???global.info.a_carregar???
I am Art Historian (PhD 2005) and Researcher at the Center for Social Studies of the University of Coimbra in the Thematic Line «Europe and the Global South: heritages and dialogues»: . My studies focus on the 17th- and 18th century arts and architecture. I am specialized on "quadrature" painting (architectural frescoes), and its connections with architecture, set design and theater. I am particularly interested in Italian, Iberian and Atlantic cross-cultural artistic exchange. Currently, I am developing my research in the area of patronage and artistic agency by Africans and people of African descent in early-modern Portugal, as well as by women, in particular the queen Maria Ana of Habsburg as promoter of Italian opera in 18th century Portugal. My individual project is «Early-modern art and architecture, Atlantic slave trade and cross-cultural dynamics. The case of African Portugal between heritage and the politics of recognition» (2019-2025). It was first, within its category, in the concourse of the FCT - Individual Competition to Encourage Scientific Employment (CEECIND /04792/2017/ CP1402/CT0009). In 2019-2020, I co-led the project «1719-2019. Filippo Juvarra, Domenico Scarlatti e o papel das mulheres na promoção da ópera e do teatro em Portugal», with Luís Soares Carneiro, which was funded by the Calouste Gulbenkian Foundation. Between 2018-2021, I was member of the research team of the European project «ECHOES European Colonial Heritage Modalities in Entangled Cities» (H2020-SC6-ENG-GLOBALLY-2017). I also was Steering Committee's coordinator of the European project «Bahia 16-19. Salvador da Bahia: American, European and African forging of a colonial capital city» (PIRSES-GA-2012-318988). Recently, in my book «O projeto de D. João V. Lisboa ocidental, Mafra e o urbanismo cenográfico de Filippo Juvarra» (Lisbon: Caleidoscópio, 2020), I revisited the history of arts and architecture in Portugal during the first half of 18th century, redrawing in 3D the projects of the Italian architect Filippo Juvarra. In 2021, I co-edited the collective book «Filippo Juvarra, Domenico Scarlatti e il ruolo delle donne nella promozione dell'opera in Portogallo» (Rome: Artemide, 2021). I am an interdisciplinary researcher due to my training as musician and art historian. I was, also, flautist in chamber music's groups and Amnesty International activist. As citizen, I am engaged in the promotion of Human Rights and in broadening the access to art and culture for all. In 2017, with the historian Hugo Ribeiro da Silva (University of Porto), we produced 5 videos for the secondary schools on the history of slavery within the early-modern Portuguese empire («O Atlântico dos Outros»). As author, I am collaborating with a group of artists to produce the docufilm «Uma outra voz», that uncovers the women's role in 18th century Portuguese music and arts. As first step of this production, in 2020, the Portuguese television RTP had selected, and partially funded, this project.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Giuseppina Raggi
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Raggi, Giuseppina

Identificadores de autor

Ciência ID
D51C-C652-27F7
ORCID iD
0000-0002-8524-2943

Endereços de correio eletrónico

  • giuseppinaraggi@ces.uc.pt (Profissional)

Telefones

Fax
  • 239855589 (Profissional)
Telefone
  • 239855570 (Profissional)

Moradas

  • Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra . Colégio de S. Jerónimo / Largo D. Dinis / Apartado 3087, 3000-995, Coimbra, Coimbra, Portugal (Profissional)

Websites

  • https://www.ces.uc.pt/pt/ces/pessoas/investigadoras-es/giuseppina-raggi (Académico)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - História da Arte
Formação
Grau Classificação
2008/06/01 - 2014/05/31
Concluído
As dinâmicas da maravilha: a pintura de quadratura e o espaço atlântico português (Pós-doutoramento)
Especialização em História da arte (XVII-XVIII-XIX)
Universidade de Coimbra, Portugal
2000/04/01 - 2004/03/31
Concluído
História - Vertente História da Arte (em co-tutela) (Doutoramento)
Especialização em História da Arte
Universidade de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
"Arquitecturas do engano: a longa conjuntura da ilusão / Architetture dell´inganno: il lungo cammino dell´illusione" (TESE/DISSERTAÇÃO)
distinção e louvor
2000/04/01 - 2004/03/31
Concluído
Storia dell'Arte (in co-tutela) (Dottorato di Ricerca)
Especialização em Storia dell'Arte Moderna
Università degli Studi di Bologna Dipartimento delle Arti, Itália
"Architetture dell' inganno: il lungo cammino dell' illusione /Arquitecturas do engano: a longa conjuntura da ilusão" (TESE/DISSERTAÇÃO)
eccellente
1999 - 1999
Concluído
equivalência ao grau de Mestre em História da Arte (Mestrado)
Especialização em História da Arte
Universidade de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
muito bom por unanimidade
1994/09/01 - 1997/08/31
Concluído
Specializzazione triennale in Storia dell'Arte (Master Universitario)
Especialização em Storia dell'arte e delle arti minori
Università degli Studi di Bologna Dipartimento delle Arti, Itália
"Giuseppe Tonelli, quadraturista fiorentino" (TESE/DISSERTAÇÃO)
70/70 cum laude
1989/09/01 - 1994/07/11
Concluído
Lettere Moderne (indirizzo Storico) (Laurea)
Especialização em Storia dell'Arte
Università degli Studi di Bologna Facoltà di Lettere e Filosofia, Itália
"L'attività toscana di Agostino Mitelli e Angelo Michele Colonna" (TESE/DISSERTAÇÃO)
110/110 cum laude
1982/09/01 - 1989/07/13
Concluído
Diploma di Flauto traverso (Diplôme d´études supérieures)
Especialização em Flauto traverso
Conservatorio di Musica Bruno Maderna, Itália
9/10
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/03/15 - Atual Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
2017/04/01 - 2019/03/14 Investigador (Investigação) Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
2015/11/01 - 2016/08/31 Investigador Contratado (Investigação) Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
Universidade Nova de Lisboa CHAM, Portugal
2015/06/01 - 2015/08/31 Investigador Contratado (Investigação) Universidade Nova de Lisboa CHAM, Portugal
Universidade Nova de Lisboa CHAM, Portugal
2008/06/01 - 2014/05/31 Pós-doutorado (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade de Coimbra, Portugal
(...)
1998/04/01 - 2000/03/31 Investigador (Investigação) Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/11/01 - 2012/12/15 Professor Visitante (Docente Universitário) UFBA Universidade Federal da Bahia, Brasil
Universidade Federal da Bahia Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Brasil
2011/11/01 - 2011/11/30 Professor Visitante (Docente Universitário) Università degli Studi di Udine, Itália
Università degli Studi di Udine Facoltà di Lettere e Filosofia - Beni Culturali, Itália
2009/11/01 - 2009/11/30 Professor Visitante (Docente Universitário) Università degli Studi di Udine, Itália
Università degli Studi di Udine Facoltà di Lettere e Filosofia - Beni Culturali, Itália
2006/03/01 - 2006/05/31 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade Estadual de Campinas, Brasil
Universidade Estadual de Campinas Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Brasil
2006/03/01 - 2006/05/31 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Brasil
Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Brasil
1994/09/01 - 1997/07/31 Assistente (Docente Universitário) Università degli Studi di Bologna Facoltà di Lettere e Filosofia, Itália
Università degli Studi di Bologna Facoltà di Lettere e Filosofia Dipartimento delle Arti Visive, Itália
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2008 - 2014/05/31 As dinâmicas da maravilha: a pintura de quadratura e o espaço atlântico português
SFRH/BPD/38752/2007
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade Nova de Lisboa CHAM, Portugal

Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Brasil

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil

Université de Montréal, Canadá
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2000 - 2004/03/31 Arquitecturas do engano: a longa conjuntura da ilusão /Architetture dell' inganno: il lungo cammino dell'illusione
PRAXIS XXI / BD / 21848 / 99
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal

Università degli Studi di Bologna Facoltà di Lettere e Filosofia Dipartimento delle Arti Visive, Itália
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2021 - 2025/08/31 Cultura escenográfica en el contexto hispánico de la Edad Moderna: Un enfoque holístico
PID2020-117415GB-100
Investigador
Universidad Complutense de Madrid, Espanha
España Ministerio de Ciencia e Innovación
Em curso
2019 - 2025/03/14 Early-modern art and architecture, Atlantic slave trade and cross-cultural dynamics. The case of African Portugal between heritage and politics of recognition.
CEECIND/04792/2017/CP1402/CT0009
Investigador responsável
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018 - 2021/07/31 ECHOES European Colonial Heritage Modalities in Entangled Cities
Investigador
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
European Commission
Em curso
2019 - 2020/02/29 1719 - 2019. Filippo Juvarra, Domenico Scarlatti e o papel das mulheres na promoção da ópera e do teatro em Portugal
Pº 139691
Investigador responsável
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Arquitectura, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2015 - 2017/02/28 O Atlântico dos outros. África, Bahia, Portugal e um oceano partilhado (sécs. XVII-XIX)
Pº 139691
Investigador
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2014 - 2016/12/30 Uma cidade, vários territórios e muitas culturas. Salvador da Bahia e o mundo Atlântico
Investigador
Universidade Nova de Lisboa CHAM, Portugal

UFBA Universidade Federal da Bahia, Brasil
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído
2015 - 2016/08/31 Mecenato no feminino: o papel das rainhas de Portugal e portuguesas na promoção das artes europeias no Setecentos (1708 -1792)
Pº 139568
Investigador responsável
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2012 - 2016/08/31 Bahia 16-19. Salvador da Bahia: American, European and African forging of a colonial capital city
Investigador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

UFBA Universidade Federal da Bahia, Brasil

Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, França
European Commission Seventh Framework Programme for Research and Technological Development
Concluído
2008 - 2012/12/31 Plus Ultra. A recepção e a transferência da tradição artística clássica entre a Europa Mediterrânica e a América Latina
Investigador
Universidade de Campinas IFCH-UNICAMP, Brasil
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo FAPESP
Concluído
2002 - 2006/12/31 O programa Cicognara. A constituição da tradição clássica
Investigador
Universidade de Campina IFCH-UNICAMP, Brasil
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo FAPESP
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Raggi, Giuseppina. "Giovanni Niccolò Servandoni a Lisbona e il contesto artistico al tempo del suo soggiorno nella penisola iberica". ArcHistoR (2022):
    Aceite para publicação
  2. Raggi, Giuseppina. "In/Visibilities and Pseudo/Visibilities: the black woman’s portrait in the Bemposta chapel in Lisbon (1791-1792)". Vista. Revista de Cultura Visual 6 (2020): 23-42. http://vista.sopcom.pt/ficheiros/20200630-1_visibilities_the_black_woman_s_portrait.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Raggi, Giuseppina. "The lost opportunity: two projects of Filippo Juvarra concerning Royal Theaters and the Marriage policy between the Courts of Turin and Lisbon (1719-1722)". Music in Art XLIV 1/2 (2019): 119-137.
    Publicado
  4. Raggi, Giuseppina. "Trasformare la cultura di corte: La regina Maria Anna d’Asburgo e l’introduzione dell’opera italiana in Portogallo". Revista Portuguesa de Musicologia 5/1 (2018): 18-38. http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/339.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Raggi, Giuseppina. "À conquista da sabedoria. A pintura de quadratura e o programa iconográfico da Biblioteca Joanina". Boletim da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra 48 (2018): 37-90. https://doi.org/10.14195/1647-8436_48_2.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Raggi, Giuseppina. "A cidade do rei e os teatros da rainha: (re)imaginando Lisboa ocidental e a Real Ópera do Tejo". Cadernos do Arquivo Municipal 2ª série 9 (2018): 97-124. http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt/fotos/editor2/Cadernos/2serie/9/08_opera.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Raggi, Giuseppina; Degortes, Michela; Bastos, Celina. "Giuseppe Antonio Trono e Bernardino Gagliardini, pintores de retratos no reinado de D. Maria I. Novos dados de investigação". ARTis-on 7 (2018): 202-212. http://artison.letras.ulisboa.pt/index.php/ao/article/view/206/175.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Raggi, Giuseppina. "The Queen of Portugal Maria Anna of Austria and the Royal Opera Theaters by Giovan Carlo Sicinio Galli Bibiena". Music in Art XLII 1-2 (2017): 11-22.
    Publicado
  9. Raggi, Giuseppina. "O Seminário de Jesus, Maria e José de Coimbra. Um projeto de Giuseppe Antonio Landi". Estudos Italianos em Portugal12 (2017): 295-321. https://doi.org/10.14195/0870-8584_12_12.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Raggi, Giuseppina. "Dalla scuola romana di Carlo Fontana ai circuiti europei dei Galli Bibiena: architetti italiani in Portogallo nel XVIII secolo". Estudos Italianos em Portugal 12 (2017): 295-321. https://doi.org/10.14195/0870-8584_12_18.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Raggi, Giuseppina; Degortes, Michela. "Giuseppe Trono pintor de retratos na corte portuguesa (1785-1810)". ARTis-on 5 (2017): 209-221. http://artison.letras.ulisboa.pt/index.php/ao/article/view/145/126.
    Acesso aberto • Publicado
  12. Raggi, Giuseppina. "Filippo Juvarra in Portogallo: documenti inediti per i progetti di Lisbona e Mafra". ArcHistoR 7 (2017): 33-71. http://pkp.unirc.it/ojs/index.php/archistor/article/view/222.
    Acesso aberto • Publicado
  13. Raggi, Giuseppina. "En las redes de los mecenas: el poder diplomático de la Ópera y la circulación europea de músicos (siglos XVII-XVIII)". Revista de Musicologia. SEdeM – Sociedade Española de Musicologia XXXIX 2 (2017): 790-793. https://www.sedem.es/es/revista-de-musicologia/numeros-publicados-y-acceso-a-texto-completo.asp.
    Acesso aberto • Publicado
  14. Raggi, Giuseppina. "A pintura de quadratura no Brasil colonial: continuidades e descontinuidades de uma forma artística globalizada". Caiana. Revista de Historia del Arte y Cultura Visual 8 (2016): 121-145. http://caiana.caia.org.ar/template/caiana.php?pag=articles/article_1.php&obj=224&vol=8.
    Acesso aberto • Publicado
  15. Raggi, Giuseppina. "La pittura di "grande architettura" in San Rocco a Lisbona (1586-1587) e la cultura prospettico-architettonica in Portogallo". Arte Cristiana 103 887 (2015): 131-142.
    Publicado
  16. Raggi, Giuseppina. "La pittura di grande architettura in San Rocco a Lisbona (1588). Una precisazione sull'esecuzione e una proposta sull'ideazione del programma iconografico". Arte Cristiana 888 (2015): 233-234.
    Publicado
  17. Raggi, Giuseppina. "A idealização de dois projectos para o teatro régio e um novo desenho do arquitecto filippo Juvarra para a corte portuguesa". Revista de História da Arte 11 (2014): 136-151. https://run.unl.pt/handle/10362/16908.
    Acesso aberto • Publicado
  18. Raggi, Giuseppina. "A formosa maquina do Ceo e da terra: a procissão do Corpus Domini de 1719 e o papel dos arquitetos Filippo Juvarra e João Frederico Ludovice". Cadernos do Arquivo Municipal 2ª série 1 (2014): 107-129. http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt/fotos/editor2/Cadernos/num1/artigo05.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  19. Raggi, Giuseppina. "La scenografia come architettura: Niccolò Nasoni e la torre dos Clérigos". Estudos Italianos em Portugal 8 (2013): 125-138. http://hdl.handle.net/10316.2/42432.
    Acesso aberto • Publicado
  20. Raggi, Giuseppina. "Collegare la terra al cielo. La quadratura come ‘architettura dinamica’ dell’anima". AHAS- Acta Historiae Artis Slovenica - Baroque Ceiling Painting. Public and private devotion in the towns of Central Europe and Northern Italy 16 1-2 (2011): 103-115.
    Publicado
  21. Raggi, Giuseppina. "La diffusione della quadratura bolognese in Portogallo e Brasile: analisi di un fenomeno complesso tra XVII e XVIII secolo". Studi Latinoamericani / Estudios Latinoamericanos 3 (2007): 345-367.
    Publicado
  22. Raggi, Giuseppina. "O paradoxo espacial da quadratura: o caso de António Simões Ribeiro na Bahia (1735-1755)". Murphy 2 (2007): 46-65.
    Publicado
  23. Raggi, Giuseppina. "Le fonti bolognesi della quadratura luso-brasiliana: la formazione di Niccolò Nasoni e di Vincenzo Baccherelli". Arte a Bologna. Bollettino dei Musei Civici d’Arte Antica 6 (2007): 46-55.
    Publicado
