???global.info.a_carregar???
Paulo Cardoso. Concluiu o(a) Doutoramento em Doutoramento em Publicidade e Relações Públicas em 2003 pelo(a) Universidade Autónoma de Barcelona, Mestrado em Publicidade e Relações Públicas em 2000 pelo(a) Universidade Autónoma de Barcelona e Licenciatura em Engenharia Publicitária em 1995/07/30 pelo(a) Universidade Fernando Pessoa. É Professor Associado no(a) Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Professor Auxiliar no(a) Universidade Fernando Pessoa, Investigador no(a) Universidade Fernando Pessoa, Outra Situação (Docente Universitário) no(a) Universidade Fernando Pessoa, Professor Associado no(a) Universidade Fernando Pessoa e Professor Auxiliar no(a) Universidade Lusíada Porto. Publicou 46 artigos em revistas especializadas. Possui 6 capítulo(s) de livros e 1 livro(s). Organizou 10 evento(s). Participou em 14 evento(s). Orientou 1 tese(s) de doutoramento e coorientou 1. Orientou 20 dissertação(ões) de mestrado e coorientou 1. Orientou 55 trabalho(s) de conclusão de curso de licenciatura/bacharelato. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Economia e Gestão e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Comunicação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Marketing das cidades; Comunicação digital; Marcas; Ensino da Publicidade; Marketing de guerrilha; Identidade Corporativa; Moda; Vestuário; Jornalismo; Marketing de serviços; Meios publicitários; Valores; Necessidade de produtos únicos; Comunicação audiovisual; Estilos de vida; Marketing Farmacêutico; Análise de conteúdo; Marketing internacional; Método qualitativo; Consumo; Marketing Social; Apelos publicitários; Publicidade de Serviço Público; Metodologias de Investigação; Marketing infantil; Pesquisa de mercado; Marca do distribuidor; Liderança de opinião; Comunicação de Marketing; Ambiente; Promoções de vendas; Produtos alimentares; Envolvimento; Comunicação; Personalidade da marca; Agências de Publicidade; Jovens consumidores; Comportamento do consumidor; Marketing relacional; Publicidade; Valores dos consumidores; Marketing; Design; Comunicação Política; Comunicação Empresarial; Relações Públicas; Atitude face à publicidade; Profissionais da Publicidade; Comunicação visual; Marketing Industrial; Telecomunicações móveis; Consumo hedónico e utilitário; Marketing turístico; Posicionamento; Inovação; Ciências Humanas e Sociais; Comunicação online; Estratégia criativa publicitária; Saúde; Patrocínio; Internet; Planeamento estratégico publicitário; Marketing dos livros; Mensagem publicitária; Qualidade de Vida; List of Values; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Paulo Cardoso

Nomes de citação

  • Cardoso, Paulo José Ribeiro

Identificadores de autor

Ciência ID
D414-AB66-CB8F
ORCID iD
0000-0002-4643-8716

Websites

  • www.ufp.pt (Profissional)
  • http://www.por.ulusiada.pt/ (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2008 - 2008
Concluído
Avaliação contínua dos alunos universitários (Curso médio)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 - 2008
Concluído
A Utilização de Programas Informáticos na Análise de Dados Qualitativos (Curso médio)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
1998 - 2003
Concluído
Doutoramento em Publicidade e Relações Públicas (Doutoramento)
Universidade Autónoma de Barcelona, Espanha
"La gestión de la información y su importancia en la estrategia creativa desarrollada por las agencias de publicidad. Una perspectiva de los profesionales portugueses" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobressaliente Cum Laude
1998 - 2000
Concluído
Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade Autónoma de Barcelona, Espanha
"La importancia del análisis de la marca para la elaboración de la estrategia creativa publicitaria" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobressaliente
1990/10/01 - 1995/07/30
Concluído
Engenharia Publicitária (Licenciatura)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
"O papel da publicidade na estratégia de posicionamento do produto" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
Percurso profissional

Ciência

2019/09 - Atual Investigador (Investigação)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2007/09 - 2015/06 Investigador (Investigação)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2001/09 - 2007/09 Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Docência no Ensino Superior

2013/02 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2010/09 - Atual Professor Associado (Docente Universitário)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2003/09 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
1995/10/01 - Atual Professor Associado (Docente Universitário)
Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2011/06 - 2011/06 Professor Associado (Docente Universitário)
Universidad de Málaga, Espanha
2010/04 - 2011/06 Professor Auxiliar (Docente Universitário)
Universidade do Porto, Portugal
2010/09 - 2010/09 Professor Auxiliar (Docente Universitário)
Universidade de Vigo, Espanha
2003/09 - 2007/10 Professor Auxiliar (Docente Universitário)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
1996/09 - 2003/08 Assistente (Docente Universitário)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2003/05 - 2003/05 Professor Auxiliar (Docente Universitário)
Academy of Humanities and Economics, Polónia
2002/05 - 2002/06 Assistente (Docente Universitário)
Aristotle University em Thessaloniki, Grécia
1995/09 - 1996/08 Assistente Estagiário (Docente Universitário)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Cargos e Funções

2005/09 - 2007/08 Chefe de Departamento
Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Outros

2004/09 - Atual Outra Situação (Docente Universitário)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Cardoso, Paulo José Ribeiro; Pinto, Sara. "O que motiva os jovens a ir às compras? Uma análise das dimensões hedónica e utilitária do consumo". Trabalho apresentado em III Jornadas de Publicidade e Comunicação, Porto, 2008.
    Publicado
  2. Brochado, Samara; Cardoso, Paulo José Ribeiro. "A comunicação da marca na Internet: o envolvimento dos consumidores através dos Social Media". Trabalho apresentado em III Jornadas de Publicidade e Comunicação, Porto, 2008.
    Publicado
  3. Seoane, Jesus Pérez; Cardoso, Paulo José Ribeiro. "Atributos e valores utilizados para posicionar a las principales marcas de modas de diseñador.". Trabalho apresentado em III Jornadas de Publicidade e Comunicação, Porto, 2008.
    Publicado
  4. Cardoso, Paulo José Ribeiro; Fonseca, Manuel José. "Appeals and creative formats in Portuguese road safety advertising campaigns". Trabalho apresentado em International Conference of Research in Advertising (ICORIA), Lisboa, 2006.
    Publicado
  5. Seoane, Jesus Pérez; Gestal, Montserrat Vázquez; Cardoso, Paulo José Ribeiro. "Periodismo, publicidad, propaganda, relaciones publicas y otros modos de comunicación al alcance del sector textil-confección". Trabalho apresentado em II Jornadas Internacionais de Jornalismo, Porto, 2006.
    Publicado
  6. Afonso, Sónia; Cardoso, Paulo José Ribeiro. "A comunicação dos medicamentos sujeitos a receita médica junto dos prescritores. Breve abordagem dos suportes impressos como veículo de conteúdos informativos e persuasivos.". Trabalho apresentado em II Congresso Luso Brasileiro de Estudos Jornalísticos, IV Congresso Luso-Galego de Estudos Jornalísticos – “Jornalismo, Ciências e Saúde”, Porto, 2005.
    Publicado
  7. Ferreira, Judite; Cardoso, Paulo José Ribeiro. "Animação audiovisual e comunicação publicitária: uma visão processual na perspectiva dos profissionais envolvidos". Trabalho apresentado em IV SOPCOM - Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, Aceiro, 2005.
    Publicado
  8. Cardoso, Paulo José Ribeiro. "Os apelos racionais e emocionais na Publicidade – uma análise conceptua". Trabalho apresentado em III SOPCOM, VI LUSOCOM e II IBÉRICO, Covilhã, 2004.
    Publicado
  9. Cardoso, Paulo José Ribeiro. "O conteúdo publicitário dos semanários portugueses". Trabalho apresentado em I Congresso Luso-Brasileiro de Estudos Jornalísticos, Porto, 2003.
    Publicado
  10. Cardoso, Paulo José Ribeiro. "A aplicação de metodologias qualitativas e quantitativas no estudo do funcionamento das agências de publicidade". Trabalho apresentado em IX Jornadas da Associação Internacional de Jovens Investigadores em Comunicação, Porto, 2002.
    Publicado
  11. Cardoso, Paulo José Ribeiro. "A gestão da criatividade nas agências de publicidade e a sua importância na relação com o anunciante". Trabalho apresentado em I Congresso de Criatividade & Sociedade, Barcelona, 2001.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Cardoso, Paulo José Ribeiro. "O Processo de Consumo de E-Books: Enquadramento e Antecedentes da Intenção de Uso". Revista FSA (2018): http://dx.doi.org/10.12819/2018.15.4.2.
    10.12819/2018.15.4.2
  2. Simões, Elsa; Cardoso, Paulo José Ribeiro. "What makes an ad enjoyable? Analysing advertising appeals as viewed by Portuguese consumers.". Revista Mediterránea de Comunicación 3 2 (2012): 1-15. http://www.rmedcom.org/.
    Publicado
  3. Cardoso, Paulo José Ribeiro; Cardoso, António. "Adolescents' attitudes toward internet advertising". Revista Portuguesa de Marketing 14 27 (2012): 20-31.
    Publicado
  4. Cardoso, Paulo José Ribeiro; Fonseca, Manuel José. "Campanhas portuguesas de prevenção rodoviária: uma análise da sua influência". Verso e Reverso 26 62 (2012): 62-71.
    Publicado
  5. Cardoso, Paulo José Ribeiro ; Cardoso, Paulo José Ribeiro; Diniz, Alberto Ortiz. "A marca cidade avaliada pelos seus residentes: as dimensões do seu valor e a sua influência na satisfação". Caderno de Estudos Mediáticos 9 (2012): 15-28. https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/3491/3/15-28.pdf.
    Publicado
  6. Cardoso, Paulo José Ribeiro. "Campanhas portuguesas de prevenção rodoviária: uma análise da sua influência". Verso e Reverso 26 62 (2012): http://dx.doi.org/10.4013/ver.2012.26.62.01.
    10.4013/ver.2012.26.62.01
  7. Cardoso, Paulo José Ribeiro; van Schoor, Maria. "Campanhas de prevenção do cancro no contexto da Publicidade de Serviço Púbico: uma análise das mensagens e dos recursos criativos". Revista Mediterránea de comunicación 2 (2011): 1-14.
    Publicado
  8. Cardoso, Paulo José Ribeiro; Carreira, Tiago. "O consumo de televisão e a atitude face à publicidade no contexto da tecnologia DVR". Cadernos de Estudos Mediáticos 8 (2011): 75-88.
    Publicado
  9. Cardoso, Paulo José Ribeiro; Pereira, Francisco Costa; Veríssimo, Jorge; Correia, Rosário; Gonçalves, Gisela. "O perfil dos licenciados em Publicidade em Portugal. Uma perspectiva dos estudantes, dos professores e dos profissionais.". QUESTIONES PUBLICITARIAS 1 16 (2011): 1-23. http://www.maecei.es/ultimo.html.
    Publicado
  10. Cardoso, Paulo José Ribeiro; Freitas, Elsa Simões Lucas. "A utilização de tabus enquanto estratégia publicitária: uma análise do seu impacto e grau de aceitação em consumidores portugueses". Comunicação e Sociedade 19 (2011): 197-213.
    Publicado
  11. Cardoso, Paulo José Ribeiro; Hélder Oliveira. "O marketing dos alimentos funcionais: reflexões sobre o mercado e os consumidores". Biblioteca Online de Ciências da Comunicação 2010 (2010): 1-9. www.bocc.ubi.pt.
    Publicado
  12. Cardoso, Paulo José Ribeiro; Oliveira, Hélder. "Atitudes e hábitos de consumo de alimentos funcionais". Cadernos de Estudos Mediáticos 7 (2010): 83-94.
    Publicado
  13. Cardoso, Paulo José Ribeiro; Costa, Helda Sofia. "Valores individuais e sociais dos consumidores e a expressão do self através do vestuário". Revista da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) 17 2 (2010): 118-123.
    Publicado
  14. Cardoso, Paulo José Ribeiro; Gomes, Nelson; Simões, Elsa. "O papel da música nos anúncios publicitários publicitários de televisão: uso estratégico e impacto no consumidor". Comunicação, Mídia e Consumo 7 18 (2010): 11-35. http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/viewFile/243/186.
    Publicado
  15. Cardoso, Paulo José Ribeiro; Pinto, Sara. "Hedonic and Utilitarian shopping motivations among Portuguese young adult consumers". International Journal of Retail & Distribution Management 38 7 (2010): 538-558.
    Publicado
  16. Cardoso, Paulo José Ribeiro; Pinto, Sara. "Consumo hedónico e utilitário e atitude face à publicidade". Comunicação Pública - Revista multidisciplinar de comunicação 8 (2010): 99-117.
    Publicado
  17. Fonseca, Manuel José; Cardoso, Paulo José Ribeiro. "Recordação e atitudes dos condutores em face das campanhas publicitárias de prevenção rodoviária em Portugal – uma abordagem exploratória.". REMark – Revista Brasileira de Marketing 9 2 (2010): 7-19.
    Publicado
  18. Cardoso, Paulo José Ribeiro; Costa, Helda Sofia; Novais, Liliana Andreia. "Fashion consumer profiles in the Portuguese market: involvement, innovativeness, self-expression and impulsiveness as segmentation criteria". International Journal of Consumer Studies 34 6 (2010): 638-647. http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1470-6431.2010.00891.x/abstract.
    Publicado
  19. Cardoso, Paulo José Ribeiro; Bento, Sandra Isabel. "A avaliação da qualidade dos serviços em empresas organizadoras de feiras e exposições". Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais 7 (2010): 228-239.
    Publicado
  20. Cardoso, Paulo José Ribeiro; Vale, Sandra. "Avaliação de critérios de escolha alimentar - uma aplicação do Food Choice Questionnaire". Revista da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa 7 (2010): 62-72.
    Publicado
  21. Cardoso, Paulo José Ribeiro. "Fashion consumer profiles in the Portuguese market: involvement, innovativeness, self-expression and impulsiveness as segmentation criteria". International Journal of Consumer Studies 34 6 (2010): 638-647. http://dx.doi.org/10.1111/j.1470-6431.2010.00891.x.
    10.1111/j.1470-6431.2010.00891.x
  22. Cardoso, Paulo José Ribeiro. "Recordação e atitudes dos condutores em face das campanhas publicitárias de prevenção rodoviária em Portugal - uma abordagem exploratória". Revista Brasileira de Marketing 9 2 (2010): http://dx.doi.org/10.5585/remark.v9i2.2112.
    10.5585/remark.v9i2.2112
  23. Cardoso, P.R.; Pinto, S.C.. "Hedonic and utilitarian shopping motivations among Portuguese young adult consumers". International Journal of Retail and Distribution Management 38 7 (2010): 538-558. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77952708921&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/09590551011052124
  24. Cardoso, Paulo José Ribeiro. "O ensino da publicidade em Portugal - um estudo exploratório sobre a perspectiva dos estudantes, professores e profissionais". BOCC - Biblioteca Online de Ciências da Comunicação 2009 (2009): 1-15. http://www.bocc.ubi.pt/pag/cardoso-paulo-o-ensino-da-publicidade.pdf.
    Publicado
  25. Cardoso, Paulo José Ribeiro; Duarte, Sandrina. "As mascotes dos produtos alimentares dirigidos às crianças – uma perspectiva parental". Revista da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing Agost 2009 (2009): 94-97.
    Publicado
  26. Cardoso, Paulo José Ribeiro; Novais, Liliana Andreia; Costa, Helda Sofia. "Inovadores e seguidores: uma análise dos jovens consumidores de produtos de moda e vestuário". Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa 6 (2009): 50-58.
    Publicado
  27. Cardoso, Paulo José Ribeiro; Leite, Ricardo Alexandre. "Os jovens e o consumo de produtos de moda e vestuário: inovação, envolvimento, liderança de opinião e necessidade de produtos únicos". Cadernos de Estudos Mediáticos 6 (2008): 81-94.
    Publicado
  28. Cardoso, Paulo José Ribeiro; Costa, Helda Sofia. "Uma análise dos valores dos jovens consumidores portugueses: aplicação da escala List of Values (LOV)". Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa 5 (2008): 128-140. https://bdigital.ufp.pt/dspace/bitstream/10284/907/3/128-140.pdf.
    Publicado
  29. Cardoso, Paulo José Ribeiro. "Market Research and Advertising Strategy in Portuguese Agencies: Perspectives of Professionals". Journal of Promotion Management 13 3,4 (2007): 305-319.
    Publicado
  30. Cardoso, P.R.. "Market research and advertising strategy in Portuguese agencies: Perspectives of professionals". Journal of Promotion Management 13 3-4 (2007): 305-319. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-71549166703&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/10496490802307028
  31. Cardoso, Paulo José Ribeiro. "From Marketing Research to Communication Strategy: Account Planning in Portuguese Advertising Agencies". Journal of International Business and Entrepreneurship 12 1 (2006): 119-133.
    Publicado
  32. Carneiro, J. Nunes; Cardoso, Paulo José Ribeiro. "Fontes de informação e influência na compra de livros de ficção: a importância da comunicação no ponto de venda". Questiones Publicitarias 2 (2006): 81-94.
    Publicado
  33. Cardoso, Paulo José Ribeiro; Araújo, Simone Freitas. "Estratégias criativas utilizadas nos anúncios publicitários de televisão do Brasil e de Portugal". Comunicação Pública – Revista Multidisciplinar de Comunicação 2 (2006): 51-64.
    Publicado
  34. Almeida, Paula; Cardoso, Paulo José Ribeiro. "A atitude dos jovens portugueses face à publicidade televisiva: um estudo exploratório". Revista Portuguesa de Marketing 18 (2006): 23-28.
    Publicado
  35. Carneiro, J. Nunes; Cardoso, Paulo José Ribeiro. "O consumo de livros de ficção: contributos para uma pesquisa exploratória sobre o seu processo de compra". Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa 3 (2006): 125-133.
    Publicado
  36. Cardoso, Paulo José Ribeiro; Tavares, Marcos Alexandre. "Estilos de vida e comportamento de consumo – uma análise conceptual". Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa 2 (2005): 117-132.
    Publicado
  37. Cardoso, Paulo José Ribeiro; Tsourvakas, George; Santos, Jorge. "Information sources and clothing brands consumption in Mediterranean countries. A qualitative study of attitudes and behaviour of the Greek and Portuguese young consumers". BOCC - Biblioteca Online de Ciências da Comunicação 2005 (2005): 1-19. http://www.bocc.ubi.pt/pag/cardoso-tsourvakas-santos-information-sources.pdf.
    Publicado
  38. Cardoso, Paulo José Ribeiro. "A relação agência de publicidade / anunciante no contexto do planeamento e gestão de campanhas publicitárias". Cadernos de Estudos Mediáticos 3 (2004): 339-351.
    Publicado
  39. Cardoso, Paulo José Ribeiro. "Las relaciones internas en las agencias de publicidad y el desarrollo de campañas publicitarias: una perspectiva de los profesionales portugueses". EPTIC – Revista Electrónica Internacional de Economia política de las tecnologias de la Información y Comunicación 6 1 (2004): 1-15. http://www2.eptic.com.br/arquivos/Revistas/Vol.VI,n.1,2004/paulo.pdf.
    Publicado
  40. Medinas, Joana; Cardoso, Paulo José Ribeiro. "Recordação da publicidade de marcas de vestuário – um estudo exploratório junto dos jovens consumidores portugueses". Domus – Revista Cultural - Instituto Superior de Línguas e Administração 11/12 (2004): 225-234.
    Publicado
  41. Cardoso, Paulo José Ribeiro. "As Agências de Publicidade em Portugal e o perfil dos seus profissionais". Revista Portuguesa de Marketing 15 (2003): 39-48.
    Publicado
  42. Ferreira, Carla; Cardoso, Paulo José Ribeiro. "Uma abordagem qualitativa e quantitativa sobre a atitude dos estudantes universitários em relação à Publicidade". BOCC - Biblioteca Online de Ciências da Comunicação 2003 (2003): 1-20. http://www.bocc.ubi.pt/pag/cardoso-ferreira-abordagem-publicidade.pdf.
    Publicado
  43. Cardoso, Paulo José Ribeiro. "Um enquadramento conceptual do planeamento estratégico publicitário". BOCC - Biblioteca Online de Ciências da Comunicação 2003 (2003): 1-12. http://www.bocc.ubi.pt/pag/cardoso-paulo-Planeamento-publicitario.pdf.
    Publicado
  44. Cardoso, Paulo José Ribeiro. "Breve análise bilateral da comunicação publicitária". Idade da Imagem – Revista de Arte, Ciência e Cultura do IADE 2003 (2003): 54-55.
    Publicado
  45. Cardoso, Paulo José Ribeiro. "O elemento motivador no contexto da estratégia criativa publicitária – uma análise sistemática". Revista Portuguesa de Marketing 10 (2000): 63-70.
    Publicado
  46. Cardoso, Paulo José Ribeiro. "Filosofias e metodologias de agências de publicidade. Breve análise de quatro exemplos em Portugal". Revista da Universidade Fernando Pessoa 5 (2000): 171-185.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Cardoso, Paulo José Ribeiro. "Consumo hedónico e utilitário - motivações e comportamentos", Dinâmica Magazine - Revista Oficial da Associação Comercial e Industrial da Bairrada, 2009
Capítulo de livro
  1. Cardoso, Paulo José Ribeiro. "Comunicação, consumo e responsabilidade social". In Construir a Paz, Visões interdisciplinares e internacionais sobre Conhecimentos e Práticas, Vol. 3: Cidadania, Relações Internacionais, Comunicação e Responsabilidade Social, 185-185. Porto, Portugal: Edições Universidade Fernando Pessoa, 2013.
    Publicado
  2. Cardoso, Paulo José Ribeiro; Fonseca, Manuel José. "Paz na estrada: as campanhas publicitárias de prevenção rodoviária em Portugal e o seu impacto nos condutores". In Construir a Paz, Visões interdisciplinares e internacionais sobre Conhecimentos e Práticas, Vol. 3: Cidadania, Relações Internacionais, Comunicação e Responsabilidade Social, 197-202. Porto, Portugal: Edições Universidade Fernando Pessoa, 2013.
    Publicado
  3. Cardoso, Paulo José Ribeiro. "A criação: da ideia criativa à produção da campanha". In Publicitor – comunicação 360º online offline, 160-160. Lisboa, Portugal: D. Quixote, 2010.
    Publicado
  4. Cardoso, Paulo José Ribeiro; Fonseca, Manuel José. "Appeals and creative formats in Portuguese road safety advertising campaigns". In New Trends in Advertising Research, 391-399. Lisboa, Portugal: Edições Sílabo, 2008.
    Publicado
  5. Cardoso, Paulo José Ribeiro. "Motives, attitudes, and behaviour of portuguese young consumers toward Internet. An exploratory study". In Readings in information society, 119-132. Porto, Portugal: Edições Universidade Fernando Pessoa, 2004.
    Publicado
  6. Cardoso, Paulo José Ribeiro; Gaio, Sofia; Abreu, João. "Potencialidades das Cidades Digitais na Promoção do Turismo Urbano". In Cidades e Regiões Digitais: impacte nas cidades e nas pessoas, 63-81. Porto, Portugal: Edições Universidade Fernando Pessoa, 2003.
    Publicado
Edição de livro
  1. Cardoso, Paulo José Ribeiro; Cairrão, Álvaro; Galhardo, Andreia; Simões, Elsa; Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco; Tuna, Sandra. III Jornadas de Publicidade e Comunicação. Porto, Portugal: Edições Universidade Fernando Pessoa. 2008.
  2. Cardoso, Paulo José Ribeiro; Cairrão, Álvaro. Comunicação Online – Edição Especial dos Cadernos de Estudos Mediáticos. Porto, Portugal: Edições Universidade Fernando Pessoa. 2007.
  3. Cardoso, Paulo José Ribeiro; Gaio, Sofia; Seoane, Jesus Pérez. Jovens, Marcas e Estilos de Vida. Porto, Portugal: Edições Universidade Fernando Pessoa. 2006.
  4. Cardoso, Paulo José Ribeiro; Cairrão, Álvaro. Comunicação Política – Edição Especial dos Cadernos de Estudos Mediáticos. Porto, Portugal: Edições Universidade Fernando Pessoa. 2006.
  5. Cardoso, Paulo José Ribeiro; Gaio, Sofia. Publicidade e Comunicação Empresarial – Perspectivas e Contributos. Porto, Portugal: Edições Universidade Fernando Pessoa. 2003.
Livro
  1. Cardoso, Paulo José Ribeiro. Estratégia Criativa Publicitária – Fundamentos e Métodos. Porto, Portugal: Edições Universidade Fernando Pessoa. 2001.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Barros, Carla; Cardoso, Paulo José Ribeiro; Sacau, Ana. "Communication, Participation and Community – the use of internet among Portuguese adolescents". Trabalho apresentado em ICP Congress 2008: XXIX International Congress of Psychology, 2008.
  2. Cardoso, Paulo José Ribeiro; Cerqueira, Hilda. "Uma abordagem qualitativa das atitudes dos consumidores da Harley-Davidson nos Estados Unidos e em Portugal". Trabalho apresentado em 1ª Conferência Anual da Revista Portuguesa de Marketing, 2003.
Prefácio / Posfácio
  1. Cardoso, Paulo José Ribeiro. "A criação: da ideia criativa à produção da campanha". Lisboa, Portugal: Dom Quixote. 2010.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2014 Marcas, arquétipos e culturas: da estratégia à comunicação Seminário Marketing Across Cultures
Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. (Porto, Portugal)
2014 Influência dos meios publicitários nos consumidores de moda e vestuário VI Jornadas de Publicidade e Comunicação
Escola Superior de Comunicação Social – Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2014 Antecedents of green purchasing behavior among Portuguese consumers IS 2014 - Conference - Innovation for Sustainability
University Lusíada of Porto (Porto, Portugal)
2012 Os preconceitos e os estereótipos de género na publicidade – a perspetiva do recetor V Jornadas de Publicidade, Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional de Braga.
Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional de Braga (Braga, Portugal)
2012 A influência da comunicação de marketing e da publicidade nos consumidores de produtos de moda e vestuário V Jornadas de Publicidade, Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional de Braga.
Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional de Braga (Braga, Portugal)
2012 Como percecionamos a publicidade contemporânea? Uma análise da atitude dos jovens portugueses face às características e efeitos do fenómeno publicitário V Jornadas de Publicidade
Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional de Braga (Braga, Portugal)
2012 A comunicação integrada de marketing no contexto das campanhas de prevenção rodoviária em Portugal e a sua influência junto dos jovens condutores V Jornadas de Publicidade
Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional de Braga (Braga, Portugal)
2011 Adolescents’ attitudes toward internet advertising 6º Seminário de Marketing Infantil
Instituto Português de Admninistração de Marketing / Brandkey (Porto, Portugal)
2011 O papel das mascotes na comunicação das marcas II Jornadas Raúl Dória
Escola Profissional Raúl Dória (Porto, Portugal)
2011 Paz na estrada: as campanhas publicitárias de prevenção rodoviária em Portugal e o seu impacto nos condutores Congresso Internacional Construir a Paz
Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal)
2010 Identidade nacional e comunicação publicitária: França e a sua imagem de marca. IV Jornadas da Francofonia
Departamento de Estudos Franceses do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (Porto, Portugal)
2010 Violência na estrada - a percepção dos condutores face às campanhas de prevenção rodoviária XIII Jornadas de Comunicação
Grupo de Alunos de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho - GACCUM (Braga, Portugal)
2009 As marcas e os novos consumidores Dia do Marketing
Escola Profissional Raúl Dória - Porto (Porto, Portugal)
2009 La situación económica de Portugal: presente y futuro Curso en Alta Dirección y Gestión Empresarial
Faculdad de Ciencias Sociales y de la Comunicación - Universidade de Vigo (Faculdad de Ciencias Sociales y de la Comunicación - Universidade de Vigo, Espanha)
2009 O ensino superior da publicidade – a perspectiva dos docentes e dos profissionais em Portugal IV Jornadas de Publicidade 2009
Grupo de Trabalho de Publicidade e Comunicação da SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (Braga, Portugal)
2009 Agências de publicidade do Norte de Portugal - Evolução e tendências do mercado Foro Produto Gráfico: retos para o Século XXI
Axencia Galegadas Industrias Culturais - AGADIC (Vigo, Espanha)
2006 Uma análise das Acções de Comunicação Publicitária de Prevenção Rodoviária em Portugal – considerações sobre a sua eficácia Congresso Cidadania(s) – Congresso Internacional sobre Discursos e Práticas
(Porto, Portugal)
2006 Diagnóstico de la situación de las principales empresas gallegas del sector textil confección. El primer paso para el análisis de las estrategias de comunicación de aquéllas compañías que se mueven fuera de los circuitos de la Alta Costura VIII Foro Universitario de Investigación en comunicación: Comunicación Alternativa, Ciudadanía y Cultura
Universidad Carlos III, Madrid (Madrid, Espanha)
2006 Uma análise da publicidade de Portugal e Brasil: a presença humana nos anúncios publicitários de televisão XIII Jornadas Internacionales de Jóvenes Investigadores en Comunicación
Facultad de Comunicación de la Universidad San Jorge de Zaragoza (Zaragoza, Espanha)
2006 La imagen de las marcas de vestuario del Eje Atlántico entre los universitarios Luso-gallegos Congresso LUSOCOM 2006 – VII Congresso Internacional de Comunicación Lusófona
Facultad de Ciencias de la Comunicación, Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Espanha)
2006 O mercado publicitário e o ensino da publicidade em Portugal II Jornadas de Publicidade e Comunicação
GT de Publicidade e Comunicação - SOPCOM (Covilhã, Portugal)
2005 Revolution and re-evolution - Advertising in Portugal 4th Professional Conference of Tampere Advertising Week
Professional Conference of Tampere Advertising (Tampere, Finlândia)
2004 Publicidade de Serviço Público - uma abordagem exploratória à atitude dos seus destinatários II Encontros Luso-Galegos de Comunicación e Cultura / III Congreso Luso-Galego de Estudos Xornalísticos
Conselho da Cultura Galega, Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Espanha)
2003 A utilização da internet pelos jovens universitários – valores, atitudes e comportamento Workshop Sociedade da Informação – balanço e implicações
Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal)
2003 Estratégia Criativa Publicitária – o valor da criatividade na comunicação das marcas Estratégia Criativa Publicitária – o valor da criatividade na comunicação das marcas
Instituto Superior de Línguas e Administração de Vila Nova de Gaia. (Vila Nova de Gaia., Portugal)
2003 Planeamento Estratégico e Criatividade Publicitária Planeamento Estratégico e Criatividade Publicitária
Instituto Superior de Línguas e Administração de Vila Nova de Gaia (Vila Nova de Gaia, Portugal)
2002 O planeamento de campanhas publicitárias e a relação anunciante/agência Seminário O ABC do Marketing
Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (Porto, Portugal)
2001 Criatividade Estratégica na Comunicação Publicitária Jornadas de Marketing 2001
Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (Porto, Portugal)
2001 Eixos de Comunicação em Marketing Social Seminário Marketing de Causas Sociais
Associação Nacional de Jovens Empresários (Porto, Portugal)
2001 Estratégia publicitária e criatividade na comunicação das organizações não lucrativas Seminário Estratégias de Marketing para Organizações Não Lucrativas
Associação Nacional de Jovens Empresários (Porto, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2012 - Atual Marketing de guerrilha - uma estratégia publicitária de sobrevivência
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 - Atual Campanhas publicitárias de prevenção da obesidade infantil - uma análise de conteúdo
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2013 - 2013 Um estudo sobre a atitude dos jovens portugueses face à publicidade: o seu papel ao nível pessoal e os efeitos sociais e culturais
Orientador
Ciências da Comunicação - Marketing e Publicidade (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 - 2012 A publicidade de serviço público: a atitude dos indivíduos face a campanhas de educação para a saúde.
Orientador
Ciências da Comunicação - Marketing e Publicidade (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 - 2012 O branding como veículo estratégico na mudança: caso Sonae
Orientador
Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 - 2012 Avaliação da qualidade de serviços online - o caso da livraria online Vida Económica
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 - 2012 Os efeitos da crise económica na publicidade - uma visão sobre os departamentos criativos e os seu profissionais
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 - 2012 Online - Recriando as agências de publicidade para a era digital
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 - 2012 As campanhas de comunicação de marketing no âmbito da prevenção rodoviária portuguesa: um contributo para a análise da sua eficácia
Orientador
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 - 2012 Os meios publicitários: perceção dos consumidores e consequência da exposição à publicidade
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2012 - 2012 Contributos para uma segmentação do consumidor português de vinho com base nos critérios de escolha do produto
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2012 - 2012 Segmentação de lojas de retalho com clustering
Coorientador
Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2011 - 2011 Análise dos critérios de escolha no processo de compra de electrodomésticos
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2011 - 2011 Estágio na empresa Insia - Sistemas de informação
Orientador
Ciências da Comunicação - Marketing e Publicidade (Outra)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2011 - 2011 A marca do distribuidor e os comportamentos do consumidor: a influência do preço, da qualidade e das promoções nos hábitos de compra
Orientador
Ciências da Comunicação - Marketing e Publicidade (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2011 - 2011 Os formatos publicitários: enquadramento conceptual e perspectivas dos consumidores
Orientador
Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2011 - 2011 A comunicação das instituições de ensino superior na internet: a utilização dos sítios online para a divulgação de mestrados
Orientador
Ciências da Comunicação - Marketing e Publicidade (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2011 - 2011 Avaliação da cidade como marca na perspectiva dos visitantes e residentes: um estudo sobre a cidade do Porto
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2011 - 2011 Liderança e motivação em contexto organizacional - conceptualização teórica e estudo empírico numa equipa comercial
Orientador
Marketing (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 - 2010 Análise das atitudes e comportamentos dos jovens adultos face aos iogurtes: envolvimento, critérios de escolha e orientação para as marcas do distribuidor
Orientador
Ciências da Comunicação - Marketing e Publicidade (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 - 2010 Um estudo sobre a personalidade da marca do distribuidor no contexto da comunicação dos produtosa alimentares
Orientador
Ciências da Comunicação - Relações Públicas (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 - 2010 A utilização da animação stop-motion na publicidade.
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 - 2010 Campanhas publicitárias de prevenção do cancro: uma análise das mensagens e dos recursos criativos
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 - 2010 A avaliação da qualidade de serviços em organizadores de feiras
Orientador
Ciências da Comunicação - Marketing e Publicidade (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 - 2010 Análise da percepção dos utilizadores acerca das características de qualidade de Web Sites através do WebQual
Orientador
Marketing (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 - 2010 A consciência do preço e da qualidade e a compra impulsiva no contexto das promoções de vendas
Orientador
Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 - 2010 Critérios de escolha e factores de influência na compra de produtos alimentares
Orientador
Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 - 2010 O consumidor face às marcas do distribuidor: a percepção da qualidade, do preço e do design de embalagem.
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 - 2010 A identidade corporativa e o seu papel na construção da imagem da marca, um estudo sobre a marca Vista Alegre
Orientador
Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009 - 2009 A importância da marca no processo de tomada de decisão de compra industrial. O caso dos gases industriais em Portugal
Orientador
Ciências da Comunicação - Marketing e Comunicação Estratégica (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009 - 2009 A atitude dos consumidores face aos produtos alimentares de marca do distribuidor – o preço e a qualidade como critérios de avaliação
Orientador
Ciências da Comunicação - Marketing e Publicidade (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009 - 2009 Análise das atitudes e comportamento dos jovens face ao consumo de refrigerantes
Orientador
Ciências da Comunicação - Marketing e Publicidade (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009 - 2009 Estrategias de comunicación de la industria textil gallega. Análisis de las percepciones sectoriales en torno al uso de las politicas comunicativas y de marca por parte de las empresas de diseño de moda en el ámbito regional
Coorientador
Ciências da Comunicação - Publicidade (Doutoramento)
Universidade de Vigo, Espanha
2009 - 2009 Alimentação infantil no primeiro ano de vida: Hábitos de Consumo
Orientador
Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009 - 2009 Valores dos jovens consumidores e envolvimento com produtos de moda e vestuário
Orientador
Ciências da Comunicação - Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009 - 2009 As mascotes das marcas dirigidas às crianças – uma perspectiva parental
Orientador
Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009 - 2009 Atitudes e comportamentos dos jovens consumidores face às marcas de vestuário - Uma análise qualitativa
Orientador
Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 - 2008 O consumo de alimentos funcionais: atitudes e comportamentos
Orientador
Ciências da Comunicação - Marketing e Comunicação Estratégica (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 - 2008 A Comunicação da Marca e a Relação Estabelecida com os Consumidores Através da Internet
Orientador
Ciências da Comunicação - Marketing e Comunicação Estratégica (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 - 2008 Comunicação Publicitária de Prevenção Rodoviária em Portugal. Uma análise de acções de comunicação e considerações sobre a sua eficácia
Orientador
Ciências da Comunicação - Marketing e Comunicação Estratégica (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 - 2008 Impulsividade no consumo de produtos de moda e vestuário: uma análise dos jovens consumidores
Orientador
Ciências da Comunicação - Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 - 2008 Os jovens consumidores como líderes de opinião em produtos de moda e vestuário
Orientador
Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 - 2008 O papel da música nos anúncios de televisão e os seus efeitos na relação entre o consumidor e a publicidade
Orientador
Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 - 2008 Marketing Infantil – Case Study sobre o evento – “O meu primeiro festival"
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 - 2008 A perspectiva dos jovens consumidores face à utilização do humor na publicidade
Orientador
Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 - 2008 Motivação para ir às compras. Análise da dimensão hedónica e utilitária do consumo nos jovens adultos portugueses
Orientador
Ciências da Comunicação - Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 - 2008 Análise das atitudes e comportamentos dos jovens face aos produtos de moda e vestuário
Orientador
Ciências da Comunicação - Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 - 2008 Uma análise da atitude dos jovens face à Comunicação Publicitária – um estudo realizado na Área Metropolitana do Porto
Orientador
Ciências da Comunicação - Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 - 2008 A Metáfora Pictórica como recurso criativo na mensagem publicitária
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2007 - 2007 Marketing das Cidades – o caso do Município de Gouveia
Orientador
Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2006 - 2006 A comunicação das marcas de motos nos concessionários multimarca em Portugal
Orientador
Ciências da Comunicação - Marketing e Comunicação Estratégica (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2006 - 2006 A estratégia criativa nos anúncios de televisão – uma comparação entre a publicidade brasileira e portuguesa
Orientador
Ciências da Comunicação - Marketing e Comunicação Estratégica (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2006 - 2006 A comunicação das marcas de cerveja em Portugal: uma perspectiva da atitude e comportamento dos jovens consumidores
Orientador
Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2006 - 2006 Marcas de telecomunicações móveis de baixo custo no mercado português
Orientador
Marketing (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2006 - 2006 A atitude dos jovens portugueses face às marcas de vestuário portuguesas e galegas
Orientador
Ciências da Comunicação - Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2005 - 2005 O livro como espaço comunicacional. Uma análise da capa como factor de influência na compra de livros de ficção
Orientador
Ciências da Comunicação - Marketing e Comunicação Estratégica (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2005 - 2005 A atitude dos profissionais de saúde face às técnicas de comunicação usadas pela Indústria Farmacêutica
Orientador
Ciências da Comunicação - Marketing e Comunicação Estratégica (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2005 - 2005 Os estilos de vida como forma de segmentação dos consumidores – uma análise conceptual
Orientador
Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2005 - 2005 O relacionamento entre o anunciante e a agência de publicidade: uma perspectiva da realidade profissional
Orientador
Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2004 - 2004 Um estudo exploratório sobre a atitude dos indivíduos face à Publicidade de Serviço Público
Orientador
Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2004 - 2004 A perspectiva do consumidor face ao serviço das companhias de aviação. O caso da rota Lisboa-Maputo
Orientador
Ciências da Comunicação - Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2004 - 2004 A realização de um spot publicitário animado. A perspectiva dos profissionais da animação
Orientador
Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2004 - 2004 Do estudo qualitativo à estratégia promocional. O estudo de caso Cutty Sark
Orientador
Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2004 - 2004 A marca Harley Davidson e a sua relação com os consumidores. Uma análise qualitativa
Orientador
Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2003 - 2003 O processo de produção de um spot de televisão na perspectiva dos seus autores
Orientador
Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2003 - 2003 Uma análise da recordação da publicidade das marcas de vestuário junto dos jovens consumidores
Orientador
Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2003 - 2003 A importância do posicionamento na definição de uma estratégia de comunicação. O posicionamento dos espumantes Raposeira
Orientador
Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2003 - 2003 Uma reflexão sobre publicidade para um consumidor cada vez mais consciente
Orientador
Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2003 - 2003 Atitude face à Publicidade e a sua relação com os Meios de difusão publicitária
Orientador
Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2003 - 2003 Um estudo exploratório sobre a percepção dos jovens portugueses em relação à publicidade audiovisual
Orientador
Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2001 - 2001 Festivais europeus de criatividade publicitária – estruturas e algumas problemáticas
Orientador
Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2001 - 2001 As revistas de viagens, turismo e lazer como suporte publicitário
Orientador
Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2001 - 2001 A sensualidade como apelo publicitário nos anúncios de imprensa
Orientador
Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2001 - 2001 A importância do manual de identidade corporativa na actividade das Relações Públicas
Orientador
Relações Públicas (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2001 - 2001 Técnicas criativas aplicadas ao processo de criação publicitária
Orientador
Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2001 - 2001 A publicidade televisiva dirigida à criança
Orientador
Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2001 - 2001 História da publicidade em Portugal
Orientador
Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2000 - 2000 Publicidade na Internet – o formato banner
Orientador
Publicidade (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
1999 - 1999 O Papel do Relações Públicas na Organização de Eventos
Orientador
Relações Públicas (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2011 - 2011 1º Congresso Internacional Construír a Paz
Congresso (Outra)
2011 - 2011 1º Congresso Internacional Construir a Paz
Concerto (Outra)
2008 - 2008 III Jornadas de Publicidade e Comunicação
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
2005 - 2005 Workshop “Jovens, Marcas e Estilos de Vida"
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
2005 - 2005 A Criatividade na Comunicação Publicitária
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2004 - 2004 Workshop “Novas Tendências em Publicidade e Comunicação Empresarial”
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
2004 - 2004 Agências de publicidade em Portugal
Conferência (Coorganizador)
2003 - 2003 O E-Learning em Contexto de Ensino Superior
Seminário (Coorganizador)
2003 - 2003 Publicidade Exterior – as mensagens e os suportes no espaço público
Seminário (Coorganizador)
2001 - 2001 A Gestão da Criatividade nas Organizações
Conferência (Coorganizador)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2012 - 2012 1st International Conference on Business, Economics and Communication
Conferência
1st International Conference on Business, Economics and Communication
CIGEST - Centro de Investigação em Gestão, Portugal
2012 - 2012 V Jornadas da Publicidade
Congresso
V Jornadas da Publicidade
Grupo de Publicidade e Comunicação da SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, Portugal
2009 - 2009 Qualidade de Vida Ambiente e Saúde, perspectivas transdisciplinares
Congresso
Qualidade de Vida Ambiente e Saúde, perspectivas transdisciplinares
Centro de Estudos Culturais, da Linguagem e do Comportamento - Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009 - 2009 IV Jornadas Internacionais de Jornalismo – Os jovens e a revolução do Jornalismo
Congresso
IV Jornadas Internacionais de Jornalismo – Os jovens e a revolução do Jornalismo
Centro de Estudos Culturais, da Linguagem e do Comportamento - Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 - 2008 III Jornadas Internacionais de Jornalismo – Jornalismo e Democracia Representativa
Congresso
III Jornadas Internacionais de Jornalismo – Jornalismo e Democracia Representativa
Centro de Estudos Culturais, da Linguagem e do Comportamento - Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2007 - 2007 A influência das marcas no Público Infantil
Conferência
A influência das marcas no Público Infantil
Escola Profissional de Comércio Externo, Portugal
2006 - 2006 Jornadas Internacionais de Jornalismo – Horizontes do Jornalismo
Congresso
Jornadas Internacionais de Jornalismo – Horizontes do Jornalismo
Centro de Estudos de Comunicação - Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2005 - 2005 CUMULUS Lisbon 2005, Pride and Pre-Design - The Cultural Heritage and the Science of Design
Congresso
CUMULUS Lisbon 2005, Pride and Pre-Design - The Cultural Heritage and the Science of Design
Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing - IADE, Portugal
2005 - 2005 II Congresso Luso-Brasileiro de Estudos Jornalísticos, IV Congresso Luso-Galego de Estudos Jornalísticos – “Jornalismo, Ciências e Saúde”
Congresso
II Congresso Luso-Brasileiro de Estudos Jornalísticos, IV Congresso Luso-Galego de Estudos Jornalísticos – “Jornalismo, Ciências e Saúde”
Centro de Estudos de Comunicação - Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2003 - 2003 I Congresso Luso-Brasileiro de Estudos Jornalísticos
Congresso
I Congresso Luso-Brasileiro de Estudos Jornalísticos
Centro de Estudos de Comunicação - Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2003 - 2003 O Audiovisual Português e a Migração para o Digital
Conferência
O Audiovisual Português e a Migração para o Digital
OBERCOM – Observatório de Comunicação, Portugal
2000 - 2000 Criatividade, Felicidade e Sociedade Contemporânea
Seminário
Criatividade, Felicidade e Sociedade Contemporânea
Associação Educativa para o Desenvolvimento da Criatividade, Portugal
1996 - 1996 VII Congresso da APAP - Associação Portuguesa das Empresas de Publicidade e Comunicação
Congresso
VII Congresso da APAP - Associação Portuguesa das Empresas de Publicidade e Comunicação
APAP - Associação Portuguesa das Empresas de Publicidade e Comunicação, Portugal
1996 - 1996 7ª Encontro Nacional da APCE - Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa
Encontro
7ª Encontro Nacional da APCE - Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa
APCE - Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2013 La construcción de la marca país: el caso de Paraguay Maria Antónia Strauck Franco (Doutoramento)
Universidad de Málaga, Espanha
2012 Biological e o seu crescimento no Conceito de Sustentabilidade Ana Cristina Pereira Lourenço (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 A influência do género no padrão comunicacional: impacte na gestão de emoções e conflitos Sónia Cristina de Carvalho Ferreira (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 Influência do ambiente olfactivo na intenção de compra do consumidor Filipe José Freixinho Martinho (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 O Marketing das organizações sem fins lucrativos Isabel Câmara (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 O patrocínio desportivo e os Jogos Olímpicos Tânia Maia (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 Fidelização do cliente na banca Clarisse Maria Serra Henriques (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 O market research como base do investimento publicitário Diana Sobral Coutinho (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 Como comunicam as 100 maiores empresas portuguesas na rede social Facebook António Pedro Melo Rocha Bastos (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 Marketing internacional: vantagens na abertura ao mercado internacional Diogo Montes Pinto Milheiro da Mota (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 Comunicação de crise Ana Rita Souto Costa (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 Comunicação em meios digitais: desafios para a gestão de uma marca André Filipe Couto Machado (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 Internacionalização: intercultura empresarial Teresa de Jesus Faria da Fonseca Dourado (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 Exploração conceptual à área do motion graphics Ricardo Manuel Pinto Magalhães Ferreira da Silva (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 O profissional de Relações Públicas Daniela Pinto Guimbra (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2011 Videojogos e redes sociais, um olhar sobre a violência. Nuno Davide Paranhos Alves (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2011 A extensão e o valor da marca: o caso Super Bock Daniela Alexandra Teixeira Cardoso Pinto (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2011 O cinema de animação, das técnicas tradicionais às novas tecnologias: o panorama português Francisco Pamplona Barbosa (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2011 A comunicação de marketing no sector têxtil português - estudo de catálogos de moda nacionais e internacionais Sandrina Francisca Teixeira (Doutoramento)
Universidade de Vigo, Espanha
2011 La comunicación publicitaria en el sector de detergentes en España. Ariel, un referente obligado. María Luisa Pinar Selva (Doutoramento)
Universidad Complutense de Madrid, Espanha
2011 Relatório de Estágio na "Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa" Miguel Maria de Carvalho Nunes Teixeira Santos (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2011 Marketing nas Organizações Não Governamentais - o caso do Banco Alimentar Patrícia da Silva Gomes Ferreira (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2011 Marketing como método de prevenção criminal Bruno José Barbosa Coelho (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2011 Anúncios publicitários de produtos e iniciativas verdes: uma análise exploratória da comunicação e das atitudes dos consumidores Tânia Margarida Fernandes Ribeiro da Silva (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2011 Criatividade em Publicidade: o pensamento lateral como método gerador de ideias Sara Oliveira (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 O consumo de cosméticos na sociedade e o papel da publicidade Sofia Costa Nobre (Mestrado)
Escola Superior de Comunicação Social – Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2010 Os contos infantis como objecto da narrativa publicitária Ana Raquel Moura Pereira (Mestrado)
Escola Superior de Comunicação Social – Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2010 A publicidade impressa e a imagem do desporto José Eduardo Ribau Nunes (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 A Construção da Identidade Visual da Mulher Brasileira na Imprensa Portuguesa (2002-2006) Charlene Silva Dalbosco (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 História e evolução da publicidade Marco Manuel Silva (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 A importância da referenciação como elemento de marketing relacional Maria Alexandra Araújo Carvalho (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 Banca de relação - estratégias de marketing relacional do Banco Santander Totta Marta Santos Barreiros (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 Inovação e lançamento de um produto novo - Auditoria de Marketing Artur Jorge Ferreira Veloso (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 A importância de ser uma marca de paixão Ana Catarina Magalhães (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 Brand Equity numa perspectiva de Marketing - Estudo comparativo entre a Microsoft e a Apple - percepção dos consumidores Nuno Jorge Oliveira e Almeida (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 RECO / Fundação do Gil, parceria de sucesso? João Carlos Loureiro da Silva (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 Rituais de sedução na publicidade: a representação intertextual dos apelos à fantasia e ao erotismo Susana Cláudia Piedade Silva (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 O comportamento de compra do consumidor - o caso do consumidor de água no sistema multimunicipal de abastecimento da Águas do Douro e Paiva, S.A. Sandra Raquel de Azevedo Soares (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 Identidade. Valor. Poder. Marca. Susana Maria Cardoso da Silva Vieira (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 Produção e realização publicitária Jorge Figueiredo (Mestrado)
Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo , Portugal
2010 As relações públicas e a influência sobre os utilizadores das redes sociais na internet Joana Mourato (Mestrado)
Escola Superior de Comunicação Social – Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2010 As bandas como marcas que constroem os novcos mitos: o caso dos The Doors Sofia Cortez Fernandes (Mestrado)
Escola Superior de Comunicação Social – Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2009 Estrategias de comunicación de la industria textil gallega. Análisis de las percepciones sectoriales en torno al uso de las políticas comunicativas y de marca por parte de las empresas de diseño de moda en el ámbito regional Jesus Pérez Seoane (Doutoramento)
Universidade de Vigo, Espanha
2009 A credulidade da Publicidade Televisiva nas Crianças Márcia Raquel Moreira Augusto (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 Series de ficción de produción propia en Galiza. Inserción publicitaria e audiencias Sandra Martinez Costa (Doutoramento)
Universidade de Vigo, Espanha
2008 World wide web: uma nova - realidade social Paulo Jorge Falcão Alves (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 Municípios On-line. A rede como suporte a novas práticas de governação local Nicolau Ribeiro (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 O estatuto instrumental das feiras na estratégia das relações públicas Tatiana Baltazar Fazenda (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2008 A criação de uma marca para um novo conceito de restauração Rute Isabel Monteiro (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 A atitude dos adolescentes relativamente à inovação tecnológica, um estudo quantitativo António Pedro Amorim (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 As celebridades nos anúncios publicitários e a sua relação com as marcas – um olhar sobre a actualidade Ricardo José Santos (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 A comunicação de um filme Português – princípios básicos de uma estratégia de posicionamento Amílcar Manuel Gomes (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 O licenciamento na Gestão da Marca - Caso prático canal Panda Ana Luísa Bernardo (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 Mecanismos de influência da publicidade infantil como estímulo ao consumo Leonídia Carla Moreira (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 Valores materiais e jovens pré-universitários Ana Bárbara Tavares (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2007 O Universo da colagem. Da origem à arte moderna da primeira metade do século XX Armando Jorge Afonso (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2007 O poder do cartaz. A cultura gráfica contemporânea Raimundo José Tavares (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2007 A mensagem subliminar: estímulos visuais, auditivos e publicitários Filipa Alexandra Pereira (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2007 Imagem Empresarial - CESAE (estudo de caso) Susana Inês Rodrigues (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2007 O discurso no seio do marketing político Joaquim Fernando Oliveira (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2007 A influência dos anúncios publicitários televisivos sobre os pequenos consumidores: estudo empírico com crianças dos 8 aos 10 anos de idade Sónia Alexandra Teixeira (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2007 Comunicação dirigida ao target juvenil Sónia Alexandra Pereira (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2007 Publicidade por e-mail. Um estudo sobre os factores que influenciam a taxa de abertura das mensagens publicitárias e a sua aplicação prática ao estudo de caso Portugalmail Lina Madalena Silva (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2007 A atitude dos consumidores para com a marca do distribuidor: estudo empírico Paula Cristina Alves (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2007 O contributo do marketing social para as instituições particulares de solidariedade social Bernardete Maria Ferreira (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2007 O comportamento do consumidor: um estudo sobre o envolvimento automóvel Ricardo Emanuel Ramos (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2006 Um processo completo para a resposta rápida e personalizada na estamparia digital de grande formato; uma abordagem à publicidade exterior Francisco Morais Mesquita (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2006 O Marketing e a Obesidade Infantil: Análise do Discurso Publicitário Catarina Neves Rocha (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2006 As crianças e as promoções Laura Isabel Nogueira (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2006 Música e Televisão: relação emocional Maria Manuel Freitas (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2006 O peso da moda: relação e envolvimento das mulheres obesas com o vestuário Tatiana Andreia Costa (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2006 SMS’ês: Uma nova linguagem Daniela Neves Alves (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2005 Necessidade compulsiva de comprar – alguns aspectos comportamentais do indivíduo no Acto de Compra por Impulso Catarina Pereira (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2005 A criatividade vende? Maria José Leites (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2005 A influência do estado estético da preferência de um artefacto publicitário impresso Sandra Cristina Beato (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2005 As feiras: um instrumento de marketing para empresas industriais Albino Maia Ribeiro (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2005 Pesquisa de marketing: investigação analítica das vendas de automóveis de ocasião Olivier Jorge Fernandes (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2005 A embalagem e design gráfico como vendedores silenciosos: estudo da embalagem de bebidas energéticas Vanessa Machado Morais (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2005 O cartaz publicitário: uma abordagem crítica André Alexandre Lemos (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2004 A imagem da mulher na publicidade Cláudia Isabel Magalhães (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2004 Marketing para não-marketeers Pedro Miguel Silva (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2004 Impressão offset versus impressão digital. Estudo comparativo e quantitativo dos custos de produção João Barreto da Silva (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2004 As relações com os órgão de comunicação social Susana Maria Fraga (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2004 A Comunicação Institucional nas Organizações Paula Cristina Pinto (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2004 A importância da criatividade para a imagem de marca France Alice Grosjean (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2004 A Comunicação Institucional Elisa Ângela Costa (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2004 Planeamento e Organização da Feiras na Exponor Tânia Vilarinho Rodrigues (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2003 Patrocínio integrado no desporto automóvel Ana Maria Lisboa (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2003 A cor como elemento persuasivo da embalagem Manuela Rodrigues Pereira (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2003 A evolução do design gráfico da imprensa – o caso do Diário de Notícias – 1864 / 2000 Maria Teresa Lopes (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2003 Plano de comunicação para PME’s Sónia Chandracante Gokaldas (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2003 Observatórios de Publicidade em Portugal Elizabete Mesquita Magalhães (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2003 Publicidade e Causas Sociais Filipe António Melão (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2003 As imagens lenticulares: estudo de caso Red Bull Manuel Ferreira Trindade (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2003 O humor na publicidade António Miranda Oliveira (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2003 O cartaz outdoor ao serviço da comunicação política – uma abordagem sobre a propaganda política VS publicidade política Fernanda Isabel Carmo (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2003 Para uma compreensão da publicidade contemporânea – análise contextual e dinâmica do consumo Pedro Jorge Pinto (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2003 Gestão da qualidade em agências de publicidade - qualidade normalizada Pedro Adelino Faria (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2003 Comunicar com novas linguagens gráficas: Neville Brody Hugo Maurício Santos (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2003 Uma introdução ao papel do design gráfico na publicidade visual Sandra Marina Fernandes (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2003 Uma breve abordagem à divulgação do “Porto” na óptica da publicidade: o caso Ramos Pinto Rui Miguel Silva (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2002 A influência das crianças na decisão de compra familiar – um estudo experimental Carla Susana Sousa (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2002 A publicidade: encenação de uma relação com o Homem Luís Filipe Rodrigues (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2002 A comunicação turística nos cruzeiros do Douro Águeda Maria Almeida (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2002 A publicidade no franchising – estudo de caso Just 4 Kids Sara Cristina Magalhães (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2002 Ser anunciante: como seleccionar uma agência de publicidade Joana Filipa Fernandes (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2002 Internet – uma nova estratégia de comunicação Sónia Anabela Santos (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2002 A sedução sexual na publicidade Anabela Martins Pereira (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2002 A gestão da variável comunicação num sistema de franquia – o caso Throttleman / Boxer Shorts Ana Cristina Neves (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2001 O conceito de satisfação do consumidor no âmbito da estratégia de comunicação Manuel José Fonseca (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2001 Ecologia e Publicidade – análise de uma relação Paulo Sérgio Costa (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2001 A utilização da linguagem da B.D. na publicidade Emília do Carmo Barbosa (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2001 A cor na embalagem Carlota Isabel Leitão (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2001 As campanhas institucionais – o caso Bennetton Cristina Bivar de Azevedo (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2001 A qualidade e a certificação nas empresas Alexandra Ferreira Araújo (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2001 A imagem corporativa Martim Pedro Durão (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2001 As grandes marcas e a sua influência Marlene Leonor Fernandes (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2000 Associação Abraço: publicidade ao serviço da Comunidade Teresa Alexandra Barbosa (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
1998 Gestão de Imagem: o Relações Públicas como gestor de imagem João Paulo Rodrigues (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
1998 Processos de impressão como fase determinante na conclusão de projectos publicitários Ana Clara Sarmento (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
1998 Processos de impressão como fase determinante na conclusão de projectos publicitários Processos de impressão como fase determinante na conclusão d (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
1996 Imagem Institucional, factor decisivo para o êxito da empresa Paula Cristina Filipe (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2011/06/23 - Atual Revista Internacional de Relaciones Públicas
2008/06/01 - 2012/01/18 Cadernos de Estudos Mediáticos
2011/05/16 - 2011/06/02 Social Marketing Quarterly
2010/06/02 - 2010/07/02 Revista Verso e Reverso
2010/01/04 - 2010/02/25 Revista Mediterránea de Comunicación
2009/06/01 - 2009/06/30 Revista Portuguesa de Marketing Edições IPAM
2009/06/01 - 2009/06/30 International Journal of Retail and Distribution Management Emerald
2006/01/02 - 2009/06/30 Comunicação Pública - Revista Multidisciplinar de Comunicação Escola Superior de Comunicação Social
2005/01/03 - 2009/06/30 Questiones Publicitarias – Revista Internacional de Comunicación y Publicidad Grupo de Investigación en Métodos, Analisis, y Estrategias de la Comunicación Empresarial e Institucional - MAECEI
2005/01/03 - 2009/06/30 Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa Edições Universidade Fernando Pessoa

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2010 - Atual Provas de Aptidão Profissional Escola Profissional Raúl Dória, Portugal
2009 - Atual Provas de aptidão profissional Escola Profissional Raúl Dória, Portugal
2008 - Atual Provas de Aptidão Profissional Escola Profissional Raúl Dória, Portugal
2006 - Atual Provas de Aptidão Profissional Escola Profissional Bento de Jesus Caraça, Portugal
2005 - Atual Provas de Aptidão Profissional Escola Profissional Bento de Jesus Caraça, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2010/04 - Atual Gestão da Marca (Outros) Universidade do Porto, Portugal
2008/09 - Atual Pesquisa de Mercado (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2007/09 - Atual Metodologias de Investigação (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2007/09 - Atual Identidade Corporativa (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2006/09 - Atual Plano de Marketing e Publicidade (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2006/09 - Atual Agência de Publicidade (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2006/09 - Atual Marketing e Publicidade (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 - 2012 O estudo da Imagem publicitária, da análise de conteúdos ao impacto no consumidor - Escola de Verão da SOPCOM - Metodologias de Investigação em Ciências da Comunicação Especialização (Curso médio) SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, Portugal
2010/09 - 2010/09 Teorias acerca del diseño, la imagen y la creatividad (Outros) Universidade de Vigo, Espanha
2005/09 - 2007/07 Comportamento do Consumidor e Ética na Publicidade (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2000/09 - 2007/07 Publicidade, Mercadologia, Concorrência (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2004/01 - 2006/07 Banco de Imagens (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2004/01 - 2006/07 Plano de Marketing e Publicidade (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2004/01 - 2006/07 Agência de Publicidade (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2004/09 - 2005/07 Teoria e Análise do Comportamento do Consumidor (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2004/09 - 2005/07 Editoração e Criatividade I (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2004/09 - 2005/07 Editoração e Criatividade II (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2005 - 2005 Criatividade Publicitária - Curso de Marketing e Publicidade do Programa FORDESQ - Formação de Activos Qualificados Desempregados Especialização (Curso médio) Associação Empresarial de Portugal, EXPONOR, Portugal
2005 - 2005 Técnicas de Criatividade - Curso de Marketing e Publicidade do Programa FORDESQ - Formação de Activos Qualificados Desempregados Especialização (Curso médio) Associação Empresarial de Portugal, EXPONOR, Portugal
2003/09 - 2004/07 Engenharia da Comunicação Gráfica II (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2004 - 2004 Sistemas de Creatividad - Magister en Diseño Gráfico, Publicidad y Multimédia Especialização (Curso médio) INGAFOR – Instituto Galego de Formación, Espanha
2004 - 2004 Imagem, Comunicação e Promoção - Pós-Graduação em Marketing e Gestão Comercial Especialização (Curso médio) Instituto Superior de Gestão Bancária, Portugal
2002/09 - 2003/07 Seminário de Estágio (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
1999/09 - 2003/07 Planeamento e Gestão de Projectos Publicitários (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
1999/09 - 2003/07 Agência Experimental de Publicidade (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
1999/09 - 2003/07 Editoração e Criatividade I (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
1999/09 - 2003/07 Editoração e Criatividade II (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
1999/09 - 2003/07 Editoração e Criatividade III (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2003 - 2003 Aprender a criar - Curso de Especialização em Gestão da Informação e do Conhecimento Especialização (Curso médio) Idea Factory – serviços de apoio às empresas, Portugal
1996/09 - 2001/07 Teoria e História da Publicidade I (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
1996/09 - 2001/07 Teoria e História da Publicidade II (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2001 - 2001 Técnicas criativas aplicadas à formação Especialização (Curso médio) Associação Nacional de Jovens Empresários, Portugal
1999 - 1999 Comunicação Publicitária - Programa Avançado em Comunicação Empresarial Especialização (Curso médio) Associação Nacional de Jovens Empresários, Portugal
1998 - 1998 Promoções e Merchandising - Curso de Gestão Comercial para as PME’s Especialização (Curso médio) Associação Industrial da Região de Viseu, Portugal
1996/09 - 1997/07 Publicidade e Relações Públicas (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
1995/09 - 1996/07 Engenharia da Comunicação Gráfica (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
1995/09 - 1996/07 Publicidade e Propaganda (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2013/07 - Atual SOPCOM
2009/11 - Atual Grupo de Trabalho de Publicidade e Comunicação da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM)
2006/05 - Atual Grupo de Trabalho de Publicidade e Comunicação da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM)