???global.info.a_carregar???
Frequenta o Doutoramento em História pela Universidade Autónoma de Lisboa desde 2019. É licenciada em Artes (2000) e Magister Scientiarum em Literatura comparada (2005) pela Faculdade de Humanidades e Educação da Universidade Central da Venezuela. Graduada na Escola de Música Lino Gallardo como cantora, em Caracas (2007). Tem sido professora associada da Escola de Artes da Universidade Central da Venezuela (UCV), do departamento de Estudos Estéticos. Nesta instituição prestou serviços como Coordenadora Académica e Coordenadora de Serviço Comunitário. Tem sido membro de diversas comissões na Faculdade de Humanidades da UCV, entre elas, do Comité Académico do Mestrado em Artes Plásticas Latino-americanas: História e Teoria, e do Comité Académico do Mestrado em Literatura Comparada, entre outras. Actua na área de Humanidades com ênfase em Artes, História Cultural, Estudos Culturais, Literatura Comparada e Música. A sua actividade de extensão se regista no âmbito musical, a través álbuns e eventos musicais que exploram a interculturalidade luso-venezuelana e o vínculo entre música e poesia portuguesas (especialmente a partir de Luís Vaz de Camões e Fernando Pessoa, mas também de Almeida-Garret e Ary dos Santos, entre outros), motivo pelo qual a Associação de Luso-descendentes da Venezuela conferiu-lhe a Medalha de Honra na divulgação da cultura portuguesa na Venezuela. As suas publicações incluem: um livro, dois artigos em revistas especializadas e três capítulos de livros, além de traduções académicas do português ao espanhol, diversos artigos de divulgação em jornais e páginas webs, e diversas gravações musicais. Também tem participado na organização de diversos eventos académicos. Tem orientado sete trabalhos de licenciatura e orienta actualmente uma dissertação de mestrado. Tem sido merecedora de dois prémios e três reconhecimentos, entre eles, a distinção Magna Cum Laude nos seus estudos de licenciatura, e um reconhecimento honorário pela excelência académica no mestrado.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Andrea Imaginario Bingre

Nomes de citação

  • Imaginario Bingre, Andrea

Identificadores de autor

Ciência ID
D516-A700-DB57
ORCID iD
0000-0001-9404-5098

Endereços de correio eletrónico

  • andreaimaginario@gmail.com (Pessoal)

Telefones

Telemóvel
  • 919235685 (Profissional)

Moradas

  • Rua de Santa Marta 56, Palácio Dos Condes Do Redondo, Universidade Autónoma de Lisboa, 1169-023, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano (Idioma materno)
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2023/03/13 - 2023/06/12
Concluído
Curso Avançado de Estudos sobre a América Latina (Outros)
Especialização em Estudos Internacionais
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
19
2019 - 2023
Em curso
História (Doutoramento)
Especialização em História da cultura e das artes
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
1997 - 2007/10/30
Concluído
Cantora (soprano) (Graduado)
Escuela de Música Lino Gallardo, Venezuela
2002 - 2005/12/13
Concluído
Literatura comparada (Magister)
Especialização em Literatura e outras artes
Universidad Central de Venezuela Facultad de Humanidades y Educación, Venezuela
"Visiones de la religiosidad popular: Auto da Compadecida de Ariano Suassuna y su adaptación fílmica. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
20
1995 - 2000/12/08
Concluído
Artes (Licenciatura)
Especialização em Promoção cultural
Universidad Central de Venezuela Facultad de Humanidades y Educación, Venezuela
"Ecos y reflejos de nuestra identidad: el problema de la identidad nacional en la política cultural del Estado venezolano (1961–1998)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2001/10/24 - 2021/04/08 Professor Associado (Docente Universitário) Universidad Central de Venezuela Facultad de Humanidades y Educación, Venezuela
Universidad Central de Venezuela Facultad de Humanidades y Educación, Venezuela

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008 - 2013 Coordenadora Académica Universidad Central de Venezuela, Facultad de Humanidades y Educación, Escuela de Artes, Venezuela
Universidad Central de Venezuela, Facultad de Humanidades y Educación, Escuela de Artes, Venezuela
2009 - 2012 Coordenadora de Serviço Comunitário Universidad Central de Venezuela - Escuela de Artes , Venezuela
1999/11/15 - 2002 Coordenadora da secção de Arte e Cultura Analitica.Com, Venezuela

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/06/18 - 2022/01/12 Gestora de conteúdos 7Graus, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2022 - 2024 História e representação da cultura portuguesa na Venezuela entre 1958 e 2013
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Autónoma de Lisboa Departamento de História Artes e Humanidades, Portugal
Universidade Autónoma de Lisboa Departamento de História Artes e Humanidades
Em curso

Projeto

Designação Financiadores
2009 - 2015 Pueblo Nuevo: promoção do uso criativo do espaço público
Sem referência
Orientador
Universidad Central de Venezuela - Escuela de Artes , Venezuela
Universidad Central de Venezuela - Escuela de Artes
Concluído
2008 - 2009 La música en los tiempos de El Cojo Ilustrado
Investigador
Consejo de Investigaciones Científicas y Humanísticas de la Universidad Central de Venezuela (CDCH-UCV), Venezuela
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em jornal
  1. Imaginario, Andrea. "Sem título", El Nacional, 2023, Papel Literario
  2. Imaginario, Andrea. "Saudades", El Nacional, 2023, Papel Literario
  3. Imaginario, Andrea. "Los tristes términos do diálogo", El Punto Medio, 2002
Artigo em revista
  1. Imaginario, Andrea. "Os imigrantes portugueses na Venezuela: políticas culturais e interculturalidade". Anuário Janus (2024):
    No prelo
  2. Imaginario, Andrea. "Visiones da religiosidad popular: Aproximación comparatística a la construcción de imaginarios religiosos entre la obra Auto da Compadecida de Suassuna y la adaptación fílmica de Guel Arraes". Escritos Año 15-III Especial (2003): 197-206.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Jacquinet, Maria Luísa; Imaginario, Andrea. "Ejemplaridad monástica y literatura apologética en el Siglo de las Luces en Portugal: las Cartas Directivas e Doutrinaes del Padre Manuel Velho.". In Mujeres y ejemplaridad pública en la historia. Espanha: Cátedra, 2024.
    No prelo
  2. Jacquinet, Maria Luísa. Autor correspondente: Jacquinet, Maria Luísa. "Tradução do texto: Religiosidad femenina y discurso eclesiástico en Portugal durante el Siglo de las Luces. Algunas notas". In Las mujeres en el discurso eclesiástico, 201-224. Espanha, 2022.
    Publicado • Tradutor
  3. Freitas, Duarte Manuel. "Tradução do texto: "Da importância dos Museus Regionais", de Vergílio Correia: Texto, Contexto(s) y Repercusiones". In Autores y Textos Museológicos en Español y Portugués, 33-42. Zaragoza, Espanha, 2022.
    Publicado • Tradutor
Livro
  1. Imaginario, Andrea. Visiones de la religiosidad popular: Auto da Compadecida de Ariano Suassuna y su adaptación fílmica. Caracas, Venezuela: Comisiónde Estudios de Postgrado de la Facultad de Humanidades y Educación de la Universidad Central de Venezuela. 2010.
    Publicado
Relatório
  1. Imaginario, Andrea. 2016. Memorias de una voz “Em Pessoa”: informe del proceso de conceptualización y producción del disco “Andrea Imaginario Em Pessoa”.
Tese / Dissertação
  1. "Ecos y reflejos de nuestra identidad: el problema da identidad nacional en la política cultural do Estado venezolano durante los años 1963-1998". Licenciatura, Universidad Central de Venezuela - Escuela de Artes, 2000.

Artística / Interpretação

Gravação áudio
  1. Imaginario, Andrea; Miguel Chacón (Produtor). 2017. "Saudades: tributo a Luis de Camões". In Saudades: tributo a Luis de Camões.
  2. Imaginario, Andrea; Miguel Chacón (Produtor). 2013. "Em Pessoa". In Em Pessoa.
  3. Imaginario, Andrea (D516-A700-DB57), cantora; Mariantonia Palacios, piano; Anthony Vivas, violino; Gabriela Jiménez, violoncello; Vera Linares, actriz; Yazel Parra, actriz; Abel García, actor; Alí Rodríguez, actor; Mariantonia Palacios, Departamento de Música de la Escuela de Artes (Produtor). 2009. "Romance, Campánulas, Los ojos de mi amor". In La música en los tiempos de El Cojo Ilustrado, Consejo de Investigaciones Científicas y Humanísticas.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/05/22 Portugal e Venezuela: relações de interculturalidade e políticas culturais Curso Avançado de Estudos sobre a América Latina
Universidade Autónoma de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/11/16 Interculturalidad y campo de producción cultural artístico: claves para comprender la historia de la cultura portuguesa en Venezuela durante la democracia XIII Jornadas de Investigación Humanística y Educativa
Universidad Central de Venezuela (Caracas, Venezuela)
2010/06/01 La palabra y la pintura: reflexiones en torno a Manual de pintura y caligrafía de José Saramago. Simposio “Filosofía, arte y cultura”. VII Congreso Nacional de Filosofía
Sociedad Venezolana de Filosofía (Caracas, Venezuela)
2009/11/27 La literatura cuenta las artes plásticas: relación entre artes plásticas y literatura en las novelas El pintor de batallas de Arturo Pérez-Reverte y Manual de caligrafía y pintura de José Saramago. X Jornadas de Investigação da Faculdade de Humanidades e Educação
Universidad Central de Venezuela (Caracas, Venezuela)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2016 - Atual Dámaso Ogaz y el origen de los conceptualismos en el arte venezolano.
Orientador
Artes plásticas latinoamericanas: teoría e historia (Mestrado)
Universidad Central de Venezuela - Comisión de Estudios de Postgrado de la Facultad de Humanidades y Educación, Venezuela
2017 - 2019 La Asociación de Origami de Venezuela: análisis de la gestión realizada por la AOV para la promoción y difusión del origami en Venezuela a través del estudio de la Convención de Origami efectuada del año 2008 al 2016.
Orientador
Artes - Universidad Central de Venezuela (Licenciatura/Bacharelato)
Universidad Central de Venezuela - Escuela de Artes , Venezuela
2016 - 2017 “Los dioses están hechos de las materias de las danzas”: análisis del seminario de la dramaturgia de las danzas de orixás de Augusto Omolú a partir de la dramaturgia del actor.
Orientador
Artes - Universidad Central de Venezuela (Licenciatura/Bacharelato)
Universidad Central de Venezuela - Escuela de Artes , Venezuela
2009 - 2011 Iconografía de Cristo en las pinturas murales de la iglesia de san Constantino y santa Helena: análisis artístico, teológico y litúrgico.
Orientador
Artes. Universidad Central de Venezuela (Licenciatura/Bacharelato)
Universidad Central de Venezuela - Escuela de Artes , Venezuela
2008 - 2009 De la literatura al cine: visiones de la representación sacerdotal en El crimen del padre Amaro.
Orientador
Idiomas modernos - Universidad Central de Venezuela (Licenciatura/Bacharelato)
Universidad Central de Venezuela - Escuela de Idiomas, Venezuela
2007 - 2009 Políticas culturales y participación: proyecciones y desafíos teóricos conceptuales del Estado Venezolano entre 1999 y 2006.
Orientador
Artes - Universidad Central de Venezuela (Licenciatura/Bacharelato)
Universidad Central de Venezuela - Escuela de Artes , Venezuela
2006 - 2007 Aproximación artística, teológica y litúrgica a los iconos de la Catedral San Jorge.
Orientador
Artes - Universidad Central de Venezuela (Licenciatura/Bacharelato)
Universidad Central de Venezuela - Escuela de Artes , Venezuela
2005 - 2006 El rock progresivo en Caracas como fenómeno cultural.
Orientador
Artes - Universidad Central de Venezuela (Licenciatura/Bacharelato)
Universidad Central de Venezuela- Escuela de Artes, Venezuela

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023 - 2023/10/18 Comissão organizadora da conferência-concerto "Sete Mulheres Compositoras Latinoamericanas: Histórias de Vida e Homenagem", oferecida pelo músico, compositor e locutor venezuelano Miguel Delgado Estévez e família, sob a coordenação geral do Departamento de História, Artes e Humanidades; a Cátedra de Estudos Luso-Brasileiros e a Cátedra de Estudos Ibero-americanos da UAL (2023/10/18)
Concerto (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2023 - 2023 Comissão organizadora do Colóquio Machado de Castro: Artista – Escritor (1731-1822), sob a direção do Prof. Doutor Miguel Figueira de Faria (2023/11/27 - 2023/11/28)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal

Academia Nacional de Belas Artes, Portugal
2023 - 2023 Participação na comissão organizadora do Seminário Internacional de Pós-Graduandos | Resistências e [In]Sucessos nos Impérios Ibéricos, Sécs. XVI-XIX (2023/09/28 - 2023/09/29)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades, Portugal

Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2010/06/01 - 2010/06/04 Coordenadora do simposio “Filosofía, arte y cultura”. VII Congreso Nacional de Filosofía. (2010/06/01 - 2010/06/01)
Simpósio (Outra)
Sociedad Venezolana de Filosofía, Venezuela

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2015 EL USO DE LA IMAGEN EN LAS PROCESIONES DE LA CARACAS DIECIOCHESCA
Arguente
Elisa Corsorelli García (Mestrado)
Universidad Central de Venezuela - Comisión de Estudios de Postgrado de la Facultad de Humanidades y Educación, Venezuela
2014 La idea de nación en la obra retratística de Juan Lovera.
Arguente
Raúl Álvarez Sierra (Outro)
Universidad Central de Venezuela - Escuela de Artes , Venezuela
2014 Propuesta de directorio de eventos y actividades musicales en el Distrito Capital a través de un medio virtual
Arguente
o Alejandra Bermúdez y Belkis Rasquin (Outro)
Universidad Central de Venezuela - Escuela de Artes , Venezuela
2013 La iconografía del diablo en la pintura venezolana del siglo XVIII
Arguente
Glenis de León (Outro)
Universidad Central de Venezuela - Escuela de Artes , Venezuela

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023 - 2023 Revisão científica do manuscrito (livro) "El Pensamiento Musical en Caracas. Desde principios del siglo XVIII hasta principios del siglo XX". Consejo de Desarrollo Científico y Humanístico de la Universidad Central de Venezuela (CDCH-UCV), Venezuela

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2011 - Atual Arte e cristianismo (Licenciatura) Universidad Central de Venezuela, Facultad de Humanidades y Educación, Escuela de Artes, Venezuela
2001/10/24 - Atual A Arte na História e os problemas da cultura. Artes (Licenciatura) Universidad Central de Venezuela Facultad de Humanidades y Educación, Venezuela
2015 - 2015 Taller de técnicas de investigación Artes - Universidad Central de Venezuela (Licenciatura) Universidad Central de Venezuela - Escuela de Artes , Venezuela
2013 - 2015 Lenguajes del arte Artes plásticas: historia y teoría (Mestrado) Universidad Central de Venezuela - Comisión de Estudios de Postgrado de la Facultad de Humanidades y Educación, Venezuela
2012 - 2012 Literatura y otras artes Literatura comparativa (Mestrado) Universidad Central de Venezuela - Comisión de Estudios de Postgrado de la Facultad de Humanidades y Educación, Venezuela

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2013 - 2014 Jesús, Señor de la Historia. Teologia

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2020/01/01 - Atual Centro de Investigação em Ciências Históricas Colaboradora

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2010 - 2021 Comité académico do Mestrado em Artes Plásticas: história e teoria. Planeamento curricular, avaliação de candidaturas e ensino no mestrado de Artes Plásticas Latinoamericanas.
Membro
Universidad Central de Venezuela - Comisión de Estudios de Postgrado de la Facultad de Humanidades y Educación, Venezuela

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2012 - 2012 Miradas (Museo Arturo Michelena). Registro y catalogación de artistas populares de La Pastora. Universidad Central de Venezuela- Escuela de Artes, Venezuela
2008 - 2011 Recate del patrimonio de la Ciudad Universitaria de Caracas. Asistencia permanente: Arq. Marisela Bruzual. 2008-2011. Universidad Central de Venezuela - Escuela de Artes , Venezuela
Distinções

Prémio

2023 IX Prêmio Ibermúsicas à criação de canções
Programa de Fomento das Músicas Iberoamericanas, IBERMÚSICAS, Portugal
2005 Prémio de excelência académica nos estudos de mestrado
Universidad Central de Venezuela, Venezuela
1999 1º lugar Concurso Nacional de Canto para Estudantes
Escuela de Música José Ángel Lamas, Venezuela

Outra distinção

2014 Medalha ao mérito por divulgar os valores da cultura portuguesa na Venezuela
ASOLUDEVEN: Associação dos Lusodescendentes na Venezuela , Venezuela
2000 Magna Cum Laude
Universidad Central de Venezuela, Venezuela