  24. Raggi, Giuseppina. "Arquiteturas pintadas: a grande decoração barroca bolonhesa e a sua difusão em Portugal e no Brasil no século XVIII". Desígnio – Revista de História da Arquitetura e do Urbanismo 5 (2006): 61-86.
    Publicado
  25. Raggi, Giuseppina. "I disegni di Angelo Michele Colonna e Agostino Mitelli: una complessa questione attributiva". Saggi e memorie di storia dell’arte 27 (2005): 285-312.
    Publicado
  26. Raggi, Giuseppina. "A arte da ilusão". Revista de História da Biblioteca Nacional ano 1 3 (2005): 28-32.
    Publicado
  27. Raggi, Giuseppina. "Giovan Carlo Sicinio Bibiena in Portogallo: nuove prospettive d’indagine". Museu 12 (2003): 145-175.
    Publicado
  28. Raggi, Giuseppina. "Decorações pictóricas integrais de Pascoal Parente, Giacomo Azzolini, Niccoló Nasoni". Monumentos 18 (2003): 109-117.
    Publicado
  29. Raggi, Giuseppina. "Le incisioni di Agostino Mitelli e Agostino Mitelli il Giovane". Grafica d’Arte XIV 53 (2003): 2-7.
    Publicado
  30. Raggi, Giuseppina. "Aggiunte ai cataloghi: Agostino Mitelli il giovane: Pianta iconografica e scenografica di Bologna". Grafica d’arte XIV 56 (2003): 43-43.
    Publicado
  31. Raggi, Giuseppina. "As pinturas de Pompeo Batoni: status quaestionis". Monumentos 16 (2002): 47-53.
    Publicado
  32. Raggi, Giuseppina. "Dados técnico-documentais e análise crítica: reflexões em torno de um restauro". Monumentos 16 (2002): 128-129.
    Publicado
  33. Raggi, Giuseppina. "Note sul viaggio in Spagna di Angelo Michele Colonna e Agostino Mitelli". Anuario del Departamento de Historia y Teoría del Arte de la Universidad Autonoma de Madrid XIV (2002): 151-166. https://revistas.uam.es/anuario/article/view/2462.
    Publicado
  34. Raggi, Giuseppina. "A formação bolonhesa de Niccolò Nasoni: algumas antecipações". Monumentos 14 (2001): 33-41.
    Publicado
  35. Raggi, Giuseppina. "La geografia artistica di Niccolò Nasoni, quadraturista-scenografo girovago". Commentari d’arte VII 18/19 (2001): 49-56.
    Publicado
  36. Raggi, Giuseppina. "Disegni di Giuseppe Tonelli, quadraturista a Firenze". Annuario della Scuola di Specializzazione in Storia dell’Arte dell’Università di Bologna, 1 (2000): 81-103.
    Publicado
  37. Raggi, Giuseppina. "Il ruolo di Angelo Michele Colonna e Agostino Mitelli, pittori bolognesi, nello sviluppo della scuola quadraturistica in Toscana". Strenna Storica Bolognese XLVI (1996): 441-457.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Raggi, Giuseppina; Gianolla, Cristiano. "Estátua do Padre António Vieira". In Ecos Coloniais: História(s), Património(s) e Memória(s), editado por Guardião, Ana Filipa; Jerónimo, Miguel Bandeira; Peixoto, Paulo, 63-69. Lisbon, Portugal: Tinta da China, 2022.
    Publicado
  2. Raggi, Giuseppina. "rua do Poço dos Negros". In Ecos Coloniais: História(s), Património(s) e Memória(s), editado por Guardião, Ana Filipa; Jerónimo, Miguel Bandeira; Peixoto, Paulo, 223-229. Lisbon, Portugal: Tinta da China, 2022.
    Publicado
  3. Raggi, Giuseppina; Gianolla, Cristiano. "A Galeria de Arte Pública da Quinta do Mocho". In Ecos Coloniais: História(s), Património(s) e Memória(s), editado por Guardião, Ana Filipa; Peixoto, Paulo; Jerónimo, Miguel Bandeira, 71-77. Lisbon, Portugal: Tinta da China, 2022.
    Publicado
  4. Raggi, Giuseppina. "Non solo Roma. L'importanza di Bologna e il protagonismo delle donne artiste e spettatrici nei teatri d'opera di Lisbona (1708-1760)". In Eighteenth-Century Theatre Capitals: from Lisbon to St. Petersburg, editado por Yordanova, Iskrena. Vienna, Áustria: Hollitzer Verlag, 2022.
    Aceite para publicação
  5. Raggi, Giuseppina. "Le celebrazioni festive per l'arrivo a Lisbona della regina di Portogallo Maria Anna d'Asburgo (1708-1709)". In Las mujeres y las artes. Mecenas, artistas, emprendedoras, coleccionistas, editado por Beatriz Blasco, 607-634. Madrid, Espanha: Abada, 2021.
    No prelo
  6. Raggi, Giuseppina; Gianolla, Cristiano; Sancho Querol, Lorena. "Decolonising the narrative of Portuguese empire through Africans and Afro-descendants' life stories". In New perspectives on Decolonizing European Heritage, editado por Britta Timm Knudsen; John R. Oldfield; Elizabeth Buettner; Elvan Zabynuan. New York, Estados Unidos: Routledge, 2021.
    Aceite para publicação
  7. Raggi, Giuseppina. "Filippo Juvarra e Domenico Scarlatti: una traiettoria iberica nel segno del femminile". In Filippo Juvarra, Domenico Scarlatti e il ruolo delle donne nella promozione dell'opera in Portogallo, 23-76. Rome, Itália: Artemide, 2021.
    Publicado
  8. Raggi, Giuseppina. "La politica del teatro e il teatro della politica: le lettere del nunzio apostolico e altri carteggi sulla musica a Lisbona (1742-1755)". In Padron mio Colendissimo... Letters about Music and the Stage in the 18th century, editado por Yordanova, Iskrena; Fernandes, Cristina, 187-238. Vienna, Áustria: Hollitzer Verlag, 2021.
    Publicado
  9. Raggi, Giuseppina. "I teatri regi in Portogallo e il palco reale dell'Ópera do Tejo come spazialità del femminile". In Theatre Spaces for musica in 18th century Europes, 49-92. Viena, Áustria: Hollitzer, 2020.
    Publicado
  10. Raggi, Giuseppina. "Il viaggio in Portogallo di Filippo Juvarra e la concezione di Lisbona occidentale". In Filippo Juvarra regista di Corti e Capitali dalla Sicilia al Piemonte all’Europa, editado por Franca Porticelli; Costanza Roggero; Chiara Devoti; Gustavo Mola di Nomaglio, 405-408. Torino: Centro Studi Piemontesi, 2020.
    Publicado
  11. Raggi, Giuseppina. "Filippo Juvarra, Domenico Scarlatti e la corte della regina di Portogallo: politiche teatrali tra Lisbona e Torino". In Filippo Juvarra regista di Corti e Capitali dalla Sicilia al Piemonte all’Europa, editado por Franca Porticelli; Costanza Roggero; Chiara Devoti; Gustavo Mola di Nomaglio, 374-378. Torino, Itália: Centro Studi Piemontesi, 2020.
    Publicado
  12. Raggi, Giuseppina; Degortes, Michela. "Giuseppe Trono in Portogallo: um pintor de retratos piemontês entre monarquia e revolução (1785 – 1810)". In Tanto ella assume novitate al fianco. Lisboa, Turim e o intercâmbio cultural do século das Luzes à Europa pós-napoleónica, 241-287. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019.
    Publicado
  13. Raggi, Giuseppina. "Repensando Mafra: o Real Edifício, Filippo Juvarra e a política arquitetónica de D. João V". In Atas do ciclo de conferências do Palácio Nocional de Mafra na comemoração do tricentenário do lançamento da primeira pedra da Basílica de Mafra (1717-2017), 392-409. Mafra, Portugal: Câmara Municipal de Mafra, 2019.
    Publicado
  14. Raggi, Giuseppina. "Novos desafios entre arquitetura e teatros: Niccolò Nasoni e D. Maria Ana de Áustria, rainha de Portugal". In Nasoni, Mateus e a Música de seu tempo, editado por Cabeleira, João; Bernardes, Ricardo, 32-45. Guimarães, Portugal: Guimarães: Lab2PT, 2019.
    Publicado
  15. Raggi, Giuseppina. "Lisbona nello specchio di Vienna: le lettere di Giuseppe Zignoni per una nuova visione sul teatro e sull’opera italiana in Portogallo". In Diplomacy and the aristocracy as patrons of music and theatre in the Europe of the Ancien Régime, editado por Yordanova, Iskrena; Cotticelli, Francesco, 243-280. Viena, Áustria: Hollitzer, 2019.
    Publicado
  16. Raggi, Giuseppina. "Rethinking the artistic policy of King John V of Portugal and Queen Maria Anna of Habsburg: architecture and opera theaters". In Politics and the Arts in Lisbon and Rome: the Roman dream of John V of Portugal, editado por Diez del Corral Correidora, Pilar, 185-223. Liverpool, Reino Unido: Liverpool University Press, 2019.
