???global.info.a_carregar???
Bianor Valente. Concluiu o Doutoramento em Educação em 2015 pela Universidade de Lisboa, Instituto da Educação. É Professora Adjunta no Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Bianor Antónia da Cruz Valente

Nomes de citação

  • Valente, Bianor

Identificadores de autor

Ciência ID
DA15-0105-CD3A

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2021 - 2021
Concluído
Avaliação de Programas e Projetos Sociais (Pós-Graduação)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2017
Concluído
Análise de dados em Ciências Sociais (Pós-Graduação)
INDEG-IUL, Portugal
2015
Concluído
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Especialização em Didática das Ciências
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Experiências investigativas em contextos reais - uma possível abordagem na formação de professores/as do 1º e 2º ciclo do ensino básico?" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Louvor e Distinção
2008
Concluído
Biologia Molecular Humana (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"Natural frequency of polymorphisms linked to the Chondroitin 4- Sulfotransferase genes and its association with Placental Malaria" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2004
Concluído
Licenciatura em Ensino das Ciências da Natureza (Biologia e Geologia) (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/09/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2016 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2008/09/01 - 2015/08/31 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/11/17 - Atual Vice-Presidente do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021/10/28 - Atual Membro do Conselho de Representantes Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021 - Atual Presidente do Departamento de Formação e Investigação em Currículo e Didáticas Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - Atual Membro do Conselho Técnico-Cientíico Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018/12/19 - 2020/12/02 Vice-Presidente da Unidade Orgânica Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2018 Membro do Conselho de Representantes Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007/05/01 - 2010/08/31 Formadora do Programa de Ensino Experimental das Ciências Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2007/09/01 - 2008/08/31 Professora de Ciências do Ensino Básico Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira, Portugal
2005/09/01 - 2006/08/31 Professora de Ciências do Ensino Secundário Escola Secundária de Camões, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022 - Atual European Co-construction of a Science Webcomics Series: "Bombastics"
KA220-SCH-D325A38D
Investigador
Erasmus Plus
Em curso
2021 - Atual Cenários de Aprendizagem Interdisciplinar na Aprendizagem de Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio no 1.º Ciclo
ESELX/IPL-CIED/PICA/2021/A04
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação
Em curso
2021 - Atual Fostering social inclusion for all through artistic education by developing support for students with disabilities (INART-dis)
621441-EPP-1-2020-1-ES-EPPKA3-IPI-SOC-IN
Investigador
Erasmus Plus
Em curso
2017 - 2019/04/13 Eco-sensors4Health: Eco-sensores na promoção da saúde: Apoiar as crianças na criação de escolas eco-saudáveis
LISBOA-01-0145-FEDER-023235
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2018 - 2018 Literacia digital no contexto da educação científica: Questões de Género
ESELX/IPL-CIED/2018/A32
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação
Concluído
2017 - 2018 «Conhecer o ambiente global para agir localmente: das aprendizagens em espaços naturais à intervenção urbana» (GLOCAL-agir).
.
Investigador
Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente
Concluído
2016 - 2018 A Astronomia e o espaço na formação inicial de educadores professores do 1º e 2º CEB
ESELX/IPL-CIED/2016/A25
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Almeida, António; Silva, Maria João; Valente, Bianor; Rodrigues, Margarida; Manteigas, Vítor. "The project ‘Knowing the global environment to act locally: from learning in natural areas to urban intervention (GLOCAL-act)’". Trabalho apresentado em 20th Annual International Conference on Education, Atenas, 2018.
    Publicado
  2. Almeida, António; Valente, Bianor; Silva, Maria João; Rodrigues, Margarida; Manteigas, Vítor. "O projeto GLOCAL – AGIR: conhecer o território para o valorizar". Trabalho apresentado em AFIRSE, Lisboa, 2018.
    Publicado
  3. Valente, Bianor; Almeida, António. "The glocal-agir project: a way to connect nature and urban areas". Trabalho apresentado em 6th International Congress of Educational Sciences and Development, Setúbal, 2018.
