???global.info.a_carregar???
Ana Maria da Silva Pereira Henriques Serrano. Finished her Doctoral Thesis in Child Studies , Special Education at the University of Minho in 2003. Her reserach area is Education Science with emphasis in Special education and Early Childhood Intervention. Associate Professor at the Department of Educational Psychology and Special Education, Institute of Education, University of Minho. Psychologist, with a Master in Early Intervention at the University of Cincinnati, USA as a Fullbright Scholar, and a PhD in Child Studies – Special Education at the University of Minho. Had been Head of Department and Vice President of IE, researcher in CIEd and coordinates the Research Group of Psycho Social Development, Learning and Special Needs. Has participated in several research projects. Had been scientific consultant: for the International Advisory Committee of Sunfield Research Institute in England; for the area of Early Intervention of Regional Education Department of Madeira from the year of 2004-2010; for ANIP for Continuing Vocational Training for Human Resources of the Early Intervention Process; for the Open Society Foundation and UNICEF Serbia – Implementing ECI in SERBIA. Is a member the National Ukrainian Council for ECI as representative of Eurlyaid. Has developed and coordinates one of the first Master’s programs in Early Childhood Intervention in Portugal (1996) Has been advisor for Masters and PhD dissertations. Has also collaborated on several Masters and PhD Juris of academic degrees and requests for equivalence or recognition of degree. Have collaborated with other colleagues in the organization of several national and international scientific meetings. Has participated in several national and European Projects (Socrates Grundtvig , Life Long Learning, and Comenius, AGORA). Has participated in numerous national and international scientific meetings with communications. Have a set of publications , both in minutes of meetings and in national and foreign journals , books and chapters in books . Member of the Board of the National Association of Early Intervention ( ANIP ) -2000 to 2019. Chair of the European Association of Early Intervention ( EURLYAID ) 2012 to present. Member of the Board of International Society of Early Intervention to present. Member of the Technical Advisory Group for Early Childhood Intervention -UNICEF Europe and Central Asia Regional Office, Geneva.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Maria Serrano

Nomes de citação

  • Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques
  • Ana Maria Serrano

Identificadores de autor

Ciência ID
D61F-D9AE-1371

Telefones

Telefone
  • 253601232 (Profissional)

Moradas

  • Instituto de Educação - Universidade do Minho. Campus de Gualtar, 4710-057, Braga, Braga, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Catalão Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/10 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2003/07 - 2009/10 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
1994/11 - 2003/07 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
1988/11 - 1994/11 Assistente (Docente Universitário) Universidade dos Açores, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1982/08 - 1988/11 Técnico Superior (Técnico Superior) APPADCM Coimbra, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/04/09 - Atual Membro do Technical Advisory Board for Early Childhood Intervention UNICEF Central and Eastern Europe Commonwealth of Independent States Regional Office, Suiça
2017/01 - Atual Perita de avaliação A3ES Agência Nacional de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, Portugal
2016/01 - Atual Membro da Comissão Diretiva do Doutoramento em Estudos da Criança Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2016 - Atual Membro do Conselho Pedagógico do Instituto de Educação Universidade do Minho, Portugal
2013 - Atual Diretor do Mestrado de Educação Especial Universidade do Minho, Portugal
2022/01 - 2024/01 Diretor do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial Universidade do Minho Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial, Portugal
2013 - 2023/12 Membro do Conselho científico do Instituto de Educação Universidade do Minho, Portugal
2018/10/22 - 2021/03 Membro do Conselho Geral Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2021 Membro da comissão diretiva do Centro de Investigação em Educação Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2017/04 Diretor do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2016 Conselho do Instituto de Educação Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2016 Vice-Presidente Universidade do Minho, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/09/01 - Atual Proyeto I+D Atención temprana y desarrollo profesional.
PID2021-128020NA-I00
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Em curso
2018/01 - 2020/04 Project Agora
European Association for Service Provirders for Persons with Disabilitis (EASPD), Bélgica
Velux Fonden
Concluído
2017/12/01 - 2019/10/31 VET for EI.Vocational Trainning for Physiotherapists about family Centered and Play based approaches in Early Childhood Intervention
2017-1-TR01-KA202-046189
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Erasmus Academie
Concluído
2016/09/01 - 2019/08/31 CROSSCUT: CROSS-CURRICULAR TEACHING Project 2016-1-FR01-KA201-024206
Project 2016-1-FR01-KA201-024206
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Erasmus

