???global.info.a_carregar???
Alexandra Leandro, born in Oporto in 1975. Since 2002, has been a member of the faculty of the Polytechnic of Coimbra (School of Higher Education) as a researcher and a professor of Communication Sciences, Organizations and Media. Teaches curricular units of Marketing, Advertising and Public Relations. Currently, she also coordinates the new Post-Graduation in Strategic Communication for Municipalities (ESEC / IPC). Previously, Alexandra has had the opportunity to work in several Marketing departments, mainly in the Food Industry. In 1998, graduated in Social Communication (specialization in Advertising) by the University of Minho. Afterwards, Alexandra post-graduated in Communication Law (Faculty of Law of the University of Coimbra), has become an MBA in Marketing and concluded the master’s degree in management (Porto Business School, University of Porto). In 2017, has successfully concluded her Doctoral degree in the University of Minho. Alexandra's PhD dissertation was entitled: "The communication of socially responsible organizations: an analysis of CSR reports."
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Alexandra Maria Fernandes Leandro

Nomes de citação

  • Leandro, Alexandra

Identificadores de autor

Ciência ID
D219-0495-5357
ORCID iD
0000-0002-9166-1925

Endereços de correio eletrónico

  • aleandro@esec.pt (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • 967570731 (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2016
Concluído
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade do Minho, Portugal
"A comunicação das organizações socialmente responsáveis: uma análise de relatórios de responsabilidade social " (TESE/DISSERTAÇÃO)
2010/04
Concluído
Mestrado em Gestão de Empresas (Mestrado)
Universidade do Porto Porto Business School, Portugal
"A relação entre Responsabilidade Social das Empresas e Cultura Organizacional - um estudo de caso" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2002
Concluído
MBA Executivo em Marketing (Outros)
Universidade do Porto Porto Business School, Portugal
1998 - 2000
Concluído
Pós-Graduação em Direito da Comunicação (Pós-Graduação)
Universidade de Coimbra Faculdade de Direito, Portugal
1993 - 1998
Concluído
Licenciatura em Comunicação Social - especialização em Publicidade (Licenciatura)
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2017 - 2019 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2016 - 2017 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2016 - 2017 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2013 - 2016 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2013 - 2016 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2013 - 2016 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2019/01 - 2019/12 Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
154673UID
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2022/12 - 2024/03 OLIVER - University-Industry Cooperation for Production of High Quality Olive
Çanakkale Onsekiz Mart Üniversitesi, Turquia

Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
UID/CCI/00736/2019
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal

Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
UID/CCI/00736/2019
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal

Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Bacalhau, Lara Mendes; Rodrigues, Ivo; Leandro, Alexandra; Seker, Murat; Kavdir, Yasemin. Autor correspondente: Bacalhau, Lara Mendes. "Strategic Analysis of Olive and Olive Oil Markets Dynamics: Comparation of Evolution and Trends in Portugal and Türkiye and their Position in Global Context". Trabalho apresentado em IBAC – International Bankan Agriculture Congress 2024, Çanakkale, 2024.
    Publicado
  2. Rodrigues, Ivo; Bacalhau, Lara Mendes; Leandro, Alexandra. Autor correspondente: Rodrigues, Ivo. "From Vineyards to Global Markets: The Evolution and Trends, Opportunities and Threats of Grape and Wine Industries in Portugal and Türkiye". Trabalho apresentado em IBAC – International Bankan Agriculture Congress 2024, Çanakkale, 2024.
    Publicado
  3. Estêvão, Inês; Marçalo, Joana; Bacalhau, Lara Mendes; Leandro, Alexandra; Inês Estêvão; Joana Marçalo; Lara Mendes Bacalhau; Alexandra Leandro. Autor correspondente: Bacalhau, Lara Mendes. "The consumer experience in omnichannel: a systematic literature review". Trabalho apresentado em ICMarkTech'23 -The 2023 International Conference on Marketing and Technologies, Prague, 2023.
    Aceite para publicação • 10.1007/978-981-97-3698-0_32
Artigo em revista
  1. Alexandra Leandro; João Morais; Estela Silva. "“Digital Storytelling in Higher Education: The Use of Podcasts in Building Institutional Identity and Engagement”". Innovative Higher Education (2025): https://doi.org/10.1007/s10755-025-09839-4.
    10.1007/s10755-025-09839-4
  2. Isadora Da Silva e Silva; Alexandra Leandro. "The power of personal branding in political marketing". Revista Latina de Comunicación Social (2025): https://doi.org/10.4185/rlcs-2026-2471.
    10.4185/rlcs-2026-2471
  3. Morais,João; Leandro,Alexandra; Morais, João; Leandro, Alexandra; João Morais; Alexandra Leandro. "Marketing de Moda Sustentável: Tendências, Práticas e Desafios - Uma Revisão Sistemática da Literatura". Vista - Revista de Cultura Visual (2025): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-12842025000207004.
    https://doi.org/10.21814/vista.6314
  4. Leandro, Alexandra. "‘What do we bring when we go abroad? - the Euroweek experience’". Academia Letters (2021): http://dx.doi.org/10.20935/al1852.
    10.20935/al1852
  5. Leandro, Alexandra; Teresa Rebelo; Leandro, Alexandra; Rebelo, Teresa. Autor correspondente: Leandro, Alexandra. "A responsabilidade social das empresas: incursão ao conceito e suas relações com a cultura organizacional". Exedra Especial (2011): 11-39. http://exedra.esec.pt/docs/s-CO/01-11-40.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Leandro, Alexandra; Bacalhau, Lara Mendes. Autor correspondente: Leandro, Alexandra. "Metodologias Qualitativas na Investigação em Comunicação Organizacional.". In Metodologias de Comunicação Organizacional Não Estratégica. 2025.
    No prelo
  2. Alexandra Leandro; João Morais; Estela Silva. "“Conversas Made in CO”: An Audio Podcast Featuring Alumni, Building a Collective Memory and Contributing to the Brand Identity". 2024.
    10.1007/978-3-031-45651-0_13
  3. Sara Rocha; Alexandra Leandro. "Activating a Brand Through Digital Marketing: The Case of ‘Os Bonitos’". 2024.
    10.1007/978-3-031-60328-0_6
  4. Patrícia Neves; Alexandra Leandro; Andreia Moura. "Organizational Culture as a Precedent of Innovation in Hospitality: The Case of the Hotel Selina Gerês". 2024.
    10.1007/978-3-031-74825-7_28
  5. Leonardo Garbin; Alexandra Leandro; Daniel Gomes; Neuza Ribeiro. "The Impact of Culture on Career Management". 2024.
    10.4018/979-8-3693-9168-6.ch010
  6. Tavares, Mariana; Anastácio, Inês; Leandro, Alexandra; Bacalhau, Lara; Sousa, Bruno; Mariana C. Tavares; In?s d. Anast?cio; et al. Autor correspondente: Leandro, Alexandra. "Exploring the Relationship Between CRM Tools, AI, and Big Data: A Systematic Review". In AI-Driven Marketing Research and Data Analysis. Estados Unidos: IGI Global, 2024.
    Aceite para publicação • 10.4018/979-8-3693-2165-2.ch010
  7. Alexandra Leandro; Daniel Gomes; Neuza Ribeiro; Eduardo Ortega; Gabriela Pedro Gomes. "Is Internal Communication a “Bet on the Right Horse” on the Path for Promoting Employees' Eco-Friendly Behavior?". In The Mediator Role of Organizational Green Culture. 2023.
    10.4018/978-1-6684-7353-5.ch006
  8. Leandro, A.; Gomes, D.; Ribeiro, N.; Ortega, E.; Gomes, G.P.. "Is internal communication a "Bet on the Right Horse" on the path for promoting employees' eco-friendly behavior? The mediator role of organizational green culture". 80-95. 2023.
Livro
  1. Seker, Murat; Bacalhau, Lara Mendes; Rodrigues, Ivo; Leandro, Alexandra; Kavdir, Yasmine; Carreira, Vivina; Erenoglu, R. Cüneyt; et al. Autor correspondente: Bacalhau, Lara Mendes. Meet Under the Shadow of the Olive Tree: Table Olives and Olive Oil – Production Processes and Marketing. Turquia: Özgür Yayinlari-Dagitim. 2024.
    Publicado
  2. Leandro, Alexandra; Silva, Sónia; Alexandra Leandro; Sónia Cristina Melo da Silva. A comunicação da responsabilidade social corporativa: um desafio das organizações contemporâneas. Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS). 2024.
    10.21814/uminho.ed.81
Resumo em conferência
  1. Bacalhau, Lara Mendes; Rodrigues, Ivo; Leandro, Alexandra. Autor correspondente: Bacalhau, Lara Mendes. "Exploring Olive and Olive Oil Market Shifts and Trends: Management Lessons from a Comparative Study of Portugal and Türkiye’s Global Role in Production, Consumption, and International Trade". Trabalho apresentado em ICoSReSSE 2025 - 17th International Conference of Strategic Research on Scientific Studies and Education - Shaping the Future: Embracing Digital Transformation, Niš, 2025.
    No prelo
Tese / Dissertação
  1. Leandro, Alexandra Maria Fernandes. "A comunicação das organizações socialmente responsáveis: uma análise de relatórios de responsabilidade social". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/1822/48599.
  2. Leandro, Alexandra. "A relação entre Responsabilidade Social das Empresas e Cultura Organizacional - um estudo de caso". Mestrado, Universidade do Porto Porto Business School, 2010. https://hdl.handle.net/10216/133373.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024 - 2024 The paradox of CSR Communication: best practices to combat the paradox
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Portugal
2023 - 2023 O futebol não é para meninas: a importância da comunicação no desenvolvimento do futebol feminino em Portugal
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2022 - 2022 O perfil do consumidor turístico residente em Portugal: as alterações provocadas pelo contexto pandémico
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Portugal
2022 - 2022 Gestão da comunicação da marca Turismo Centro de Portugal
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Portugal
2022 - 2022 Marketing de inclusão para supermercados e hipermercados: a importância de promover soluções inclusivas para a experiência de compra das pessoas com deficiência
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2022 - 2022 A evolução das estratégias de comunicação da marca Super Bock
Coorientador
Marketing e Negócios Internacionais (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, Portugal
2021 - 2021 A Cultura Organizacional como Antecedente da Inovação: o Caso do Hotel Selina Gerês
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Portugal
2019 - 2019 Outsourcing como estratégia da empresa – O caso MD Group
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2018 - 2018 A SATISFAÇÃO DO EXPOSITOR DE UM EVENTO: O CASO FEIRA DE MARÇO
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2018 - 2018 Relatório de Estágio Curricular na Brandtellers Studio
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2017 - 2017 Plano de marketing relacional: retenção e fidelização de clientes da M.A.R. Kayaks, Lda.
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal