???global.info.a_carregar???
Amanda São Vicente is a research fellow at the Centre for Research in Adult Education and Community Intervention (CEAD) at the University of the Algarve (UAlg). She holds a master's degree in Education Sciences and a bachelor's degree in Education and Training Sciences (2023) from the University of the Algarve. Her research focuses on themes such as career development, education for sustainable development, adult education and community/local development, participation and citizenship. She is currently involved in nationally and internationally funded projects.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
AMANDA BARBOSA ALVES DE SÃO VICENTE

Nomes de citação

  • São Vicente, Amanda

Identificadores de autor

Ciência ID
D614-4D21-CFD5
ORCID iD
0009-0009-3296-0499

Endereços de correio eletrónico

  • abvicente@ualg.pt (Profissional)

Moradas

  • Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS), Universidade do Algarve, 8005-139, Campusde Gambelas, Faro, Faro, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Italiano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2023/09/19 - 2025/09/30
Em curso
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
2020/09 - 2023/06
Concluído
Ciências da Educação e da Formação (Licenciatura)
Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
17 valores
2013/08 - 2018/12
Frequentou
Linguística - Análise do texto e do discurso (Bachelor)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/02/15 - 2025/02/14 Estagiário de Investigação (Investigação) Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/02 - 2023/06 Prática Profissional em Ciências da Educação (Estágio) Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
Associação In Loco, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2024/02/15 - Atual European Universities as Community Leaders of the Education for Sustainable Development (ESDEUS)
2023-1-PL01-KA220-HED-000156638
Bolseiro de Investigação
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Paulos, Liliana; São Vicente, Amanda; Romão, R.; Vrabie, N.; Valadas, Sandra T.. "Co-creating careers: The role of students and academic staff in career development within Higher Education". (2025):
    Submetido
Capítulo de livro
  1. São Vicente, Amanda; Paulos, L.; Vilhena, Carla; Fragoso, A.. "Interviews with the local stakeholders - Country Reports". In Education for sustainable development in the European local communities, editado por Kurantowicz, Ewa; Fragoso, A., 34-47. Silesia, Polónia: DSW University of Lower Silesia Press, 2025.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2025/09/25 Dialogue between universities and local communities for education for sustainable development (ESD). Critical studies on collaboration pathways based on ESDEUS research results. 11th ESREA triennial conference “Dialogue in and through adult education and learning”
Faculty of Arts, Charles University (Praga, República Checa)
2025/06/14 Education for Sustainable Development: the discourses of the community 14th Conference of BGL-AL&C ESREA Network
DSW University of Lower Silesia (Silesia, Polónia)
2024/12/27 O papel de estudantes, diplomados e membros do staff académico no desenvolvimento de carreiras no Ensino Superior. 14ª Conferência FORGES -Inovação para oDesenvolvimento nosPaíses e Regiões deLíngua Portuguesa
Universidade Politécnicade Macau (Macau, China)
2024/10/19 O Orçamento Participativo da UAlg e a participação dos estudantes. 23ª Conferência Internacional do Observatório Internacional da Democracia Participativa
Município de Valongo (Valongo, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/10/24 - 2024/10/26 International Conference - Thinkingagainst the grain: Critical Pedagogy, Popular Education and Revolution (ADCAL). (2024/10/24 - 2024/10/26)
Conferência (Coorganizador)
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, Portugal
2024/05/02 - 2024/05/03 Intersectoral Teaching Learning Event (ITLE), organizado pela equipa do Projeto ESDEUS: European Universities as Community Leaders of the Education for Sustainable Development. (2024/05/02 - 2024/05/03)
Conferência (Coorganizador)
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, Portugal
2022/07/18 - 2022/07/20 International Conference - Genderand adult education in the era ofsocial and cultural changes: (new)risks and challenges. (2022/07/18 - 2022/07/20)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, Portugal
2022/07/14 - 2022/07/16 International Conference - Adult education in times of crisis and change: perspectives on access, learning careers and identities. (2022/07/14 - 2022/07/16)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2025/01/29 - 2025/01/31 Intersectoral Teaching Learning Event (ITLE), organizado pela equipa do Projeto ESDEUS: European Universities as Community Leaders of the Education for Sustainable Development.
Conferência
Intersectoral Teaching Learning Event (ITLE) - Milano
Università degli Studi di Milano-Bicocca, Itália
2024/10/17 - 2024/10/19 23rd International Conference of the International Observatory on Participatory Democracy
Conferência
23rd International Conference of the International Observatory on Participatory Democracy
2024/04/24 - 2024/04/25 2nd SEA-EU International Conference - Higher Education in the Service of Society
Conferência
Higher Education in the Service of Society
European University of the Seas, Espanha
2022/04/08 - 2022/04/08 Congresso - Ciências da Educação, Poder Local e Associativismo
Congresso
Ciências da Educação, Poder Local e Associativismo
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, Portugal

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2023/03 - 2024/02 Avaliação externa do Projeto Comunidade Compassiva: Viver Compaixão, da Cruz Vermelha Portuguesa, Delegação Faro-Loulé.
Avaliador
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, Portugal
Distinções

Prémio

2023 Projeto vencedor do Orçamento Participativo da Universidade do Algarve (OP-UAlg)
Universidade do Algarve, Portugal