Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ernandes Rodrigues do Nascimento
Nomes de citação
- Nascimento, Ernandes Rodrigues do.
- Rodrigues do Nascimento, Ernandes.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- D11D-C49C-6039
- ORCID iD
- 0000-0003-3683-6339
- Google Scholar ID
- F5QK9rMAAAAJ&hl
Telefones
- Telemóvel
-
- (+55) 8198861197 (Profissional)
Websites
- ernandesrodrigues.com (Profissional)
- https://www.linkedin.com/in/ernandesrn/ (Rede social)
- https://www.facebook.com/ernandesrodrigues/ (Rede social)
- https://www.instagram.com/ernandesrn (Rede social)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Economia e Gestão - Organização e Gestão de Empresas
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Inglês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Chinês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2024/08/01 - 2025/12/20
Em curso
|
Formação Pedagógica em Pedagogia (Licenciatura)
Especialização em Licenciatura em Pedagogia
Centro Universitário do Vale do Araguaia, Brasil
|
|
2022/06/01 - 2023/05/31
Concluído
|
Pós-Doutoramento (Pós-doutoramento)
Especialização em Engajamento Estudantil
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
|
2019/03/13 - 2021/06/22
Concluído
|
Educação Matemática e Tecnológica (Doctor)
Especialização em Engajamento Docente, Estudantil e Institucional
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
"ENGAJAMENTO DOCENTE E AS INTERFERÊNCIAS DAS COREOGRAFIAS INSTITUCIONAIS: um estudo sobre cursos superiores de tecnologia
ofertados por meio de uma educação híbrida a partir de um web currículo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2013/03/13 - 2014/10/02
Concluído
|
Administração (Master)
Especialização em Marketing e Comportamento do Consumidor
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
"A Comunicação Persuasiva por Meio de Vídeo na Internet e sua Relação com a Atitude dos Consumidores Quanto à Sustentabilidade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2010/04/05 - 2012/03/23
Concluído
|
Master en Educación (Master)
Especialização em Formação de Professores para Atuar em Cursos Técnicos
Universidad de León, Espanha
"Formação De Docentes Para Cursos de Qualificação Profissional: Uma análise crítica sobre o programa Pró-Docente oferecido
pelo Sistema de Ensino Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2009/07/09 - 2010/05/05
Concluído
|
Formação Docente para Atuação em EAD (Especialização pós-bacharelato)
Especialização em Educação a Distância
Escola Superior Aberta do Brasil, Brasil
|
|
2004/08/02 - 2008/06/20
Concluído
|
Administração (Graduado)
Especialização em Administração Geral
Faculdade de Igarassu, Brasil
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/10/03 - 2024/08/31 | Investigador principal convidado (carreira) (Investigação) | Núcleo de Estudos e Pesquisa de Práticas Inovadoras – NEPPI, Brasil |
2018/11/09 - 2024/02/28 | Investigador Coordenador Convidado (carreira) (Investigação) | Laboratório de Pesquisa e Prática - Educação, Metodologias e Tecnologias – LAB EDUCAT UFPE, Brasil |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/09/02 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Europeia, Portugal |
2022/08/25 - 2024/08/31 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Must University, Estados Unidos |
2022/02/17 - 2024/08/31 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Centro Universitário Maurício de Nassau, Brasil |
Centro Universitário Maurício de Nassau, Brasil | ||
2024/03/01 - 2024/06/30 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal | ||
2021/02/08 - 2022/02/13 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil |
Universidade de Pernambuco, Brasil | ||
2017/07/03 - 2021/05/17 | Professor Catedrático (Docente Universitário) | União Brasileira de Educação Católica, Brasil |
Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife, Brasil | ||
2011/02/11 - 2017/06/30 | Professor Catedrático (Docente Universitário) | Ser Educacional, Brasil |
Faculdade Joaquim Nabuco, Brasil |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/01/09 - 2024/03/20 | Learning Architect | Universidade Europeia, Portugal |
2021/08/23 - 2022/06/15 | Coordenador Acadêmico Regional | Ser Educacional, Brasil |
Ser Educacional, Brasil |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2014/09/14 - 2017/06/27 | Diretor Adjunto Acadêmico | Ser Educacional, Brasil |
Ser Educacional, Brasil |
Projetos
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/06/11 - Atual | Formação dos professores da Universidade Europeia para atuação da educação digital
NSA
Coordenador da Pós-Graduação em Educação Digital
Universidade Europeia, Portugal
|
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/10/20 | Marketing Digital, Redes Sociais e Prototipagem: como ensinar estratégias de mercado através das metodologias ativas? | Jornadas Internacinoais de Marketing e Logística
Escola Superior de Ciências Empresariais - IPS (Setúbal, Portugal)
|
2023/10/20 | Aprendizagem no Curso de Gestão durante a Pandemia da Covid19 no Brasil: como se engajaram os estudantes de estratégias de marketing nas aulas remotas? | Jornadas Internacinoais de Marketing e Logística
Escola Superior de Ciências Empresarias - IPS (Setúbal, Portugal)
|
2023/10/20 | Comportamento do Consumidor: o ensino foco na sustentabilidade. | Jornadas Internacinoais de Marketing e Logística
Escola Superior de Ciências Empresariais - IPS (Setúbal, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/12/01 - Atual | ENGAJAMENTO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO PROCESSSO DE FORMAÇÃ CONTINUADA DA GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO METROPOLITANA
SUL - PE
Coorientador
|
Ensino das Ciências (Mestrado)
Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil
|
2021/06/01 - 2021/12/20 | A utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação na educação, uma revisão da literatura sobre os três últimos
anos antes da Pandemia da Covid-19 no Portal de Periódicos Capes
Orientador
|
Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/10/01 | Pontos de Contato e Perceção de Marca: um estudo de caso sobre jornada do consumidor e branding em cursos de formação executiva
no Brasil e em Portugal.
Arguente principal
|
Alberto Benevides Magalhães Neto (Outro) |
2022/03/30 | HISTÓRIA ORAL DE VIDA NA TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: possíveis implicações para o engajamento
docente
Arguente
|
Eliana Nogueira Brito Saturnino (Outro)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
|
2022/03/28 | CARTOGRAFIA DO ENGAJAMENTO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: uma relação de contextos da jornada acadêmica
Arguente
|
ISABEL PAULINE LIMA DE BRITO (Doutoramento)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
|
2022/02/23 | ENGAJAMENTO ESTUDANTIL NA PRODUÇÃO DE TECNOLOGIA SOCIAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRAL E INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Arguente
|
MARIA HELENA CAVALCANTI DA SILVA BELCHIOR (Doutoramento)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
|
2022/02/23 | ENGAJAMENTO ESTUDANTIL NO ENSINO SUPERIOR: A GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Arguente
|
OSIAS RAIMUNDO DA SILVA JUNIOR (Outro)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
|
2021/09/16 | O ENGAJAMENTO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: uma relação de contextos.
Arguente
|
ISABEL PAULINE LIMA DE BRITO (Outro)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
|
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/09/10 - 2021/11/20 | Oficina de formação para professores da Rede SESI Pernambuco sobre Ensino Híbrido, treinando-os para utilização da aula invertida e da rotação por estações. | Serviço Social da Indústria de Pernambuco - SESI PE, Brasil |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2022/08/01 - Atual | Projeto de Extensão (EAD) | Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação (Graduado) | Ecossistema Brasília Educacional, Brasil |