aberta (Portugal) que passou. 2012. Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Morgado, Lina. http://hdl.handle.net/10400.2/2316.
  9. Contextos de aprendizagem 2.0: a utilização de ferramentas Web 2.0 para uma aprendizagem em contexto. O presente artigo aborda a utilização de ferramentas Web 2.0 no ensino online como potenciadoras de ambientes sociais interactivos e culturais, promovendo uma aprendizagem em contexto. O estudo realizou-se com estudantes de um curso de mestrado na área do e-Learning que participaram numa actividade sobre a temática Web 2.0 onde caracterizaram este conceito e exploraram várias destas ferramentas. A. 2010. Jorge, Nelson; Morgado, Lina. http://hdl.handle.net/10400.2/1725.
  10. Metodologias de formação de formadores a distância: duas experiências europeias. Um dos desafios da educação no início do século XXI é a integração das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) de uma forma que resulte num valor acrescentado para o processo de aprendizagem. A educação de adultos pode ser pioneira neste campo, porque o seu grupo-alvo é perfeito para a utilização das TIC nas várias formas de ensino a distância. Contudo, iniciar o ensino a distância não é. 2006. Miranda, Rosa; Morgado, Lina; Pereira, Alda. http://hdl.handle.net/10400.2/1742.
  11. Instrumentos de apoio ao ensino online : guia do professor/tutor e guia do estudante online. 2004. Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Mota, José Carlos; Morgado, Lina; Aires, Luísa. http://hdl.handle.net/10400.2/3614.
  12. Guia do estudante online. 2004. Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Mota, José Carlos; Morgado, Lina; Aires, Luísa. http://hdl.handle.net/10400.2/168.
  13. Os novos desafios do tutor a distância : o regresso ao paradigma da sala de aula. As abordagens pedagógicas e didácticas em ensino a distância desenvolveram-se em torno de duas variáveis fundamentais e estreitamente relacionadas: a questão da distância e a questão da interacção. No entanto, apesar dos esforços desenvolvidos, o ensino a distância tem-se caracterizado por níveis baixos de interacção, centrando-se essencialmente na interacção entre o estudante e o conteúdo. Esta s. 2003. Morgado, Lina. http://hdl.handle.net/10400.2/150.
  14. Contributos para uma pedagogia do ensino online pós-graduado : proposta de um modelo. O presente artigo resulta de uma reflexão colectiva que os autores têm vindo a desenvolver tendo em vista a implementação de cursos online ao nível da Pós-Graduação na Universidade Aberta. Partindo quer da análise teórica quer da experiência prática individual, são expostas as grandes linhas orientadoras de um possível modelo pedagógico que por um lado necessariamente se deverá confrontar com o “t. 2003. Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Mota, José Carlos; Aires, Luísa; Morgado, Lina. http://hdl.handle.net/10400.2/147.
  15. Metodologia de concepção e desenvolvimento de aplicações educativas: o caso de materiais hipermedia. 2001. Amante, Lúcia; Morgado, Lina. http://hdl.handle.net/10400.2/4348.
  16. O papel do professor em contextos de ensino "online" : problemas e virtualidades. Este artigo apresenta e fundamenta o potencial do ensino online, os modelos pedagógicos que o poderão estruturar e discute a problemática do professor online, a sala de aula virtual e suas variáveis críticas.. 2001. Morgado, Lina. http://hdl.handle.net/10400.2/1743.
  17. O desenvolvimento da compreensão da metáfora na criança. 1994. Amante, Lúcia; Morgado, Lina. http://hdl.handle.net/10400.2/4046.
  18. Concepções das crianças em idade escolar sobre jogo e trabalho em diferentes contextos educativos.. inexistente. 1989. Morgado, Lina. http://hdl.handle.net/10400.12/5222.
  19. Relatório de uma visita de estudo: A escola da rua Vitruve ou a pedagogia por projectos. Inexistente. 1981. Morgado, Lina; Silva, Luis Nunes da. http://hdl.handle.net/10400.12/2055.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2013 - Atual Aplicação de ferramentas Web 2.0 ao ensino a distância da história: estudo de caso
Orientador
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2019 - 2021 Mentora: uma ferramenta para aprender com o apoio de um mentor
Orientador
Pedagogia do eLearning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2019 - 2021 Mediação pedagógica em ensino a distância: o processo de feedback durante as aulas online no Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique
Coorientador
Pedagogia do eLearning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2019 - 2021 Modelos e práticas do uso da plataforma de eLearning na Universidade Católica de Moçambique: o caso do instituto de educação a distância
Coorientador
Pedagogia do eLearning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2017 - 2021 A ‘agenda’ do estudante online:contributo para o estudo das suas variáveis críticas
Orientador
Educação, especialidade de Educação a Distância e eLearning (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2017 - 2020 A «agenda» do estudante online: contributo para o estudo das suas variáveis críticas
Orientador
Doutoramento em Educação, especialidade em Educação a Distância e eLearning (EDEL) (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2016 - 2020 Seniores Online: estudo da apropriação dos dispositivos móveis em diferentes cenários de aprendizagem
Orientador
Educação, Educação a Distância e eLearning (EDEL) (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2018 - 2019 Ambientes Pessoais de Aprendizagem (PLE): estudo de um ecossistema pedagógico para a aprendizagem ao longo da vida
Orientador de António Manuel Galinho Pires de Almeida
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2018 - 2019 Projeto Academia Aberta: desenvolvimento de um modelo de participação na rede
Orientador de Ana Margarida Correia
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2018 - 2019 Modelos e Práticas de eLearning em instituições de ensino superior da Região Administrativa de Macau
Orientador de Ana Sofia Nogueira
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2018 - 2019 Envolvimento do estudante em cursos a distância: impacto da presença de ensino
Orientador de Elisa Figueiredo
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2018 - 2019 Processos de Tutoria nos cursos técnicos a distância do estado de Pernambuco
Coorientador de Andrea César
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2018 - 2019 eLearning na formação técnica do profissional de vinhos (sommelier/escanção): estudo de caso
Coorientador de Lucas
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2018 - 2019 Formação docente em eLearning sobre ambientes digitais: contributo para a adopção de práticas pedagógicas inovadoras
Orientador de António Jorge Marques
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2018 - 2019 Processos pedagógicos em cursos online: estudo das práticas docentes no Centro de Ensino a Distância
Orientador de Teresa Navalha
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2018 - 2019 Modelos e Práticas de Inovação Pedagógica na Formação Aberta e a Distância de Docentes: os casos do Brasil e Portugal
Orientador de Maria Angélica Costa
Pós-Doc em Educação a Distância e eLearning (Outra)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2018 - 2019 Desenvolvimento de Competências Digitais em Professores do Ensino superior
Orientador de Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé
Pós-Doc em Educação a Distância e eLearning (Outra)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2017 - 2019 Modelos de Educação a Distância em Moçambique: estudo multi-caso de modelos pedagógicos institucionais e práticas emergentes
Orientador de Sónia Pelé
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2017 - 2019 Docência nos Sistemas de Educação a Distância: estudo da identidade e perfil do docente online
Orientador de Dércio Miguel dos Santos Martins
Educação, especialidade Educação a Distância e eLearning (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2017 - 2019 Emoções Online: estudo da dinâmica emocional em diferentes cenários de aprendizagem em rede, no ensino superior a distância em Portugal
Orientador de Maria Teresa Duarte Severino de Oliveira
Educação, especialidade Educação a Distância e eLearning (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2017 - 2019 Práticas de curadoria de conteúdo em comunidades académicas online
Orientador de Maria Paula Barbosa da Silva
Educação, especialidade Educação a Distância e eLearning (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2018 - 2018 Troféus + Rankings + Desafios: Estratégias de Gamificação na Aprendizagem da Resolução de Problemas no 2º ciclo do Ensino Básico”.
Orientador
Doutoramento em Ciência e Tecnologia Web (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2017 - 2018 A tutoria nos modelo de ensino a distância em África: estudo de caso sobre o Instituto superior Monito
Orientador de Amélia Rabeca Mungói
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2017 - 2018 Microbloguing e presença social no ensino aberto online: estudo de cas
Orientador de Maria João Ramalheiro
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2017 - 2018 Educação Aberta e a Distância na capacitação de professores em Cabo Verde: conceção de um projeto
Orientador de Ivanilda Nascimento Delgado Ramos
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2014 - 2018 Gamificação numa rede social duma universidade virtual : o caso da Rede SOL
Orientador
Educação, especialidade Educação a Distância e eLearning (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2014 - 2018 Redes Pessoais de Aprendizagem (PLN) em ambientes emergentes : criação e gestão da PLN de uma comunidade de investigadores juniores
Orientador
Educação, especialidade Educação a Distância e eLearning (EDEL) (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2017 - 2017 Teste e avaliação do Modelo sMOOC como suporte ao desenvolvimento de sMOOCs pelo professor em educação superior no Brasil.
Orientador de Flavio de Souza Lemos
Pós-Doc em educação a Distância e eLearning (Outra)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2016 - 2017 Desenvolvimento duma comunidade virtual de aprendizagem baseada numa Web Rádio Social: estudo dum caso numa universidade virtual
Orientador
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2016 - 2017 Análise do modelo pedagógico do ECoMooc: estudo de caso sobre o design instrucional do Boot Camp
Orientador
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2015 - 2017 Ambientes híbridos em Educação a Distância: cenários para a criação de envolvimento do estudante na rede |
Orientador de Inês Messias
Doutoramento em Educaçao, especialidade em Educação a Distância e eLearning (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2015 - 2017 Recursos Educacionais Abertos (REA) e acesso aberto no ensino superior em Portugal
Orientador
Educação, especialidade Educação a Distância e eLearning (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2013 - 2017 Práticas educacionais abertas no ensino superior público em Portugal : da teoria à prática : recursos educacionais abertos e acesso aberto
Orientador
Doutoramento em Educação, Educação a Distância e eLearning (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2012 - 2017 Ambientes híbridos em educação a distância : cenários para a criação de envolvimento do estudante na rede
Orientador
Educação, especialidade Educação a Distância e eLearning (EDEL) (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2015 - 2016 Acessibilidade 2.0 : conceção de um curso online
Orientador de Luis Miguel de Castro Lima
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2015 - 2016 O Poder dos Pechas-Kucha na aprendizagem online: o caso do MPeL,
Orientador de Lauriza do Nascimento Dias
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2014 - 2016 Redes Pessoais de Aprendizagem (PLN) em ambientes emergentes: criação e gestão da PLN de uma comunidade de investigadores juniores
Orientador de Nuno Ricardo Oliveira
Doutoramento em Educação, especialidade em Educação a Distância e eLearning (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2013 - 2016 Realidade Aumentada num Simulador Virtual de Tomada de Decisão Clínica
Orientador
Doutoramento em Educação, especialidade Educação a Distância e eLearning (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2011 - 2016 Gamificação numa Rede Social de uma Universidade Virtual: o caso da Rede SOL
Orientador de Fernando Bacelar
Doutoramento em Educação, especialidade Educação a Distância e E-learning (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2011 - 2016 Realidade aumentada num simulador virtual de tomada de decisão clínica
Orientador
Educação, especialidade Educação a Distância e eLearning (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2015 - 2015 Docência Online: um Estudo na Universidade de Brasília
Orientador de Rosana Amaro
Estágio Doutoramento Sandwich (Outra)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2014 - 2015 Web 2.0 no ensino da história e no ensino básico: estudo dum caso
Orientador
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2014 - 2015 Desenvolvimento e gestão de recursos digitais para comunicação de investigação em elearning
Orientador
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2014 - 2015 Serviço de Apoio à Inclusão em eLearning (SAIeL) : educação para todos : contributo para a inclusão de cidadãos com necessidades educativas especiais no ensino superior a distância em regime de elearning
Coorientador de Cristina Maria Tavares Rodrigues Neto
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2013 - 2014 O polo de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil UAB/Consórcio CEDERJ, do Município de Resende (Rio de Janeiro) : espaço de contribuição para formação inicial e continuada de professores
Orientador de Alice Batista de Souza Brandão
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2013 - 2014 Digital storytelling no eLearning : estudo de caso da sua aplicação a um módulo no ensino superior
Orientador
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2013 - 2014 Curadoria de conteúdo : contributo para o estudo do processo de curadoria de conteúdo e do seu potencial para a gestão pessoal do conhecimento
Orientador
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2013 - 2014 Micro-atividades no Mobile Learning: estudo de caso num módulo mobile learning no ensino pós-graduado a distância com ferramentas web 2.0 móvel
Orientador
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2013 - 2014 Ser estudante online : uma aproximação à experiência subjectiva do estudante online,
Orientador
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2013 - 2014 Os catequistas da diocese de Braga aprendem na rede: estudos das práticas
Orientador
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2013 - 2014 Dinâmica de uma comunidade de prática mundial numa rede social: o caso dum grupo no LinkedIn
Coorientador
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2013 - 2014 A cibercultura na era das redes sociais e da mobilidade: novas potencialidades para a formação de professores
Orientador
Pós-Doc em Educação a Distância e eLearning (Outra)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2012 - 2013 Radiografia dum curso online: estudo das práticas docentes sobre desenho das atividades online
Orientador
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2012 - 2013 Modelos de Massive Online Open Courses: estudo dum caso luso-brasileiro
Orientador de Rita de Cássia da Silva Pedroso de Albuquerque
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2012 - 2013 O Twitter em contexto académico e profissional: estudo de caso
Orientador
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2012 - 2013 Conferências 2.0 . como elemento potenciador da aprendizagem formal e informal
Orientador
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2010 - 2011 Aprendizagem Colaborativa nos Fóruns Online: Estudo de Caso no Ensino Superior
Orientador de Maria Teresa Duarte Severino Oliveira
Informática Educacional (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2010 - 2011 Uma estratégia de Instructional Design para um Recurso Educacional Aberto: Conceção e Desenvolvimento do Recurso Educacional Aberto (REA): “Como utilizar o computador, de forma ergonómica
Orientador de Isabel Maria Alves Bernardo
Comunicação Educacional Multimedia (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2010 - 2011 As interações em Tutoria: um estudo de caso
Orientador
Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2010 - 2011 Da Comunicação Mediada por computador: análise do debate virtual num fórum de discussão
Orientador
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2010 - 2011 A presença social e a Socialização online: estudo de caso no Second Life e Moodle
Orientador
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2008 - 2011 Itinerários de Aprendizagem Colaborativa-Cooperativa em Contexto Online
Coorientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2010 - 2010 Um PLE inclusivo: design dum caso na deficiência visual
Coorientador
Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio (Mestrado)
Universidade Lusófona Associação para a Investigação e Desenvolvimento em Cognição e Computação Centrado nas Pessoas, Portugal
2009 - 2010 A Comunidade de Aprendizagem ‘Janela do Saber’ como elo de ligação entre a Escola e a Família
Orientador
Informática Educacional (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2008 - 2010 A Universidade Aberta do Brasil: uma análise do projeto piloto
Orientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2008 - 2009 Contextos de Aprendizagem 2.0. A utilização de Ferramentas WEB para uma Aprendizagem em Contexto
Orientador
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2007 - 2008/07/24 O Perfil do Professor/Tutor em Contexto de ensino online, Mestrado em Pedagogia do eLearning
Orientador de Ana Margarida Henriques Gonçalves
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2007 - 2008 Vamos tomar um café online: A expressão da presença social numa comunidade de ensino aprendizagem online
Coorientador de Maria Raquel Tavares Pereira Crato
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
2007 - 2008 O Jogo digit@l: Um Estudo de Caso com clãs do Funchal e do Faial, Mestrado em Pedagogia do eLearning
Orientador de Susana Cristina Gramilho
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2006 - 2007 Ambientes Virtuais de Aprendizagem- O uso da plataforma “Moodle” como auxiliar da prática docente no ensino secundário
Orientador de Valdemar Dias Pires
Comunicação Educacional Multimedia (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2005 - 2006 Distribuição de Conteúdos de Aprendizagem em ambientes de elearning: estudo comparativo sobre a eficácia de conteúdos distribuídos em modo de comunicação síncrona e em modo de comunicação assíncrona
Orientador de Joaquim Jorge Guerra Mata
Informática Educacional (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2005 Das competências legais às práticas organizacionais do director de turma: um estudo de caso
Vogal
João Manuel Ferreira Martins (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2004 Jornais Escolares Online: Contributos para o estudo de uma arquitectura multimédia
Arguente principal
Jorge Edgar Gregório Brites (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
Distinções

Prémio

2020 BEST RESEARCH IN PROGRESS AWARD
2013 Prémio CALED, Instituto Latinoamericano y del Caribe de Calidad en Educación Superior a Distancia
2013 Prémio Acessibilidad de la Formación Virtual
Fundación Universia de Espanha , Espanha
2009 Leading Innovative Practice Award

Outra distinção

2019 Information Resources Management Association (IRMA) selecionou o artigo Research 2.0: The Contribution of Content Curation and Academic
2018 Best Paper Award Internacional Innovative and Creative Education and Teaching
Universidade da Extremadura, Portugal
2015 Nomeação Best Paper -EDEN Annual Conference,
2014 Nomination for Best Paper- ECER2014
2013 Menção Honrosa
Universidade Aberta, Portugal