    Publicado
  4. Maurício, Paulo; Sarreira, Pedro; Valente, Bianor. "Elementary preservice teachers' knowledge of astronomic phenomena: what can be done". Trabalho apresentado em 10th International Conference on Education and New Learning Technologies, Palma, 2018.
  5. Ferreira, Eduarda; Silva, Maria João; Valente, Bianor. "Collaborative uses of ICT in education: Practices and representations of preservice elementary school teachers". Trabalho apresentado em 2018 International Symposium on Computers in Education, 2018.
    Publicado
  6. Valente, Bianor. "Aprendizagem de Astronomia na formação inicial de Educadores e Professores do 1.º e 2.º CEB". Trabalho apresentado em Educação em Ciências em múltiplos contextos - Atas do XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências, XVII ENEC, I Seminário Internacional de Educação em Ciências, I SIEC, Viana do Castelo, 2018.
    Publicado
  7. Valente, Bianor. "Competences and use of ICT by future teachers and kindergarten educators: using an online survey to portray the case of a Portuguese School of Education". Trabalho apresentado em 10th International Conference on Education and New Learning Technologies, Palma, 2018.
    Publicado
  8. Valente, Bianor; Sarreira, Pedro; Mauricio, Paulo. "Preservice elementary teachers' understanding about scientific models and modelling". Trabalho apresentado em 10th International Conference of Education, Research and Innovation, Sevilha, 2017.
    Publicado • 10.21125/iceri.2017.0951
  9. Sarreira, Pedro; Valente, Bianor; Mauricio, Paulo. "Using ICT during preservice teachers' autonomous study". Trabalho apresentado em 19th International Symposium on Computers in Education (SIIE) and the 8th CIED Meeting/ 3rd CIED International Meeting, Lisboa, 2017.
    10.1109/siie.2017.8259660
  10. Silva, Maria Joao; Caseiro, Ana; Rodrigues, Margarida; Valente, Bianor; Melo, Nuno; Almeida, Antonio; Nunes, Clarisse. "The Eco-sensors4Health project in teacher training: Using sensors to raise awareness in environmental health". Trabalho apresentado em 19th International Symposium on Computers in Education (SIIE) and the 8th CIED Meeting/ 3rd CIED International Meeting, 2017.
    Publicado • 10.1109/siie.2017.8259658
  11. Silva, Maria João; Almeida, António; Valente, Bianor; Rodrigues, Margarida; Manteigas, Vítor. "Sensing locally in the global environment: using sensors in the teachers’ education". Trabalho apresentado em 5th International Conference on Educational Technologies (ICEduTech 2017), Sydney, 2017.
    Publicado
  12. Branco, Daniela; Valente, Bianor; Silva, Maria João. "A Educação Sexual na formação inicial de docentes". Trabalho apresentado em XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), Viseu, 2016.
    Publicado
  13. Valente, Bianor; Maurício, P.; Teodoro, Ana. "What kind of interactions is accomplished during the construction of a wiki?". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional TIC e Educação, Lisboa, 2012.
    Publicado
  14. Valente, Bianor. "O que é a Ciência? Ideias expressas pelos alunos da formação inicial e por professores em exercício". Trabalho apresentado em V Encontro do CIED, Lisboa, 2012.
    Publicado
  15. Valente, Bianor; Maurício, P.; Teodoro, Ana. "Pre-service teachers’ ideas of collaborative work when using a wiki to construct a lab notebook.". Trabalho apresentado em EDULEARN12, 2012.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Silva,Maria João; Valente,Bianor; Caseiro,Ana. "Eco-sensores como recursos de participação em saúde ambiental nas escolas". Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional 9 1 (2019): 129-139. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722019000100012.
    Publicado
  2. Valente, Bianor; Paulo Maurício; Faria, Cláudia. "Understanding the Process and Conditions That Improve Preservice Teachers’ Conceptions of Nature of Science in Real Contexts". Journal of Science Teacher Education 29 7 (2018): 620-643. http://dx.doi.org/10.1080/1046560x.2018.1485399.
