???global.info.a_carregar???
Maria de Lurdes Serrazina é doutora em Educação Matemática pela Universidade de Londres (UK) (1998), possui mestrado em Educação Matemática pela Universidade de Boston (USA) (1984) e licenciatura em Matemática pela Universidade de Lisboa (1972). É membro integrado da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, onde colabora no doutoramento em Didática da Matemática, orientando várias teses. Foi professora coordenadora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), Presidente do seu Conselho Científico (2002-2004) e Presidente do seu Conselho Directivo (2004-2009). Foi Vice-Presidente do Instituto Politécnico (2008-2012). Foi professora associada convidada do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e tem colaborado com várias universidades brasileiras. Coordenou diferentes projetos de investigação na área da Didática da Matemática e da Formação de Professores e orientou numerosas dissertações de mestrado e teses de doutoramento. A sua investigação atual é na área do ensino e aprendizagem da matemática nos primeiros anos, nomeadamente na área dos números e operações e do raciocínio matemática e do conhecimento profissional dos professores. Coordenou o Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º e 2.º ciclo (2005-2011), co-coordenou a equipa que elaborou o Programa de matemática do Ensino Básico (2007). Atualmente está aposentada, continuando a colaborar com a Escola Superior de Educação do IP de Lisboa em projetos de investigação e com o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa na orientação de teses de doutoramento e envolvimento em projetos de investigação.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria de Lurdes Marquês Serrazina

Nomes de citação

  • Serrazina, Lurdes

Identificadores de autor

Ciência ID
D91D-9562-DA46
ORCID iD
0000-0003-3781-8108

Websites

  • http://www.ie.ulisboa.pt/docente/maria-de-lurdes-marques-serrazina (Académico)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
1993 - 1998
Concluído
Mathematics Education (Doutoramento)
University of London, Reino Unido
"Teachers' professional development in a period of raical change in primary mathematics education in Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
sem classificação
1983 - 1984
Concluído
Mathematics Education (Mestrado)
Boston University, Estados Unidos
"Conservation of Number, Seriation and Classification Abilities of Urban Portuguese Children at First and Second Year of Primary School" (TESE/DISSERTAÇÃO)
sem classificação
1966 - 1972
Concluído
Matemática (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/09/01 - 2012/07/31 Professor Associado Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2000/10/01 - 2012/07/30 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
1988/09 - 1999/12 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
1987/09 - 1988/01 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/03 - 2012/01 Vice-Presidente Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2005/06 - 2011/09 Coordenadora do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º e 2.ºCiclos doEnsino Básico Ministério da Educação, Portugal
Ministério de Educação, Portugal
2004/01/01 - 2009/12/31 Presidente do Conselho Directivo ESE Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/09 - Atual investigadora na UIDEF - Unidade de Investigação e desenvolvimento em educação e formação) Universidade de Lisboa, Portugal
2000/09 - 2010/08 investigadora (Colaboradora no Centro de Investigação em Educação e Formação) Universidade de Lisboa, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
1975/10 - 1987/09 Professora do 1.º grupo do ensino secundário (Professora) Ministério da Educação, Portugal
1974/10 - 1975/09 Professora estagiária (Professora estagiária) Ministério da Educação, Portugal
1971/10 - 1974/01 professora proviória 4.º grupo (Professora) Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019 - Atual Raciocínio Matemático e Formação de Professores (Reason)
PTDC/CED-EDG/28022/2017
Investigador
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2018 - 2022/04 RED Recursos Digitais Matemática
POCH-04-5267-FSE-000124
Responsável pela Equipa Pedagógica
Direção-Geral de educação, Portugal
2016 - 2018/07/31 Flexibilidade de cálculo e raciocínio quantitativo,
IPL/2016/FLEC_RAQ_ESELx
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2009 - 2011/01 Qualificação de professores em países lusófonos
9-ACP-RPR-118#28
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal

Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde

Universidade Pedagogica, Moçambique

Instituto Superior Politécnico de S. Tomé e Príncipe, São Tomé e Príncipe

Universidade Nacional de Timor Lorosae, Timor - Leste
2005 - 2007/12 Desenvolvendo o sentido do número: perspetivas e exigências curriculares
POCI/CED/59680/2004
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2001 - 2004/01 Professores do ensino básic e competências em Matemática
POCTI/CED/355442000
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2002 - 2003/01 Sentido de número e competências de cálculo
IIE-10-02
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto de Inovação Educacional
Concluído
2000 - 2001/12 Desenvolvimento profissional de professores em início de carreira e ensino da Matemática
IE2000
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto de Inovação Educacional
Concluído
1994 - 1996/01 Aprendizagens em Matemática: um estudo sobre construção de conceitos
PCSH/C/CED/57/93
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
1992 - 1994/01 Utilização de materiais na resolução de problemas
PCED/C/DCI/8/91
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Serrazina, Lurdes. "Teachers’ actions in classroom and the development of quantitative reasoning". Trabalho apresentado em Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, Utrecht, 2019.
  2. Serrazina, Lurdes. "Dealing with quantitative difference: A study with second graders". Trabalho apresentado em Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, Utrecht, 2019.
    Publicado
  3. Serrazina, Lurdes. "A learning path for rational numbers through different representations". Trabalho apresentado em Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, Utrecht, 2019.
    Publicado
  4. Serrazina, Lurdes; Margarida Rodrigues. "Desenvolvendo a flexibilidade em rotinas de cálculo". Trabalho apresentado em Seminário de Investigação em Educação Matemática, Porto, 2016.
    Publicado
  5. Maria Paula Rodrigues; Serrazina, Lurdes. "RECONHECER ÂNGULOS AGUDOS EM TRIÂNGULOS: UM PROCESSO EXPERIMENTAL COM RECURSO AO “MEDIDOR INFORMAL DE ÂNGULOS”". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática, Évora, 2016.
    Publicado
  6. Serrazina, Lurdes; Margarida Rodrigues. "Diversidade de recursos como suporte da flexibilidade de cálculo numa turma do 1º ano". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática, Évora, 2016.
    Publicado
  7. Serrazina, Lurdes; Margarida Rodrigues. "Additive adaptive thinking in 1st and 2nd grades pupils". Trabalho apresentado em CERME 9, Praga, 2015.
    Publicado
  8. Serrazina, Lurdes; Maria Paula Rodrigues. "Six years old pupils intuitive knowledge about triangles.". Trabalho apresentado em CERME 9, Praga, 2015.
    Publicado
  9. Serrazina, Lurdes; Helena Gil Guerreiro. "A socially built understanding of rational numbers.". Trabalho apresentado em CERME 9, Praga, 2015.
    Publicado
  10. Cília Silva; Serrazina, Lurdes. "Desvendadno o mistério da vírgula: As representações dos números decimais numa tarefa de 4.º ano". Trabalho apresentado em EIEM 2015, Bragnça, 2015.
    Publicado
  11. Helena Gil Guerreiro; Serrazina, Lurdes. "A construção do conceito de número racional através de múltiplas representações". Trabalho apresentado em EIEM 2015, Brgança, 2015.
    Publicado
  12. Margarida Rodrigues; Serrazina, Lurdes. "Raciocínio quantitative aditivo de alunos de 2.º ano: A importância das representações. Representações matemáticas". Trabalho apresentado em EIEM2015, Bragnça, 2015.
    Publicado
  13. Serrazina, Lurdes. "Conhecimento de Geometria de estudantes da Licenciatura em Educação Básica". Trabalho apresentado em XXV SIEM, Braga, 2014.
    Publicado
  14. Serrazina, Lurdes; Maria Paula Rodrigues. "Identificação de figuras no plano por alunos do 1º ano de escolaridade". Trabalho apresentado em XXV SIEM, Braga, 2014.
    Publicado
  15. Serrazina, Lurdes. "Cálculo flexível e o raciocínio quantitativo aditivo em alunos dos 1.º e 2.º anos". Trabalho apresentado em XXV SIEM, Braga, 2014.
    Publicado
  16. Serrazina, Lurdes; Margarida Rodrigues. "A TAREFA COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO DA FLEXIBILIDADE DE CÁLCULO". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática 2014, Sesimbra, 2014.
    Publicado
  17. Serrazina, Lurdes; Helena Gil Guerreiro. "CONTRIBUTOS DE UM PROJETO DE TURMA PARA O DESIGN DE TAREFAS". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática 2014, Sesimbra, 2014.
    Publicado
  18. Serrazina, Lurdes. "A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UM NOVO OLHAR". Trabalho apresentado em XV Encontro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática da Baía, Teixeira de Freitas, 2013.
    Publicado
  19. Serrazina, Lurdes. "Propriedades e relações entre quadriláteros". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática 2013, Penhas da Saúde, 2013.
    Publicado
  20. Serrazina, Lurdes; Cristina Morais. "MENTAL COMPUTATION STRATEGIES IN SUBTRACTION PROBLEM SOLVING". Trabalho apresentado em CERME8 - 8th congress of European Research in Mathematics Education, Antalya, 2013.
    Publicado
  21. Serrazina, Lurdes; Guerreiro, António. "Mathematical communication: Teachers' recognition of the singularity of student' knowledge". Trabalho apresentado em CERME8, Antalya, 2013.
    Publicado
  22. Serrazina, Lurdes. "O sentido do número no 1.º ciclo: uma leitura da investigação". Trabalho apresentado em XXIII SIEM, Coimbra, 2012.
    Publicado
  23. Serrazina, Lurdes. "Contributo das práticas de formação para as práticas letivas: um estudo exploratório". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática, Castelo de Vide, 2012.
    Publicado
  24. Serrazina, Lurdes; Canavarro, A. P.; Guerreiro, António; Rocha, Isabel; José Portela. "O PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA EM MATEMÁTICA: CONTRIBUTOS DA INVESTIGAÇÃO". Trabalho apresentado em XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática, Lisboa, 2011.
    Publicado
  25. Ferreira, Elvira; Serrazina, Lurdes. "STRATEGIES AND PROCEDURES: WHAT RELATIONSHIP WITH THE DEVELOPMENT OF NUMBER SENSE OF STUDENTS?". Trabalho apresentado em CERME/ _ Seventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, Rzeszów, 2011.
    Publicado
  26. Guerreiro, António; Serrazina, Lurdes. "CONCEPTIONS AND PRACTICES OF MATHEMATICAL COMMUNICATION". Trabalho apresentado em CERME7 - Seventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, Rzeszów, 2011.
    Publicado
  27. Serrazina, Lurdes; Ferreira, Elvira. "A importância da discussão colectiva no desenvolvimento do sentido de númer". Trabalho apresentado em XXI SIEM, Aveiro, 2010.
    Publicado
  28. Serrazina, Lurdes. "Teachers' initial glimpse of mathematics present in pupils' work and reflection with teacher educators about classroom practices: potential and challenges". Trabalho apresentado em PME 34, Belo Horizonte, 2010.
    Publicado
  29. Serrazina, Lurdes; Guerreiro, António. "Communication as social interaction. Primary School Teacher Practices". Trabalho apresentado em CERME6, Lyon, 2009.
    Publicado
  30. Serrazina, Lurdes; Ferreira, Elvira. "O desenvolvimento do sentido de número no contexto de resoluçãao de problemas de adição e subtracção no 2.º ano de escolaridade". Trabalho apresentado em XIX SIEM, Vila Real, 2009.
    Publicado
  31. Serrazina, Lurdes; Brocardo, Joana. "Um projecto centrado no sentido do número". Trabalho apresentado em XII SEIEM, XIX SIEM, XVIII EIEM, Badajoz, 2008.
    Publicado
  32. Brocardo, Joana; Serrazina, Lurdes; Rocha, Isabel. "Constructing multiplication: Different strategies used by pupils". Trabalho apresentado em V Congress for Research in Matehmatics Education, Lernarca, 2007.
    Publicado
  33. Serrazina, Lurdes. "O desenvolvimento do sentido do número e as competências de cálculo no ensino fundamental : A multiplicação". Trabalho apresentado em 4ª EEMAT, Rio de Janeiro, Macaé, 2006.
    Publicado
  34. Serrazina, Lurdes; Brocardo, Joana; Rocha, Isabel. "Constructing multiplication: Can pupils develop ,models for thinking". Trabalho apresentado em PME30, Praga, 2006.
    Publicado
  35. Carrillo, J; Even, R.; Rowland, T.; Serrazina, Lurdes. "From a study of teaching practices to issues in teacher education - Thematic Group 12". Trabalho apresentado em CERME4, Sant Feliu de Guíxols, 2005.
    Publicado
  36. Serrazina, Lurdes. "A formação para o ensino da Matemáticva : que perspectivas?". Trabalho apresentado em Encontro Internacional de homenagem a Paulo Abrantes, Lisboa, 2005.
    Publicado
  37. Serrazina, Lurdes; Monteiro, C.. "Professores e novas competências em Matemática no 1º ciclo". Trabalho apresentado em XIV SIEM, Santarém, 2004.
    Publicado
  38. Serrazina, Lurdes; Peter-Koop, A.; Jaworski, B.; Krainer, K.. "Thematic Group 11: Inter-relating theory and practice in Mathematics Teacher Education". Trabalho apresentado em Third Conference of the European Society for Research in Mathematics Education, Bellaria, 2003.
    Publicado
  39. Ponte, J. P.; Serrazina, Lurdes; Sousa, O.; Fonseca, H.. "Professionals investigate their own practice". Trabalho apresentado em Third Conference of the European Society for Research in Mathematics Education, Bellaria, 2003.
    Publicado
  40. Serrazina, Lurdes. "Construção do conceito de divisão em alunos do 1.º ciclo do ensino básico". Trabalho apresentado em XIII SIEM, Viseu, 2002.
    Publicado
  41. Serrazina, Lurdes; Isabel Vale; Helena Fonseca; Teresa Pimentel. "Investigações matemáticas e profissionais na formação de professores". Trabalho apresentado em XI Encontro de Investigação em Educação Matemática, Coimbra, 2002.
    Publicado
  42. Serrazina, Lurdes. "Comentário sobre a conferência "Tendência de investigação para a inovação em Itália: análise de um caso paradigmático". Trabalho apresentado em Escola de Verão Portuguesa, Espanhola e Italiana, Santarém, 2000.
    Publicado
  43. Serrazina, Lurdes. "Desenvolvimento Profissional de Professores: Contributos para a reflexão". Trabalho apresentado em IX Seminário de Investigação em Educação Matemática, Guimarães, 1998.
    Publicado
  44. Serrazina, Lurdes. "O professor e a Matemática". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática, Mirandela, 1998.
    Publicado
  45. Serrazina, Lurdes; Oliveira, Isolina; Inácia Santana. "Será que todos pensamos o mesmo sobre a subtração?". Trabalho apresentado em ProfMat 96, Almada, 1996.
    Publicado
  46. Serrazina, Lurdes. "Os professores do 1.º ciclo e a Matemática: um estudo de caso". Trabalho apresentado em VI Seminário de Investigação em Educação Matemática, Portalegre, 1995.
    Publicado
  47. Serrazina, Lurdes; Loureiro; C.. "Teoria/Prática na Formação Inicial de Professores de Matemática na ESE de Lisboa". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática, Luso, 1995.
    Publicado
  48. Serrazina, Lurdes. "Ensinar/Aprender Matemática". Trabalho apresentado em ProfMat 95, Évora, 1995.
    Publicado
  49. Serrazina, Lurdes; Loureiro; C.. "Os professores do 1.º ciclo e a utilização de materiais no ensino da Matemática". Trabalho apresentado em V Seminário de Investigação em Educação Matemática, Leiria, 1995.
    Publicado
  50. Serrazina, Lurdes. "Aprendizagem da subtracção: uma revisão de literatura". Trabalho apresentado em V Seminário de Investigação em Educação Matemática, Leiria, 1994.
    Publicado
  51. Serrazina, Lurdes; Loureiro; C.. "Utilização de materiais na resolução de problemas". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática, Monfortinho, 1993.
    Publicado
  52. Serrazina, Lurdes; Oliveira, Isolina. "O Professor como Investigador: Leitura Crítica da Investigação em Educação Matemática". Trabalho apresentado em SIEM 2001, Vila Real, 1991.
    Publicado
  53. Serrazina, Lurdes. "Teacher education and attitudes towards mathematics". Trabalho apresentado em CIEAEM 42, Cracóvia, 1990.
    Publicado
  54. Serrazina, Lurdes. "Teaching Strategies and Student's Attitudes towards Mathematics". Trabalho apresentado em CIEAEM 41, Bruxelas, 1989.
    Publicado
  55. Serrazina, Lurdes. "Bases de dados na educação". Trabalho apresentado em Simposio Internacional de educación e informática, Madrid, 1987.
    Publicado
  56. Serrazina, Lurdes. "Níveis, condicionantes e modalidades na formação de professores para a utilização de meios informáticos". Trabalho apresentado em Encontro O computador e o Ensino, Barreiiro, 1987.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Lurdes Serrazina. "Aprender Matemática com compreensão: raciocínio matemático e ensino exploratório". Em Teia | Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana (2021): https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250302.
    10.51359/2177-9309.2021.250302
  2. Luís Felipe Gonçalves Carneiro; Eliane Maria de Oliveira Araman; Maria de Lurdes Serrazina. "Processos do Raciocínio Matemático Mobilizados por Estudantes de 6º Ano do Ensino Fundamental ao Resolverem uma Tarefa de Geometria". Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática (2020): https://doi.org/10.17921/2176-5634.2020v13n1p35-45.
    10.17921/2176-5634.2020v13n1p35-45
  3. Lurdes Serrazina; Margarida Rodrigues; Eliane Araman. "Envolver os alunos em processos de raciocínio matemático: As ações do professor". Revista Psicologia em Pesquisa (2020): https://doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.27570.
    10.34019/1982-1247.2020.v14.27570
  4. Eliane Maria de Oliveira Araman; Maria de Lurdes Serrazina; João Pedro da Ponte. "Raciocínio Matemático nos Primeiros Anos: ações de duas professoras ao discutir tarefas com seus alunos". Bolema: Boletim de Educação Matemática 34 67 (2020): 441-461. https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a05.
    10.1590/1980-4415v34n67a05
  5. Santana, Eurivalda; Ponte, João Pedro da; Serrazina, Maria de Lurdes. "Conhecimento Didático do Professor de Matemática à Luz de um Processo Formativo". Bolema: Boletim de Educação Matemática 34 66 (2020): 89-109. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v34n66a05.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/1980-4415v34n66a05
  6. Serrazina, Lurdes. "Flexibilidade de cálculo aditivo suportada por relações numéricas". Quadrante. Revista de Investigação em Educação Matemática 28 2 (2019): 72-99. https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/480.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Nunes, C. B.; Serrazina, Lurdes. "RESOLUCIÓN DE PROBLEMAS Y LA ENSEÑANZA-APRENDIZAJE EXPLORATÓRIA: enlaces y singularidades en una experiencia de enseñanza". Revista del Centro de Investigaciones Educacionales Paradigma 40 2 (2019): 1-30. http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/issue/view/69.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Maria Gracilene de Carvalho Pinheiro; Maria de Lurdes Serrazina; Angélica da Fontoura Garcia Silva. "Desenvolvimento Profissional de uma Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Tema Probabilidade". Bolema: Boletim de Educação Matemática 33 65 (2019): 1175-1194. https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n65a10.
    10.1590/1980-4415v33n65a10
  9. Eliane Maria de Oliveira Araman; Maria De Lurdes Serrazina; João Pedro da Ponte. "“Eu perguntei se o cinco não tem metade”: ações de uma professora dos primeiros anos que apoiam o raciocínio matemático
    "I asked if five has not a half": teacher´s actions of the first years which support mathematical reasoning". Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática (2019): https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i2p466-490.
    10.23925/1983-3156.2019v21i2p466-490
  10. Serrazina, Lurdes ; Velez, Isabel; Ponte, João Pedro da. "Analisando a prática de dois professores com representações matemáticas no 3.º ano.". Zetekite 27 e019022 (2019): https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650678.
