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Celda Maria Gonçalves Morgado. Completed her PhD in Linguistics at the Faculty of Arts and Humanities of the University of Porto in 2014. She is Full Professor in Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE-IPP). Is member of the direction of Centre of Linguistics of the University of Porto (CLUP – Centro de Linguística da Universidade do Porto) and a collaborator researcher in the Center for Research and Innovation in Education (inED) of the Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. She develops research in the areas of Syntax and Morphosyntax of oral and sign languages, in addition to promoting applied linguistics projects to teaching, in general, and to the teaching of grammar and reading comprehension, in particular. She is a researcher with several national and international publications, having (co)organized several meetings in her areas of expertise. Since 2003, she has been a professor at ESE-IPP. She is Coordinator of the bacherol program in Basic Education and Sub-coordinator of the Master in Teaching at LGP (in partnership with the UCP in Lisbon).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Celda Gonçalves Morgado

Nomes de citação

  • Morgado, Celda (Choupina, Celda)

Identificadores de autor

Ciência ID
D81E-CE1D-8492

Websites

  • http://www.ese.ipp.pt/ (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Outras Humanidades
  • Humanidades - Línguas e Literaturas
Formação
Grau Classificação
2016 - 2017
Concluído
UC Isolada da Licenciatura em TILGP - Língua Gestual Portuguesa I (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
18 Valores
2016 - 2017
Concluído
UC Isolada da Licenciatura em TILGP - Língua Gestual Portuguesa II (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
17 valores
2016 - 2017
Concluído
UC Isolada da Licenciatura em TILGP - TP Tradução/Interpretação em LGP I (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
14 valores
2015
Concluído
Psycholinguistics and Generative Grammar (Curso médio)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
NA
2009 - 2014
Concluído
Curso de Doutoramento em Linguística (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Regência, Transitividade e Intransitividade: conceitos e critérios. Uma abordagem sintática dos objetos cognatos em PE " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada com distinção
2014
Concluído
Curso avançado em Syntax (Curso médio)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
NA
2014
Concluído
Curso Locality principles in parser and the grammar (Curso médio)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
NA
2012
Concluído
Curso Avançado de Fonologia - The Phonology of Creole Languages (Curso médio)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
NA
2010
Concluído
Curso de Língua Guestual Portuguesa para Ouvintes, nível inicial - A2 (Curso médio)
Associação de Surdos do Porto, Portugal
16 valores
2010
Concluído
Curso Avançado de Fonologia - A medida da Complexidade em Fonologia (Curso médio)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
NA
2009
Concluído
Curso de Língua Gestual Portuguesa para Ouvintes, nível inicial - A1 (Curso médio)
Associação de Surdos do Porto, Portugal
15 valores
2001 - 2004
Concluído
Curso de Mestrado em Linguística e Ensino da Língua (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Orações Relativas: aspectos descritivos e didácticos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por unanimidade
1996 - 2001
Concluído
Licenciatura em Linguas e Literaturas Modenas/Variantes Estudos Portugueses (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
13 valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/02/01 - Atual Investigador (Investigação) Centro de Investigação e Inovação em Educação - ESE/P.Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014/01 - Atual Investigador (Investigação) CENTRO DE LINGUÌSTICA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA, Portugal
2009/03 - Atual Investigador (Investigação) Centro de Linguística da Universidade do Porto /FLUP, Portugal
2014/10 - 2021/12 Investigador (Investigação) Universidade do Minho, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/11/01 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2009/09 - 2020/10 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2003/11 - 2009/08 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2003/11 - 2004/07 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação Instituto Jean Piaget, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/01/10 - Atual Membro da Comissão Diretiva do Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP) Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal
Centro de Linguística da Universidade do Porto /FLUP, Portugal
2020/11/12 - Atual Coordenador da Licenciatura em Educação básica Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2020/09/30 - Atual Coordenador da Unidade Técnico- Científica de Ciências da Linguagem e Literatura Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2016/10/11 - Atual Membro do Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2015/02/27 - Atual Membro do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007/01 - 2009/01 docente (docente) Colégio D. Duarte, Portugal
2000/09 - 2001/01 docente (docente) Escola Secundária da Boa Nova – Leça da Palmeira, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022 - Atual Sign language for beginners in Europe – Spread the Sign
KA220-SCH-44F6D9F3
Investigador
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal

Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
Erasmus

European Union
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2016 - 2017/09 Língua e Cidadania: das relações entre palavras ao conhecimento do mundo
FCG PLCP Referencia 145558
Investigador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Em curso
2012 - 2016/09 Representações de e sobre Género Linguístico
INED/ ESE_PPorto
Investigador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação
Concluído
2014 - 2016/06 Ainda Estou a aprender - uma plataforma web para a a aprendizagem na leitura
FCG. PLCP Referencia 134 604
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2014 - 2016/04 Leitura e compreensão de problemas de Matemática com estruturas bimodais: o caso particular dos textos mistos verbais e visuais
FCG PLCP 134742
Investigador
CENTRO DE LINGUÌSTICA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA, Portugal

