???global.info.a_carregar???
Professor Universitário; Conteudista para EAD; Pesquisador; Consultor Organizacional, Pedagógico e Educacional; Professor Certificado Google Nível Trainer; e Avaliador de Cursos pelo INEP. Experiência como: Procurador Institucional; Direção Acadêmica; Direção de IES; Coordenação de Curso Superior; Coordenação Acadêmica de Polo EAD e Tutoria Presencial e Virtual. Em novembro de 2018 passou a integrar o Laboratório de Pesquisa e Prática - Educação, Metodologias e Tecnologias - Lab Educat (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5193331014826244), coordenado pela Profa. Dra. Maria Auxiliadora Soares Padilha e pela Profa. Ma. Maria Helena Cavalcante da Silva Belchior. Em outubro de 2019 se tornou pesquisador no Núcleo de Estudos e Pesquisa de Práticas Inovadoras - NEPPI (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8935769050742324), coordenado pela profa. Dra. Cristiane Lucia da Silva. e a profa. Ma. Isabel Pauline Lima de Brito.
Identification

Personal identification

Full name
Ernandes Rodrigues do Nascimento

Citation names

  • Nascimento, Ernandes Rodrigues do.
  • Rodrigues do Nascimento, Ernandes.

Author identifiers

Ciência ID
D11D-C49C-6039
ORCID iD
0000-0003-3683-6339
Google Scholar ID
F5QK9rMAAAAJ&hl

Telephones

Mobile phone
  • (+55) 8198861197 (Professional)

Websites

Knowledge fields

  • Social Sciences - Economics and Business - Business and Management
  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
Spanish; Castilian Intermediate (B1) Upper intermediate (B2) Intermediate (B1) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2)
English Beginner (A1) Intermediate (B1) Beginner (A1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
Chinese Elementary (A2) Beginner (A1) Beginner (A1) Beginner (A1) Elementary (A2)
Education
Degree Classification
2024/08/01 - 2025/12/20
Ongoing
Formação Pedagógica em Pedagogia (Licenciatura)
Major in Licenciatura em Pedagogia
Centro Universitário do Vale do Araguaia, Brazil
2022/06/01 - 2023/05/31
Concluded
Pós-Doutoramento (Pós-doutoramento)
Major in Engajamento Estudantil
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2019/03/13 - 2021/06/22
Concluded
Educação Matemática e Tecnológica (Doctor)
Major in Engajamento Docente, Estudantil e Institucional
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
"ENGAJAMENTO DOCENTE E AS INTERFERÊNCIAS DAS COREOGRAFIAS INSTITUCIONAIS: um estudo sobre cursos superiores de tecnologia ofertados por meio de uma educação híbrida a partir de um web currículo" (THESIS/DISSERTATION)
2013/03/13 - 2014/10/02
Concluded
Administração (Master)
Major in Marketing e Comportamento do Consumidor
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
"A Comunicação Persuasiva por Meio de Vídeo na Internet e sua Relação com a Atitude dos Consumidores Quanto à Sustentabilidade" (THESIS/DISSERTATION)
2010/04/05 - 2012/03/23
Concluded
Master en Educación (Master)
Major in Formação de Professores para Atuar em Cursos Técnicos
Universidad de León, Spain
"Formação De Docentes Para Cursos de Qualificação Profissional: Uma análise crítica sobre o programa Pró-Docente oferecido pelo Sistema de Ensino Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI." (THESIS/DISSERTATION)
2009/07/09 - 2010/05/05
Concluded
Formação Docente para Atuação em EAD (Especialização pós-bacharelato)
Major in Educação a Distância
Escola Superior Aberta do Brasil, Brazil
2004/08/02 - 2008/06/20
Concluded
Administração (Graduado)
Major in Administração Geral
Faculdade de Igarassu, Brazil
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2019/10/03 - 2024/08/31 Invited Principal Investigator (Research) Núcleo de Estudos e Pesquisa de Práticas Inovadoras – NEPPI, Brazil
2018/11/09 - 2024/02/28 Invited Coordinator Researcher (Research) Laboratório de Pesquisa e Prática - Educação, Metodologias e Tecnologias – LAB EDUCAT UFPE, Brazil

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2024/09/02 - Current Assistant Professor (University Teacher) Universidade Europeia, Portugal
2022/08/25 - 2024/08/31 Assistant Professor (University Teacher) Must University, United States
2022/02/17 - 2024/08/31 Assistant Professor (University Teacher) Centro Universitário Maurício de Nassau, Brazil
Centro Universitário Maurício de Nassau, Brazil
2024/03/01 - 2024/06/30 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2021/02/08 - 2022/02/13 Assistant Professor (University Teacher) Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
Universidade de Pernambuco, Brazil
2017/07/03 - 2021/05/17 Full Professor (University Teacher) União Brasileira de Educação Católica, Brazil
Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife, Brazil
2011/02/11 - 2017/06/30 Full Professor (University Teacher) Ser Educacional, Brazil
Faculdade Joaquim Nabuco, Brazil

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2023/01/09 - 2024/03/20 Learning Architect Universidade Europeia, Portugal
2021/08/23 - 2022/06/15 Coordenador Acadêmico Regional Ser Educacional, Brazil
Ser Educacional, Brazil

Others

Category
Host institution
Employer
2014/09/14 - 2017/06/27 Diretor Adjunto Acadêmico Ser Educacional, Brazil
Ser Educacional, Brazil
Projects

Other

Designation Funders
2024/06/11 - Current Formação dos professores da Universidade Europeia para atuação da educação digital
NSA
Coordenador da Pós-Graduação em Educação Digital
Universidade Europeia, Portugal
Ongoing
Outputs

Publications

Book
  1. Rodrigues, Ernandes. ENGAJAMENTO DOCENTE E COREOGRAFIAS INSTITUCIONAIS. Joinville, Brazil: Clube dos Autores. 2022.
    Published
  2. Nascimento, Ernandes Rodrigues do.. Guia de Metodologias Ativas com o Google for Education. Recife, Brazil: Educat UFPE. 2020.
    Published
  3. Nascimento, Ernandes Rodrigues do.. Sustentabilidade, uma questão de atitude.. NEA - Novas Edições Acadêmicas, Germany: Saarbrücken. 2017.
    Published
  4. Nascimento, Ernandes Rodrigues do.. Ambiente Virtual de Aprendizagem: Uma reflexão sobre alguns ambientes virtuais utilizados no Brasil. Recife, Brazil: Bom Livro. 2013.
    Published
  5. Nascimento, Ernandes Rodrigues do.. Formação de Docentes para Cursos de Qualificação Profissional: uma experiência na formação à distância. Recife, Brazil: Bom Livro. 2013.
    Published
Book chapter
  1. Costa, M. F. O.; Nascimento, E. R.. "A Cidadania Digital no Ensino Fundamental Anos Iniciais". In Educação: cenário desafios e dilemas, edited by Mehlecke, Querte Teresinha Conzi; Teles, Adney; Mendes, Maria Nazareth; Barbosa, Marcus Vinícius; Leone, Meyling, 11-36. São Paulo, Brazil: Calêndula, 2024.
    Published
  2. Leite, I. C. A. L.; Nasicmento, E. R.. "Peer Instruction: uma reflexão sobre a educação especial". In Educação: cenário desafios e dilemas., edited by Mehlecke, Querte Teresinha Conzi; Teles, Adney; Mendes, Maria Nazareth; Barbosa, Marcus Vinícius; Leone, Meyling, 77-98. São Paulo, Brazil: Calêndula, 2024.
    Published
  3. Nascimento, E. R. ; Menezes, K. K. O.; Menezes, S. F.. "Ensino e Aprendizagem Online: uma experiência nas disciplinas neuromarketing, marketing analytics, cultura e sociedade de consumo". In Educação: cenário desafios e dilemas., edited by Mehlecke, Querte Teresinha Conzi; Teles, Adney; Mendes, Maria Nazareth; Barbosa, Marcus Vinícius; Leone, Meyling, 37-56. São Paulo, Brazil: Calêndula, 2024.
    Published
  4. Nascimento, E. R. ; Cardoso, C. R. V.; Araujo, H. F. S.. "Política Nacional de Educação Digital: uma reflexão sobre a formação dos professores no contexto da educação básica e superior no Brasil". In Política Nacional de Educação Digital em Perspectivas, edited by Saldanha, Paloma Mendes; Souza, Francisco Cavalcante, 253-274. Recife, Brazil: Publius, 2024.
    Published
  5. Rodrigues do Nascimento, Ernandes; de Godoy Magalhaes, Gustavo Sérgio; Francisco, Marta Maria. "APRENDIZAJE BASADO EN PROBLEMAS". In METODOLOGÍAS ACTIVAS PARA LA MEJORA DEL APRENDIZAJE EN LA UNIVERSIDAD, edited by María Jesús Rodríguez-Entrena; Abraham Bernárdez-Gómez, 115-129. Madrid, Spain: Editorial DYKINSON, 2022.
    In press
  6. Nascimento, Ernandes Rodrigues do.; Padilha, Maria Auxiliadora Soares. "Engajamento Docente: causas, impactos e potencialidades.". In ENGAJAMENTO - Estudantil, Docente e Institucional., edited by Nascimento, Ernandes Rodrigues do; Padilha, Maria Auxiliadora Soares, 191-217. Joinville, Brazil: Clube de Autores, 2021.
    Published
  7. Nascimento, Ernandes Rodrigues do.. "Engajamento Institucional: da escola ao professor.". In ENGAJAMENTO - Estudantil, Docente e Institucional., edited by Nascimento, Ernandes Rodrigues do; Padilha, Maria Auxiliadora Soares, 251-271. Joinville, Brazil: Clube de Autores, 2021.
    Published
  8. Nascimento, Ernandes Rodrigues do.. "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS". In TECNOLOGIA EDUCACIONAL EM PERSPECTIVA: CAMINHOS DA PESQUISA PARA INOVAÇÃO, edited by Cristiana Barcelos da Silva; Patrícia Gonçalves de Freitas, 98-111. Rio de Janeiro, Brazil: e-Publicar, 2021.
    Published
  9. Nascimento, Ernandes Rodrigues do.; Brito, Isabel Pauline Lima de; SILVA, Arlaine Gabriela Pereira. "Um Estudo Sobre o Engajamento Estudantil em um Ambiente Multitarefas e a Influência dos seus Estilos de Aprendizagem". In ENGAJAMENTO - Estudantil, Docente e Institucional, edited by Nascimento, Ernandes Rodrigues do.; Padilha, Maria Auxiliadora Soares, 65-110. Joinville, Brazil: Clube de Autores, 2021.
    Published
  10. Nascimento, Ernandes Rodrigues do.; Padilha, Maria Auxiliadora Soares. "AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EM DISCIPLINAS PRESENCIAIS NO ENSINO SUPERIOR: UM EXEMPLO COM O GOOGLE CLASSROOM". In Educação a Distância no Ensino Superior: ensino híbrido, edited by SILVA, Kátia Cilene da. MEHLEKE; Querte, Teresinha Conzi, 1-19. São Paulo, Brazil: Opção Livros, 2019.
    Published
  11. Nascimento, Ernandes Rodrigues do.. "Da educação 1.0 a 5.0: uma conversa sobre o papel da tecnologia na formação da sociedade para navegar no mundo digital conectado". In Evoluamos, edited by Alexandre Saldanha; Aline Taraziuk; Paloma Mendes Saldanha, 41-45. Recife, Brazil: Serifa Fina, 2019.
    Published
  12. Nascimento, Ernandes Rodrigues do.; Anjos, Fábio Leandro Melo Ramo dos ; Silva, Cristiane Lucia da Silva; Padilha, Maria Auxiliadora Soares. "Facebook como Palco de uma Coreografia Didática: uma análise sobre o engajamento estudantil". In Inovações Pedagógica e Coreografias Didáticas: das tecnologias e metodologias às práticas efetivas, edited by Mehlecke, Querte Teresinha Conzi; Padilha, Maria Auxiliadora Soares, 87-105. São Paulo, Brazil: Editora Cajuína, 2019.
    Published
  13. Nascimento, Ernandes Rodrigues do.; Oliveira, Gregório Batista de Lima; Menezes, Karla Karina de Oliveira; Anjos, Fábio Leandro Melo Ramo dos. "NARRATIVAS DIGITAIS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO SUPERIOR: QUAL A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES?". In Gestão, Avaliação e Inovação no Ensino Superior, 181-207. Ponta Grossa, Brazil: Atena Editora, 2019.
    Published • 10.15448/2179-8435.2018.2.31354
Edited book
  1. Nascimento, Ernandes Rodrigues do.; Padilha, Maria Auxiliadora Soares. Engajamento - Estudantil, Docente e Institucional. Recife, Brazil: Clube de Autores. 2021.
    Published • Editor
Journal article
  1. Santos, Sabrina.; Nascimento, Ernandes Rodrigues do.. "Metodologias Ativas de Ensino na Percepção do Corpo Docente de Ensino Fundamental em uma Instituição do Distrito Federal-DF". Must Reviews 12 (2024): https://mustedu.com/wp-content/uploads/2024/09/MUST-Reviews_vol-12.pdf.
    Published
  2. Ramalho, Climéria Beserra; Oliveira, Maria Marly; Nascimento, Ernandes Rodrigues do.. "EVIDÊNCIAS DE ENGAJAMENTO DOCENTE NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA". Revista Diálogo Educacional (2023):
    Accepted
  3. Nascimento, Ernandes Rodrigues do.; Karla Karina Oliveira Menezes; Brito, Isabel Pauline Lima de. "Are there significant differences in the level of engagement of students who study in the morning and evening shifts?". Revista Cocar 18 36 (2023): 1-14. https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6241.
    Open access • Published
  4. Nascimento, Ernandes Rodrigues do.; Brito, Isabel Pauline Lima de; Padilha, Maria Auxiliadora Soares. "Uma Análise Sobre o Engajamento dos Docentes no Retorno às Aulas Presenciais Após Dois Anos de Pandemia da Covid19". Revista Diálogo Educacional 17 (2023): 1-19. https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6169/2907.
    Published
  5. Nascimento, Ernandes Rodrigues do.; Padilha, Maria Auxiliadora Soares. "ESCALA BRASILEIRA DE ENGAJAMENTO DOCENTE: mensurando o nível de envolvimento dos professores com o processo de ensino e aprendizagem". Revista Diálogo Educacional 22 73 (2022): 854-884. http://https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/28878.
    Open access • Published
  6. Nascimento, Ernandes Rodrigues do.; Leitão, José Marcelo Gonçalves ; Tavares, Rômulo Jorge Souza. "Coreografando os Projetos Integradores para a Prática da Responsabilidade Socioambiental: uma interseção entre as metodologias ativas no ensino superior.". Revista de Educação ANEC 43 163 (2021): 211-222. https://revistas.anec.org.br/index.php/revistaeducacao/article/view/266.
    Open access • Published
  7. Nascimento, Ernandes Rodrigues do.; Brito, Isabel Pauline Lima de; SILVA, Arlaine Gabriela Pereira. "Aprendizagem em ambientes multitarefas. Uma realidade na Cultura Maker". REVISTA DE ESTILOS DE APRENDIZAJE 13 Especial (2020): 157-170. http://revistaestilosdeaprendizaje.com/article/view/2036.
    Open access • Published • 10.55777/rea.v13iEspecial.2036
  8. Nascimento, Ernandes Rodrigues do.; Magalhães, Gustavo Godoy ; Francisco, Marta; Padilha, Maria Auxiliadora Soares. "Aprendizagem Baseada em Problemas: como se engajam os docentes na área da saúde?". Revista GETS 3 2 (2020): 65-85. https://ojs3x.gets.science/index.php/gets/article/view/28.
    Open access • Published
  9. Nascimento, Ernandes Rodrigues do; Brito, Isabel Pauline Lima de; Padilha, Maria Auxiliadora Soares. "ENGAJAMENTO DE DOCENTES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: IMPLEMENTANDO ENSINO HÍBRIDO". Revista e-Curriculum 18 2 (2020): 951-969. http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p951-969.
    Open access • Published • 10.23925/1809-3876.2020v18i2p951-969
  10. Nascimento, Ernandes Rodrigues do.; Padilha, Maria Auxiliadora Soares. "Aprendizagem por meio do ensino híbrido na educação superior: narrando o engajamento dos estudantes.". REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONAL 20 64 (2020): 252-271. https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/25579/24107.
    Open access • Published
  11. Ernandes Rodrigues do Nascimento; Maria Auxiliadora Padilha; Cristiane Lucia da Silva; Fábio Leandro Melo Ramo dos Anjos. "Metodologias ativas e engajamento docente: uma reflexão sobre as dificuldades enfrentadas pelos professores da educação superior". Educação Por Escrito (2019): https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.31560.
    10.15448/2179-8435.2019.1.31560
  12. Nascimento, Ernandes Rodrigues do.. "A CONSTRUÇÃO DE UM WEB CURRÍCULO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA EDUCAÇÃO HÍBRIDA". Revista Educat 1 1 (2019): 11-21. https://periodicos.ufpe.br/revistas/educat/article/view/243946.
    Open access • Published
  13. Ernandes Rodrigues do Nascimento; André Ricardo Melo; Maria Auxiliadora Soares Padilha. "Ensaiando um curso híbrido". Revista de Educação ANEC 47 160 (2019): 139-149. https://doi.org/10.22560/reanec.v47i160.265.
    10.22560/reanec.v47i160.265
  14. Ernandes Rodrigues Do Nascimento; Fábio Leandro Melo Ramos Dos Anjos; Karla Karina Oliveira Menezes; Gregório Batista Lima De Oliveira. "Narrativas digitais para uma aprendizagem significativa no Ensino Superior: qual a percepção dos estudantes?". Educação Por Escrito 9 2 (2019): 235-235. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2018.2.31354.
    10.15448/2179-8435.2018.2.31354
  15. Hajoj, Iyad Amado; Nascimento, Ernandes Rodrigues do.; Frota, Cláudio Dantas; Luz, Iremar Bezerra Da. "EDUCAÇÃO CORPORATIVA: Estudo de caso de uma organização instalada em Manaus.". REVISTA AMAZÔNIA, ORGANIZAÇÕES E SUSTENTABILIDADE. 5 1 (2016): 16-40. http://revistas.unama.br/index.php/aos/article/view/327.
    Open access • Published
  16. Nascimento, Ernandes Rodrigues do; De Oliveira, Karla Karina; Freitas-da-Costa, Marconi; Marques, Rafaela Queiroz. "Panorama da Pesquisa em Marketing no Brasil: uma análise da produção funcionalista em periódicos Qualis Capes A2, B1 e B2.". Revista Brasileira de Marketing 14 2 (2015): 166-178. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v14i2.2870.
    Open access • Published • 10.5585/remark.v14i2.2870
  17. do Nascimento, Ernandes Rodrigues; Freitas-da-Costa, Marconi; de Oliveira, Karla Karina. "Comunicação Persuasiva na Internet por meio do YouTube: É Possível Aumentar a Preocupação Ambiental e o Envolvimento do Consumidor com a Sustentabilidade?". (2015): http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/tpa/article/view/20254.
    10.21714/2238-104X2015v5i1-20254
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2023/10/20 Marketing Digital, Redes Sociais e Prototipagem: como ensinar estratégias de mercado através das metodologias ativas? Jornadas Internacinoais de Marketing e Logística
Escola Superior de Ciências Empresariais - IPS (Setúbal, Portugal)
2023/10/20 Aprendizagem no Curso de Gestão durante a Pandemia da Covid19 no Brasil: como se engajaram os estudantes de estratégias de marketing nas aulas remotas? Jornadas Internacinoais de Marketing e Logística
Escola Superior de Ciências Empresarias - IPS (Setúbal, Portugal)
2023/10/20 Comportamento do Consumidor: o ensino foco na sustentabilidade. Jornadas Internacinoais de Marketing e Logística
Escola Superior de Ciências Empresariais - IPS (Setúbal, Portugal)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2021/12/01 - Current ENGAJAMENTO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO PROCESSSO DE FORMAÇÃ CONTINUADA DA GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO METROPOLITANA SUL - PE
Co-supervisor
Ensino das Ciências (Master)
Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brazil
2021/06/01 - 2021/12/20 A utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação na educação, uma revisão da literatura sobre os três últimos anos antes da Pandemia da Covid-19 no Portal de Periódicos Capes
Supervisor
Pedagogia (Degree)
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2024/10/01 Pontos de Contato e Perceção de Marca: um estudo de caso sobre jornada do consumidor e branding em cursos de formação executiva no Brasil e em Portugal.
(Thesis) Main arguer
Alberto Benevides Magalhães Neto (Other)
2022/03/30 HISTÓRIA ORAL DE VIDA NA TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: possíveis implicações para o engajamento docente
(Thesis) Arguer
Eliana Nogueira Brito Saturnino (Other)
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2022/03/28 CARTOGRAFIA DO ENGAJAMENTO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: uma relação de contextos da jornada acadêmica
(Thesis) Arguer
ISABEL PAULINE LIMA DE BRITO (PhD)
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2022/02/23 ENGAJAMENTO ESTUDANTIL NA PRODUÇÃO DE TECNOLOGIA SOCIAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRAL E INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
(Thesis) Arguer
MARIA HELENA CAVALCANTI DA SILVA BELCHIOR (PhD)
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2022/02/23 ENGAJAMENTO ESTUDANTIL NO ENSINO SUPERIOR: A GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
(Thesis) Arguer
OSIAS RAIMUNDO DA SILVA JUNIOR (Other)
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2021/09/16 O ENGAJAMENTO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: uma relação de contextos.
(Thesis) Arguer
ISABEL PAULINE LIMA DE BRITO (Other)
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil

Consulting

Activity description Institution / Organization
2021/09/10 - 2021/11/20 Oficina de formação para professores da Rede SESI Pernambuco sobre Ensino Híbrido, treinando-os para utilização da aula invertida e da rotação por estações. Serviço Social da Indústria de Pernambuco - SESI PE, Brazil

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2022/08/01 - Current Projeto de Extensão (EAD) Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação (Graduado) Ecossistema Brasília Educacional, Brazil