    Acesso aberto • Publicado • https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650678
  11. Eurivalda Santana; Lurdes Serrazina; Célia Nunes. "Contribuições de um processo formativo para o desenvolvimento profissional dos professores envolvidos". Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa 22 1 (2019): 11-38. https://doi.org/10.12802/relime.19.2211.
    10.12802/relime.19.2211
  12. Morais, Cristina; Serrazina, Maria de Lurdes. "Compreender a estrutura da representação em numeral decimal de número racional". Boletim GEPEM 73 (2018): 50-67. http://dx.doi.org/10.4322/gepem.2018.016.
    Acesso aberto • Publicado • 10.4322/gepem.2018.016
  13. Cristina Morais; Lurdes Serrazina; João Pedro Ponte. "Mathematical Reasoning fostered by (fostering) Transformations of Rational Number Representations". Acta Scientiae (2018): https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss4id3892.
    10.17648/acta.scientiae.v20iss4id3892
  14. Cristina Morais; Maria de Lurdes Serrazina. "Extensões de Conhecimentos na Construção da Compreensão de Numeral Decimal". Bolema: Boletim de Educação Matemática 32 61 (2018): 631-652. https://doi.org/10.1590/1980-4415v32n61a16.
    10.1590/1980-4415v32n61a16
  15. Serrazina, Lurdes. "Normas sociais e sociomatemáticas numa aprendizagem comparticipada da noção de 10%". Quadrante Revista de Investigação em Educação Matemática 27 1 (2018): 69-4. https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/25.
    Acesso aberto • Publicado
  16. Serrazina, Lurdes. "Números racionais no 1.º ciclo: compreensão de grandeza e densidade apoiada pelo uso de modelos Rational numbers in the elementary school: understanding the magnitude and density supported by models". Quadrante. Revista de Investigação em Educação Matemática 27 1 (2018): 25-45.
    Publicado
  17. Guerreiro, Helena Gil; Serrazina, Lurdes; Da Ponte, João Pedro. "A percentagem na aprendizagem com compreensão dos números racionais". Zetetike 26 2 (2018): 354-374. http://dx.doi.org/10.20396/zet.v26i2.8651281.
    Acesso aberto • Publicado • 10.20396/zet.v26i2.8651281
  18. Guerreiro, Helena Gil; Serrazina, Lurdes; Da Ponte, João Pedro. "Uma trajetória na aprendizagem dos números racionais através da percentagem
    A trajectory in the learning of rational numbers enhanced by percentage". Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática 20 1 (2018): http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i1p359-384.
    10.23925/1983-3156.2018v20i1p359-384
  19. Serrazina, Lurdes. "'Day Number': A Promoter Routine of Flexibility and Conceptual Understanding". Journal of Mathematics Education 10 2 (2017): http://dx.doi.org/10.26711/007577152790013.
    Acesso aberto • Publicado • 10.26711/007577152790013
  20. Helena Gil Guerreiro; Serrazina, Lurdes. "A Aprendizagem dos Números Racionais com Compreensão Envolvendo um Processo de Modelação Emergente". BOLEMA 31 57 (2017): www.scielo.br/bolema.
    Aceite para publicação
  21. Serrazina, Lurdes. "Learning Rational Numbers through an Emergent Modeling Process enhanced by Percentage". Journal of Mathematics Education 10 1 (2017): http://dx.doi.org/10.26711/007577152790005.
    Acesso aberto • Publicado • 10.26711/007577152790005
  22. Serrazina, Lurdes. "Decimal Numbers: A Potential Bridge between Rational Numbers Representations". Journal of Mathematics Education 10 1 (2017): http://dx.doi.org/10.26711/007577152790004.
    Acesso aberto • Publicado • 10.26711/007577152790004
  23. Serrazina, Lurdes; Maria da Graça Bruno Pereira. "Propriedades e relações entre quadriláteros: contributos do geoplano e do GeoGebra - Um estudo no 4.º ano de escolaridade". Quadrante 24 1 (2015): 29-57.
    Publicado
  24. Serrazina, Lurdes; A ngélica da Fontoura Garcia Silva; Tânia Maria Mendonça Campos. "Formação Continuada de Professores que Lecionam Matemática: desenvolvendo a prática reflexiva docente". BOLEMA - Boletim de Educação Matemática 28 50 (2014): 1505-1524.
    Publicado • 10.1590/1980
  25. Serrazina, Lurdes. "O Professor que Ensina Matemática e a sua Formação: uma experiência em Portugal.". Educação e Realidade 39 4 (2014): 1051-1069.
    Publicado
  26. Serrazina, Lurdes; Leila Pessoa da Costa; Regina Pavanello. "FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE OBSERVAÇÃO". Revista Paranaense de Educação Matemática 3 4 (2014): 48-69. http://www.fecilcam.br/revista/index.php/rpem/article/view/899.
    Publicado
  27. Serrazina, Lurdes; Cristina Morais. "O cálculo mental na resolução de problemas". Quadrante 22 1 (2013): 53-76. http://www.apm.pt/portal/quadrante.php?id=205885&rid=205878&search=words=,author=morais,seccao=,ano=,_SEARCH_DONE=1&page=1.
    Publicado
  28. Serrazina, Lurdes. "O Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º ciclo e a melhoria do ensino da Matemática". Da Investigação às Práticas 3 2 (2013): 75-97. https://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/3099.
    Publicado
  29. Serrazina, Lurdes. "Conhecimento matemático para ensinar: papel da planificação e da reflexão na formação de professores". Revista Electrónica de Educação 6 1 (2012): 266-283. http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/355.
    Publicado
  30. Serrazina, Lurdes; Deolinda Ribeiro. "As interações na atividade de resolução de problemas e a capacidade de comunicar no ensino básico". BOLEMA - Boletim de Educação Matemática 26 44 (2012): 1347-1374.
    Publicado
  31. Serrazina, Lurdes. "O sentido do número no 1.º ciclo: Uma leitura de investigação". Boletim Gepem 61 (2012): 15-28. http://www.ufrrj.br/SEER/index.php?journal=gepem&page=issue&op=current&path%5B%5D=showToc.
    Publicado
  32. De Lurdes Serrazina, M.; Ribeiro, D.. "Interactions in the problem solving activity and the development of the communication ability in the basic education | As Interações na Atividade de Resolução de Problemas e o Desenvolvimento da Capacidade de Comunicar no Ensino Básico". Bolema - Mathematics Education Bulletin 26 44 (2012): 1367-1393. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84883679371&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S0103-636X2012000400012
  33. Serrazina, Lurdes. "A Formação Contínua de Professores em Matemática: o conhecimento e a supervisão em sala de aula e a sua influência na alteração das práticas.". International Journal for Studies in Mathematics Education 2 1 (2010): 1-23. http://periodicos.uniban.br/index.php/JIEEM.
    Publicado
  34. Serrazina, Lurdes. "O programa de formação contínua em matemática para professores do 1º e 2º ciclo do ensino básico: balanço possível,". Revista Interacções 5 12 (2009): 4-22. http://hdl.handle.net/10400.15/333.
    Publicado
  35. Jesus, Ana; Serrazina, Lurdes. "Actividades de natureza investigativa nos primeiros anos de escolaridade,". Quadrante 14 1 (2005): 3-35.
    Publicado
  36. Ponte, J. P.; Serrazina, Lurdes. "Práticas profissionais dos professores de Matemática.". Quadrante 13 2 (2004): 51-74.
    Publicado
  37. Ponte, J. P.; Serrazina, Lurdes. "Professores e formadores investigam a sua própria pr". Zetekité 11 20 (2003): 51-84.
    Publicado
  38. Serrazina, Lurdes; Oliveira, Isolina. "Novos professores: Primeiros anos de profissão". Quadrante 6 1 (2002): 55-73.
    Publicado
  39. Serrazina, Lurdes. "Reflexão, conhecimento e práticas lectivas em Matemática num contexto de reforma curricular no 1º ciclo". Quadrante 8 (1999): 139-167.
    Publicado
  40. Serrazina, Lurdes. "Concepções dos professores do 1.º ciclo relativamente à Matemática e práticas de sala de aula.". Quadrante 2 1 (1993): 127-138. www.apm.pt.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Serrazina, Lurdes. "Comunicação matemática e aprendizagens essenciais", Educação e Matemática, 2018, https://em.apm.pt/index.php/em/issue/view/149.
  2. Serrazina, Lurdes. "Contributos da investigação para a aprendizagem da matemática: uma visão global", Educação e Matemática, 2017, https://em.apm.pt/index.php/em/issue/view/145.
  3. Serrazina, Lurdes. "Exames no final do 1º e 2º ciclos do ensino básico, para quê?", Educação e Matemática, 2015, https://em.apm.pt/index.php/em/issue/view/133.
  4. Serrazina, Lurdes. "As voltas que o currículo dá: Recordando Paulo Abrantes", Educação e Matemática, 2013, https://em.apm.pt/index.php/em/issue/view/125.
  5. Ponte, J. P.; Guimarães, H.; Serrazina, Lurdes. "As metas curriculares de Matemática: Um tremendo retrocesso no ensino da disciplina", Educação e Matemática, 2012
  6. Serrazina, Lurdes. "Competência matemática e competência de cálculo no 1º ciclo", Educação e Matemática, 2011
  7. Serrazina, Lurdes ; Da Ponte, João Pedro; Ponte, J. P.; Serrazina, Lurdes. "O Novo Programa de Matemática: Uma oportunidade de mudança", Educação e Matemática, 2009
  8. Serrazina, Lurdes ; Da Ponte, João Pedro; Ponte, J. P.; Serrazina, Lurdes. "As práticas dos professores de Matemática em Portugal", Educação e Matemática, 2004, https://em.apm.pt/index.php/em/issue/view/82.
  9. Serrazina, Lurdes; Brocardo, Joana; Kraemer, J. M.. "Algoritmos e sentido do número", Educação e Matemática, 2003
  10. Serrazina, Lurdes. "Competência Matemática e competências de cálculo no 1º ciclo", Educação e Matemática, 2002
  11. Serrazina, Lurdes. "Os materiais e o ensino da Matemática", Educação e Matemática, 1990, https://em.apm.pt/index.php/em.
Capítulo de livro
  1. Serrazina, Lurdes. "Number Sense and Flexibility of Calculation: A Common Focus on Number Relations". In Mathematical reasoning of children and adults: teaching and learning from an interdisciplinary approach.. Chaim, Suiça: Springer., 2021.
    Aceite para publicação
  2. Serrazina, Lurdes. "A FLEXIBILIDADE NO USO DE REPRESENTAÇÕES NA COMPREENSÃO DE NÚMEROS RACIONAIS". In Contributos para o desenvolvimento do sentido de número racional, 63-84. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática, 2019.
    Publicado
  3. Serrazina, Lurdes. "A APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS RACIONAIS ATRAVÉS DA PERCENTAGEM". In Contributos para o desenvolvimento do sentido de número racional, 85-104. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática, 2019.
    Publicado
  4. Serrazina, Lurdes. "Formação de Professores e Desenvolvimento do Sentido de Número". In A Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Práticas de Sala de Aula e de Formação de Professores, 137-162. Brasília, Brasil: SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2018.
    Publicado
  5. Serrazina, Lurdes. "Resolução de Problemas e Formação de Professores: Um Olhar sobre a Situação em Portugal.". In Perspectivas para Resolução de Problemas, 55-83. São Paulo, Brasil: Livraria da Física, 2017.
    Publicado
  6. Aguiar, Julimar da Silva; Vasquez, Eliane Leal. "Planificação do ensino e aprendizagem da Matemática". In A prática dos professores: Planificação e discussão coletiva na sala de aula, 9-31. Lisboa, Portugal: GTI APM- Grupo de Trabalo de Investigação da Associação de Professores de Matemática, 2017.
    Publicado
  7. Serrazina, Lurdes. "A percentagem numa construção comparticipada dos números racionais". In A prática dos professores: Planificação e discussão coletiva na sala de aula, 111-138. Lisboa, Portugal: GTI APM- Grupo de Trabalo de Investigação da Associação de Professores de Matemática, 2017.
    Publicado
  8. Serrazina, Lurdes. "A sala de aula e a escola. Desafios aos professores e ao ensino da matemática". In Infância, Crianças, Internet Desafios na Era Digital, 299-314. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2012.
    Publicado
  9. Serrazina, Lurdes; Oliveira, Isolina. "Trajectórias de aprendizagem e ensinar para a compreensão.". In O Professor e o Programa de Matemática do Ensino Básico, 43-59. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática, 2010.
    Publicado
  10. Serrazina, Lurdes. "Projectos de escola: Uma realidade imperativa e possível". In O professor de Matemática e os projectos de escola, 297-306. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática, 2008.
    Publicado
  11. Brocardo, Joana; Serrazina, Lurdes. "O sentido do número no currículo de Matemática". In O sentido do número: reflexões que entrecruzam teoria e prática, 97-115. Lisboa, Portugal: Escolar Editora, 2008.
    Publicado
  12. Serrazina, Lurdes. "A Matemática nos primeiros anos: alguns desafios". In 20 anos de temas na EeM, 27-39. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática, 2008.
    Publicado
  13. Serrazina, Lurdes. "Ensinar e aprender Matemática nos primeiros anos". In Ensinar e aprender Matemática no 1.º ciclo, 7-18. Lisboa, Portugal: texto Editores, 2007.
    Publicado
  14. Brocardo, Joana; Delgado, C.; Mendes, F.; Rocha, Isabel; Serrazina, Lurdes. "Números e Álgebra: Desenvolvimento Curricular". In Números e Álgebra, 65-92. Lisboa, Portugal: Secção de Educação e Matemática da SPCE, 2006.
    Publicado
  15. Serrazina, Lurdes; Rocha, Isabel. "Reflexão sobre uma experiência de trabalho colaborativo e a distância.". In Números e Álgebra, 165-175. Lisboa, Portugal: Secção de Educação e Matemática da SPCE, 2006.
    Publicado
  16. Serrazina, Lurdes; Oliveira, Isolina. "O currículo de Matemática do ensino básico sob o olhar da competência matemática". In O professor e o desenvolvimento curricular, 35-62. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática, 2005.
    Publicado
  17. Serrazina, Lurdes. "Materiais manipuláveis". In O Jogo e a Matemática, 92-116. Lisboa, Portugal: universidade Aberta, 2004.
    Publicado
  18. Serrazina, Lurdes. "A formação para o ensino da Matemática: Perspectivas futuras". In A formação para o ensino da matemática na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico, 9-19. Porto, Portugal: Porto Editora, 2002.
    Publicado
  19. Serrazina, Lurdes; Oliveira, Isolina. "A reflexão e o professor como investigador". In Reflectir e Investigar sobre a Prática Profissional, 29-42. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática, 2002.
    Publicado
  20. Serrazina, Lurdes; Oliveira, Isolina. "O professor como investigador: Leitura crítica de investigações em educação matemática.". In Reflectir e Investigar sobre a Prática Profissional, 283-308. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática, 2002.
    Publicado
  21. Serrazina, Lurdes; Loureiro; C.; Vasconcelos, T.; Fátima Grais; Anabela Gaio. "Uma rede de formação em espiral". In Gestão flexível do currículo: reflexões de formadores e de investigadores, 155-171. Lisboa, Portugal: Editorial Ministério da Educação, 2002.
    Publicado
  22. Serrazina, Lurdes; Loureiro; C.. "Primary teachers and the using of materials in problem solving in Portugal.". In Mathematics Teacher education: Critical International Perspectives, 49-58. London, Reino Unido: Falmer Press, 1999.
    Publicado
  23. Gofree, F.; Oliveira, H.; Serrazina, Lurdes; Szendrei, J.. "Good Practice". In On Research in Teacher Education: from a study of teaching practices to issues in teacher education., 149-169. osnabruck, Reino Unido: cerme, 1999.
    Publicado
  24. Serrazina, Lurdes. "Professores do ensino elementar: que formação em Matemática". In La formacion del professorado de Ciencias e Matemáticas en España y Portugal, 203-210. Badajoz, Espanha: Diputación Provincial de Badajoz, 1995.
    Publicado
Edição de livro
  1. Pintassilgo, Joaquim; Serrazina, Lurdes. A Escola Normal de Lisboa e a Formação de Professores, Arquivo, História e Memória. Lisboa, Portugal: Edições Colibri, Centro de Investigação em Educação FCUL e ESE de Lisboa. 2009.
  2. Brocardo, Joana; Serrazina, Lurdes; Rocha, Isabel. O sentido do Número: reflexões que entrecruzam teoria e prática. Lisboa, Portugal: Escolar Editora. 2008.
    Publicado • Editor
  3. Serrazina, Lurdes. Ensinar e aprender Matemática no 1.º ciclo. Cacém, Portugal: Texto Editores. 2007.
  4. Serrazina, Lurdes; Guimarães, H.. V CIBEM Conferências. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática. 2005.
  5. Serrazina, Lurdes. A formação para o ensino da matemática na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico. Cadernos de Formação de Professores 3.. Porto, Portugal: Porto Editora e INAFOP. 2002.
    Editor
  6. Ponte, J. P.; Serrazina, Lurdes. Educação Matemática em Portugal, Espanha e Itália. Lisboa, Portugal: Secção de Educação Matemática, Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. 1999.
Livro
  1. Serrazina, Lurdes; Fernanda Gomes; joão Rosa; José Portela. Formação Contínua: Relatos e Reflexões. Lisboa, Portugal: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. 2012.
    Publicado
  2. Serrazina, Maria. Formação Contínua: Relatos e Reflexões. Portugal. 2012.
  3. Dias, Mariana; Serrazina, Lurdes; Bettencourt, Beatriz; Sim Sim, I.; Cotrim, J; Leitão, J.; Afonso, N.; Vasconcelos, T.; Patrocínio, T.. Educação e Formação: Prioridades e Estratégias (2007/2013). Lisboa, Portugal: CIED da Escola Superior de Educação de Lisboa. 2008.
    Publicado
  4. Ponte, J. P.; Serrazina, Lurdes; Guimarães, H.; Breda, A.; Guimarães, F.; Oliveira, P.; Graça-Martins, E.; Menezes, L.; Sousa, H.. Programa de Matemática do Ensino Básico. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação. 2007.
    Publicado
  5. Ponte, J. P.; Boavida, A,; Canavarro, A. P.; Guimarães, F.; Oliveira, H.; Guimarães, H.; Brocardo, J.; et al. Programas de Matemática no 3º ciclo do ensino básico: Um estudo confrontando Espanha, França, Irlanda, Suécia e Portugal. Lisboa, Portugal: Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. 2006.
    Publicado
  6. Albuquerque, C.; Veloso, E.; Rocha, Isabel; Santos, L.; Serrazina, Lurdes; Nápoles, S.. A Matemática na Formação Inicial de Professores. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática. 2006.
    Publicado
  7. Ponte, J. P.; Serrazina, Lurdes. Didáctica da Matemática do 1º ciclo. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta. 2000.
    Publicado
  8. Abrantes, p.; Serrazina, Lurdes; Oliveira, Isolina. A Matemática na Educação Básica. Lisboa, Portugal: Ministério de Educação, DEB. 1999.
    Publicado
  9. Serrazina, Lurdes. As novas tecnologias na formação inicial de professores. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação, DAPP. 1998.
    Publicado
  10. Serrazina, Lurdes; Matos, J. M.. Didáctica da Matemática. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta. 1996.
