???global.info.a_carregar???
PhD in Performing Arts from UNIRIO with thesis entitled: Theatrical iconography: study of the scene image in the photographic archives of Walter Pinto (Brazil) and Eugénio Salvador (Portugal). The investigation of two photographic collections of contemporary theater companies sought to incorporate the discipline of Theater Iconography into the study of the history of theater. Our objective was to understand the motivations and effects of photography, both in terms of inserting theater into a network of production and circulation of images, and in revealing artistic and business strategies reflected in the modes of scene production of the revue theater genre, in the 1950s, in Brazil and Portugal. Federal public servant at the National Arts Foundation since 1985, she retired in March 2019. She worked mainly at the Documentation Center (Cedoc/Funarte) and, among numerous projects, the highlight was coordination of the technical treatment of the Walter Pinto Archive (textual and iconographic), within the scope of the Brasil Memória das Artes Project, with funding from Petrobras, from 2010 to 2014. She was editions manager at Funarte from 2014 to 2018. From December 2018 to December 2021, she was part of the team of scholarship holders of the Rossio Project at Nova FCSH, in Lisbon, to research and organize the estate of photographer José Marques at the Library|Archive of the Teatro Nacional D. Maria II. Member of the Brazilian Collage Society since January 2023. --------- Doutora em Artes Cênicas pela UNIRIO com tese intitulada: Iconografia teatral: estudo da imagem de cena nos arquivos fotográficos de Walter Pinto (Brasil) e Eugénio Salvador (Portugal). A investigação de dois acervos fotográficos de companhias teatrais coetâneas buscou incorporar ao estudo da história do teatro a disciplina da Iconografia Teatral. Nosso objetivo foi compreender as motivações e os efeitos da fotografia, tanto no sentido de inserir o teatro em rede de produção e circulação de imagens, quanto no de revelar estratégias artísticas e empresariais refletidas nos modos de produção de cena do gênero teatro de revista, na década de 1950, no Brasil e em Portugal.Servidora pública federal da Fundação Nacional de Artes desde 1985, aposentou-se em março de 2019. Atuou principalmente no Centro de Documentação (Cedoc/Funarte) e, entre inúmeros projetos, destaca-se a coordenação do tratamento técnico do Arquivo Walter Pinto (textual e iconográfico), no âmbito do Projeto Brasil Memória das Artes, com financiamento da Petrobras, de 2010 a 2014. De setembro de 2014 a abril de 2018 foi Gerente de Edições da Funarte. De dezembro de 2018 a dezembro de 2021 integrou a equipe de bolseiros do Projeto Rossio da Nova FCSH, em Lisboa, para investigação e organização do espólio do fotógrafo José Marques na Biblioteca|Arquivo do Teatro Nacional D. Maria II. Integra a Sociedade Brasileira de Colagem desde janeiro de 2023.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Filomena Vilela Chiaradia

Nomes de citação

  • Chiaradia, Filomena

Identificadores de autor

Ciência ID
D61F-6C83-26C7
LattesiD
https://lattes.cnpq.br/

Telefones

Telemóvel
  • (+55 21) 982680682 (Pessoal)

Moradas

  • Rua Campos Sales, 78/902, 20270-213, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2006/03/01 - 2010/04/07
Concluído
Postgraduate in Performing Arts / Pós-Graduação em Artes Cênicas (Doctor)
Especialização em Theatre iconography - History of theater - Iconografia teatral - História do teatro
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
" Theatrical iconography: study of the scene image in the photographic archives of Walter Pinto (BR) and Eugénio Salvador (PT) - Iconografia teatral: estudo da imagem de cena nos arquivos fotográficos de Walter Pinto (Brasil) e Eugénio Salvador (Portugal)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved with praise and recommended for publication
1994/03/01 - 1999/11/06
Concluído
Master's in Theater - Mestrado em Teatro (Master)
Especialização em History of theater - Teatro de Revista (Revue) /História do teatro - Teatro de Revista
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
"A Companhia de Revistas e Burletas do Teatro São José: a menina-dos-olhos de Paschoal Segreto" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved with distinction and recommended for publication
1989/03/01 - 1989/12/15
Concluído
Curso de Especialização Lato Sensu em Teatro Musicado Brasileiro (Postgraduate Certificate)
Especialização em Teatro Musicado Brasileiro
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
"Revendo os “bastardos” de outrora: comentários e documentos para a história do teatro musicado brasileiro." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada - Média final B (=8 a 8,9)
1982/08/01 - 1987/08/01
Concluído
Bacharel em Artes Cênicas (Bacharelato)
Especialização em Interpretação
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Aprovada
Percurso profissional

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1985/12/18 - 2019/03/07 Researcher and Editing Manager - Investigadora e Gerente de edições Fundação Nacional de Artes, Brasil
Centro de Documentação da Funarte, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/12/01 - 2021/12/23 Science and Technology Scholarship - Bolseira de Gestão em Ciência e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Biblioteca|Arquivo do Teatro Nacional D. Maria II, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2018/12/01 - 2021/12/17 Infraestrutura Rossio
Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2010 - 2014 Brasil Memória das Artes - Tratamento do Arquivo Walter Pinto
sem referência
Investigador responsável
Fundação Nacional de Artes, Brasil
Petrobras
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Chiaradia, Filomena. "Uma experiência produtiva entre investigação e acervos fotográficos: a fotografia de cena além do registo". Trabalho apresentado em Workshop Fotografia Investigação Arquivo, Lisboa, 2014.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Chiaradia, Filomena. "O caleidoscópio do olhar sobre o espólio de José Marques". Sinais de Cena 3º série 1 (2022): 171-212. http://dx.doi.org/10.51427/cet.sdc.2022.0010.
    10.51427/cet.sdc.2022.0010
Capítulo de livro
  1. Chiaradia, Filomena. "As fotografias de cena das companhias de Walter Pinto (Rio de Janeiro) e Eugénio Salvador (Lisboa): construção de novos "modos de ver"o teatro do passado no presente". In Imagens de uma ausência: modos de (re)conhecimento do teatro através da imagem, 165-182. Lisboa, Portugal: Edições Colibri/ Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2012.
    Publicado
  2. Chiaradia, Filomena. "Bibi Ferreira em rota portuguesa; a colaboração com Eugénio Salvador". In Rotas de teatro entre Portugal e Brasil, editado por Profa. Dra. Maria Helena Vicente Werneck (org.); Angela de Castro Reis (org.), 163-188. Rio de Janeiro, Brasil: 7Letras, 2012.
    Publicado
Livro
  1. Chiaradia, Maria. A Companhia do Teatro São José: a menina-dos-olhos de Paschoal Segreto. São Paulo : Hucitec, 2012, v.1. p.245.. São Paulo, Brasil: Hucitec. 2012.
    Publicado
  2. Chiaradia, Maria. Iconografia teatral: acervos fotográficos de Walter Pinto e Eugénio Salvador. Rio de Janeiro : Funarte, 2011, v.1. p.412.. Rio de Janeiro, Brasil: Fundação Nacional de Artes. 2011.
    Publicado
Atividades

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2023/01/03 - Atual Sociedade Brasileira de Colagem Artista visual, Editora e Redatora
Distinções

Prémio

2012 Prêmio Questão de Crítica
Questão de Crítica Revista Eletrônica de Críticas e Estudos Teatrais, Brasil