    Publicado
  17. Raggi, Giuseppina. "Os teatros como núcleos de transformação social e reconfiguração urbanística da cidade de Lisboa no século XVIII". In Actas del II Congreso Iberoamericano de Historia Urbana, editado por Miranda Pacheco , Sergio, 684-693. Ciudad de México, México, 2019.
    Publicado
  18. Raggi, Giuseppina. "O espaço teatral na corte de D. João V e o papel da rainha Maria Ana de Áustria na promoção da ópera em Portugal". In Serenata and Festa teatrale in 18th century Europe, editado por Yordanova, Iskrena; Maione, Paologiovanni, 19-57. Viena, Áustria: Hollitzer, 2018.
    Publicado
  19. Raggi, Giuseppina; Degortes, Michela. "A dispersão das pinturas de Giuseppe Trono nas coleções brasileiras: pistas para futuras investigações". In Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX. Coleções em exílio, editado por Neto, Maria João; Malto, Marize, 79-91. Lisboa, Portugal: Caleidoscópio, 2018.
    Publicado
  20. Raggi, Giuseppina; Garcia Cueto, David; Piazzi, Maria Ludovica. "Agostino Mitelli e Angelo Michele Colonna. Il viaggio in Spagna attraverso i manoscritti di Giovanni Mitelli". In Dialogo artístico tra Italia e Spagna. Arte e Musica, editado por Pigozzi, Marinella, 39-56. Bologna, Itália: Bononia University Press, 2018.
    Publicado
  21. Raggi, Giuseppina. "Architettura versus Pittura. Modi di intendere la quadratura e la pittura murale tra Spagna, Portogallo e Brasile coloniale". In Pintura mural en la Edad Moderna entre Andalucía e Iberoamérica, editado por Almansa Moreno, José Manuel; Martínez Jiménez, Nuria; Quiles García, Fernando, 288-311. Sevilla, Espanha: Universo Barroco Iberoamericano II, 2018.
    Publicado
  22. Raggi, Giuseppina. "Dinamiche parentali nella famiglia reale di Giovanni V di Portogallo: episodi di vita dell’Infante Manuel e dell’Infanta Francisca nel carteggio diplomatico tra Roma e Torino". In Homo est minor mundus. Construção de saberes e relações diplomáticas uso-italianas (sécs. XV-XVIII), editado por Alessandrini, Nunziatella; Russo, Mariagrazia; Sabatini, Gaetano, 227-241. Lisboa, Portugal: Fábrica da Igreja Italiana de Nossa Senhora do Loreto, 2017.
    Publicado
  23. Raggi, Giuseppina. "Una Lunga passione per l'opera in Portogallo: la regina-consorte Maria Anna d'Asburgo, l'arte dei Galli Bibiena e nuovi disegni per il Real Teatro dell'Opera do Tejo". In Da Bologna all'Europa: artisti bolognesi in Portogallo (secoli XVI-XIX), editado por Frommel, Sabine; Antonucci, Michela, 159-188. Bologna, Itália: Bononia University Press, 2017.
    Publicado
  24. Raggi, Giuseppina. "L'effervescenza culturale del regno di Giovanni V di Portogallo (1707-1728): una visione controcorrente". In ¿Decadencia o reconfiguración? Las Monarquías de España y Portugal en el cambio de siglo (1640-1724), editado por Martínez Millán, José; Labrador Arroyo, Félix; M. Valido-Viegas de Paula-Soares, Filipa, 317-337. Madrid, Espanha: Ediciones Polifemo, 2017.
    Publicado
  25. Raggi, Giuseppina. "Building the Image of the Portuguese Empire: the Power of Quadratura Painting in Colonial Brazil". In Visualizing Portuguese Power. The political use of images in Portugal and its Overseas Empire (16th to 18th Century), editado por Krass, Urte, 197-234. Berlin, Alemanha: Diaphanes, 2017.
    Publicado
  26. Raggi, Giuseppina; Piazzi, Maria Ludovica. "La dynamique de diffusion européenne du répertoire ornemental d'Agostino Mitelli". In Les Cahiers de l'ornament 2, editado por Caye, Pierre; Solina, Francesco, 125-137. Roma, Itália: De Luca Editori, 2016.
    Publicado
  27. Raggi, Giuseppina. "Interações arquitetónicas e autonomias artísticas entre Salvador da Bahia e Lisboa: o espaço dinâmico de duas capitais atlânticas (séc. XVII e XVIII)". In Actas Primer Congreso Iberoamericano de História Urbana. Ciudades en el Tiempo: infraestructuras, territorios, patrimonio, editado por Booth, Rodrigo; Cortés, Macarena, 1500-1509. Santiago del Chile, Chile: Asociación Iberoamericana de Historia Urbana, 2016.
    Publicado
  28. Raggi, Giuseppina. "A forma dos poderes: a pintura de quadratura e as dinâmicas político-culturais em Salvador da Bahia na primeira metade do seculo XVIII". In Salvador da Bahia. Retratos de uma cidade atlântica (séc.XVII-XIX), editado por Marques, Guida; Souza, Evergton Sales, 225-272. Salvador: EDUFBA - CHAM, 2016.
    Publicado
  29. Raggi, Giuseppina. "Se padre Pozzi fosse all'Indie... De Filippo Terzi a Andrea Pozzo: antecedentes da afeição da cultura portuguesa pela quadratura". In Con gran mare e fortuna. Circulação de mercadorias, pessoas e ideias entre Portugal e Itália na época moderna, editado por Alessandrini, Nunziatella; Russo, Mariagrazia; Mateus, Susana Bastos; Sabatini, Gaetano, 197-223. Lisboa, Portugal: Cátedra Benveniste, 2015.
    Publicado
  30. Raggi, Giuseppina. "L’architettura immaginaria. Lo spazio immaginario e la creazione della realtà". In Tesori dal Portogallo. Architetture immaginarie dal Medioevo al Barocco, editado por Pimentel, Antonio Filipe; Caetano, Joaquim Oliveira, 145-151. Milano, Itália: Silvana Editoriale, 2014.
    Publicado
  31. Raggi, Giuseppina. "Disegni di quadratura". In Tesori dal Portogallo. Architetture immaginarie dal Medioevo al Barocco, editado por Pimentel, Antonio Filipe; Caetano, Joaquim Oliveira, 158-161. Milano, Itália: Silvana Editoriale, 2014.
    Publicado
  32. Raggi, Giuseppina. "Filippo Juvarra a Lisbona: due progetti per un teatro regio e una complessa questione musicale". In Filippo Juvarra (1678-1736). Architetto dei Savoia, architetto in Europa, editado por Elisabeth Kieven; Cristina Ruggero, 209-228. Roma, Itália: Campisano, 2014.
    Publicado
  33. Raggi, Giuseppina. "La circolazione delle opere della stamperia De Rossi in Portogallo". In Studio d'architettura Civile” Gli atlanti di architettura moderna e la diffusione dei modelli romani nell'Europa del Settecento, editado por Aloisio Antinori, 143-163. Roma, Itália: Edizioni Quasar, 2013.
    Publicado
  34. Raggi, Giuseppina. "Lasciare l'orma: os passos de Filippo Juvarra na cidade de Lisboa". In Le nove son tanto e tante buone, che dir non se pò" Lisboa dos Italianos: História e Arte (sécs. XIV-XVIII), editado por Alessandrini, Nunziatella; Russo, Mariagrazia; Sabatini, Gaetano; Flor, Pedro, 198-218. Lisboa, Portugal: Catedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» da Universidade de Lisboa, 2013.
    Publicado
  35. Raggi, Giuseppina. "Arquitetura imaginária. O espaço imaginado e a criação de realidades". In A arquitetura imaginária. Pintura, escultura, artes decorativas, editado por Pimentel, António Filipe, 186-195. Lisboa, Portugal: DGPC, 2013.
    Publicado
  36. Raggi, Giuseppina. "Italia & Portogallo: un incrocio di sguardi sull'arte della quadratura". In «Di buon affetto e commerzio» Relações luso-italianas na Idade Moderna, editado por Alessandrini, Nunziatella; Russo, Mariagrazia; Sabatini, Gaetano; Viola, Antonella, 177-211. Lisboa, Portugal: CHAM, 2012.
    Publicado
  37. Raggi, Giuseppina. "A grande decoração de quadratura no Brasil: algumas reflexões sobre sincronia e diacronia". In IV Congresso Internacional do Barroco Ibero-Americano, editado por Adalgisa Arantes Campos; Quiles García, Fernando; Sabrina Mara Sant’Anna; Breno Marques Ribeiro de Faria, 406-413. Belo Horizonte, Brasil: C/Arte, 2008.
    Publicado
  38. Raggi, Giuseppina. "Lo spazio ricreato di Agostino Mitelli: realtà virtuale ante litteram?". In Realtà e illusione nell’architettura dipinta. Quadraturismo e grande decorazione nella pittura di età barocca, editado por Fauzia Farneti; Deanna Lenzi; Anna Maria Matteucci; Stefano Bertocci, 43-50. Firenze, Itália: Alinea Editrice, 2006.
    Publicado
  39. Raggi, Giuseppina. "Il viaggio delle forme: la diffusione della quadratura nel mondo portoghese del Settecento". In L’architettura dell’Inganno. Quadraturismo e grande decorazione nella pittura di età barocca, editado por Fauzia Farneti; Deanna Lenzi, 177-190. Firenze, Itália: Alinea Editrice, 2004.
    Publicado
  40. Raggi, Giuseppina. "G. Carlo Sicinio Bibiena e il conte Cesare A. Malvasia: un progetto per il Nuovo Teatro Pubblico di Bologna". In Arti a confronto. Studi in onore di Anna Maria Matteucci, editado por Deanna Lenzi, 295-303. Bologna, Itália: Compositori, 2004.
    Publicado
  41. Raggi, Giuseppina. "Um estilo áulico independente: características e funções da quadratura. Algumas considerações entre Itália e Brasil". In Anais do VI Colóquio Luso-Brasileiro de História da Arte, editado por Sonia Gomes Pereira, 241-255. Rio de Janeiro, Brasil: CBHA, 2004.
    Publicado
  42. Raggi, Giuseppina. "Vieira, Rosaspina, Bodoni: uma relação ininterrupta entre a Emília Italiana e Portugal". In Francisco Vieira O portuense 1765-180536, editado por José Alberto Seabra Carvalho; Elisa Soares. Porto, Portugal: Museu Nacional Soares dos Reis, 2001.
    Publicado
  43. Raggi, Giuseppina. "O jardim dos encantamentos: pinturas de fundais e ‘falsos’ interiores na obra de Pascoal Parente e Niccolò Nasoni". In Portugal: encruzilhada de culturas, das artes e das sensibilidades, editado por Maria Luísa Garcia Fernandes; José Carlos Meneses Rodrigues; José Manuel Tedim, 399-418. Coimbra, Portugal: Almedina, 2001.
    Publicado
  44. Raggi, Giuseppina. "A longa deriva da ilusão: o pintor António Telles e o tecto da capela-mor de São Bento em Olinda no contexto da pintura de perspectiva no Nordeste brasileiro". In V Colóquio Luso-brasileiro de História da Arte. A arte no mundo português nos séculos XVI-XVII-XVIII, editado por Lameira, Francisco, 383-403. Faro, Portugal: Universidade do Algarve, 2001.
    Publicado
  45. Raggi, Giuseppina. "G. C. Sicinio Bibiena.1753. Pianta di un teatro portoghese: Salvaterra?". In I Bibiena: una famiglia europea, editado por Deanna Lenzi; Jadranka Bentini, 325-327. Venezia, Itália: Marsilio Editore, 2000.
    Publicado
  46. Raggi, Giuseppina; Matteucci, Anna Maria. "Angelo Michele Colonna e Agostino Mitelli al casino di via della Scala a Firenze". In Scritti per l’Istituto Germanico di Storia dell’Arte di Firenze, editado por Cristina Acidini Luchinat; Luciano Bellosi; Miklós Boskovits; Pier Paolo Donati; Bruno Santi, 395-400. Firenze, Itália: Casa Editrice Le Lettere, 1997.
    Publicado
  47. Raggi, Giuseppina; Matteucci, Anna Maria. "Agostino Mitelli a palazzo Pitti: un problema aperto". In Studi di storia dell’arte in onore di Mina Gregori, 269-278. Milano, Itália: Silvana Editoriale, 1994.
    Publicado
Catálogo de exposição
  1. Raggi, Giuseppina. A Encomenda prodigiosa. Da Patriarcal à Capela real de São João Batista: Filippo Juvarra. Esquissos para Lisboa (pp. 54-57); Gaspar ou Luigi Vanvitelli: Estudo para o Palácio real de Lisboa (pp. 46-47). DGPC, 2013.
  2. Raggi, Giuseppina. A arquitetura imaginária. Pintura, escultura, artes decorativas: Desenhos de quadratura (pp. 206-210); Filippo Juvarra: Desenhos para Lisboa (pp. 180-183). DGPC, 2012.
  3. Raggi, Giuseppina. Francisco Vieira O portuense 1765-1805: Academia (p. 114); Madonna de S. Jerónimo, (pp. 125-126); Cabeça de velho, (pp. 127-128); Diógenes (pp. 128-129); Retrato do Bispo Adeodato Turchi (pp. 129-130); Retrato de Francesco Martin y Lopez (pp. 130-131); Retrato de Carolina Maria Teresa de Bourbon - Retrato de Maximiliano de Saxônia (D. Ludovico de Bourbon?) (pp. 132-136). Museu Nacional Soares dos Reis, 2001.
  4. Raggi, Giuseppina. Francisco Vieira O portuense 1765-1805: Pitture di Antonio Allegri detto il Correggio esistenti in Parma nel monastero di San Paolo (pp. 232-233); Le più insigni pitture parmensi indicate agli amatori delle Belle Arti (pp. 233-234); Retrato da Duquesa Maria Amália de Parma (pp. 136-138); São João Baptista (pp. 138-139); Cristo crucificado (pp. 154-156); Sagrada Família (pp. 156-157).. Museu Nacional Soares dos Reis, 2001.
Edição de livro
  1. Filippo Juvarra, Domenico Scarlatti e il ruolo delle donne nella promozione dell'opera in Portogallo. Rome, Itália: Artemide. 2021.
    Publicado • Editor
  2. Raggi, Giuseppina. Theater spaces for music in 18th century Europe. Viena, Áustria: Hollitzer. 2020.
    Publicado • Editor
  3. Salvador da Bahia. Interações entre América e África (seculos XVI-XIX). Salvador, Brasil: EDUFBA - CHAM. 2017.
    Publicado • Editor
Entrada de dicionário
  1. Raggi, Giuseppina. "Artes". In Palavras para lá da pandemia: cem lados de uma crise. Centro de Estudos Sociais, 2020. https://ces.uc.pt/publicacoes/palavras-pandemia/?lang=1&id=30086.
    Publicado
Livro
  1. Raggi, Giuseppina. O projeto de D. João V. Lisboa ocidental, Mafra e o urbanismo cenográfico de Filippo Juvarra. Lisboa, Portugal: Caleidoscópio. 2020.
    Publicado
  2. Raggi, Giuseppina; Degortes, Michela. A pintura de Giuseppe Trono na capela do paço da Bemposta – Academia Militar. Lisboa, Portugal: Colibri. 2018.
    Publicado
  3. Raggi, Giuseppina. Ilusionismos. Os tetos pintados de palácio Alvor. Lisboa: DGPC. 2013.
    Publicado
  4. Raggi, Giuseppina. L'Istituto Musicale Arcangelo Corelli. Duecento anni d'insegnamento musicale a Cesena. Cesena, Itália: Il Ponte Vecchio. 2006.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. Raggi, Giuseppina; Carneiro, Luís Soares. "Le ragioni di una ricerca transdisciplinare". Prefácio para Filippo Juvarra, Domenico Scarlatti e il ruolo delle donne nella promozione dell'opera in Portogallo, 7-10. Rome: Artemide. 2021.
    Publicado
  2. Raggi, Giuseppina; Iskrena Yordanova; Maria Ida Biggi. "Introduction". Prefácio para Theatre Spaces for musica in 18th century Europes, XI-XII. Viena, Áustria: Hollitzer. 2020.
    Publicado
Recurso online
  1. Raggi, Giuseppina; Gianolla, Cristiano. Black Lives Matter and the historical paradox of the statue of Father Antonio Vieira in Portugal. 2020. http://projectechoes.eu/keywords/.
  2. Raggi, Giuseppina; Sancho Querol, Lorena; Gianolla, Cristiano; Chuva, Marcia; Nonbo Andersen, Astrid. Entangled Cities. 2019. http://projectechoes.eu/keywords/.
Tese / Dissertação
  1. Raggi, Giuseppina. "Arquitecturas do engano: a longa conjuntura da ilusão / A influência emiliana na pintura de quadratura luso-brasileira do século XVIII / Architetture dell¿inganno: il lungo cammino dell'illusione. L'influenza emiliana nella pittura di quadratura luso-brasiliana del secolo XVIII.". Doutoramento, Universidade de Lisboa Instituto de História da Arte, 2004.
  2. Raggi, Giuseppina. "Giuseppe Tonelli, quadraturista Fiorentino". Mestrado, Università degli Studi di Bologna Facoltà di Lettere e Filosofia Dipartimento delle Arti Visive, 1997.
  3. Raggi, Giuseppina. "L'attività toscana di Angelo Michele Colonna e Agostino Mitelli". Licenciatura, Università degli Studi di Bologna Facoltà di Lettere e Filosofia Dipartimento delle Arti Visive, 1997.