    Publicado
Manual
  1. Breda, A.; Serrazina, Lurdes; Menezes, L.. Geometria e Medida no Ensino Básico. Portugal. 2011.
  2. Serrazina, Lurdes. Desenvolvendo o sentido do número: perspectivas e exigências curriculares. Portugal. 2007.
  3. Serrazina, Lurdes; José Manuel Matos. Didáctica da Matemática. Portugal. 1996.
  4. Serrazina, Lurdes; Loureiro; C.; Maria José Oliveira; Maria José Delgado. Matematicando, 6º ano. Portugal. 1993.
  5. Serrazina, Lurdes. Ensino da Geometria. Portugal. 1993.
  6. Serrazina, Lurdes; Rosário Ribeiro. Ideias, desafios e materiais. Portugal. 1992.
  7. Serrazina, Lurdes; Cecília Monteiro. Teacher education inLogo-based environment in Portugal. Bélgica. 1990.
  8. Serrazina, Lurdes. Consulta e Classificação como Actividades Educativas: Utilização de Bases de Dados. Portugal. 1988.
  9. Serrazina, Lurdes; José Manuel Matos. O geoplano na sala de aula. Portugal. 1988.
Prefácio / Posfácio
  1. Serrazina, Lurdes. "Prefácio". Lisboa, Portugal: Colibri. 2009.
    Publicado
Tradução
  1. Serrazina, Lurdes. Incentivar a aprendizagem matemática das crianças. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste gulbenkian. 2002.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/07 Estruturar o raciocínio matemático numa aula de 2.º ano de escolaridade Seminário de Investigação em Educação Matemática
Associação de Professores de Matemática (Castelo Branco, Portugal)
2019/07 Processos de raciocínio matemático evidenciados por alunos de 3º ano de escolaridade na realização de uma sequência de tarefas Seminário de Investigação em Educação Matemática
Associação de Professores de Matemática (Castelo Branco, Portugal)
2019/07 Envolver os alunos em processos de raciocínio: As ações do professor III Congresso Internacional Envolvimento dos alunos na escola
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/02 Teachers’ actions in classroom and the development of quantitative reasoning CERME 11 - Eleventh Conference of Research in Matematics Education
ERME - European Society for Research in Mathematics Education (Utrecht, Países Baixos)
2019/02 Dealing with quantitative difference: A study with second graders CERME 11 - Eleventh Conference of Research in Matematics Education
ERME - European Society for Research in Mathematics Education (Lisboa, Países Baixos)
2019/02 A learning path for rational numbers through different representations CERME 11 - Eleventh Conference of Research in Matematics Education
ERME - European Society for Research in Mathematics Education (Utrecht, Países Baixos)
2018/07 THE TEACHER’S ROLE IN WHOLE CLASS DISCUSSION iN DEVELOPiNg the QUANTITATIVE REASONING PME 42 - 42nd Psychological Mathematics Education
International Group for the Psychology of Mathematics Education (Umea, Suécia)
2017/02 Te role of representations in promoting the quantitative reasoning CERME 10 - Tenth Conference of Research in Matematics Education
ERME - European Society for Research in Mathematics Education (Dublin, Irlanda)
2017/02 Fostering rational numbers understanding through percentage. CERME 10 - Tenth Conference of Research in Matematics Education
ERME - European Society for Research in Mathematics Education (Dublin, Irlanda)
2017/02 Models' use and adaptation aiming at conceptual understanding of decimal numbers CERME 10 - Tenth Conference of Research in Matematics Education
ERME - European Society for Research in Mathematics Education (Dublin, Irlanda)
2015/02 A socially built understanding of rational numbers. CERME 9 - Ninth Congress of the European Society for Research in Mathematics
ERME - European Society for Research in Mathematics Education (Praga, República Checa)
2015/02 Additive adaptive thinking in 1st and 2nd grades pupils CERME 9 - Ninth Congress of the European Society for Research in Mathematics
ERME - European Society for Research in Mathematics Education (Praga, República Checa)
2015/02 Six year old pupils' intuitive knowledge about triangles. CERME 9 - Ninth Congress of the European Society for Research in Mathematics
ERME - European Society for Research in Mathematics Education (Praga, República Checa)
2013/02 MENTAL COMPUTATION STRATEGIES IN SUBTRACTION PROBLEM SOLVING CERME 8 - Eighth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education
ERME - European Society for Research in Mathematics Education (Ankara, Turquia)
2010 Materiais para o ensino da Geometria - Brochura de apoio ao Programa de Matemática do Ensino Básico Profmat2010
APM (Aveiro, Portugal)
2010 Metas de aprendizagem em matemática para o ensino básico ProfMat2010
APM (Aveiro, Portugal)
2009 Como estamos de formação contínua? Balanço e perspetivas para o futuro ProfMat2009
APM (Viana do Castelo, Portugal)
2008 O novo programa de Matemática para o 1º e 2º ciclos: oportunidades de mudança ProfMat2008
APM (Elvas, Portugal)
2008 Formação contínua para professores de Matemática: o que já aprendemos? Que desafios enfrentamos? ProfMat2008
APM (Elvas, Portugal)
2005 Que formação matemática na formação inicial de professores? ProfMat2005
Associação de Professores de Matemática (Évora, Portugal)
2004 Provas de aferição para que serviram (em)? ProfMat2004
APM (Covilhã, Portugal)
2003 Sentido de número e competências de cálculo ProfMat2003
APM (Santarém, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2016 - Atual Flexibilidade em cálculo mental na adição e subtração,¿ numa perspetiva de sentido de número nos primeiros anos de escolaridade
Orientador
Doutoramento em Educação, Didática da Matemática (Doutoramento)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2015 - Atual Flexibilidade de cálculo mental da multiplicação e divisão numa perspetiva do sentido de número
Orientador
Educação Matemática (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2013 - Atual Classificação de figuras no plano: uma experiência de ensino no 1.º ano de escolaridade
Orientador
Educação Matemática (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2011 - Atual Práticas letivas dos professores: o ensino da Medida – um trabalho no 1.º ciclo do ensino
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2011 - Atual Impacto do Programa de Formação Contínua em Matemática na implementação do Programa de Matemática do Ensino Básico
Orientador
Educação Matemática (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2011 - Atual Estratégias de cálculo em problemas de mutiplicação e divisão
Orientador
Educação Matemática (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2011 - Atual Práticas de ensino de futuros professores em geometria
Orientador
Educação Matemática (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2011 - Atual Visualização espacial
Orientador
Educação Matemática (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2011 - Atual O Desenvolvimento do pensamento geométrico num segundo ano de escolaridade
Orientador
Educação Matemática (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2011/09/09 - 2019/10/15 Tarefas de sala de aula: Práticas letivas de alunos no 3º ano com representações matemáticas
Orientador
Doutoramento em Educação, Didática da Matemática (Doutoramento)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2014/09/03 - 2018/10/15 A compreensão de números racionais: o papel da representação decimal
Orientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2013/09/15 - 2018/07/21 A aprendizagem comparticipada dos números racionais através de percentagens
Orientador
Doutoramento em Educação, Didática da Matemática (Doutoramento)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2016 - 2017 O desenvolvimento do raciocínio com tarefas de regularidades e sequências
Orientador
2016 - 2017 Cálculo mental na resolução de problemas de multiplicação: Um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade
Coorientador
Educação Matemática (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 O ensino/aprendizagem da divisão com compreensão. Um estudo com o 4.º ano de escolaridade
Orientador
Educação Matemática (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 - 2014 Os conceitos dos alunos de 2.º e 4.º anos sobre triângulos e definições que utilizam
Orientador
Educação Matemática (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 - 2014 Figuras bidimensionais Um estudo no 2.º ano de escolaridade
Orientador
Educação Matemática (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 - 2014 A divisão no 4.º ano de escolaridade
Orientador
Educação Matemática (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2012 - 2013 Atividades de investigação em Geometria: uma experiência no 2.º ano de escolaridade
Orientador
Educação Matemática (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2011 - 2012 Contributos de ambientes de geometria dinâmica (Geogebra) e do geoplano na compreensão das propriedades e relações entre quadriláteros
Orientador
Educação Matemática (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2010 - 2012 O desenvolvimento do conceito de área: um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade
Orientador
Educação Matemática (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2008 - 2012 O desenvolvimento do sentido de número num contexto de resolução de problemas de adição e subtracção no 2.º ano de escolaridade
Orientador
Doutoramento em Educação, Universidade de Lisboa (Doutoramento)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2008 - 2012 Comunicação no ensino-aprendizagem da Matemática. Práticas no 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
Doutoramento em Educação, Didática da Matemática (Doutoramento)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2010 - 2011 O cálculo mental na resolução de Problemas: Um estudo no 1º ano de escolaridade
Orientador
Educação Matemática (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2010 - 2010 A geometria na formação inicial de professores
Orientador
Educação Matemática (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2009 - 2010 Conceito de volume: uma experiência no 6.º ano de escolaridade
Orientador
Educação Matemática (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2009 - 2009 A Matemática entre Jardim de Infância e 1.º ciclo: Trabalho colaborativo entre professores
Coorientador
Educação Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2008 - 2008 O pensamento geométrico no 1.º ano de escolaridade
Orientador
Educação Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2007 - 2007 Supervisão em Matemática - perspectivas e envolvimento dos professores do 1.º ciclo nas actividades matemáticas de natureza investigativa no âmbito da Geometria
Orientador
Supervisão (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2007 - 2007 O desenvolvimento dos conceitos de área e de perímetro: um estudo no 3.º ano de escolaridade
Orientador
Educação Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2007 - 2007 O desafio do desenvolvimento profissional docente: análise da formação continuada de um grupo de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, tendo como objeto de discussão o processo de ensino e aprendizagem de frações
Coorientador
Educação Matemática (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2006 - 2006 A Matemática na sala amarela: contributo de um trabalho colaborativo para a valorização da prática educativa de uma Educadora de Infância no domínio da Matemática
Orientador
Supervisão (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2006 - 2006 Concepções docentes sobre o conceito de continuidade nas práticas didácticas da Matemática na transição do 1.º para o 2.º ciclo do ensino básico
Orientador
Educação Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2006 - 2006 Desenvolvimento proffssional de professores do 1.º ciclo num contexto dum programa de formação contínua em Matemática
Orientador
Educação Matemática (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2005 - 2005 Como lidam os professores do 1.º cilo com o currículo prescrito na matemática e qual o papel medador dos manuais nesse processo
Orientador
Educação Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2005 - 2005 A resolução de problemas e o desenvolvimento da comunicação matemática um estudo de caso no 4.º ano de escolaridade
Orientador
Educação Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2005 - 2005 O ambiente de sala de aula e construção de significados matemáticos no 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
Educação Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2005 - 2005 Relevância da formação inicial em Matemática nas concepções e práticas dos professores do 1.º ciclo: dois estudos de caso
Orientador
Educação Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2004 - 2005 Papel das representações na construção da compreensão matemática dos alunos do 1.º ciclo
Orientador
Educação Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2004 - 2004 As actividades matemáticas de natureza investigativa nos primeiros anos de escolaridade - perspectivas e envolvimento dos alunos
Orientador
Educação Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2001 - 2004 Gestão do currículo de Matemática no 1.º ciclo
Orientador
Educação Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2001 - 2003 A Matemática na hora do conto
Orientador
Educação Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2001 - 2003 A multiplicação e a divisão em alunos do 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
Educação Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2001 - 2003 Actividades investigativas na aprendizagem da Matemática no 1.º ciclo
Orientador
Educação Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2000 - 2002 Orientar e colaborar para melhor ensinar: três estudos de caso
Orientador
Educação Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2000 - 2002 Caracterização do sentido de número: estudos de caso com alunos do 8.º ano de escolaridade
Orientador
Ensino da Matemática (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2000 - 2002 O papel da calculadora na resolução de problemas: um estudo de caso no 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
Educação Matemática (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
1998 - 2000 O desenvolvimento profissional dos proofessores do 1.º ciclo e as suas práticas de sala de aula
Orientador
Educação Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2017/10/17 - 2018/12/31 Membro da Comissão Científica do EIEM 2018, realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra subordinado ao tema "A aula de matemática" (2018/11/17 - 2018/11/18)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
SPIEM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal
2015 - 2015 Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa
Conferência (Membro da Comissão Científica)
2011 - 2011 PROFMAT2011
Encontro (Outra)
2011 - 2011 Escola e Comunidade
Encontro (Membro da Comissão Científica)
2010 - 2010 Encontro de Investigação em Educação Matemática 2010
Encontro (Outra)
2007 - 2007 CERME 5 - Fifth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education
Congresso (Outra)
2006 - 2006 XV Encontro de Investigação em Educação Matemática - Currículo e Desenvolvimento Curricular
Encontro (Outra)
2006 - 2006 XVII SIEM, XVII Seminário de Investigação em Educação Matemática
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
2005 - 2005 V CIBEM - Congresso Ibero-americano de educação matemática
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Participantes e FCT, Portugal
2003 - 2003 PROFMAT2003
Encontro (Outra)
Participantes, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2017/02/01 - 2017/02/05 Participação com apresentação de comunicação: Models’ use and adaptation aiming at conceptual understanding of decimal numbers.
Conferência
CERME 10 - Tenth Conference of Research in Matematics Education
ERME - European Society for Research in Mathematics Education, Turquia
2017/02/01 - 2017/02/05 Participação com apresentação de comunicação: Fostering rational numbers understanding through percentage
Encontro
CERME 10 - Tenth Conference of Research in Matematics Education
ERME - European Research Association of Mathematics Education, Chipre
2017/02/01 - 2017/02/05 Participação com apresentação de comunicação: The role of representations in promoting the quantitative reasoning
Congresso
CERME 10 - Tenth Conference of Research in Matematics Education
ERME - European Society for Research in Mathematics Education, França
2016/07/24 - 2016/07/31 Day number: A Promoter routine of flexibility and conceptual understanding
Congresso
ICME 13 - 13th International Congress on Mathematics Education
International Comission on Mathematical Instruction, Alemanha
2016/07/24 - 2016/07/31 Constructing Rational Numbers’ Understandings - A teaching experiment at primary school. 13th International
Congresso
ICME 13 - 13th International Congress on Mathematics Education
International Commission on Mathematical Instruction, Alemanha
2016/07/24 - 2016/07/31 Learning rational numbers in the early years: The role of representations and the decimal numbers
Congresso
ICME 13 - 13th International Congress on Mathematics Education
International Comission on Mathematical Instruction, Alemanha
2016 - 2016 Desenvolvendo a flexibilidade em rotinas de cálculo.
Seminário
Seminério de Investigação em Educação Matemática
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2016 - 2016 RECONHECER ÂNGULOS AGUDOS EM TRIÂNGULOS: UM PROCESSO EXPERIMENTAL COM RECURSO AO “MEDIDOR INFORMAL DE ÂNGULOS
Encontro
Encontro de Investigação em Educação Matemática
SPIEM, Portugal
2016 - 2016 Diversidade de recursos como suporte da flexibilidade de cálculo numa turma do 1º ano
Encontro
Encontro de Investigação em Educação Matemática
SPIEM, Portugal
2015 - 2015 ADDITIVE ADAPTIVE THINKING IN 1ST AND 2ND GRADES PUPILS
Congresso
CERME9 - Congress of European Research in Mathematics Education
ERME - European Society for Research in Mathematics Education, República Checa
2015 - 2015 SIX YEARS OLD PUPILS INTUITIVE KNOWLEDGE ABOUT TRIANGLES
Congresso
CERME9 - Congress of European Research in Mathematics Education
ERME - European Society for Research in Mathematics Education, República Checa
2015 - 2015 SPATIAL AND GEOMETRIC STRUCTURING - CONTRIBUTIONS FOR A COLLECTIVE CONSTRUCTION
Congresso
CERME9 - Congress of European Research in Mathematics Education
ERME - European Society for Research in Mathematics Education, República Checa
2015 - 2015 Identificar retângulos num conjunto de quadriláteros: que discussão?
Seminário
Seminário de Investigação em Educação Matemática
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2015 - 2015 Raciocínio quantitative aditivo de alunos de 2.º ano: A importância das representações
Encontro
Encontro de Investigação em Educação Matemática
Sociedade Portuguesa de nvestigação em Educação Matemática, Portugal
2015 - 2015 A construção do conceito de número racional através de múltiplas representações
Encontro
Encontro de Investigação em Educação Matemática
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal
2015 - 2015 Desvendadno o mistério da vírgula: As representações dos números decimais numa tarefa de 4.º ano
Encontro
Encontro de Investigação em Educação Matemática
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemátics, Portugal
2014 - 2014 In-service teacher education: the importance of classroom supervision.
Congresso
ECER 2014 - European Congress of Educational Research
EERA - Eurpean Education Research Association, Portugal
2014 - 2014 Conhecimento de Geometria de estudantes da Licenciatura em Educação Básica
Seminário
XXV SIEM _ Seminário de Investigação em Educação Matemática
APM - Associação de Professores de Matemática, Portugal
2014 - 2014 Identificação de figuras no plano por alunos do 1º ano de escolaridade
Seminário
XXV SIEM - XXV Seminário de Investigação em Educação Matemátics
APM - Associação de Professores de Matemática, Portugal
2014 - 2014 Cálculo flexível e o raciocínio quantitativo aditivo em alunos dos 1.º e 2.º anos
Seminário
XXV SIEM - Seminário de Investigação em Educação Matemática
APM - Associação de Professores de Matemática, Portugal
2013 - 2013 A educação matemática na formação do professor: um novo olhar
Congresso
XV Encontro da Sociedade Brasileira da Educação Matemática da Baía
Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Baia - Brasil, Brasil
2013 - 2013 Conhecimento matemático do professor. Que desafios?
Seminário
Seminário de Lançamento do Programa de Educação Matemática na Baia.
Instituto Anísio Teixeira, Brasil
2013 - 2013 Propriedades e relações entre quadriláteros
Encontro
Encontro de Investigação em Educação Matemática 2013
SPIEM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal
2013 - 2013 Mathematical communication: Teachers' recognition of the singularity of student' knowledge
Congresso
CERME 8 - 8 th Congress of European Research in Mathematics Education
ERME - European Society for Research in Mathematics Education, Turquia
2013 - 2013 MENTAL COMPUTATION STRATEGIES IN SUBTRACTION PROBLEM SOLVING
Congresso
CERME 8 - Congress of European Research in Mathematics Education
European Society for Research in Mathematics Education, Turquia
2012 - 2012 O professor e o ensino da Matemática: planificação, reflexão e trabalho colaborativo
Encontro
A Matemática nos primeiros anos
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2012 - 2012 Porquê desenvolver o sentido do número ao longo do ensino básico?
Congresso
ProfMat 2012
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2012 - 2012 O sentido do número no 1.º ciclo: uma leitura da investigação
Seminário
XXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM)
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2012 - 2012 O ensino da Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: as tarefas e a concretização do currículo de Matemática
Seminário
Pesquisas e Práticas em Educação Matemática
Universidade Cruzeiro do Sul, Brasil
2011 - 2011 As tarefas e a concretização do currículo de Matemática
Conferência
Seminário: Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º e 2.º CEB
Escola Superior de Educação e Comunicação do Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2011 - 2011 Conhecimento matemático para ensinar nos primeiros anos: o papel da reflexão e da planificação na formação de professores
Conferência
I Encontro de Matemática nos anos iniciais
Universidade Federal de S. Carlos, S. Paulo, Brasil
2011 - 2011 STRATEGIES AND PROCEDURES: WHAT RELATIONSHIP WITH THE DEVELOPMENT OF NUMBER SENSE OF STUDENTS?
