???global.info.a_carregar???
Joana Freitas is a PhD candidate in Musicology at the Faculty of Social Sciences and Humanities of the NOVA University of Lisbon (NOVA FCSH) with a thesis entitled The quest for the cinematic and the epic: orchestral music as a new genre between video games and digital platforms (funded by a FCT PhD Scholarship (SFRH/BD/139120/2018)). She completed her master's degree with a dissertation titled «The music is the only thing you don't have to mod': the musical composition in modification files for video games» and is an integrated researcher of the Centre for the Study of the Sociology and Aesthetics of Music (CESEM). She's a member of the Research Clusters in Sound and Music in Digital and Audiovisual Media (CysMus), Gender and Music (NEGEM) and Sociology of Music (SociMus), all three integrated into the Group of Critical Theory and Communication (GTCC). Her main areas of interest are video game music, audiovisual media, digital culture and online communities, gender and sexuality, and she has published articles on the Journal of Sound and Music in Games, Contemporary Music Review, Sonic Scope, among others, as well as recently edited two volumes on YouTube and Music with Holly Rogers and João Porfírio.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Joana Freitas
Data de nascimento
1994/11/25

Nomes de citação

  • Freitas, Joana

Identificadores de autor

Ciência ID
D31C-1ECD-B558

Endereços de correio eletrónico

  • joanareisfreitas@fcsh.unl.pt (Profissional)

Moradas

  • Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical. Av. de Berna, 26 C, 1069-061, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
  • Humanidades - Artes - Estudos de Cinema, Rádio e Televisão

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2)
Alemão Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2017/09/17 - 2023
Em curso
Ciências Musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Em busca do cinemático e do épico: a música orquestral enquanto novo género musical entre os videojogos e as plataformas digitais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2022/01/17 - 2022/01/28
Concluído
Direito do Entretenimento e da Cultura - Aspetos legais relacionados às indústrias criativas | Cursos Livres de Ano Novo (Outros)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
N/A
2020/06/05 - 2021/05/21
Concluído
Comunicação de Cultura e Indústrias Criativas (Pós-Graduação)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
17
2020/02/10 - 2020/02/13
Concluído
Interview Methods and Data Analysis - Lisbon Winter School in Research Skills and Methods (Outros)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
N/A
2020/02/03 - 2020/02/06
Concluído
Ethnographic Methods - Lisbon Winter School in Research Skill and Methods (Outros)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
N/A
2017
Concluído
Ciências Musicais (Mestrado)
Especialização em Musicologia Histórica
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"“The music is the only thing you don’t have to mod”: the musical composition in modification files for videogames" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2015
Concluído
Ciências Musicais (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
2013/04
Concluído
Piano (Diploma de especialização)
Trinity College London, Reino Unido
17/20
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/09/01 - Atual Estagiário de Investigação (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2018/11/01 - 2022/12/31 Em busca do cinemático e do épico: a música orquestral enquanto novo género musical entre os videojogos e as plataformas digitais
SFRH/BD/139120/2018
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2017/01/10 - 2018/09/30 SociMus - GTCC
FCSH / CESEM / UID/EAT/00693/2013 / 2 BI Licenciado
Bolseiro de Investigação
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical
Concluído
2016/09/01 - 2017/08/31 SociMus - NEGEM
FCSH / CESEM / EAT/00693
Bolseiro de Investigação
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical
Concluído
2015/09/01 - 2016/08/31 SociMus - NEGEM
FCSH / CESEM / EAT/00693 / 1 BI Licenciado SOCIMUS/NEGEM
Bolseiro de Investigação
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 Research Centre for the Sociology and Aesthetics of Music
UID/EAT/00693/2019
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Freitas, Joana. "Music, interaction and cinematicability: between Bound and Abzû". Trabalho apresentado em 10th Conference on Videogame Sciences and Arts, Porto, 2018.
    Publicado
  2. Freitas, Joana. "It’s storytelling through music”: sobre concertos de música para videojogos e a promessa de uma experiência “imersiva". Trabalho apresentado em Videojogos 2017: Conferências das Ciências e Artes dos Videojogos, Lisboa, 2017.
    Publicado
  3. Freitas, Joana. "So medieval like, so gentle, so perfect: as categorias musicais da banda-sonora do videojogo The Elder Scrolls IV: Oblivion". Trabalho apresentado em Videojogos 2016 - Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos, Covilhã, 2016.
    Publicado
  4. Freitas, Joana. "Audio modding for immersion in TES”: co-criação, partilha e interacções na cibercomunidade na plataforma Nexus". Trabalho apresentado em III Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicológos, Sevilha, 2016.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Freitas, Joana. "'Science isn't about WHY. It's about WHY NOT': entre ciência e género na narrativa musical de Portal". Revista Portuguesa de Musicologia (2024):
    Aceite para publicação
  2. Freitas, Joana. "Music and the cinematic device in the uncanny (dis)comfort of Little Nightmares 2". Music, Sound, and the Moving Image (2024):
    Submetido
  3. Freitas, Joana. "«Make Classical Music Great Again»: Contemporary Music, Masculinity, and Virality in Memetic Media in Online Spaces". Contemporary Music Review (2022): 1-16. http://dx.doi.org/10.1080/07494467.2022.2087392.
    Publicado • 10.1080/07494467.2022.2087392
  4. Freitas, Joana. "A (Silent) Game of Words: Notes on Jeremy Soule's Accusations and the 'Elder Scrolls' Online Community". Journal of Sound and Music in Games 3 1 (2022): 50-59. http://dx.doi.org/10.1525/jsmg.2022.3.1.50.
    Publicado • 10.1525/jsmg.2022.3.1.50
  5. Freitas, Joana; Porfírio, João Francisco; Durand, Júlia. "Listen, Watch, Play and Relax: YouTube, Video Games and Library Music in Everyday Life During the Pandemic". Sonic Scope: New Approaches to Audiovisual Culture 3 (2021): http://dx.doi.org/10.21428/66f840a4.18b66567.
    Acesso aberto • Publicado • 10.21428/66f840a4.18b66567
  6. Freitas, Joana. "Kill the Orchestra: On Music, Mods, and Immersion in The Elder Scrolls on the Nexus Mods Platform". Journal of Sound and Music in Games 2 2 (2021): 22-41. http://dx.doi.org/10.1525/jsmg.2021.2.2.22.
    Publicado • 10.1525/jsmg.2021.2.2.22
  7. Freitas, Joana. "From epic fail to epic music: music, silence and failure on Dark Souls 3". Journal of Sound, Silence, Image and Technology 3 (2020): 55-74. http://jossit.tecnocampus.cat/index.php/jossit/article/view/24.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Freitas, Joana. "“So medieval like, so gentle, so perfect”: as categorias musicais da banda sonora do videojogo The Elder Scrolls IV: Oblivion". Revista de Ciências da Computação 12 Especial (2018): 65-80. https://journals.uab.pt/index.php/rcc/article/view/14.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Freitas, Joana. "Da Tecla ao Salto Alto: Sobre Música Clássica, Mulheres Intérpretes e Sexualidade na Internet". In Estudos de Género, Feministas e sobre as Mulheres: Reflexividade, Resistência e Ação, 197-210. Lisbon, Portugal: ISCSP - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, 2024.
    Publicado
  2. Freitas, Joana. "Uncanny Landscapes and Cosy Dungeons: from Sonic Spaces to Musical Narratives in Elden Ring and Dark Souls". In Music, Sound, and Identity in Video Games, editado por Lidia López Gómez. Reino Unido: Palgrave Macmillan, 2024.
    Aceite para publicação
  3. Freitas, Joana. ""Only people with good imagination usually listens to this kind of music": On the Convergence of Musical Tags, Video Games and YouTube in the Epic Genre". In Remediating Sound: Repeatable Culture, YouTube and Music, 145-165. Reino Unido: Bloomsbury Publishing, 2023.
    Publicado
  4. Freitas, Joana. "Kingdom Come: Deliverance. Narrativa boémia, espaços virtuais e a imersão musical do jogador". In Sonoridades fronteiriças: espaços, ecologias e mediações, 247-267. Brasil: Fafich/ Selo PPGCOM UFMG, 2023.
    Publicado
  5. Rogers, Holly; Freitas, Joana; João Francisco Porfírio. "Introduction: “I feel like I've heard it before”: The Musical Echoes of YouTube". In Remediating Sound: Repeatable Culture, YouTube and Music, 1-34. Estados Unidos: Bloomsbury Academic, 2023.
    Publicado
  6. Freitas, Joana; João Francisco Porfírio. "Foreword - ‘Like, Share and Subscribe’: Finding the Music in YouTube’s History". In YouTube and Music: Online Culture and Everyday Life, xiii-xxi. Estados Unidos: Bloomsbury Academic, 2023.
    Publicado
  7. Freitas, Joana. "Why did the music stop?: o uso de padrões musicais na construção do medo nos videojogos survival horror". In Música, Comunicação e Discursos. Famalicão, Portugal: Edições Húmus, 2022.
    No prelo
  8. Freitas, Joana. "«Meme is a New Music Genre»: On the Role of Production, Transformation and Circulation of Music in the Digital Culture of Internet Memes". In Music in the Disruptive Era, editado por David Hurwitz; Pedro Ordoñez Eslava, 199-218. Itália: Brepols, 2022.
    Publicado
  9. Freitas, Joana. "Music is Coming: a música como veículo de poder em personagens femininas na série televisiva Game of Thrones". In Música Género Sexualidades: Musical Trouble... After Butler, 153-180. Famalicão, Portugal: Edições Húmus, 2021.
    Publicado
  10. Freitas, Joana. "Áudio e imersão em Elder Scrolls: co -criação, partilha e interacções na cibercomunidade, no site Nexus Mods". In Log in, live on: música e cibercultura na era da Internet das coisas, 210-241. Lisboa, Portugal: Húmus, 2018.
    Publicado
  11. Freitas, Joana. "“Gender wars in videogames”: a representação de protagonistas femininas em videojogos". In Estudos de Género: Diversidade de Olhares num Mundo Global, 323-340. Lisbon, Portugal: ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, 2018.
    Publicado
Edição de livro
  1. Freitas, Joana. Musical Trouble: After Butler. Famalicão, Portugal: Edições Húmus. 2021.
    Publicado • Editor
  2. Freitas, Joana. Log in, live on: música e cibercultura na era da Internet das coisas. Lisboa, Portugal: Edições Húmus. 2018.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Rogers, Holly; Porfírio, João Francisco; Freitas, Joana. YouTube and Music: Online Culture and Everyday Life. Estados Unidos: Bloomsbury Academic. 2023.
    Publicado • Editor
  2. Rogers, Holly; Freitas, Joana; João Francisco Porfírio. Remediating Sound: Repeatable Culture, YouTube and Music. Estados Unidos: Bloomsbury Academic. 2023.
    Publicado • Editor
Resumo em conferência
  1. Freitas, Joana. "Entre fantasias, mitos e tabernas: música, medievalismos e realismo nas transmedialidades em Kingdom Come: Deliverance". Trabalho apresentado em ENIM 23 - XII Encontro de Investigação em Música, Mafra, 2023.
    Publicado
  2. Freitas, Joana. "Conversa em torno de Youtube and Music: Online Culture and Everyday Life (Bloomsbury, 2023)". Trabalho apresentado em XI MTCC - 11º Encontro "Música, Teoria Crítica e Comunicação", Lisbon, 2023.
    Publicado
  3. Freitas, Joana. "“Hey… Psst!”: the cinematic device in the audiovisual narrative of Little Nightmares 2". Trabalho apresentado em XIV International Symposium Music Creation in the Soundtrack, Salamanca, 2022.
    Publicado
  4. Freitas, Joana. "Music, uncanniness and the cinematic (dis)comfort in Little Nightmares 2". Trabalho apresentado em NACVGM 9 - 9th North American Conference on Video Game Music, Ruston, LA, 2022.
    Publicado
  5. Freitas, Joana. "Música, uncanniness e o (des)conforto cinemático em Little Nightmares 2". Trabalho apresentado em ENIM 20-21 | X Encontro de Investigação em Música, Coimbra, 2021.
    Publicado
  6. Freitas, Joana. ""Kingdom Come: Deliverance": narrativa boémia, espaços virtuais e a imersão (musical) do jogador". Trabalho apresentado em II CIPS -II Conferência Internacional de Pesquisa em Sonoridades, 2021.
    Publicado
  7. Freitas, Joana. "For Science. You monster”: (anti)feminismos, género e música dinâmica em Portal". Trabalho apresentado em 3º Simpósio do NEGEM: Música, género, política e sociedade, Lisbon, 2021.
    Publicado
  8. Freitas, Joana. "“Henry has come to see us!” - espaços virtuais e a imersão musical em Kingdom Come: Deliverance". Trabalho apresentado em VI Workshop do CysMus, Lisbon, 2021.
    Publicado
  9. Freitas, Joana. "«In the two hours I've listened to this I've become a man»: on the convergence of musical tags, videogames and Youtube in the 'epic genre'". Trabalho apresentado em Like, share and subscribe: Youtube, music and cyberculture before and after the new decade, Lisbon, 2020.
    Publicado
  10. Freitas, Joana. "Meme is a new music genre: on the role of production, transformation and circulation of music in the digital culture of internet memes". Trabalho apresentado em Music in the Disruptive Era: The Digital, the Internet and Beyond, Lucca, 2019.
    Publicado
  11. Freitas, Joana. "«...is it just me or did the music in the 2000's got more 'epic'?»: tendências e transformações do universo musical épico entre os videojogos e a internet¿". Trabalho apresentado em ENIM 2019 – IXI Conference on Musical Research, Lisboa, 2019.
    Publicado
  12. Freitas, Joana. "Da tecla ao salto alto: sobre música clássica, mulheres intérpretes e sexualidade na internet". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional do CIEG - Estudos de Género, Feministas e sobre as Mulheres: Reflexividade, resistência e ação, Lisboa, 2019.
    Publicado
  13. Freitas, Joana. "Entre o épico e o herói: negociações musicais entre os videojogos e a internet". Trabalho apresentado em IV Workshop do CysMus, Lisboa, 2019.
    Publicado
  14. Freitas, Joana. "Meme aside, it is still a great song: a música de videojogos na cultura digital dos memes da internet". Trabalho apresentado em VIII MTCC – 8.º Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação, Lisboa, 2019.
    Publicado
  15. Freitas, Joana. "«Meme aside, it is still a great song»: videogame music and its roles in the culture of internet memes". Trabalho apresentado em Ludo2019: 8th European Conference on Video Game Music and Sound, Leeds, 2019.
    Publicado
  16. Freitas, Joana. "Music, interaction and cinematicability: between Bound and Abzû". Trabalho apresentado em Videojogos18: 10th Conference on Videogame Sciences and Arts, Porto, 2018.
    Publicado
  17. Freitas, Joana. "Da tecla ao salto alto: sobre música clássica, mulheres intérpretes e sexualidade na internet". Trabalho apresentado em ENIM 2018 – VIII Conference on Musical Research, Porto, 2018.
    Publicado
  18. Freitas, Joana. "Sobre investigação e(m) música e narrativa em Virginia". Trabalho apresentado em III Workshop do CysMus, Lisboa, 2018.
    Publicado
  19. Freitas, Joana. "When audio and immersion (freely) collides: on sound and mods for The Elder Scrolls in the Nexus Mods platform". Trabalho apresentado em 10th Annual Conference IMS Study Group ‘Music and Media’ (MaM), Salamanca, 2018.
    Publicado
  20. Freitas, Joana. "Sobre música ("clássica") e sexualidade na internet: mulheres intérpretes em multiplataformas sociais". Trabalho apresentado em I Simpósio Música e Género: Desafios e problemas de investigação em género e musicologia no séc. XXI, Lisboa, 2018.
    Publicado
  21. Freitas, Joana. "When audio and immersion (freely) collides: on sound and mods for The Elder Scrolls in the Nexus Mods platform". Trabalho apresentado em Ludo2018: Seventh European Conference on Video Game Music and Sound, Lepizig, 2018.
    Publicado
  22. Freitas, Joana. "It’s storytelling through music”: sobre concertos de música para videojogos e a promessa de uma experiência “imersiva” e colaborativa”". Trabalho apresentado em Videojogos 2017: Conferências das Ciências e Artes dos Videojogos, Lisboa, 2017.
    Publicado
  23. Freitas, Joana. "Music is Coming: a música como veículo de poder em personagens femininas na série televisiva Game of Thrones". Trabalho apresentado em ENIM 2017 - VII Encontro de Investigação em Música, Braga, 2017.
    Publicado
  24. Freitas, Joana. "'It's storytelling through music'": on video game concerts and the promise of an immersive and collaborative experience". Trabalho apresentado em Ludo 2017: Sixth Easter Conference on Video Game Music and Sound, Bath, 2017.
    Publicado
  25. Freitas, Joana. "So medieval like, so gentle, so perfect: as categorias musicais da banda-sonora dos jogos Oblivion e Skyrim". Trabalho apresentado em VI ENIM: 6º Encontro de Investigação em Música, Aveiro, 2016.
    Publicado
  26. Freitas, Joana. "Audio modding for immersion in TES: co-criação, partilha e interacções na cibercomunidade na plataforma Nexus". Trabalho apresentado em Colóquio Log In, Live On: música e cibercultura na era da Internet of Things, Lisboa, 2016.
    Publicado
  27. Freitas, Joana. "Audio modding for immersion in TES: co-criação, partilha e interacções na cibercomunidade na plataforma Nexus". Trabalho apresentado em Colóquio Log In, Live On: música e cibercultura na era da Internet of Things, Lisboa, 2016.
    Publicado
  28. Freitas, Joana. "Audio modding for immersion in TES”: co-criação, partilha e interacções na cibercomunidade na plataforma Nexus". Trabalho apresentado em III Encontro Ibero-americano de Jovens Musicólogos, Sevilha, 2016.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Freitas, Joana. "Book review • More Than Illustrated Music: Aesthetics of Hybrid Media between Pop, Art, and Video". Revisão de More Than Illustrated Music: Aesthetics of Hybrid Media between Pop, Art, and Video (2024):
    Submetido
Tese / Dissertação
  1. Freitas, Joana dos Reis. ""The music is the only thing you don´t need to mod": a composição musical em ficheiros de modificação para videojogos". Mestrado, Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2017. http://hdl.handle.net/10362/25775.

Artística / Interpretação

Interpretação artística
  1. 2017. Coro Sine Nomine - Isto não é um happening: espectáculo músico-teatral de homenagem a Constança Capdeville. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, Lisboa, Portugal.
Interpretação musical
  1. Coro Sine Nomine - Ciclo Músicas do Acervo. 2017.
    Soprano
  2. Coro Sine Nomine - Concerto de Natal. 2016.
    Soprano
  3. Coro Sine Nomine - Concerto de Natal. 2016.
    Soprano
  4. Coro Sine Nomine - Colóquio Log In, Live On: música e cibercultura na era da Internet of Things. 2016.
    Soprano
  5. Coro Sine Nomine - Concerto de música portuguesa. 2016.
    Soprano
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/07 Uncanny landscapes and cosy dungeons: from sonic spaces to the musical narrative of Elden Ring and Dark Souls Ludo2024 - Thirteenth European Conference on Video Game Music and Sound
Universitat Autònoma de Barcelona (Barcelona, Espanha)
2024/01/05 Collaborative Research Experiences Music and Online Cultures Research Network Winter Workshop
University of Bristol (Bristol, Reino Unido)
2023/09/28 Entre fantasias, mitos e tabernas: música, medievalismos e realismo nas transmedialidades em Kingdom Come: Deliverance ENIM 23 - XII Encontro de Investigação em Música
2023/06 Cosy taverns and fantasy living: music, medievalisms and realities in today's transmedialities Music and the Internet
University of Chicago (Chicago, Estados Unidos)
2022/11/10 Entre musicking e roleplay: vídeos musicais de videojogos e a partilha de experiências online semi-reais ENIM 22 | XI Encontro de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (SPIM) (Aveiro, Portugal)
2022/09/23 Notas sobre as acusações do compositor Jeremy Soule, a sua recepção musical e a comunidade online de Elder Scrolls 4º Simpósio do NEGEM - Intersecções
Núcleo de Estudos em Género e Música (NEGEM) (Lisboa, Portugal)
2022/06/30 “Classical music isn’t dead”: da masculinidade à viralidade de memes musicais em plataformas online VII Workshop do CysMus
Núcleo de Estudos em Som e Música nos Media Digitais e Audiovisuais (CysMus) - CESEM / NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
2022/06/16 “Hey… Psst!”: the cinematic device in the audiovisual narrative of Little Nightmares 2 XIV International Symposium Music Creation in the Soundtrack
Facultad de Geografía e Historia - Universidad de Salamanca (Salamanca, Espanha)
2022/06/14 Entre o silêncio e a derrota: cruzamentos e fronteiras na música de Dark Souls III X MTCC – 10º Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação
Grupo de Teoria Crítica e Comunicação (GTCC) - CESEM / NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
2022/05/20 Musicking roleplay: on video game music videos and sharing half-real experiences online Internet musicking: popular music and online cultures
University College Cork (Irlanda)
2022/04/03 Music, uncanniness and the cinematic (dis)comfort in Little Nightmares 2 North American Conference on Video Game Music
Lousiana Tech University (Ruston, LA, Estados Unidos)
2022/03/03 Soundbyte #2 - "A (Silent) Game of Words: Notes on Jeremy Soule’s Accusations and the Elder Scrolls Online Community" (https://youtu.be/PrNY5pX65c4) Soundbytes
SSSMG - Society for the Study of Sound and Music in Games
2022/02/18 “Science isn't about WHY. It's about WHY NOT”: on science and gender in the musical narrative of Portal International Conference on The Impact of Video Games on Culture and Education
Centre for English, Translation, and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS) - NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
2021/11/11 Ver/ler/ouvir: entre a imagem e a música na construção do cinemático ENIM 20-21 | X Encontro de Investigação em Música,
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (SPIM) (Coimbra, Portugal)
2021/07/15 “Henry has come to see us!” - espaços virtuais e a imersão musical em Kingdom Come: Deliverance VI Workshop do CysMus
Núcleo de Estudos em Música e Cibercultura (CysMus) (Lisboa, Portugal)
2021/07/09 “For Science. You monster”: (anti)feminismos, género e música dinâmica em Portal 3º Simpósio do NEGEM: Música, género, política e sociedade
Núcleo de Estudos em Género e Música (NEGEM) (Lisboa, Portugal)
2021/06/17 “Science isn't about WHY. It's about WHY NOT”: entre ironia, ciência e género na narrativa musical de Portal IX MTCC – 9º Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação
Grupo de Teoria Crítica e Comunicação (GTCC) - CESEM / NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
2021/06/11 Kingdom Come: Deliverance – narrativa boémia, espaços virtuais e a imersão (musical) do jogador II CIPS - II Conferência Internacional de Pesquisa em Sonoridades
Grupo de Estudos em Imagens, Sonoridades e Tecnologias (Brasil)
2020/11/04 "Despite everything, it's still you": representações musicais de queerness e agência em Undertale II Encontro Internacional de Investigação de Estudantes em Música e Musicologia
Centre for the Study of Sociology and Aesthetics of Music - Universidade de Évora (Portugal)
2020/11/01 «In the two hours I’ve listened to this I’ve become a man»: on the convergence of musical tags, videogames and Youtube in the epic genre Like, share and subscribe: Youtube, music and cyberculture before and after the new decade
Centre for the Study of Sociology and Aesthetics of Music (CESEM) - NOVA FCSH (Lisbon, Portugal)
2020/06/30 The abnormal is her normal: representações e desafios musicais de queer e queerness em videojogos II Simpósio do NEGEM: Música, Género e Média
Núcleo de Estudos em Género e Música (NEGEM) (Lisboa, Portugal)
2020/06/25 "Covid and chill": diversidade (d)e respostas dos videojogos e dimensões musicais à pandemia COVID-19 V Workshop do CysMus
Núcleo de Estudos em Música e Cibercultura (CysMus) (Lisbon, Portugal)
2019/12/15 Meme is a new music genre: on the role of production, transformation and circulation of music in the digital culture of internet memes Music in the Disruptive Era: The Digital, the Internet and Beyond
Centro Studi Opera Omnia Luigi Boccherini (Lucca, Itália)
2019/11/15 "...is it just me or did the music in the 2000's got more 'epic'?": tendências e transformações do universo musical épico entre os videojogos e a internet ENIM 2019 - IX Conference on Musical Research
SPIM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Lisboa, Portugal)
2019/07/24 Da tecla ao salto alto: sobre música clássica, mulheres intérpretes e sexualidade na internet II Congresso Internacional do CIEG - Estudos de Género, Feministas e sobre as Mulheres: Reflexividade, resistência e ação
CIEG - Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (Lisboa, Portugal)
2019/06/19 Entre o épico e o herói: negociações musicais entre os videojogos e a internet IV Workshop do CysMus
Grupo de Estudos Avançados em Música e Cibercultura (CysMus) - CESEM (Lisboa, Portugal)
2019/06/07 Meme aside, it is still a great song: a música de videojogos na cultura digital dos memes da internet VIII MTCC – 8.º Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação
Grupo de Teoria Crítica e Comunicação (GTCC) - CESEM (Lisboa, Portugal)
2019/04/26 “Meme aside, it is still a great song”: videogame music and its roles in the culture of internet memes Ludo2019: 8th European Conference on Video Game Music and Sound
Ludomusicology - Videogame Music Research Group | Leeds Beckett University (Leeds, Reino Unido)
2018/11/21 Music, interaction and cinematicability: between Bound and Abzû Videojogos18: 10th Conference on Videogame Sciences and Arts
Sociedade Portuguesa das Ciências dos Videojogos (Porto, Portugal)
2018/11/09 Da tecla ao salto alto: sobre música clássica, mulheres intérpretes e sexualidade na internet ENIM 2018 – VIII Conference on Musical Research
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Porto, Portugal)
2018/06/27 Sobre investigação e(m) música e narrativa em Virginia III Workshop do CysMus
Grupo de Estudos Avançados em Música e Cibercultura (CysMus) - CESEM (Lisboa, Portugal)
2018/06/14 When audio and immersion (freely) collides: on sound and mods for The Elder Scrolls in the Nexus Mods platform 10th Annual Conference IMS Study Group ‘Music and Media’ (MaM)
Study Group 'Music and Media' of the International Musicological Society (Salamanca, Espanha)
2018/06/07 ’Entre música, interacção e ‘cinematicabilidade’: Bound e Abzû’ VII Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação
Grupo de Teoria Crítica e Comunicação (GTCC) - CESEM (Lisboa, Portugal)
2018/04/19 Sobre música ("clássica") e sexualidade na internet: mulheres intérpretes em multiplataformas sociais I Simpósio Música e Género: Desafios e problemas de investigação em género e musicologia no séc. XXI
NEGEM - Núcleo de Estudos de Género e Música (Lisboa, Portugal)
2018/04/15 When audio and immersion (freely) collides: on sound and mods for The Elder Scrolls in the Nexus Mods platform Ludo2018: Seventh European Conference on Video Game Music and Sound
Ludomusicology - Videogame Music Research Group (Leipzig, Alemanha)
2017/11/23 It’s storytelling through music”: sobre concertos de música para videojogos e a promessa de uma experiência “imersiva” e colaborativa Videojogos 2017: Conferências das Ciências e Artes dos Videojogos
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
2017/11/10 Music is Coming: a música como veículo de poder em personagens femininas na série televisiva Game of Thrones ENIM 2017 - VII Encontro de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (SPIM) (Minho, Portugal)
2017/06/29 No Time for Caution: entre Inception e Interstellar de Hans Zimmer VI Seminário ‘Música, Teoria Crítica e Comunicação’
Grupo de Teoria Crítica e Comunicação (GTCC) - CESEM (Lisboa, Portugal)
2017/06/28 Behind the Scenes: the making of video game music and sound II Workshop do CysMus
Grupo de Estudos Avançados em Música e Cibercultura (CysMus) - CESEM (Lisboa, Portugal)
2017/04/22 'It's storytelling through music'": on video game concerts and the promise of an immersive and collaborative experience Ludo 2017: Sixth Easter Conference on Video Game Music and Sound
Ludomusicology: Videogame Music Research Group (Bath, Reino Unido)
2016/11/24 So medieval like, so gentle, so perfect: as categorias musicais da banda-sonora do videojogo The Elder Scrolls IV: Oblivion Videojogos16: Conferência das Ciências e Artes dos Videojogos
Sociedade Portuguesa das Ciências dos Videojogos (SPCV) (Covilhã, Portugal)
2016/11/04 So medieval like, so gentle, so perfect: as categorias musicais da banda-sonora dos jogos Oblivion e Skyrim ENIM 2016 – VI Encontro de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (SPIM) (Aveiro, Portugal)
2016/10/08 Audio modding for immersion in TES: co-criação, partilha e interacções na cibercomunidade na plataforma Nexus Colóquio Log In, Live On: música e cibercultura na era da Internet of Things
Grupo de Estudos Avançados em Música e Cibercultura (CysMus) (Lisboa, Portugal)
2016/06/16 'Why did the music stop?': o uso de padrões musicais na construção do medo em jogos survival horror V Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação
GTCC - Grupo de Teoria Crítica e Comunicação do CESEM (Lisboa, Portugal)
2016/06/02 Estudos de género em meios audiovisuais interactivos: o(s) caso(s) dos videojogos Curso Livre 'Media e Género'
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
2016/05/25 'Gender wars in videogames': a representação de protagonistas femininas em videojogos I Congresso Internacional de Estudos de Género em debate: percursos, desafios e olhares interdisciplinares
CIEG - Instituto de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/05/21 'Why did the music stop?': o uso de padrões musicais na construção do medo em jogos survival horror Colóquio Interno de Música e Sociedade Representações e Identidades: a música como agente social
Departamento de Ciências Musicais da NOVA FCSH
2016/04/13 “Ludus interruptus de merritt kopas” Ciclo de Leitura NOVA Equality
NOVA Equality (Lisboa, Portugal)
2016/04/06 Case Study: Film Music vs Video-game Music: the case of Silent Hill de Zach Whalen (2004) Workshop do CysMus
CysMus - Grupo de Estudos Avançados em Música e Cibercultura (Lisboa, Portugal)
2016/03/10 Audio modding for immersion in TES: cybercommunities in the Nexus platform III Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicológos
Musicologia Criativa (Sevilha, Espanha)
2015/12/04 Gender wars in videogames: a representação de protagonistas femininas em videojogos Musical Trouble: After Butler…
Núcleo de Estudos em Género e Música (NEGEM) do CESEM - NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
2015/11/12 The game ain’t over ‘till the fat lady sings: sobre ópera e videojogos V ENIM: Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (SPIM) (Évora, Portugal)
2015/05/30 The game ain’t over ‘till the fat lady sings: sobre ópera e videojogos Música, media e comunicação: em direcção a uma cultura participativa?
CESEM - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015/05/21 Música e representações culturais nos videojogos: Tekken, Street Fighter e Mortal Kombat IV Seminário ‘Música, Teoria Crítica e Comunicação'
Grupo de Teoria Crítica e Comunicação (GTCC) do CESEM - NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
2015/02/14 Orquestras de videojogos: do formato digital para as performances ao vivo Pensar Sociologicamente as Vivências Musicais
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/07/15 - 2021/07/15 VI Workshop do CysMus (2021/07/15 - 2021/07/15)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2021/06/17 - 2021/06/19 IX MTCC – 9º Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação (2021/06/17 - 2021/07/19)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2020/10/01 - 2020/10/03 Like, share and subscribe: Youtube, music and cyberculture before and after the new decade (2020/10/01 - 2020/10/03)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2019/02/27 - 2020/02/27 Ciclo de cinema '5ªs-metragens: o regresso' (2019/02/27 - 2020/02/27)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2019/06/19 - 2019/06/19 IV Workshop do CysMus (2019/06/19 - 2019/06/19)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019/06/07 - 2019/06/08 VIII MTCC – 8.º Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação (2019/06/07 - 2019/06/08)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2019/05/16 - 2019/05/18 II NEMI Meeting - Periodical press as a source in Musicology (2019/05/16 - 2019/05/18)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2018/11/08 - 2018/11/10 ENIM 2018 – VIII Conference on Musical Research (2018/11/08 - 2018/11/10)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018/05/30 - 2018/07/19 VII Seminário 'Música, Teoria Crítica e Comunicação' (2018/05/30 - 2018/07/19)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018/06/27 - 2018/06/27 III Workshop do CysMus (2018/06/27 - 2018/06/27)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017/11/13 - 2018/05/21 Ciclo de Workshops do GTCC (2017/11/13 - 2018/05/21)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017/10/13 - 2018/05/21 Ciclo de Workshops do GTCC (2017/10/13 - 2018/05/21)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2017/10/30 - 2018/05/03 Ciclo de Cinema '5ªs-metragens' (2017/10/30 - 2018/05/03)
Exposição (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018/04/19 - 2018/04/19 I Simpósio Música e Género: Desafios e problemas de investigação em género e musicologia no séc. XXI (2018/04/19 - 2018/04/19)
Simpósio (Membro da Comissão Científica)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017/11/09 - 2017/11/11 ENIM 2017 - VII Encontro de Investigação em Música (2017/11/09 - 2017/11/11)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (SPIM), Portugal

Universidade do Minho, Portugal
2017/06/28 - 2017/06/28 II Workshop do CysMus (2017/06/28 - 2017/06/28)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017/06/02 - 2017/06/02 III Simpósio do CESEM (2017/06/02 - 2017/06/02)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2017/05/18 - 2017/05/19 “I Am Not There”: International Conference on Bob Dylan (2017/05/18 - 2017/05/19)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2016/11/03 - 2016/11/05 ENIM 2016 - VI Encontro de Investigação em Música (2016/11/03 - 2016/11/05)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (SPIM), Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
2016/10/07 - 2016/10/08 Log In, Live On: música e cibercultura na era da Internet of Things (2016/10/07 - 2016/10/08)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016/04/28 - 2016/06/14 V Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação (2016/04/28 - 2016/06/14)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016/05/21 - 2016/05/23 Colóquio Interno de Música e Sociedade 'Representações e Identidades: a música como agente social' (2016/05/21 - 2016/05/23)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016/04/06 - 2016/04/06 I Workshop do CysMus (2016/04/06 - 2016/04/06)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015/12/04 - 2015/12/05 Musical Trouble: After Butler… (2015/12/04 - 2015/12/05)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2015/11/12 - 2015/11/14 V ENIM: Encontro Nacional de Investigação em Música (2015/11/12 - 2015/11/14)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (SPIM), Portugal
2015/05/21 - 2015/07/16 IV Seminário ‘Música, Teoria Crítica e Comunicação’ (2015/05/21 - 2015/07/16)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2015/05/30 - 2015/05/30 Música, media e comunicação: em direcção a uma cultura participativa? (2015/05/30 - 2015/05/30)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015/03/06 - 2015/03/07 Intertextuality in Music since 1900 (2015/03/06 - 2015/03/07)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2015/02/14 - 2015/02/14 Pensar Sociologicamente as Vivências Musicais (2015/02/14 - 2015/02/14)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014/11/21 - 2014/11/22 IV ENIM: Encontro Nacional de Investigação em Música (2014/11/21 - 2014/11/22)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (SPIM), Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/11/19 - 2023/11/19 Ciclo de Conferências Theia: Novas publicações sobre Música e Género
Festival
Festival Theia
Centro Cultural Malaposta, Portugal
2023/06/28 - 2023/06/28 Music and Online Cultures Research Network Summer Symposium
Simpósio
Music and Online Cultures Research Network Summer Symposium
Salford College of Technology, Reino Unido
2023/06/16 - 2023/06/16 Conversa em torno de Youtube and Music: Online Culture and Everyday Life (Bloomsbury, 2023)
Seminário
XI MTCC - 11º Encontro "Música, Teoria Crítica e Comunicação"
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2022/12/14 - 2022/12/14 WikiMaratona José Mário Branco
Oficina (workshop)
WikiMaratona José Mário Branco
Wikimedia Portugal, Portugal
2019/10/13 - 2019/10/13 Música para Jogos
Mesa-redonda
Fórum Fantástico 2019
Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, Portugal
2019/09/27 - 2019/09/27 Repensar o Património iMaterial: música, cidade e internet
Exposição
Noite Europeia dos Investigadores: Ciência na Cidade
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade de Lisboa Museu Nacional de História Natural, Portugal
2018/09/28 - 2018/09/28 Música e(m) média no quotidiano: culturas digitais na sociedade em rede
Exposição
Noite Europeia dos Investigadores: Ciência na Cidade
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018/05/12 - 2018/05/12 Entre Wagner, Shore e Internet: música no imaginário fantástico-medieval online através dos videojogos
Oficina (workshop)
ma conversa sobre Música e Internet: convergências e paradoxos numa paisagem em transformação
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2018/03/16 - 2018/03/16 Introdução à música de videojogos
Oficina (workshop)
Ciclo de Workshops do GTCC
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016/11/07 - 2016/11/08 Transmedia storytelling: o caso de Game of Thrones
Mesa-redonda
Log In, Live On: música e cibercultura na era da Internet of Things
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/05/23 - 2023/05/23 Seminário «Press Start: Teoria e método para o estudo da música e do som nos videojogos» a convite na unidade curricular Tendências Recentes da Etnomusicologia leccionada pelo Prof. Dr. Marco Roque de Freitas Ciências Musicais (Mestrado integrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2018/10/31 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos Member
2018/04/04 - Atual Associação dos Bolseiros de Investigação Científica Member
2015/01/01 - Atual Sociedade Portuguesa de Investigação em Música Member

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023/01/05 - Atual Music and Online Cultures Research Network
Coordenador
University of Bristol Department of Music, Reino Unido

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/02/02 - 2033/02/02 Provas de Aptidão Profissional - Curso Técnico de Multimédia Escola Profissional Val do Rio de Oeiras, Portugal
2024/02/01 - 2024/02/01 Provas de Aptidão Profissional - Curso Técnico de Multimédia Escola Profissional Val do Rio de Oeiras, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023/05/27 - 2023/06/26 Journal of Sound and Music in Games (2578-3432) University of California Press
2022/09/19 - 2022/10/19 Journal of Sound and Music in Games (2578-3432) University of California Press
2020/04/28 - 2020/05/28 Journal of Sound and Music in Games (2578-3432) University of California Press
Distinções

Prémio

2020 Joaquim de Vasconcelos
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (SPIM), Portugal