???global.info.a_carregar???
Sara Valadas completed her PhD in Chemistry in 2016 from Évora University and a Degree in Chemistry in 2007, from Évora University. She is a Contract Researcher at the Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Safeguarda and an integrated member of its scientific board, participating in several national and international projects, such as the study of the Funchal altarpiece, the Old Goa Revelations Project (study of the portraits of the Viceroys of India), the SCREAM Project for the study of Edvard Munch's drawings, the E-RIHS.pt infrastructure project and the Project of the Intervention and study of Saint Vicent Panels. She was part of the scientific team of the José de Figueiredo Laboratory already in the period of conclusion of the degree, in 2007, participating in several projects in the area of 15th to 19th century paintings and now she has been participating in the scientific collaboration between the HERCULES Laboratory and the José de Figueiredo Laboratory (including in E-RIHS.pt). She has been member of the organizing committee in several international conferences and meetings. She participe in the coordination of FixLab and MoLab projects of the E-RIHS.pt platform, including projects´ managements and evaluation, organization and scheduling and scientific advising. Participation in the European IPERION HS Project and WP8 group, in the section dedicated to the communication plan. In her Ciência Vitae curriculum, the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural production are: Frei Carlos; Easel paintings; illuminations; pigments; binders; Flemish-Portuguese painting; material characterization; area exams; execution technique; Edvard Munch; crystallization of metal salts and soaps; modeling and mitigation; new products and solutions.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sara Valadas

Nomes de citação

  • Valadas, Sara

Identificadores de autor

Ciência ID
D612-C1DB-FD3C
ORCID iD
0000-0003-2146-7024

Domínios de atuação

  • Ciências Exatas - Química

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2016
Concluído
Química (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
"Variedades e estilos na obra atribuída a Frei Carlos - Novas perspetivas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção e louvor
2007
Concluído
Química (Licenciatura)
Universidade de Évora, Portugal
"Estudo das Argamassas e das Pinturas murais da Igreja da Misericordia de Odemira" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/04 - Atual Investigador Contratado (Investigação) Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/01 - 2019/04 Técnico Superior (Técnico Superior) Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/03 - 2018/01 Bolseira de investigação no Projecto: “HERCULES Lab - Cultural Heritage Studies and Safeguard Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal
2010 - 2016 Investigação científica - Projecto e Doutoramento Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal
2009/03 - 2009/09 Investigação científica no âmbito Projecto da Charola do Convento de Cristo (Tomar) - 2ª fase Nova Conservação Lda, Portugal
Laboratório José de Figueiredo (IMC), Portugal
2008/03 - 2009/02 Investigação científica no âmbito do Projecto “Buildings Life” Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
Laboratório José de Figueiredo (IMC), Portugal
2007/11 - 2008/02 Investigadora no Projecto: da Charola do Convento de Cristo (Tomar) no âmbito do Concurso n.º 2/IPPAR-DCR/S/2006 e n.º 1/IPPAR-DCR/S/2006 Nova Conservação Lda, Portugal
Laboratório José de Figueiredo (IMC), Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2015 - Atual IMAGOS – Inovative Methodologies in Archaeology, Archaeometry and Geophysics – Optimizing Strategies X APOLLO – Archaeological and Physical On-site Laboratory – Lifting Output
ALENT-07-0224-FEDER-001760
Bolseiro de Investigação
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal
Concluído
2016 - 2017 Projeto HERCULES Lab - Cultural Heritage Studies and Safeguard
UID/Multi/04449/2013
Bolseiro de Investigação
Concluído
2010 - 2015 FLEMISHART - Flemish-Lusitan Early Masters: Interacting Science with History and ART
SRFH/BD/66068/2009/
Bolseiro de Doutoramento
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2022/12/09 - Atual Revelações de Velha Goa - novas perspetivas sobre a Galeria de retratos dos Vice-Reis
2022.10305.PTDC
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal
Em curso
2017 - Atual Projecto E-RIHS.pt
22115
ALT20-03-0145-FEDER-022115
Investigador
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal

E-RIHS.pt, Portugal
Em curso
2021/01/01 - 2025/12/31 Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território
LA/P/0132/2020
Investigador
Universidade de Évora, Portugal

Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal

Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Instituto de História Contemporânea, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal

Centro em Rede de Investigação em Antropologia, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade do Minho Laboratório de Paisagens Património e Território, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2023 - 2025 The Materials and Techniques of Jan van Goyen: A Technical Study of Eight Small Paintings
EXPL/In2Past/2023/11
Investigador responsável
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2021 - 2023 O Desvendar da Arte da Pintura Mural de Almada Negreiros (1938-1956): Estudo científico das técnicas pictóricas, dos materiais e de diagnóstico como guias para a sua conservação e usufruição
PTDC/ART-HIS/1370/2020
Investigador
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2021 - 2022 António Carneiro: painting collection of Oporto City Museum. Study and conservation in the 150th anniversary of the painter's birth. / António Carneiro: coleção de pintura do Museu da Cidade do Porto. Estudo e conservação nos 150 anos do nascimento do pintor.
AC-MCP_150ANOS
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal

Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal

Câmara Municipal do Porto, Portugal
2018/05/01 - 2021/04/30 SCREAM Project : Touchstone for Heritage Endangered by Salt Crystallization - a Research Enterprise on the Art of Munch
PTDC/QUI-OUT/31577/2017
Investigador
Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de História da Arte e Investigação Artística
UID/EAT/00112/2019
Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Laboratório HERCULES - Herança Cultural Estudos e Salvaguarda
UID/Multi/04449/2019
Universidade de Évora, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Instituto Português de Relações Internacionais, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centre for Art History and Artistic Research
UID/EAT/00112/2019
Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/31 - 2014/07/30 ON FINARTS - Sobre a importância da pintura flamenga na produção artística nacional no século XVI
PTDC/EAT-HAT/115692/2009
Universidade de Évora, Portugal

Universidade de Évora Centro de Química de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2021/09 - Atual Project of the study and intervention of Saint Vicent´s panels
Millenium BCP financial support
Investigador
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal

Republica Portuguesa Direção-Geral do Património Cultural, Portugal

Museu Nacional de Arte Antiga, Portugal
Em curso
2021 - Atual IN2PAST - Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território
LA/P/0132/2020
Investigador
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Em curso
2022/10 - 2024/09 European Research Infrastructure for Heritage Science Implementation Phase E-RIHS-IP
Comissão Europeia/ ERIHS-IP (WP5, WP3) / IPERION HS (communication officer)
Em curso
2020 - 2023 Cátedra CityUMacau: " “CityUMacau Chair in Sustainable Heritage"
MoU- City of Macau-Património cultural- Cátedra Sustainable Heritage CityUMacau
Investigador
Universidade de Évora, Portugal

Cátedra CityUMacau, Portugal
City University of Macau
Em curso
2021/09/01 - 2022/09/01 Identificar para conservar: Estudo de uma pintura do séc. XVI (?) do Museu Dra Berta Cabral - Vila Flor Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018 - 2019 Old Goa Revelations : New insights on the Vice-Roys portrait Gallery
Gulbenkian financial support
Investigador
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal

Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal

Laboratório José de Figueiredo (IMC), Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Concluído
2017 - 2018 Monumental Polichromy: Revealing Medieval Colours at Batalha
Gulbenkian financial support
Investigador
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Instituto de Estudos Medievais, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2012 - 2013 MystiCa - Mystic Marriage of Saint Caterine
CHARISMA Financial Support
Bolseiro de Doutoramento
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal

National Gallery, Reino Unido
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ana Teresa Teves Reis; Valadas, Sara; Antonio Candeias; Fernando António Baptista Pereira; Ana Cardoso; Ana Filipa Barbosa Machado; Luis Pedro Borges Rodrigues Piorro. "The Viceroys gallery of Goa. Technical study of an Indo-Portuguese portrait collection". Trabalho apresentado em Seventh Forbes Symposium on Technical Studies of Asian Art, 2023.
    Publicado
  2. Melo, H. P.; Cruz, António João; Valadas, Sara; Candeias, António. Autor correspondente: Melo, H. P.. "The drawing Hand of a Portuguese Mannerist Painter". Trabalho apresentado em XII SYMPOSIUM FOR THE STUDY OF UNDERDRAWING AND TECHNOLOGY IN PAINTING Alla maniera: technical Art History and the Meaning of Style in 15th and 17th century Painting, Bruges, 2022.
    No prelo
  3. Ana Teresa Teves Reis; Fernando António Baptista Pereira; Antonio Candeias; Valadas, Sara; David Teves da Veiga Reis; Ana Duarte Baptista Pereira. "Decifrando as camadas do tempo na galeria dos Vice-Reis em Goa...novos dados para a interpretação das campanhas de intervenção (séculos XVI a XIX)". Trabalho apresentado em ON PORTRAITURE. Theory, practice and fiction. From Francisco de Holanda to Susan Sontag, 2022.
    Publicado
  4. Ana Teresa Teves Reis; Fernando António Baptista Pereira; Antonio Candeias; Valadas, Sara; Ana Filipa Barbosa Machado; Luis Pedro Borges Rodrigues Piorro; Ana Teresa Caldeira; Mónica Reis. "A collaborative project on the shared heritage between India and Portugal". Trabalho apresentado em ICOM-CC 19th Triennial Conference, Beijing, 2021.
    Publicado
  5. Professor António Candeias (Universidade de Évora); Valadas, Sara; Joana Ramôa. "Desvendando as cores medievais. Um estudo de caso: a Capela do Fundador em Santa Maria da Vitória, na Batalha". Trabalho apresentado em Almas de Pedra. Escultura Tumular: da criação à musealização, Lisboa, 2019.
    Publicado
  6. Valadas, Sara; José Mirão; Professor António Candeias (Universidade de Évora). "Entre a ciência e a arte - novas perspetivas sobre a obra atribuída a Frei Carlos". Trabalho apresentado em Pintura Flamenga dos Séculos XV e XVI, Funchal, 2018.
    Publicado
  7. Valadas, Sara; Cardoso, Ana; Mirão, José; Dias, Cristina; Freire, Rita; Candeias, António. "A Pintura Flamenga em Évora no século XVI: novas perspectivas sobre a obra atribuída a Frei Carlos". Trabalho apresentado em Colóquio Internacional – As preparações na Pintura Portuguesa Séculos XV e XVI, Lisboa, 2013.
    Publicado
  8. Helena Pinheiro de Melo; António João Cruz; Professor António Candeias (Universidade de Évora); José Mirão; Ana Margarida Cardoso; Valadas, Sara. "Os estratos preparatórios das obras do pintor eborense Francisco João (activo entre 1563 e 1595)". Trabalho apresentado em Colóquio Internacional – As preparações na Pintura Portuguesa Séculos XV e XVI, 2013.
    Publicado
  9. Helena Pinheiro de Melo; António João Cruz; Professor António Candeias (Universidade de Évora); José Mirão; Valadas, Sara. "Regraxar or glazing: Aspects of this technique in a group of Portuguese panel paintings from the second half of the 16th century attributed to Francisco João". Trabalho apresentado em 4th ATSR Meeting - Technology and Interpretation - Reflecting the artist's Process, Viena, 2010.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Ana Teresa Teves Reis; Valadas, Sara; Ana Filipa Barbosa Machado; Luis Pedro Borges Rodrigues Piorro; Nuno Carriço; Fernando António Baptista Pereira; Antonio Candeias; Ana Teresa Fialho Caeiro Caldeira; Ana Cardoso. "Em busca do retrato original de Afonso de Albuquerque - novas revelações na Galeria dos Vice-Reis de Goa". Conservar Património (2024):
    No prelo
  2. Valadas, Sara; Vandenabeele, Peter; Gil, Milene; José Carlos Frade; Eva Vermeersch; Sylvia Lycke; Luís Dias; Antonio Candeias; Costa, Mafalda. "Analysis of Green Pigments: the case of Almada Negreiros Maritime Station Murals in Lisbon (Portugal)". Journal of Raman Spectroscopy (2024):
    Submetido
  3. Barata, Carolina; Cabral, Ana; Aguiar, Maria; Castro, Laura; Machado, Ana; Cardoso, Ana; Valadas, Sara; Piorro, Luis. "António Carneiro's Painting Collection from the Municipality of Oporto. Study and Conservation in the 150th Anniversary of the Painter's Birth". International Journal of Conservation Science 14 3 (2023): 1221-1232. http://dx.doi.org/10.36868/ijcs.2023.03.29.
    Publicado • 10.36868/ijcs.2023.03.29
  4. Rix, Keelie; Valadas, Sara; Cardoso, Ines; Dias, Luis; Gil, Milene. "Preliminary Diagnostic Survey of Deteriorated Paint Layers at the Maritime Station of Rocha Do Conde De Óbidos, Lisbon: A Multianalytical Research". International Journal of Conservation Science 14 3 (2023): 1249-1266. http://dx.doi.org/10.36868/ijcs.2023.03.31.
    10.36868/ijcs.2023.03.31
  5. Helena Pinheiro de Melo; António João Cruz; Janka Sanyova; Sara Valadas; Ana Cardoso. "Paint, Colour, and Style: The Contribution of Minerals to the Palette of the Descent from the Cross, Attributed to the Portuguese Painter Francisco João (act. 1558–1595)". Minerals (2023): https://www.mdpi.com/2075-163X/13/9/1182.
    10.3390/min13091182
  6. P. Melo, Helena; Cruz, António João; Valadas, Sara; Candeias, António. "Annunciation or Adoration? The workshop practice and the hesitations of a Portuguese mannerist painter revealed by infrared reflectography". Archaeological and Anthropological Sciences 15 4 (2023): http://dx.doi.org/10.1007/s12520-023-01757-w.
    10.1007/s12520-023-01757-w
  7. Pressato, Miriam; Lança, Teresa; Miguel, Catarina; Candeias, António; Valadas, Sara. "The use of in situ non-invasive techniques as powerful tools in the investigation of eighteenth century Chinese wallpapers from the National Museum of Ancient Art—Lisbon". The European Physical Journal Plus 138 3 (2023): http://dx.doi.org/10.1140/epjp/s13360-023-03862-0.
    10.1140/epjp/s13360-023-03862-0
  8. Ana Margarida Cardoso; Irina Sandu; Erika Sandbakken; Ana Manhita; Valadas, Sara; Barrocas Dias, Cristina; Antonio Candeias. "Edvard Munch’s Collection of Drawing Materials: Crayon Characterization". International Journal of Conservation Science 13 1 (2023): 1665-1680.
    Publicado
  9. Melo, Helena P.; Cruz, António João; Valadas, Sara; Cardoso, Ana Margarida; Helvaci, Yigit Zafer; Candeias, António; Miguel, Catarina; Manhita, Ana; Dias, Cristina Barrocas. "Italian Influence in a Portuguese Mannerist Painting (Part II): A Matter of Image or a Matter of Technique?". Studies in Conservation 68 7 (2022): 747-759. http://dx.doi.org/10.1080/00393630.2022.2119726.
    10.1080/00393630.2022.2119726
  10. António João Cruz; Helena Pinheiro de Melo; Sara Valadas; Catarina Miguel; António Candeias. "The Matter from Which an Orange Colour Is Made: On the Arsenic Pigment Used in a Portuguese Mannerist Painting". Heritage (2022): https://www.mdpi.com/2571-9408/5/3/138.
    10.3390/heritage5030138
  11. Pinheiro de Melo, Helena; Cruz, António João; Sanyova, Jana; Valadas, Sara; Cardoso, Ana Margarida; Candeias, António. "Images in transformation: The color and its change in a group of Portuguese paintings from the second half of the 16th century". Color Research & Application 47 6 (2022): 1358-1371. http://dx.doi.org/10.1002/col.22809.
