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Susana Catarino Rua é doutorada em Ciências Empresariais - Contabilidade, pela Universidade de Vigo (2010), em Espanha; Mestre em Ciências Empresariais - especialização em Contabilidade, pela Universidade do Porto - Faculdade de Economia (2004); Licenciada em Contabilidade e Administração de Empresas, pelo Instituto Politécnico do Porto - Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (1998). Bacharel em Gestão, pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo - Escola Superior de Tecnologia e Gestão (1996). É Professora Adjunta no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave - Escola Superior de Gestão, Instituição na qual exerce funções de docência desde 1999. Possui vários artigos publicados em revistas científicas, capítulos de livros e 1 livro e participa como autor de comunicações em vários congressos nacionais e internacionais. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase para a Contabilidade. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Reconhecimento, mensuração, AFT, POCAL, SNC-AP; Ativos; Custo histórico; justo valor; Estrutura conceptual; SNC; Normas internacionais; Princípios contabilísticos; PGCP; POCP; Contabilidade Pública; ativos; características; critérios; mensuração; qualitativas; Ativos não correntes; mensuração; SNC-AP; Ativos Fixos Tangíveis; Mensuração; Imobilizados corpóreos; Municípios; Contabilidade; Governmental accounting. Assets. Financial statements; Bens de domínio Público.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Susana Catarino Rua

Nomes de citação

  • Rua, Susana
  • Rua, Susana Catarino

Identificadores de autor

Ciência ID
D517-E13A-42B6

Endereços de correio eletrónico

  • srua@ipca.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão - Organização e Gestão de Empresas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2010
Concluído
Doutoramento em Ciências Empresariais - Contabilidade, obtido Espanha e reconhecido em Portugal (Doutoramento)
Especialização em Contabilidade
Universidade do Minho, Portugal
"O Reconhecimento e a Valoração dos Activos Públicos-o Caso dos Imobilizados Corpóreos e dos Bens de Domínio Público dos Municípios Portugueses" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobresaliente cum laude
2004
Concluído
Mestrado em Ciências Empresariais - especialização em Contabilidade (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
"Estrutura Conceptual para a Contabilidade Pública" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1998
Concluído
Contabilidade e Administração de Empresas (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
"Tese de Licenciatura intitulada "O Marketing Directo"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15 valores
1996
Concluído
Bacharelato em Gestão (Bacharelato)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
"o grau em causa não exige tese" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/12/13 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Gestão, Portugal
2005/10/10 - 2010/12/13 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Gestão, Portugal
2000 - 2005 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Gestão, Portugal
1999 - 2000 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Gestão, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - Atual Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2012 - 2016 Conselho pedagógico Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Gestão, Portugal
2012 - 2014 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Gestão, Portugal
2004 - 2006 Conselho Científico (membro) Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Gestão, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1998 - 1999 Contabilista (Implementação do POCP) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
1997 - 1998 Professora de Tecnologias da Administração (12º ano) Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2016 - 2018 O processo de mudança da contabilidade pública como resultado da adoção das IPSAS na Península Ibérica
xx
Investigador
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Capítulo de livro
  1. Rua, Susana. "A mensuração dos ativos fixos tangíveis ao custo histórico e ao justo valor: o caso dos municípios da sub-região Minho-Lima". Universidade do Algarve, 2018.
  2. Rua, Susana. "Os ativos fixos tangíveis: estudo da sua mensuração em Portugal e Espanha". Universidade do Algarve, 2018.
  3. Quesado, Patricia; Rua, Susana; Silva, Lurdes. "A mensuração dos inventários: Contabilidade Financeira versus Contabilidade de Custos". 2018.
  4. Rua, Susana; Silva, Lurdes; Quesado, Patrícia. "A mensuração e a gestão dos ativos intangíveis. Estudo dos normativos contabilísticos português e espanhol". Universidade do Algarve, 2018.
  5. Rua, Susana. "O reconhecimento dos ativos fixos tangíveis dos municípios portugueses: do POCAL às NICSP do IPSASB". Universidade do Algarve, 2014.
Livro
  1. Rua, Susana; Carvalho, João. Contabilidade pública: estrutura conceptual. Publisher Team. 2006.
Tese / Dissertação
  1. Meireles, Maria Olímpia Silva. "Melhoria de procedimentos na gestão do património na Câmara Municipal de Viana do Castelo". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1759.
  2. Meireles, Maria Olímpia Silva. "Melhoria de procedimentos na gestão do património na Câmara Municipal de Viana do Castelo". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1759.
  3. Rua, Susana. "O reconhecimento e a valoração dos ativos públicos - o caso dos imobilizados corpóreos e dos bens de domínio público dos municípios portugueses". Doutoramento, 2010. http://hdl.handle.net/11110/451.
  4. Rua, Susana. "Estrutura conceptual para a Contabilidade Pública". Mestrado, 2004. http://hdl.handle.net/11110/450.

Outros

Outra produção
  1. Os critérios de mensuração dos ativos e sua influência face às características qualitativas da informação financeira. Atendendo à necessidade de fornecer informação útil para a tomada de decisões, a escolha de um critério de mensuração é fundamental para o alcance dessa utilidade. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar os critérios de mensuração existentes e sua influência face às características qualitativas da informação. Os resultados obtidos demonstram a importância que o justo valor tem ganho com as atu. 2019. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/1729.
