Outra produção |
- Os critérios de mensuração dos ativos e sua influência face às características qualitativas da informação financeira. Atendendo
à necessidade de fornecer informação útil para a tomada de decisões, a escolha de um critério de mensuração é fundamental
para o alcance dessa utilidade. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar os critérios de mensuração existentes e sua influência
face às características qualitativas da informação. Os resultados obtidos demonstram a importância que o justo valor tem ganho
com as atu. 2019. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/1729.
- A investigação em contabilidade no ensino superior politécnico em Portugal: uma análise bibliométrica. O objetivo deste estudo
é analisar a investigação em contabilidade realizada em Portugal nos últimos anos, identificando tendências de evolução e
oportunidades de investigação futura. Baseando-se em técnicas bibliométricas, o estudo foi realizado através da recolha de
informação sobre dissertações/projetos de mestrado nos repositórios das Instituições de Ensino Superior (IES) politécnico
público e. 2019. Quesado, Patricia; Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/1728.
- A aplicação do justo valor na mensuração dos heritage assets: estudo de caso dos municípios portugueses da NUT III – Alto
Minho. Atendendo à necessidade dos atuais sistemas contabilísticos de mensurar todo o património público, bem como à problemática
mensuração dos heritage assets, a aplicação de critérios alternativos ao custo histórico, como é o caso do justo valor, tem
ganho cada vez mais importância. O objetivo deste trabalho é analisar o justo valor enquanto critério de mensuração, seu conceito,
referências ao mesmo n. 2019. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/1717.
- OS ATIVOS NÃO CORRENTES DAS ADMINISTRAÇÕES PÚBLICAS: ENQUADRAMENTO NORMATIVO DA SUA MENSURAÇÃO EM PORTUGAL E ESPANHA. Objetivo:
Num contexto de mudança dos sistemas contabilísticos dos Estados-membros da União Europeia, foram introduzidas alterações
nas normas de contabilidade pública portuguesa e espanhola. Assim, este trabalho tem por objetivo efetuar um estudo comparativo
do definido no SNC-AP português e no PGCP espanhol, relativamente aos critérios a aplicar na mensuração dos ativos não correntes.
Metodologi. 2018. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/1483.
- A contabilidade financeira e a gestão de custos na atividade agrícola. Este trabalho tem por objetivos efetuar um enquadramento
da atividade agrícola em termos de contabilidade financeira, ou seja, da mensuração dos ativos biológicos e dos produtos agrícolas,
bem como, analisar a importância da gestão de custos da atividade agrícola. Foi seguida uma metodologia qualitativa, baseada
numa análise normativa e numa revisão de literatura de artigos científicos a respeito. 2018. Quesado, Patrícia; Silva, Lurdes;
Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/1561.
- O PROBLEMÁTICO RECONHECIMENTO DOS BENS DO PATRIMÓNIO HISTÓRICO, ARTÍSTICO E CULTURAL: O CASO DOS MUNICÍPIOS DA SUB-REGIÃO
MINHO-LIMA. Este trabalho visa estudar o disposto no POCAL (1999) e no SNC-AP (2015), relativamente ao reconhecimento dos
bens do património histórico, artístico e cultural; bem como, verificar se poderão existir dificuldades no reconhecimento
destes bens, nos municípios da sub-região Minho-Lima. Com este estudo concluímos que, ao contrário do POCAL, o SNC-AP refere
que o património histórico tangível deve se. 2018. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/1444.
- A PROBLEMÁTICA MENSURAÇÃO DOS ATIVOS NÃO CORRENTES: UM ESTUDO COMPARATIVO DAS NORMAS DE CONTABILIDADE PÚBLICA PORTUGUESA E
ESPANHOLA. O Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP, 2015) português e o Plan General
de Contabilidad Publica (PGCP, 2010) espanhol, trouxeram algumas alterações quanto à mensuração dos ativos não correntes das
entidades públicas. Este trabalho tem por objetivos efetuar um estudo comparativo do definido nestes diplomas, relativamente
aos critérios a aplicar na mensuraç. 2018. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/1400.
- A mensuração e a gestão dos ativos intangíveis: estudo dos normativos contabilísticos português e espanhol. O presente trabalho
visa efetuar uma análise comparativa da mensuração dos ativos intangíveis no âmbito do SNC (Sistema de Normalização Contabilística)
português e do PGC (Plan General de Contabilidad) espanhol. Para o efeito, realizamos uma investigação qualitativa através
de um estudo comparativo dos normativos contabilísticos existentes nos dois países. Foi também efetuada uma análise à gestão.
2017. Rua, Susana; Silva, Lurdes; Quesado, Patrícia. http://hdl.handle.net/11110/1370.
- A MENSURAÇÃO DOS ATIVOS NÃO CORRENTES NO ÂMBITO DO SNC-AP PORTUGUÊS E DO PGCP ESPANHOL. Com vista à harmonização contabilística,
foi aprovado, em Portugal, o Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP, 2015), e em Espanha,
o Plan General de Contabilidad Publica (PGCP, 2010), que trouxeram algumas alterações quanto à mensuração dos ativos não correntes
das entidades públicas. Este trabalho tem por objetivos efetuar um estudo comparativo do definido. 2017. Susana, Catarino
Rua. http://hdl.handle.net/11110/1311.
- Os ativos fixos tangíveis: estudo comparativo dos normativos contabilísticos públicos e privados. Objetivo: A recente reforma
da Contabilidade Pública em Portugal, que resultou na aprovação do Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações
Públicas (SNC-AP), traz várias mudanças, nomeadamente na contabilização dos ativos fixos tangíveis. Atendendo a este contexto,
este trabalho tem por objetivos efetuar um estudo comparativo do definido nos normativos contabilísticos públicos (P. 2017.
Rua, Susana Catarino. http://hdl.handle.net/11110/1262.
- A problemática dos ativos intangíveis: análise comparativa ao normativo contabilístico português. Objetivo: O objetivo central
deste trabalho é efetuar uma análise comparativa da contabilização dos ativos intangíveis no âmbito do SNC (Sistema de Normalização
Contabilística) e do SNC-AP (Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas). Desenho/metodologia/abordagem:
Investigação qualitativa através da realização de uma análise comparativa ao normativo contabilístico exis. 2017. Silva, Lurdes;
Rua, Susana; Quesado, Patricia. http://hdl.handle.net/11110/1261.
- Os ativos fixos tangíveis: uma análise comparativa da sua mensuração no âmbito do SNC-AP português e do PGCP espanhol. Este
trabalho tem por objetivos efetuar um estudo comparativo do definido no Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações
Públicas (SNC-AP, 2015) português e no Plan General de Contabilidad Publica (PGCP, 2010) espanhol, quanto aos critérios a
aplicar na mensuração dos ativos fixos tangíveis (AFT). Com este estudo concluímos que estes diplomas são convergentes, de
um modo geral, q. 2017. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/1310.
- A problemática dos ativos intangíveis: análise comparativa ao normativo contabilístico português.. Objetivo: O objetivo central
deste trabalho é efetuar uma análise comparativa da contabilização dos ativos intangíveis no âmbito do SNC (Sistema de Normalização
Contabilística) e do SNC-AP (Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas). Desenho/metodologia/abordagem:
Investigação qualitativa através da realização de uma análise comparativa ao normativo contabilístico exis. 2017. Silva, Lurdes;
Rua, Susana; Quesado, Patrícia. http://hdl.handle.net/11110/1367.
- Os ativos fixos tangíveis: estudo comparativo dos normativos contabilísticos públicos e privados. Objetivo: A recente reforma
da Contabilidade Pública em Portugal, que resultou na aprovação do Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações
Públicas (SNC-AP), traz várias mudanças, nomeadamente na contabilização dos ativos fixos tangíveis. Atendendo a este contexto,
este trabalho tem por objetivos efetuar um estudo comparativo do definido nos normativos contabilísticos públicos (P. 2017.
Rua, Susana Catarino. http://hdl.handle.net/11110/1262.
- O reconhecimento e a mensuração dos ativos fixos tangíveis: do POCAL ao SNC-AP. Em resultado da atual reforma da Contabilidade
Pública em Portugal, foi aprovado, em setembro de 2015, o novo Sistema de Normalização Contabilística para a Administração
Pública (SNC-AP). Este trabalho tem por objetivos estudar o delineado no POCAL e no SNC-AP quanto ao reconhecimento e à mensuração
dos ativos fixos tangíveis (AFT). Com este estudo podemos concluir que, o novo normativo evidencia. 2016. Rua, Susana Catarino.
http://hdl.handle.net/11110/981.
- A mensuração dos ativos fixos tangíveis no âmbito privado e público em Portugal. Este trabalho tem por objetivos analisar
o definido no normativo de âmbito privado (SNC) e no de âmbito público (SNC-AP), quanto à mensuração dos ativos fixos tangíveis
(AFT). Para o efeito é seguida uma metodologia qualitativa, assente num estudo comparativo entre diferentes normativos. Este
estudo permite concluir, que os normativos portugueses em análise seguem de perto, com as devidas adaptaçõ. 2016. Rua, Susana
Catarino. http://hdl.handle.net/11110/1129.