    10.1002/col.22809
  12. Melo, H. P.; Valadas, Sara; Cruz, António João; Candeias, António. "Charcoal or black stone? Reconstructions as a tool to study the behaviour of dry underdrawing materials within the paint structure of sixteenth century panel paintings". Heritage Science 10 1 (2022): http://dx.doi.org/10.1186/s40494-022-00649-x.
    10.1186/s40494-022-00649-x
  13. Catarina Miguel; Silvia Bottura Scardina; Bottaini C.E.; Sara Valadas; Antonio Candeias; Francisco Bilou. "The Power of Combining MA-XRF, Infrared Reflectography and Digital Microscopy to Unveil the Production of the 16th Century Illuminated Charter of Évora: What May Be Hidden under a Painted Surface?". Heritage (2022): https://www.mdpi.com/2571-9408/5/1/15.
    10.3390/heritage5010015
  14. Gil, Milene; Costa, Mafalda; Cardoso, Ana; Valadas, Sara; Helvaci, Yigit; Bhattacharya, Sriradha; Moita, Patricia; Candeias, Antonio. "On the Two Working Palettes of Almada Negreiros at DN Building in Lisbon (1939–1940): First Analytical Approach and Insight on the Use of Cd Based Pigments". Heritage 4 4 (2021): 4578-4595. http://dx.doi.org/10.3390/heritage4040252.
    10.3390/heritage4040252
  15. Schiavon, Nick; Panganiban, Patricia; Valadas, Sara; Bottaini, Carlo; Barrocas Dias, Cristina; Manhita, Ana; Candeias, Antonio. "A Multi-Analytical Study of Egyptian Funerary Artifacts from Three Portuguese Museum Collections". Heritage 4 4 (2021): 2973-2995. http://dx.doi.org/10.3390/heritage4040166.
    10.3390/heritage4040166
  16. Antunes, Vanessa; Serrão, Vitor; Candeias, António; Mirão, José; Valadas, Sara; Carvalho, Maria Luísa. "An Artist's Sketchbook: the former altarpiece of Goa Cathedral (India) attributed to the painter Garcia Fernandes - iconographic and stylistic influences and underdrawing study". Conservar Património 34 (2020): 73-87. http://dx.doi.org/10.14568/cp2018068.
    10.14568/cp2018068
  17. Tibúrcio, C.; Valadas, S.; Cardoso, A.; Candeias, A.; Barreira, C.; Miguel, C.. "On the use of EDXRF and UV–Vis FORS to unveil the production of two illuminated manuscripts from the fifteenth century portuguese royal court". Microchemical Journal 153 (2020): 104455. http://dx.doi.org/10.1016/j.microc.2019.104455.
    Publicado • 10.1016/j.microc.2019.104455
  18. Melo, Helena P.; Cruz, António João; Valadas, Sara; Cardoso, Ana Margarida; Candeias, António. "The use of glass particles and its consequences in late 16th century oil painting: A Portuguese case based on the analytical results and the technical treatises". Journal of Cultural Heritage 43 (2020): 261-270. http://dx.doi.org/10.1016/j.culher.2019.11.001.
    Aceite para publicação • 10.1016/j.culher.2019.11.001
  19. Kovalev, Ilia; Costa, Mafalda; Valadas, Sara; Cardoso, Ana; Candeias, António; Gil, Milene. "Exploratory analytical study of a 20th century Portuguese mural painting by Julio resende (1917-2011)". International Journal of Conservation Science 11 3 (2020): 627-638.
  20. Valadas, Sara. "A Painter in the Shadow: Unveiling Conservation, Materials and Techniques of the Unknown Luso-Flemish Master of Lourinhã". Heritage (2019): http://dx.doi.org/10.3390/heritage2040169.
    10.3390/heritage2040169
  21. Valadas, Sara. "Josefa d' Óbidos workshop from panel to canvas. Multianalytical approach to materials and technical evolution of the most significant Portuguese painting workshop of the 17th century". Journal of Molecular Structure (2019): http://dx.doi.org/10.1016/j.molstruc.2019.02.067.
    10.1016/j.molstruc.2019.02.067
  22. Veiga, Ana Rita; Brito, Ana; Valadas, Sara; Candeias, António; Ana Margarida Cardoso; Pereira, Luís Bravo. "Quo Vadis?: descodificar para bem intervencionar. O contributo do estudo técnico e material da obra". Conhecer Conservar Valorizar. Cadernos 2 (2017): 108-146. https://issuu.com/066239/docs/revista_ccv_2017_quovadis_2017-12-1.
    Publicado
  23. Valadas, S.; Freire, R.; Cardoso, A.; Mirão, J.; Vandenabeele, P.; Caetano, J.O.; Candeias, A.. "New insight on the underdrawing of 16th Flemish-Portuguese easel paintings by combined surface analysis and microanalytical techniques". Micron 85 (2016): 15-25. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84961671369&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.micron.2016.03.004
  24. Valadas, S.; Freire, R.V.; Cardoso, A.; Mirão, J.; Dias, C.B.; Vandenabeele, P.; Candeias, A.. "On the Use of the Unusual Green Pigment Brochantite (Cu 4 (SO4 )(OH) 6 ) in the 16th-Century Portuguese-Flemish Paintings Attributed to the Master Frei Carlos Workshop". Microscopy and Microanalysis 21 2 (2015): 518-525. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84928617808&partnerID=MN8TOARS.
    10.1017/S1431927615000094
  25. Melo, H.P.; Cruz, A.J.; Candeias, A.; Mirão, J.; Cardoso, A.M.; Oliveira, M.J.; Valadas, S.. "Problems of analysis by FTIR of calcium sulphate-based preparatory layers: The case of a group of 16th-century portuguese paintings". Archaeometry 56 3 (2014): 513-526. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84900862839&partnerID=MN8TOARS.
    10.1111/arcm.12026
  26. Gil, M.; Araujo, C.; Carvalho, M.L.; Longelin, S.; Dias, L.; Valadas, S.; Souto, C.; et al. "Microanalytical study of the fresco 'the good and the bad judge' in the medieval village of Monsaraz (Southern Portugal)". X-Ray Spectrometry 42 4 (2013): 242-250. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84879555464&partnerID=MN8TOARS.
    10.1002/xrs.2476
  27. Valadas, S.; Candeias, A.; Dias, C.; Schiavon, N.; Cotovio, M.; Pestana, J.; Gil, M.; Mirão, J.. "A multi-analytical study of the fifteenth century mural paintings of the Batalha Monastery (Portugal) in view of their conservation". Applied Physics A: Materials Science and Processing 113 4 (2013): 989-998. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84889096910&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s00339-013-7727-y
  28. Valadas, S.; Candeias, A.; Mirão, J.; Tavares, D.; Coroado, J.; Simon, R.; Silva, A.S.; et al. "Study of mural paintings using in situ xrf, confocal synchrotron-µ-XRF, µ-XRD, optical microscopy, and SEM-EDS-the case of the frescoes from misericordia church of odemira". Microscopy and Microanalysis 17 5 (2011): 702-709. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-80054940949&partnerID=MN8TOARS.
    10.1017/S1431927611000195
  29. Gil, M.; Carvalho, M.L.; Longelin, S.; Ribeiro, I.; Valadas, S.; Mirsão, J.; Candeias, A.E.. "Blue pigment colors from wall painting churches in danger (Portugal 15th to 18th century): Identification, diagnosis, and color evaluation". Applied Spectroscopy 65 7 (2011): 782-789. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-79960031745&partnerID=MN8TOARS.
    10.1366/10-06172
  30. Manso, M.; Valadas, S.; Pessanha, S.; Guilherme, A.; Queralt, I.; Candeias, A.E.; Carvalho, M.L.. "Characterization of Japanese color sticks by energy dispersive X-ray fluorescence, X-ray diffraction and Fourier transform infrared analysis". Spectrochimica Acta - Part B Atomic Spectroscopy 65 4 (2010): 321-327. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77951295829&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.sab.2009.12.008
  31. Pessanha, S.; Carvalho, M.L.; Cabaço, M.I.; Valadas, S.; Bruneel, J.-L.; Besnard, M.; Ribeiro, M.I.. "Characterization of two pairs of 16th century Nanbam folding screens byRaman, EDXRF and FTIR spectroscopies". Journal of Raman Spectroscopy 41 11 (2010): 1510-1516. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-79952123295&partnerID=MN8TOARS.
    10.1002/jrs.2652
  32. Martins, R.; Fialho, S.; Lima, M.; Tavares, D.; Mirão, J.; Valadas, S.; Candeias, A. E.. "Biodegradation assessment of a 16th century fresco from Southern Portugal". Microscopy and Microanalysis 15 S3 (2009): 65-66. http://dx.doi.org/10.1017/s143192760999078x.
    Publicado • 10.1017/s143192760999078x
  33. Manso, M.; Pessanha, S.; Figueira, F.; Valadas, S.; Guilherme, A.; Afonso, M.; Rocha, A.C.; et al. "Characterisation of foxing stains in eighteenth to nineteenth century drawings using non-destructive techniques". Analytical and Bioanalytical Chemistry 395 7 (2009): 2029-2036. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-71449105638&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s00216-009-3142-9
  34. Martins, M. R.; Fialho, S.; Lima, M.; Valadas, S.; Candeias, A.; Mirão, J.; Silva, A. S.; Tavares, D.; Botto, M.. "Microbial biodeterioration diagnosis of the 16th century frescoes from the Casa de Fresco de Sanches Baena (Vila Viçosa, Portugal)". Conservar Património 9 (2009): 27-35. http://dx.doi.org/10.14568/cp9_4.
    Publicado • 10.14568/cp9_4
  35. Gil, M.; Seruya, A. I.; Aguiar, J.; Candeias, A.; Frade, J. C.; Valadas, S.; Alves, P.; Ribeiro, I.. "Colored limewash paintings in Alentejo (part 1): Pigments' identification and stratigraphic analysis (in 2004-2006)". Conservar Património 10 (2009): 19-38. http://dx.doi.org/10.14568/cp10_3.
    Publicado • 10.14568/cp10_3
  36. Valadas, Sara; Tavares, Deolinda; Coroado, João; Silva, António Santos; Pedro, Jorge; Mirão, José; Candeias, António Estevao; et al. "Characterisation of the Mural Paintings from the Misericordia Church of Odemira (Portugal)". Materials Science Forum 587-588 (2008): 1019-1023. http://dx.doi.org/10.4028/www.scientific.net/msf.587-588.1019.
    10.4028/www.scientific.net/msf.587-588.1019
Artigo em revista (magazine)
  1. Rita Veiga; Ana Brito; Valadas, Sara; Ana Margarida Cardoso; Professor António Candeias (Universidade de Évora); Luís Bravo Pereira. "Quo Vadis?: Descodificar para bem intervencionar. O contributo do estudo técnico e material da pintura", Conhecer Conservar Valorizar, 2017
  2. Milene Gil; Vítor Serrão; António Santos Silva; José Mirão; Valadas, Sara; Rosário Martins; Professor António Candeias (Universidade de Évora). "A Casa de fresco dos Sanches de Baena: elementos de estudo para o seu conhecimento", Callipole, 2011
  3. Nuno Proença; José Pestana; Valadas, Sara; Ana Margarida Cardoso; Helena Vargas; Isabel Ribeiro. "Pinturas da Charola do Convento de Cristo (Tomar): estudo material para reintegração cromática", Pedra & Cal, 2008
Capítulo de livro
  1. Valadas, Sara; Catarina Pereira Miguel; Coutinho, Mathilda; Miriam Pressato; Bottura Scardina, Silvia; Ana Cardoso; Antonio Candeias. "Estudo analítico do Retrato de D. João IV". In Pinto para os tempos a imagem de hum Rey : contributos para o estudo de uma pintura de José de Avelar Rebelo, 54-63. Portugal: Fundação da casa de Bragança, 2023.
    Publicado
  2. Ana Teresa Teves Reis; Fernando António Baptista Pereira; Antonio Candeias; Valadas, Sara; Ana Duarte Baptista Pereira; David Teves da Veiga Reis. "Decifrando as camadas do tempo na galeria dos Vice-Reis em Goa...novos dados para a interpretação das campanhas de intervenção (séculos XVI a XIX)". In On Portraiture, 136-158. Portugal: Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2022.
    Publicado
  3. António Candeias; Valadas, Sara; Milene Gil; Whitney Jacobs. "Estudo Técnico e Analítico". In Praça Universal de todo o orbe: Uma vista de lisboa em 1619 Museu de Lisboa, 87-97. Portugal: EGEAC eds, 2019.
    Publicado
  4. Teresa Serra e Moura; Valadas, Sara. "«Terramoto no laboratório»". In Anatomia de uma pintura - João Glama e o Terramoto de 1755, 57-65. Lisboa, Portugal: DGPC/MNAA, 2018.
    Publicado
  5. Agnès Le Gac; Helena Pinheiro de Melo; Valadas, Sara; Catarina Pereira Miguel; Luís Piorro; Lília Esteves; Ana Machado; et al. "Materiais constituintes e técnicas envolvidas". In Estudo material e técnico da pintura sobre tela representando "São Carlos Borromeu e São Francisco de Sales", da autoria de André Gonçalves, c. 1730. Mafra, Portugal: Caleidoscópio - Edição e Artes Gráficas, SA, Direcção Geral do Património Cultural, 2017.
    Publicado
  6. Ana Margarida Cardoso; Ana Machado; Professor António Candeias (Universidade de Évora); José Carlos Frade; Valadas, Sara. "No rasto do original: considerações sobre o estudo material e técnico de escultura polícroma". In No Rasto da Devoção: Escultura em Pedra no Convento de Cristo (Séculos XIV-XVI), editado por Maria de Lurdes Craveiro; Joana Antunes; Carla Alexandra Gonçalves. Tomar, Portugal: Imprimatur, 2017.
    Publicado
  7. Ana Claro; Cristina Dias; Valadas, Sara; Teresa Ferreira; Dias, Cristina; Claro, Ana; Valadas, Sara; et al. "Estudo material do foral Manuelino de Marvão". In O Foral Manuelino de Marvão – contexto, leitura e estudo material. Portugal: IBN Maruan, 2012.
    Publicado
  8. Professor António Candeias (Universidade de Évora); Luís Piorro; Valadas, Sara; Cristina Dias; José Mirão; Candeias, António; Piorro, Luís; et al. "Não há de encoberto que não venha a ser descoberto, nem de oculto que não venha a ser revelado – Considerações sobre a técnica de Reflectografia de Infravermelhos". In Primitivos Portugueses 1450-1550 – O Século de Nuno Gonçalves. Portugal: MNAA, 2011.
    Publicado
Livro
  1. Flor, Susana Varela; Valadas, Sara; Candeias, António. Pinto para os Tempos a imagem de um Rei - contributos para o estudo da pintura de José de Avelar Rebelo. Portugal: Fundação da Casa de Bragança. 2023.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Ana Teresa Teves Reis; Valadas, Sara; Ana Filipa Barbosa Machado; António Estevão Grande Candeias; Luís Pedro Piorro; Ana Margarida Cardoso; Vandenabeele, Peter; et al. "A multidisciplinary study for the identification and characterization of the repaint layers from the Viceroys gallery in Goa: the contribution of Raman Spectroscopy (in situ and micro)". Trabalho apresentado em 6th International Conference on Innovation in Art Research and Technology ¿ InART2024, 2024.
  2. Antunes, Vanessa; Valadas, Sara; Miriam Pressato; Antonio Candeias; José Mirão; Ana Cardoso; Pessanha, Sofia; Rocío Bruquetas-Galán. Autor correspondente: Antunes, Vanessa. "The "Ecce Agnus Dei" studied through the use of complementary techniques to understand its material influences and techniques". Trabalho apresentado em RAA2023 - International Conference on the Application of Raman Spectroscopy in Art and Archaeology, 2023.
  3. Valadas, Sara; Costa, Mafalda; José Carlos Frade; Vandenabeele, Peter; Eva Vermeersch; Sylvia Lycke; Dias, Luis; et al. Autor correspondente: Milene Gil. "Get to know the greens of Almada Negreiros mural paintings at the Maritime Station of Rocha do Conde de Óbidos, Lisbon. A multianalytical approach.". Trabalho apresentado em RAA2023 - International Conference on the Application of Raman Spectroscopy in Art and Archaeology, 2023.
  4. Catarina Pereira Miguel; Ana Cardoso; Valadas, Sara; Antonio Candeias. Autor correspondente: Catarina Pereira Miguel. "On the rocks – unveiling the paint layers complexity of the Guadameci from the Portuguese Templar Charola of the Covent of Christ in Tomar, Portugal". Trabalho apresentado em RAA2023 - International Conference on the Application of Raman Spectroscopy in Art and Archaeology, 2023.
  5. Eleni Kouloumpi; Eva Vermeersch; Valadas, Sara; Bottura Scardina, Silvia; A. Moutsatsou; Sylvia Lycke; A. J. King; et al. Autor correspondente: Eleni Kouloumpi. "In Situ analysis of paintings attributed to Greek painters of the Munich School". Trabalho apresentado em RAA2023 - International Conference on the Application of Raman Spectroscopy in Art and Archaeology, 2023.
  6. Reis, Ana; Valadas, Sara; Piorro, Luis; Fernando António Baptista Pereira; Candeias, António; Caldeira, Ana Teresa; Vandenabeele, Peter; et al. "Insights on the second phase of the multidisciplinary study of the Viceroys portrait gallery at Goa , India". Trabalho apresentado em TECHNART 2023 - International conference on analytical techniques in art and cultural heritage, 2023.
  7. Catarina Martins Tibúrcio; Bottura Scardina, Silvia; Catarina Pereira Miguel; Valadas, Sara; Ana Cardoso; Barreira, Catarina Fernandes. Autor correspondente: Catarina Martins Tibúrcio. ". Assessing the existence of a late-medieval royal scriptorium in Lisbon: a multi-analytical characterisation of 15th-century Portuguese illuminated court manuscripts". Trabalho apresentado em TECHNART 2023 - International conference on analytical techniques in art and cultural heritage, 2023.
  8. Cruz, João; Victoria Corregidor; Valadas, Sara; Ana Cardoso; José de Mello; Miguel, Catarina. Autor correspondente: Cruz, João. "In-situ non-invasive characterization of Sephardic Torahs from Ponta Delgada, Azores". Trabalho apresentado em TECHNART 2023 - International conference on analytical techniques in art and cultural heritage, 2023.
  9. Ana Filipa Barbosa Machado; Valadas, Sara; Ana Teresa Teves Reis; Vandenabeele, Peter; Ana Teresa Fialho Caeiro Caldeira; K. Ragubans; Antonio Candeias. Autor correspondente: Antonio Candeias. "Revealing layers of the past in Old Goa Vice-Roy Portraits Gallery (India): a new approach by macro-XRF scanner". Trabalho apresentado em . TECHNART 2023 - International conference on analytical techniques in art and cultural heritage, 2023.
  10. Antunes, Vanessa; Valadas, Sara; Miriam Pressato; Antonio Candeias; Mirao, Jose; Ana Cardoso; Pessanha, Sofia; Carvalho, Maria Luisa. Autor correspondente: Carvalho, Maria Luisa. "Enlightening the darkness: Sevillian influence in Óbidos workshop studied by analytical techniques". Trabalho apresentado em TECHNART 2023 - International conference on analytical techniques in art and cultural heritage, 2023.
  11. Milene Gil; Costa, Mafalda; Valadas, Sara; Cardoso, Ines; Ana Manhita; A. Barontini. Autor correspondente: Milene Gil. "Mapping and identification of decay on the modern mural paintings sets by Almada Negreiros at the Maritime stations of Alcântara, Lisbon: type, origin, and consequences". Trabalho apresentado em TECHNART 2023 - International conference on analytical techniques in art and cultural heritage, 2023.
  12. Carolina Ferreira; Fernando António Baptista Pereira; Mercês Lorena; Esteves, Lilia; Luis Pedro Borges Rodrigues Piorro; Valadas, Sara; Ana Cardoso; Antonio Candeias. Autor correspondente: Carolina Ferreira. "Study of the wooden supports of Madeira Island Primitive Flemish paintings: knowing to preserve". Trabalho apresentado em TECHNART 2023 - International conference on analytical techniques in art and cultural heritage, 2023.
  13. Valadas, Sara; Cardoso, Ana; Beltrame Massimo; Ana, Manhita; Gironda, Michele; Caetano, Joaquin; Franco, Claudio A.; et al. "Contributions of MA-XRF analysis on the integrated study and conservation of 15th century masterpiece St. Vincent Panels". Trabalho apresentado em MA-XRF 2022: MA-XRF scanning in Conservation, Art and Archaeology 2022, 2022.
  14. Valadas, Sara; Antonio Candeias; Ana Cardoso; Manhita, Ana; Miguel, Catarina; Michael Gironda; Caetano, Joaquim Oliveira; et al. Autor correspondente: Valadas, Sara. "Integrated study and conservation of 15th century masterpiece St. Vincent Panels: the contributions of nowadays technology". Trabalho apresentado em INART 2022 - 5th International Conference on Innovation in Art Research and Technology, 2022.
  15. Miriam Pressato; T. L. Ruivo; Miguel, Catarina; António Estevão Grande Candeias; Valadas, Sara. Autor correspondente: Miriam Pressato. "The use of in-situ non-invasive techniques as powerful tools in the investigation of 18th century Chinese wallpapers from the National Museum of Ancient art – Lisbon". Trabalho apresentado em INART 2022 - 5th International Conference on Innovation in Art Research and Technology, 2022.
  16. Ana Cardoso; Irina Sandu; Erika Sandbakken; Miguel, Catarina; Manhita, Ana; Valadas, Sara; Barrocas Dias, Cristina; António Estevão Grande Candeias. Autor correspondente: Ana Cardoso. "Multitechnique study of drawing materials by Edvard Munch". Trabalho apresentado em INART 2022 - 5th International Conference on Innovation in Art Research and Technology, 2022.
  17. Ana Cardoso; Valadas, Sara; Milene Gil. "An analytical approach: how much does calcium carbonate interfere in the identification of organic binders in mural paintings?". Trabalho apresentado em INART 2022 - 5th International Conference on Innovation in Art Research and Technology, 2022.
  18. Valadas, Sara; Ana Cardoso; Irina Sandu; Erika Sandbakken; Manhita, Ana; Miguel, Catarina; José Mirão; Ana Teresa Fialho Caeiro Caldeira; António Estevão Grande Candeias. Autor correspondente: Valadas, Sara. "Creating a database on Munch crayons´ collection". Trabalho apresentado em MUNCH 2022 -Understanding Munch and the art at the turno f the centuries between the museum and the laboratory, 2022.
  19. Ana Cardoso; Valadas, Sara; Irina Sandu; Erika Sandbakken; José Mirão; Ana Teresa Fialho Caeiro Caldeira; António Estevão Grande Candeias. "Analytical approach on seven sketches by Edvard Munch". Trabalho apresentado em MUNCH 2022 -Understanding Munch and the art at the turno f the centuries between the museum and the laboratory, 2022.
  20. Milene Gil; Bottura Scardina, Silvia; Ana Cardoso; Manhita, Ana; Costa, Mafalda; Miguel, Catarina; Valadas, Sara. Autor correspondente: Milene Gil. "Building up a reference collection of mural paint layers with different pictorial techniques and colorants for material and diagnostic studies". Trabalho apresentado em MUNCH 2022 -Understanding Munch and the art at the turno f the centuries between the museum and the laboratory, 2022.
  21. Reis, Teresa; Valadas, Sara; Machado, Ana; Piorro, Luís; Cardoso, Ana; Carriço, Nuno; Pereira, Fernando; Candeias, António. "Insights on the integrated study performed in a shared heritage collection: the Viceroys gallery". Trabalho apresentado em inArt 2022: 5th International Conference on Innovation in Art Research and Technology, 2022.
  22. Ana Brito; Rita Veiga; S. Santos; S. Rocha; Valadas, Sara; Catarina Pereira Miguel; Professor António Candeias (Universidade de Évora); et al. "Decorative coatings of the upper-choir of Santa Clara's church, in Porto (Portugal)". Trabalho apresentado em Technart 2019, 2019.
  23. Catarina Pires; Agnès Le Gac; Valadas, Sara; Ana Margarida Cardoso; Teresa Madeira; José Mirão; Professor António Candeias (Universidade de Évora). "Tubes of paint used by Vieira da Silva (1908-1992): Unexpected results unveiled by a micro-analytical approach". Trabalho apresentado em Technart 2019, 2019.
  24. Ana Margarida Cardoso; Irina Sandu; Erika Sandbakken; Valadas, Sara; José Mirão; Ana Teresa Caldeira; Professor António Candeias (Universidade de Évora). "Material characterization of Edvard Munch’s sketches for the Aula Magna at Oslo University". Trabalho apresentado em Technart 2019, 2019.
  25. Valadas, Sara; Rita Vaz Freire; Miriam Pressato; Ana Margarida Cardoso; Ana Manhita; Alexandra Ferreira; Professor António Candeias (Universidade de Évora). "On the trail of forgotten 16th century Flemish easel painting Triptych Christ and the Apostles (Beja, Portugal)". Trabalho apresentado em Technart 2019, 2019.
  26. Valadas, Sara; Ana Machado; Teresa Serra e Moura; Professor António Candeias (Universidade de Évora); Ana Margarida Cardoso; Ana Manhita. "Re-writing the story about the 1755 Lisbon earthquake painting by João Glama Ströberle: contributions of scientific examination". Trabalho apresentado em Technart 2019, 2019.
  27. Valadas, Sara; Ana Machado; Teresa Serra e Moura; Ana Margarida Cardoso; Ana Manhita; Professor António Candeias (Universidade de Évora). "Integrated Study of Lisbon Earthquake of 1755 canvas painting by Portuguese painter João Glama Ströberle". Trabalho apresentado em Internacional inArt 2018 - 3rd International Conference on Innovation in Art Research and Technology, 2018.
  28. Barrocas Dias, C.; Claro, Ana; Valadas, Sara; Esteves, Lília; Mexia, Maria José; Oliveira, Jorge; Ferreira, Teresa; Candeias, António. "Material analysis of the Manueline Foral Charters of Lousã and Marvão". Trabalho apresentado em RAA 2013 ¿ 7th International Congress in the Application of Raman Spectroscopy in Art and Archaeology, 2013.
  29. Valadas, Sara; José Mirão; Cristina Dias; Rita Vaz Freire; Professor António Candeias (Universidade de Évora); Rita Vaz Feire; Sónia Costa; José Carlos Frade; Valadas, Sara. "Analytical and technical study of 16th Century Flemish-Portuguese paintings attributed to Frei Carlos workshop". Trabalho apresentado em Painting Techniques - International Symposium on Painting Techniques, 2013.
  30. Barrocas Dias, C.; Ferreira, Teresa; Claro, Ana; Miguel, Catarina; Valadas, Sara; Cid, Isabel; Calixto, José; Conde, Antónia Fialho. "Illuminated manuscripts in Évora: form, aesthetics and technic ¿ a case study". Trabalho apresentado em InArt2013 - 1st International Conference on Innovation in Art Research and Technology, 2013.
  31. Valadas, Sara; Ana Margarida Cardoso; Rita Vaz Freire; José Mirão; Cristina Dias; Professor António Candeias (Universidade de Évora). "Comparative study of 16th Century Flemish-Portuguese paintings attributed to Frei Carlos ‘workshop". Trabalho apresentado em Inart2013: 1st International Conference on Innovation Art Research and Technology, 2013.
  32. Valadas, Sara; José Mirão; Cristina Dias; Rita Freire; Joaquim Oliveira Caetano; Stephane Longelin; Maria Luísa Carvalho; Maria José Oliveira; Professor António Candeias (Universidade de Évora). "16th Century Flemish-Portuguese painting: the pigments behind Master Frei Carlos technique". Trabalho apresentado em 39th International Symposium on Archaeometry: “50 years of ISA, 2012.
  33. Valadas, Sara; José Mirão; Cristina Dias; Rita Vaz Freire; Joaquim Oliveira Caetano; Maria José Oliveira; Professor António Candeias (Universidade de Évora). "Study of 16th Portuguese-Flemish paintings attributed to Frei Carlos by µ-FTIR, µ-Raman, µ-XRD and SEM-EDS". Trabalho apresentado em YOuth in COnservation of CUltural Heritage – YOCOCU, 2012.
  34. Valadas, Sara; José Mirão; Cristina Dias; Rita Vaz Freire; Joaquim Oliveira Caetano; Professor António Candeias (Universidade de Évora). "Study of the 16th Portuguese-Flemish painting “Ecce Homo” attributed to Master Frei Carlos workshop". Trabalho apresentado em European Conference on X-Ray Spectrometry (EXRS), 2012.
  35. Valadas, Sara. "Study of the 15 Century Batalha Monastery Mural Paintings in view of their Conservation". Trabalho apresentado em TECHNART 2011 - Non-destructive and microanalytical techniques in art and cultural heritage, 2011.
  36. Valadas, Sara. "Characterisation of Japanese colour sticks by EDXRF, XRD and FTIR spectroscopy". Trabalho apresentado em Colloquium Spectroscopicum Internationale XXXVI, 2009.
  37. Ana Guilherme; Sofia Pessanha; Maria Luísa Carvalho; Valadas, Sara; Teresa Ferreira; Cristina Dias; Professor António Candeias (Universidade de Évora); Joaquim Oliveira Caetano; R. Simon. "Study of Josefa d´Óbidos and Baltazar Gomes Figueira paintings by FTIR and in-situ and synchrotron XRF: assigning authorship?". Trabalho apresentado em Technart 2009, Non-destructive and Microanalytical Techniques in Art and Cultural Heritage, 2009.
  38. Valadas, Sara; Ana Margarida Cardoso; Lina Falcão; José Pestana; Lília Esteves; Ana Mesquita e Carmo; José Mirão; Isabel Ribeiro; Professor António Candeias (Universidade de Évora). "Studying na uncommon gilt leather - The case of the Convento f the Order of Christ of Tomar (Portugal)". Trabalho apresentado em Technart 2009, Non-destructive and Microanalytical Techniques in Art and Cultural Heritage, 2009.
  39. Valadas, Sara. "Pigment Characterization of 16th century Nanbam folding screens". Trabalho apresentado em Technart 2009, Non-destructive and Microanalytical Techniques in Art and Cultural Heritage, 2009.
  40. José Mirão; Valadas, Sara; Teresa Ferreira; Cristina Dias; Ana Guilherme; Sofia Pessanha; Maria Luísa Carvalho; Joaquim Oliveira Caetano; Professor António Candeias (Universidade de Évora). "Comparative study of the polychromy of the 17th century painters Josefa D´Óbidos and Baltazar Gomes Figueira by in-situ XRF, Optical microscopy and SEM-EDS". Trabalho apresentado em Colours 2008, Bridging Science with art, 2008.
  41. Maria Rosario Martins; S. Fialho; Valadas, Sara; Professor António Candeias (Universidade de Évora); Deolinda Tavares; M. Botto; A. S.Silva; José Mirão. "Polychromy analysis and biodegradation assessment of the 16th century Frescoes from the Casa de Fresco dos Sanches Baena (Vila Viçosa, Portugal)". Trabalho apresentado em Colours 2008, Bridging Science with art, 2008.
Tese / Dissertação
  1. Valadas, Sara Sofia Galhano. "Variedades e estilos na obra atribuída a Frei Carlos: novas perspetivas". Doutoramento, 2016. http://hdl.handle.net/10174/19158.

Artística / Interpretação

Gravação vídeo
  1. Beltrame Massimo; Valadas, Sara; University of Évora (Produtor). 2022. The utilization of a handheld XRF: setting up the instrument and performing measurements. University of Évora.
  2. Beltrame Massimo; Valadas, Sara. 2022. The utilization of a micro XRF scanner Bruker Elio: setting up the instrument and performing measurements of small 2D areas. University of Évora.
  3. Beltrame Massimo; Valadas, Sara. 2022. The utilization of a Ma-XRF scanner Bruker Crono: setting up the instrument and performing measurements of big 2D areas. University of Évora.
  4. Beltrame Massimo; Valadas, Sara. 2022. XRF of geological meterials: preparetion and analysis of fused beads and pressed pellets. University of Évora.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024 The Materials and Techniques of Jan van Goyen: A Technical Study of Eight Small Paintings 4º Encontro do IN2PAST
IN2PAST (Lisboa, Portugal)
2024 Hercule Florence - pioneer of photography 4º Encontro do IN2PAST
IN2PAST (Lisboa, Portugal)
2023 The use of brochantite in the work of Frei Carlos Workshop Copper Sulphate Pigments (CSPs) Workshop
RCHES and AXIS research groups/ University of Antwerp (Bratislava, Eslováquia)
2022/02/15 SCREAM research project: the crayons materials (What are the main findings of the research project regarding the crayons materials?) Deling Forum
Munch Museum (Oslo, Noruega)
2022/02/02 E-RIHS.pt national node IPERION HS online meeting - WP8
IPERION HS (Itália)
2022 A chemist look into paintings: Discoveries & Challenges Art & Cience (#14)
Silpakorn University (Tailândia)
2021/10/04 E-RIHS.pt (Portuguese infrastructure: communication plan) E-RIHS 2nd Interim meeting
E-RIHS
2021/07/09 Métodos de exame e micro-análise aplicados ao estudo de pintura: Descobertas & Desafios Curso de História Técnica da Arte
ARTIS-IHA/FLUL (Lisboa, Portugal)
2019/09/20 Métodos de exame e micro-análise aplicados ao estudo de pintura: Descobertas & Desafios Curso/ workshop “Ciência para as Artes – um novo olhar sobre o patrimônio”
FioCruz (Rio de Janeiro, Brasil)
2019/07/11 Spectroscopy and the material study of easel paintings: discoveries & challenges IBER 2019: IBERIAN JOINT MEETING ON ATOMIC AND MOLECULAR PHYSICS
Laboratório Hercules (Évora, Portugal)
2019/04/15 Materials Science in the distinction of original paint layers and restoration interventions. The Vice-Roys portrait gallery MATERIAIS 2019, XIX Congresso da Sociedade Portuguesa de Materiais and X International Symposium on Materials
(Lisboa, Portugal)
2018/10/20 Um novo olhar sobre o Retábulo do Espírito Santo de Sousel: A paleta escondida Diálogos com a Arte Cristã: Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja
Diocese de Sousel (Portugal)
2018/03/26 Novel approach in the study of easel paintings - new contributions using Laser Ablation-Inductively Coupled Plasma-Mass Spectrometry (LA-ICP-MS) inArt 2018 - 3rd International Conference on Innovation in Art Research and Technology
University of Parma (Parma, Itália)
2017/11/03 Desvendando as cores medievais. Um estudo de caso: a Capela do Fundador em S. Maria da Vitória, na Batalha Congresso Internacional “Almas de Pedra. Escultura Tumular: da Criação à Musealização
Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa, Portugal)
2017/03/16 Entre a ciência e a arte - novas perspetivas sobre a obra atribuída a Frei Carlos Conferências do Museu de Arte Sacra do Funchal
Museu de Arte Sacra do Funchal (Funchal, Portugal)
2013/06/28 A Pintura Flamenga em Évora no século XVI – novas perspectivas sobre a obra atribuída a Frei Carlos As preparações na Pintura Portuguesa Séculos XV e XVI
Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa, Portugal)
2012/06/22 Flemish Paintings in Portugal: Conservation Aspects Summer School on Chemical Sciences in Cultural Heritage Preservation, 6th General Edition of the Intensive School in Conservation
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2011/04/29 Easel paintings: unrevealing the secrets behind the painting layer Jornadas do Centro de Química de Évora, Comemorações do Ano Internacional de Química
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2010 A Pintura Flamenga em Évora no século XVI – Variedades e Estilos na obra atribuída a Frei Carlos 5ªas no Museu à noite
Museu de Évora (Évora, Portugal)
2008/07/12 Results of a study project on wall painting material characterization for chromatic integration Colours 2008, Bridging Science with art
Universidade de Évora (Évora, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021/03/01 - 2023 Estudo, conservação e valorização da coleção oriental do Museu Nacional de Arte Antiga
Orientador
Química (Doutoramento)
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal
2020 - 2022 The characterisation of a unique Coromandel screen from the Museo d’Oriente
Orientador
Archaeological Materials Science (ARCHMAT) (Mestrado)
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal
2020 - 2022 The Study of Edvard Munch Sketches Collection in View of It's Conservative Treatment
Orientador
Archaeological Materials Science (ARCHMAT) (Mestrado)
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal
2020 - 2022 Diagnostic Survey of  Deteriorated Paint Layers at the Maritime Station of Rocha Do Conde De O´bidos
Coorientador
Archaeological Materials Science (ARCHMAT) (Mestrado)
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal
2015 - 2017 Defying Death: A Materials Study of Egyptian Sarcophagi and Funerary Masks from the Museu Nacional de Arqueologia in Lisbon and the Museu de História Natural da Faculdade de Ciêncas da Universidade do Porto in Porto
Coorientador
Mestrado ERASMUS MUNDUS ARCHMAT (Mestrado)
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022 - Atual Colours 2022: bridging science with art (2022/09/14 - 2022/09/16)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal
2017/06/17 - Atual Exposição: Estudo da pintura Ecce Homo (óleo s/ tábua, séc. XVI) e exposição dos resultados analíticos em contexto museológico no âmbito da cerimónia e exposição que decorreu no Museu Regional de Beja (Museu Rainha D. Leonor) (2017/06/17)
Exposição (Outra)
Direcção Regional de Cultura do Alentejo, Portugal
2023/10/23 - 2023/10/27 Workshop prático (Sara Valadas, António Candeias, Catarina Miguel, Ana Teresa Caldeira): Oficina de estudos e investigações científicas do patrimônio cultural / Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro – Brasil (2023/10/23 - 2023/10/27)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal

Fundação Oswaldo Cruz, Brasil
2023/09/21 - 2023/09/22 DRUGS&COLORS 2023: 2nd International Conference on Drugs&Colors in History: From the Past to the Present Universidade de Évora/ Laboratório HERCULES / Membro da comissão organizadora (2023/09/21 - 2023/09/22)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal
2023/01/18 - 2023/01/20 Workshop: Revelações de Velha Goa - novas perspetivas sobre a Galeria de retratos dos Vice-Reis/ Archaeological Museum of Old Goa,Goa - Índia 18-20 de janeiro de 2023 (2023/01/18 - 2023/01/20)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal

Archaeological Survey of India, Índia
2022/04/06 - 2022/04/08 IPERION HS: 2nd meeting (2022/04/06 - 2022/04/08)
Encontro (Coorganizador)
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal

IPERION HS, Itália
2022 - 2022 Munch 2022 (2022/03/21 - 2022/03/23)
Conferência (Coorganizador)
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal

Munchmuseets bibliotek, Noruega
2022 - 2022 International workshop connecting collections (2022/06/13 - 2022/06/15)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal

Centro internazionale di studi per la conservazione ed il restauro dei beni culturali, Itália
2021 - 2021 Hi innovation Heritage Talk´s: Investigação e Inovação e Património, Artes, Sustentabilidade e Território (2021/07/20 - 2021/07/20)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal

E-RIHS.pt, Portugal
2021 - 2021 Hi Innovation Hi-Talk´s #2: Digital Technologies & Cultural Heritage (2021/10/27 - 2021/10/27)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal

E-RIHS.pt, Portugal
2020/01/28 - 2020/01/30 Comissão organizadora do E-RIHS PP 9th Interim Meeting (2020/01/28 - 2020/01/30)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal
2020/01/24 - 2020/01/30 ED-ARCHMAT H2020-MSCA-ITN-EJD Winter School (2020/01/24 - 2020/01/30)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal
2019/09/15 - 2019/09/25 Curso/ workshop “Ciência para as Artes – um novo olhar sobre o património”, leccionado nas instalações da FioCruz (Rio de Janeiro) leccionado por António Candeias e Sara Valadas e integrando uma componente teórica (2 dias) e uma componente prática (2 dias). Análise científica, através de: microscopia digital, fluorescência de raios X por dispersão de Energias, espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier, espectroscopia de reflectância com fibra Óptica. (2019/09/16 - 2019/09/20)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Científica)
Fundação Oswaldo Cruz, Brasil
2019/07/10 - 2019/07/12 Comissão organizadora do Congresso IBER 2019: IBERIAN JOINT MEETING ON ATOMIC AND MOLECULAR PHYSICS (2019/07/10 - 2019/07/12)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal
2019/01/14 - 2019/01/23 Demonstration of scientific methodology(Workshop): INTERNATIONAL COLABORATIVE PROJECT OLD GOA REVELATIONS Archaeological Survey of India Museum – Old Goa (2019/01/14 - 2019/01/23)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Científica)
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
2017/10/24 - 2017/10/28 comissão de organização do Congresso RAA2017: 9th International Congress on the Application of Raman Spectroscopy in Art and Archaeology (2017/10/24 - 2017/10/28)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022 - Atual Sara Valadas, Massimo Beltrame. Webinar: Aplicações da espectrometria de fluorescência de raios X ao estudo do Património Artístico e arqueológico /Brasil/ 3º Congresso Bienal da ANTECIPA Produção de conteúdos audio-visuais para apresentação no congresso (4 vídeos sobre técnicas de espectrometria de fluorescência de Raios X)
Congresso
3º Congresso Bienal da ANTECIPA
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019 O PROCESSO CRIATIVO DA PINTURA DE MODELO NU NA TRANSIÇÃO DO SÉCULO XIX PARA O XX NA FBAUL: Contribuição para o estudo da ‘absorção controlada’ das novas vanguardas
Arguente
Ana Mafalda Cardeira (Doutoramento)
Universidade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Portugal
2018 Unveiling Portuguese Modern Mural Painting Art | MULTI-ANALYTICAL ANALYSIS OF A PENTECOSTES BY JULIO RESENDE (1917-2011)
Arguente
Ilia Kovalev (Mestrado)
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022/10/01 - 2026/12/31 consultoria e colaboração científica entre a Casa de Oswaldo Cruz (COC)/ FioCruz (Rio de Janeiro, Brasil) e o Laboratório HERCULES/Universidade de Évora: criação de um Laboratório de Conservação Preventiva do Departamento de Patrimônio Histórico da Casa de Oswaldo Cruz (LaCoP);Memorando de Entendimento nº 18/2018 entre estas duas instituições (10/2022 – 12/2026) Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal

Fundação Oswaldo Cruz, Brasil

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023 - 2024 Basic Aspects of Science Applied to Archaeometry Mestrado em Ciências dos Materiais Arqueológicos (ARCHMAT) (Master) Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
2023 - 2024 Técnicas e métodos Laboratoriais II Biologia Humana, Bioquímica (Licenciatura) Universidade de Évora Departamento de Química, Portugal
2023 - 2024 Técnicas Laboratoriais I Biologia Humana, Bioquímica, Biotecnologia (Licenciatura) Universidade de Évora Departamento de Química, Portugal
2023 - 2024 Técnicas de Microanálise e Análise In-Situ Química (Doutoramento) Universidade de Évora Departamento de Química, Portugal
2023 - 2024 Património, Conservação e Ciência Património Cultural (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2022 - 2023 Basic Aspects of Science Applied to Archaeometry Mestrado em Ciências dos Materiais Arqueológicos (ARCHMAT) (Master) Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
2022 - 2023 Archaeometry Mestrado em Ciências dos Materiais Arqueológicos (ARCHMAT) (Master) Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
2022 - 2023 Técnicas e métodos Laboratoriais II Biologia Humana; Bioquímica (Licenciatura) Universidade de Évora Departamento de Química, Portugal
2022 - 2023 Técnicas de Microanálise e Análise In-Situ Química (Doutoramento) Universidade de Évora Departamento de Química, Portugal
2021 - 2022 Técnicas e métodos de Laboratório II Biologia Humana (Licenciatura) Universidade de Évora Centro de Química de Évora, Portugal
2021 - 2022 Técnicas e métodos de Laboratório II Bioquímica (Licenciatura) Universidade de Évora Centro de Química de Évora, Portugal
2020 - 2022 Basic Aspects of Science applied to Archaeometry Archaeological Materials Science (ARCHMAT) (Master) Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal
2020 - 2022 Técnicas de Microanálise e Análise In-Situ Química (Doutoramento) Universidade de Évora Centro de Química de Évora, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021 - Atual IN2PAST: TL3 — Museums, Monuments and their Collections
Membro
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal
2016 - Atual Membro do Conselho Científico do Laboratório HERCULES
Membro
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021 - 2021 Heritage MDPI
2020 - 2021 Conservar Património ARP