Outro

Designação Financiadores
2018/03/01 - 2020/04/30 AGORA
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Velux Fonden
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Martins, Inês; Silva, Rosilene Gonçalves; Azevedo, Fernando; Vieira, Maria Helena; Palhares, Pedro; Serrano, Ana Maria; Carvalho, Graça Simões de; Pereira, Beatriz. "IV Jornadas em Estudos da Criança: construindo pontes entre o conhecimento científico e as políticas e práticas efetivas para a infância - Livro de Resumos". 2019.
  2. Viana, Isabel Carvalho; Teixeira, Ana Margarida; Serrano, Ana Maria; Silva, Carlos; Candeias, Isabel; Sousa Joana; Morgado, José Carlos; et al. "CROSSCUT 2018 International Congress of Cross-Curricular Teaching Curriculum Flexibility and innovation". 2018.
  3. Pinto, Marta Joana de Sousa Pinto; Serrano, Ana Maria. "Caracterização da participação das famílias no apoio pelas Equipas Locais de Intervenção (ELI)". 2017.
  4. Patrícia Raquel Silva Fernandes; Ana Maria Serrano; Patricia Carla de Souza Della Barba Della Barba. "INTERVENÇÃO PRECOCE EM PORTUGAL E NO BRASIL: CLARIFICAÇÃO NACIONAL E INTERNACIONAL SOBRE PRÁTICAS PROFISSIONAIS". 2014.
    10.17648/galoa-cbee-6-30491
  5. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Ana Maria Silva Pereira Henriques Serrano. "Early intervention: interpretation of professional practices". Trabalho apresentado em Braga 2014 EMBRACING INCLUSIVE APPROACHES: The voice and vision of special education, Braga, 2014.
    Publicado
  6. Embracing Inclusive Approaches Conference, Braga, 2014; O´Rouke, Susan; Martins, Ana Paula Loução; Gumpel, Thomas P.; Santos, Anabela Cruz dos; Pereira, Ana Paula da Silva; Serrano, Ana Maria; Rodríguez-Hernández, Humberto Javier. "Proceedings of Braga 2014 Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Education Needs Conference". 2014.
  7. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Ana Maria Silva Pereira Henriques Serrano. "Diálogos sobre a Intervenção Precoce em Portugal e no Brasil: clarificação nacional e internacional sobre práticas profissionais". Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galeco - Português de Psicopedagogia, Universidade do Minho, Braga, Braga, 2013.
    Publicado
  8. Viana, Isabel Carvalho; Machado, Ricardo J.; Serrano, Ana Maria. "CULTURis : a creative Project between teaching and learning – vision on ICT in education". 2013.
  9. Viana, Isabel Carvalho; Machado, Ricardo J.; Serrano, Ana Maria; Viana, Isabel, C.; Ricardo, J. Machado; Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. "CULTURis : leadership for learning supported by information systems". Trabalho apresentado em 2012 ICET International Yearbook on Teacher Education., Cairo, 2012.
    Publicado
  10. Pereira, A.P; Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. "Práticas Centradas na Família em Intervenção Precoce: Um Estudo Nacional sobre Práticas Profissionais.". Trabalho apresentado em X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2009.
    Publicado
  11. Miranda Correia, L. M.; Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. "Igualdade de Oportunidades tendo como base os direitos humanos das crianças e adolescentes com Necessidades Educativas Especiais". Trabalho apresentado em udição Parlamentar, organizada pela Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, Subcomissão para a Igualdade de Oportunidades, Lisboa, 2008.
    Publicado
  12. Miranda Correia, L. M.; Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. "The ICF and the Decreto_Lei 3/2008, de 7 de Janeiro". Trabalho apresentado em Encontro Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – versão para Crianças e Jovens (CIF-CJ); aspectos da sua implementação em Portugal,, Porto, 2008.
    Publicado
  13. Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. "A família na Intervenção Precoce: A evolução para uma práctica centrada na família". Trabalho apresentado em III Bienal do Autismo – Norte, Vila Nova de Gaia, 2008.
    Publicado
  14. Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. "Ser ou no ser...centrado en la família en atención temperana.Una cuestión clave para práticas de calidad,". Trabalho apresentado em II Reunión Interdisciplinar sobre Discapacidades/Transtornos del Desarrollo y Atención Temperana, Madrid, 2008.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques; Abreu, F.. "Intervenção Precoce na DREER: Um Projecto de Investigação-Acção.", Revista Diversidades, 2010
Artigo em revista
  1. Marta Pinto; Ana Maria Serrano. "Perceção dos profissionais acerca da participação das famílias no apoio pelas equipas de intervenção precoce". Zero-a-Seis (2022): https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e83100.
    10.5007/1518-2924.2022.e83100
  2. Marilyn Espe- Sherwindt; Ana Maria Serrano. "“I felt alone”: The Importance of Social Support for Early Intervention". Educação (2020): https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.1.35476.
    10.15448/1981-2582.2020.1.35476
  3. Marlene Rozek; Ana Maria Serrano. "Intervenção Precoce na Infância centrada na família: práticas e pesquisa". Educação (2020): https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.1.37015.
    10.15448/1981-2582.2020.1.37015
  4. Luís Oliveira; Marcelino Pereira; Teresa Medeiros; Ana Serrano. "Tradução e adaptação para português da Vanderbilt ADHD Diagnostic Teacher Rating Scale: um estudo piloto". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (2019): https://doi.org/10.17979/reipe.2019.6.1.4910.
    10.17979/reipe.2019.6.1.4910
  5. Mas, J.M.; Cañadas, M.; Balcells-Balcells, A.; Giné, C.; Serrano, A.M.; Dunst, C.J.. "Psychometric properties of the Spanish version of the family-centred practices scale for use with families of young children receiving early childhood intervention". Journal of Applied Research in Intellectual Disabilities (2018): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85043533541&partnerID=MN8TOARS.
    10.1111/jar.12442
  6. Luís Oliveira; Marcelino Pereira; Ana Serrano; Teresa Medeiros. "Conhecimentos e Lacunas dos Professores do 1. º Ciclo acerca da PHDA". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 11 (2017): 051-051. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.11.2346.
    10.17979/reipe.2017.0.11.2346
  7. Luís Oliveira; Maria Medeiros; Ana Serrano. "ADHD: after All, What is its Origin?". Revista Portuguesa de Pedagogia 51 1 (2017): 43-61. https://doi.org/10.14195%2F1647-8614_51-1_3.
    10.14195/1647-8614_51-1_3
  8. Janair Moreira Linden; Ana Maria Serrano; Margarita Cañadas. "Trabalho com Famílias refugiadas em Intervenção Precoce: desenvolvemos autonomia ou criamos dependência?". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 11 (2017): 025-025. https://doi.org/10.17979%2Freipe.2017.0.11.2242.
    10.17979/reipe.2017.0.11.2242
  9. Oliveira, Luís; Medeiros, Maria; Serrano, Ana. "ADHD: After All, What is its Origin? ; TDAH: Después de Todo, Cuál es su Origen? ; PHDA: Afinal, qual a sua origem? Uma revisão dos fatores etiológicos". (2017): http://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/4766.
  10. Marilyn Espe-Sherwindt; Ana Maria Serrano. "It takes two: The role of family-centered practices in communication intervention". Revista de Logopedia, Foniatría y Audiología 36 4 (2016): 162-169. https://doi.org/10.1016%2Fj.rlfa.2016.07.006.
    10.1016/j.rlfa.2016.07.006
  11. Patrícia Raquel Silva Fernandes; Ana Maria Silva Pereira Henriques Serrano; Patrícia Della Barba. "DIÁLOGOS SOBRE A INTERVENÇÃO PRECOCE". Journal of Research in Special Educational Needs 16 (2016): 373-377. https://doi.org/10.1111%2F1471-3802.12161.
    10.1111/1471-3802.12161
  12. Patrícia Barba; Iara Rizzo; Ana Maria Serrano. "Ages and Stages Questionnaires, a facilitator system of parental involvement and knowledge of child development". Revista Portuguesa de Terapia da Fala (2015):
    10.21281/rptf.2015.04.04
  13. Maria De Fátima Maia; Ana Maria Serrano. "Frühförderung in "Vereinigungen für Zerebrale Bewegungsstörungen" in Portugal. Hilfen, Barrieren und wichtige Herausforderungen". Frühförderung interdisziplinär 34 4 (2015): 212-212. https://doi.org/10.2378%2Ffi2015.art27d.
    10.2378/fi2015.art27d
  14. Lopes, S.; Graça, P.; Teixeira, S.; Serrano, A.M.; Squires, J.. "Psychometric properties and validation of Portuguese version of Ages & Stages Questionnaires (3rd edition): 9, 18 and 30 Questionnaires". Early Human Development 91 9 (2015): 527-533. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84937844502&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.earlhumdev.2015.06.006
  15. Pinto, Marta Joana; Serrano, Ana Maria. "Avaliação da participação das famílias no apoio prestado pelas equipas de intervenção precoce ; Evaluation of family participation in the support provided by the early childhood teams". (2015): http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/359.
    10.17979/reipe.2015.0.11.359
  16. Luís Oliveira; Marcelino Pereira; Maria Medeiros; Ana Serrano. "ADHD: what’s new in DSM-5?". Revista Portuguesa de Pedagogia 49 2 (2015): 75-94. https://doi.org/10.14195%2F1647-8614_49-2_4.
    10.14195/1647-8614_49-2_4
  17. Ana Maria Serrano. "Módulo 5 Familias de alumnos con necesidades especiales". Curso de Especialización “Familia y Escuela” Módulo 5 (2014): 1-10. http://hdl.handle.net/1822/32431.
    Publicado
  18. Soares, Elsa Marta Pereira; Serrano, Ana Maria; Elsa Marta Soares; Ana Maria Serrano; Soares, E.M.; Serrano, A.M.. "Peer relations : the challenges of children with special needs". Revista de Investigacion en Logopedia 4 1 (2014): 67-92. http://hdl.handle.net/1822/31541.
    Publicado
  19. Salete Teixeira; Patrícia Graça; Sónia Lopes; Ana Serrano. "O Ages & Stages Questionnaires, versão portuguesa numa amostra de risco de desenvolvimento". Revista Portuguesa de Terapia da Fala 0 0 (2013): 38-43. http://dx.doi.org/10.21281/rptf.2013.00.06.
    10.21281/rptf.2013.00.06
  20. Soares, E.; Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques; Guralnick, M. J.; Serrano, A.; Guralnick, M.J.. "Translation, adaptation, and content validation of section I of the scale "Assessment of Peer Relations" into the Portuguese language.". Journal of Human Growth and Development 23 23 (2013): 31-40. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84876387393&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado
  21. Fátima Maia. "Intervenção Precoce nas Associações portuguesas da Paralisia Cerebral : Perceções das famílias dos profissionais e dos Directores de serviço". Revista Portuguesa de Terapia da Fala 0 1 (2013): 6-14.
    Publicado
  22. Sónia Lopes; Patrícia Graça; La Salete Teixeira; Ana Maria Serrano; Adriano Rockland; Lopes, S.; Graça, P.; et al. "Estudo exploratório do instrumento Ages & Stages Questionnaires – 2ª edição". Análise Psicológica 29 1 (2012): 149-166. https://doi.org/10.14417%2Fap.45.
    Publicado • 10.14417/ap.45
  23. de Almeida, Isabel Chaves; Carvalho, Leonor; Ferreira, Viviana; Lopes, Sandra; Pinto, Ana Isabel; Portugal, Gabriela; Santos, Paula; et al. "Práticas de intervenção precoce baseadas nas rotinas: Um projecto de formação e investigação". Análise Psicológica 29 1 (2012): 83-98. http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/41.
    Publicado • 10.14417/ap.41
  24. Serrano, Ana Maria; Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. "Deixa-me fazer e eu aprendo: a aprendizagem da criança mediada pelos pais/prestadores de cuidados em contextos naturais". Revista Diversidades 35 (2012): 10-13. http://hdl.handle.net/1822/28126.
    Publicado
  25. Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques; Afonso, J.; Serrano, Ana Maria; Afonso, Joana. "Educação pré-Escolar em contextos inclusivos: Reflexões em torno de uma experiência Europeia Comenius". INCLUSÃO 10 (2011): 7-28. http://hdl.handle.net/1822/16133.
    Publicado
  26. Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques; Serrano, Ana Maria; Boavida, José; Pinto, A.I.; Grande, C.; Aguiar, C.; De Almeida, I.C.; et al. "Early Childhood Intervention: The portuguese pathway towards Inclusion". Revista Educación Inclusiva 4 1 (2011): 123-138. http://hdl.handle.net/1822/30836.
    Publicado • 10.1080/10522158.2013.865426
  27. Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques; Pereira, A.P; Serrano, Ana Maria; Pereira, Ana Paula da Silva. "Parâmetros recomendados para a qualidade da avaliação em intervenção precoce". Revista Educação Especial 24 40 (2011): 169-179. http://hdl.handle.net/1822/14957.
    Publicado
  28. Serrano, Ana Maria; Pereira, Ana Paula. "Recommended parameters for quality assessment in early intervention". (2011): http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/3274.
  29. Pereira, Ana Paula da Silva; Ana Maria Serrano. "Recommended parameters for the quality of evaluation in early intervention (Parâmetros recomendados para a qualidade da avaliação em intervenção precoce)". Revista de Educação Especial 40 24 (2011): 163-179.
    Publicado
  30. Almeida, I. C.; Carvalho, L.; Ferreira, V.; Grande, C.; Lopes, S.; Pinto, A. I.; Portugal, G.; Santos, P.; Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. "Early Intervention Practices based on routines: A training and research project". Análise Psicológica 1 (2011): 149-166.
    Publicado
  31. Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques; Afonso, J.. "Educação de Infância em Contextos Inclusivos: Uma experiência acerca da Inclusão em cinco países Europeus". Revista Diversidades 27 27 (2010): 17-20.
    Publicado
  32. Graça, P. R. M.; Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques; Teixeira, M. L. C.; Lopes, S.C.G.; Campos, A.R.S; Graça,Patrícia Roberto de Meireles; Teixeira,Maria de La Salete da Cunha; et al. "O momento da avaliação na intervenção precoce: O envolvimento da família estudo das qualidades psicométricas do ASQ-2 dos 30 aos 60 meses". Revista Brasileira de Educação Especial 16 2 (2010): 177-196. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-78049406680&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado
  33. Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques; Viana, I. C.; Viana, Isabel Carvalho; Serrano, Ana Maria. "Inclusion and citizenship – plural cultural context of creativity and curricular innovation". In Inklusion 3 (2010): 0-0. http://www.inklusion-online.net/index.php/inklusion/article/view/69/73.
    Publicado
  34. Teixeira, M. S.; Lopes, S. C.; Graça, M. P.; Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques; Rockland, A.; Teixeira, Maria de La Salete da Cunha; Lopes, Sónia; et al. "Rastreio do desenvolvimento infantil: Estudo exploratório da ASQ-2". INCLUSÃO 10 (2010): 85-100. http://hdl.handle.net/1822/16132.
    Publicado
  35. Alves, N.; Vieira, M. H.; Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques; Alves, Nelson; Vieira, Maria Helena; Serrano, Ana Maria. "Educação Musical na Intervenção Precoce". INCLUSÃO 10 (2010): 29-38. http://hdl.handle.net/1822/16151.
    Publicado
  36. Reis, Helena Isabel da Silva; Espe-Sherwindt, Marylin; Serrano, Ana Maria; Ana Gaspar; Ana Maria Serrano; Gaspar, A. C.; Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques; et al. "O perfil de envolvimento e as necessidades dos irmãos das crianças com perturbação do espectro do autismo : estudo descritivo realizado nos distritos do Porto, Viseu e Lisboa". Analise Psicologica 29 1 (2010): 67-82. http://hdl.handle.net/1822/16265.
    Publicado • 10.14417/ap.39
  37. Pereira, Ana Paula da Silva; Serrano, Ana Maria; Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques; Pereira, A.P; Ana Paula Pereira; Ana Maria Serrano. "Intervenção precoce em Portugal : evidências e consequências". Inclusão 10 (2010): 101-120. http://hdl.handle.net/1822/16154.
    Publicado
  38. Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. "Intervenção Precoce". Casa das linguagens 0 (2009): 46-46.
    Publicado
  39. Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. "Contributos da Intervenção Precoce para as crianças em risco ambiental". Rediteia 43 43 (2009): 45-48.
    Publicado
  40. Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques; Afonso, J. L.. "Influence des règles, des recommandations, des programmes scolaires. Capacité des enseignants /pédagogues à adapter leur pédagogie". La nouvelle revue de la’adaptation et de la scolarisation 46 (2009): 39-44.
    Publicado
  41. Ana Maria Serrano; Joana Lima Afonso; Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques; Afonso, J. L.. "Influence of frameworks, guidelines, curricula. Teacher's/pedagogue's ability to adapt his/her pedagogy". La nouvelle revue de l'adaptation et de la scolarisation 46 2 (2009): 45-45. https://doi.org/10.3917%2Fnras.046.0045.
    10.3917/nras.046.0045
  42. Serrano, Ana Maria; Pereira, Ana Paula; Carvalho, Maria Leonor. "Child's learnig opportunities in natural environments: Family and comunity". (2003): https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/439.
  43. Serrano,Ana Maria; Pereira,Ana Paula; Carvalho,Maria Leonor; Ana Maria Serrano; Ana Paula Pereira; Maria Leonor Carvalho. "Oportunidades de aprendizagem para a criança nos seus contextos: de vida família e comunidade". PSICOLOGIA 17 1 (2003): 65-65. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492003000100004.
    10.17575/rpsicol.v17i1.439
Artigo em revista (magazine)
  1. Pereira, A.P; Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. "Abordagem Centrada na Família em Intervenção Precoce: Perspectivas Histórica, Conceptual e Empírica.", Revista Diversidades,, 2010
Capítulo de livro
  1. Rita Laranjeira; Ana Maria Serrano. "ENVOLVIMENTO DOS PAIS NO PROCESSO DE ELEGIBILIDADE PARA A INTERVENÇÃO PRECOCE NA INFÂNCIA EM PORTUGAL: PERSPETIVA DE EQUIPAS LOCAIS DE INTERVENÇÃO". 2023.
    10.37572/EdArt_28112308611
  2. Pereira, Ana Paula da Silva; Ana Maria Serrano. "A family-centered model in contexts of mental health vulnerability (Modelo centrado en la familia en contextos de vulnerabilidad de salud mental)". In Primera infancia y vulnerabilidad mental, 139-165. Madrid, Espanha: Sanz y Torres, 2014.
    Publicado
  3. Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques; Afonso, J. L.. "The influences of framework, guidelines and curricula.". In Growing up together : steps to early inclusive education, 39-44. Siegen: ZPE, 2012.
    Publicado
  4. Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques; Afonso, J. L.; Serrano, Ana Maria; Afonso, Joana. "Individualized support strategies in inclusive education". In Growing up together: steps to early inclusive education, 62-68. Siegen: ZPE, 2012.
    Publicado
  5. Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques; Afonso, J. L.. "Influence des règles, des recommandations, des programmes scolaires". In Grandir ensemble: L’Education inclusive dès la petite enfance, 49-54. Nimes: INSHEA Champ Social, 2012.
    Publicado
  6. Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques; Afonso, J. L.; Serrano, Ana Maria; Afonso, Joana. "Strategies pour l’aid individuelle dans le cadre de l’éducation inclusive". In Grandir ensemble: L’Education inclusive dès la petite enfance, 70-76. Nimes: INSHEA Champ Social, 2012.
    Publicado
  7. Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. "Famílias de alunos com Necessidades Educativas Especiais". In Módulo V. Curso Família y Escuela., 10-20. Centro de Altos Estudos Univer: Centro de Altos Estudos Universitários Organización dos Estados Iberoamericanos., 2012.
    Publicado
  8. Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques; Afonso, J. L.. "Inklusive Praxis – eine Frage der Konzepte". In Zusammen aufwachsen, schritte zur frühen inklusiven bildung und erziehung, 41-45. Kempten: Klinkhardt, 2010.
    Publicado
  9. Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques; Afonso, J. L.. "Individualierte unterstützungsstrategien in der inklusiven bildung und erziehung". In Zusammen aufwachsen, schritte zur frühen inklusiven bildung und erziehung, 62-67. Kempten: Klinkhardt, 2010.
    Publicado
  10. Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques; Windels, D.; Schädler , VanLoon; Schuer, S.. "Supporting parents with intellectual disabilities and their children – reflections on elements of a planning concept". In Perspectives, initiatives and practice across Europe., 0-0. Eurlyaid, Alemanha: Eurlyaid, 2009.
    Publicado
  11. Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques; Afonso, J. L.. "Support Strategies - individualized / inclusive support / therapy / Idividualized Plan / assessment.". In Manual do Projecto Comenius- ECEIS, 20-30. Manual do Projecto Comenius-: ECEIS, 2009.
    Publicado
  12. Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques; Afonso, J. L.. "Country Report of Portugal.". In Early Childhood Education on Inclusive Settings : Basis, background and framework of Inclusive Early Childhood Education in five European countries, France, Germany, Hungary, Portugal and Sweden., 0-0. Siegen: ZPE.: Siegen: ZPE., 2008.
    Publicado
  13. Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques; Afonso, J. L.. "Early childhood education on inclusive settings: Portugal Country Report.". In Early Childhood Education in Inclusive Settings – Basis, Background and framework of Inclusive Early Education in Five European Countries: France, Germany, Hungry, Portugal and Sweden., 0-0. Alemanha, Alemanha: ZPE_Schriftenreihe, 2007.
    Publicado
  14. Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques; Correia, L. M.. "Inclusão e Intervenção Precoce para um começo educacional promissor.". In Inclusão e Necessidades Educativas Especiais : Um guia para educadores e professores., 0-0. Porto, Portugal: Porto Editora., 2003.
    Publicado
  15. Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques; Correia, L. M.. "Envolvimento parental na educação do aluno com NEE.". In Inclusão e Necessidades Educativas Especiais : Um guia para educadores e professores., 0-0. Porto, Portugal: Porto Editora., 2003.
    Publicado
  16. Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques; Correia, L. M.. "Parcerias Pais-Professores na educação da criança com NEE.". In Inclusão: Um guia para educadores e professores., 20-30. Braga, Portugal: Quadrado Azul Editora., 2002.
    Publicado
  17. Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques; Correia, L. M.. "Intervenção Precoce centrada na família: Uma perspectiva ecológica de atendimento.". In Envolvimento Parental em Intervenção Precoce: Das práticas centradas na criança às práticas centradas na família., 10-20. Porto, Portugal: Porto Editora., 1998.
    Publicado
  18. Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. "Desenvolvimento cognitivo.". In Manual desenvolvido no âmbito dos Cursos de Formação de Profesoores do 1º ciclo dos PALOP realizados no IEC., 10-20. IEC, Portugal: IEC, 1997.
    Publicado
  19. Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. "Motivação e aprendizagem. In Manual dos Cursos PALOP.". In Manual desenvolvido no âmbito dos Cursos de Formação de Profesoores do 1º ciclo dos PALOP realizados no IEC., 20-30. IEC, Portugal: IEC, 1997.
    Publicado
  20. Correia, L. M.; Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. "Envolvimento parental na educação do aluno com necessidades educativas especiais.". In Em L.M. Correia (Org.), Alunos com Necessidades educativas especiais nas classes regulares., 1-10. Porto, Portugal: Porto Editora., 1997.
    Publicado
Edição de livro
  1. Carvalho, Leonor; Almeida,Isabel Chaves de; Felgueiras Isabel; Leitão, Sara M.; Boavida, José; Santos, Paula; Ana Maria Serrano; et al. Ajánlások a kora gyermekkori Intervencióhoz kézikönyv szakembereknek. Gézengúz Alapitvány a Születési Károsultakért. Budapeste, Hungria: Eurlyaid, Luxembourg. 2021.
    Publicado
  2. Carvalho,Leonor; Almeida, Isabel Chaves de; Felgueiras , Isabel ; Leitão, Sara ; Boavida, José; Santos, Paula; Ana Maria Serrano; et al. ¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿ ¿¿¿¿¿¿¿¿ ¿ ¿¿¿¿¿¿¿¿ ¿¿¿¿¿¿¿¿¿ ¿¿¿¿¿¿¿¿ ¿¿¿ ¿¿¿¿¿¿¿¿ (Ukranian). Kiev, Ucrânia: Eurlyaid, Luxembourg. 2019.
    Publicado
  3. Kron, M.; Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. Crescendo juntos: Passos para a Inclusão na educação de Infância.. Porto, Portugal: Porto Editora. 2014.
  4. Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. As redes sociais de apoio e sua relevância para a Intervenção Precoce.. Porto, Portugal: Porto Editora. 2007.
  5. Correia, L. M.; Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. Envolvimento Parental em Intervenção Precoce: Das práticas centradas na criança às práticas centradas na família.. Porto, Portugal: Porto Editora. 1998.
Livro
  1. Carvalho,Leonor; Almeida, Isabel Chaves de; Felgueiras Isabel; Leitão, Sara M.; Boavida, José; Paula Santos; Ana Maria Serrano; et al. Odporúcané postupy vcasnej intervencie: Prírucka pre odborníkov. Asociácia poskytovatelova podporovatelov vcasnej intervencie. Sofia, Bulgária: Eurlyaid. 2021.
    Publicado
  2. Carvalho,Leonor; Almeida,Isabel Chaves de; Felgueiras , Isabel ; Leitão, Sara ; Boavida, José; Paula Santos; Ana Maria Serrano; et al. Praktyki rekomendowane we wczesnej interwencji Przewodnik dla specjalistów. Warsaw, Polónia: EZRA UKSW. 2020.
    Publicado
  3. Carvalho, L., ; Almeida,Isabel Chaves de; Felgueiras, I.; Leitão, Sara M.; Boavida, José; Paula Santos; Ana Maria Serrano; et al. Autor correspondente: Pinto, Ana Isabel. Recommended practices in Early Childhood Intervention : A Guide book for professionals. Eurlyaid. 2019.
    Publicado
  4. Carvalho, Leonor; Almeida,Isabel Chaves de; Felgueiras , Isabel ; Leitão, Sara ; Boavida, José; Paula Santos; Ana Maria Serrano; et al. ¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿ ¿¿¿¿¿¿¿ ¿ ¿ ¿¿¿¿¿¿ ¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿ ¿¿¿¿¿¿¿ ¿¿¿ ¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿ (Russian). Rússia: Eurlyaid, Luxembourg. 2019.
    Publicado
  5. Silva, Inês Peixoto; Martins, Inês; Azevedo, Fernando; Vieira, Maria Helena; Palhares, Pedro; Serrano, Ana Maria; Carvalho, Graça Simões de; Pereira, Beatriz. Programa e resumos III Jornadas em Estudos da Criança. Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). 2018.
  6. Serrano, A.M.; Mas, J.M.; Cañadas, M.; Giné, C.. Family systems and familycentred intervention practices in Portugal and Spain: Iberian reflections on early childhood intervention. 2016.
  7. Correia, Luís Augusto Miranda; Serrano, Ana Maria; Pereira do Vale, A.; Fernandes, José Boavida; Saiote, Maria de Deus; Ferreira, Rosa Maria Soares. A educação de crianças e adolescentes com necessidades especiais: Questões de atitude, cientifico-pedagógicas, profissionais e legais. Educa - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 2015.
Poster em conferência
  1. Limede, Rita; Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. Autor correspondente: Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. "Ponto de Situação da IPI em Portugal e Espanha - das origens à atualidade". Trabalho apresentado em XIV Congresso Nacional de Intervenção Precoce, 2023.
  2. Limede, Rita; Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. Autor correspondente: Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. "Análise de Políticas e Práticas de Intervenção Precoce na Infância em Países Europeus ¿ A Utilização de Práticas Recomendadas". Trabalho apresentado em Dia aberto CIEC, 2023.
  3. Limede, Rita; Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. Autor correspondente: Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. "Comparing Early Childhood Intervention Policies and Practices in European Countries – The Use of Recommended Practices". Trabalho apresentado em EURLYAID: Creating Early Childhood Intervention Together Building Bridges, 2023.
Relatório
  1. Serrano, Ana Maria; Camacho, Maria José; Gonçalves, Glória; Abreu, Fabiana. 2010. Projecto-piloto de investigação-acção em intervenção precoce na Direcção Regional de Educação Especial e Reabilitação. http://hdl.handle.net/1822/16281.
Resumo em conferência
  1. Almeida, A.; Martins, Silvana; Antunes, A. P.; Cristina, Nunes D711-CB24-6539; Cruz, O. 7518-8C5E-9A90; Augusto, C. 331B-4DED-5F2F; Pereira, Dora ; Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques; Sarmento, Teresa. "Parentalidade em tempo de covid-19". Trabalho apresentado em 8th INTERNATIONAL CONGRESS of EDUCATIONAL SCIENCES and DEVELOPMENT, 2020.
    Publicado
  2. Graça, P.; Lopes, S.; Teixeira, L.S.; Serrano, A.M.. "Screening of child development in Portugal using Ages & Stages Questionnaires PT". Trabalho apresentado em PRE-BIRTH TO THREE: identities, learning, diversities, Porto, 2012.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Guimarães, Mónica Martins. "Análise da utilização das práticas recomendadas em intervenção precoce pelos terapeutas ocupacionais". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/1822/63708.
  2. Pereira, Maria Neves Abreu. "Impacto dos contextos familiares de vulnerabilidade de saúde mental na criança: uma história de vida". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/1822/59508.
  3. Costa, Carla Manuela Fernandes da. "Práticas centradas na família e os resultados familiares: avaliação de práticas de intervenção precoce na perspetiva da família". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/1822/46251.
  4. Oliveira, Luís Carlos Martins de. "A Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA): do conhecimento dos professores às práticas educativas no 1.º ciclo do ensino básico". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/1822/48671.
  5. Cardoso, Ana Isabel Fraga. "As crianças de pais com vulnerabilidade de saúde mental: implicações e respostas centradas na família". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/1822/51132.
  6. Fernandes, Patrícia Raquel Silva. "Diálogos sobre a Intervenção Precoce em Portugal e no Brasil: Clarificação Nacional e Internacional sobre Práticas Profissionais". Doutoramento, 2016. http://hdl.handle.net/1822/44971.
  7. Gilman, Catarina Stuart Gonçalves Themudo. "A intervenção precoce: uma aliada dos cuidados de saúde prestados nas Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais?". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/1822/41398.
  8. Carvalho, Joana da Costa. "Estudo das ELI dos distritos de Braga e Bragança: um contributo para a avaliação das práticas centradas na família". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/1822/41397.
  9. Meira, Sílvia de Castro. "Perceções das famílias acerca dos apoios prestados pelos profissionais de intervenção precoce : um estudo de caso numa equipa local de intervenção precoce do norte". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/1822/30212.
  10. Ferreira, Daniela Alexandra Rodrigues. "Práticas centradas na família: um estudo de caso do Centro de Educación Infantil y de Atención Temprana da Universidade Católica de Valência". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/1822/38396.
  11. Couto, Diana Patrícia da Silva. "Práticas das equipas locais de intervenção no processo de avaliação de crianças referenciadas para o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/1822/30213.
  12. Costa, Maria Isabel Azevedo. "Inclusão de crianças com paralisia cerebral no pré-escolar: perspetivas dos pais". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/1822/38160.
  13. Pego, Carla Maria da Silva Mota. "As perceções das famílias de crianças com necessidades especiais sobre os benefícios da intervenção precoce: um estudo qualitativo com famílias de Braga". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/1822/38415.
  14. Saraiva, Waslany Bittencourt. "A relação entre família e escola e a perspectiva de minimização das dificuldades comportamentais e cognitivas apresentadas por adolescentes com Síndrome do Alcoolismo Fetal (SAF): estudos de casos na cidade de Manaus". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/1822/41251.
  15. Machado, Maria Cristina Neves. "A inclusão do aluno com perturbações do espetro do autismo na escola regular quatro estudos de caso". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/1822/29099.
  16. Barbosa, Esther de Oliveira. "Caracterização dos pais das crianças com NEE e análise do sistema de apoio: um estudo exploratório na cidade de Manaus". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/1822/40949.
  17. Dias, Isabel Maria da Cruz. "Um olhar sobre a surdez: uma história de vida". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/1822/38388.
  18. Lopes, Sónia Cristiana Gonçalves; Graça, Patrícia; Maia, Maria de Fátima Serdoura Cardoso; Fátima Maia; Ana Serrano; Teixeira, Maria de La Salete da Cunha; Serrano, Ana Maria. "Aferição para a população portuguesa da escala de desenvolvimento : ages & stages questionnaires (ASQ-3) dos 2 aos 12 meses". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/1822/27384.
    10.21281/rptf.2013.00.02
  19. Sousa, Ana Margarida Ribeiro de. "O poder das rotinas em IP: estudo de caso de uma criança com trissomia 21". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/9090.
  20. Soares, Elsa Marta Pereira. "Tradução, adaptação e validação do conteúdo do instrumento Assessment of Peer Relations tendo em conta a realidade cultural portuguesa". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/1822/28778.
  21. Custódio, Ana Cristina Lopes Anselmo Baião. "Cultura organizacional, participação e desenvolvimento de recursos humanos em IPSS: estudo de caso". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10174/16125.
  22. Dias, Luís Pedro Gomes Correia. "O perfil do assistente social em intervenção precoce : perspetivas profissionais em modelos colaborativos interdisciplinares e transdisciplinares". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/1822/30217.
  23. Carlos, Rita Margarida Machado da Silva. "Perceção de stress parental em famílias de crianças com PHDA antes e após introdução de medicação psicoestimulante". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/1822/28897.
  24. Vieira, Catarina Elisa Ramos Silva. "A perceção de competência na perspetiva das famílias em situação de risco e dos profissionais". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/1822/28890.
  25. Marques, Susana Raquel da Cunha. "As vozes das crianças : perspetivas acerca da inclusão em contexto de educação pré-escolar". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/1822/24503.
  26. Amorim, Rosa de Fátima da Costa. "Facilitadores e barreiras à inclusão na primeira infância". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/1822/24501.
  27. Pinto, Marta Joana de Sousa. "Utilização de práticas contextualmente mediadas pelos profissionais das ELI Norte". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/1822/24499.
  28. Magina, Eugénia da Conceição Vieira. "Qualidade de vida e funcionamento das famílias de crianças dos 0 aos 6 anos". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/13663.
  29. Oliveira, Artur Nuno Sousa Rebelo. "Identificação e análise dos projetos de intervenção precoce na NUT III Norte Ave". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/20077.
  30. Campos, Anabela Roriz. "Intervenção precoce e a família : estudo de caso de uma criança em risco". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/1822/13625.
  31. Silva, Ana Isabel Sousa e; Silva, Margarida Alexandra dos Santos e; Santos, Ana Filipa de Oliveira; Sousa, Ana Isabel Antunes de. "Contributo para a construção de um currículo cognitivo de intervenção precoce na faixa etária dos 3 aos 6 anos". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/1822/14512.
  32. Nunes, Helena Maria Raimundo de Oliveira. "Qualidade de vida de famílias de crianças com necessidades especiais". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/1822/14710.
  33. Roque, Ana Maria Pereira da Cal. "A hiperactividade e défice de atenção na educação de Infância". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10437/1604.
  34. Pereira, Elisabete Leonor. "Jardim-de-Infância, família, criança com NEE : uma triangulação para o sucesso". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/1822/14669.
  35. Dias, Adriana Maria Cerqueira Bastos Fraga. "Qualidade dos ambientes de crescimento e sua relevância para o desenvolvimento da criança : implicações para a intervenção precoce". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/1822/14160.
  36. Malheiro, Florbela Isabel Mendes. "Inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais num Jardim de Infância do Movimento da Escola Moderna". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/1822/14707.
  37. Pereira, Ângela Flores. "Crescer e aprender nas rotinas : estudo de caso de uma criança com perturbações do espectro do Autismo". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/1822/13928.
  38. Braga, Carolina da Conceição Silva. "Perturbações do espectro do autismo e inclusão : atitudes e representações dos pais, professores e educadores de infância". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/1822/14595.
  39. Barbot, Sara Sofia Moura Barbosa. "Estudo exploratório da escala M-CHAT". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/1822/13977.
  40. Pereira, Ana Paula da Silva. "Práticas centradas na família em intervenção precoce : um estudo nacional sobre práticas profissionais". Doutoramento, 2009. http://hdl.handle.net/1822/9808.
  41. Gonçalves, Fernanda Cristina da Silva. "“…quero ir para os Estados Unidos…fazer invenções…” : como (re)constroem as crianças suas identidades no quotidiano, tempos livres e lazer?". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/1822/10510.
  42. Nascimento, Ana Teresa Correia de Brito. "Liga Portuguesa dos Deficientes Motores : de Instituição de Educação Especial e Reabilitação a Centro de Recursos, de Centro de Recursos a Fundação : estudo de caso de uma organização". Doutoramento, 2009. http://hdl.handle.net/1822/9528.
  43. Pereira, Olinda Marta Pinto. "Apoio social e intervenção precoce : estudo exploratório de um programa no concelho de Paredes". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/1822/11032.
  44. Reis, Helena Isabel da Silva. "O perfil de envolvimento e as necessidades dos irmãos das crianças com perturbação do espectro do autismo". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/1822/9507.
  45. Sousa, Joyce Mary Meelhuysen. "Criança com necessidades educativas especiais como membros da sociedade e sua inclusão no contexto escolar : estudo de caso comparativo entre Brasil e Portugal". Mestrado, 2007. http://hdl.handle.net/1822/7623.
  46. Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques. "Formal and informal resources among families with young children with special needs in the district of Braga, Portugal". Doutoramento, 2003. http://hdl.handle.net/10400.12/1683.

Outros

Outra produção
  1. L’association Eurlyaid pour l’Intervention précoce en Europe. 2016. Kühl, Jürgen; Serrano, Ana Maria. http://www.cairn.info/article.php?ID_ARTICLE=NRAS_073_0219.
  2. Curso de especialización “Familia y Escuela” : módulo 5 : familias de alumnos con necesidades especiales. 2014. Serrano, Ana Maria. http://hdl.handle.net/1822/32431.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2011 Early Intervention in Cerebral Palsy Associations in Portugal: Perceptions of Parents, Professionals and Administrators Third Conference of the International Society on Early Intervention
(New York City)
2011 Early Intervention in Portugal: Out Into the Community with Children and Families in Natural Environments Third Conference of the International Society on Early Intervention
(New York City)
2011 Translation, Adaptation, and Content Validation to the Portuguese Population of the Assessment of Peer Relations Third Conference of the International Society on Early Intervention
(New York City)
2011 Family Centered Practices in Early Intervention: A Portuguese Study of Professional Practices Third Conference of the International Society on Early Intervention
(New York City)
2011 Estado da Arte da Intervenção Precoce FORUM
Instituto Nacional de Reabilitação (Lisboa)
2011 Práticas centradas en la familia: familias com problemas de salud mental Seminario Internacional sobre Atención Temperana en Contextos de Vulnerabilidade Mental
(Madrid)
2011 Inclusão e Participação Activa do Cidadão com Necessidades Especiais Jornadas da CERCI-Braga
(Braga)
2011 Crescer e aprender: Intervir precocemente com crianças com problemas visuais Seminário Mundo ao Contrário
(Braga)
2011 Re-imagining the Curriculum – information systems as a creative and innovative response to the challenges of inclusion 15th Biennial of the International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT) “Back to the Future: Legacies, Continuities and Changes in Educational Policy, Pratice and Research
(Braga)
2011 O poder da aprendizagem mediada pelos pais /educadores em contextos naturais 2º Congresso Internacional – Derrubar Barreiras, Facilitar Percursos
(Porto)
2011 Práticas recomendadas em Intervenção Precoce IV Fórum das Crianças em Risco
(Esposende)
2011 Responder ao los retos en la Atención Temperana: Perspectivas internacionais V Reunión Interdisciplinar sobre Discapacidades/Transtornos del Desarollo y Atención Temperana
(Madrid)
2011 Deixa-me fazer e eu aprendo: Aprendizagem da criança mediada pelos pais/prestadores de cuidados em contextos naturais IX Congresso Nacional de Intervenção Precoce
(Funchal)
2011 Early Intervention: what kind of collaboration makes the difference IV Encontro de Intervenção Precoce de Esposende
(Esposende)
2010 Juntos não basta: princípios para a educação inclusiva de crianças em risco e/ou com NE em idades pré-escolares I Encontro Internacional EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
(Braga)
2010 Un concept-clé pour l’inclusion d’éleves à besoins spécifiques Journées d’étude École et handicap: Quelles prectiques scolaires?
(Lyon)
2010 O desenvolvimento global da criança Seminário Ibérico “Os percursos do aluno em Educação Especial”
(Braga)
2010 Child and family assessment in Early Intervention Projecto Grundtvig Partnership of Parents in Early Childhood Intervention
(Graz, Áustria)
2010 Intervenção Precoce I Encontro de Neurodesenvolvimento da Cova da Beira
(Cova da Beira)
2010 Repair strategies intervention in young children with Language Impairment: A case study THIRD INTERDISCIPLINARY SYMPOSIUM ON EARLY DEVELOPMENT & COMMUNICATION
(Pula/Motovun, Croácia)
2010 Pragmatic abilities in young children with hearing impairment: A case study THIRD INTERDISCIPLINARY SYMPOSIUM ON EARLY DEVELOPMENT & COMMUNICATION
(Pula/Motovun, Croácia)
2009 Práticas de IP Baseada nas rotinas: Um Projecto de formação em IP, comunicação apresentada no VII Congresso Nacional de Intervenção Precoce realizado nos dias 15 e 16 de Outubro de 2009 em Coimbra VII Congresso Nacional de Intervenção Precoce
(Coimbra, Portugal)
2009 Práticas centradas na família em IP: Um Estudo Nacional sobre práticas profissionais, comunicação apresentada no VII Congresso Nacional de Intervenção Precoce realizado nos dias 15 e 16 de Outubro de 2009 em Coimbra VII Congresso Nacional de Intervenção Precoce
(Coimbra, Portugal)
2009 Projecto Comenius ECEIS: Educação de Infância em Contextos Inclusivos, comunicação apresentada no VII Congresso Nacional de Intervenção Precoce realizado nos dias 15 e 16 de Outubro de 2009 em Coimbra VII Congresso Nacional de Intervenção Precoce
(Coimbra, Portugal)
2009 Sei que posso contar com…a importância das redes de apoio em Intervenção Precoce, comunicação apresentada no III Encontro de Intervenção Precoce “Construindo Rumos com a Família”, que se realizou nos dias 13 e 14 de Novembro em Elvas III Encontro de Intervenção Precoce “Construindo Rumos com a Família”
(Elvas, Portugal)
2009 Intervenção Precoce Baseada nas Rotinas, comunicação apresentada no II Encontro de Intervenção Precoce de Esposende – “Do Acordar ao deitar estou sempre a aprender”, que se realizou no dia 30 de Maio II Encontro de Intervenção Precoce de Esposende – “Do Acordar ao deitar estou sempre a aprender”
(Esposende, Portugal)
2009 Revisitando a Intervenção precoce em Portugal: Que caminho e que futuro. Comunicação apresentada nas I Jornadas da AFPAD subordinadas ao tema "Intervenção Precoce: presente e futuro" realizadas no dia 26 de Setembro I Jornadas da AFPAD subordinadas ao tema "Intervenção Precoce: presente e futuro"
(Portugal)
2009 Being together is not enough: How inclusive educational practice can look like., comunicação apresentada na Conferência Internacional - Equality and Diversity - Inclusive Early Childhood Education organizado pela equipa do ECEIS Projecto Comenius, realizada em Siegen na Alemanha nos dias 17 e 18 de Setembro Conferência Internacional - Equality and Diversity - Inclusive Early Childhood Education
(Siegen)
2009 Early Childhood education _ The impact of different European Concepts and Strategies. comunicação apresentada na Conferência Internacional - Equality and Diversity Inclusive Early Childhood Education organizado pela equipa do ECEIS Projecto Comenius, realizada em Siegen na Alemanha nos dias 17 e 18 de Setembro Conferência Internacional - Equality and Diversity Inclusive Early Childhood Education
(Siegen)
2009 Comenius Project ECEIS - Early Childhood Education in Inclusive Settings, comunicação apresentada na Annual Eurlyaid Meeting, realizada em Madrid nos dias 5 e 7 de Novembro Annual Eurlyaid Meeting
(Madrid)
2009 Práticas centradas na família em IP: Um Estudo Nacional sobre práticas profissionais, comunicação apresentada no X Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, realizado em Braga em Setembro X Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
(Braga)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2009 - 2009 Práticas de Intervenção com Crianças em risco de desenvolvimento no Concelho de Paredes
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2009 - 2009 Educação Musical em Intervenção Precoce: Um estudo de caso
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2009 - 2009 Interacções sociais e comunicativas entre uma criança com perturbações do espectro do autismo e os seus pares sem NEE
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2009 - 2009 Estudo exploratório da Escala Siblings Needs and Involvment Profile (SNIP)
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2009 - 2009 Liga Portuguesa de Deficientes Motores: De Institutição de Educação Especial e reabilitação a centro de recursos sociais; de centro de recursos sociais a Fundação. Estudo de caso de uma organização
Orientador
Educação Especial (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2009 - 2009 Práticas centradas na família em Intervenção Precoce: Percepções dos profissionais portugueses
Orientador
Educação Especial (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2009 - 2009 A Inclusão de crianças com Autismo: Estudo de caso comparativo entre crianças com e sem programas de intervenção TEACH
Orientador
Educação Especial (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2009 - 2009 Caracterização das práticas de apoio precoce nas Associações de Paralisia Cerebral em Portugal Continental: Percepções dos pais, profissionais e serviços
Orientador
Educação Especial (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2009 - 2009 Análise dos Modelos de atendimento prestado em quatro programas de Intervenção Precoce: Estudo de caso
Orientador
2009 - 2009 Estudo para adaptação em Portugal da Escala de Desenvolvimento Ages and Stages Questionnaire (ASQ) –dos 16 aos 27 meses
Orientador
Educação Especial (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2009 - 2009 Estudo para adaptação em Portugal da Escala de Desenvolvimento Ages and Stages Questionnaire (ASQ) –dos 30 aos 60 meses
Orientador
2009 - 2009 Estudo para adaptação em Portugal da Escala de Desenvolvimento Ages and Stages Questionnaire (ASQ) –dos 4 aos 14 meses
Orientador
Educação Especial (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2011 - 2011 Membro da Comissão Científica do II Encontro Internacional Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especiais
Encontro
II Encontro Internacional Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especiais
2011 - 2011 Membro da Comissão Organizadora do IX Congresso Nacional de Intervenção Precoce – Família: Principal Mediadora da Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança
Congresso
IX Congresso Nacional de Intervenção Precoce – Família: Principal Mediadora da Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança
2011 - 2011 Organização do Seminário Internacional inserido no Projecto Kids Strenghts
Seminário
Seminário Internacional inserido no Projecto Kids Strenghts
2011 - 2011 Organização da Reunião Preparatória para a candidatura do Projecto Internacional EU Comenius Application: Multilateral Projects 2012: Children’s Engagement: Natural learning opportunities for all children
Congresso
Reunião Preparatória para a candidatura do Projecto Internacional EU Comenius Application: Multilateral Projects 2012: Children’s Engagement: Natural learning opportunities for all
2011 - 2011 Organização da Reunião Preparatória para a candidatura do Projecto Internacional Leonardo da Vinci – Planning Project CULTURis: Learning in the city supported by information systems
Outro
Reunião Preparatória para a candidatura do Projecto Internacional Leonardo da Vinci – Planning Project CULTURis: Learning in the city supported by informat
2010 - 2010 Membro da Comissão Científica do I Encontro Internacional Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especiais
Encontro
I Encontro Internacional Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especiais
2010 - 2010 Membro da Comissão Científica do I Seminário Internacional - Contributos da Psiclolgia em Contextos Educativos
Seminário
I Seminário Internacional - Contributos da Psiclolgia em Contextos Educativos
2010 - 2010 Membro da Comissão Científica do Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Encontro
Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
2010 - 2010 Membro da Comissão Organizadora do VIII Congresso Nacional de Intervenção Precoce – A família no coração da Intervenção Precoce na Infância
Congresso
VIII Congresso Nacional de Intervenção Precoce – A família no coração da Intervenção Precoce na Infância
2010 - 2010 Organização da Reunião Internacional do Projecto Kids Strenghts
Outro
Reunião Internacional do Projecto Kids Strenghts
2009 - 2009 Organização do III Encontro de Intervenção Precoce de Elvas
Encontro
Construindo Rumos com a Família
2009 - 2009 Organização do VII Congresso Nacional de Intervenção Precoce
Congresso
VII Congresso Nacional de Intervenção Precoce
Associação Nacional de Intervenção Precoce, Portugal
2009 - 2009 Organização da Conferência Internacional – Equality and Diversity Inclusive Early Childhood Education
Congresso
Equality and Diversity Inclusive Early Childhood Education
2009 - 2009 Organização da III Reunión Interdisciplinar sobre Discapacidades/Transtornos del Desarrollo Y Atención Temperana
Outro
III Reunión Interdisciplinar sobre Discapacidades/Transtornos del Desarrollo Y Atención Temperana
2009 - 2009 Comentador do Painel Educação: Direito a um percurso competente e não diferente, no Fórum Acessibilidades para a Vida
Mesa-redonda
Fórum Acessibilidades para a Vida
2005 - 2005 Incluindo crianças com NE na Pré-Escola
Seminário
Seminário sobre o Ensino Especial Didáctica
2005 - 2005 Princípios da Escola Inclusiva
Outro
Forum Inclusão e Necessidades Educativas Especiais nas escolas, um Percurso na Diversidade
2005 - 2005 “Incluindo crianças com NEE em contextos pré-escolares”
Encontro
Encontros de Educação de Infância
Porto Editora, Portugal
2005 - 2005 Crianças sobredotadas e “Crianças com NEE, Famíla e Escola”
Seminário
Seminário Regional Os Novos Desafios da Educação
2005 - 2005 Incluindo crianças com NEE em contextos pré-escolares
Encontro
Encontro de Educação de Infância
Porto Editora, Portugal
2004 - 2004 Educação Especial e Inclusão: Novas perspectivas de atendimento.
Encontro
Encontro de educação Especial e Inclusão no Fórum Cultural do Seixal,
2004 - 2004 Educação Especial e Inclusão: Novas perspectivas de atendimento.
Encontro
Encontro de educação Especial e Inclusão
2004 - 2004 Educação Especial e Inclusão: Novas perspectivas de atendimento.
Encontro
Encontro de educação Especial e Inclusão
2004 - 2004 Intervenção Precoce uma Perspectiva sistémica centrada na família
Congresso
Seminário de Intervenção Precoce
APACI, Portugal
2004 - 2004 Implicações da Formação em IP: Resultados de trabalhos de Investigação realizados no IEC Universidade do Minho,
Congresso
III congresso Nacional de Intervenção Precoce
2004 - 2004 Pais de risco: Princípios para uma ajuda eficaz,
Encontro
Encontro Afectividade e Sexualidade nas Pessoas com Deficiência
APPACDM de Santarém, Portugal
2004 - 2004 Propostas para uma legislação em Intervenção Precoce
Mesa-redonda
IV Encontro Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social
FENACERCI, Portugal
2004 - 2004 Prevenção dos Maus tratos : Uma perspectivas ecológica e centrada na família
Outro
Comemoração do Aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Humanos
CID, Portugal
2003 - 2003 “A relação de parceria comunitária em Intervenção Precoce”,
Encontro
Encontro A importância da Intervenção Precoce : Diferentes níveis de relação
CERCI Penela, Portugal
2003 - 2003 “Avaliação das redes de apoio à família”
Congresso
II Congresso Nacional de Intervenção Precoce
2003 - 2003 “Intervenção Precoce: Uma perspectiva sistémica e ecológica”
Encontro
Bragnosis, Portugal
2003 - 2003 “Intervenção Precoce numa perspectiva sistémica em contextos naturais”
Encontro
3º Encontro de Intervenção Precoce
2003 - 2003 “A família como centro da Intervenção Precoce”
Seminário
Seminário de Intervenção Precoce: Uma Experiência
Equipa de Intervenção Directa de Monção., Portugal
2003 - 2003 “Redes de Suporte”,
Encontro
II Encontro de Montemor-O-Novo – “Pais com amor (i)limitado”
2002 - 2002 “Mudanças Paradigmáticas em Intervenção Precoce e suas implicações para a formação de profissionais”,
Encontro
Encontro Nacional “Pensar a Intervenção Precoce”
Ministério da Educação, Portugal
2002 - 2002 “Tornando a Inclusão na pré-escola uma realidade: Tecendo oportunidades de aprendizagem nas rotinas da sala”,
Encontro
Encontro “Educação e Diversidade : Os caminhos da Inclusão”
Agrupamento Abel Salazar e IEC, Portugal
2002 - 2002 “Oportunidades de aprendizagem para a criança nos seus contextos de vida: Família e Comunidade”
Congresso
Congresso Nacional de Intervenção Precoce
Associação Nacional de Intervenção Precoce, Portugal
2002 - 2002 “Inclusão na Pré-escola: Tecendo oportunidades de aprendizagem nas rotinas da sala”,
Congresso
1ªas Jornadas do Núcleo Regional de Viseu da APPC – Perspectivas de(RE)habilitação
2001 - 2001 “Alunos com NEE incluídos, integrados ou segregados ?”
Outro
Jornadas Pedagógicas Educação e Diversidade
2000 - 2000 Parceria Pais/Escola numa Escola Inclusiva .
Seminário
Diferenciação Pedagógica numa Escola em Mudança
1998 - 1998 “A inclusão na educação pré-escolar”.
Seminário
“Escola Inclusiva: Mudança de atitudes e inovação das estratégias”
Associação Projecto Jovem de Vila Franca de Xira, Portugal
1998 - 1998 “Um caso de risco ambiental: O que não devemos fazer”.
Congresso
5º Encontro Nacional de Intervenção Precoce: “A família na Intervenção Precoce : Novas Atitudes e Práticas”
Projecto Integrado de Intervenção Precoce do Distrito de Coimbra (PIIP), Portugal
1998 - 1998 Famílias, Profissionais e N.E.E. : Uma Parceria Especial”.
Congresso
“Divergências Convergentes: Perspectivas de Vida
APPACDM de Viana do Castelo, Portugal
1998 - 1998 “Requisitos para a inclusão pré-escolar”.
Seminário
“Na Construção da Escola Inclusiva”
Projecto Novos Rumos, Portugal
1997 - 1997 A inclusão de crianças com N.E.E. na pré-escola”
Seminário
Sensibilização à deficiência”
Sindicato de Professores da Zona Norte, Portugal
1997 - 1997 “Pressupostos teóricos para uma prática apropriada na área da Intervenção Precoce”
Outro
“Estratégias de Intervenção Precoce”
Programa Stimulus, Portugal
1997 - 1997 Importância do trabalho em equipa e colaboração inter-serviços na Intervenção Precoce”.
Outro
Estratégias de Intervenção Precoce
Programa Stimulus, Portugal
1995 - 1995 Encontro de Formação do Sindicato de Professores da Região Açores
Outro
Jornadas sobre Aspectos Psicosociais da Educação Especial
1994 - 1994 Algumas considerações sobre adaptações curriculares pré-escolares para crianças com Necessidades Educativas Especiais
Congresso
Seminário sobre Perturbações do Desenvolvimento em Idade Pré-Escolar,
1994 - 1994 Intervenção Precoce
Outro
Semana de Sensibilização para Pais / Comunidade
Educação Especial de Vila Franca, Portugal
1994 - 1994 Dinâmica de Trabalho de Grupo
Oficina (workshop)
Encontro de Formação do Sindicato de Professores da Região Açores
1993 - 1993 A Intervenção Precoce: Filosofia e Modelos de Actuação
Conferência
Universidade dos Açores, Portugal
1993 - 1993 Implicações das Perturbações do Desenvolvimento no Estabelecimento da Ligação Afectiva na Primeira Infância
Encontro
III ENCONTRO NACIONAL DE INTERVENÇÃO PRECOCE

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2011 Vogal no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial Ana Isabel Antunes de Sousa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2011 Vogal no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial Ana Filipa de Oliveira Santos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2011 Presidente no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial Ana Filipa Gonçalves Neto Barreira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2011 Vogal no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial Sara Sofia Moura Barbosa Barbot (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2011 Vogal no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial, Elisabete Leonor Pereira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2011 Presidente no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial Ana Isabel Sousa e Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2011 Presidente no Júri de provas de Mestrado em Educação Margarida Alexandra dos Santos Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2011 Presidente no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial Adriana Maria Cerqueira Bastos Fraga Dias (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2011 Presidente no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial Margarida Sofia Carvalho Amorim (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2011 Presidente no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial Ana Margarida Gomes Lopes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2011 Presidente no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial Maria da Conceição Alves Chendo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2011 Presidente no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial Eugénia da Conceição Vieira Magina (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2011 Vogal no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial Anabela Fernandes Roriz Campos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2011 Arguente no júri de provas de Mestrado em Ciências da Educação – Educação Especial Carla Sofia dos Santos Fonseca (Mestrado)
2011 Arguente no júri de provas de Mestrado em Ciências da Educação – Educação Especial Ana Margarida Bártolo Ribeiro Pinto (Mestrado)
2010 Arguente no Júri de provas de Doutoramento em Psicologia Maria Catarina Leite Rodrigues Grande (Doutoramento)
2010 Arguente no Júri de provas de Mestrado em Psicologia Ana Margarida Santos Pires (Mestrado)
2010 Arguente no Júri de provas de Mestado em Ciências da Educação – Educação Social e Intervenção Comunitária Cláudia Dias Cardoso (Mestrado)
2010 Arguente no júri de provas de Mestrado em Ciências da Educação – Educação Social e Intervenção Comunitária Maria João Ferreira Antunes (Agregação)
2010 Arguente no júri de provas de Mestrado em Ciências da Educação (Formação Pessoal e Social) Catarina Maria Capote Coelho (Mestrado)
2010 Arguente no júri de provas de Mestrado em Ciências da Educação – Administração e políticas educativas Sérgio Nuno Marques Rodrigues (Mestrado)
2010 Arguente no júri de provas de Mestrado em Ciências da Educação – Educação Social e Intervenção Comunitária Ana Paula da Mota Saraiva de Sousa (Mestrado)
2010 Arguente no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial Rute Sónia Fernandes Lavrador (Mestrado)
2010 Presidente no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial Cristiana da Silva Guimarães (Mestrado)
2010 Arguente no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial Susana Maria Patrício Soares Menezes Matos (Mestrado)
2010 Vogal no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial Carolina da Conceição Silva Braga (Mestrado)
2010 Vogal no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial Florbela Isabel Mendes Malheiro (Mestrado)
2010 Vogal no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial Ângela Flores Pereira (Mestrado)
2010 Vogal no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial Helena Maria Raimundo de Oliveira Nunes (Mestrado)
2009 Presidente no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial Helena Isabel da Silva Reis (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2009 Vogal no Júri de provas de Mestrado em Educação Especia Paula Bessa Cardoso (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2009 Vogal no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial Isabel Alexandra Martins (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2009 Vogal no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial Mariana (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2009 Vogal no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial Fernanda Cristina Gonçalves (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2009 Vogal no Júri de provas de Mestrado em Supervisão Maria Rosália Vaz Antunes dos Reis (Mestrado)
2009 Presidente no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial Olinda Maria Pinto Pereira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2009 Presidente no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial Nelson Antues Filipe Alves (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2009 Presidente no Júri de provas de Mestrado em Educação Especial Ana Catarina Gaspar (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2009 Vogal no Júri de provas de Mestrado em Psicologia Paula Cristina Fernandes dos Santos Maia (Mestrado)
2009 Vogal no Júri de provas de Doutoramento em Estudos da Criança Anabela Cruz dos Santos (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2009 Vogal no Júri de provas de Doutoramento em Estudos da Criança Ana Teresa de Brito Nascimento (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2009 Vogal no Júri de provas de Doutoramento em Estudos da Criança Ana Paula da Silva Pereira (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2009 Vogal no Júri da prova pública de apresentação e defesa do projecto de doutoramento Adélia de Jesus Jacinto Resende (Outro)

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
Atual INCLUSÃO
Atual Alter - European Journal of Disablity Research - Quarterly peer reviewed journal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2009/10 - Atual Estudo de caso (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2009/10 - Atual Aspectos clínicos das Perturbações do Desenvolvimento (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2009/10 - Atual Modelos de Avaliação em Intervenção Precoce (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2009/10 - Atual Práticas centradas na família em Intervenção Precoce (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2009/10 - Atual A Criança em Risco: Perspectivas: Perspectivas Sociais e Psico-pedagógicas (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2009/10 - Atual Necessidades Educativas Especiais (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2009/10 - Atual Seminário de Apoio à Dissertação (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2009/10 - Atual Trabalho com famílias (Outros) Universidade do Minho, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2009/10 - Atual Consultor
Consultor
Universidade do Minho, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2009 - Atual Concurso de Professor Associado para o grupo disciplinar de Psicopedagogia e Educação Especial da Criança Universidade do Minho, Portugal
Distinções

Outra distinção

2022 Medalha de Mérito atribuída durante o Congresso Conlubra em Braga -Julho pela Pró-Inclusão- Associação de Docentes de Educação Especial .Braga, 15 de Julho
Pró-Inclusão- Associação de Docentes de Educação Especial , Portugal