    Publicado • 10.1080/1046560x.2018.1485399
  3. Silva, Maria João; Caseiro, Ana; Rodrigues, Margarida; Valente, Bianor; Melo, Nuno; Almeida, António; Nunes, Maria. "Utilizar eco-sensores na exploração da saúde ambiental: Das salas de aula ao espaço exterior na formação docente". Revista Iberoamericana de Informática Educativa 27 1 (2018): 30-42. http://hdl.handle.net/10400.21/8646.
    Publicado
  4. Maurício, Paulo; Valente, Bianor; Chagas, Isabel. "A Teaching-Learning Sequence of Colour Informed by History and Philosophy of Science". International Journal of Science and Mathematics Education 15 7 (2017): 1177-1194. http://dx.doi.org/10.1007/s10763-016-9736-8.
    Publicado • 10.1007/s10763-016-9736-8
  5. Maurício, Paulo; Valente, Bianor; Chagas, Isabel. "A Didactic Sequence of Elementary Geometric Optics Informed by History and Philosophy of Science". International Journal of Science and Mathematics Education 15 3 (2017): 527-543. http://dx.doi.org/10.1007/s10763-015-9662-1.
    Publicado • 10.1007/s10763-015-9662-1
  6. Valente, Bianor; Branco, Daniela; Silva, Maria João. "A formação em Educação Sexual de Educadores/as de Infância e Docentes do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal". Enseñanza de las Ciencias Revista de investigación y experiencias didácticas Extr. (2017): 2243-2248.
    Publicado
  7. Bianor Valente; Paulo Maurício; Teodoro, Ana. "O uso de uma ferramenta web 2.0 para um ensino-aprendizagem colaborativo". Investigar em Educação 2 6 (2017): 59-80.
    Publicado
  8. Maurício, Paulo; Valente, Bianor. "Argumentos para uma humanização do ensino das ciências". (2013): http://hdl.handle.net/10400.21/3136.
    10.1590/S1516-73132013000400014
  9. Campos,Paulo Adão; Valente,Bianor; Campos,Rosa Bessa; Gonçalves,Luzia; Rosário,Virgílio Estóliodo; Varandas,Luís; Silveira,Henrique. "Plasmodium falciparum infection in pregnant women attending antenatal care in Luanda, Angola". (2012): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0037-86822012000300017.
  10. Valente, Bianor. "O mestrado em Educação de Infância da Escola Superior de Educação de Lisboa". Cadernos de Educação de Infância 95 (2012): 34-38.
    Publicado
  11. Valente, Bianor; Campos, Paulo A.; do Rosário, Virgílio E.; Varandas, Luis; Silveira, Henrique. "Prevalence and risk factors of Plasmodium falciparum infections in pregnant women of Luanda, Angola". Tropical Medicine & International Health 16 10 (2011): 1206-1214. http://dx.doi.org/10.1111/j.1365-3156.2011.02830.x.
    10.1111/j.1365-3156.2011.02830.x
  12. Ramos, Mercês; Valente, Bianor. "Iniciação à ciência através da metodologia de trabalho de projeto – um contexto privilegiado para o desenvolvimento da linguagem no pré-escolar". Da Investigação às Práticas 1 2 (2011): 2-16. http://hdl.handle.net/10400.21/2811.
    Publicado
  13. Valente, Bianor; Campos, Paulo A.; Rosário, Virgílio E. do; Silveira, Henrique. "Natural frequency of polymorphisms linked to the chondroitin 4-sulfotransferase genes and its association with placental malaria". Transactions of the Royal Society of Tropical Medicine and Hygiene 104 10 (2010): 687-689. http://dx.doi.org/10.1016/j.trstmh.2010.05.005.
    10.1016/j.trstmh.2010.05.005
Capítulo de livro
  1. Faria, Cláudia; Chagas, Isabel; Valente, Bianor; Almeida, António. "A Natureza da Ciência na formação Inicial de professores e a prática orientada para a promoção da literacia Científica". In History and Philosophy of Science and Science Teaching Proceedings, 40-61. Alemanha: Shaker Verlag, 2020.