- ESTUDO COMPARATIVO DO RECONHECIMENTO E DA MENSURAÇÃO DOS ATIVOS FIXOS TANGÍVEIS NO POCAL E NO SNC-AP. Perante a atual reforma
da Contabilidade Pública em Portugal, foi aprovado, em setembro de 2015, o novo Sistema de Normalização Contabilística para
as Administrações Públicas (SNC-AP). Este trabalho tem por objetivos analisar o definido no POCAL e no SNC-AP quanto ao reconhecimento
e à mensuração dos ativos fixos tangíveis (AFT). Este estudo permite concluir que o novo normativo evidencia um avanç. 2016.
Rua, Susana Catarino. http://hdl.handle.net/11110/1041.
- EL RECONOCIMIENTO DE LOS BIENES DE DOMINIO PÚBLICO: EL CASO DE LOS MUNICIPIOS PORTUGUESES. Objeto: Este trabajo tiene por
objetivos analizar el mencionado en el POCAL (1999), en las NICSP del IPSASB y en diversas opiniones doctrinales con respecto
al reconocimiento de los bienes de dominio público (BDP), así como verificar si existen problemas inherentes al reconocimiento
de los BDP en Portugal, superables con la adopción de las NICSP. Diseño/metodología/Enfoque: Para este estudio, fue. 2016.
Rua, Susana Catarino. http://hdl.handle.net/11110/982.
- A PROBLEMÁTICA DO RECONHECIMENTO E DA MENSURAÇÃO DOS ATIVOS FIXOS TANGÍVEIS: ESTUDO COMPARATIVO DO SNC E DO SNC-AP. Este trabalho
tem por objetivos analisar o definido no SNC e no SNC-AP, quanto ao reconhecimento e mensuração dos ativos fixos tangíveis
(AFT). Este estudo permite concluir, quanto ao reconhecimento dos AFT, que o SNC-AP aproxima-se do SNC, com algumas particularidades
específicas do âmbito público, como o facto de um elemento poder ser reconhecido como ativo mesmo que não produza rendimentos,
des. 2016. Rua, Susana Catarino. http://hdl.handle.net/11110/1110.
- O TRATAMENTO CONTABILÍSTICO DOS ATIVOS INTANGÍVEIS: SNC versus SNC-AP. O objetivo central deste trabalho é efetuar uma análise
comparativa da contabilização dos ativos intangíveis no âmbito do SNC e do SNC-AP. A convergência de ambos os normativos nos
critérios de reconhecimento e mensuração não é plena. No que respeita ao reconhecimento, é dada a possibilidade, no âmbito
público, de um elemento ser reconhecido como ativo, mesmo que não produza benefícios económicos. 2016. Silva, Maria de Lurdes;
Rua, Susana Catarino; Quesado, Patrícia. http://hdl.handle.net/11110/1040.
- O tratamento contabilístico dos ativos intangíveis: SNC versus SNC-AP. The main objective of this work is to carry out a comparative
analysis of accounting for intangible assets under SNC and SNC-AP. The convergence of the both normative regarding the recognition
and measurement criteria is not fully. With regard to recognition, is given the possibility, in the public ambit, to an element
to be recognized as an asset, even that does not produce future economic benefi. 2016. Silva, Lurdes; Rua, Susana; Quesado,
Patrícia. http://hdl.handle.net/11110/1273.
- OS ATIVOS FIXOS TANGÍVEIS: ESTUDO COMPARATIVO DOS NORMATIVOS CONTABILÍSTICOS PÚBLICOS E PRIVADOS. Objetivo: Em virtude da
necessidade de comparabilidade da informação financeira das entidades públicas dos diferentes países Europeus e, consequentemente,
da necessidade de adoção das International Public Sector Accounting Standards (IPSAS), foi necessário proceder a uma reforma
dos sistemas de Contabilidade Pública dos diferentes Estados membros da União Europeia. Desta reforma resultou a aprovaç.
2016. Rua, Susana Catarino. http://hdl.handle.net/11110/1091.
- A problemática dos ativos intangíveis: análise comparativa ao normativo contabilístico português. Objetivo: O reconhecimento
contabilístico dos ativos intangíveis tem vindo a gerar alguma controvérsia, dadas as caraterísticas particulares que lhe
estão associadas: a dificuldade em identificá-los devido à sua natureza não física e a sua difícil mensuração. No entanto,
a caraterística mais importante tem a ver com o grau de incerteza em relação à obtenção de benefícios económicos futuros.
Estas. 2016. Silva, Maria de Lurdes; Rua, Susana; Quesado, Patricia. http://hdl.handle.net/11110/1092.
- OS ATIVOS FIXOS TANGÍVEIS: ESTUDO COMPARATIVO DOS NORMATIVOS CONTABILÍSTICOS PÚBLICOS E PRIVADOS. Objetivo: Em virtude da
necessidade de comparabilidade da informação financeira das entidades públicas dos diferentes países Europeus e, consequentemente,
da necessidade de adoção das International Public Sector Accounting Standards (IPSAS), foi necessário proceder a uma reforma
dos sistemas de Contabilidade Pública dos diferentes Estados membros da União Europeia. Desta reforma resultou a aprovaç.
2016. Rua, Susana Catarino. http://hdl.handle.net/11110/1091.
- O TRATAMENTO CONTABILÍSTICO DOS ATIVOS INTANGÍVEIS: SNC versus SNC-AP. O objetivo central deste trabalho é efetuar uma análise
comparativa da contabilização dos ativos intangíveis no âmbito do SNC e do SNC-AP. A convergência de ambos os normativos nos
critérios de reconhecimento e mensuração não é plena. No que respeita ao reconhecimento, é dada a possibilidade, no âmbito
público, de um elemento ser reconhecido como ativo, mesmo que não produza benefícios económicos. 2016. Silva, Maria de Lurdes;
Rua, Susana Catarino; Quesado, Patrícia. http://hdl.handle.net/11110/1040.
- O reconhecimento e a mensuração dos ativos fixos tangíveis: do POCAL ao SNC-AP. Em resultado da atual reforma da Contabilidade
Pública em Portugal, foi aprovado, em setembro de 2015, o novo Sistema de Normalização Contabilística para a Administração
Pública (SNC-AP). Este trabalho tem por objetivos estudar o delineado no POCAL e no SNC-AP quanto ao reconhecimento e à mensuração
dos ativos fixos tangíveis (AFT). Com este estudo podemos concluir que, o novo normativo evidencia. 2016. Rua, Susana Catarino.
http://hdl.handle.net/11110/981.
- A PROBLEMÁTICA DO RECONHECIMENTO E DA MENSURAÇÃO DOS ATIVOS FIXOS TANGÍVEIS: ESTUDO COMPARATIVO DO SNC E DO SNC-AP. Este trabalho
tem por objetivos analisar o definido no SNC e no SNC-AP, quanto ao reconhecimento e mensuração dos ativos fixos tangíveis
(AFT). Este estudo permite concluir, quanto ao reconhecimento dos AFT, que o SNC-AP aproxima-se do SNC, com algumas particularidades
específicas do âmbito público, como o facto de um elemento poder ser reconhecido como ativo mesmo que não produza rendimentos,
des. 2016. Rua, Susana Catarino. http://hdl.handle.net/11110/1110.
- ESTUDO COMPARATIVO DO RECONHECIMENTO E DA MENSURAÇÃO DOS ATIVOS FIXOS TANGÍVEIS NO POCAL E NO SNC-AP. Perante a atual reforma
da Contabilidade Pública em Portugal, foi aprovado, em setembro de 2015, o novo Sistema de Normalização Contabilística para
as Administrações Públicas (SNC-AP). Este trabalho tem por objetivos analisar o definido no POCAL e no SNC-AP quanto ao reconhecimento
e à mensuração dos ativos fixos tangíveis (AFT). Este estudo permite concluir que o novo normativo evidencia um avanç. 2016.
Rua, Susana Catarino. http://hdl.handle.net/11110/1041.
- A mensuração dos ativos fixos tangíveis no âmbito privado e público em Portugal. Este trabalho tem por objetivos analisar
o definido no normativo de âmbito privado (SNC) e no de âmbito público (SNC-AP), quanto à mensuração dos ativos fixos tangíveis
(AFT). Para o efeito é seguida uma metodologia qualitativa, assente num estudo comparativo entre diferentes normativos. Este
estudo permite concluir, que os normativos portugueses em análise seguem de perto, com as devidas adaptaçõ. 2016. Rua, Susana
Catarino. http://hdl.handle.net/11110/1129.
- O reconhecimento dos bens do património histórico, artístico e cultural: esudo de caso dos municípios da sub-região Minho-Lima.
Este trabalho tem por objetivos analisar o disposto no POCAL (1999), na NICSP nº 17 do IPSASB (2006c), e na opinião de diversos
autores, quanto ao reconhecimento dos bens do património, histórico, artístico e cultural (BPHAC); bem como, verificar se
poderão existir problemas inerentes ao reconhecimento destes bens, na sub-região Minho-Lima, ultrapassáveis com a adoção das
NICSP em Portugal. Do est. 2015. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/861.
- O reconhecimento dos heritage assets: o caso dos municípios da sub-região Minho--Lima. Este trabalho tem por objetivos analisar
o disposto no POCAL (1999), na NICSP nº 17 do IPSASB (2006c), e na opinião de diversos autores, quanto ao reconhecimento dos
heritage assets; bem como, verificar se poderão existir problemas inerentes ao reconhecimento dos heritage assets, na sub-região
Minho-Lima, ultrapassáveis com a adoção das NICSP em Portugal. Do estudo efetuado, concluímos que o POCAL. 2015. Rua, Susana.
http://hdl.handle.net/11110/857.
- DO POCAL ÀS NICSP DO IPSASB: O RECONHECIMENTO DOS BENS DE DOMÍNIO PÚBLICO DOS MUNICÍPIOS PORTUGUESES. Este trabalho tem por
objetivos analisar o disposto no POCAL (1999) e nas NICSP do IPSASB quanto ao reconhecimento dos bens de domínio público (BDP),
bem como verificar se poderão existir problemas inerentes ao reconhecimento dos BDP em Portugal, ultrapassáveis com a adoção
das NICSP em Portugal. Do estudo efetuado, concluímos que o POCAL (1999) não apresenta os requisitos para o reconhecimento
do. 2015. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/839.
- O reconhecimento dos heritage assets: do POCAL às NICSP. Este trabalho tem por objetivos analisar o disposto no POCAL (1999)
e na NICSP nº 17 do IPSASB (2006c) quanto ao reconhecimento dos heritage assets. Do estudo efetuado, concluímos que o POCAL
(1999), não apresenta os requisitos para o reconhecimento dos ativos, e mais especificamente dos heritage assets; todavia,
consagra uma conta específica para o reconhecimento deste tipo de ativos. A NICSP nº. 2014. Rua, Susana Catarino. http://hdl.handle.net/11110/710.
- O reconhecimento dos ativos fixos tangíveis dos municípios portugueses: do POCAL às NICSP do IPSASB. Este trabalho tem por
objetivos analisar o disposto no POCAL (1999) e na NICSP nº 17 do IPSASB (2006b) quanto ao reconhecimento dos ativos fixos
tangíveis (AFT), bem como verificar se poderão existir problemas inerentes ao reconhecimento dos AFT em Portugal, que justifiquem
a implementação das NICSP. Do estudo efetuado, concluímos que o POCAL (1999), ao contrário das NICSP do IPSASB, não apresenta.
2014. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/726.
- Do POCAL às IPSAS: a questão da valoração dos ativos públicos. Este trabalho te por objetivo analisar a questão da valoração
(ou mensuração) dos ativos públicos, e mais especificamente dos ativos fixos tangíveis (AFT) (ou imobilizados corpóreos) dos
municípios portugueses. Para isso importa fazer uma breve abordagem dos critérios de valoração desses ativos, mencionados
no POCAL, bem como nas IPSAS, de forma a podermos concluir se existem diferenças substancia. 2014. Rua, Susana Catarino. http://hdl.handle.net/11110/712.
- A normalização contabilística das microentidades: análise comparativa face à norma aplicável ás pequenas entidades. Em resultado
do processo harmonizador da contabilidade ao nível da União Europeia, Portugal e os demais Estados-membros, viram necessidade
de adaptar a sua normalização contabilística às Normas Internacionais de Contabilidade adotadas pela União Europeia, de forma
a garantir uma maior comparabilidade da informação financeira das empresas dos diversos países. Consequentemente, foi aprovado,
em Port. 2014. Ferreira, Isabel; Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/667.
- O RECONHECIMENTO DOS ATIVOS FIXOS TANGÍVEIS NO POCAL E NAS NICSP DO IPSASB: O CASO DOS MUNICÍPIOS PORTUGUESES. Este trabalho
tem por objetivos analisar o disposto no POCAL (1999) e na NICSP nº 17 do IPSASB (2006b) quanto ao reconhecimento dos ativos
fixos tangíveis (AFT) e das suas depreciações, bem como verificar se poderão existir problemas inerentes ao reconhecimento
dos AFT em Portugal, que justifiquem a implementação das NICSP. Do estudo efetuado, concluímos que o POCAL (1999), ao contrário
das NICSP. 2014. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/666.