  2. A investigação em contabilidade no ensino superior politécnico em Portugal: uma análise bibliométrica. O objetivo deste estudo é analisar a investigação em contabilidade realizada em Portugal nos últimos anos, identificando tendências de evolução e oportunidades de investigação futura. Baseando-se em técnicas bibliométricas, o estudo foi realizado através da recolha de informação sobre dissertações/projetos de mestrado nos repositórios das Instituições de Ensino Superior (IES) politécnico público e. 2019. Quesado, Patricia; Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/1728.
  3. A aplicação do justo valor na mensuração dos heritage assets: estudo de caso dos municípios portugueses da NUT III – Alto Minho. Atendendo à necessidade dos atuais sistemas contabilísticos de mensurar todo o património público, bem como à problemática mensuração dos heritage assets, a aplicação de critérios alternativos ao custo histórico, como é o caso do justo valor, tem ganho cada vez mais importância. O objetivo deste trabalho é analisar o justo valor enquanto critério de mensuração, seu conceito, referências ao mesmo n. 2019. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/1717.
  4. OS ATIVOS NÃO CORRENTES DAS ADMINISTRAÇÕES PÚBLICAS: ENQUADRAMENTO NORMATIVO DA SUA MENSURAÇÃO EM PORTUGAL E ESPANHA. Objetivo: Num contexto de mudança dos sistemas contabilísticos dos Estados-membros da União Europeia, foram introduzidas alterações nas normas de contabilidade pública portuguesa e espanhola. Assim, este trabalho tem por objetivo efetuar um estudo comparativo do definido no SNC-AP português e no PGCP espanhol, relativamente aos critérios a aplicar na mensuração dos ativos não correntes. Metodologi. 2018. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/1483.
  5. A contabilidade financeira e a gestão de custos na atividade agrícola. Este trabalho tem por objetivos efetuar um enquadramento da atividade agrícola em termos de contabilidade financeira, ou seja, da mensuração dos ativos biológicos e dos produtos agrícolas, bem como, analisar a importância da gestão de custos da atividade agrícola. Foi seguida uma metodologia qualitativa, baseada numa análise normativa e numa revisão de literatura de artigos científicos a respeito. 2018. Quesado, Patrícia; Silva, Lurdes; Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/1561.
  6. O PROBLEMÁTICO RECONHECIMENTO DOS BENS DO PATRIMÓNIO HISTÓRICO, ARTÍSTICO E CULTURAL: O CASO DOS MUNICÍPIOS DA SUB-REGIÃO MINHO-LIMA. Este trabalho visa estudar o disposto no POCAL (1999) e no SNC-AP (2015), relativamente ao reconhecimento dos bens do património histórico, artístico e cultural; bem como, verificar se poderão existir dificuldades no reconhecimento destes bens, nos municípios da sub-região Minho-Lima. Com este estudo concluímos que, ao contrário do POCAL, o SNC-AP refere que o património histórico tangível deve se. 2018. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/1444.
  7. A PROBLEMÁTICA MENSURAÇÃO DOS ATIVOS NÃO CORRENTES: UM ESTUDO COMPARATIVO DAS NORMAS DE CONTABILIDADE PÚBLICA PORTUGUESA E ESPANHOLA. O Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP, 2015) português e o Plan General de Contabilidad Publica (PGCP, 2010) espanhol, trouxeram algumas alterações quanto à mensuração dos ativos não correntes das entidades públicas. Este trabalho tem por objetivos efetuar um estudo comparativo do definido nestes diplomas, relativamente aos critérios a aplicar na mensuraç. 2018. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/1400.
  8. A mensuração e a gestão dos ativos intangíveis: estudo dos normativos contabilísticos português e espanhol. O presente trabalho visa efetuar uma análise comparativa da mensuração dos ativos intangíveis no âmbito do SNC (Sistema de Normalização Contabilística) português e do PGC (Plan General de Contabilidad) espanhol. Para o efeito, realizamos uma investigação qualitativa através de um estudo comparativo dos normativos contabilísticos existentes nos dois países. Foi também efetuada uma análise à gestão. 2017. Rua, Susana; Silva, Lurdes; Quesado, Patrícia. http://hdl.handle.net/11110/1370.
  9. A MENSURAÇÃO DOS ATIVOS NÃO CORRENTES NO ÂMBITO DO SNC-AP PORTUGUÊS E DO PGCP ESPANHOL. Com vista à harmonização contabilística, foi aprovado, em Portugal, o Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP, 2015), e em Espanha, o Plan General de Contabilidad Publica (PGCP, 2010), que trouxeram algumas alterações quanto à mensuração dos ativos não correntes das entidades públicas. Este trabalho tem por objetivos efetuar um estudo comparativo do definido. 2017. Susana, Catarino Rua. http://hdl.handle.net/11110/1311.
  10. Os ativos fixos tangíveis: estudo comparativo dos normativos contabilísticos públicos e privados. Objetivo: A recente reforma da Contabilidade Pública em Portugal, que resultou na aprovação do Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP), traz várias mudanças, nomeadamente na contabilização dos ativos fixos tangíveis. Atendendo a este contexto, este trabalho tem por objetivos efetuar um estudo comparativo do definido nos normativos contabilísticos públicos (P. 2017. Rua, Susana Catarino. http://hdl.handle.net/11110/1262.
  11. A problemática dos ativos intangíveis: análise comparativa ao normativo contabilístico português. Objetivo: O objetivo central deste trabalho é efetuar uma análise comparativa da contabilização dos ativos intangíveis no âmbito do SNC (Sistema de Normalização Contabilística) e do SNC-AP (Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas). Desenho/metodologia/abordagem: Investigação qualitativa através da realização de uma análise comparativa ao normativo contabilístico exis. 2017. Silva, Lurdes; Rua, Susana; Quesado, Patricia. http://hdl.handle.net/11110/1261.
  12. Os ativos fixos tangíveis: uma análise comparativa da sua mensuração no âmbito do SNC-AP português e do PGCP espanhol. Este trabalho tem por objetivos efetuar um estudo comparativo do definido no Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP, 2015) português e no Plan General de Contabilidad Publica (PGCP, 2010) espanhol, quanto aos critérios a aplicar na mensuração dos ativos fixos tangíveis (AFT). Com este estudo concluímos que estes diplomas são convergentes, de um modo geral, q. 2017. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/1310.
  13. A problemática dos ativos intangíveis: análise comparativa ao normativo contabilístico português.. Objetivo: O objetivo central deste trabalho é efetuar uma análise comparativa da contabilização dos ativos intangíveis no âmbito do SNC (Sistema de Normalização Contabilística) e do SNC-AP (Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas). Desenho/metodologia/abordagem: Investigação qualitativa através da realização de uma análise comparativa ao normativo contabilístico exis. 2017. Silva, Lurdes; Rua, Susana; Quesado, Patrícia. http://hdl.handle.net/11110/1367.
  14. Os ativos fixos tangíveis: estudo comparativo dos normativos contabilísticos públicos e privados. Objetivo: A recente reforma da Contabilidade Pública em Portugal, que resultou na aprovação do Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP), traz várias mudanças, nomeadamente na contabilização dos ativos fixos tangíveis. Atendendo a este contexto, este trabalho tem por objetivos efetuar um estudo comparativo do definido nos normativos contabilísticos públicos (P. 2017. Rua, Susana Catarino. http://hdl.handle.net/11110/1262.
  15. O reconhecimento e a mensuração dos ativos fixos tangíveis: do POCAL ao SNC-AP. Em resultado da atual reforma da Contabilidade Pública em Portugal, foi aprovado, em setembro de 2015, o novo Sistema de Normalização Contabilística para a Administração Pública (SNC-AP). Este trabalho tem por objetivos estudar o delineado no POCAL e no SNC-AP quanto ao reconhecimento e à mensuração dos ativos fixos tangíveis (AFT). Com este estudo podemos concluir que, o novo normativo evidencia. 2016. Rua, Susana Catarino. http://hdl.handle.net/11110/981.
  16. A mensuração dos ativos fixos tangíveis no âmbito privado e público em Portugal. Este trabalho tem por objetivos analisar o definido no normativo de âmbito privado (SNC) e no de âmbito público (SNC-AP), quanto à mensuração dos ativos fixos tangíveis (AFT). Para o efeito é seguida uma metodologia qualitativa, assente num estudo comparativo entre diferentes normativos. Este estudo permite concluir, que os normativos portugueses em análise seguem de perto, com as devidas adaptaçõ. 2016. Rua, Susana Catarino. http://hdl.handle.net/11110/1129.
  17. ESTUDO COMPARATIVO DO RECONHECIMENTO E DA MENSURAÇÃO DOS ATIVOS FIXOS TANGÍVEIS NO POCAL E NO SNC-AP. Perante a atual reforma da Contabilidade Pública em Portugal, foi aprovado, em setembro de 2015, o novo Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP). Este trabalho tem por objetivos analisar o definido no POCAL e no SNC-AP quanto ao reconhecimento e à mensuração dos ativos fixos tangíveis (AFT). Este estudo permite concluir que o novo normativo evidencia um avanç. 2016. Rua, Susana Catarino. http://hdl.handle.net/11110/1041.
  18. EL RECONOCIMIENTO DE LOS BIENES DE DOMINIO PÚBLICO: EL CASO DE LOS MUNICIPIOS PORTUGUESES. Objeto: Este trabajo tiene por objetivos analizar el mencionado en el POCAL (1999), en las NICSP del IPSASB y en diversas opiniones doctrinales con respecto al reconocimiento de los bienes de dominio público (BDP), así como verificar si existen problemas inherentes al reconocimiento de los BDP en Portugal, superables con la adopción de las NICSP. Diseño/metodología/Enfoque: Para este estudio, fue. 2016. Rua, Susana Catarino. http://hdl.handle.net/11110/982.
  19. A PROBLEMÁTICA DO RECONHECIMENTO E DA MENSURAÇÃO DOS ATIVOS FIXOS TANGÍVEIS: ESTUDO COMPARATIVO DO SNC E DO SNC-AP. Este trabalho tem por objetivos analisar o definido no SNC e no SNC-AP, quanto ao reconhecimento e mensuração dos ativos fixos tangíveis (AFT). Este estudo permite concluir, quanto ao reconhecimento dos AFT, que o SNC-AP aproxima-se do SNC, com algumas particularidades específicas do âmbito público, como o facto de um elemento poder ser reconhecido como ativo mesmo que não produza rendimentos, des. 2016. Rua, Susana Catarino. http://hdl.handle.net/11110/1110.
  20. O TRATAMENTO CONTABILÍSTICO DOS ATIVOS INTANGÍVEIS: SNC versus SNC-AP. O objetivo central deste trabalho é efetuar uma análise comparativa da contabilização dos ativos intangíveis no âmbito do SNC e do SNC-AP. A convergência de ambos os normativos nos critérios de reconhecimento e mensuração não é plena. No que respeita ao reconhecimento, é dada a possibilidade, no âmbito público, de um elemento ser reconhecido como ativo, mesmo que não produza benefícios económicos. 2016. Silva, Maria de Lurdes; Rua, Susana Catarino; Quesado, Patrícia. http://hdl.handle.net/11110/1040.
  21. O tratamento contabilístico dos ativos intangíveis: SNC versus SNC-AP. The main objective of this work is to carry out a comparative analysis of accounting for intangible assets under SNC and SNC-AP. The convergence of the both normative regarding the recognition and measurement criteria is not fully. With regard to recognition, is given the possibility, in the public ambit, to an element to be recognized as an asset, even that does not produce future economic benefi. 2016. Silva, Lurdes; Rua, Susana; Quesado, Patrícia. http://hdl.handle.net/11110/1273.
  22. OS ATIVOS FIXOS TANGÍVEIS: ESTUDO COMPARATIVO DOS NORMATIVOS CONTABILÍSTICOS PÚBLICOS E PRIVADOS. Objetivo: Em virtude da necessidade de comparabilidade da informação financeira das entidades públicas dos diferentes países Europeus e, consequentemente, da necessidade de adoção das International Public Sector Accounting Standards (IPSAS), foi necessário proceder a uma reforma dos sistemas de Contabilidade Pública dos diferentes Estados membros da União Europeia. Desta reforma resultou a aprovaç. 2016. Rua, Susana Catarino. http://hdl.handle.net/11110/1091.
  23. A problemática dos ativos intangíveis: análise comparativa ao normativo contabilístico português. Objetivo: O reconhecimento contabilístico dos ativos intangíveis tem vindo a gerar alguma controvérsia, dadas as caraterísticas particulares que lhe estão associadas: a dificuldade em identificá-los devido à sua natureza não física e a sua difícil mensuração. No entanto, a caraterística mais importante tem a ver com o grau de incerteza em relação à obtenção de benefícios económicos futuros. Estas. 2016. Silva, Maria de Lurdes; Rua, Susana; Quesado, Patricia. http://hdl.handle.net/11110/1092.
  24. OS ATIVOS FIXOS TANGÍVEIS: ESTUDO COMPARATIVO DOS NORMATIVOS CONTABILÍSTICOS PÚBLICOS E PRIVADOS. Objetivo: Em virtude da necessidade de comparabilidade da informação financeira das entidades públicas dos diferentes países Europeus e, consequentemente, da necessidade de adoção das International Public Sector Accounting Standards (IPSAS), foi necessário proceder a uma reforma dos sistemas de Contabilidade Pública dos diferentes Estados membros da União Europeia. Desta reforma resultou a aprovaç. 2016. Rua, Susana Catarino. http://hdl.handle.net/11110/1091.
  25. O TRATAMENTO CONTABILÍSTICO DOS ATIVOS INTANGÍVEIS: SNC versus SNC-AP. O objetivo central deste trabalho é efetuar uma análise comparativa da contabilização dos ativos intangíveis no âmbito do SNC e do SNC-AP. A convergência de ambos os normativos nos critérios de reconhecimento e mensuração não é plena. No que respeita ao reconhecimento, é dada a possibilidade, no âmbito público, de um elemento ser reconhecido como ativo, mesmo que não produza benefícios económicos. 2016. Silva, Maria de Lurdes; Rua, Susana Catarino; Quesado, Patrícia. http://hdl.handle.net/11110/1040.
  26. O reconhecimento e a mensuração dos ativos fixos tangíveis: do POCAL ao SNC-AP. Em resultado da atual reforma da Contabilidade Pública em Portugal, foi aprovado, em setembro de 2015, o novo Sistema de Normalização Contabilística para a Administração Pública (SNC-AP). Este trabalho tem por objetivos estudar o delineado no POCAL e no SNC-AP quanto ao reconhecimento e à mensuração dos ativos fixos tangíveis (AFT). Com este estudo podemos concluir que, o novo normativo evidencia. 2016. Rua, Susana Catarino. http://hdl.handle.net/11110/981.
  27. A PROBLEMÁTICA DO RECONHECIMENTO E DA MENSURAÇÃO DOS ATIVOS FIXOS TANGÍVEIS: ESTUDO COMPARATIVO DO SNC E DO SNC-AP. Este trabalho tem por objetivos analisar o definido no SNC e no SNC-AP, quanto ao reconhecimento e mensuração dos ativos fixos tangíveis (AFT). Este estudo permite concluir, quanto ao reconhecimento dos AFT, que o SNC-AP aproxima-se do SNC, com algumas particularidades específicas do âmbito público, como o facto de um elemento poder ser reconhecido como ativo mesmo que não produza rendimentos, des. 2016. Rua, Susana Catarino. http://hdl.handle.net/11110/1110.
  28. ESTUDO COMPARATIVO DO RECONHECIMENTO E DA MENSURAÇÃO DOS ATIVOS FIXOS TANGÍVEIS NO POCAL E NO SNC-AP. Perante a atual reforma da Contabilidade Pública em Portugal, foi aprovado, em setembro de 2015, o novo Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP). Este trabalho tem por objetivos analisar o definido no POCAL e no SNC-AP quanto ao reconhecimento e à mensuração dos ativos fixos tangíveis (AFT). Este estudo permite concluir que o novo normativo evidencia um avanç. 2016. Rua, Susana Catarino. http://hdl.handle.net/11110/1041.
  29. A mensuração dos ativos fixos tangíveis no âmbito privado e público em Portugal. Este trabalho tem por objetivos analisar o definido no normativo de âmbito privado (SNC) e no de âmbito público (SNC-AP), quanto à mensuração dos ativos fixos tangíveis (AFT). Para o efeito é seguida uma metodologia qualitativa, assente num estudo comparativo entre diferentes normativos. Este estudo permite concluir, que os normativos portugueses em análise seguem de perto, com as devidas adaptaçõ. 2016. Rua, Susana Catarino. http://hdl.handle.net/11110/1129.
  30. O reconhecimento dos bens do património histórico, artístico e cultural: esudo de caso dos municípios da sub-região Minho-Lima. Este trabalho tem por objetivos analisar o disposto no POCAL (1999), na NICSP nº 17 do IPSASB (2006c), e na opinião de diversos autores, quanto ao reconhecimento dos bens do património, histórico, artístico e cultural (BPHAC); bem como, verificar se poderão existir problemas inerentes ao reconhecimento destes bens, na sub-região Minho-Lima, ultrapassáveis com a adoção das NICSP em Portugal. Do est. 2015. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/861.
  31. O reconhecimento dos heritage assets: o caso dos municípios da sub-região Minho--Lima. Este trabalho tem por objetivos analisar o disposto no POCAL (1999), na NICSP nº 17 do IPSASB (2006c), e na opinião de diversos autores, quanto ao reconhecimento dos heritage assets; bem como, verificar se poderão existir problemas inerentes ao reconhecimento dos heritage assets, na sub-região Minho-Lima, ultrapassáveis com a adoção das NICSP em Portugal. Do estudo efetuado, concluímos que o POCAL. 2015. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/857.
  32. DO POCAL ÀS NICSP DO IPSASB: O RECONHECIMENTO DOS BENS DE DOMÍNIO PÚBLICO DOS MUNICÍPIOS PORTUGUESES. Este trabalho tem por objetivos analisar o disposto no POCAL (1999) e nas NICSP do IPSASB quanto ao reconhecimento dos bens de domínio público (BDP), bem como verificar se poderão existir problemas inerentes ao reconhecimento dos BDP em Portugal, ultrapassáveis com a adoção das NICSP em Portugal. Do estudo efetuado, concluímos que o POCAL (1999) não apresenta os requisitos para o reconhecimento do. 2015. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/839.
  33. O reconhecimento dos heritage assets: do POCAL às NICSP. Este trabalho tem por objetivos analisar o disposto no POCAL (1999) e na NICSP nº 17 do IPSASB (2006c) quanto ao reconhecimento dos heritage assets. Do estudo efetuado, concluímos que o POCAL (1999), não apresenta os requisitos para o reconhecimento dos ativos, e mais especificamente dos heritage assets; todavia, consagra uma conta específica para o reconhecimento deste tipo de ativos. A NICSP nº. 2014. Rua, Susana Catarino. http://hdl.handle.net/11110/710.
  34. O reconhecimento dos ativos fixos tangíveis dos municípios portugueses: do POCAL às NICSP do IPSASB. Este trabalho tem por objetivos analisar o disposto no POCAL (1999) e na NICSP nº 17 do IPSASB (2006b) quanto ao reconhecimento dos ativos fixos tangíveis (AFT), bem como verificar se poderão existir problemas inerentes ao reconhecimento dos AFT em Portugal, que justifiquem a implementação das NICSP. Do estudo efetuado, concluímos que o POCAL (1999), ao contrário das NICSP do IPSASB, não apresenta. 2014. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/726.