Agrupamento de Escolas de Colmeia, Portugal

Agrupamento de Escoals de leiria, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ana Sofia Lopes; Choupina, Celda. "A problemática do género no Português europeu: análise de documentos legais e de manuais escolares do 1.o Ciclo do ensino básico". Trabalho apresentado em XIII Congreso Internacional de Lingüística Xeral, Vigo, 2018.
    Publicado
  2. Choupina, Celda; Brito, Ana Maria. "Dar um beijo é a mesma coisa que dar um espirro? Para uma análise sintático-semântica de diferentes valores do verbo lever dar em Português Europeu". Trabalho apresentado em Encontro Comemorativo do 40.º aniversário do Centro de Linguística da Universidade do Porto, Porto, 2018.
    Publicado
  3. Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José António. "A implicação da metalinguagem linguística na difusão de conteúdos gramaticais e na construção do conhecimento em alunos e agentes educativos". Trabalho apresentado em V Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (Simelp), Lecce, 2017.
    Publicado • 10.1285/i9788883051272p2627
  4. Choupina, Celda Maria Gonçalves Morgado. "Para o estudo dos objetos cognatos em PE: proposta de tipologia.". Trabalho apresentado em XXVIIe Congrès International de Linguistique et de Philologie Romanes (15-20 juillet 2013), Nancy, 2016.
    Publicado
  5. Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José António; Querido, Joana; Oliveira, Inês. "Representação e aquisição do género linguístico em PE: um estudo exploratório". Trabalho apresentado em XXVIIe Congrès International de Linguistique et de Philologie Romanes (15-20 juillet 2013), Nancy, 2016.
    Publicado
  6. Iolanda Ribeiro; Fernanda Leopoldina Viana; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Sara Brandão; Helena Azevedo; Sandra Santos; Irene Cadime; Joana Cruz. "I’m still learning. A web platform for the intervention in reading disabilities". Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, Braga, 2016.
    Publicado
  7. Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José António. "A gramática intuitiva, o conhecimento linguístico e o ensino-aprendizagem do género em PE". Trabalho apresentado em IV SIELP - Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa, Uberlândia, 2014.
    Publicado
  8. Choupina, Celda Maria Gonçalves Morgado. "Dos objetos cognatos às construções com verbos leves.". Trabalho apresentado em IV Simpósio Mundial de Ensino da Língua Portuguesa., Goiânia/Brail, 2013.
    Publicado
  9. Choupina, Celda Maria Gonçalves Morgado; Baptista, Adriana; Costa, José António; Querido, Joana; Oliveira, Inês. "Representação e Aquisição do Género Linguístico em PE: alguns contributos a partir da análise de materiais pedagógicos". Trabalho apresentado em IV Simpósio Mundial de Ensino da Língua Portuguesa., Goiânia/Brasil, 2013.
    Publicado
  10. Choupina, Celda Maria Gonçalves Morgado. "Os objetos cognatos em Línguas Românicas e no Inglês: aspetos sintáticos e semânticos contrastivos". Trabalho apresentado em VII. Internationalen Arbeitstagung zum romanisch-deutschen und innerromanischen Sprach¬vergleich, Innsbruck, 2012.
    Publicado
  11. Choupina, Celda Maria Gonçalves Morgado. "O género em Português Europeu e em Tétum: Reflexões para uma didática do PL2 em Timor-Leste.". Trabalho apresentado em III SIMELP- Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa., Macau, 2011.
    Publicado
  12. Choupina, Celda Maria Gonçalves Morgado; Ribeiro, Isabel. "Desenvolvimento de Competências comunicativas em Português L2: o caso de Timor-Leste.". Trabalho apresentado em At III SIMELP- Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa., Macau, 2011.
    Publicado
  13. Choupina, Celda Maria Gonçalves Morgado; Costa, José António. "Caracterização morfossintática dos compostos no PE e (as)sistematicidades na sua representação ortográfica.". Trabalho apresentado em III SIMELP- Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, Macau, 2011.
    Publicado
  14. Choupina, Celda Maria Gonçalves Morgado; Silva, Filipe; Maia, João Sampaio. "A Língua Portuguesa na formação inicial de professores em Timor-Leste.". Trabalho apresentado em III SIMELP- Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, Macau, 2011.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Rodrigues, Bruna; Cadime, Irene; Freita, Tânia; Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda. "Assessing oral reading fluency within and across grade levels: Development of equated test forms". Behavior Research Methods (2022): 1-12. https://link.springer.com/article/10.3758/s13428-022-01806-7.
    Acesso aberto • Publicado
  2. "Reir la risa de un niño, chorar lágrimas de crocodilo. Um revisitar dos objetos cognatos entre expressões lexicalizadas e construções com verbos leves". Linguística: Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto Especial (2021): 187-213. https://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/11060/10119.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Lopes, Ana Sofia; Morgado, Celda. "O nome e a categoria número no 1.º ciclo do ensino básico. Da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básico". Cadernos Pedagógicos 1 1 (2021): 50-67. https://parc.ipp.pt/index.php/cadernosp/article/view/4272.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Morgado, Celda; Costa, José António; Lopes, Ana Sofia; Ferreira, Juliana. Autor correspondente: Morgado, Celda. "Entre a linguística e a didática: desenvolvimento integrado de aprendizagens no 1.º ciclo do ensino básico em Portugal". Fórum Linguístico 18 2 (2021): 6178-6195. https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/78816/47293.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Gomes, Danitza; Coelho, Orquídea ; Morgado, Celda. "As implicações da espacialização como categoria analítica da conversa na Língua Brasileira de Sinais e na Língua Gestual Portuguesa". Sensos-E 7 3 (2020): 57-69. https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/view/3541.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Morgado, Celda; Brito, Ana Maria. "Contributos para a descrição linguística da Língua Gestual Portuguesa: planos morfológico e morfossintático". Linguística: Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto Especial (2020): 101-228. https://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/10097/9272.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Baptista, Adriana; Morgado, Celda; Cosa, José António; Azevedo, João. Autor correspondente: Morgado, Celda. "Augmented reality to enhance non-opposite reality awareness: lexical relations amongst Primary Teaching". International Journal of Film and Media Arts 5 1 (2020): 48-62. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/ijfma/article/view/7153.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Morgado, Celda; Brito, Ana Maria. "Verbos copulativos com locativos em Português Europeu e em Língua Gestual Portuguesa". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 7 (2020): 242-262. https://ojs.apl.pt/index.php/RAPL/article/view/100/97.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Lopes, Ana Sofia; Morgado, Celda. "Da nuclearidade do verbo à compreensão na leitura: um caso investigativo nos 1.º e 2.º CEB". Sensos-E 7 1 (2020): 3-15. https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/view/3533.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Morgado, Celda; Brito, Ana Maria. "Pronomes pessoais fortes e fracos em duas línguas de modalidade distinta, a Língua Gestual Portuguesa e o Português Europeu: estudo exploratório". Sensos-E, número Extra Série - Línguas Gestuais: Estudos Linguísticos 6 1 (2019): 63-82. https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/view/3460.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Naves, Tania; Mineiro, Ana; Morgado, Celda (Choupina, Celda). "Análise da iconicidade de quatro propostas de denominações neológicas para conceitos da Física (acústica) na LSB". Sensos-E 6 1 (2019): 104-128. https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/view/3461.
    Acesso aberto • Publicado
  12. Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Costa, José António; Oliveira, Inês; Querido, Joana. "All Different But Not All Opposite: Contributions To Lexical Relationships Teaching In Primary School". Turkish Online Journal of Educational Technology 1 Especial (2018): 141-148.
    Publicado
  13. Iolanda Ribeiro; Sandra Santos; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Irene Cadime; Helena Azevedo; Fernanda Leopoldina Viana. "A utilização da plataforma “Ainda Estou a Aprender” na avaliação e na intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura: um estudo de caso". Caleidoscópio  15 1 (2017): 30-44. http://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/11904.
    Publicado • 10.4013/cld.2017.151.03
  14. Choupina, Celda. "Aspetos estruturantes da morfossintaxe da LGP: expressão da quantidade e das categorias de sexo dos referentes animados". Revista Leitura 1 58 (2017): 4-25. http://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/2852.
    Publicado • 10.28998/revista20leitura.v1i58.2852
  15. Choupina, Celda; Brito, Ana Maria; Fernanda Bettencourt. "Morphosyntax aspects of ditransitive constructions with the verb DAR 'to give' in Portuguese Sign Language". Linguística. Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto 11 1 (2016): 91-116. http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/14820.pdf .
    Publicado
  16. Choupina, Celda. "Análise sintática dos objetos cognatos no quadro teórico da Morfologia Distribuída". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 1 1 (2016): 151-181. http://ojs.letras.up.pt/index.php/APL/article/view/1591.
    Publicado • 10.21747/
  17. Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José António; Oliveira, Inês; Querido, Joana. "Conhecimentos e regras explícitos e implícitos sobre género linguístico nos alunos dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico: a influência da classe formal do nome". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 1 1 (2016): 121-150. http://ojs.letras.up.pt/index.php/APL/article/view/1590.
    Publicado • 10.21747/
  18. Choupina, Celda; Brito, Ana Maria; Fernanda Bettencourt. "Particularidades da morfossintaxe das construções ditransitivas com o verbo 'DAR' na Língua Gestual Portuguesa". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 2 2 (2016): 117-147. http://ojs.letras.up.pt/index.php/APL/article/view/1569.
    Publicado • 10.21747/
  19. Choupina, Celda; Beatriz Pinto; Márcia Fernandes; Patrícia Costa; Sandra Vareiro; Filipa Carvalho; Rui Madureira. "Aspetos da morfossintaxe dos verbos de ingestão COMER e BEBER em LGP". Revista Sensos 6 2 (2016): 35-56.
    Publicado
  20. Choupina, Celda. "Particularidades da sintaxe dos predicados verbais e do ensino da transitividade no 2º Ciclo EB". Exedra. Revista Científica. Didática do Português. Investigação e práticas temático (2015): 353-382. http://www.exedrajournal.com/wp-content/uploads/2015/07/16-353-383-CELDA-CHOUPINA.pdf .
    Publicado
  21. Costa, José António; Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Oliveira, Inês; Querido, Joana. "Género gramatical: a complexidade do conteúdo e a sua abordagem nos documentos reguladores do ensino do Português no 1º Ciclo EB". Exedra. Revista Científica. Didática do Português. Investigação e práticas Número Tem (2015): 321-352.
    Publicado
  22. Choupina, Celda Maria Gonçalves Morgado. "Les verbes à objets cognats en portugais européen: quelques réflexions sur la conversion et la génération de mots.". Linguística - Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto. 8 (2013): 181-207.
    Publicado
  23. Choupina, Celda Maria Gonçalves Morgado. "Contributos para uma análise sintática dos objetos cognatos em PE.". Studia Romanica Posnaniensia 40 1 (2013): 59-79. http://pressto.amu.edu.pl/index.php/srp/article/view/584.
    Publicado • 10.14746/strop.2013.401.005
  24. Costa, José António; Choupina, Celda Maria Gonçalves Morgado. "A história e as histórias do género em português: percursos diacrónicos, sincrónicos e pedagógicos.". Exedra: Revista Científica 6 (2012): 75-86. http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4222761.
    Publicado
  25. Choupina, Celda Maria Gonçalves Morgado. "Reflexões sobre o género em Português Europeu e em Tétum". elingUP. Revista electrónica de linguística dos estudantes da Universidade do Porto / A students' e-journal of Linguistics from the University of Porto. 1 3 (2011): 64-77.
    Publicado
  26. Choupina, Celda Maria Gonçalves Morgado. "Orações Relativas: Como e Quando inseri-las na sala de aula?". Exedra: Revista Científica 1 (2010): 49-68. http://www.exedrajournal.com/docs/02/05-celdachoupina.pdf.
    Publicado
  27. Choupina, Celda Maria Gonçalves Morgado; Guedes, Carla. "Interface sintaxe-fonologia nos domínios acima do grupo clítico.". elingUP. Revista electrónica de linguística dos estudantes da Universidade do Porto / A students' e-journal of Linguistics from the University of Porto. 1 2 (2010): 11-37. http://cl.up.pt/elingup/vol2n1/article/article_3.pdf.
    Publicado