Artística / Interpretação

Gravação vídeo
  1. Raggi, Giuseppina and ECHOES, WP4 team (Realizador). 2021. ECHOES Life Stories, Scientific co-creator and co-organiser of a series of ten 15-minutes videos with life stories of antiracism activist and scholars in Lisbon and Rio de Janeiro.
  2. Raggi, Giuseppina; Silva, Hugo Ribeiro da (Realizador). 2017. O Atlântico dos Outros: um continente, muitas Áfricas.
  3. Raggi, Giuseppina; Silva, Hugo Ribeiro da (Realizador). 2017. O Atlântico dos Outros: o tráfego dos escravos.
  4. Raggi, Giuseppina; Silva, Hugo Ribeiro da (Realizador). 2017. O Atlântico dos Outros: ser escravos no Brasil.
  5. Raggi, Giuseppina; Silva, Hugo Ribeiro da (Realizador). 2017. O Atlântico dos Outros: Portugal, um reino com escravos.
  6. Raggi, Giuseppina; Silva, Hugo Ribeiro da (Realizador). 2017. O Atlântico dos Outros: o fim da escravatura.
Guião
  1. Raggi, Giuseppina; Ferraina, Massimiliano. Uma outra voz. 2020.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/03/03 La trasformazione scenografica della città di Lisbona nelle principali occasioni festive del regno di Giovanni V (1708, 1719, 1729) e il ruolo delle donne Workshop Internacional: Recorridos sensoriales en torno a la "cultura escenográfica"
Universidad Complutense de Madrid, Facultad de Geografia e Historia (Madrid, Espanha)
2021/12/03 Circulations and transfers: Quadratura and painted ceilings between Italy, the Iberian peninsula and Latin America International Congress: Plafonds peints en Europe XIVe - XXIe siècles: formes, fonctions, fictions
Centre Allemand d'Histoire de l'Art (Paris, França)
2021/11/26 A política artística de D. Maria Ana de Áustria e a renovação cultural da corte joanina International Congress: Mulheres mecenas
Universidade de Lisboa Instituto de História da Arte (Lisbon, Portugal)
2021/11/16 Giuseppe Antonio Landi: Arquiteto do Seminário de Jesus, Maria e José de Coimbra. Congress: Coimbra 30 - 2030
Universidade de Coimbra Departamento de Arquitetura (Coimbra, Portugal)
2021/09/17 Mecenato al femminile nella corte portoghese (sec. XVI-XVIII): tra oblio e nuove sfide di ricerca International: Seminar: Mujeres de corte y agencia artística en la España de los Habsburgo
Universidad Autónoma de Madrid (Madrid, Espanha)
2021/03/31 A counter-narrative of Portuguese empire: heritage processes in the live stories of Lisbon Portuguese Sociological Association (APS) XI Portuguese Congress of Sociology
ISCTE-IUL and ICS-ULisboa (Lisbon, Portugal)
2020/02/22 Filippo Juvarra e domenico Scarlatti: una scommessa di carriera teatrale in Portogallo? International Conference: Filippo Juvarra - Domenico Scarlatti e o papel das mulheres na promoção da ópera e do teatro em Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisbon, Portugal)
2020/02/21 Turim e Lisboa à luz dos novos dados sobre os projetos de Filippo Juvarra International Conference: Filippo Juvarra - Domenico Scarlatti e o papel das mulheres na promoção da ópera e do teatro em Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisbon, Portugal)
2019/12/11 Igrejas, irmandades e sociedade colonial: dinâmicas setecentistas no centro de Salvador da Bahia Workshop: Paisagens de Influência Portuguesa: equipamentos e espaço público
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais (Coimbra, Portugal)
2019/11/27 Os teatros como núcleos de transformação social e reconfiguração urbanística da cidade de Lisboa no século XVIII II congresso Iberoamericano de Historia Urbana, mesa 19: Gobierno de las ciudades y regulación del espácio público, de princípios del siglo XVIII a mediados del XX
Universidad Nacional Autónoma de México Faculdad de Arquitectura (Mexico City, México)
2019/07/04 Contemporary In/Visibilities and Pseudo/Visibilities: the Black Woman's Portrait in the Bemposta chapel of Lisbon Afroeuropeans Studies Conference: Black In/Visibilities Contested
ISCTE-IUL Centro de Invetsigação e Estudos de Sociologia (Lisbon, Portugal)
2019/06/27 Non solo Roma. La connessione tra Bologna e Lisbona dei teatri, polo d’attrazione per la circolazione europea degli artisti emiliani (1708-1755) International Congress: Eighteenth-century theatre capitals: from Lisbom to St. Petersburg
Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal (CEMSP) (Queluz, Palácio Nacional, Portugal)
2019/03/28 Roma e le traiettorie iberiche di Filippo Juvarra e Domenico Scarlatti Congress: Roma e Lisboa no século XVIII: música, artes visuais e transferências culturais
Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa, Portugal)
2019/01/11 A pintura de Giuseppe Trono na Capela da Bemposta academic presentation
Academia Militar (Lisboa, Portugal)
2018/11/13 A dispersão das pinturas de Giuseppe Trono nas coleções brasileiras: pistas para futuras investigações V Colóquio Luso-Brasileiro: Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
2018/10/28 O teatro da arquitetura e a arquitetura dos teatros. Niccolò Nasoni e D. Maria Ana de Áustria, rainha de Portugal Congress: Nasoni, Mateus e a Música de seu tempo
Fundação Casa de Mateus (Vila Real, Portugal)
2018/10/17 The early reception of Italian opera in Portugal: the role of the Vienna court’s theatrical tradition and the first projects for Portuguese Royal Theatres by Filippo Juvarra 15th Symposium of the ICTM Study Group on Iconography of the Performing Arts, Iberian musical crossroads through the ages: music, images and transcultural exchanges
Institut d’Estudis Catalans (Barcelona, Espanha)
2018/06/30 La politica del teatro e il teatro della politica. Musica e cambiamenti socio-culturali nella corrispondenza della Nunziatura apostolica di Lisbona (1742 – 1755) Colóquio Internacional, Padron mio Colendissimo… Cartas sobre a música e o espectáculo no século XVIII,
Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal (CEMSP) (Queluz, Palácio Nacional, Portugal)
2017/11/17 A política arquitetónica de D. João V: Filippo Juvarra e o real edifício de Mafra International Conference: Do tratado à obra. Génese da Arte e da Arquitetura no Palácio de Mafra
Palácio Nacional de Mafra (Mafra, Portugal)
2017/10/30 Giuseppe Zignoni and Conrad Adolph von Albrecht, Imperial Representatives at the Portuguese Court: between diplomacy, music and theatres International conference: Cultural and diplomatic exchange between Austria and Portugal: Music and theater contexts during the ancient régime
Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal (CEMSP) (Queluz, Palácio Nacional, Portugal)
2017/09/28 O pintor Giuseppe Trono e a política da monarquia portuguesa: novos retratos e novas interpretações conferencia públicas:
Museu da Cidade (Lisboa, Portugal)
2017/09/21 Trasformare Lisbona: le celebrazioni per l'arrivo della regina di Portogallo Maria Anna d'Asburgo (1708-1709) Seminario Internacional: Las mujeres y las artes en la Corte española de la Edad Moderna
Universidade Complutense de Madrid (Madrid, Espanha)
2017/07/01 La 'macchina' del palco reale come teatro della corte della regina nel Portogallo del Settecento Congresso Internacional: Os Espaços teatrais para a música na Europa no século XVIII
Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal (CEMSP) (Queluz, Palácio Nacional, Portugal)
2017/04/26 I manoscritti di Giovanni Mitelli sulle biografie artistiche del padre Agostino Mitelli e del fratello Giuseppe Maria Congresso internazionale e inter-disciplinare: Dialogo artistico tra Italia e Spagna, Arte e musica
Università degli Studi di Bologna - Dipartimento delle Arti (Bologna, Itália)
2017/03/18 Giuseppe Zignoni and Conrad Adolph von Albrecht at the Portuguese Court Symposium: Performance of diplomacy in the early modern world
Don Juan Archiv (Viena, Áustria)
2016/11/25 Interações arquitetónicas e autonomias artísticas entre Salvador da Bahia e Lisboa: o espaço dinâmico de duas capitais atlânticas (séc. XVII e XVIII) Primer Congreso Iberoamericano de Historia Urbana: El gobierno urbano en grandes centros urbanos americanos durante el siglo XVIII (Mesa n. 33)
Universidad de Chile (Santiago, Argentina)
2016/10/11 A pintura de quadratura luso-brasileira: reflexões sobre a (im)possibilidade de copiar Congresso Internacional: A Cópia Pictórica em Portugal, Espanha e no Novo Mundo
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
2016/07/02 Lisbona nello specchio di Vienna: Le lettere di Giuseppe Zignoni (1704-1724) per una nuova visione sul teatro d’opera in Portogallo Colóquio Internacional: A diplomacia e a aristocracia como promotores da música e do teatro na Europa do Antigo Regime
Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal (CEMSP) (Queluz, Palácio Nacional, Portugal)
2016/06/27 La politique artistique de Jean V et le contexte portugaise au temps du séjour de Servandoni à Lisbonne Colloque international: Servandoni et son temps. Architecture, peinture, spectacles
Centre André Chastel (Paris, França)
2016/05/17 Building the Portuguese court and planning opera theaters in Lisbon: the power of the Queen Maria Anna of Austria (1708 – 1754) 13th Conference of the ICTM Study Group on Iconography: Decoration of performance space: meaning and ideology of the Performing arts:
Centro Studi per la Ricerca Documentale Sul Teatro e il melodramma Europeo (Veneza, Itália)
2016/02/18 Salvador da Bahia e Lisboa em diálogo. Autonomias e interações artísticas entre duas capitais atlânticas Colóquio Internacional: Uma cidade, vários territórios e muitas culturas. Salvador da Bahia e o mundo Atlântico
CHAM - Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015/12/02 A efervescência cultural joanina (1707-1728). Uma visão contracorrente do reinado de D. João V Congresso Internacional Decadência ou Reconfiguração? Las Monarquìas de España y Portugal em el cambio de siglo (1640-1724)
Universidad Autónoma de Madrid (Madrid, Espanha)
2015/11/30 Una lunga passione per l'opera: le relazioni tra la famiglia Bibiena e la corte di Giovanni V e Maria Anna d'Asburgo (1707-1754) Colloquio Internazionale: Da Bologna all'Europa: artisti bolognesi in Portogallo (sec. XVI-XIX)
Università degli Studi di Bologna (Bologna, Itália)
2015/10/15 À sombra da cidade e sob o sol do sertão: circulação e emulação de modelos arquitetónicos no Recôncavo baiano e em Sergipe del Rey Seminário Internacional (Bahia 16-19): Salvador e seu Recôncavo: administração, cultura e sociedade
UFBA Universidade Federal da Bahia (Salvador da Baía, Brasil)
2015/08/28 Projetar, financiar, edificar: complexidades baianas entre arquitetura e pintura de quadratura Congresso Internacional: Bahia e o Mundo Atlântico. Interações, Circulações, Identidades (sécs. XVI-XIX)
UFBA - Universidade Federal da Bahia (Salvador da Bahia, Brasil)
2015/06/27 Lo spazio teatrale alla corte di D. João V e il ruolo della regina consorte Maria Ana d’Asburgo Colóquio International : The Serenata and the Festa Teatrale in 18th Century Europe
Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal (CEMSP) (Queluz, Palácio Nacional, Portugal)
2015/05/27 A construção do espaço na azulejaria da primeira metade do século XVIII: convergências e divergências com a arte da quadratura Congresso: Biblioteca DigiTile. Azulejaria e cerâmica online
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
2015/04/23 O teto de ‘grande arquitetura’ da igreja de São Roque: o encontro entre perspetiva e pintura de quadratura italianas conferencia individual
Santa Casa da Misericórdia (Lisboa, Portugal)
2014/12/04 La politica familiare di D. João V: episodi di vita dell'infante D. Manoel e l'infanta Francisca nei meandri della diplomazia vaticana e torinese 4º ciclo de conferências luso-italianas
Sociedade de Geografia de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2014/11/27 Filippo Juvarra e a política artística e musical de D. João V seminário Projectos, modelos e circulação artística entre Roma e Lisboa
Instituto de História da Arte da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2014/06/18 Tra linguaggio globale e specificità locali: l’architettura e la quadratura durante il regno di Giovanni V di Portogallo (1707-1750) Seminario internazionale: Dialogo artistico tra Italia e Portogallo
Università degli Studi di Bologna - Dipartimento delle Arti (Bologna, Itália)
2014/06/04 Ordem e desordem na ‘formosa maquina do Ceo e da terra’ a procissão do Corpus Domini de 1719 Seminário: As mais das vozes... Fazer-se ouvir no antigo regime
UNL (Lisboa, Portugal)
2014/03/20 Bahia 16-19; FCT/CAPES e os programas de cooperação no âmbito do Horizonte 2020 Seminário internacional (Bahia 16-19): Salvador da Bahia: porto afro-atlântico e cidade de muitas culturas (séculos XVII-XIX)
CHAM - Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2014/03/19 Os tectos das igrejas de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos em Salvador e de São Bento em Olinda: duas pinturas de quadratura afro-brasileiras? Seminário internacional (Bahia 16-19): Salvador da Bahia: porto afro-atlântico e cidade de muitas culturas (séculos XVII-XIX)
CHAM - Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2014/03/06 Revisando Carlos Ott: a igreja de Nossa Senhora do Rosário às portas do Carmo e as raízes da cultura afro-brasileira Colóquio internacional (Bahia 16-19): Bahia dans l'espace Afro-atlantique
EHESS - École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris, França)
2013/11/12 A força da imagem. O poder da pintura de quadratura na construção do Brasil colónia conferência académica
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Vitória da Conquista, Brasil)
2013/11/08 O poder da pintura de quadratura na construção da América Portuguesa Seminário internacional: Diálogos Atlânticos – ano 1: A força política da imagem, séc. XV-XX
Universidade Estadual da Bahia (Jacobina, Brasil)
2013/10/21 As formas do poder. Tensões e representações nas artes do centro histórico de Salvador Seminário internacional (Bahia 16-19): Culturas, poderes e atores sociais na Bahia (sécs. XVII-XIX)
UFBA - Universidade Federal da Bahia (Salvador da Baía, Brasil)
2013/09/26 Building the Image of the Portuguese Empire: the Power of Quadratura Painting International meeting: Visualizing Portuguese Power. The Political use of Images in Portugal and Its Overseas Empire (16th to 18th Century)
Center for Advanced Studies – LMU (Munich, Alemanha)
2013/07/05 Se il padre Pozzi fosse all’Indie… Hipóteses e reconstrução de uma viagem atlântica 3º ciclo de conferências luso-italianas
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2012/09/17 La circolazione delle opere della stamperia De Rossi in Portogallo Libri e incisioni di architettura come fonti per il progetto
Biblioteca Palatina (Parma, Itália)
2011/11/14 Filippo Juvarra a Lisbona: due progetti per il teatro del palazzo reale Filippo Juvarra (1678-1736) architetto dei Savoia, architetto in Europa
Reggia di Rivoli (Torino, Itália)
2011/04/13 Arquitetura sem arquitetura: integração de modelos, imaginação e engenho na arte da quadratura Imagem e Modelo. Constituição e recepção da tradição impressa nas artes e na arquitetura
FAU/USP (São Paulo, Brasil)
2011/03/22 L’édification du Nouveau Monde: la peinture de plafonds (quadratura) dans le contexte ibéro-américain conferencia individual
Cátedra de Cultura Portuguesa (Montréal, Canadá)
2011/03/18 The quadratura painting in the Portuguese overseas territories American Society for Eighteenth-Century Studies Anual Meeting
American Society for Eighteenth-Century Studies Anual Meeting (Vancouver, Canadá)
2010/09/08 A pintura monumental no Terreiro de Jesus: jogo de espelhos entre política e religião 250 anos da ruptura diplomática entre Portugal e Santa Sé. Política e Religião na época moderna
UFBA - Universidade Federal da Bahia (Salvador, Brasil)
2010/06/08 Il gioco degli sguardi: cogliere la diversità dentro la medesima cultura conferencia individual
Istituto Portoghese di S. Antonio (Roma, Itália)
2010/03/05 A edificação da sabedoria entre Coimbra e Salvador Seminário internacional: Continuidade e descontinuidade das artes no “espaço global” português
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2010/03/05 A metáfora da quadratura na sua origem italiana e no mundo português Seminário internacional: Continuidade e descontinuidade das artes no “espaço global” português
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2008/12/15 A quadratura no Brasil: problemas, métodos, reflexões conferencia individual
Universidade Nova de Lisboa CHAM (Lisboa, Portugal)
2008/10/17 Collegare la terra al cielo: la quadratura come ‘architettura dinamica’ dell’anima International Conference: Ceiling Painting around 1700: public and private devotion in the towns of Central Europe e North Italy
(Ljubljana, Eslováquia)
2008/08/27 Crise como transformação: dinâmicas insuspeitas da transmissão da imagem entre a Europa e o Brasil no século XVIII Congresso internacional: Crise das Imagens ou crise das teorias?
Goethe Institut (São Paulo, Brasil)
2006/11/02 A grande decoração de quadratura no Brasil: algumas reflexões sobre sincronia e diacronia IV Congresso Internacional do Barroco Ibero-americano: Território, arte e sociedade
(Ouro Preto, Brasil)
2005 Lo spazio ricreato di Agostino Mitelli: realtà virtuale ante litteram? Convegno internazionale: Realtà e illusione nell’architettura dipinta. Quadraturismo e grande decorazione nella pittura di età barocca
(Lucca, Itália)
2004/08/23 Dipingere l’architettura: lo ‘spazio ricreato’ di Agostino Mitelli XXXI Congrès du Comité International d’Histoire de l’Art - CIHA: Sites et territoires de l’histoire de l’art
CIHA (Montréal, Canadá)
2003/12/03 I disegni di Colonna e Mitelli: una complessa questione attributiva Convegno internazionale: Le raccolte d’arte della Fondazione Giorgio Cini. Nuovi studi
Fondazione Cini (Venezia)
2003/10/01 Um estilo áulico independente': características e funções da quadratura. Algumas considerações entre Itália e Brasil VI Colóquio Luso-brasileiro de História da Arte
(Rio de Janeiro, Brasil)
2002/11/29 Il viaggio delle forme: la quadratura nel Mondo Portoghese del XVIII secolo Convegno internazionale: L’architettura dell’Inganno. Quadraturismo e grande decorazione nella pittura di età barocca
(Rimini, Itália)
2001/11/15 O” jardim dos encantamentos: pinturas de fundais e ‘falsos’ interiores na obra de Pascoal Parente e Niccolò Nasoni II Congresso Internacional de História da Arte. Portugal: encruzilhada de culturas, artes de sensibilidades
(Porto, Portugal)
2001/09/26 O pintor António Telles e o tecto da capela-mor de São Bento em Olinda no contexto da pintura de perspectiva do Nordeste brasileiro V Colóquio Luso-Brasileiro de História da Arte
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020/11/01 - 2024/11/01 The global space of quadratura painting. A transnational art between theatrical dynamics and cultural migration. FCT2020.04485.BD.
Coorientador
História da Arte (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal

Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
2019 - 2021 O valor patrimonial da Coleção Bodoniana da Biblioteca Nacional de Portugal
Coorientador
Património (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal

Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
2009/09/01 - 2011/07/06 Maximino Cerezo Barredo. Un cammino di spiritualità, impegno sociale e memoria storica
Coorientador
Beni Culturali - Storia dell'Arte (Mestrado)
Università degli Studi di Udine Facoltà di Lettere e Filosofia, Itália

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/07/08 - 2022/07/10 Musical and theatrical migrations and Performance practice in the Europe of 17th and 18th-century (2022/07/08 - 2022/07/10)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
CEMSP - DS Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal - Divino Sospiro, Portugal
2021/07/02 - 2021/07/04 Women and Music in early modern age. (2021/07/02 - 2021/07/04)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
CEMSP - DS Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal - Divino Sospiro, Portugal
2021/04/14 - 2021/04/16 Decolonizando o pós-colonial? Patrimônios em disputa (ECHOES projet) (2021/04/14 - 2021/04/16)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
2020/09/18 - 2020/09/20 Religion and magnificence - music and ceremonies at the European courts in 17th and 18th centuries. (2020/09/18 - 2020/09/20)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
CEMSP - DS Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal - Divino Sospiro, Portugal
2020/02/21 - 2020/02/22 «1719 - 2019». Filippo Juvarra e Domenico Scarlatti em Portugal. Congresso final do projeto (2020/02/21 - 2020/02/22)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Arquitectura, Portugal

Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2019/06/27 - 2019/06/29 Capitais teatrais no séc. XVIII: de Lisboa a São Petersburgo (2019/06/27 - 2019/06/29)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
CEMSP - DS Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal - Divino Sospiro, Portugal
2018/06/29 - 2018/07/01 «Padron mio colendíssimo» Letters about music and stage in the 18th century (2018/06/29 - 2018/07/01)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
CEMSP - DS Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal - Divino Sospiro, Portugal
2017/10/30 - 2017/10/30 Cultural and Diplomatic exchange between Austria e Portugal: Music and Theater contexts during the Ancient Regime (2017/10/30 - 2017/10/30)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
CEMSP - DS Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal - Divino Sospiro, Portugal
2017/06/30 - 2017/07/02 Theater spaces for the music in 18th century Europe (2017/06/30 - 2017/07/02)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
CEMSP - DS Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal - Divino Sospiro, Portugal
2016/02/17 - 2016/02/19 Uma cidade, vários territórios e muitas culturas. Salvador da Bahia e o mundo Atlântico. Congresso final em Portugal do projeto europeu Bahia 16-19. (2016/02/17 - 2017/02/19)
Congresso (Coorganizador)
CHAM - Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2015/08/26 - 2015/08/28 Bahia e o Mundo Atlântico. Interações, Circulações, identidades (sécs. XVI-XIX). Congresso final no Brasil do projeto europeu Bahia 16-19 (2015/08/26 - 2015/08/28)
Congresso (Coorganizador)
UFBA Universidade Federal da Bahia, Brasil

CHAM - Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2015/02/19 - 2015/02/20 Escravidão, Resistências e Identidades. Investigações sobre o Brasil e o mundo Atlântico (secs. XVI-XIX) (2015/02/19 - 2015/02/20)
Congresso (Coorganizador)
CHAM - Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2013/03/08 - 2013/05/26 Curadora da exposição: Ilusionismos. Os tetos pintados de palácio Alvor (2013/03/08 - 2013/05/26)
Exposição (Coorganizador)
Museu Nacional de Arte Antiga, Portugal
2013/03/19 - 2013/03/20 Salvador da Bahia porto afro-atlântico e cidade de muitas culturas (2013/03/19 - 2013/03/20)
Congresso (Coorganizador)
CHAM - Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2012/01/20 - 2012/01/20 Jornadas Bahia. A cidade da Bahia e os reflexos do Império (2012/01/20 - 2012/01/20)
Seminário (Coorganizador)
CHAM - Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2010/02/05 - 2010/02/05 Continuidade e descontinuidade das artes no espaço global português (2010/02/05 - 2010/02/05)
Seminário (Coorganizador)
Universidade de Coimbra Instituto de História da Arte, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2015/07/29 Arquitecturas Imaginárias - Espaço Real e Ilusório no Barroco Português.
Arguente principal
João Paulo Cabeleira Marques Coelho (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Arquitetura, Portugal
2014/01/30 A morte como escola: a presença da pedagogia de Bem morrer na cidade da Bahia (ca. 1640-1759)
Arguente principal
Luciana Onety da Gama Sobral (Mestrado)
Universidade Federal da Bahia Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Brasil
2011/07/06 Maximino Cerezo Barredo. un cammino di spiritualità, impegno sociale e memoria storica
Orientador
Sara Favre (Mestrado)
Università degli Studi di Udine Facoltà di Lettere e Filosofia, Itália
2006/03/23 A organização do programa iconográfico das Irmandades de Clérigos seculares em Portugal e na América portuguesa no século XVIII: estudos de caso
Arguente
André Luiz Tavares Pereira (Doutoramento)
Universidade Estadual de Campinas Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Brasil

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2019 - 2019 Revista de História da Sociedade e da Cultura 19 (2183-8615) Universidade de Coimbra
2016 - 2016 MDCCC1800 (2183-8615) Università degli Studi di Venezia “Ca’ Foscari”

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2012/11/01 - 2012/12/15 Arte e Política no espelho da Igreja. A pintura de quadratura como “construção dinâmica” da cidade de Salvador Programa de pós-graduação em História (Doktor (PhD)) Universidade Federal da Bahia Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Brasil
2011/11/01 - 2011/11/30 Le stampe italiane come risorsa iconografica nell’America coloniale tra XVI e XVIII secolo Beni Culturali (Laurea Specialistica) Università degli Studi di Udine Facoltà di Lettere e Filosofia, Itália
2009/11/01 - 2009/11/30 Migrazioni culturali: arte e artisti europei nell’America iberolusitana Beni Culturali (Laurea Specialistica) Università degli Studi di Udine Facoltà di Lettere e Filosofia, Itália
2006/03/01 - 2006/05/31 A pintura de quadratura (FAU/USP) Pós-graduação em História da Arquitetura e Estética da Paisagem (Doktor (PhD)) Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Brasil
2006/03/01 - 2006/05/31 A pintura de quadratura (IFCH-UNICAMP) Programa de Pós- graduação em História da Arte (Doktor (PhD)) Universidade Estadual de Campinas Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Brasil
1994/09/01 - 1997/07/31 História da Arte Medieval e Moderna (prof.a Anna Maria Matteucci): aulas gerais da disciplina, seminários, assistência aos estudantes, viagens de estudos, provas. Storia dell'Arte Medievale e Moderna (prof.a Anna Maria Matteucci) (Laurea) Università degli Studi di Bologna Facoltà di Lettere e Filosofia, Itália

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2022/02/27 - 2022/02/27 Encontros com o Património Mulheres artistas, mulheres mecenas
2021/06/28 - 2021/06/28 Império dos Sentidos Giuseppina Raggi sobre o livro «O projeto de D. João V. Lisboa ocidental, Mafra e o urbanismo cenográfico de Filippo Juvarra»

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2016/01/01 - Atual Conselho Científico do Divino Sospiro – Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal (DS – CEMSP)
Membro
CEMSP - DS Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal - Divino Sospiro, Portugal
2016/01/01 - Atual Conselho Editorial da coleção «Cadernos de Queluz» publicada pela editora Hollitzer de Viena
Membro
CEMSP - DS Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal - Divino Sospiro, Portugal
2015/01/01 - Atual Conselho Executivo da coleção «Atlântica», publicada em parceria entre CHAM-UNL e UFBA
Membro
Universidade Nova de Lisboa CHAM, Portugal

Universidade Federal da Bahia, Brasil
2013/04/01 - 2016/03/01 Conselho Científico Permanente do CHAM-FCSH-UNL, como representante do grupo de pesquisa: As Artes e a expansão portuguesa
Membro
Universidade Nova de Lisboa CHAM, Portugal
Distinções

Prémio

2020 Concurso para Conteúdos Audiovisuais (1º): 30,000 euro
RTP Rádio e Televisão de Portugal, Portugal

Outra distinção

2002 Merit Grant
CISA Centro Internazionale di Studi d'Architettura Andrea Palladio, Itália
1998 Fellowships for foreign researchers (History of Art)
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
1996 Merit Grant
CISA Centro Internazionale di Studi d'Architettura Andrea Palladio, Itália
1995 Merit Grant
Accademia Nazionale dei Lincei, Itália

Centro Studi sulla Cultura e l'Immagine di Roma, Itália