- O reconhecimento dos heritage assets: do POCAL às NICSP. Este trabalho tem por objetivos analisar o disposto no POCAL (1999)
e na NICSP nº 17 do IPSASB (2006c) quanto ao reconhecimento dos heritage assets. Do estudo efetuado, concluímos que o POCAL
(1999), não apresenta os requisitos para o reconhecimento dos ativos, e mais especificamente dos heritage assets; todavia,
consagra uma conta específica para o reconhecimento deste tipo de ativos. A NICSP nº. 2014. Rua, Susana Catarino. http://hdl.handle.net/11110/710.
- Do POCAL às IPSAS: a questão da valoração dos ativos públicos. Este trabalho te por objetivo analisar a questão da valoração
(ou mensuração) dos ativos públicos, e mais especificamente dos ativos fixos tangíveis (AFT) (ou imobilizados corpóreos) dos
municípios portugueses. Para isso importa fazer uma breve abordagem dos critérios de valoração desses ativos, mencionados
no POCAL, bem como nas IPSAS, de forma a podermos concluir se existem diferenças substancia. 2014. Rua, Susana Catarino. http://hdl.handle.net/11110/712.
- A problemática determinação do justo valor dos ativos. Em resultado da globalização da economia, constata-se uma crescente
procura de informação com base em valores de mercado, tanto por parte dos investidores, como também de outros utilizadores
da informação, com vista à tomada de decisões. Todavia, verifica-se uma insuficiência dos tradicionais critérios de valoração,
como o custo histórico, no fornecimento desse tipo de informação. Por isso, têm-se. 2013. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/454.
- Do POCAL às NICSP do IPSASB: o reconhecimento dos ativos fixos tangíveis dos municípios portugueses. Perante as atuais crises
financeiras e a necessidade de comparabilidade da informação financeira, são vários os organismos que têm recomendado a adoção
das NICSP do IPSASB. Este trabalho tem por objetivos analisar o disposto no POCAL (1999) e na NICSP nº 17 do IPSASB (2006b)
quanto ao reconhecimento dos ativos fixos tangíveis (AFT) e das suas depreciações, bem como analisar a proporção de AFT reco.
2013. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/395.
- A aplicação do custo histórico e do justo valor na valoração dos ativos fixos tangíveis dos municípios portugueses. Com as
atuais reformas da Contabilidade Pública e, consequentemente, a introdução da contabilidade patrimonial no seio da Contabilidade
Pública, tornou-se imprescindível valorar todo o património das entidades públicas. Este trabalho visa analisar o custo histórico
e o justo valor enquanto critérios de valoração, e estudar a aplicação destes critérios por parte dos Municípios portugueses
(numa amo. 2013. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/396.
- A aplicação do custo histórico na valoração dos imobilizados corpóreos públicos: o caso dos municípios portugueses. Com as
actuais reformas da Contabilidade Pública e, consequentemente, a implementação de planos contabilísticos públicos e introdução
da contabilidade patrimonial, tornou-se necessário valorar todo o património das entidades públicas. Este trabalho visa analisar
o custo histórico enquanto critério de valoração, seu conceito, vantagens e desvantagens, e estudar a aplicação deste critério
por parte. 2012. Rua, Susana; Buch Gómez, Enrique Juan. http://hdl.handle.net/11110/401.
- O papel do justo valor na valoração dos ativos fixos tangíveis dos municípios portugueses. Em consequência da introdução da
contabilidade patrimonial no seio da Contabilidade Pública, tornou-se imprescindível valorar todo o património das entidades
públicas. Este trabalho visa analisar o justo valor enquanto critério de valoração e estudar a aplicação deste critério por
parte dos Municípios portugueses (numa amostra de 97% da população) na valoração dos seus ativos fixos tangíveis. Os r. 2012.
Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/402.
- A valoração dos bens de domínio público: o caso dos municípios portugueses. Com a introdução da contabilidade patrimonial
no seio da Contabilidade Pública em Portugal, as entidades públicas depararam-se com a actual problemática do reconhecimento
e valoração dos seus activos, com especial destaque dos seus bens de domínio público (BDP). Este trabalho visa analisar os
critérios de valoração dos BDP indicados nos normativos contabilísticos portugueses e estudar como os Muni. 2012. Rua, Susana;
Buch Gómez, Enrique Juan. http://hdl.handle.net/11110/397.