  28. Leão, Rafaela; Choupina, Celda Maria Gonçalves Morgado; Laura, Oliveira. "Criatividade abaeteense: nosso modo de falar.". elingUP. Revista electrónica de linguística dos estudantes da Universidade do Porto / A students' e-journal of Linguistics from the University of Porto 1 2 (2010): 141-153. http://cl.up.pt/elingup/vol2n1/article/article_10.pdf.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Morgado, Celda; Brito, Ana Maria. "Ser, Estar and Ficar in Portuguese Sign Language and European Portuguese". In Língua Gestual Portuguesa e outras Línguas de Sinais. Estudos Linguísticos, 49-78. Porto, Portugal: Norprint –A casa do livro, 2022.
    Publicado • https://doi.org/10.21747/978-989-9082-02-1/ling
  2. Morgado, Celda; Brito, Ana Maria. "Aspetos morfossintáticos da Língua Gestual Portuguesa". In Línguas de sinais de um continente a outro: atualidades linguísticas, culturais e de ensino, editado por In L. Reis & A. A. Figueiredo, 81-112. São Paulo, Brasil: Pontes Editores, 2021.
    Publicado
  3. Lopes, Ana Sofia; Morgado, Celda. "Das situações verbais à compreensão da leitura: dados de um estudo no 1.º CEB". In Investigação e Práticas em Leitura, 67-86. Lisboa, Portugal: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa, 2020.
    Publicado • https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.083
  4. Brito, Ana Maria; Morgado, Celda; Oliveira, M. Carmo. "A reflexão gramatical na aula de língua materna: porquê? quando? como?". In A Linguística na Formação do Professor: das teorias às práticas, editado por A. Leal et al., 47-60. Porto, Portugal: CLUP/FLUP, 2019.
    Publicado • https://doi.org10.21747978-989-8969-20-0linga4
  5. Morgado, Celda; Lopes, Ana Sofia. "Conhecimentos científicos sobre as categorias nominais e ensino da Língua Portuguesa.". In A Senda nos Estudos da Língua Portuguesa, 79-90. Ponta Grossa, Brasil: Atena Editora, 2019.
    Publicado • 10.22533/at.ed.9241924076.
  6. Brito, Ana Maria; Choupina, Celda. "Verbs of inherently directed motion in two different modality languages, European Portuguese and LGP: some typological reflections". In Verbs, movement and prepositions, 151-179. Porto, Portugal: CLUP/FLUP, 2018.
    Publicado
  7. Brito, Ana Maria; Morgado, Celda. "Um olhar sintático-semântico sobre os verbos de movimento no Português Europeu e na Língua Gestual Portuguesa". In Para Óscar Lopes: Estudos de Linguística, 81-98. Porto, Portugal: Edições Afrontamento, 2018.
    Publicado
  8. Ana Sofia Lopes; Choupina, Celda; Sara Monteiro. "A formação do professor de 1.º CEB: como articular conteúdos de Português e de Estudo do Meio?". In O Tempo dos Professores, 499-513. Porto, Portugal: CIIE / FPCEUP, 2017.
    Publicado
  9. Choupina, Celda. "O género nos nomes em PE e em línguas de contacto de modalidades diferentes: natureza e processos de realização". In Pelos Mares da Língua Portuguesa 2, 481-499. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2015.
    Publicado
  10. Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José António; Oliveira, Inês; Querido, Joana. "Conhecimentos e regras explícitos e implícitos sobre género linguístico nos alunos dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico: a influência da classe formal do nome.". In Textos selecionados do XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, 153-174. Porto, Portugal: APL, 2015.
    Publicado
  11. Choupina, Celda. "Os objetos cognatos em Línguas Românicas e no Inglês: aspetos sintáticos e semânticos contrastivos". In Comparatio delectat II. Akten der VII. Internationalen Arbeitstagung zum romanisch-deutschen und innerromanischen Sprach¬vergleich, 551-566. Frankfurt/M. et al, Áustria: Peter Lang, 2015.
    Publicado
  12. Choupina, Celda. "Análise sintática dos objetos cognatos no quadro teórico da Morfologia Distribuída". In Textos selecionados do XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, 133-151. Porto, Portugal: APL, 2015.
    Publicado
  13. Choupina, Celda Maria Gonçalves Morgado. "Tipos de objetos cognatos e de objetos hipónimos em PE.". In Estudos Linguísticos II, 41-56. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013.
    Publicado
  14. Choupina, Celda Maria Gonçalves Morgado; Costa, José António. "Classes de palavras: autonomia linguística e ensino. Contributos para a caracterização linguística e a bordagem pedagógica do nome.". In Novos desafios no ensino do português., 203-212. Santarém, Portugal: Escola Superior de Educação - IPSantarém, 2011.
    Publicado
Edição de livro
  1. Língua Gestual Portuguesa e outras Línguas de Sinais Estudos Linguísticos. Porto, Portugal: Norprint – A casa do livro. 2022.
    Publicado • Editor
  2. Na hora de confinar, também podes proverbiar. Coletânea de provérbios criados durante o segundo confinamento da Covid-19. Porto, Portugal: ESE-IPP. 2021.
    Publicado • Editor
  3. Choupina, Celda; Oliveira, Inês; Querido, Joana; Costa, José António. Diálogos entre Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua - II Encontro Temático APL/ESE (livro de resumos). ESE Porto, Portugal: ESE do Politécnico do Porto. 2017.
  4. Brito, Ana Maria; Choupina, Celda. 1.as Jornadas de Morfossintaxe da LGP e de outras Línguas de Sinais (Livro de resumos e programa). Porto, Portugal: Clássica. 2015.
Edição de número de revista
  1. Celda Mogado; Isabel Margarida Duarte. "N.º Especial (2021)- Linguística: Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto in Honorem Ana Maria Barros de Brito". Linguística: Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto (2021): https://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/11398.
    Publicado • Co-editor
  2. Celda Mogado; Ana Maria Brito. "Morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e outras Línguas Gestuais". Sensos-e 6 1 (2019): https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/issue/view/135.
    Publicado • Co-editor
  3. Celda Mogado; Adriana Baptista; Miguel Santos. "Morfossintaxe das Línguas Gestuais". Revista Sensos 12 (2016):
    Publicado • Co-editor
Livro
  1. Fernanda Leopoldina Viana; Iolanda Ribeiro; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Sandra Santos; Sara Brandão; Irene Cadime; et al. AINDA ESTOU A APRENDER. As tecnologias no apoio à avaliação e à intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura. UM, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian. 2016.
    Publicado
  2. Choupina, Celda Maria Gonçalves Morgado. Regência, Transitividade e Intransitividade: conceitos e critérios. Uma abordagem sintática dos objetos cognatos em PE. Porto, Portugal: Edição de Autor. 2013.
    Publicado
  3. Costa, Rosário; Pinto, Manuela; Choupina, Celda Maria Gonçalves Morgado. Prepara os Testes. Língua Portuguesa 9ºano. Porto, Portugal: Areal Editores. 2004.
    Publicado
  4. Choupina, Celda Maria Gonçalves Morgado. Orações relativas: aspectos descritivos e didácticos. Dissertação de Mestrado.. Porto, Portugal: Edição de autor. 2004.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Maria do Carmo Duarte; Choupina, Celda; Costa, José António. "Contributos da prosódia e da morfologia para o ensino do acento ortográfico no 1.º ciclo". Trabalho apresentado em II Encontro Temático APL ESES - Diálogos entre a Linguística e as Prática Educativas no Ensino das Línguas, 2017.
  2. Catarina Sousa; Choupina, Celda. "Relação entre quantidade e número formal: uma abordagem para o 1.º CEB". Trabalho apresentado em II Encontro Temático APL ESES - Diálogos entre a Linguística e as Prática Educativas no Ensino das Línguas, 2017.
  3. Choupina, Celda. ""Foneticação": articulação fonética e discriminação dos fones [s] e [z]". Trabalho apresentado em II Encontro Temático APL ESES - Diálogos entre a Linguística e as Prática Educativas no Ensino das Línguas, 2017.
  4. Iolanda Ribeiro; Fernanda Leopoldina Viana; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Helena Azevedo; Sandra Santos; Irene Cadime; Joana Cruz. "I am still learning. A web platform for the intervention in reading disabilities". Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, 2015.
  5. Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José António; Querido, Joana; Oliveira, Inês. "Representação e Aquisição do Género Linguístico em PE". Trabalho apresentado em XXVI CILPR Congrès international de linguistique et de philologie romanes, 2013.
  6. Choupina, Celda. "Dos objetos cognatos aos hipónimos: argumentos ou adjuntos?". 2011.
Recurso online
  1. Celda Morgado; Fernanda Leopoldina Viana; Iolana Ribeiro; José António Costa; Ana Sofia Lopes; Rui Ramos. EAP - Ensinar e Aprender Português. 2021. https://lusoinfo.com/eap/.
  2. Plataforma Educativa "Ainda Estou a Aprender". 2016. https://www.aindaestouaprender.com/.
Resumo em conferência
  1. Choupina, Celda; Brito, Ana Maria. "Referência gestual, apontações e pronomes pessoais: análise morfossintática comparativa entre a LGP e o PE". Trabalho apresentado em 2.º Encontro sobre Morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e outras Línguas de Sinais /2nd Meeting on Morphosyntax of Portuguese Sign Language and other Sign Languages, Porto, 2018.
    Publicado
  2. Helena Carmo; Ana Mineiro; Choupina, Celda. "Ordem de constituintes na Língua Gestual Portuguesa: critérios para a constituição de um corpus". Trabalho apresentado em 2.º Encontro sobre Morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e outras Línguas de Sinais /2nd Meeting on Morphosyntax of Portuguese Sign Language and other Sign Languages, Porto, 2018.
    Publicado
  3. Choupina, Celda; Cláudia Alves; Jorge Pinto. "Estruturas morfológicas compostas na LGP: alguns critérios de análise". Trabalho apresentado em 2.º Encontro sobre Morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e outras Línguas de Sinais/2nd Meeting on Morphosyntax of Portuguese Sign Language and other Sign Languages, Porto, 2018.
    Publicado
  4. Choupina, Celda; Beatriz Pinto; Beatriz Morais. "Da LGP para o Português: análise de transferências de âmbito morfossintático em textos escritos por crianças surdas". Trabalho apresentado em 2.º Encontro sobre Morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e outras Línguas de Sinais/2nd Meeting on Morphosyntax of Portuguese Sign Language and other Sign Languages, Porto, 2018.
    Publicado
  5. Choupina, Celda; Jorge Pinto; Baptista, Adriana; Ângelo Costa; Costa, José António; Manuela Sanches-Ferreira; Miguel Santos; Susana Martins. "Para uma inventariação e categorização linguística das Configurações da Mão em LGP: parâmetros formacionais para a distintividade". Trabalho apresentado em 2.º Encontro sobre Morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e outras Línguas de Sinais 2nd Meeting on Morphosyntax of Portuguese Sign Language and other Sign Languages, Porto, 2018.
    Publicado
  6. Ana Sofia Lopes; Choupina, Celda; Sara Monteiro. "A formação do professor de 1.º CEB: como articular conteúdos de Português e de Estudo do Meio?". Trabalho apresentado em Congresso Internacional "O Tempo dos Professores", Porto, 2017.
    Publicado
  7. Ana Filipa Martins; Inês Monteiro; Choupina, Celda. "A linguagem e a comunicação verbal influenciam a aprendizagem de conteúdos matemáticos? Qual a formação exigida ao professor de 1.º CEB?". Trabalho apresentado em Congresso Internacional "O Tempo dos Professores", Porto, 2017.
    Publicado
  8. Ana Sofia Lopes; Choupina, Celda. "A problemática do grau no nome e no adjetivo: processos morfológicos e sintáticos". Trabalho apresentado em II Encontro Temático APL ESES - Diálogos entre a Linguística e as Prática Educativas no Ensino das Línguas, Porto, 2017.
    Publicado
  9. Jorge Pinto; Choupina, Celda. "Bases para um inventário das Configuração da Mão na LGP: distintividade, marcação e frequência". Trabalho apresentado em XXI Encontro Internacional de Reflexão e Investigação, Vila Real, 2017.
    Publicado
  10. Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Elsa Neto; Inês Monteiro. "Depressa e devagar: relações problemáticas entre as palavras". Trabalho apresentado em Diálogos entre Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua - II Encontro Temático APL/ESE, Porto, 2017.
    Publicado
  11. Choupina, Celda; Baptista, Adriana. "Linguística Comparada e Psicolinguística na Formação de Professores de Inglês". Trabalho apresentado em PEEP’17 - Primary English Teaching Education in Portugal, Porto, 2017.
    Publicado
  12. Choupina, Celda. "The verb agreement in Portuguese Sign Language and the basic word order". Trabalho apresentado em 12th International Conference on Theoretical Issues in Sign Language Research (TISLR12), Melbourne, 2016.
    Publicado
  13. Choupina, Celda; Brito, Ana Maria; Fernanda Bettencourt. "Morphosyntax of ditransitives with the verb DAR, ‘TO GIVE’". Trabalho apresentado em 1.as Jornadas de Morfossintaxe da LGP e de outras Línguas de Sinais, Porto, 2015.
    Publicado
  14. Choupina, Celda; Fernanda Bettencourt; Brito, Ana Maria. "Regular movement verbs and backward verbs in Portuguese Sign Language: the case of verbs PERSEGUIR, ‘TO CHASE’, and REBOCAR, ‘TO TOW’". Trabalho apresentado em 1.as Jornadas de Morfossintaxe da LGP e de outras Línguas de Sinais (Livro de resumos e programa), Porto, 2015.
    Publicado

Outros

Norma técnica
  1. Membro da equipa de elaboração das Aprendizagens Essenciais de Português L2. AE elaboradas para o Ministério da Educação - Português para Surdos. 2022. Ana Mineiro; Celda Morgdo; Mara Moita; Pedro Barros; Sebastião Palha; Sónia Rodrigues.
Outra produção
  1. 2.º Encontro sobre Morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e outras Línguas de Sinais/2nd Meeting on Morphosyntax of Portuguese Sign Language and other Sign Languages (livro de resumos/book of abstracts). Introdução, Editorial. 2018. Brito, Ana Maria; Choupina, Celda; Costa, José António; Oliveira, Inês; Jorge Pinto; Susana Martins. https://celda5.wixsite.com/ii-meetinglgp-2018/copia-conferencistas-convidados-key.
  2. Conhecer, Atuar e Mudar. Manual de Aplicação e de Cotação das Provas de Rastreio – 1º ano, Versão 1. 2018. Fernanda Leopoldina Viana; Iolanda Ribeiro; Sandra Santos; Irene Cadime; Morgado, Celda; Baptista, Adriana.
  3. Diálogos entre Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua. Introdução, Editorial. 2017. Choupina, Celda; Oliveira, Inês; Costa, José António. https://jarcosta.wixsite.com/iienc-apl-ese/livro-de-resumos.
  4. Apresentação. Introdução, Editorial. 2016. Choupina, Celda; Brito, Ana Maria. http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/14817.pdf.
  5. Revista Sensos - Morfossintaxe das Línguas Gestuais. Introdução, Editorial. 2016. Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Miguel Santos.
  6. Ainda estou a aprender.... Software. 2016. Iolanda Ribeiro; Fernanda Leopoldina Viana; Baptista, Adriana; Morgado, Celda; Choupina, Celda Maria Gonçalves Morgado; Sandra Santos; Irene Cadime. https://www.aindaestouaprender.com/.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/10/29 Quantificação nominal em língua gestual portuguesa: Numerais cardinais XXXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Portugal)
2020/10/01 Conhecimentos e particularidades linguísticas da LGP – variação linguística Papestra online
2020/02/06 CARRO PARQUE ESTAR, ELE PÂNICO and EU CASA FICAR: Estar and Ficar in Portuguese Sign Language and European Portuguese III Meeting on Morphosyntax of LGP and other Sign Languages
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto e Faculdade de Letras da UP (Porto, Portugal)
2020/02/06 Entre o gesto e a glosa: Critérios de categorização de classes de gestos de um corpus de referência da Língua Gestual Portuguesa III Meeting on Morphosyntax of LGP and other Sign Languages
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto e Faculdade de Letras da UP (Porto, Portugal)
2018 Implicações da concordância e dos tipos de verbos na ordem dos constituintes na LGP 20 anos da Licenciatura em TILGP na ESE/IPS
Escola Superior de Educação do Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2018 Referência gestual, apontações e pronomes pessoais: análise morfossintática comparativa entre a LGP e o PE 2nd Meeting on Morphosyntax of Portuguese Sign Language and other Sign Languages
FLUP/CLUP e ESE P.Porto/inED (Porto, Portugal)
2018 Ordem de constituintes na Língua Gestual Portuguesa: critérios para a constituição de um corpus 2nd Meeting on Morphosyntax of Portuguese Sign Language and other Sign Languages
FLUP/CLUP e ESE P. Porto/inED (Porto, Portugal)
2018 Estruturas morfológicas compostas na LGP: alguns critérios de análise 2nd Meeting on Morphosyntax of Portuguese Sign Language and other Sign Languages
FLUP/CLUP e ESE P. Porto/inED (Porto, Portugal)
2018 Da LGP para o Português: análise de transferências de âmbito morfossintático em textos escritos por crianças surdas 2nd Meeting on Morphosyntax of Portuguese Sign Language and other Sign Languages
FLUP/CLUP e ESE P. Porto/inED (Porto, Portugal)
2018 Entre verbos principais, verbos copulativos e cópulas vazias na Língua Gestual Portuguesa XIII Congreso Internacional de Lingüística Xeral
Faculdade de Filoloxía e Tradución da Universidade de Vigo (Vigo, Portugal)
2018 Reflexões sobre antonímia: uma visão a partir dos documentos reguladores do ensino básico e de manuais escolares dos 1.º E 2.º CEB II Encontro Temático APL/ESE: Formação, Investigação e Ensino da Língua
ESE de Setúbal, Porto e Lisboa, APL (Setúbal, Portugal)
2018 Estrutura interna das palavras e produtividade dos morfemas a partir da análise de materiais didáticos dos 1.º e 2.º CEB III Encontro Temático APL/ESE: Formação, Investigação e Ensino da Língua
ESE de Setúbal, Porto e Lisboa, APL (Setúbal, Portugal)
2018 A reflexão sobre as propriedades semânticas e sintáticas do verbo ao serviço da compreensão de textos narrativos no 2.º CEB III Encontro Temático APL/ESE: Formação, Investigação e Ensino da Língua
ESE de Setúbal, Lisboa e Porto, APL (Setúbal, Portugal)
2018 Dimensões linguística e pedagógica das relações de oposição entre palavras – dados de materiais pedagógicos destinados ao 1.º CEB III Encontro Temático APL/ESE: Formação, Investigação e Ensno da Língua
ESE de Setúbal, Lisboa e Porto, APL (Setúbal, Portugal)
2018 Das situações verbais à compreensão da leitura: dados de um estudo no 1.º CEB IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade/ III Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar
ESE de IPL/UM (Lisboa, Portugal)
2018 Desenvolvimento de um protocolo coletivo de rastreio breve das habilidades preditoras para a aprendizagem da leitura e da escrita IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade/ III Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar
ESE de IPL/UM (Lisboa, Portugal)
2018 Relaciones entre unidades léxicas: de la diacronía a la enseñanza V Congreso Internacional de Lingüística y Literatura
Univ. Santander (Santander, Espanha)
2018 All different but not all opposite: contributions to lexical relationships teaching in primary school (INTE 2018) International Conference on New Horizons in Education
Association of Science, Education and Technology (TASET), Governors State University, Vienna Technical University and Sakarya University (Paris, França)
2017 Depressa e devagar: relações problemáticas entre as palavras II Encontro Temático APL ESES - Diálogos entre a Linguística e as Prática Educativas no Ensino das Línguas
APL/ESE do Porto, de Lisboa e de Setúbal (Porto, Portugal)
2017 A problemática do grau no nome e no adjetivo: processos morfológicos e sintáticos II Encontro Temático APL ESES - Diálogos entre a Linguística e as Prática Educativas no Ensino das Línguas
APL/ ESE do Porto, de Lisboa e de Setúbal (Porto, Portugal)
2017 As relações entre unidades lexicais e o ensino da antonímia ICRE - International Conference on Research on Education
inED - Centro de Investigação e Inovação em Educação (Porto, Portugal)
2017 Ainda Estou A Aprender. Apresentação De Uma Plataforma Educativa De Intervenção Nas Dificuldades Na Aprendizagem Na Leitura ICRE - International Conference on Research on Education
inED - Centro de Investigação e Inovação em Educação (Porto, Portugal)
2017 Conhecimentos sobre variação linguística em diferentes áreas da língua e desenvilvimento de competências em LGP ICRE- International Conference on Research on Education
inED (Porto, Portugal)
2017 Relevância dos conhecimentos científicos sobre o estatuto e o funcionamento morfossintático das categorias nominais para o ensino do Português Língua Não Materna VI Simposium Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (SIMELP)
ESE de Santarém (Santarém, Portugal)
2017 Morphosyntactic awateness and phonological awareness; interface evidence in reading evaluation and promotion task II Jornadas de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar e III Jornadas Internacionais de alfabetização
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017 Avaliar fluência da leitura II Jornadas de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar e III Jornadas Internacionais de alfabetização
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017 Linguística comparada e psicolinguística na formação de professores de inglês PEEP’17: Primary English Education in Portugal
ESE do Porto (Porto, Portugal)
2017 O signo e o sinal na configuração “indicar” em LGP: entre contiguidade e representação iGesto 17 Conferência Internacional sobre Gesto e Multimodalidade
Associação iGesto; CLUP; FLUP (Porto, Portugal)
2017 A linguagem e a comunicação verbal influenciam a aprendizagem de conteúdos de matemática? Qual a formação exigida ao professor de 1.º CEB? Congresso Internacional "O tempo dos Professores"
FPCEUP (Porto, Portugal)
2017 A Formação do professor de 1.º CEB: como articular conteúdos de Português e de Estudo do Meio? Congresso Internacional "O Tempo dos Professores"
FPCEUP (Porto, Portugal)
2017 Um olhar sintático-semântico sobre os verbos de movimento no Português Europeu e na Língua Gestual Portuguesa Colóquio Internacional Homenagem ao Professor Óscar Lopes
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2017 Bases para um inventário das Configurações da Mão na LGP; distintividade, marcação e frequência XXI Encontro Internacional de Reflexão e Investigação
Departamento de Letras, Artes e Comunicação da UTAD (Vila Real, Portugal)
2017 Aspetos sintático-semânticos dos verbos de movimento na LGP: o caso particular dos verbos IR e VIR Conferência 10 anos LGP na UCP. Investigação e Ensino em Língua Gestual Portuguesa
UCP - Instituto de Ciências da Saúde (Lisboa, Portugal)
2017 Questões de morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e contributos da Linguística Comparativa para a sua discussão e compreesão Conferência 10 anos LGP na UCP. Investigação e Ensino em Língua Gestual Portuguesa
UCP - Instituto de Ciências da Saúde (Lisboa, Portugal)
2016 O género gramatical em manuais e gramáticas entre 1960 e 2012: conceito, metalinguagem e atividades V Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa (SIELP)/Fórum Ibero-Americano de Literacia
UMinho; UFU (Braga, Portugal)
2016 Processos de formação e propriedades definidoras de nomes e de adjetivos em Língua Gestual Portuguesa XX Encontro Internacional de Reflexão e Investigação
UTAD (Vila Real, Portugal)
2016 Implicações do conhecimento intuitivo do gestuante surdo de LGP na aprendizagem do Português escrito I International Seminar on Reading, Education and School Achievement
Universidade do Minho/Estudos da Criança (Vila Nova de Famalicão, Portugal)
2016 Relações entre unidades lexicais simples e complexas na organização do léxico IVème Congrès International de Dialectologie et de Sociolinguistique: Variation, phraséologie et ressources
Université Paris 13 (Paris, França)
2016 Avaliação e intervenção online nas dificuldades na aprendizagem da leitura: A plataforma AINDA ESTOU A APRENDER 3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos
Ordem dos Psicólogos (Porto, Portugal)
2016 Entre pronomes pessoais e apontações no espaço sintático: a questão dos pronomes pessoais nas línguas orais e nas línguas gestuais vista a partir das construções ditransitivas XXXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
APL (Aveiro, Portugal)
2016 Leitura e compreensão organizativa nos problemas de Matemática: implicações da extensão textual e da complexidade sintática 1.º Encontro Temático APL/ESE, 8. Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade e 7.º Encontro na Formação Contínua em Língua Portuguesa
Escola Superior de Educação de Lisboa, Porto e Setúbal, APL (Lisboa, Portugal)
2016 Propriedades morfossintáticas de Nomes e Adjetivos no Português Europeu: III Congreso Internacional Nebrija en Lingüística Aplicada a la Enseñanza de Lenguas
Universidade Nebrija (Madrid, Espanha)
2016 Questões de Linguística Comparada na formação de futuros professores de Inglês no 1.º CEB: o número e o género e suas implicações na morfossintaxe do Português e do Inglês III Congreso Internacional Nebrija en Lingüística Aplicada a la Enseñanza de Lenguas
Universidad Nebrija (Madrid, Espanha)
2016 Leitura e usabilidade pedagógica dos textos bimodais dos problemas de matemática 1.ªas Jornadas Internacionais Leitura, Educação e Sucesso Escolar
Universidade do Minho (V. N. de Famalicão, Portugal)
2016 Para a valorização da Linguística comparada na formação de futuros professores de Inglês no 1.º CEB: género formal no Português e género semântico no Inglês Colóquio Internacional da Aprolinguas- Bolonha, Quadro Europeu & depois? As línguas estrangeiras no ensino supeior: balanço, estratégias e desafios futuros
