???global.info.a_carregar???
Hélia Santos is project manager since 2012, and junior researcher since 2003. In 2021, she took on the coordination of the Project Management Office of the Center for Social Studies, of the University of COimbra. She holds an MA degree in Sociology (Postcolonialisms and Global Citizenship), from the Centre for Social Studies and School of Economics, University of Coimbra, and she is a PhD candidate in this same programme since 2015. Her research interests focus on postcolonial studies and identities, and, more recently, memory studies. Presently, she is part of the research team of "MEMOIRS: Children of Empires and European Postmemories" (ERC Consolidator Grant), coordinated by Margarida Calafate Ribeiro, as PhD student.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Hélia Santos

Nomes de citação

  • Santos, Hélia

Identificadores de autor

Ciência ID
D01F-544B-3B74
ORCID iD
0000-0002-4463-9776

Endereços de correio eletrónico

  • helia@ces.uc.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 239855570 (Profissional)

Moradas

  • Centro de Estudos Sociais. Colégio de S. Jerónimo, Apartado 3087, 3000-995, Coimbra, Coimbra, Portugal (Profissional)

Websites

  • https://ces.uc.pt/pt/ces/pessoas/investigadoras-es-juniores/helia-santos (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Sociologia - Sociologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Alemão Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2009/03/09
Concluído
Pós-colonialismos e Cidadania Global [Postcolonialism and Global Citizenship] (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
"Jovens Muçulmanos, Escola Pública, Identidades: um estudo de caso" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2001/06/30
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, Inglês e Alemão [Modern Languages and Literature: English and German] (Licenciatura)
Especialização em Education
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
"n.a." (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/06/01 - Atual Head of Project Management Office Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
2012/01/01 - Atual Project Management Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
2003/12/01 - Atual Junior Researcher Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
2016/09/01 - 2021/12/31 PhD Candidate (taught course in Postcolonialism and Global Citizenship, CES/ Univ Coimbra). Project: Colonial Paradoxes: memory, postmemory and forgetfulness in second generation narratives Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2000/09/01 - 2003/07/31 English Teacher High schools in Coimbra, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021 - 2023/12/31 MAPS - Pós-memórias Europeias: uma cartografia pós-colonial
PTDC/LLT-OUT/7036/2020
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2015 - 2021/10/31 MEMOIRS: Children of Empires and European Postmemories
PhD candidate
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
European Research Council
Concluído
2013 - 2014/10/31 elocALL: E-LOCAL for All
Investigador
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal

Università degli Studi di Bologna Dipartimento di Lingue Letterature e Culture Moderne, Itália
Education Audiovisual and Culture Executive Agency
Concluído
2010 - 2012/11/30 E-LOCAL: Electronically Learning Other Cultures and Languages
Investigador
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
Education Audiovisual and Culture Executive Agency
Concluído
2008 - 2012/02/28 ´Raça´ e África em Portugal: um estudo sobre manuais escolares de história Acrónimo: RAP
PTDC/CED/64626/2006
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2007 - 2010/03/31 Children of the Colonial War: Postmemory and Representations
Bolseiro de Investigação
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2003 - 2006/01/31 INTERACT: Intercultural Active Citizenship Education
Bolseiro de Investigação
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
European Commission Sixth Framework Programme
Concluído
Produções

Publicações

Capítulo de livro
  1. "Traits de mémoires entre oublis: récits de deuxième génération à propos de la fin du colonialisme en Angola". In Voir / Revoir: Revenir sur les traces, définir le présent: La Péninsule Ibérique après les dictatures, in Graça dos Santos; José Manuel Esteves; Lina Iglesias; Gonçalo Plácido Cordeiro (ed.).), 63-80. Paris, França: Presses Universitaires de Paris Nanterre, 2021.
    Publicado
  2. Guilherme, Manuela; Pureza, José Manuel; Silva, Rita Paulos da; Santos, Hélia. "The intercultural dimension of citizenship education in Portugal". Multilingual Matters, 2006.
Tese / Dissertação
  1. Santos, Hélia Regina Gaspar dos. "Muslim pupils, identities and state schools: a case study". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10316/9707.

Outros

Outra produção
  1. Não havia olhos inocentes. MEMOIRS - Children of Empires and European Postmemories (648624); MAPS - Pós-memórias Europeias: uma cartografia pós-colonial. Neste breve texto, esboço uma hipótese que discuto no meu trabalho de investigação no âmbito do projeto MEMOIRS: se a narrativa da pós-memória, elaborada a partir de restos de memórias familiares, omite ou ignora as identidades raciais no tabuleiro político do colonialismo. 2021. Santos, Hélia. http://hdl.handle.net/10316/96709.
  2. Invisible Portuguese. MEMOIRS - Children of Empires and European Postmemories (648624). 2019. Santos, Hélia. http://hdl.handle.net/10316/87186.
  3. Another Day of Life": the Journalist Memorialized, Angola Forgotten. MEMOIRS - Children of Empires and European Postmemories (648624). Em novembro de 2018, circulou nas salas de cinema em Portugal a adaptação ao cinema do livro Mais um Dia de Vida: Angola 1975 do jornalista Ryszard Kapuscinski, originalmente publicado em 1976. Polaco (1932-2007), o jornalista foi correspondente de guerra durante grande parte da sua vida profissional, tendo acompanhado de perto os p. 2019. Santos, Hélia. http://hdl.handle.net/10316/87173.
  4. Forgetting in Portuguese. MEMOIRS - Children of Empires and European Postmemories (648624). 2018. Santos, Hélia. http://hdl.handle.net/10316/81730.
  5. Memories of Portuguese colonialism staged by Hotel Europa. MEMOIRS - Children of Empires and European Postmemories (648624). 2018. Santos, Hélia. http://hdl.handle.net/10316/79865.
  6. Introduction - Commenting Our Own Face Sketches, in Boaventura de Sousa Santos, A Cor do Tempo Quando Foge. 2009. Araújo, Marta; Matias, Marisa; Santos, Hélia; Martins, Bruno Sena. http://hdl.handle.net/10316/36180.
  7. A Responsabilidade Social e Educativa dos Mass Media. 2006. Santos, Hélia. http://hdl.handle.net/10316/41139.
  8. A Colonialidade do Saber no Ensino da História: uma perspectiva pós-colonial e intercultural. 2006. Santos, Hélia. http://hdl.handle.net/10316/41137.
  9. O Esplendor de Portugal, de António Lobo Antunes: um romance pós-colonial? Identidade, 'Raça', (Des)Território. 2006. Santos, Hélia. http://hdl.handle.net/10316/41136.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/09/16 Memory's forgetfulness: the end of colonialism in Angola narrated by the "second generation" XIV Congresso Luso-Afro-Brasileiro - Utopias Pós-Crise
Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa-AILPCSH (Coimbra, Portugal)
2019/06/27 (Post)memory and Forgetfulness Among the Second Generation in Families coming from Angola in the Decade of 1970 Third Annual Conference of the Memory Studies Association
Complutense University (Madrid, Espanha)
2018/11/08 (Post)memory and forgetting with the descendants of families coming from Angola in the 1970s magining the future. Knowledges, experiences, alternatives
School of Economics, University of Coimbra (Coimbra, Portugal)
2018/10/04 Memory glimpses from amidst forgetting: second generation narratives on the end of colonialism in Angola [Traits de mémoires entre oublis : récits de deuxième génération à propos de la fin du colonialisme en Angola] VOIR / REVOIR - Revenir sur les traces, définir le présent: La Péninsule Ibérique après les dictatures
Université Paris Nanterre (Paris, França)
2012/12/06 E-LOCAL: collaborative production of an online platform for six languages (introductory level) International Meeting - Languages, Applied Linguistics and Translation
University of Évora (Évora, Portugal)
2011/06/15 Children of the Colonial Wars: in-between silences and excesses Conference/ Debate Children of Colonial Wars: postmemory and representations
Centro de Estudos Sociais and CIUL-Lisboa (Lisboa, Portugal)
2011/02/17 Imagining the Colonial War: postmemories of 'Children of the War', between silences and excesses International Conference "Portugal between Disquiets and Challenges",
Centro de Estudos Sociais (Coimbra, Portugal)
2010/04/26 (Post)Memories of the Colonial War: cultural representations Seminar Series of the Association of Anthropology Students of the University of Coimbra
Department Anthropology, University of Coimbra (Coimbra, Portugal)
2009/09/02 Muslim pupils and the negotiation of Portuguese postcolonial identity 9th European Sociological Association Conference
European Sociological Association (Lisbon, Portugal)