- O custo histórico e o justo valor enquanto critérios de valoração dos ativos públicos: análise comparativa dos normativos
portugueses e internacionais. A escolha e a aplicação de um critério de valoração dos activos, que garanta a fiabilidade e
a relevância da informação, é uma das preocupações das entidades públicas e privadas. O custo histórico tem sido um dos critérios
de valoração mais utilizados, se bem que o justo valor tem ganho cada vez mais importância. Conhecer as vantagens e desvantagens
destes dois critérios de valoração ajudará a com. 2011. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/398.
- O custo histórico e o justo valor enquanto critérios de valoração dos ativos públicos: análise comparativa dos normativos
portugueses e dos internacionais. A escolha e a aplicação de um critério de valoração dos activos, que garanta a fiabilidade
e a relevância da informação, é uma das preocupações das entidades públicas e privadas. O custo histórico tem sido um dos
critérios de valoração mais utilizados, se bem que o justo valor tem ganho cada vez mais importância. Conhecer as vantagens
e desvantagens destes dois critérios de valoração ajudará a com. 2011. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/400.
- A problemática conceptual da contabilidade empresarial e pública – especial referência à valoração dos activos fixos tangíveis
e das propriedades de investimento. A necessidade de comparabilidade da informação a nível internacional desencadeou os processos
de harmonização da contabilidade, empresarial e pública, e a necessidade de criar uma base conceptual comum nos diferentes
países. No âmbito empresarial, em Portugal, já se segue, com algumas adaptações, o descrito nas normas do IASB. Todavia, no
âmbito público, neste mesmo país, os normativos nacionais a. 2011. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/399.
- O controverso reconhecimento dos activos públicos face à actual situação conceptual da contabilidade pública em Portugal e
Espanha. Con la reforma de la contabilidad pública, numeradamente en Portugal y España, la contabilidad patrimonial ha ganado
importancia en este sistema contable, siendo necesario definir la composición y el valor del patrimonio de cada entidad pública.
La clasificación de los diferentes elementos patrimoniales, numeradamente los activos, se convirtió en una de las preocupaciones
de estas entidades, siend. 2010. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/406.
- A estrutura conceptual da contabilidade empresarial e pública: panorama português e internacional. As entidades públicas e
privadas Portuguesas têm-se deparado com o problema da aplicação consistente dos planos contabilísticos empresariais e públicos,
devido às carências conceptuais existentes nesses planos. A aprovação de um novo Sistema de Normalização Contabilística (SNC)
em Portugal vem colmatar essas carências, no âmbito empresarial, ao incluir uma estrutura conceptual para a Contabilidade.
2009. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/410.
- THE CONCEPT, RECOGNITION AND MEASUREMENT OF PUBLIC ASSETS: SPECIAL MENTION TO PORTUGAL. As a result of the Governmental Accounting
reform in Portugal, and consequently the implementation of sectorial governmental accounting plans, the patrimonial accounting
received importance in this accounting system, being needed to define the elements and the value of the patrimony of each
public entity. The classification of the patrimonial elements as assets became one of the concerns of those. 2009. Rua, Susana
Catarino. http://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/426.
- O conceito, o reconhecimento e a valoração dos activos públicos: especial menção a Portugal. Com a reforma da Contabilidade
Pública em Portugal, e consequentemente a implementação de planos de contabilidade pública sectoriais, a contabilidade patrimonial
ganhou importância neste sistema contabilístico, sendo necessário definir a composição e o valor do património de cada entidade
pública. A classificação dos elementos patrimoniais como activos tornou-se uma das preocupações destas entidad. 2009. Rua,
Susana. http://hdl.handle.net/11110/403.
- THE CONCEPT, RECOGNITION AND MEASUREMENT OF PUBLIC ASSETS: SPECIAL MENTION TO PORTUGAL. As a result of the Governmental Accounting
reform in Portugal, and consequently the implementation of sectorial governmental accounting plans, the patrimonial accounting
received importance in this accounting system, being needed to define the elements and the value of the patrimony of each
public entity. The classification of the patrimonial elements as assets became one of the concerns of those. 2009. Rua, Susana
Catarino. http://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/426.
- A estrutura conceptual da contabilidade empresarial e pública em Portugal e o seu enquadramento nos normativos internacionais.
As entidades públicas e privadas, em Portugal, têm-se deparado com a problemática da aplicação consistente dos planos contabilísticos,
nomeadamente do Plano Oficial de Contabilidade, e do Plano Oficial de Contabilidade Pública e restantes planos públicos sectoriais,
em virtude das carências conceptuais existentes nesses planos. A aprovação de um novo Sistema de Normalização Contabilística
(SNC) em. 2008. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/408.