Associação Aprolinguas (Porto, Portugal)
2016 Linguagem, Cognição e Interfaces Linguísticos: experiência formativa com futuros professores de Inglês no 1.º CEB Jornada "Boas prátivas em Línguas"
Universidade do Minho, Instituto de Letras e Ciências Humanas, BabeliUM (Braga, Portugal)
2016 O género gramatical: conhecimentos implícitos em idade pré-escolar 1.º Encontro Temático APL/ESE, 8. Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade e 7.º Encontro na Formação Contínua em Língua Portuguesa
ESE Lisboa, Porto, Setúbal, APL (Lisboa, Portugal)
2015 A implicação da metalinguagem linguística na difusão de conteúdos gramaticais e na construção do conhecimento em alunos e agentes educativos V Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Università del Salento (Lecce, Itália)
2015 Linearidade vs. Simultaneidade: alguns casos de articulação em Língua Gestual Portuguesa XIX Encontro Internacional de Reflexão e Investigação
Departamento de Letras, Artes e Comunicação (Vila Real, Portugal)
2015 Transições de escrita no âmbito do estudo da fábula: estudo longitudinal com alunos dos 4º e 6º anos do ensino básico Grato 2015 - 4.ª Conferência Internacional em Gramática e Texto
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
2015 Ainda estou a aprender. Apresentação de um projeto de intervenção nas dificuldades de aprendizagem da leitura 2.º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura
Instituto Superior Politécnico de Gaya (Gaia, Portugal)
2015 Morphosyntax of ditransitives with the verb DAR, ‘TO GIVE’, in Portuguese Sign Language 1.as Jornadas de Morfossintaxe da LGP e de outras Línguas de Sinais
FLUP, CLUP e ESE/P.Porto (Porto, Portugal)
2015 Particularidades da morfossintaxe das construções ditransitivas com o verbo dar na Língua Gestual Portuguesa XXXI Encontro Nacional de APL
Associação Portuguesa de Linguística (Braga, Portugal)
2015 Leitura e resolução dos problemas de matemática com textos mistos: dados para uma análise das implicações da bimodalidade XXXI Encontro Nacional de APL
Associação Portuguesa de Linguística (Braga, Portugal)
2015 Workshop de LGP e de reflexão sobre as particularidades linguísticas da LGP Workshop de LGP e de reflexão sobre as particularidades linguísticas da LGP integrado as 1.as Jornadas de Morfossintaxe da LGP e outras LS
ESE/P.Porto (Porto, Portugal)
2014 Conhecimentos e regras explícitos e implícitos sobre género linguístico nos alunos dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Porto, Portugal)
2014 Análise sintática dos objetos cognatos no quadro teórico da Morfologia Distribuída XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Porto, Portugal)
2014 Contributos da investigação em linguística para a didática da língua materna: o caso do género gramatical XVIII EIRI - Encontro Internacional de Reflexão e Investigação
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douto (UTAD) (Vila Real, Portugal)
2014 A gramática intuitiva, o conhecimento linguístico e o ensino-aprendizagem do género em PE IV Simpósito Internacional de Ensino de Língua Portuguesa
Universidade Federal de Uberlândia (Uberlândia-Brasil, Brasil)
2014 O género nos nomes em PE e em línguas de contacto de modalidades diferentes: natureza e processos de realização 2.º Congresso Internacional “Pelos Mares da Língua Portuguesa
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2014 Regência, transitividade e intransitividade: noções e critérios. Uma abordagem sintática dos verbos com objetos cognatos em Português Europeu Quid Novi?
Centro de Linguística da Universidade do Porto/FLUP (Porto, Portugal)
2013 Perspetiva comparativa da categoria género nos nomes: português europeu, tétum e cabo-verdiano. II Conferência "A Língua Portuguesa no sistema mundial, Língua Portuguesa Global – internacionalização, ciência e inovação"
Governo Português e com a organização conjunta do Camões, I.P., da CPLP, do IILP e de um consórcio de quatro universidades portuguesas – as Universidades de Lisboa, Porto e Coimbra e a Universidade Nova de Lisboa. (Lisboa, Portugal)
2013 Conhecimentos implícitos e explícitos de género linguístico no ensino superior III Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
2013 Palavras em rede: diálogos entre linguística aplicada e história da língua no ensino e na aprendizagem do português III EIP - Encontro Internacional do Português/III Sielp - Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa
Escola Superior de Educação de Santarém/Universidade Federal de Uberlândia (Santarém, Portugal)
2013 Representação e Aquisição do Género Linguístico em PE: alguns contributos a partir da análise de materiais pedagógicos IV Simpósio Mundial de Ensino da Língua Portuguesa. Língua Portuguesa: ultrapassando fronteiras, unindo culturas. Simpósio 5
Faculdade Letras da Universidade Federal de Goiás (Goiás/Goiânia/Brasil, Brasil)
2012 Quelques apports de la Morphologie Distribuée pour l’analyse syntaxique des objets cognats en PE Colloque L'interface de la syntaxe et de la sémantique lexicale. Synchronie & diachronie
(Poznan, Polónia)
2012 Os objetos cognatos em Línguas Românicas e no Inglês: aspetos sintáticos e semânticos contrastivos VII. Internationalen Arbeitstagung zum romanisch-deutschen und innerromanischen Sprach¬vergleich
Instituto de Línguas Românicas (Innsbruck, Áustria)
2011 Desenvolvimento de Competências comunicativas em Português L2: o caso de Timor-Leste III SIMELP- Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. Simpósio 37
(Macau/China, Macau)
2011 A Língua Portuguesa na formação inicial de professores em Timor-Leste. III SIMELP- Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. Simpósio 37
Universidade de Macau (Macau/China, Macau)
2010 Importância de critérios sintáticos para a determinação de tipos de verbos: dos verbos principais aos auxiliares e aos verbos leves. 2º Encontro “A Linguística na Formação de Professores de Português”
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - Atual A importância do treino sistemático da consciência fonológica no ensino-aprendizagem da leitura e da escrita
Orientador de Jacinta Beatriz Barros Mendes
´Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e HGP no 2.º CEB (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2021 - Atual Importância do desenvolvimento da consciência e do conhecimento sintáticos para a compreensão da leitura
Orientador de Joana Ferreira Oliveira Pinto
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e HGP no 2.º CEB (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2021 - Atual Processos e técnicas de tradução utilizados pelos Tradutores/Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa (TILGP)
Coorientador de Joana Sofia de Sousa e Silva
Doutoramento em Linguística (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2021 - Atual Entre verbos simples e verbos de concordância na Língua Gestual Portuguesa em narrativas elicitadas: Estudo com crianças dos 5.º ao 9.º anos de escolaridade
Coorientador de Ângela Ricardo
Doutoramento em Linguística (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2021 - Atual Implicações da competência sintática na interpretação das questões de compreensão de textos em manuais de Português do 2.º CEB
Coorientador de Juliana Vaz Almeida Gomes Ferreira
Doutoramento em Estudos da Criança/Especialidade de Infância, Desenvolvimento e Aprendizagem (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2017 - Atual Ordem de Constituintes na Língua Gestual Portuguesa: variação e mudança em morfossintaxe
Coorientador de Helena Cristina Horta Sustelo do Carmo
Doutoramento em Ciências da Cognição e da Linguagem (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2019 - 2022 Numerais cardinais em linearidade e incorporados em Língua Gestual Portuguesa/Cardinal numbers in linearity and incorporated in Portuguese Sign Language
Coorientador de Neide Catarina Nogueira Gonçalves
Mestrado em Língua Gestual Portuguesa e Educação de Surdos (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2018 - 2022 As categorias nominais no contexto de Ensino do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal: dos documentos normativos às práticas didáticas
Coorientador de Ana Sofia do Carmo Lopes
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
2020/10/01 - 2021/07/22 Pelas asas da tradição com destino à imaginação: abordagem científico-pedagógica de provérbios
Orientador de Cláudia Isabel Cunha Coelho
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e HGP no 2.º CEB (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2020 - 2021 Práticas de promoção da leitura e de compreensão da leitura nos 1.º e 2.º CEB: desafios e oportunidades
Coorientador de Ana Ribeiro Freitas
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e HGP no 2.º CEB
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2017 - 2021 Tarefas de Estímulo de Consciência Fonológica no Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador de Maria dos Anjos Ferreira dos Santos
Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2019 - 2020 Competências Comunicativas em Língua Portuguesa: Contributos recíprocos entre as áreas curriculares nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Orientador de Gilberto Ferreira Soares
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e HGP no 2.º CEB (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2019 - 2020 Um doce ler: leitura, compreensão e desenvolvimento de competências comunicativas nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Orientador de Juliana Vaz Almeida Gomes Ferreira
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e HGP no 2.º CEB (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2019 - 2020 As vias alternativas da pedagogia da gamificação nos 1.º e 2.º CEB
Coorientador de Tiago André Pinto Ferraz
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e HGP no 2.º CEB (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2018 - 2020 Transversalidade do conhecimento linguístico e sua operacionalização em diferentes áreas: relações semânticas e morfológicas entre palavras
Orientador de Catarina Isabel Neves Ferreira
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e HGP no 2.º CEB (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2017 - 2020 Bases linguísticas e terminográficas para a realização de um dicionário de especialidades de uma Língua Gestual: uma proposta metodológica para a criação, normalização e divulgação terminológica
Coorientador de Tayna Araújo Neves
Doutoramento em Ciências da Cognição e da Linguagem (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2018 - 2018 Desenvolvimento de um Protocolo coletivo de Rastreio breve das habilidades preditoras para a aprendizagem de Leitura e Escrita (provisório)
Orientador de Jocélia Pinho
Mestrado em Educação (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2018 O efeito do uso de imagens na avaliação da consciência fonológica
Coorientador de Sofia Figueiredo Carviçais
Mestrado em Psicologia Aplicada (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2018 Diálogos entre os conhecimentos científicos e científico-pedagógicos na formação do professor de português nos 1.º e 2.º CEB
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e HGP no 2.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2018 No Futuro se Faz Presente. Relatório de Estágio.
Coorientador
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências no 2.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2014 A ordem de palavras na Língua Gestual Portuguesa: breve estudo comparativo com o Português e outras Línguas de Sinais
Coorientador de Fernanda Bettencourt
Linguística (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2004 - 2004 A Sintaxe – desenvolvimento da linguagem oral em crianças dos 5 aos 6 anos
Orientador
Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura/Bacharelato)
Escola Superior de Educação Instituto Jean Piaget, Portugal
2004 - 2004 O discurso espontâneo na creche – análise de algumas produções linguísticas
Orientador
Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura/Bacharelato)