    Publicado
  2. Valente, Bianor. "A utilização do sensor de dióxido de carbono em contextos de prática pedagógica supervisionada: Propostas didáticas para a disciplina de Ciências Naturais e para a participação em saúde ambiental". In Utilização pedagógica de sensores eletrónicos para a participação na saúde ambiental das escolas, 89-104. Lisboa, Portugal: CIED (Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais). Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, 2019.
    Publicado
  3. Valente, Bianor. "Plantas e qualidade do ar interior: potencialidades e desafios da utilização do sensor de dióxido de carbono na formação para a docência no Ensino Básico". In Utilização pedagógica de sensores eletrónicos para a participação na saúde ambiental das escolas, 71-88. Lisboa, Portugal: CIED (Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais). Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, 2019.
    Publicado
Edição de livro
  1. Coelho, Ricardo; Faria, Cláudia; Valente, Bianor; Maurício, Paulo. History and Philosophy of Science and Science Teaching Proceedings. Alemanha: Shaker Verlag. 2020.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Ferreira, Nuno Martins; Estrela, Antónia; Valente, Bianor; Covelo, Rui. O edifício da escola superior de educação de Lisboa: 100 anos a formar professores (1916-2016). ciclo de conferências. CIED-Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. 2018.
    Publicado • Editor
Manual
  1. Valente, Bianor; Isabel Pacheco; Mariana Feio; Patrícia Pereira. Bios. Porto, Portugal: ASA II. 2017.
    Publicado
  2. Valente, Bianor; Isabel Pacheco; Mariana Feio; Patrícia Pereira. Bios. Caderno de Atividades. Porto, Portugal: ASA II. 2017.
  3. Valente, Bianor; Isabel Pacheco; Mariana Feio; Patrícia Pereira. Bios. Dossiê do professor.. Porto, Portugal: ASA II. 2017.
    Publicado
  4. Valente, Bianor; Isabel Pacheco; João Gomes; Mariana Feio; Patrícia Pereira. Biosfera. Porto, Portugal: ASA II. 2016.
    Publicado
  5. Valente, Bianor; Isabel Pacheco; João Gomes; Mariana Feio; Patrícia Pereira. Biosfera. Caderno de Atividades. Porto, Portugal: ASA II. 2016.
    Publicado
  6. Valente, Bianor; Isabel Pacheco; João Gomes; Mariana Feio; Patrícia Pereira. Biosfera. Dossiê do Professor. Porto, Portugal: ASA II. 2016.
    Publicado
  7. Andreia Luz; Valente, Bianor; João Gomes. Ciência 3D. Guia do professor. Porto, Portugal: ASA II. 2011.
    Publicado
  8. Andreia Luz; Valente, Bianor; João Gomes. Ciências 3D. Caderno de Actividades. Porto, Portugal: ASA II. 2011.
    Publicado
  9. Andreia Luz; Valente, Bianor; João Gomes. Ciência 3D. Porto, Portugal: ASA II. 2011.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Valente, Bianor da Cruz, 1980-; Valente, Bianor; Faria, Cláudia; Galvão, Cecília. "Experiências investigativas em contextos reais de ciência : uma possível abordagem na formação de professores/as do 1º e 2º ciclo do ensino básico?". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10451/19922.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/11/12 Dar voz aos/às alunos/as de um Agrupamento de Escolas TEIP: o início de um percurso 10.º Encontro do CIED – Cidadanias: Caminhos, Processos e Desafios no Séc. XX
Escola Superior de Educação de Lisboa - CIED (Lisboa, Portugal)
2021/03/06 O impacto da pandemia numa Escola Superior de Educação: as perceções dos estudantes Dar Asas ao Saber, Investigação, construção de conhecimento e práticas profissionais,
Escola Superior de Educação de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2018/11/24 Educação Sexual no 1.º e 2.º CEB: Constrangimentos e práticas de professores/as IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/11/24 O meio local como laboratório didático em Estudo do Meio IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/06/23 The Glocal-agir project: a way to connect natural and urban areas 6th International Congress of Educational Sciences and Development
(Setúbal, Portugal)
2018/02/03 A natureza da ciência na formação inicial de professores/as e educadores/as XXV Colóquio, subordinado ao tema A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos de AFIRSE em Portugal
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
2018/02/03 Exploração e identificação de processos de raciocínio de professores em formação inicial no ensino e aprendizagem de astronomia XXV Colóquio, subordinado ao tema A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos de AFIRSE em Portugal
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
2018/02/03 O Projeto Glocal - agir: conhecer o território para o valorizar XXV Colóquio, subordinado ao tema A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos de AFIRSE em Portugal
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
2017/11/18 Preservice elementary teachers' understanding about scientific models and modelling 10th annual International Conference of Education
Research and Innovation (ICERI) (Sevilha, Espanha)
2017/11/11 Using ICT during preservice teachers’ autonomous study 19th International Symposium on Computers in Education (SIIE) and the 8th CIED Meeting/ 3rd CIED International Meeting
(Lisboa, Portugal)
2017/11/11 O projeto Eco-sensors4Health na formação docente: Os sensores na sensibilização para a saúde ambiental 19th International Symposium on Computers in Education (SIIE) and the 8th CIED Meeting/ 3rd CIED International Meeting
(Lisboa, Portugal)
2017/10/16 Aprendizagem de astronomia na formação inicial de educadores e professores do 1º e 2º CEB I Seminário Internacional de Educação em Ciências
(Viana do Castelo, Portugal)
2017/09/06 A formação em Educação Sexual de Educadores/as de Infância e Docentes do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal X Congreso Internacional sobre Investigación en Didática de las Ciencias
(Sevilla, Espanha)
2017/05/27 Que História da Ciência nos contam os manuais escolares antes e depois das Metas? Um estudo comparativo em manuais de ciências naturais do 5º ano 2º Encontro de História da Ciência no Ensino
(Coimbra, Portugal)
2017/02/04 História e Filosofia da Ciência na formação inicial de professores: um estudo preliminar XXIV Colóquio AFIRSE
(Lisboa, Portugal)
2016/10/08 Educação Sexual na formação inicial de docentes XIII SPCE: fronteiras, diálogos e transições na educação
(Viseu, Portugal)
2015/11/07 Investigando a biodiversidade do recreio - uma experiência com alunos/as do 1º ciclo Encontro Matemática nos Primeiros Anos
(Leiria, Portugal)
2015/09/09 NOS knowledge in action (NOSKA) - development of a research and formative tool based on critical incidents 11th Conference of the European Science Education Research Association (ESERA2015)
(Helsinquia, Finlândia)
2015/07/07 Experiências investigativas em contextos reais de ciência 4º. Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
(Lisboa, Portugal)
2015/01/31 Os aspetos do conhecimento - um indicador das aprendizagens desenvolvidas XXII Colóquio da AFIRSE – Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação
2015/01/31 O ensino por investigação na prática de futuras professoras do 1º CEB após o envolvimento em atividades investigativas em contextos reais de ciência XXII Colóquio da AFIRSE – Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação
(Lisboa, Portugal)
2014/07/08 Aproximando professores e cientistas – um caso de boas práticas: A ciência chegou aos pátios 3.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
(Lisboa, Portugal)
2014/03/05 Mudanças nas conceções de ciência durante a formação inicial de professores e educadores. XV Encontro Nacional de Educação em Ciências
(Faro, Portugal)
2014/03/05 A (in)visibilidade da Ciência no 1º ciclo – a perspetiva dos alunos XV Encontro Nacional de Educação em Ciências
(Faro, Portugal)
2014/03/05 A (in)visibilidade da natureza da ciência na prática pedagógica de futuros professores do 1º ciclo do ensino básico após o envolvimento em atividades investigativas em contextos reais de ciência XV Encontro Nacional de Educação em Ciências
(Faro, Portugal)
2013/11/16 Promovendo a qualidade na ESELx para e com os alunos VI Encontro do CIED - I Encontro Internacional em Estudos Educacionais
(Lisboa, Portugal)
2013/09/13 Scientific research experiences in real contexts. A possible approach in pre-service elementary teachers training? ESERA - European Science Education Research Association
(Nicosia, Chipre)
2013/02/02 Experiências investigativas em contextos reais de ciência – uma possível abordagem na formação de professores do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico? XX Colóquio da AFIRSE - Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas
(Lisboa, Portugal)
2013 Experiências investigativas em contextos reais de ciência – uma possível abordagem na formação de professores do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico? IV Fórum de jovens Investigadores do Instituto de Educação
(Lisboa, Portugal)
2012/12/02 What kind of interactions is accomplished during the construction of a wiki? II Congresso Internacional TIC e Educação
(Lisboa, Portugal)
2012 Aproximando futuros professores e cientistas na promoção da literacia científica III Fórum de jovens Investigadores do Instituto de Educação
(Lisboa, Portugal)
2012 Pre-service teachers ideas of collaborative work when using a wiki to construct a lab notebook EDULEARN12 - 4th International Conference on Education and New Learning Technologies
(Barcelona, Espanha)
2011 Estratégias de tutorias usadas em Elementos de Anatomia e Fisiologia Humana V Encontro do CIED – Escola e Comunidade
(Lisboa, Portugal)
2011 O que é a Ciência? Ideias expressas por alunos da formação inicial e por professores em exercício V Encontro do CIED – Escola e Comunidade
(Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - 2021 A imagem da ciência e dos cientistas: um estudo com alunos do 1.º E 2.º CEB
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021 - 2021 A COVID-19 como cenário para o desenvolvimento de atividades STEM
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021 - 2021 As conceções de alunos do 2.º ciclo do ensino básico sobre o ensino e a aprendizagem da gramática do português
Coorientador
Didáctica da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2020 - 2020 De que forma a escola está preparada para atuar em situações de Primeiros Socorros: um estudo de caso
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2020 - 2020 A utilização das Redes Sociais no Processo de Ensino e Aprendizagem
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 Primeiros socorros em contexto escolar: um estudo de caso numa instituição de 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 Desenvolver a temática da sustentabilidade com alunos do 1.º CEB
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 Das conceções às potencialidades da horta escolar: um estudo de caso em 1.ºCEB
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2018 A utilização das TIC como fator motivacional para o ensino das Ciências
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2018 O meio local como laboratório didático em Estudo do Meio: Experiências de participação dos alunos na construção de conhecimento.
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2018 Jovens promotores de saúde. Uma Abordagem para a Prevenção de Consumos de Substâncias Psicoativas com jovens do 3º ciclo. Projeto de Intervenção
Orientador
Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2017 A abordagem dos primeiros socorros no 1.º ciclo: conceções dos alunos e professores
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2017 Educação sexual no 1. e 2. ciclo do ensino básico: constrangimentos e práticas de professores(as)
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2017 Conceções alternativas sobre microorganismos em alunos do 2º ciclo do ensino básico
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018/07/12 - 2018/07/12 7.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais - Metodologia de Trabalho de Projeto. Potencialidades e Desafios do JI ao 2.º Ciclo (2018/07/12 - 2018/07/12)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018/04/14 - 2018/04/14 Seminário sobre Sexualidade e Género em contextos de educação (2018/04/14 - 2018/04/14)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017/11/09 - 2017/11/11 XIX International Symposium on Computers in Education (SIIE) - VIII CIED Meeting/ III CIED International Meeting (2017/11/09 - 2017/11/11)
Simpósio
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017/07/04 - 2017/07/04 6.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais – Criatividade em Educação. O Contributo da Matemática e das Ciências (2017/07/04 - 2017/07/04)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2014 3.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais (2014 - 2014)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2013 2.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais (2013 - 2013)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2012 - 2012 1.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais (2012 - 2012)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019/07/12 Comunicação Escrita em Matemática: um estudo no 6.º ano
Presidente do júri
Filipa Alexandra Baptista Faria Presidente (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07/12 Construção e exploração da "Área das Ciências" numa sala de Pré-Escolar - Contributos para o desenvolvimento da atitude científica das crianças
Presidente do júri
Carolina Taquelim da Cruz Furtado Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07/10 Regulação dos comportamentos sociais através do jogo
Presidente do júri
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07/04 Da área das ciências em educação pré-escolar às estratégias de exploração: Relatos de uma prática educativa
Presidente do júri
Ana Catarina Patriarca Neves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/04/30 Abrir as portas da sala para conhecer e aprender: A construção de uma relação com a comunidade local em jardim de infância
Presidente do júri
Ana Filipa Ribeiro Pires (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/04/29 Interações entre pares em Jardim de Infância: Um estudo num grupo de 3 anos
Presidente do júri
Ana Cristina Fernandes Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018/12/13 Educação Sexual no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: As alterações do corpo na adolescência.
Arguente principal
Cláudia Cristina França dos Reis (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018/12/09 Posicionamento de alunos do 6.º ano de escolaridade perante dilemas ecológicos envolvendo animais
Arguente principal
Joana Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017/07/11 "Isso é coisa de miúdas!" - Representações sociais de crianças dos 4 aos 6 anos acerca dos géneros masculino e feminino
Arguente principal
Raquel Cristovão Peixinho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017/03/21 O papel da robótica no desenvolvimento de aprendizagens básicas
Presidente do júri
Ana Júlia de Gouveia Jorge Cavaco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017/03/17 Envolvendo-me na natureza posso brincar, aprender e crescer? - Um estudo sobre a importância do espaço exterior no Jardim de Infância
Arguente principal
Sara de Sá Espadilha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017/03/17 Naturalmente ciências: As ciências naturais em contexto pré-escolar
Presidente do júri
Diana Sofia Lopes Brito (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2016/12/16 Utilização de materiais manipuláveis na medida de comprimento e área numa turma do 2.º ano de escolaridade
Presidente do júri
Marta Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2016/07/08 Conceções de Avaliação Formativa de professores do 2.ºCEB: um estudo comparativo
Presidente do júri
Ana Rita Teixeira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2022/07/15 - Atual 10.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais Via zoom
2022/03/11 - 2022/03/12 Encontro Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências Santarém
2021/11/11 - 2021/11/12 10.º Encontro do CIED – Cidadanias: caminhos, processos e desafios no sec. XXI Via zoom
2019/09/29 - 2019/12/05 9.º Encontro do CIED - Diversidades, Educação e Inclusão Escola Superior de Educação de Lisboa - Lisboa
2019 - 2019/07/09 8.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais - Metodologias Ativas: Desafios e Interpelações Lisboa - Escola Superior de Educação de Lisboa
2019 - 2019/03/16 Encontro Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências Santarém
2018 - 2018/07/12 7.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais – Metodologia de Trabalho de Projeto. Potencialidades e Desafios do JI ao 2.º Ciclo Lisboa - Escola Superior de Educação de Lisboa
2017 - 2017/07/04 6.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais – Criatividade em Educação. O Contributo da Matemática e das Ciências Lisboa - Escola Superior de Educação de Lisboa

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021 - Atual Da investigação às práticas
2022 - 2022 Interacções
2020 - 2020 Teaching and Teacher Education Elsevier
2018 - 2018 Revista da UI_IPSantarém (2182-9608)
2017 - 2017 Revista Investigar em Educação

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021/12/30 - Atual Perita externa no âmbito do TEIP do Agrupamento de Escolas Humberto Delgado
2021/02/03 - Atual Perita Externa no âmbito do TEIP do Agrupamento de Escolas Visconde de Juromenha Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2019/01/02 - 2021/07/30 Monitorização e avaliação da Intervenção Municipal Integrada de Promoção do Sucesso Escolar – Município de Loures Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 - 2014 Consultora no âmbito do Projeto: Afinal o que é que eles fazem? Ciência Viva, Portugal