Congresso
CERME7 - 7th Congress of European Researchers of Mathematics Education
ERME - European Research Association of Mathematics Education, Polónia
2011 - 2011 CONCEPTIONS AND PRACTICES OF MATHEMATICAL COMMUNICATION
Congresso
CERME7 - 7th Conress of european Research on Mathematics education
ERME - European Research Association of Mathematics Education, Polónia
2011 - 2011 ProfMat2011
Congresso
ProfMat 2011
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2011 - 2011 O PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA EM MATEMÁTICA: CONTRIBUTOS DA INVESTIGAÇÃO
Seminário
SIEM _ Seminário de Investigaão em Educação Matemática
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2011 - 2011 Educação matemática nos anos iniciais
Conferência
Encontro do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de São Francisco
Universidade de São Francisco, Brasil
2011 - 2011 A formação matemática do professor dos anos iniciais em Portugal, particularmente na ESE de Lisboa
Conferência
DTPP convida
Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, Universidade Federal de São Carlos, Brasil
2011 - 2011 A Formação Inicial e Contínua em matemática para Professores dos Anos Iniciais em Portugal nos últimos 8 anos
Conferência
Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade deEducação da UNICAMP
Grupo de Pesquisa Prapem (Prática Pedagógica em Matemática) e do GEPFPM (Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores de Matemática, Brasil
2010 - 2010 Metas de aprendizagem em Matemática
Conferência
ProfMat2010
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2010 - 2010 Materiais de apoio ao professor de Matemática: a brochura de Geometria
Conferência
ProfMat2010
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2010 - 2010 Desenvolvimento profissional dos professores das séries iniciais
Conferência
Encontro satélite do PME 34
Universidade Anhanguera de São Paulo, Brasil
2010 - 2010 Teachers' initial glimpse of mathematics present in pupils' work and reflection with teacher educators about classroom practices: potential and challenges. Research Forum 5.
Mesa-redonda
PME34
Psychological Mathematics Education Group, Brasil
2010 - 2010 Programa de Matemática do Ensino Básico e Metas de Aprendizagem
Conferência
Seminário "Matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
ESE de Viana de Castelo, Portugal
2010 - 2010 A importância da discussão colectiva no desenvolvimento do sentido de número
Seminário
XXI Seminário de Investigação em Educação Matemática
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2010 - 2010 O Programa de Formação Contínua em Matemática: contributos para o desenvolvimento profissional de professores
Seminário
Seminário Final do Programa de Formação em Matemática para Professores dos dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico do Distrito de Santarém
Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2010 - 2010 Programa de Matemática do Ensino Básico e Metas de Aprendizagem
Seminário
Matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, Portugal
2010 - 2010 MATHEMATICS TEACHERS’ LEARNING THROUGH ENGAGEMENT IN ‘RESEARCH PROJECTS’: CHALLENGES, POTENTIAL, CONSTRAINTS, AND EXPERIENCES
Simpósio
PME34 - Conference of the International Group for the Pshychlogy of Mathematics Education
International Group for the Pshychlogy of Mathematics Education, Brasil
2009 - 2009 Formação de Professores: Supervisão e Práticas.
Seminário
II SIEMAT - II Seminário de Investigação em Educação Matemática
UNIBAN - Universidade Bandeirantes de S. Paulo, Brasil
2009 - 2009 O desenvolvimento do sentido de número no contexto de resoluçãao de problemas de subtracção no 2.º ano de escolaridade
Seminário
XX SIEM - XX Seminário de Investigação em Educação Matemática
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2009 - 2009 Formação de Professores: Supervisão e Práticas
Seminário
II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática
Universidade Anhanguera de São Paulo, Brasil
2008 - 2008 An In-service Teacher Education Programme in Mathematics: Rewards and Challenges
Conferência
ICME11
ICMI, México
2008 - 2008 O novo Programa de Matemática para os 1.º e 2.º ciclos: Oportunidade de mudança.
Encontro
ProfMat 2008
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2008 - 2008 To learn mathematics from the beginning
Conferência
Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular e OCDE, Portugal
2007 - 2007 Future of Mathematics Education in Europe, Primary Education Panel, Number sense development.
Mesa-redonda
Future of Mathematics Education in Europe
European Mathematical Society, Portugal
2007 - 2007 CERME 5
Congresso
V Congress of European Research in Matehamtics Education
ERME - European Association Research of Mathematics Education, Chipre
2007 - 2007 Constructing multiplication: Different strategies used by pupils
Congresso
V CERME - V Congress European Research in Matehamtics Education
ERME - European Research Association of Mathematics Education, Chipre
2007 - 2007 O reajustamento do Programa do Ensino Básico
Encontro
ProfMat 2007
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2006 - 2006 O desenvolvimento do sentido do número e as competências de cálculo no ensino fundamental : A multiplicação.
Conferência
4º EEMAT-RJ - 4ª Encontro de Educação Matemática do Rio de Janeiro
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasil
2006 - 2006 Constructing multiplication: Can pupils develop ,models for thinking
Conferência
30th Conference of the International group for the Psychology of Mathematics
PME, Portugal
2006 - 2006 Números e Álgebra: Desenvolvimento Curricular
Encontro
Encontro de Investigação em Educação Matemática
Secção de Educação Matemática da SPCE, Portugal
2006 - 2006 XV Encontro de Investigação em Educação Matemática
Encontro
Encontro de Investigação em Educação Matemática
Secção de Educação Matemática, Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação, Portugal
2006 - 2006 XVII SIEM
Seminário
XVII SIEM
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2005 - 2005 CERME4
Congresso
IV Congress of European Research of Mathematics Education
ERME - European Research Association of Mathematics Education, Portugal
2005 - 2005 A formação para o ensino da Matemáticva : que perspectivas?
Encontro
Encontro internacionaal de homenagem a Paulo Abrantes
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2005 - 2005 V Congresso Ibero-americano de Educação Matemática
Congresso
V CIBEM
Federaçao Ibero-americana de Educação Matemática, Portugal
2004 - 2004 What mathematical and educational competencies should be developed on elementary prospective teachers?
Congresso
ICME10 - 10th International Congress of Mathematics Education
ICMI, Dinamarca
2003 - 2003 CERME3
Congresso
III Congress of European Research of Mathematics Education
ERME - European Research Association of Mathematics Education, Itália
2003 - 2003 Professionals investigate their own practice
Congresso
Third Conference of the European Society for Research in Mathematics Education
ERME, Itália
2003 - 2003 ProfMat2003
Encontro
ProfMat2003
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2001 - 2001 O professor como investigador: Leitura crítica de investigação em Educação Matemática
Seminário
SIEM 2001
Associação de Professores de Matemática, Portugal
1999 - 1999 Good Practice
Congresso
CERME1 - Congress of European Research in Mathematics Education
European Society for Research in Mathematics in Education, Alemanha
1998 - 1998 Desenvolvimento profissional dos professores: Contributos para reflexão
Seminário
IX SIEM
Associação de Professores de Matemática, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/12/15 Práticas de ensino e o desenvolvimento do senso numérico em crianças do 1º ano do ensino fundamental
Arguente principal
Marina de Souza Bortolocci (Mestrado)
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Brasil
2020/07/20 O ensino-aprendizagem-avaliação da matemática através da resolução de problemas. Intencionalidades, ações e reflexões dos docentes
Arguente principal
Louise dos Santos Lima (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2020/04/22 Estrategias y errores en la medida de la longitud en niños de 4 a 8 años: una propuesta didáctica sobre el uso de la regla /Four to eigth-year-old children strategies and errors in the measurement of length : A didactic proposal on the use of the ruler.
Arguente
Ariadna Gomezescolar Camino (Doutoramento)
Universidad de Castilla-La Mancha, Espanha
2020/01/13 TAREFAS NA SALA DE AULA: PRÁTICA LETIVA DE PROFESSORES DO 3.º ANO COM REPRESENTAÇÕES MATEMÁTICAS
Orientador
Isabel Maria Palmeiro Velez (Doutoramento)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2019/03/28 A COMPREENSÃO DE NÚMEROS RACIONAIS: O PAPEL DA REPRESENTAÇÃO DECIMAL
Orientador
Cristina Maria da Silva Morais (Doutoramento)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2019/03/21 O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOMÉTRICO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DOS PRIMEIROS ANOS
Arguente principal
Lina Maria Amador Brunheira Assunção (Doutoramento)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2018/12 A APRENDIZAGEM COMPARTICIPADA DOS NÚMEROS RACIONAIS ATRAVÉS DA PERCENTAGEM
Orientador
Helena Gil Monteiro Guerreiro (Doutoramento)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2018/02/22 As possíveis inter-relações da Rede Social - Facebook com alguns conceitos de comunidades de prática no processo de formação continuada de professores de Matemática”
Arguente principal
Maria Angela de Oliveira Oliveira (Doutoramento)
IGCE- Educação Matemática UNESP – Rio Claro, Brasil
2017 Cálculo mental na resolução de problemas de multiplicação: um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade (Mestrado)
2017 O desenvolvimento do raciocínio com tarefas de regularidades e sequências (Mestrado)
2017 Flexibilidade em cálculo mental na adição e subtração numa perspetiva de sentido do número: um estudo nos 1.º e 2.º anos de escolaridade (Outro)
2016 A criatividade matemática no contexto de uma competição de resolução de problemas (Doutoramento)
2016 O Ensino/aprendizagem da divisão com compreensão. Um estudo no 4.º ano de escolaridade (Mestrado)
2016 A resolução de problemas geométricos por crianças de 5 anos (Mestrado)
2016 Práticas de ensino envolvendo a resolução de problemas (Mestrado)
2016 A CRIATIVIDADE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE UMA COMPETIÇÃO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Arguente principal
Nuno Alexandre Rodrigues Amaral (Doutoramento)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2015 A resolução de problemas matemáticos no 4.º ano de escolaridade em contexto de trabalho de grupo Ana Cristina Caixeirinho da Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015 A multiplicação e a divisão de números naturais: uma análise de manuais escolares (Mestrado)
2014 A Gestão do currículo no Contexto de um Grupo de Professores de Matemática Cláudia Cunha Nunes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2014 A Capacidade de subtizing em crianças de 4 anos Maria João Ramalho Cordeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2014 Organização e Tratamento de Dados Recolhidos nas Rotinas das Crianças na sala dos quatro anos Sandra Cristina Ramalho Cordeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 Miniprojetos Interculturais na Aula de Matemática Lucília Rita Rocha Teles Rodrigues (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2013 O geoplano na resolução de tarefas envolvendo os conceitos de área e perímetro: um estudo no 2.º ciclo do ensino básico Sara Raquel Roque Ventura (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2013 A exºlicitação do raciocínio na resolução de problemas no 2.º ciclo do ensino básico: contributos para o desenvolvimento das competências orais e escritas Carla Maneta (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 As representações matemáticas em dois contextos: Portugal e Brasil Aluska Dias Ramos de Macedo (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2013 A aprendizagem da multiplicação num contexto de resolução de problemas: um estudo com alunos do 1.º ciclo Susana Alexandra Alvarez Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2012 Comunicação no ensino-aprendizagem da matemática : práticas no 1º ciclo do ensino básico António Manuel da Conceição Guerreiro (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2012 A aprendizagem da multiplicação numa perspectiva de desenvolvimento do sentido de número : um estudo com alunos do 1.º ciclo Maria de Fátima Pista Calado Mendes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2012 O desenvolvimento do sentido de número no âmbito da resolução de problemas de adição e subtração no 2.º ano de escolaridade Elvira da Graça Ferreira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2012 Formação inicial de Professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental: a metemática em questão Vera Maria Jarcovis Fernandes (Doutoramento)
Universidade Cruzeiro do Sul, Brasil
2012 O uso de diferentes formas de comunicação em aulas de Matemática do Ensino Fundamental Bernadete Verónica Schaeffer Hoffman (Mestrado)
Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil
2011 Construcción de conocimiento acerca de la intervención curricular en el aprendizaje de las matemáticas en un entorno virtual Carolina Rey Mas (Doutoramento)
Universitat d'Alacant, Espanha
2011 Os programas de Matemática do ensino básico de 1990 a 2007 e o processo de implementação do programa de 2007, no 1.º ciclo do ensino básico Carla Margarida Nunes Alpalhão (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2011 Programas de Matemática do 1.º Ciclo - uma pesquisa histórica desde 25 de Abril de 1974 até 1990 Ana Rita Guido da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2011 Histórias com Matemática: Sentido espacial e ideias geométricas Maria Paula Pereira Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2011 O cálculo mental na resolução de problemas : um estudo no 1.º ano de escolaridade Cristina Maria da Silva Morais (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2011 O desenvolvimento profissional de professores do 1º ciclo do ensino básico : contributo da participação num programa de formação contínua em matemática Maria Cristina do Espírito Santo Martins (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2011 Se não sabe, porque pergunta? : as perguntas dos alunos e a interpretação de problemas Authors: Pedro da Cruz Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2011 Formação Nuno Jorge Gonçalves (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2010 El sentido del número: una experiencia de aprendizaje y desarrollo en educación infantil Marina Rodrigues (Doutoramento)
Universidad de Extremadura, Espanha
2010 Formação do Professor do Ensino Fundamental - Ciclo I Marinês Yole Poloni (Mestrado)
Universidade Banderirante de São Paulo, Brasil
2010 Estratégias para demonstrar o valor da biblioteca escolar e obter colaboração: Um estudo numa Escola Secundária com 3.º Ciclo Maria do Céu Gomes Dias Rodrigues (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2010 Contributos do Associativismo na (Re)Construção da Identidade Profissional dos Professores de Matemática do 2.º Ciclo Rute Sandra Marçal Ferreira Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2010 A Noção de Percentagem no 2.º Ciclo do Ensino Básico: Uma Experiência de Ensino Maria João Batalha Reis Vieira da Costa (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2009 O Papel das Representações na Resolução de Problemas de Matemática: um estudo no 1.º ano de escolaridade Maria Elisa Calado Pinto (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2007 A comunicação na sala de aula de Matemática: um projecto colaborativo com três professoras do ensino básico Maria Helena Silva de Sousa Martinho (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2007 Os problemas de adição e subtracção nos manuais do 2.º ano de Matemática Maria João Rodrigues da Silva (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2007 A Internet na sala de aula de Matemática: um estudo de caso no 6.º ano de escolaridade Luís Pedro Gonçalves Novo Fornelos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2006 Posições e atitudes de professores face às mudanças em educação: um caso no 1.º ciclo Maria de Lurdes Monteiro Vaz Mendes Teodósio (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2006 Compreensões de professores das séries iniciais sobre o ensino dos procedimentos envolvidos nos algoritmos convencionais da adição e da subtracção com reagrupamento Rosana Minitto (Mestrado)
Universidade Federal do Paraná, Brasil
2005 Investigar para ensinar Matemática: contributos de um projecto de investigação colaborativa para o desenvolvimento profissional de professores José Luís Menezes Correia (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2004 Formação de Professores Polivalentes: uma análise de conhecimentos para ensinar Matemática e de crenças e atitudes que interferem na constituição desse conhecimento Edda Curi (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
2003 Concepções sobre a Matemática e a actividade matemática Henrique Manuel Guimarães (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2003 Conexões matemáticas num contexto de actividades de aplicação, investigação e modelação matemática - um estudo no 2.º ciclo do ensino báasico Emília de Lurdes Peste Palma Maria (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2003 Compreensão de conceitos matemáticos avançados - a Matemática no início do superior António Domingos (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2002 Desarrollo Profesional del Maestro de Primaria Respecto de la Enseñanza de la Matemática. Un Estudo de Caso Nuria Climent Rodríguez (Doutoramento)
Universidad Huelva, Espanha
2002 Estudos das dificuldades encontradas em 2000 pelos alunos na resolução da Prova de Aferição de Matemática - 4.º ano Maria José da Cruz Nunes Guerra (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2002 As Dificuldades dos alunos do 6.º ano na resolução de problemas de Matemática Ana Paula Marcelino Neto Leitão (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2001 O conhecimento e o desenvolvimento profissional dos professores de Matemática Manuel Joaquim Félix da Silva Saraiva (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2000 As Práticas Lectivas como Actividade de Resolução de Problemas Leonor Santos (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2000 Novas Tecnologias, Cognição e Cultura: Um estudo no primeiro ciclo do ensino básico Carlos Manuel Nogueira Fino (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2000 Transição do Pré-Escolar para o 1.º Ano de Escolaridade: Análise do Ensino e das Aprendizagens em Matemática Pedro Manuel Baptista Palhares (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
1998 Significado e Aprendizagem da Matemática Dos problemas de aplicação à produção de metáforas conceptuais Susana Paula Graça Carreira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019/11/25 - 2019/11/29 II Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa Maputo, Moçambique
2019/11/17 - 2019/11/18 Encontro de Investigação em Educação Matemática 2019 Coimbra
2019/06/02 - 2019/10/09 CERME 11 Utrecht; Holanda
2019/02/01 - 2019/05/01 Seminário de Investigação em Educação Matemática 2019 Castelo Branco
2016/08/15 - 2017/04/02 CERME 10 - Tenth Conference of Research in Matematics Education Dublin, Irlanda
2015/03/01 - 2016/02/04 I Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa" October 2015. Coimbra Coimbra

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2015/11/13 - Atual Da Investigação às Práticas CIED - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa
2011/06/06 - Atual Revista UNIÓN FISEM
2011/06/05 - Atual BOLEMA
2011/06/05 - Atual RIPEM - International Journal for Research in Mathematics Education Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM
2005/05 - Atual JIEEM - Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática Kroton
2005/01 - Atual ZETEKITÉ - Revista de Educação Matemática (2176-1744.) Universidade Estadual de Campinas
2004/06/02 - Atual Journal of Mathematics Teacher Education (1386-4416) Springer
1992 - Atual Quadrante - Revista de Investigação em Educação Matemática Associação de Professores de Matemática
1987/01 - Atual Educação e Matemática Associação de Professores de Matemática

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2009 - 2009 INDICADORES DE EFECTIVIDADE, EFICIÊNCIA, QUALIDADE E EQUIDADE" Extensão e divulgação científica (Curso médio) Inspeção-Geral de Educação, Portugal
2008 - 2008 INDICADORES DE EFECTIVIDADE, EFICIÊNCIA, QUALIDADE E EQUIDADE" Extensão e divulgação científica (Curso médio) Inspeção-Geral de Educação, Portugal
2007 - 2007 Formação Contínua de Professores do 1.º ciclo em Matemática Aperfeiçoamento (Curso médio) Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2006 - 2006 Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º Ciclo Aperfeiçoamento (Curso médio) Escola Superior de Educação Instituto Poliécnico de Lisboa, Portugal
2005 - 2005 Formação contínua em Matemática para professores do 1.º ciclo do ensino básico Aperfeiçoamento (Curso médio) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2000/01 - 2004/01 Fundamentos da Matemática (Outros) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2000/01 - 2004/01 Geometria (Outros) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2000/01 - 2004/01 Didática da Geometria (Outros) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2000/01 - 2004/01 Materiais no Ensino da Matemática (Outros) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2000/01 - 2004/01 Educação Matemática (Outros) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
1988/10 - 2000/01 Fundamentos da Matemática (Outros) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
1988/10 - 2000/01 Educação Matemática (Outros) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
1988/10 - 2000/01 Geometria (Outros) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
1988/10 - 2000/01 Didática da Geometria (Outros) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
1988/10 - 2000/01 Materiais no Ensino da Matemática (Outros) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2012/01 - Atual Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática Vice-Presidente da Direção desde novembro de 2017
1992/01 - Atual Sociedade Portuguesa de Matemática
1988/10/01 - Atual National Council of Teachers of Mathematics (USA) Membro
1986/09 - Atual Associação de Professores de Matemática
2002 - 2015/12/31 American Educational Research Association (AERA)

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2005/06/01 - 2011/07/31 Coordenadora da Comissão de Acompanhamento do Programa de Formação Contínua de Professores em Matemática para professores do 1º e 2º ciclos do ensino básico - responsável pela proposta de organização, acompanhamento e desenvolvimento.
Consultor
2000/07 - 2003/12 Presidente Conselho Científico
Presidente / Vice-presidente
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2012 - Atual concurso de professor adjunto na área de Educação de Infância Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2012 - Atual Concurso de professor adjunto na área de Artes Plásticas Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2009 - Atual Professor adjunto de Matemática na ESE de Lisboa Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2008 - Atual Professor adjunto de Matemática na ESE de Setúbal Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2008 - Atual Professor adjunto de Matemática na ESE da Guarda Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
2008 - Atual Professor coordenador de Matemática na ESE de Lisboa Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2005 - Atual Professor Coordenador de Matemática no ISCAL Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2003 - Atual Professor coordenador de Matemática na ESE de Setúbal Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal