???global.info.a_carregar???
Joana Rita Sousa. Concluiu o(a) Mestrado em Filosofia para Crianças em 2019/10/09 pelo(a) Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Mestrado em Mestrado Gestão Recursos Humanos em 2012 pelo(a) Universidade Europeia e Licenciatura em Filosofia em 2001/09/30 pelo(a) Universidade Católica Portuguesa. É Professor Visitante no(a) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, E-Formadora no(a) Casa do Professor, Formadora no(a) Gerador e E-Formadora no(a) Centro de Formação Alice Maia Magalhães. Possui 7 capítulo(s) de livros. Atua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em Filosofia, Ética e Religião com ênfase em Filosofia. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Filosofia para crianças; Filosofia com crianças; Pensamento Crítico; Pensamento Criativo; Educação; Ética; Filosofia Prática; Filosofia para Crianças; Filosofia com Crianças; Filosofia Aplicada; Consultoria Filosófica; Estratégias da aprendizagem; Objectivos educativos; Pensamento crítico; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Joana Rita Sousa

Nomes de citação

  • Sousa, Joana
  • Sousa, Joana Rita

Identificadores de autor

Ciência ID
D61B-70DF-792A
ORCID iD
0000-0001-5752-7856

Endereços de correio eletrónico

  • joana@filosofiaparacriancas.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Filosofia, Ética e Religião - Filosofia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Português (Idioma materno)
Língua Gestual Portuguesa Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2019/10/09
Concluído
Filosofia para Crianças (Mestrado)
Especialização em Filosofia para Crianças
Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Queres Saber? Pergunta. - estudo sobre a relevância da imaginação e da criatividade na Filosofia para Crianças" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2009 - 2012
Concluído
Mestrado Gestão Recursos Humanos (Mestrado)
Especialização em Gestão de Recursos Humanos
Universidade Europeia, Portugal
"Da Filosofia Aplicada às necessidades filosóficas das pessoas, nas empresas e organizações - justificação do papel do consultor filosófico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1997/09/01 - 2001/09/30
Concluído
Filosofia (Licenciatura)
Especialização em Filosofia
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/09/01 - Atual Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Biblioteca Universitária João Paulo II, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/06/01 - Atual E-Formadora Centro de Formação Alice Maia Magalhães, Portugal
2022/10/01 - Atual Mediadora da Leitura e do Diálogo Biblioteca Municipal de Torres Vedras, Portugal
Biblioteca Municipal de Torres Vedras, Portugal
2022/05 - Atual E-Formadora Casa do Professor, Portugal
Casa do Professor, Portugal
2021/01 - Atual Formadora Gerador, Portugal
2024/05/16 - 2024/05/16 Formadora Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras e Lourinhã, Portugal
2023/07/01 - 2023/07/03 Oradora Fundación Santa María de Albarracín, Espanha
Fundación Santa María de Albarracín, Espanha
2014/09/22 - 2014/09/30 Formadora Óbidos Criativa, Portugal
2008/09/18 - 2008/09/20 Formadora Ecoteca do Faial, Portugal
Produções

Publicações

Capítulo de livro
  1. Sousa, Joana Rita; Pieter Mostert. "Why Vote? A Reflection on the Democratic Nature of Dialogical Inquiries". In Cultivating Reasonableness in Education - Community of Philosophical Inquiry, editado por Marella Ada V. Mancenido-Bolaños; Cathlyne Joy P. Alvarez-Abarejo; Leander Penaso Marquez, 39-56. Singapura: Springer, 2023.
    Publicado
  2. Sousa, Joana; Vieira, P. A.; Beira Grande, Patrícia; Sousa, Júlio. ""Estamos sozinhos!" - quando a dificultadora é só mais uma pessoa na roda". In janelas de fuga - escrevendo entre filosofia e infância, editado por Costa Carvalho, Magda; Silva, Rui Jorge Sampaio da, 109-130. Ponta Delgada, Portugal: Letras Lavadas Edições, 2022.
    Publicado
  3. Joana Rita Sousa; Mendo Castro Henriques; Dimas, Samuel; Carlos H. do C. Silva. "Filosofia Aplicada e Gestão de Recursos Humanos: Aproximações Teóricas e Considerações Práticas". Portugal: Universidade Católica Editora, 2014.
    Publicado
  4. Rui Marques Vieira; Celina Tenreiro Vieira; Idália Sá-Chaves; Oscar Brenifier; Gabriela Castro; Costa Carvalho, Magda. "Filosofia para Crianças, Criatividade e Meia Dúzia de Chapéus às Cores - um caso de aplicação da técnica de Edward de Bono em oficinas de Filosofia para Crianças". In Pensamento Crítico na Educação: perspetivas atuais no panorama internacional. Aveiro: UA Editora, 2014.
    Publicado
  5. Jose Barrientos Rastrojo; Joana Rita Sousa; Jorge Sánchez-Manjavacas Mellado. "El proyecto filocriatividade y el entrenamiento de los "músculos del pensamiento"". Espanha, 2013.
  6. Jose Barrientos Rastrojo; Miguel Coimbra; Eugénio Oliveira. "Da filosofia às crianças, das crianças à filosofia". In Temas de Hoje Temas de Sempre, 131-136. Portugal, 2012.
    Publicado
  7. Jose Barrientos Rastrojo; Mendo Castro Henriques; Jorge Humberto Dias. "Filosofia Aplicada nas Empresas e Organizações: Aproximações Teóricas". In Metodologias Aplicadas desde a Filosofia: Establecimentos Prisionais, Empresa, Ética, Consultoria e Educação, editado por Jose Barrientos Rastrojo, 71-88. Madrid, Espanha: Vision Libros, 2011.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2013/07/01 Filosofia para crianças, criatividade e meia dúzia de chapéus às cores - um caso de aplicação da técnica de Edward de Bono em oficinas de filosofia para crianças I Seminário de Pensamento Crítico na Educação
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/05/01 - Atual Como desenvolver o pensamento crítico em sala de aula Como desenvolver o pensamento crítico em sala de aula (Outros) Casa do Professor, Portugal
2022/05 - Atual Como criar condições para o diálogo em sala de aula: o porquê e outras ferramentas Como criar condições para o diálogo em sala de aula: o porquê e outras ferramentas Casa do Professor, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2024/11/29 - 2024/11/29 Sociedade Civil Filosofia
2022/06 - 2022/06 À luz da razão Filosofar com crianças

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2023/01/01 - 2024/12/31 ICPIC - Internaticional Council of Philosophical Inquiry with Children Membro do Comité Executivo