  35. Do POCAL às IPSAS: a questão da valoração dos ativos públicos. Este trabalho te por objetivo analisar a questão da valoração (ou mensuração) dos ativos públicos, e mais especificamente dos ativos fixos tangíveis (AFT) (ou imobilizados corpóreos) dos municípios portugueses. Para isso importa fazer uma breve abordagem dos critérios de valoração desses ativos, mencionados no POCAL, bem como nas IPSAS, de forma a podermos concluir se existem diferenças substancia. 2014. Rua, Susana Catarino. http://hdl.handle.net/11110/712.
  36. A normalização contabilística das microentidades: análise comparativa face à norma aplicável ás pequenas entidades. Em resultado do processo harmonizador da contabilidade ao nível da União Europeia, Portugal e os demais Estados-membros, viram necessidade de adaptar a sua normalização contabilística às Normas Internacionais de Contabilidade adotadas pela União Europeia, de forma a garantir uma maior comparabilidade da informação financeira das empresas dos diversos países. Consequentemente, foi aprovado, em Port. 2014. Ferreira, Isabel; Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/667.
  37. O RECONHECIMENTO DOS ATIVOS FIXOS TANGÍVEIS NO POCAL E NAS NICSP DO IPSASB: O CASO DOS MUNICÍPIOS PORTUGUESES. Este trabalho tem por objetivos analisar o disposto no POCAL (1999) e na NICSP nº 17 do IPSASB (2006b) quanto ao reconhecimento dos ativos fixos tangíveis (AFT) e das suas depreciações, bem como verificar se poderão existir problemas inerentes ao reconhecimento dos AFT em Portugal, que justifiquem a implementação das NICSP. Do estudo efetuado, concluímos que o POCAL (1999), ao contrário das NICSP. 2014. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/666.
  38. O reconhecimento dos heritage assets: do POCAL às NICSP. Este trabalho tem por objetivos analisar o disposto no POCAL (1999) e na NICSP nº 17 do IPSASB (2006c) quanto ao reconhecimento dos heritage assets. Do estudo efetuado, concluímos que o POCAL (1999), não apresenta os requisitos para o reconhecimento dos ativos, e mais especificamente dos heritage assets; todavia, consagra uma conta específica para o reconhecimento deste tipo de ativos. A NICSP nº. 2014. Rua, Susana Catarino. http://hdl.handle.net/11110/710.
  39. Do POCAL às IPSAS: a questão da valoração dos ativos públicos. Este trabalho te por objetivo analisar a questão da valoração (ou mensuração) dos ativos públicos, e mais especificamente dos ativos fixos tangíveis (AFT) (ou imobilizados corpóreos) dos municípios portugueses. Para isso importa fazer uma breve abordagem dos critérios de valoração desses ativos, mencionados no POCAL, bem como nas IPSAS, de forma a podermos concluir se existem diferenças substancia. 2014. Rua, Susana Catarino. http://hdl.handle.net/11110/712.
  40. A problemática determinação do justo valor dos ativos. Em resultado da globalização da economia, constata-se uma crescente procura de informação com base em valores de mercado, tanto por parte dos investidores, como também de outros utilizadores da informação, com vista à tomada de decisões. Todavia, verifica-se uma insuficiência dos tradicionais critérios de valoração, como o custo histórico, no fornecimento desse tipo de informação. Por isso, têm-se. 2013. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/454.
  41. Do POCAL às NICSP do IPSASB: o reconhecimento dos ativos fixos tangíveis dos municípios portugueses. Perante as atuais crises financeiras e a necessidade de comparabilidade da informação financeira, são vários os organismos que têm recomendado a adoção das NICSP do IPSASB. Este trabalho tem por objetivos analisar o disposto no POCAL (1999) e na NICSP nº 17 do IPSASB (2006b) quanto ao reconhecimento dos ativos fixos tangíveis (AFT) e das suas depreciações, bem como analisar a proporção de AFT reco. 2013. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/395.
  42. A aplicação do custo histórico e do justo valor na valoração dos ativos fixos tangíveis dos municípios portugueses. Com as atuais reformas da Contabilidade Pública e, consequentemente, a introdução da contabilidade patrimonial no seio da Contabilidade Pública, tornou-se imprescindível valorar todo o património das entidades públicas. Este trabalho visa analisar o custo histórico e o justo valor enquanto critérios de valoração, e estudar a aplicação destes critérios por parte dos Municípios portugueses (numa amo. 2013. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/396.
  43. A aplicação do custo histórico na valoração dos imobilizados corpóreos públicos: o caso dos municípios portugueses. Com as actuais reformas da Contabilidade Pública e, consequentemente, a implementação de planos contabilísticos públicos e introdução da contabilidade patrimonial, tornou-se necessário valorar todo o património das entidades públicas. Este trabalho visa analisar o custo histórico enquanto critério de valoração, seu conceito, vantagens e desvantagens, e estudar a aplicação deste critério por parte. 2012. Rua, Susana; Buch Gómez, Enrique Juan. http://hdl.handle.net/11110/401.
  44. O papel do justo valor na valoração dos ativos fixos tangíveis dos municípios portugueses. Em consequência da introdução da contabilidade patrimonial no seio da Contabilidade Pública, tornou-se imprescindível valorar todo o património das entidades públicas. Este trabalho visa analisar o justo valor enquanto critério de valoração e estudar a aplicação deste critério por parte dos Municípios portugueses (numa amostra de 97% da população) na valoração dos seus ativos fixos tangíveis. Os r. 2012. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/402.
  45. A valoração dos bens de domínio público: o caso dos municípios portugueses. Com a introdução da contabilidade patrimonial no seio da Contabilidade Pública em Portugal, as entidades públicas depararam-se com a actual problemática do reconhecimento e valoração dos seus activos, com especial destaque dos seus bens de domínio público (BDP). Este trabalho visa analisar os critérios de valoração dos BDP indicados nos normativos contabilísticos portugueses e estudar como os Muni. 2012. Rua, Susana; Buch Gómez, Enrique Juan. http://hdl.handle.net/11110/397.
  46. O custo histórico e o justo valor enquanto critérios de valoração dos ativos públicos: análise comparativa dos normativos portugueses e internacionais. A escolha e a aplicação de um critério de valoração dos activos, que garanta a fiabilidade e a relevância da informação, é uma das preocupações das entidades públicas e privadas. O custo histórico tem sido um dos critérios de valoração mais utilizados, se bem que o justo valor tem ganho cada vez mais importância. Conhecer as vantagens e desvantagens destes dois critérios de valoração ajudará a com. 2011. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/398.
  47. O custo histórico e o justo valor enquanto critérios de valoração dos ativos públicos: análise comparativa dos normativos portugueses e dos internacionais. A escolha e a aplicação de um critério de valoração dos activos, que garanta a fiabilidade e a relevância da informação, é uma das preocupações das entidades públicas e privadas. O custo histórico tem sido um dos critérios de valoração mais utilizados, se bem que o justo valor tem ganho cada vez mais importância. Conhecer as vantagens e desvantagens destes dois critérios de valoração ajudará a com. 2011. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/400.
  48. A problemática conceptual da contabilidade empresarial e pública – especial referência à valoração dos activos fixos tangíveis e das propriedades de investimento. A necessidade de comparabilidade da informação a nível internacional desencadeou os processos de harmonização da contabilidade, empresarial e pública, e a necessidade de criar uma base conceptual comum nos diferentes países. No âmbito empresarial, em Portugal, já se segue, com algumas adaptações, o descrito nas normas do IASB. Todavia, no âmbito público, neste mesmo país, os normativos nacionais a. 2011. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/399.
  49. O controverso reconhecimento dos activos públicos face à actual situação conceptual da contabilidade pública em Portugal e Espanha. Con la reforma de la contabilidad pública, numeradamente en Portugal y España, la contabilidad patrimonial ha ganado importancia en este sistema contable, siendo necesario definir la composición y el valor del patrimonio de cada entidad pública. La clasificación de los diferentes elementos patrimoniales, numeradamente los activos, se convirtió en una de las preocupaciones de estas entidades, siend. 2010. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/406.
  50. A estrutura conceptual da contabilidade empresarial e pública: panorama português e internacional. As entidades públicas e privadas Portuguesas têm-se deparado com o problema da aplicação consistente dos planos contabilísticos empresariais e públicos, devido às carências conceptuais existentes nesses planos. A aprovação de um novo Sistema de Normalização Contabilística (SNC) em Portugal vem colmatar essas carências, no âmbito empresarial, ao incluir uma estrutura conceptual para a Contabilidade. 2009. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/410.
  51. THE CONCEPT, RECOGNITION AND MEASUREMENT OF PUBLIC ASSETS: SPECIAL MENTION TO PORTUGAL. As a result of the Governmental Accounting reform in Portugal, and consequently the implementation of sectorial governmental accounting plans, the patrimonial accounting received importance in this accounting system, being needed to define the elements and the value of the patrimony of each public entity. The classification of the patrimonial elements as assets became one of the concerns of those. 2009. Rua, Susana Catarino. http://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/426.
  52. O conceito, o reconhecimento e a valoração dos activos públicos: especial menção a Portugal. Com a reforma da Contabilidade Pública em Portugal, e consequentemente a implementação de planos de contabilidade pública sectoriais, a contabilidade patrimonial ganhou importância neste sistema contabilístico, sendo necessário definir a composição e o valor do património de cada entidade pública. A classificação dos elementos patrimoniais como activos tornou-se uma das preocupações destas entidad. 2009. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/403.
  53. THE CONCEPT, RECOGNITION AND MEASUREMENT OF PUBLIC ASSETS: SPECIAL MENTION TO PORTUGAL. As a result of the Governmental Accounting reform in Portugal, and consequently the implementation of sectorial governmental accounting plans, the patrimonial accounting received importance in this accounting system, being needed to define the elements and the value of the patrimony of each public entity. The classification of the patrimonial elements as assets became one of the concerns of those. 2009. Rua, Susana Catarino. http://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/426.
  54. A estrutura conceptual da contabilidade empresarial e pública em Portugal e o seu enquadramento nos normativos internacionais. As entidades públicas e privadas, em Portugal, têm-se deparado com a problemática da aplicação consistente dos planos contabilísticos, nomeadamente do Plano Oficial de Contabilidade, e do Plano Oficial de Contabilidade Pública e restantes planos públicos sectoriais, em virtude das carências conceptuais existentes nesses planos. A aprovação de um novo Sistema de Normalização Contabilística (SNC) em. 2008. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/408.
  55. A valorização dos activos ao custo histórico e ao justo valor e o seu enquadramento nos normativos internacionais. As entidades públicas e privadas têm-se deparado com a problemática da escolha/aplicação de um critério ou base de valorização dos seus activos, capaz de garantir a fiabilidade e relevância da informação. O custo histórico tem sido indicado como base de valorização da maioria dos activos, apesar de algumas das suas desvantagens. Contudo, a mundialização/globalização da economia tem influenciado os. 2008. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/405.
  56. Problemática e composição da estrutura conceptual da contabilidade empresarial e pública: perspetiva portuguesa e internacional. As entidades públicas e privadas Portuguesas têm-se deparado com a problemática da aplicação consistente dos planos contabilísticos empresariais e públicos, devido às carências conceptuais existentes nesses planos. A aprovação de um novo Sistema de Normalização Contabilística (SNC) em Portugal vem colmatar essas carências, no âmbito empresarial, ao incluir uma estrutura conceptual para a Contabili. 2008. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/409.
  57. A valorização dos ativos ao custo histórico e ao justo valor e o seu enquadramento nos normativos internacionais. As entidades públicas e privadas têm-se deparado com a problemática da escolha/aplicação de um critério ou base de valorização dos seus activos, capaz de garantir a fiabilidade e relevância da informação. O custo histórico tem sido indicado como base de valorização da maioria dos activos, apesar de algumas das suas desvantagens. Contudo, a mundialização/globalização da economia tem influenciado os. 2007. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/411.
  58. Os princípios contabilísticos dos planos públicos: análise comparativa do POCP Português e do PGCP Espanhol. Princípios contabilísticos, pressupostos subjacentes ou hipóteses básicas são um dos elementos da estrutura conceptual cuja aplicação é indispensável para que a informação transmita uma imagem fiel da situação financeira, económica e orçamental da entidade pública. Tanto o POCP português como o PGCP espanhol seguiram de perto os princípios contabilísticos definidos nos planos empresariais, atenden. 2006. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/404.
  59. O conceito e o reconhecimento dos ativos públicos. Com a reforma da Contabilidade Pública em Portugal, e consequentemente a implementação de planos de contabilidade pública sectoriais, a contabilidade patrimonial ganhou importância neste sistema contabilístico, sendo necessário definir a composição e o valor do património de cada entidade pública. A classificação dos elementos patrimoniais como activos tornou-se uma das preocupações destas entidad. 2006. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/412.
  60. Os princípios contabilísticos dos planos públicos: análise comparativa do POCP Português e do PGCP Espanhol. Princípios contabilísticos, pressupostos subjacentes ou hipóteses básicas são um dos elementos da estrutura conceptual cuja aplicação é indispensável para que a informação transmita uma imagem fiel da situação financeira, económica e orçamental da entidade pública. Tanto o POCP português como o PGCP espanhol seguiram de perto os princípios contabilísticos definidos nos planos empresariais, atenden. 2006. Rua,Susana Catarino. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-99112006000100009.
  61. Os ativos na contabilidade pública: conceito e critérios de reconhecimento. Com a reforma da Contabilidade Pública em Portugal, e consequentemente a implementação de planos de contabilidade pública sectoriais, a contabilidade patrimonial ganhou importância neste sistema contabilístico, sendo necessário definir a composição e o valor do património de cada entidade pública. A classificação dos elementos patrimoniais como activos tornou-se uma das preocupações destas entidad. 2006. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/414.
  62. Os princípios contabilísticos dos planos públicos: análise comparativa do POCP Português e do PGCP Espanhol. Princípios contabilísticos, pressupostos subjacentes ou hipóteses básicas são um dos elementos da estrutura conceptual cuja aplicação é indispensável para que a informação transmita uma imagem fiel da situação financeira, económica e orçamental da entidade pública. Tanto o POCP português como o PGCP espanhol seguiram de perto os princípios contabilísticos definidos nos planos empresariais, atenden. 2006. Rua,Susana Catarino. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-99112006000100009.
  63. Os princípios contabilísticos públicos: análise comparativa do POCP português e do PGCP espanhol. Princípios contabilísticos, pressupostos subjacentes ou hipóteses básicas são um dos elementos da estrutura conceptual cuja aplicação é indispensável para que a informação transmita uma imagem fiel da situação financeira, económica e orçamental da entidade. Tanto o POCP como o PGCP seguiram de perto os princípios contabilísticos definidos nos planos empresariais, atendendo contudo às particularida. 2005. Rua, Susana. http://hdl.handle.net/11110/413.
Distinções

Prémio

1995 Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal