Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Elizama Almeida de Oliveira
- Data de nascimento
- 1992/03/06
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Almeida, Elizama
- A., Elizama
Identificadores de autor
- Ciência ID
- CD15-EAEE-DF85
- ORCID iD
- 0000-0002-8820-8134
Moradas
- RUA ANTONIO VASCONCELOS, 18A, 3000-054, COIMBRA, Coimbra, Portugal (Pessoal)
Websites
- https://museudaliteratura.com.br/ (Académico)
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Teoria Literária
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Estudos Gerais da Literatura
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Francês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2020/09 - 2025/01
Em curso
|
Materialidades da Literatura (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
"Um sopro de vida em desedição: pedaços, avessos e outros personagens nos manuscritos de Clarice Lispector" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
19 |
2018/03/03 - 2021/04/27
Concluído
|
Letras/Literatura, Cultura e Contemporaneidade (Master)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
"Um museu que não nasceu: Lygia Fagundes Telles e a criação do Museu da Literatura Brasileira na década de 1970" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
20 |
2015/03/17 - 2016/07/28
Concluído
|
Literatura, Arte e Pensamento Contemporâneo (Postgraduate Certificate)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
|
8,9 |
2015/02/11
Concluído
|
Letras / Literaturas Brasileira e Portuguesa (Licence)
Especialização em Literatura
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
|
8,4 |
Percurso profissional
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/03/10 - Atual | Voluntariado | Universidade de Coimbra Observatório Geofísico e Astronómico, Portugal |
2011/05/01 - Atual | Assistente cultural e de pesquisa | Instituto Moreira Salles, Brasil |
Instituto Moreira Salles, Brasil |
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Artística / Interpretação
Exposição artística |
|
Programa de rádio / tv |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2021/12/01 | Um livro em desedição ou Da edição de fragmentos | X Jornada de Literatura Contemporânea
Universidade Federal de São Paulo (Sao Paulo, Brasil)
|
2021/10/26 | Quatro tempo dos manuscritos | Manuscritos de A hora da estrela
Instituto Moreira Salles (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2021/09/15 | Acervos de Mulheres do Instituto Moreira Salles | Memória e Representatividade no Acervo IMS
Escola de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2021/08/10 | É verdade que ninguém quer saber de museus: Lygia Fagundes Telles e o Museu de Literatura Brasileira | Laboratório de crítica historiográfica ou textual
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Brasil)
|
2020/06/23 | Museu-bordel: joias crioulas e práticas de pesquisa em arquivo | Mulheres na América Portuguesa - grupo de pesquisas Humanidades Digitais
Universidade de São Paulo (Brasil)
|
2019/10/01 | Cadernos são "Problemas Universais": uma editora no arquivo Ana Cristina Cesar | Rascunhos do Contemporâneo
Universidade Federal do Paraná (Paraná, Brasil)
|
2019/10 | Acervos contemporâneos: a edição na era digital - acervos digitais | XIV Congresso Internacional da Associação de Pesquisadores em Crítica Genética
Universidade Federal do Paraná (Brasil)
|
2015 | Arquivo Carlos Drummond de Andrade: processo, tratamento e produção | Bienal da União Nacional de Estudantes
Fundição Progresso (Brasil)
|
2015 | A pesquisa em arquivos literários: documento, criação, poética | Anarquivar - a aventura do documento em literatura, artes e mídias
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Brasil)
|
2013/08 | Preservação, publicação e ética em acervos privados | Espaço O Povo
Universidade Federal de Fortaleza (Brasil)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/04/01 - 2020/07/19 | Do fim pra frente: organização de seminário de pesquisas (2020/07/14 - 2020/07/17)
Seminário (Coorganizador)
|
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/10/13 - Atual | Apresentação da comunicação Fazer compras de Natal, espera O sopro de vida: ler o romance pelo verso dos manuscritos
Congresso
|
Dialogos Transdisciplinares
Associação Brasileira de Literatura Comparada, Brasil
|
2020/02/02 - Atual | Mediação da mesa sobre a influência do autor brasileiro Erico Verissimo na produção literária contemporânea. Os participantes
da mesa foram Itamar Vieira Junior, autor do livro "Torto arado" (Prémio Leya, 2019 - Prêmio Jabuti 2020), e Paulo Scott,
autor de "Marrom e amarelo", finalista do Jabuti 2020.
Mesa-redonda
|
Diálogo com o contemporâneo
Instituto Moreira Salles, Brasil
|
2016/12/06 - Atual | Mediação de conversa com as tradutoras obra de Clarice Lispector com Katrina Dodson (inglês) e Paloma Vidal (espanhol) durante
o evento Hora de Clarice, dedicado à autora brasileira.
Mesa-redonda
|
Hora de Clarice
Instituto Moreira Salles, Brasil
|
2021/11/23 - 2021/11/24 | Exposição de Obras em Papel: conservação, critérios e decisões - curso de introdução sobre prática e teoria que considerados
na exposição dos acervos com suporte em papel.
Outro
|
Exposição de Obras em Papel: conservação, critérios e decisões
Universidade de São Paulo, Brasil
|
2021/10/20 - 2021/10/22 | O minicurso foi estruturado em 3 encontros: fazer histórico a partir da contemporaneidade, na contemporaneidade e para a
contemporaneidade. O objetivo foi conjugar as experiências academicas das pesquisadores, formadas em Literatura, com seus
percursos profissionais em arquivos e bibliotecas.
Oficina (workshop)
|
3° Seminário do LAPHIS – O fazer histórico na contemporaneidade: memórias, identidades e patrimônios
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil
|
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/04/26 - 2020/05/05 | Avaliação peer-review e double-blind de artigo submetido à edição 27 da Revista Escrita sobre Diálogos entre arte e política: resistindo ao anti-intelectualismo. | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2021/01/04 - Atual | International Council of Museum - ICOM | Membra do CIDOC (Comitê de documentação) e ICML (Comitê de Museus Literários) |
Distinções
Prémio
2020 | Concurso Cultural Hungria-América Latina
Universidade Eötvös Loránd, Hungria
Ministério do Itamaraty, Brasil |