- A valorização dos activos ao custo histórico e ao justo valor e o seu enquadramento nos normativos internacionais. As entidades
públicas e privadas têm-se deparado com a problemática da escolha/aplicação de um critério ou base de valorização dos seus
activos, capaz de garantir a fiabilidade e relevância da informação. O custo histórico tem sido indicado como base de valorização
da maioria dos activos, apesar de algumas das suas desvantagens. Contudo, a mundialização/globalização da economia tem influenciado
os. 2008. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/405.
- Problemática e composição da estrutura conceptual da contabilidade empresarial e pública: perspetiva portuguesa e internacional.
As entidades públicas e privadas Portuguesas têm-se deparado com a problemática da aplicação consistente dos planos contabilísticos
empresariais e públicos, devido às carências conceptuais existentes nesses planos. A aprovação de um novo Sistema de Normalização
Contabilística (SNC) em Portugal vem colmatar essas carências, no âmbito empresarial, ao incluir uma estrutura conceptual
para a Contabili. 2008. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/409.
- A valorização dos ativos ao custo histórico e ao justo valor e o seu enquadramento nos normativos internacionais. As entidades
públicas e privadas têm-se deparado com a problemática da escolha/aplicação de um critério ou base de valorização dos seus
activos, capaz de garantir a fiabilidade e relevância da informação. O custo histórico tem sido indicado como base de valorização
da maioria dos activos, apesar de algumas das suas desvantagens. Contudo, a mundialização/globalização da economia tem influenciado
os. 2007. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/411.
- Os princípios contabilísticos dos planos públicos: análise comparativa do POCP Português e do PGCP Espanhol. Princípios contabilísticos,
pressupostos subjacentes ou hipóteses básicas são um dos elementos da estrutura conceptual cuja aplicação é indispensável
para que a informação transmita uma imagem fiel da situação financeira, económica e orçamental da entidade pública. Tanto
o POCP português como o PGCP espanhol seguiram de perto os princípios contabilísticos definidos nos planos empresariais, atenden.
2006. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/404.
- O conceito e o reconhecimento dos ativos públicos. Com a reforma da Contabilidade Pública em Portugal, e consequentemente
a implementação de planos de contabilidade pública sectoriais, a contabilidade patrimonial ganhou importância neste sistema
contabilístico, sendo necessário definir a composição e o valor do património de cada entidade pública. A classificação dos
elementos patrimoniais como activos tornou-se uma das preocupações destas entidad. 2006. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/412.
- Os princípios contabilísticos dos planos públicos: análise comparativa do POCP Português e do PGCP Espanhol. Princípios contabilísticos,
pressupostos subjacentes ou hipóteses básicas são um dos elementos da estrutura conceptual cuja aplicação é indispensável
para que a informação transmita uma imagem fiel da situação financeira, económica e orçamental da entidade pública. Tanto
o POCP português como o PGCP espanhol seguiram de perto os princípios contabilísticos definidos nos planos empresariais, atenden.
2006. Rua,Susana Catarino. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-99112006000100009.
- Os ativos na contabilidade pública: conceito e critérios de reconhecimento. Com a reforma da Contabilidade Pública em Portugal,
e consequentemente a implementação de planos de contabilidade pública sectoriais, a contabilidade patrimonial ganhou importância
neste sistema contabilístico, sendo necessário definir a composição e o valor do património de cada entidade pública. A classificação
dos elementos patrimoniais como activos tornou-se uma das preocupações destas entidad. 2006. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/414.
- Os princípios contabilísticos dos planos públicos: análise comparativa do POCP Português e do PGCP Espanhol. Princípios contabilísticos,
pressupostos subjacentes ou hipóteses básicas são um dos elementos da estrutura conceptual cuja aplicação é indispensável
para que a informação transmita uma imagem fiel da situação financeira, económica e orçamental da entidade pública. Tanto
o POCP português como o PGCP espanhol seguiram de perto os princípios contabilísticos definidos nos planos empresariais, atenden.
2006. Rua,Susana Catarino. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-99112006000100009.
- Os princípios contabilísticos públicos: análise comparativa do POCP português e do PGCP espanhol. Princípios contabilísticos,
pressupostos subjacentes ou hipóteses básicas são um dos elementos da estrutura conceptual cuja aplicação é indispensável
para que a informação transmita uma imagem fiel da situação financeira, económica e orçamental da entidade. Tanto o POCP como
o PGCP seguiram de perto os princípios contabilísticos definidos nos planos empresariais, atendendo contudo às particularida.
2005. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/413.
|