???global.info.a_carregar???
Alexandra Carvalho é licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social do Porto. Em 2020, terminou o Curso de Especialização em Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão. Participou, como Bolseira de Investigação, em 5 projetos de investigação, 3 dos quais internacionais, desenvolvidos no Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Publicou 4 artigos em revistas especializadas, 3 capítulos de livro e é coautora de 5 livros. Desde 2022, colabora com o Centro de Psicologia da Universidade do Porto como assistente técnica.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Alexandra Maria Alves Rodrigues de Carvalho

Nomes de citação

  • Carvalho, Alexandra
  • Carvalho, Alexandra Rodrigues

Identificadores de autor

Ciência ID
D310-C63B-FC01
ORCID iD
0000-0003-0375-1873

Endereços de correio eletrónico

  • alexandralvesc@gmail.com (Pessoal)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2021/09/23 - 2022/06/30
Frequentou
Programa Doutoral em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019/09/01 - 2020/11/27
Concluído
Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão Social (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Instituto Superior de Serviço Social do Porto, Portugal
18
1998/09/01 - 2004/09/09
Concluído
Licenciatura em Serviço Social (Licenciatura)
Instituto Superior de Serviço Social do Porto, Portugal
"Rumo à consolidação de um espaço associativo como passaporte para a integração social [Relatório de Estágio, não publicado]. 134p." (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/11/01 - 2021/10/31 EduTransfer - Aprender através de diversos contextos educativos: Transferibilidade de práticas promissoras no quadro do Horizonte 2020
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018/02/01 - 2019/08/01 THRIECE-Teaching for Holistic, Relational and Inclusive Early Childhood Education
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Erasmus Plus
Concluído
2018/02/01 - 2019/08/01 STALWARTS-Sustaining Teachers and Learners With the Arts: Relational Health in European Schools
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Erasmus Plus
Concluído
2016/10/01 - 2017/11/01 LINK - Learning in a New Key: Engaging Vulnerable Young People in School Education
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Erasmus Plus
Concluído
2012/04/01 - 2012/12/31 Projeto Raízes, área Comunidade, Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura
QREN
Bolseiro de Investigação
Instituto Paulo Freire de Portugal, Portugal
Concluído
2010/03/01 - 2012/02/01 Literacia para a Igualdade de Género e Qualidade de Vida: Lideranças Partilhadas
Desenvolvimento técnico
Fundação Cuidar O Futuro, Portugal
Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Macedo, Eunice; Teixeira, Elsa Guedes; Carvalho, Alexandra; Araújo, Helena C.. "Explorando a renovação da pedagogia: problem based learning como espaço de cidadania educacional jovem". Educação e Pesquisa 49 (2023): http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634202349269782por.
    Publicado • 10.1590/s1678-4634202349269782por
  2. Macedo, Eunice; Teixeira, Elsa; Carvalho, Alexandra; Araújo, Helena C.. "Explorando o desafio de renovação da pedagogia: Problem based learning como espaço de cidadania educacional jovem". Currículo Sem Fronteiras (2022): http://www.curriculosemfronteiras.org/.
    Submetido
  3. Macedo, Eunice; Carvalho, Alexandra. "Precariedades e mais além... tornando viável o inédito de uma educação de segunda oportunidade nas trajetórias jovens". Rizoma Freireano 33 (2022): http://www.rizoma-freireano.org/.
    Acesso aberto • Aceite para publicação
  4. Krüger, Viggo; Macedo, Eunice; Addessi, Anna Rita; Rüütel, Eha; Warner, Catherine; Carvalho, Alexandra; Bunt, Leslie. "Learning how to learn: The role of music and other expressive arts in responding to Early Leaving from Education and Training (ELET) in the STALWARTS project". Voices: A World Forum for Music Therapy 20 3 (2020): 17. http://dx.doi.org/10.15845/voices.v20i3.3084.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Macedo, Eunice (8917-CB98-EA82); Alexandra Carvalho. "Democratizar a democracia: debate em torno de encontrar lugar". Educação em Revista (2020): https://doi.org/10.36311/2236-5192.2020.v21esp.10.p135.
    Acesso aberto • Publicado • 10.36311/2236-5192.2020.v21esp.10.p135
  6. Macedo, Eunice (8917-CB98-EA82); Alexandra Carvalho. "Intertextualidade em Freire: Pedagogia da Esperança ao encontro da Pedagogia do Oprimido, continuidades e pensamento novo". Educação em Perspectiva 9 3 (2018): 564-575. https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1110.
    Acesso aberto • 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1110
  7. Macedo, Eunice (8917-CB98-EA82); Carvalho, Alexandra. "UM DIÁLOGO EPISTEMOLÓGICO COM FREIRE: PALAVRA, PRÁXIS E EDUCAÇÃO". e-Mosaicos 6 13 (2017): 26-37. http://dx.doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30773.
    Acesso aberto
Capítulo de livro
  1. Carvalho, Alexandra. "Entering art spaces with young people where music is playing [complementary materials]". In Addressing issues of mental health in schools through the arts: Teachers and music therapists working together, editado por Jane Tarr; Nick Clough. Reino Unido: Routledge, 2021.
    Publicado
  2. Macedo, Eunice; Carvalho, Alexandra. "Freire, pensador incontornável: Apresentando argumentos de uma pedagogia da experiência". In A Educação como Experiência Ética, Estética e Solidária: Buscando Inspiração em Freire, editado por Macedo, Eunice (8917-CB98-EA82). Porto, Portugal: IPFP & CIIE-FPCEUP, 2021.
    Publicado
  3. Macedo, Eunice (8917-CB98-EA82); Alexandra Carvalho; Alexandra Doroftei; Sofia Santos; Helena C. Araújo. "El arte como catalizador para el reenganche educativo de jóvenes en una escuela de segunda oportunidad en Portugal". In Jóvenes resilientes en contextos socioeducativos adversos, editado por José Luis Fabián (coord.), 179-193. Barcelona, Espanha: Graó, 2020.
    Publicado
Livro
  1. Cortesão, Luiza (coord.); Carvalho, Alexandra; Silva, Rosário; Neves, Francisco; Vieira, Clara. Oh mãe, deia-nos pão!: Escutando quotidianos de pobreza. Guimarães, Portugal: Fundação Cidade de Guimarães & IPFP/CRPF/CIIE-FPCEUP. 2012.
    Publicado
  2. Cortesão, Luiza; Carvalho, Alexandra; Silva, Rosário; Neves, Francisco; Vieira, Clara. Olhando e escutando Guimarães: Caleidoscópio de fragmentos culturais. Guimarães, Portugal: Fundação Cidade de Guimarães & IPFP/CRPF/CIIE. 2012.
    Publicado
  3. Luiza Cortesão (Coord.); Francisco Neves; Carvalho, Alexandra; Clara Vieira; Rosário Silva. A Marcha da Fome de Pevidém: Memórias de um passado na inquietude do agora. Guimarães, Portugal: Fundação Cidade de Guimarães & IPFP/CRPF/CIIE. 2012.
    Publicado • Pessoal de suporte
  4. Luiza Cortesão (Coord.); Clara Vieira; Maria da Luz Sampaio; Carvalho, Alexandra; Francisco Neves; Rosário Silva. Quando eu nasci, aquela fábrica já ali estava: Memórias, vivências e opiniões sobre o trabalho na indústria em Guimarães. Guimarães, Portugal: Fundação Cidade de Guimarães & IPFP/CRPF/CIIE-FPCEUP. 2012.
    Publicado • Pessoal de suporte
  5. Luiza Cortesão (Coord.); Rosário Silva; Carvalho, Alexandra; Francisco Neves; Clara Vieira. O mundo todo é de todo o mundo: Narrativas de migrantes em Guimarães. Guimarães, Portugal: Fundação Cidade de Guimarães & IPFP/CRPF/CIIE-FPCEUP. 2012.
    Publicado • Pessoal de suporte
Manual
  1. Koning, Marijke de; Múrias, Cláudia; Ribeiro, Raquel (401C-1ADF-503F); Carvalho, Alexandra; Lopes, Liliana. Lideranças Partilhadas. Caderno de Trabalho: Propostas de literacia para a igualdade de género e a qualidade de vida. Lisboa, Portugal: Fundação Cuidar O Futuro. 2012.
    Publicado
Recurso online
  1. Ferreira, Manuela (coord.); Macedo, Eunice (8917-CB98-EA82); Santos, Sofia A.; Carvalho, Alexandra. Diversity, Participation and Inclusion in Early Childhood Education and Care- Módulo de formação em open access. 2020. https://mie.learnonline.ie/login/index.php.
  2. Carvalho, Alexandra; Macedo, Eunice. Mapa de conceitos. In Uma nova narrativa para a Europa [Brochura Pedagógica] (pp. 22-23). Lisboa: Representação da Comissão Europeia em Portugal.. 2014. https://issuu.com/setepes/docs/brochura_web_21out.
Revisão de livro
  1. Carvalho,Alexandra. "Ecos de Freire e o Pensamento Feminista: Diálogos e Esclarecimentos: coordenado por Eunice Macedo. Porto: IPFP, CRPF e CIIE-FPCEUP, 2017, 239 pp.". http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602019000200012.

Outros

Outra produção
  1. Recomendações e implicações políticas. Do cumprimento da tarefa à apropriação do conhecimento e da democracia. Trata-se de um documentos de recomendações políticas e pedagógicas construídas tendo em conta os contextos, atores e experiências de Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas com instituições educativas.. 2022. Macedo, Eunice; Teixeira, Elsa; Carvalho, Alexandra; Araújo, Helena C..
  2. Crossing glances between action and research: Portuguese experience on practice-based enquiries. Relatório científico, não publicado. 2019. Macedo, Eunice; Carvalho, Alexandra.
  3. Music-centred and arts-based experience in the Educational Sciences master course: the Portuguese accredited programmes. Relatório científico STALWARTS, não publicado. 2019. Macedo, Eunice; Carvalho, Alexandra.
  4. Portuguese STALWARTS report against project’s priorities, objectives and target groups. Relatório científico, não publicado. 2019. Carvalho, Alexandra; Macedo, Eunice.
  5. Addressing teacher competences: A qualitative impact study in four European countries. Relatório científico, não publicado. 2017. Macedo, Eunice; Carvalho, Alexandra; Torres, Flora; Santos, Sofia A..
  6. Addressing teacher competences: A qualitative impact study at Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos. Relatório científico, não publicado. 2017. Macedo, Eunice; Carvalho, Alexandra; Torres, Flora; Santos, Sofia A..
  7. The FLOW experience at ESOM: Visual arts and drama in teacher practices and its impact on a case youngster (Impact Study 2). Relatório científico, não publicado. 2017. Macedo, Eunice; Carvalho, Alexandra; Torres, Flora; Santos, Sofia A..
  8. The impact on the students and the teachers of the specific training offered to teachers involved in the LINK project: Emotion regulation strategies (Impact Study 2). Relatório científico, não publicado. 2017. Macedo, Eunice; Carvalho, Alexandra; Torres, Flora; Santos, Sofia A..
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/01/27 Do cumprimento da tarefa à apropriação do conhecimento e da democracia. Recomendações e implicações políticas do projeto EduTransfer Seminário Final do Projeto Edutransfer: Aprender através de diversos contextos educativos – Transferibilidade de práticas promissoras no quadro do Horizonte 2020
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2021/09/07 Promoting Social Justice by Means of Wider Educational Justice: Portuguese Upper Secondary Teachers and Researchers Reflect Upon Problem-based Learning ECER 2021 ‘Education and Society: expectations, prescriptions, reconciliations’
European Educational Research Association(EERA) (Genebra (online), Suiça)
2021/09/01 Renewing Pedagogy: PBL as a Space for Young People's Educational Citizenship 15th Conference of ESA: Sociological Knowledges for Alternative Futures.
European Sociological Association (Barcelona/Online, Espanha)
2019/09/14 Flying over the windmills: Creative arts therapists, teachers and researchers work together towards supporting young people’s wellbeing in schools. 15th ECArTE-European Consortium for Arts Therapies Education
(Alcalá de Henares, Espanha)
2019/06/27 Relational health in education: Liberatory pedagogy and research. Seminário Internacional Saúde relacional na educação com artes: Pedagogia e investigação libertadoras
Centro de Investigação e Intervenção Educativas FPCEUP (Porto, Portugal)
2019/06/27 From intuition to educational intention: Liberatory Poetry [Enquiry 3]. Seminário Internacional Saúde relacional na educação com artes: Pedagogia e investigação libertadoras
Centro de Investigação e Intervenção Educativas FPCEUP (Porto, Portugal)
2019/04/10 Understanding ELET as a multiple scale process: The move from reproduction to cultural production and the role of the arts Joint Staff Training Event
Universidade de Bolonha (Bolonha, Itália)
2018/09/14 Addressing Teacher Competences: A qualitative impact study in four European countries Seminário Internacional The Role of Arts in Education (Multiplier event LINK project)
Centro de Investigação e Intervenção Educativas FPCEUP (Porto, Portugal)
2018/07/14 Um diálogo epistemológico com Freire: Palavra, práxis e educação. Congresso Celebrando Paulo Freire: 50 anos depois da Pedagogia do Oprimido
Centro de Investigação e Intervenção Educativas FPCEUP (Porto, Portugal)
2018/03/24 Participatory action research as praxis: Constructions, assumptions and theoretical-methodological LINKs Joint Staff Training Event Stalwarts
Universidade de Tallin (Tallin, Estónia)
2012/11/22 Making the best of cultural diversity: Conversational learning 2nd Conference Applied Interculturality Research
Centro de Investigação e Intervenção Educativas FPCEUP (Porto, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/11/29 - 2021/12/31 Exposição "Celebrando o centenário de Paulo Freire: horizontes de uma educação libertadora" no âmbito das Comemorações dos 41 anos da FPCEUP e da Celebração dos 20 anos do Instituto Paulo Freire Portugal https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=63557 (2021/11/29 - 2021/12/31)
Exposição
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Instituto Paulo Freire de Portugal, Portugal
2021/09/14 - 2021/09/14 Lançamento do livro A Educação como Experiência Ética, Estética e Solidária: Buscando Inspiração em Freire https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=61997 (2021/09/14 - 2021/09/14)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2021/04/29 - Atual Qualificar para Incluir (Qpi) Membro da direção
2018/11/27 - Atual Instituto Paulo Freire de Portugal Membro da direção
2011/08/01 - 2015/12 Associação Espaços: Projetos Alternativos de Mulheres e Homens Tesoureira

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019/11/15 - 2019/11/15 Membro da organização do Seminário final Desafiar Práticas Profissionais na Infância: Educação Holística, Relacional e Inclusiva (multiplier event do projeto Thriece), 15 novembro 2019. URL: https://www.fpce.up.pt/ciie/?q=content/seminario-final-do-projeto-thriece
Membro
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2019/06/27 - 2019/06/27 Membro da organização do Seminário Internacional Saúde relacional na educação com artes: Pedagogia e investigação libertadoras (Multiplier event STALWARTS project). FPCEUP, 27 junho 2019 URL: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=48037
Membro
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2018/07/11 - 2018/07/13 Membro da Comissão Organizadora do Congresso Internacional Celebrando Paulo Freire: 50 anos depois da Pedagogia do Oprimido. FPCEUP, 11-13 julho 2018. URL: https://www.fpce.up.pt/pedagogiaoprimido/
Membro
Instituto Paulo Freire de Portugal, Portugal
2018/01/30 - 2018/01/31 Membro da Comissão Organizadora do VI Colóquio Internacional Outros Sentidos para Novas Cidadanias: encerramento do projeto RESL.eu-Reducing Early School Leaving in Europe (CIIE), financiado pelo 7º Programa-Quadro (Bélgica, Holanda, Portugal, Reino Unido, Espanha, Polónia e Suécia). FPCEUP, 30-31 janeiro 2018. URL: https://www.fpce.up.pt/ciie/?q=en/news/vi-col%C3%B3quio-internacional-outros-sentidos-para-novas-cidadanias
Membro
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2017/09/14 - 2017/09/14 Membro da equipa de organização do Seminário Internacional The Role of Arts in Education (Multiplier event LINK project). FPCEUP, 14 setembro 2017. URL: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/noticias_geral.ver_noticia?P_NR=36057
Membro
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2012/03/29 - 2012/03/29 Membro da organização do Seminário Lideranças Partilhadas: Percursos de literacia para a igualdade de género e qualidade de vida. FPCEUP, 29 março 2012. URL: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=3905
Membro
Fundação Cuidar O Futuro, Portugal