???global.info.a_carregar???
Professor Universitário; Conteudista para EAD; Pesquisador; Consultor Organizacional, Pedagógico e Educacional; Professor Certificado Google Nível Trainer; e Avaliador de Cursos pelo INEP. Experiência como: Procurador Institucional; Direção Acadêmica; Direção de IES; Coordenação de Curso Superior; Coordenação Acadêmica de Polo EAD e Tutoria Presencial e Virtual. Em novembro de 2018 passou a integrar o Laboratório de Pesquisa e Prática - Educação, Metodologias e Tecnologias - Lab Educat (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5193331014826244), coordenado pela Profa. Dra. Maria Auxiliadora Soares Padilha e pela Profa. Ma. Maria Helena Cavalcante da Silva Belchior. Em outubro de 2019 se tornou pesquisador no Núcleo de Estudos e Pesquisa de Práticas Inovadoras - NEPPI (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8935769050742324), coordenado pela profa. Dra. Cristiane Lucia da Silva. e a profa. Ma. Isabel Pauline Lima de Brito.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ernandes Rodrigues do Nascimento

Nomes de citação

  • Nascimento, Ernandes Rodrigues do.
  • Rodrigues do Nascimento, Ernandes.

Identificadores de autor

Ciência ID
D11D-C49C-6039
ORCID iD
0000-0003-3683-6339
Google Scholar ID
F5QK9rMAAAAJ&hl

Telefones

Telemóvel
  • (+55) 8198861197 (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão - Organização e Gestão de Empresas
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Chinês Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2024/08/01 - 2025/12/20
Em curso
Formação Pedagógica em Pedagogia (Licenciatura)
Especialização em Licenciatura em Pedagogia
Centro Universitário do Vale do Araguaia, Brasil
2022/06/01 - 2023/05/31
Concluído
Pós-Doutoramento (Pós-doutoramento)
Especialização em Engajamento Estudantil
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2019/03/13 - 2021/06/22
Concluído
Educação Matemática e Tecnológica (Doctor)
Especialização em Engajamento Docente, Estudantil e Institucional
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
"ENGAJAMENTO DOCENTE E AS INTERFERÊNCIAS DAS COREOGRAFIAS INSTITUCIONAIS: um estudo sobre cursos superiores de tecnologia ofertados por meio de uma educação híbrida a partir de um web currículo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2013/03/13 - 2014/10/02
Concluído
Administração (Master)
Especialização em Marketing e Comportamento do Consumidor
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
"A Comunicação Persuasiva por Meio de Vídeo na Internet e sua Relação com a Atitude dos Consumidores Quanto à Sustentabilidade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2010/04/05 - 2012/03/23
Concluído
Master en Educación (Master)
Especialização em Formação de Professores para Atuar em Cursos Técnicos
Universidad de León, Espanha
"Formação De Docentes Para Cursos de Qualificação Profissional: Uma análise crítica sobre o programa Pró-Docente oferecido pelo Sistema de Ensino Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI." (TESE/DISSERTAÇÃO)
2009/07/09 - 2010/05/05
Concluído
Formação Docente para Atuação em EAD (Especialização pós-bacharelato)
Especialização em Educação a Distância
Escola Superior Aberta do Brasil, Brasil
2004/08/02 - 2008/06/20
Concluído
Administração (Graduado)
Especialização em Administração Geral
Faculdade de Igarassu, Brasil
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/10/03 - 2024/08/31 Investigador principal convidado (carreira) (Investigação) Núcleo de Estudos e Pesquisa de Práticas Inovadoras – NEPPI, Brasil
2018/11/09 - 2024/02/28 Investigador Coordenador Convidado (carreira) (Investigação) Laboratório de Pesquisa e Prática - Educação, Metodologias e Tecnologias – LAB EDUCAT UFPE, Brasil

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/09/02 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Europeia, Portugal
2022/08/25 - 2024/08/31 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Must University, Estados Unidos
2022/02/17 - 2024/08/31 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Centro Universitário Maurício de Nassau, Brasil
Centro Universitário Maurício de Nassau, Brasil
2024/03/01 - 2024/06/30 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2021/02/08 - 2022/02/13 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
Universidade de Pernambuco, Brasil
2017/07/03 - 2021/05/17 Professor Catedrático (Docente Universitário) União Brasileira de Educação Católica, Brasil
Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife, Brasil
2011/02/11 - 2017/06/30 Professor Catedrático (Docente Universitário) Ser Educacional, Brasil
Faculdade Joaquim Nabuco, Brasil

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/01/09 - 2024/03/20 Learning Architect Universidade Europeia, Portugal
2021/08/23 - 2022/06/15 Coordenador Acadêmico Regional Ser Educacional, Brasil
Ser Educacional, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/09/14 - 2017/06/27 Diretor Adjunto Acadêmico Ser Educacional, Brasil
Ser Educacional, Brasil
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2024/06/11 - Atual Formação dos professores da Universidade Europeia para atuação da educação digital
NSA
Coordenador da Pós-Graduação em Educação Digital
Universidade Europeia, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Santos, Sabrina.; Nascimento, Ernandes Rodrigues do.. "Metodologias Ativas de Ensino na Percepção do Corpo Docente de Ensino Fundamental em uma Instituição do Distrito Federal-DF". Must Reviews 12 (2024): https://mustedu.com/wp-content/uploads/2024/09/MUST-Reviews_vol-12.pdf.
    Publicado
  2. Ramalho, Climéria Beserra; Oliveira, Maria Marly; Nascimento, Ernandes Rodrigues do.. "EVIDÊNCIAS DE ENGAJAMENTO DOCENTE NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA". Revista Diálogo Educacional (2023):
    Aceite para publicação
  3. Nascimento, Ernandes Rodrigues do.; Karla Karina Oliveira Menezes; Brito, Isabel Pauline Lima de. "Are there significant differences in the level of engagement of students who study in the morning and evening shifts?". Revista Cocar 18 36 (2023): 1-14. https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6241.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Nascimento, Ernandes Rodrigues do.; Brito, Isabel Pauline Lima de; Padilha, Maria Auxiliadora Soares. "Uma Análise Sobre o Engajamento dos Docentes no Retorno às Aulas Presenciais Após Dois Anos de Pandemia da Covid19". Revista Diálogo Educacional 17 (2023): 1-19. https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6169/2907.
    Publicado
  5. Nascimento, Ernandes Rodrigues do.; Padilha, Maria Auxiliadora Soares. "ESCALA BRASILEIRA DE ENGAJAMENTO DOCENTE: mensurando o nível de envolvimento dos professores com o processo de ensino e aprendizagem". Revista Diálogo Educacional 22 73 (2022): 854-884. http://https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/28878.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Nascimento, Ernandes Rodrigues do.; Leitão, José Marcelo Gonçalves ; Tavares, Rômulo Jorge Souza. "Coreografando os Projetos Integradores para a Prática da Responsabilidade Socioambiental: uma interseção entre as metodologias ativas no ensino superior.". Revista de Educação ANEC 43 163 (2021): 211-222. https://revistas.anec.org.br/index.php/revistaeducacao/article/view/266.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Nascimento, Ernandes Rodrigues do.; Brito, Isabel Pauline Lima de; SILVA, Arlaine Gabriela Pereira. "Aprendizagem em ambientes multitarefas. Uma realidade na Cultura Maker". REVISTA DE ESTILOS DE APRENDIZAJE 13 Especial (2020): 157-170. http://revistaestilosdeaprendizaje.com/article/view/2036.
    Acesso aberto • Publicado • 10.55777/rea.v13iEspecial.2036
  8. Nascimento, Ernandes Rodrigues do.; Magalhães, Gustavo Godoy ; Francisco, Marta; Padilha, Maria Auxiliadora Soares. "Aprendizagem Baseada em Problemas: como se engajam os docentes na área da saúde?". Revista GETS 3 2 (2020): 65-85. https://ojs3x.gets.science/index.php/gets/article/view/28.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Nascimento, Ernandes Rodrigues do; Brito, Isabel Pauline Lima de; Padilha, Maria Auxiliadora Soares. "ENGAJAMENTO DE DOCENTES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: IMPLEMENTANDO ENSINO HÍBRIDO". Revista e-Curriculum 18 2 (2020): 951-969. http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p951-969.
    Acesso aberto • Publicado • 10.23925/1809-3876.2020v18i2p951-969
  10. Nascimento, Ernandes Rodrigues do.; Padilha, Maria Auxiliadora Soares. "Aprendizagem por meio do ensino híbrido na educação superior: narrando o engajamento dos estudantes.". REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONAL 20 64 (2020): 252-271. https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/25579/24107.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Ernandes Rodrigues do Nascimento; Maria Auxiliadora Padilha; Cristiane Lucia da Silva; Fábio Leandro Melo Ramo dos Anjos. "Metodologias ativas e engajamento docente: uma reflexão sobre as dificuldades enfrentadas pelos professores da educação superior". Educação Por Escrito (2019): https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.31560.
    10.15448/2179-8435.2019.1.31560
  12. Nascimento, Ernandes Rodrigues do.. "A CONSTRUÇÃO DE UM WEB CURRÍCULO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA EDUCAÇÃO HÍBRIDA". Revista Educat 1 1 (2019): 11-21. https://periodicos.ufpe.br/revistas/educat/article/view/243946.
    Acesso aberto • Publicado
  13. Ernandes Rodrigues do Nascimento; André Ricardo Melo; Maria Auxiliadora Soares Padilha. "Ensaiando um curso híbrido". Revista de Educação ANEC 47 160 (2019): 139-149. https://doi.org/10.22560/reanec.v47i160.265.
    10.22560/reanec.v47i160.265
  14. Ernandes Rodrigues Do Nascimento; Fábio Leandro Melo Ramos Dos Anjos; Karla Karina Oliveira Menezes; Gregório Batista Lima De Oliveira. "Narrativas digitais para uma aprendizagem significativa no Ensino Superior: qual a percepção dos estudantes?". Educação Por Escrito 9 2 (2019): 235-235. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2018.2.31354.
    10.15448/2179-8435.2018.2.31354
  15. Hajoj, Iyad Amado; Nascimento, Ernandes Rodrigues do.; Frota, Cláudio Dantas; Luz, Iremar Bezerra Da. "EDUCAÇÃO CORPORATIVA: Estudo de caso de uma organização instalada em Manaus.". REVISTA AMAZÔNIA, ORGANIZAÇÕES E SUSTENTABILIDADE. 5 1 (2016): 16-40. http://revistas.unama.br/index.php/aos/article/view/327.
    Acesso aberto • Publicado
  16. Nascimento, Ernandes Rodrigues do; De Oliveira, Karla Karina; Freitas-da-Costa, Marconi; Marques, Rafaela Queiroz. "Panorama da Pesquisa em Marketing no Brasil: uma análise da produção funcionalista em periódicos Qualis Capes A2, B1 e B2.". Revista Brasileira de Marketing 14 2 (2015): 166-178. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v14i2.2870.
    Acesso aberto • Publicado • 10.5585/remark.v14i2.2870
  17. do Nascimento, Ernandes Rodrigues; Freitas-da-Costa, Marconi; de Oliveira, Karla Karina. "Comunicação Persuasiva na Internet por meio do YouTube: É Possível Aumentar a Preocupação Ambiental e o Envolvimento do Consumidor com a Sustentabilidade?". (2015): http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/tpa/article/view/20254.
    10.21714/2238-104X2015v5i1-20254
Capítulo de livro
  1. Costa, M. F. O.; Nascimento, E. R.. "A Cidadania Digital no Ensino Fundamental Anos Iniciais". In Educação: cenário desafios e dilemas, editado por Mehlecke, Querte Teresinha Conzi; Teles, Adney; Mendes, Maria Nazareth; Barbosa, Marcus Vinícius; Leone, Meyling, 11-36. São Paulo, Brasil: Calêndula, 2024.
    Publicado
  2. Leite, I. C. A. L.; Nasicmento, E. R.. "Peer Instruction: uma reflexão sobre a educação especial". In Educação: cenário desafios e dilemas., editado por Mehlecke, Querte Teresinha Conzi; Teles, Adney; Mendes, Maria Nazareth; Barbosa, Marcus Vinícius; Leone, Meyling, 77-98. São Paulo, Brasil: Calêndula, 2024.
    Publicado
  3. Nascimento, E. R. ; Menezes, K. K. O.; Menezes, S. F.. "Ensino e Aprendizagem Online: uma experiência nas disciplinas neuromarketing, marketing analytics, cultura e sociedade de consumo". In Educação: cenário desafios e dilemas., editado por Mehlecke, Querte Teresinha Conzi; Teles, Adney; Mendes, Maria Nazareth; Barbosa, Marcus Vinícius; Leone, Meyling, 37-56. São Paulo, Brasil: Calêndula, 2024.
    Publicado
  4. Nascimento, E. R. ; Cardoso, C. R. V.; Araujo, H. F. S.. "Política Nacional de Educação Digital: uma reflexão sobre a formação dos professores no contexto da educação básica e superior no Brasil". In Política Nacional de Educação Digital em Perspectivas, editado por Saldanha, Paloma Mendes; Souza, Francisco Cavalcante, 253-274. Recife, Brasil: Publius, 2024.
    Publicado
  5. Rodrigues do Nascimento, Ernandes; de Godoy Magalhaes, Gustavo Sérgio; Francisco, Marta Maria. "APRENDIZAJE BASADO EN PROBLEMAS". In METODOLOGÍAS ACTIVAS PARA LA MEJORA DEL APRENDIZAJE EN LA UNIVERSIDAD, editado por María Jesús Rodríguez-Entrena; Abraham Bernárdez-Gómez, 115-129. Madrid, Espanha: Editorial DYKINSON, 2022.
    No prelo
  6. Nascimento, Ernandes Rodrigues do.; Padilha, Maria Auxiliadora Soares. "Engajamento Docente: causas, impactos e potencialidades.". In ENGAJAMENTO - Estudantil, Docente e Institucional., editado por Nascimento, Ernandes Rodrigues do; Padilha, Maria Auxiliadora Soares, 191-217. Joinville, Brasil: Clube de Autores, 2021.
    Publicado
  7. Nascimento, Ernandes Rodrigues do.. "Engajamento Institucional: da escola ao professor.". In ENGAJAMENTO - Estudantil, Docente e Institucional., editado por Nascimento, Ernandes Rodrigues do; Padilha, Maria Auxiliadora Soares, 251-271. Joinville, Brasil: Clube de Autores, 2021.
    Publicado
  8. Nascimento, Ernandes Rodrigues do.. "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS". In TECNOLOGIA EDUCACIONAL EM PERSPECTIVA: CAMINHOS DA PESQUISA PARA INOVAÇÃO, editado por Cristiana Barcelos da Silva; Patrícia Gonçalves de Freitas, 98-111. Rio de Janeiro, Brasil: e-Publicar, 2021.
    Publicado
  9. Nascimento, Ernandes Rodrigues do.; Brito, Isabel Pauline Lima de; SILVA, Arlaine Gabriela Pereira. "Um Estudo Sobre o Engajamento Estudantil em um Ambiente Multitarefas e a Influência dos seus Estilos de Aprendizagem". In ENGAJAMENTO - Estudantil, Docente e Institucional, editado por Nascimento, Ernandes Rodrigues do.; Padilha, Maria Auxiliadora Soares, 65-110. Joinville, Brasil: Clube de Autores, 2021.
    Publicado
  10. Nascimento, Ernandes Rodrigues do.; Padilha, Maria Auxiliadora Soares. "AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EM DISCIPLINAS PRESENCIAIS NO ENSINO SUPERIOR: UM EXEMPLO COM O GOOGLE CLASSROOM". In Educação a Distância no Ensino Superior: ensino híbrido, editado por SILVA, Kátia Cilene da. MEHLEKE; Querte, Teresinha Conzi, 1-19. São Paulo, Brasil: Opção Livros, 2019.
    Publicado
  11. Nascimento, Ernandes Rodrigues do.. "Da educação 1.0 a 5.0: uma conversa sobre o papel da tecnologia na formação da sociedade para navegar no mundo digital conectado". In Evoluamos, editado por Alexandre Saldanha; Aline Taraziuk; Paloma Mendes Saldanha, 41-45. Recife, Brasil: Serifa Fina, 2019.
    Publicado
  12. Nascimento, Ernandes Rodrigues do.; Anjos, Fábio Leandro Melo Ramo dos ; Silva, Cristiane Lucia da Silva; Padilha, Maria Auxiliadora Soares. "Facebook como Palco de uma Coreografia Didática: uma análise sobre o engajamento estudantil". In Inovações Pedagógica e Coreografias Didáticas: das tecnologias e metodologias às práticas efetivas, editado por Mehlecke, Querte Teresinha Conzi; Padilha, Maria Auxiliadora Soares, 87-105. São Paulo, Brasil: Editora Cajuína, 2019.
    Publicado
  13. Nascimento, Ernandes Rodrigues do.; Oliveira, Gregório Batista de Lima; Menezes, Karla Karina de Oliveira; Anjos, Fábio Leandro Melo Ramo dos. "NARRATIVAS DIGITAIS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO SUPERIOR: QUAL A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES?". In Gestão, Avaliação e Inovação no Ensino Superior, 181-207. Ponta Grossa, Brasil: Atena Editora, 2019.
    Publicado • 10.15448/2179-8435.2018.2.31354
Edição de livro
  1. Nascimento, Ernandes Rodrigues do.; Padilha, Maria Auxiliadora Soares. Engajamento - Estudantil, Docente e Institucional. Recife, Brasil: Clube de Autores. 2021.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Rodrigues, Ernandes. ENGAJAMENTO DOCENTE E COREOGRAFIAS INSTITUCIONAIS. Joinville, Brasil: Clube dos Autores. 2022.
    Publicado
  2. Nascimento, Ernandes Rodrigues do.. Guia de Metodologias Ativas com o Google for Education. Recife, Brasil: Educat UFPE. 2020.
    Publicado
  3. Nascimento, Ernandes Rodrigues do.. Sustentabilidade, uma questão de atitude.. NEA - Novas Edições Acadêmicas, Alemanha: Saarbrücken. 2017.
    Publicado
  4. Nascimento, Ernandes Rodrigues do.. Ambiente Virtual de Aprendizagem: Uma reflexão sobre alguns ambientes virtuais utilizados no Brasil. Recife, Brasil: Bom Livro. 2013.
    Publicado
  5. Nascimento, Ernandes Rodrigues do.. Formação de Docentes para Cursos de Qualificação Profissional: uma experiência na formação à distância. Recife, Brasil: Bom Livro. 2013.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/10/20 Marketing Digital, Redes Sociais e Prototipagem: como ensinar estratégias de mercado através das metodologias ativas? Jornadas Internacinoais de Marketing e Logística
Escola Superior de Ciências Empresariais - IPS (Setúbal, Portugal)
2023/10/20 Aprendizagem no Curso de Gestão durante a Pandemia da Covid19 no Brasil: como se engajaram os estudantes de estratégias de marketing nas aulas remotas? Jornadas Internacinoais de Marketing e Logística
Escola Superior de Ciências Empresarias - IPS (Setúbal, Portugal)
2023/10/20 Comportamento do Consumidor: o ensino foco na sustentabilidade. Jornadas Internacinoais de Marketing e Logística
Escola Superior de Ciências Empresariais - IPS (Setúbal, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021/12/01 - Atual ENGAJAMENTO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO PROCESSSO DE FORMAÇÃ CONTINUADA DA GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO METROPOLITANA SUL - PE
Coorientador
Ensino das Ciências (Mestrado)
Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil
2021/06/01 - 2021/12/20 A utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação na educação, uma revisão da literatura sobre os três últimos anos antes da Pandemia da Covid-19 no Portal de Periódicos Capes
Orientador
Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/10/01 Pontos de Contato e Perceção de Marca: um estudo de caso sobre jornada do consumidor e branding em cursos de formação executiva no Brasil e em Portugal.
Arguente principal
Alberto Benevides Magalhães Neto (Outro)
2022/03/30 HISTÓRIA ORAL DE VIDA NA TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: possíveis implicações para o engajamento docente
Arguente
Eliana Nogueira Brito Saturnino (Outro)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2022/03/28 CARTOGRAFIA DO ENGAJAMENTO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: uma relação de contextos da jornada acadêmica
Arguente
ISABEL PAULINE LIMA DE BRITO (Doutoramento)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2022/02/23 ENGAJAMENTO ESTUDANTIL NA PRODUÇÃO DE TECNOLOGIA SOCIAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRAL E INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Arguente
MARIA HELENA CAVALCANTI DA SILVA BELCHIOR (Doutoramento)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2022/02/23 ENGAJAMENTO ESTUDANTIL NO ENSINO SUPERIOR: A GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Arguente
OSIAS RAIMUNDO DA SILVA JUNIOR (Outro)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2021/09/16 O ENGAJAMENTO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: uma relação de contextos.
Arguente
ISABEL PAULINE LIMA DE BRITO (Outro)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021/09/10 - 2021/11/20 Oficina de formação para professores da Rede SESI Pernambuco sobre Ensino Híbrido, treinando-os para utilização da aula invertida e da rotação por estações. Serviço Social da Indústria de Pernambuco - SESI PE, Brasil

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022/08/01 - Atual Projeto de Extensão (EAD) Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação (Graduado) Ecossistema Brasília Educacional, Brasil