Escola Superior de Educação Instituto Jean Piaget, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021 - 2022 Congresso Internacional em Sintaxe (CISyntax2022), que decorrerá em homenagem à Professora Doutora Ana Maria Brito [https://cisyntax2022.wordpress.com/] (2022/07/13 - 2022/07/15)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Centro de Linguística da Universidade do Porto /FLUP, Portugal
2021 - 2021 II Jornadas online de Conhecimento, Usos e Interfaces do Português (2021/05/24 - 2021/05/28)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2019/06/01 - 2020/02/07 3.º Encontro sobre Morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e outras Línguas de Sinais /III Meeting on Morphosyntax of Portuguese Sign Language and other Sign Languages (2020/02/06 - 2020/02/07)
Congresso (Coorganizador)
ESE/P.Porto; inED; FLUP; CLUP; FCT; Santander, Portugal
2020 - 2020 I Jornadas Online de Conhecimento e Usos do Português (2020/05/04 - 2020/05/05)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2019 - 2019 I ENFL - I Encontro Nacional Da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básico [https://enlinguistica.wixsite.com/ienfl2019] (2019/12/17 - 2019/12/18)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2018 - 2018 2.º Encontro sobre Morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e outras Línguas de Sinais /2nd Meeting on Morphosyntax of Portuguese Sign Language and other Sign Languages
Congresso (Outra)
ESE/P.Porto; inED; FLUP; CLUP; FCT; Santander, Portugal
2018 - 2018 Jornada de Comemoração do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor
Encontro (Outra)
ESE P. Porto, Portugal
2018 - 2018 III Encontro Temático APL/ESE: Formação, Investigação e Ensino da Língua
Encontro (Outra)
Politécnico de Setúbal, do Porto e de Setúbal, APL, Portugal
2017 - 2017 II Encontro Temático APL/ESE - Diálogos entre Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua
Encontro (Outra)
ESE Porto, Lisboa, Setúbal, ALP, Santander, Portugal
2017 - 2017 Entre a Linguística e a Didática: a formação do professor de português e o conhecimento linguístico/VI SIMELP -Simpósio Mundial do Ensino da Língua Portuguesa
Simpósio (Outra)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2016 - 2016 1º Encontro Temático APL ESE - Formação para a promoção de competências em Língua Materna/ 8.º Encontro Língua Portuguesa nos 1º anos de escolaridade/7.º Seminário de Formação Contínua em Língua Portuguesa
Encontro (Coorganizador)
ESE Lisboa, Porto e Setúbal, APL, Portugal
2015 - 2015 1.as Jornadas de Morfossintaxe da LGP e de outras Línguas de Sinais
Encontro (Outra)
P. Porto; FCT e FCG, Portugal
2015 - 2015 Workshop de LGP e de reflexão sobre as particularidades linguísticas da LGP
Oficina (workshop) (Outra)
ESE-P. Porto, Portugal
2015 - 2015 Simpósio 10: Entre a Linguística e a Didática: a formação do professor de português e o conhecimento linguístico/V SIMELP -Simpósio Mundial do Ensino da Língua Portuguesa
Simpósio (Outra)
Universidade de Salento (Lecce), Itália
2014 - 2014 Grupo de Trabalho: Contributos da Investigação em linguística para o Ensino da Gramática/IV SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa
Simpósio (Outra)
UFU-Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2018 - 2018 Direitos de autor e plágio em diversas pareas
Mesa-redonda
Jornada de Comemoração do Dia Mundial do Livro e do Direito de autor
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2018 - 2018 Implicações da concordância e dos tipos de verbos na ordem dos constituintes na LGP
Conferência
20 anos da Licenciatura em TILGP na ESE/IPS
Escola Superior de Educação do Politécnico de Setúbal, Portugal
2018 - 2018 IX Encontro Língua Portuguesa nos Primeiros anos de Escolaridade/IIIJornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar/ IV Jornadas Internacionais de Alfabetização
Encontro
IX Encontro Língua Portuguesa nos Primeiros anos de Escolaridade/IIIJornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar/ IV Jornadas Internacionais de Alfabetização
ESE do IPL, Portugal
2018 - 2018 III Encontro Temático APL/ESE: Formação, Investigação e Ensino da Língua
Encontro
III Encontro Temático APL/ESE
ESE de Setúbal, Lisboa, Porto, APL, Portugal
2018 - 2018 Painel: Compreensão na Leitura I e Simpósio: Leitura, Escrita e Fala: Pesquisa, desenvolvimento e ensino
Congresso
IX Encontro Língua Portuguesa nos Primeiros anos de Escolaridade/IIIJornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar/ IV Jornadas Internacionais de Alfabetização
ESE de IPL/UM, Portugal
2018 - 2018 III Encontro Temático APL/ESE: Formação, Investigação e Ensino da Língua: Painel 3 - Gramática e atividades de reflexão metalinguística
Congresso
III Encontro Temático APL/ESE
ESE de Setúbal, Lisboa e Porto, Portugal
2017 - 2017 II Encontro Temático APL ESE - Diálogos entre a Linguística e as Prática Educativas no Ensino das Línguas
Encontro
II Encontro Temático APL ESES - Diálogos entre a Linguística e as Prática Educativas no Ensino das Línguas
APL/ESE Porto, Lisbo; Setúbal, Portugal
2017 - 2017 XXXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Encontro
XXXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal
2017 - 2017 2.as Jornadas Internacionais Leitura, Escrita e Sucesso Escolar/III Jornadas Internacionais de Alfabetização
Encontro
Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2017 Conferência 10 anos LGP na UCP. Investigação e Ensino em Língua Gestual Portuguesa
Conferência
Conferência 10 anos LGP na UCP. Investigação e Ensino em Língua Gestual Portuguesa
2017 - 2017 3.º Encontro A Linguística na Formação do Professor - das teorias às práticas educativas
Encontro
3.º Encontro A Linguística na Formação do Professor - das teorias às práticas educativas
CLUP/FLUP, Portugal
2017 - 2017 A Educação para e na diversidade
Mesa-redonda
2017 - 2017 ICRE- International Conference on Research on Education
Congresso
https://porto-icre2017.eventqualia.net/pt/pt/
inED, Portugal
2017 - 2017 Simpósio 29 - ENTRE A LINGUÍSTICA E A DIDÁTICA: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS E O CONHECIMENTO DIDÁTICA: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS E O CONHECIMENTO DIDÁTICA: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS E O CONHECIMENTO DIDÁTICA: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS E O CONHECIMENTO LINGUÍSTICO LINGUÍSTICO LINGUÍ
Congresso
2017 - 2017 Thematic Session - Research on Education Contexts and Processes
Congresso
ICRE - Porto International Conference on Research
Centre for Research and Innovation in Education (inED) of the School of Education, Portugal
2017 - 2017 Questões de morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e contributos da Linguística Comparativa para a sua discussão e compreensão
Conferência
Conferência 10 anos LGP na UCP. Investigação e Ensino em Língua Gestual Portuguesa
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2016 - 2016 Encontro Comemorativo dos 40 anos do Centro de Linguística da Universidade do Porto
Encontro
Encontro Comemorativo dos 40 anos do Centro de Linguística da Universidade do Porto
Centro de Linguística da Universidade do Porto /FLUP, Portugal
2015 - 2015 Simposium 10: Entre a Linguística e a Didática: a formação do professor de português e o conhecimento linguístico
Simpósio
Simelp-Simpósio Mundial do Ensino da Língua Portuguesa
2015 - 2015 XXXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Encontro
XXXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
APL e UMninho, Portugal
2015 - 2015 Ensino da LGP no Ensino Superior e Investigação sobre LG em Portugal
Mesa-redonda
1.as Jornadas de Morfossintaxe da LGP e de outras Línguas de Sinais
CLUP/FLUP/ESE-P.Porto, Portugal
2014 - 2014 Grupo de Trabalho: Contributos da Investigação em linguística para o Ensino da Gramática
Simpósio
IV SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
2014 - 2014 XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Encontro
XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/09/21 Uma aprendizagem significativa: a importância da planificação no processo de escrita
Arguente principal
Ana Rita Martins Ribeiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2020/05/13 Historiografia do ensino de Português para surdos no século XX.
Arguente principal
Vanessa Gomes Teixeira Anachoreta (Doutoramento)
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal
2020/03/17 Lenguas de signos e implante coclear: armas comunicativas (de)construcción masiva.
Vogal
Eva Ocampo Freijeiro (Doutoramento)
Universidade de Vigo, Espanha
2019/09/16 Relatório de Estágio no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB
Arguente principal
Catarina Alexandra Pires Faria (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2019/07/16 Assim se Escrevem Silêncios: A relevância do ensino de SignWriting a crianças Surdas, na Educação Pré-Escolar e 1.º ciclo do Ensino Básico Geral, na disciplina de Língua Gestual Portuguesa
Arguente principal
Cláudia Filipa Teixeira Alves (Mestrado)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal
2019/07/12 Relatório de Estágio no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB
Arguente principal
Cátia Sofia Martinho Teixeira (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2018 Diálogos entre os conhecimentos científicos e científico-pedagógicos na formação do professor de português nos 1.º e 2.º CEB Ana Sofia Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018 Relatório de Estágio - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB Isabel Taboada Mata (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018 Relatório de Estágio - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB Ana Filipa Moreira Pinto (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018 Relatório de Estágio - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB Liliana Ribeiro Félix (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018 Desenvolvimento de um Protocolo de Rastreio Breve Coletivo das Habilidades preditoras para a Aprendizagem de Leitura e Escrita Jocélia Pinho Mendonça (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018 Estudantes surdos e o texto Literário: Sentidos para a Escrita Patrícia da Silva Santiago Dias (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018 Dativos argumentais e dativos não argumentais em PE Marlene Sofia de Sousa Santos (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2017 Concepções pedagógicas sobre o papel do lúdico no processo de letramento e alfabetização na educação de infância nas Turmas de Pré II Andréa Moreira de Souza Arueira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017 "Super Visão" do Projeto Poliítico-Pedagógico: estudo das possibilidades para a gestão escolar democrática Márcia Ota (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017 A Abordagem do Domínio Intercultural nos Manuais de Inglês do 1.º Ciclo do Ensino Básico Catarina Isabel Barbosa Carvalhido do Paço (Mestrado)
2017 A Relevância da Escrita no Ensino do Inglês no 1.º CEB - Implicações da mudança do Inglês para uma disciplina curricular Luísa Cristina Laviada Monteiro da Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017 Relatório de Estágio - Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB Sara Daniela de Sousa Simões (Mestrado)
2016 Relatório de Estágio-Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB Francisca da Encarnação Cunha e Nascimento Ribeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016 Relatório de Estágio - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB Sara Isabel Ferrás Barbosa (Mestrado)
2016 Jogo: condições facilitadoras para o desenvolviemnto da oralidade Daniela Maria Viana do Vale (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2015 Oralidade - o papel do manual escolar e estratégias para a sala de aula Cristina Almeida Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2018/05/07 - Atual Sensos-e (Volume dedicado ao PEEP¿17 - Primary English Education in Portugal)
2017/11/04 - Atual Da Investigação às Práticas (v. 7, n. 3, 2017)
2016/06/04 - Atual Revista da Associação Portuguesa de Linguística
2011/06/04 - Atual ElingUP: Revista eletrónica de Linguística dos Estudantes da Universidade do Porto
Atual Revista de Estudos da Linguagem da Faculdade de Letras da UFMG (e - ISSN 2237-2083)
2016/07/01 - 2018/02/05 Sensos - Morfossintaxe das Línguas Gestuais (Vol 12, 2016) Livpsic
2016/07/01 - 2016/12/14 Linguística: revista de estudos linguísticos da Universidade do Porto (vol. 11, 2016) FLUP; CLUP

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2019/05/01 - Atual 3.º Ciclo da Avaliação Externa das Escolas [Membro da bolsa de avaliadores/peritos externos da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, junto da Inspeção Geral de Educação e Ciência (IGEC), no âmbito do 3.º Ciclo da Avaliação Externa das Escolas. Desde maio de 2019.]
Especialista
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal Inspeção-Geral da Educação e Ciência
2017/11/09 - Atual Comissão de Avaliação de Desempenho Docente (CADD) da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto
Membro
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto
2021/11/01 - 2022/01/13 Painel de bolsas FCT [Painel de avaliação de bolsas de doutoramento em Ciências da Linguagem, no CLUP da Faculdade de Letras das Universidade do Porto]
Membro
CLUP/FLUP, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2020/11/22 - 2021/04/04 Painel de bolsas FCT [Painel de avaliação de bolsas de doutoramento em Ciências da Cognição e da Linguagem, no CIIS do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Católica Portuguesa]
Membro
Universidade Católica Portuguesa, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2016 - Atual Linguagem e Cognição Licenciatura em Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portugesa (Licenciatura) Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2009 - Atual Linguística da Língua Gestual Portuguesa I Licenciatura em Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa (Licenciatura) Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2009 - Atual Linguística da Língua Gestual Portuguesa Licenciatura em Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa (Licenciatura) Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2008 - Atual Estrutura e Funcionamento da Língua Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2021/02 - 2021/07 Sintaxe II Licenciatura em Ciências da Linguagem (Licenciatura) Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal
2017 - 2017 Oficina "Desenvolvimento de Competências de Leitura e problemas de Matemática" dinamizada no II Encontro Temático APL/ESE (8 de julho) Extensão e divulgação científica (Curso médio) ESE Porto, Lisbo e Setúbal/APL, Portugal
2017 - 2017 Oficina de Gramática para professores de 2.º CEB: questões de sintaxe, dinamizada no II Encontro Temático APL/ESE (7 de julho) Extensão e divulgação científica (Curso médio) ESE Porto, Lisboa e Setúbal/APL, Portugal
2016 - 2016 UC "Interfaces Linguísticos na Aprendizagem de Línguas" no Complemento de formação para a docência no GR 120 destinado a titulares de qualificação profissional para a docência GR 330 (Inglês no 1.º CEB) Especialização (Curso médio) Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2016 Metas e atividades: entre a Consciência Morfossintática e a Leitura Outra (Curso médio) Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2015 UC "Interfaces Linguísticos na Aprendizagem de Línguas" no Complemento de formação para a docência no GR 120 destinado a titulares de qualificação profissional para a docência GR 330 (Inglês no 1.º CEB) Especialização (Curso médio) Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2015 - 2015 Workshop de LGP e de Reflexão Linguística sobre as suas particularidades Extensão e divulgação científica (Curso médio) ESE PP e FLUP, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2016/11 - Atual Associação iGesto - Investigação do Gesto
2016/05 - Atual Investigare - Associação para o estudo da Leitura, Escrita e Neurociências
2014/01 - Atual Association for Linguistic Typology (ALT)
2010/03 - Atual Associação Portuguesa de Linguística

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021/05/31 - Atual Comissão de Curso - Mestrado em Ensino de Língua Gestual Portuguesa [Curso que resulta de uma parceria e tendo por base um Acordo de Cooperação entre a Universidade Católica Portuguesa, através da Faculdade de Ciências Humanas (FCH-Católica) e do Instituto de Ciências da Saúde (ICS-UCP), e o Instituto Politécnico do Porto, através da sua Escola Superior de Educação (ESE-IPP)].
Membro
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2020/12/31 - Atual Comissão de Auto-Avaliação de Curso - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico [Comissão de Auto-Avaliação dos Cursos em avaliação da Escola Superior de Educação do IPP, no processo de avaliação pela A3ES.]
Membro
ESE-P. Porto, Portugal
2020/12/31 - Atual Comissão de Auto-Avaliação de Curso - Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Português História e Geografia de Portugal no 2.º ciclo do Ensino Básico [Comissão de Auto-Avaliação dos Cursos em avaliação da Escola Superior de Educação do IPP, no processo de avaliação pela A3ES.]
Membro
ESE-P. Porto, Portugal
2020/11/12 - Atual Comissão de Curso - Licenciatura em Educação Básica
Coordenador
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2014/09/29 - Atual Comissão de Curso - Licenciatura em Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa
Membro
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
Distinções

Outra distinção

2018 Prémio Ler+ 2018 (1.ª Edição do Prémio) atibuído ao projeto "Ainda estou a aprender...", coordenado pela Iolanda Ribeiro (UM)
GOV/PNL 2027, Portugal