???global.info.a_carregar???
JOÃO RICARDO (1993, Portugal) holds a master's degree in Musical Arts from Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL) since 2019. He studied composition and analysis with Luís Soldado and attended workshops and masterclasses with Jaime Reis, Vincent Debut, Michelle Agnes Magalhães, Ake Parmerud, Hans Tutschku, Luis Naón, João Pedro Oliveira, Carlos Caires, Dimitris Andrikopoulos, António Sousa Dias, among others. His operas have been premiered and performed by INESTÉTICA COMPANHIA TEATRAL ("a dor de todas as ruas vazias", 2019), QUARTETO CONTRATEMPUS ("O que vai para o mar", 2022; "Torre da Memória", 2023) and OPERAFEST LISBOA ("Eco/Arquipélago", 2020; "Minotauro", 2022); his aria for tenor "Quando enganei os deuses", with libretto by Tatiana Faia, won the Carlos de Ponte Leça prize at Maratona Ópera XXI in September 2021. He was selected as Composer in Residence at ORQUESTRA DE CÂMARA DE CASCAIS E OEIRAS for the year 2022, and in November of the same year his piece "Mãe desconhecida" for oboe and piano won the Concurso Internacional de Música Terras de Santiago in the composition category; he was also selected as Composer in Residence for Festival CriaSons IV by MUSICAMERA PRODUÇÕES. His most recent academic texts are included in publications suchs as "New Approaches to Sound, Music, and Media" (Bloomsbury Publishing), "Sonoridades Eborense" (CHAM, CESEM), "INSAM: Journal of Contemporary Music, Art and Technology", among others. He's affiliated with Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM FCSH/UNL) since September 2019, within Grupo de Investigação em Música Contemporânea and Linha de Estudos de Ópera, and and a team member of the project PASEV: Patrimonialization of Évora's Soundscape (CESEM UÉvora). He also works regularly with AREPO: Associação de Ópera e Artes Contemporâneas, in score engraving and technical assistance.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
João Ricardo

Nomes de citação

  • Ricardo, João
  • João Ricardo

Identificadores de autor

Ciência ID
D01E-6E37-0CBE
ORCID iD
0000-0002-5918-9819

Endereços de correio eletrónico

  • jdcr@uevora.pt (Profissional)
  • joaodcricardo@gmail.com (Pessoal)

Telefones

Telemóvel
  • 913351353 (Pessoal)

Moradas

  • Avenida dos Bombeiros Voluntários Nº 79 2º Esquerdo, 2580-289, Alenquer, Alenquer , Portugal (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
  • Humanidades - Artes
  • Humanidades - Artes - Estudos de Cinema, Rádio e Televisão

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês
Formação
Grau Classificação
2021/12/20
Concluído
Rotação da Paisagem. Sob(re) a Paisagem (Outros)
Universidade do Minho Laboratório de Paisagens Património e Território, Portugal
2021/07
Concluído
Oficina de Leitura Paleográfica de Textos Portugueses - Época Medieval e Moderna (Outros)
Universidade de Évora Departamento de História, Portugal
2017 - 2019
Concluído
Artes Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
""... and Words on Music" O Texto Transcrito como Base para a Composição Musical" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 valores
2017/09/09
Concluído
Fundamentais de acústica para a prática e a performance musical (Outros)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016/07/19
Concluído
Música Electroacústica, Sound Design e Espacialização (Outros)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
17
2013 - 2016
Concluído
Ciências Musicais (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Évora, Portugal
2019 - Atual Estagiário de Investigação (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2020/03 - 2022/02 Investigador Contratado (Investigação) Universidade de Évora, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Agrupamento de Escolas do Carregado, Portugal
2022 - Atual Educador de infância (Educador de Infância) Agrupamento de Escolas de Paredes, Portugal
2020 - 2020 Educador de infância (Educador de Infância) Agrupamento de Escolas de Arruda dos Vinhos, Portugal
2019 - 2020 Educador de infância (Educador de Infância) Agrupamento de Escolas Pedro Jacques Magalhães, Portugal
2019 - 2020 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Agrupamento de Escolas do Carregado, Portugal
2018 - 2019 Educador de infância (Educador de Infância) Agrupamento de Escolas de Santa Iria da Azóia, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - 2023 Compositor Residente MUSICAMERA produções, Portugal
2022 - 2022 Compositor Residente Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2020/03/17 - 2022 PASEV: Patrimonialização da Paisagem Sonora em Évora (1540-1910) [Patrimonialization of Évora's Soundscapes]
Bolseiro de Mestrado
Universidade de Évora, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Em curso
2017/10/17 - 2018/10/18 História Temática da Música em Portugal e no Brasil
FCSH/CESEM/UID/EAT/00693/2013/1BI Licenciado
Bolseiro de Integração na Investigação
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Em curso

Projeto

Designação Financiadores
2022 - Atual PASEV: Patrimonialização da Paisagem Sonora em Évora (1540-1910) [Patrimonialization of Évora's Soundscapes]
Investigador
Universidade de Évora, Portugal
Em curso
2019 - Atual Grupo de Investigação em Música Contemporânea [Contemporary Music Research Group]
Investigador em formação
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Em curso
2019 - Atual Linha de Estudos de Ópera [Opera Studies Research Cluster]
Investigador em formação
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. João Ricardo. "Image-Music-Text: Operatic Experiments in the age of the Audiovisual Essay". INSAM: Journal of Contemporary Music, Art and Technology 1 6 (2021): 40-56. https://insam-institute.com/wp-content/uploads/2021/07/4.-INSAM-Journal-Joao-Ricardo.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  2. João Ricardo. "A dor de todas as ruas vazias". Revista Vórtex 8 2 (2020): 1-24. https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.2.17.
    Publicado • 10.33871/23179937.2020.8.2.17
  3. João Ricardo. ""...and Words on Music": Transcribed Text as Basis for Musical Composition". Post-in-progress: Revista do Fórum Internacional em Estudos de Música e Dança 5 (2020): https://proa.ua.pt/index.php/postip/article/view/21376.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Ricardo, João. ""... and Words on Music": O Texto Transcrito como Base para a Composição Musical". ÍMPAR Journal (2019):
    Aceite para publicação
Capítulo de livro
  1. João Ricardo. "Watching it all through a Screen: YouTube as a Teaching Aid in Music Composition". In YouTube and Music: Online Culture and Everyday Life, editado por Holly Rogers; Joana Freitas-Silva; João Francisco Porfírio, 123-132. London, Reino Unido: Bloomsbury Publishing, 2023.
    Publicado
  2. João Ricardo. "Pequenos Compositores no Museu: criações musicais a partir dos Jogos PASEV no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo". In Ebook III Encontro Paisagem Sonora Histórica. Portugal: CIDEHUS, 2023.
    Aceite para publicação
  3. João Ricardo; Sá, Vanda de. "O povo divertiu-se. Ao menos nestes três dias esqueceu a carestia que o oprime: Bailes de Máscaras, Foliões e Festas de Carnaval na cidade de Évora de oitocentos". In Sonoridades Eborenses, editado por Vanda de Sá; Antónia Fialho Conde; Rodrigo Teodoro de Paula, 131-153. Famalicão, Portugal: Edições Húmus e Autores, 2022.
    Publicado
  4. João Ricardo; Sá, Vanda de ; Coelho, Ana Raquel. "Do Arraial, à Procissão: aplausos no Coreto e esplendor nas visitas Régias. Novos palcos e novas Bandas na Évora liberal do séc. XIX". In Sonoridades Eborenses, editado por Vanda de Sá; Antónia Fialho Conde; Rodrigo Teodoro de Paula, 155-184. Famalicão, Portugal: Edições Húmus e Autores, 2022.
    Publicado

Artística / Interpretação

Composição musical
  1. João Ricardo. Delírio No. 2. 2023.
  2. João Ricardo. Mãe desconhecida. 2023.
  3. João Ricardo. O que vai para o mar. 2022.
  4. João Ricardo. Ideias para adiar o fim do mundo. 2022.
  5. João Ricardo. Um inferno é um inferno é um inferno. 2022.
  6. João Ricardo. Minotauro: apontamento para um recomeço. 2022.
  7. João Ricardo. Let. Love. [be a] Lucky Loser. 2022.
  8. João Ricardo. Unus Mundus. 2022.
  9. João Ricardo. Este Estup[i]do Embargo. 2022.
  10. João Ricardo. Season. 2021.
  11. João Ricardo. Quando enganei os deuses. 2021.
  12. João Ricardo. Caderno das Flores e do Mar. 2021.
  13. João Ricardo. Eco/Arquipélago. 2020.
  14. Ricardo, João. Onde a sombra de ti. 2020.
  15. Ricardo, João. Aphasia. 2020.
  16. Ricardo, João. Dispersion. 2019.
  17. Ricardo, João. True Rumor. 2019.
  18. Ricardo, João. Naufrágio. 2019.
  19. Ricardo, João. Mo(vi)mento. 2019.
  20. Ricardo, João. A dor de todas as ruas vazias. 2019.
  21. Ricardo, João. Bar Al Berto. 2019.
  22. Ricardo, João. O meu coração é um bar vazio. 2018.
  23. Ricardo, João. A solidão é um deus bêbado. 2018.
  24. Ricardo, João. O sol foi do vendedor de balões. 2018.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/12/20 Paisagem Sonora: Definição, Imersão, Novas Escutas - o caso de Évora Workshop 1 _ Rotações da Paisagem
Escola de Arquitetura, Arte e Design, Universidade do Minho (Guimarães, Portugal)
2021/12/11 Pequenos Compositores no Museu: criações musicais a partir dos Jogos PASEV no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo III Encontro Paisagem Sonora Histórica – Novas Sonoridades / Novas Escutas
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2021/12/11 Pequenos Compositores no Museu: criações musicais a partir dos Jogos PASEV no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo EINEM 2021: III Encontro Internacional de Estudantes de Música e Musicologia
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2021/06/11 Image-Music-Text: Creative Criticism and the Audiovisual-Essay Towards Music "II Conferência Internacional de Pesquisa em Sonoridades - Sonoridades Fronteiriças / Borderline Sonorities (II CIPS)"
GEIST: Grupo de Estudos em Imagens, Sonoridades e Tecnologias (Florianópolis, Brasil)
2021/05/22 Image-Music-Text: Creative Criticism and the Audiovisual-Essay Towards Music SINFOMAS 2020: Seminário de Investigação em Ensino, Formação e Criação Musical – Festival de Música Piaget
Instituto Piaget (Viseu, Portugal)
2021/05/06 Image-Music-Text: Operatic Experiments in the Age of the Audiovisual Essay NCMM21: NOVA Contemporary Music Meeting
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2021/03/22 "Onde a Sombra de ti": Conversation between Cryptographic Composition and Percussive Techniques for solo Guitar The 21st Century Guitar: Unconventional Approaches to Perfomance, Composition and Research
Colégio Almada Negreiros, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2020/11/25 "O povo divertiu-se. Ao menos nestes três dias esqueceu a carestia que o oprime" Bailes de Máscaras, Foliões e Festas de Carnaval na cidade de Évora de oitocentos Colóquio Sonoridades Eborenses
Universidade de Évora (Évora , Portugal)
2020/11/04 Onde a Sombra de ti: Diálogo entre Composição Criptográfica e Técnicas de Percussão para Guitarra solo EINEM 2020: II Encontro Internacional de Estudantes em Música e Musicologia
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2020/10/02 Watching it all through a Screen: YouTube as a Teaching Aid in Music Composition Like, share and subscribe: Youtube, music and cyberculture before and after the new decade, International Conference
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/11/29 "... and Words on Music": Texto Transcrito como Base para a Composição Musical EINEM 2019: Encontro de Estudantes em Música e Musicologia.
Universidade de Évora. (Évora, Portugal)
2019/11/22 "... and Words on Music": Transcribed Text as Basis for Musical Composition POST-IP 2019: 5º Fórum Internacional de Pós-Graduação em Estudos de Música e Dança.
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2019/06/27 "... and Words on Music": Texto Transcrito como Base para a Composição Musical ENCAPE 2019: Encontro Nacional de Composição e Análise musical: Perspetivas Educacionais.
Conservatório de Música de Coimbra. (Coimbra, Portugal)
2019/05/29 "... and Words on Music": O Texto Transcrito como Base para a Composição Musical Apresentação privada para os alunos de Mestrado do Instituto Superior Técnico (IST).
INESC-ID: Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (Lisboa , Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/12/09 - 2021/12/12 Comissão organizadora do "III Encontro Internacional de Investigação de Estudantes em Música e Musicologia (EINEM 2021)" (2021/12/09 - 2021/12/12)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2021/11/10 - 2021/11/12 Comissão organizadora do "III Encontro Paisagem Sonora Histórica - Novas Sonoridades / Novas Escutas [III Historical Soundscape Meeting - New Sonorities / New Listenings]" (2021/11/10 - 2021/11/12)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora, Portugal
2021/04/16 - 2021/04/16 Comissão organizadora do "Webinário Património Sineiro Português" (2021/04/16 - 2021/04/16)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora, Portugal
2020/11/27 - 2020/11/27 Comissão organizadora do evento "Vozes brônzeas na paisagem sonora eborense: a prática sineira como património" na Abertura da Noite Europeia dos Investigadores (2020/11/27 - 2020/11/27)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
2020/11/25 - 2020/11/26 Comissão organizadora Colóquio "Sonoridades Eborenses" (2020/11/25 - 2020/11/26)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2020/11/04 - 2020/11/06 Comissão organizadora do "II Encontro Internacional de Investigação de Estudantes em Música e Musicologia (EINEM 2020)" (2020/11/04 - 2020/11/06)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/10/07 - 2022/10/07 Interpretação musical nas pinturas: visita-guiada inserida na atividade "A Música na História"
Oficina (workshop)
A Música na História
Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, Portugal

Universidade de Évora Departamento de História, Portugal
2021/12/10 - 2021/12/10 Moderação do Painel 1 no "III Encontro Internacional de Investigação de Estudantes em Música e Musicologia (EINEM 2021)"
Encontro
III Encontro Internacional de Investigação de Estudantes em Música e Musicologia (EINEM 2021)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2021/11/12 - 2021/11/12 Moderação da Sessão X no "III Encontro Paisagem Sonora Histórica - Novas Sonoridades / Novas Escutas [III Historical Soundscape Meeting - New Sonorities / New Listenings]"
Encontro
III Encontro Paisagem Sonora Histórica – Novas Sonoridades / Novas Escutas
Universidade de Évora, Portugal
2021/10/01 - 2021/10/01 "Imagens Sonoras: visita-guiada celebrando o Dia Mundial da Música" no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
Outro
Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, Portugal
2021/08/10 - 2021/09/12 Assistência técnica na produção da ópera de câmara "O Regresso da Norma" pela AREPO: Associação de Ópera e Artes Contemporâneas
Concerto
AREPO: Associação de Ópera e Artes Contemporâneas, Portugal
2021/06/20 - 2021/06/20 Assistência na organização e produção do concerto "O verso de órgão na Península Ibérica" na Igreja de São Francisco de Évora
Concerto
O verso de órgão na Península Ibérica
2021/06/11 - 2021/06/11 Moderação da Sessão 6 do Grupo de Trabalho 5 na "II Conferência Internacional de Pesquisa em Sonoridades - Sonoridades Fronteiriças / Borderline Sonorities (II CIPS)"
Conferência
Sonoridades Fronteiriças – Borderline Sonorities: II Conferência Internacional de Pesquisa em Sonoridades
Universidade Federal Fluminense, Brasil
2021/05/29 - 2021/05/29 Assistência na organização e produção do concerto "A ópera na liturgia portuguesa do século XIX" na Igreja de São Francisco de Évora
Concerto
A ópera na liturgia portuguesa do século XIX
2021/02/23 - 2021/02/23 Conversa Live-stream "O Presente e o Futuro da Cultura em Portugal"
Mesa-redonda
O Presente e o Futuro da Cultura em Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2020/11/04 - 2020/11/06 Moderação do Painel 1, Painel 7 e Painel 9 no "II Encontro Internacional de Investigação de Estudantes em Música e Musicologia (EINEM 2020)"
Conferência
II Encontro Internacional de Investigação de Estudantes em Música e Musicologia (EINEM 2020)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2020/09/06 - 2020/09/06 "Eco/Arquipélago, ópera de câmara em um ato" no encontro "Dramaturgia na Construção de uma Ópera: Debate sobre a construção de uma ópera e do seu libreto"
Mesa-redonda
Dramaturgia na Construção de uma Ópera: Debate sobre a construção de uma ópera e do seu libreto
2019/08/26 - 2019/08/31 Assistência técnica na produção da ópera comunitária "É Possível Resistir" pelo compositor Luís Soldado
Festival
Festival Novas Invasões (FNI) - Torres Vedras

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022 - Atual Projeto Orquestra Escolar: Professor de piano, guitarra e baixo (Ensino básico 3º ciclo) Agrupamento de Escolas do Carregado, Portugal
2023/01/03 - 2023/03/31 As Paisagens Sonoras no Centro Escolar de Paredes: atividades artísticas e jogos lúdicos a partir dos sons envolventes (Ensino básico 1º ciclo) Agrupamento de Escolas de Paredes, Portugal
2019 - 2020 Projeto Orquestra Escolar: Professor de piano, guitarra e baixo (Ensino básico 3º ciclo) Agrupamento de Escolas do Carregado, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2021/08/01 Entrevista com o jornal Diário do Sul sobre o evento "Museu Frei Manuel do Cenáculo assinalou Dia Mundial da Música" Diário do Sul

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2021 - Atual Associação Portuguesa de Compositores (APC) Membro
Distinções

Prémio

2022 Finalista: 15º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim
2022 Menção honrosa: Prémio Musa 2022
2022 1º Prémio: Concurso Internacional de Música Terras de Santiago 2022
2021 Prémio Carlos de Ponte Leça
2021 Special Mention: Amsonia International Composition Contest 2021
2021 1º Prémio: Concurso Música Nova 2021 (OCCO)

Título

2023 Compositor Residente: MUSICAMERA produções, Festival CriaSons IV
2022 Compositor Residente: Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras (OCCO)

Outra distinção

2020 Bolsa de Criação Artística: Maratona Ópera XXI